Cielo pagará R$ 719 milhões em dividendos e juros sobre capital

A Cielo, antiga VisaNet, distribuirá R$ 718,9 milhões em dividendos e juros sobre capital próprio (JCP) aos acionistas. O valor representa parte do saldo do resultado do exercício encerrado em 31 de dezembro de 2009. O montante, que sofrerá a incidência de imposto de renda na fonte, mediante aplicação da alíquota de 15%, será pago aos acionistas no dia 31 deste mês, com base na posição acionária de 14 de março. Do total, R$ 9,74 milhões virão de JCP, o que equivale a R$ 0,0072 por ação, e R$ 709,14 milhões, ou R$ 0,5213 por papel, serão pagos a título de dividendos. No acumulado de 2009, a Cielo distribuirá o total de R$ 1,38 bilhão em proventos, equivalente a R$ 1,0148 por ação e 90% do lucro líquido apurado pela companhia no período.

Segundo a empresa, desse saldo, R$ 661,5 milhões já foram pagos ao longo do ano passado.

CasaShopping oferece lista de presentes para noivas

O CasaShopping, no Rio de Janeiro, é pioneiro a lançar sua lista de presentes, abrangendo todas as lojas do maior pólo de decoração a céu aberto da América Latina. O serviço foi criado para que os noivos tenham mobilidade na hora da compra e troca, tudo num só local, sem ter a necessidade de se locomover de um local para outro.

Quem convida tem a facilidade de, após o evento, pode juntar todos os vale-presentes e trocar por itens mais caros e úteis em qualquer espaço do shopping, sem o estresse de ter que ir de loja em loja para fazer a sua troca. Para os convidados, a vantagem é ter uma lista única que fica disponível no site do CasaShopping (www.casashopping.com), podendo ter a possibilidade de escolher um presente específico de alguma loja ou dar um cheque-presente, tudo realizado pelo site! A principal vantagem do serviço é poder escolher itens de todo o mix de lojas, que inclui desde marcas de móveis e objetos de decoração até revestimentos, tapetes, tecidos, colchões, bancadas, lavatórios, utensílios, etc. Além disso, o CasaShopping reúne todos os estilos: clássico, contemporâneo, clean, sofisticado, asiático e indiano, entre outros.

A lista também pode ser acessada para chá de panela, festas de noivado, festas infantis, nascimentos e qualquer outro evento que requeira presentes.

Dia Internacional da Mulher aquece mercado de beleza no ABC Plaza Shopping

Os lojistas do ABC Plaza Shopping, em Santo André (SP), estão otimistas em relação ao resultado de vendas durante a semana de comemoração do Dia Internacional da Mulher, em 8 de março. Segundo varejistas dos setores de cosméticos e perfumaria, a data deve refletir, de forma positiva, o aquecimento das vendas.

?As vendas aumentam porque empresas, namorados e maridos procuram presentes especiais para homenagear as mulheres?, explica a gerente da loja O Boticário, Cristina Ribeiro Braz. ?Esperamos um aumento em torno de 20% a 25% nas vendas?, afirma.

Para atrair os clientes, diversas promoções já estão presentes nas vitrines das lojas. A própria O Boticário investe na divulgação de fragrâncias consagradas da marca, como Capricho e Accordes, e no lançamento do perfume Glamour. Como ação promocional, todos os clientes podem concorrer ao sorteio de uma nécessaire exclusiva no dia 08/03. Já quem fizerem compras a partir de R$ 109,00 pode concorrer a uma das dez viagens que serão sorteadas para a França.

Na Água de Cheiro, a gerente Vanessa Perez diz que as fragrâncias marcantes e os artigos de maquiagem estão entre os itens mais procurados para presentes. Acrescenta que na compra de algumas colônias, como é o caso da Relic, o cliente tem direito a uma loção hidratante para o corpo na essência morango com champagne.

A Fragrance Cosméticos, que vende as principais marcas mundiais de perfumes e linhas complementares, aposta na chegada do perfume Ana Hickmann, encomendado especialmente para a data. Já a L?Acqua di Fiori oferece aos clientes a possibilidade de montar kits em embalagens para presentes com diversos produtos da loja, como nécessaires, sabonetes e itens de maquiagem. Há opções prontas também, como um kit que inclui o perfume Inizzio Amore, hidratante e desodorante corporal, embalados numa cesta com enfeites perolados.

CVC Turismo lança mega promoção para a Europa com descontos de até 30%

Depois do grande sucesso da última ação promocional em parceria com a Ibéria, ocorrida em novembro de 2009, quando a operadora comercializou mais de 8 mil pacotes turísticos para a Europa, a CVC investe em outra grande megapromoção de viagens para diversos destinos europeus. A partir desta segunda-feira, 8 de março, e até o próximo dia 18, quinta-feira, a operadora CVC Turismo e a companhia espanhola Iberia realizam megaliquidação conjunta com descontos de até 30% em pacotes turísticos para a Europa.

A promoção envolve 65 destinos servidos pela malha aérea Iberia, tais como Madri, Barcelona, Lisboa, Londres, Paris, Roma, Frankfurt, entre outros. Os descontos são válidos para viagens realizadas em dois períodos: de 8 de março a 16 de junho de 2010 e de 19 de setembro a 8 de dezembro de 2010. O período de permanência mínima no destino é de cinco dias e o máximo de 30 dias.

Durante os dez dias da promoção, a companhia aérea Iberia colocará cerca de 10 mil lugares à disposição da CVC. Os pacotes promocionais com a Iberia têm preços iguais para saídas de São Paulo e Rio de Janeiro, mas a promoção é válida para compras nas mais de 400 lojas da operadora no País e nas 8 mil agências de viagens credenciadas que comercializam produtos CVC em todo território nacional. Os passageiros oriundos de outros estados utilizarão os trechos aéreos domésticos voando GOL até a capital paulista ou fluminense, de onde saem os voos em direção à Europa. Além dos preços especiais e da variedade de destinos ofertados, a grande maioria dos pacotes podem ser parcelados em até oito vezes sem juros.

Uma viagem de cinco dias para Lisboa, com saída direta de São Paulo ou Rio de Janeiro, por exemplo, incluindo quatro noites de hospedagem com café da manhã, passagens aéreas de ida e volta voando Iberia e seguro viagem, custa agora a partir de R$ 1.992 (em até oito parcelas de R$ 249). Antes da promoção, sem o desconto, este pacote custava em torno de R$ 2.670.

Primeira Apple da Serra Gaúcha inaugura em Caxias do Sul

A primeira Apple da Serra Gaúcha abriu suas portas na noite desta quinta-feira (04/03) no Shopping Iguatemi Caxias, em Caxias do Sul. Num espaço de 183 m², a grife de tecnologia da informação inaugurou um novo conceito de loja: Apple Premium Reseller. A loja oferece aos consumidores a oportunidade de conhecer e experimentar os produtos e soluções inovadoras da Apple em um moderno e aconchegante ambiente. A unidade do centro de compras contempla também contempla toda a gama de computadores Mac, incluindo desktops, notebooks, monitores e softwares, além de toda a família iPod, iPhone e acessórios.

A rede iPlace comemora a inauguração da loja com uma promoção exclusiva e inédita em toda a linha de computadores Mac. São descontos que vão de R$ 400 a R$ 1,6 mil e pagamento em dez vezes sem juros. A promoção é válida até este domingo (07/03).

?Estamos animados com a abertura da primeira rede Apple Premium Reseller na Serra Gaúcha?, afirma Germano Grings, diretor responsável pelas operações da rede iPlace. ?Agora os consumidores da região contam com uma loja onde poderão experimentar e adquirir a linha completa de produtos e acessórios da Apple. Também teremos uma gama de serviços a oferecer para nossos clientes, que inclui instalação, treinamento e suporte pós-vendas?.

A iPlace tem profissionais treinados pela Apple, que ajudam os consumidores a conhecer tudo sobre os lançamentos. A experiência pessoal permite aos visitantes da loja uma oportunidade de fazer um ?test-drive? na linha completa de produtos Apple, desde o mais novo MacBook ou MacBook Pro, à linha completa de desktops, como o Mac Pro, iMac e Mac mini e as novidades na família iPod. A iPlace oferece ainda assistência técnica na própria loja, facilitando a vida de quem possui produtos da marca.

Oferecendo serviços e conselhos de profissionais treinados para consumidores e profissionais, a loja do Shopping também fará demonstrações e treinamentos na unidade para ajudar os consumidores a fazer melhor proveito possível de suas compras.

Lentidão no trânsito do Rio será 63% maior em 2016, diz estudo

Um estudo apresentado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio (Firjan) nesta quarta-feira (03/03) afirma que o trânsito no Rio de Janeiro deve piorar significativamente com a chegada da Olimpíada de 2016. Segundo o estudo, a extensão dos engarrafamentos deverá ficar 63% maior em 2016, chegando a 154 km de congestionamentos, índice 60 km superior à média de lentidão atual. A Firjan considera insuficientes os projetos de transporte apresentados pelo Rio ao Comitê Olímpico Internacional (COI). A principal crítica é que os investimentos privilegiam o transporte rodoviário, enquanto trem e metrô ficam em segundo plano.

Com mais 200 mil pessoas no Rio, em seis anos, serão necessárias mais 2,1 mil vans circulando, além de 2 mil táxis, aponta a Firjan.

Só no transporte alternativo, o número de passageiros vai crescer 83,3%, chegando a 165 mil por hora. O aumento também das frotas de coletivos, táxis e carros particulares causará nó no trânsito: os congestionamentos chegarão a 154 km, 60 km a mais do que os atuais. E a projeção nem considera a demanda gerada por visitantes (delegações e turistas) no ano dos Jogos.

“Os projetos não são suficientes. É preciso expandir a cobertura das redes de trem e metrô. Ninguém aguenta ficar três horas em engarrafamento da Baixada ao Centro do Rio”, diz Cristiano Prado, gerente de Infraestrutura e Novos Investimentos da Firjan. O secretário municipal de Transportes, Alexandre Sansão, contestou o estudo. “O projeto olímpico é vitorioso e foi avaliado. Tem credibilidade. Mas estamos tomando outras medidas. Uma é a reestruturação e integração entre as linhas de ônibus e ordenamento do transporte alternativo”, ponderou.

O secretário estadual, Julio Lopes, diz que os ônibus rápidos (BRTs), principal alvo das críticas, são estratégicos. “Nos ajudaram a conquistar a sede. E agora vamos ligar a Barra à Zona Sul com a Linha 4 do metrô. Será um sucesso”, crê.

Especialistas em transporte apresentaram possíveis soluções para evitar um caos ainda maior em 2016. Para o consultor da Firjan Ronaldo Balassiano, da Coppe/UFRJ, os problemas atuais mostram o quanto será difícil construir um sistema de transporte digno de uma Olimpíada. “O modelo de transporte carioca é falho. O metrô hoje não tem capacidade para suportar a demanda e o Bilhete Único beneficia uma só parcela da população. É preciso focar na integração e na expansão das linhas de trem e metrô”, alertou. O engenheiro Fernando Mac Dowell, que foi convocado pelo governo federal para montar um “plano B” para o projeto apresentado ao COI, salientou que o transporte alternativo é mal distribuído. “É possível fazer um sistema com maior abrangência e menor custo”. A pesquisadora Milena Bodner levantou a possibilidade de aproveitar melhor a Baía de Guanabara, e o ex-prefeito de Curitiba, Jaime Lerner, defendeu a ampliação dos corredores de ônibus BRT.

Centro comercial torna-se “laboratório” no mercado de shoppings paulistano

Sabe-se que a cidade de Curitiba é considerada mercado-teste para as empresas que desejam lançar novos produtos, por conta de seu perfil demográfico e socioeconômico. Já no universo de São Paulo, tem-se visto fenômeno semelhante no Centro Comercial Aricanduva. O empreendimento tem sido eleito para diversas experiências mercadológicas em shoppings da Capital, principalmente por conta de seu gigantismo, sendo ele o maior da América Latina, e do público eclético, aproximadamente 4,5 milhões de visitantes/mês, de todas as classes sociais.

O Complexo Comercial, localizado na zona leste, a mais populosa de São Paulo, abriga hoje vários exemplos nessa linha. Um deles é a experiência pioneira da Uni Sant´Anna, que há três anos apostou no Aricanduva para abrir seu primeiro campus em um shopping. O grande fluxo de pessoas, inclusive com muitos jovens, fez com que a ação desse tão certo que a unidade já está em sua segunda ampliação. A expectativa é dobrar o número de alunos em 2010.

O grande centro recebeu também experiências de lojas na abertura de uma segunda operação (ou até terceira) num mesmo shopping. Vista com certo receio pelo varejo, por conta do risco de canibalização, a ação mostrou-se um sucesso no Aricanduva, mais uma vez graças ao porte do empreendimento, que permite a convivência saudável entre a concorrência e gera uma sinergia para o negócio. Isso já aconteceu, por exemplo, com Central Surf, Tent Beach, Very Rosy, Drogão, além de nove operações do Mc Donald´s, todas bem-sucedidas.

O endereço é também sempre requisitado para receber megaoperações e lojas conceito. O Magazine Luiza lançou no Aricanduva a sua expansão para São Paulo e há um leque de outras operações de sucesso em espaços acima de 1 mil metros quadrados, evidenciando que, na matemática da concorrência, mais opções podem multiplicar os bons negócios para todos. Fenômeno interessante também acontece com os quiosques, que algumas vezes funcionam como ?termômetro? para a loja. Foi assim com a C&A, que montou no Aricanduva seu primeiro quiosque em shopping.

Outra experiência: há dois anos, a rede de lojas Livrarias Curitiba, da capital paranaense, escolheu o Aricanduva para alçar voos em ares paulistanos e iniciar sua expansão para o sudeste. A ação se mostrou positiva e a rede agora já conhece melhor o público paulista, o que lhe dá subsídios para os próximos passos.

Segundo Marcos Sérgio de Oliveira Novaes, superintendente do Centro Comercial Aricanduva, esse tipo de experiência no varejo só é factível de ocorrer com mais chances de sucesso em um grande centro. Isso porque, de acordo com o executivo, é fundamental uma infraestrutura de grande porte, um intenso fluxo de pessoas e público eclético.

Rei do Mate firma parceria com a Sorvetes Rochinha

A rede de chá mate Rei do Mate fechou uma parceria com a mrca de sorvetes paulista Rochinha, e acaba de lançar o refrescante Picolé de Mate com Leite. O produto faz parte da nova linha de sorvetes da Rochinha que conta também com os sabores de Caju; Coco com Abóbora e Skimo Morango, sorvete de morango coberto com chocolate. Inicialmente, a novidade está sendo vendida em 300 lojas e representantes da Rochinha, espalhadas pelo Litoral Norte e Litoral Sul do Estado de São Paulo e também na capital.

Segundo Antônio Carlos Nasraui, diretor comercial do Rei do Mate, a sinergia entre o público das duas empresas é fundamental para o sucesso da parceria. ?Ambas as marcas possuem um público jovem e preocupado com a alimentação e saúde. Unimos sorvete de qualidade com a tradição e sabor do mate com leite do Rei do Mate. Com essa combinação, o resultado tem tudo para ser positivo?, comenta.

José Vicente Mazzarella, diretor comercial da Rochinha, afirma que a aceitação do produto está sendo muito boa. ?Já estamos notando grande procura pelo picolé de mate com leite em nossas lojas. Além do aumento de vendas, nossa meta é expandir a atuação em praças onde o Rei do Mate já possui presença consolidada, como é o caso do Rio de Janeiro?, adianta Mazzarella.

A expectativa das empresas é de que até o final do verão, 10 mil unidades sejam vendidas. O preço médio sugerido é de R$2,80.

Sonae Sierra Brasil fará oferta inicial de ações na Bovespa

A empresa de shopping centers Sonae Sierra Brasil pediu nesta quarta-feira (03/03) registro para realizar uma oferta inicial de ações (IPO, na sigla em inglês) na Bovespa. A companhia detém fatia majoritária na maioria dos shopping centers de seu portfólio e administra todos eles.

No fim de 2009, a Sonae Sierra Brasil tinha 58,2% de participação na área bruta locável de 10 shopping centers, representando 200 mil m². Oito dos empreendimentos da Sonae Sierra estão no Estado de São Paulo, um em Brasília e outro em Manaus (AM). A receita líquida de aluguéis e serviços da companhia totalizou R$ 154,1 milhões no ano passado, aumento de 28% sobre 2008, segundo informações no prospecto do IPO.

O Ebitda – sigla em inglês para lucro antes de juros, impostos, amortização e depreciação – foi de R$ 75,8 milhões em 2009, acima dos R$ 54,2 milhões no ano anterior. A Sonae Sierra Brasil tem como principais sócios a americana Developers Diversified Realty e a portuguesa Sonae Sierra.

O coordenador-líder do IPO da Sonae Sierra Brasil é o Credit Suisse. A oferta será primária, o que significa que os recursos irão reforçar o caixa da companhia.