Companhias aéreas terão que informar aos passageiros espaço útil entre as poltronas

Em um prazo de aproximadamente um ano, as empresas aéreas que operam no Brasil com voos domésticos e internacionais terão que exibir um selo indicando o espaço útil entre as poltronas no sistema de venda de passagens e também no interior das aeronaves. A nova regra é uma exigência da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

O espaço útil entre a poltrona e a que fica imediatamente à frente será dividido em cinco faixas: A, mais de 73 cm; B, de 71 cm a 73 cm; C, de 69 cm a 71 cm; D, de 67 cm a 69 cm; e E, menos de 67 cm. As companhias aéreas terão até setembro de 2010 para enviar à Anac a documentação com a medição e mais seis meses para adotar a etiqueta informativa no seu sistema de reservas de passagens.

Para a definição das faixas da etiqueta, a Anac se baseou em medições realizadas em 5.300 passageiros, de 15 a 87 anos, nos 20 principais aeroportos brasileiros. A agência verificou que a medida do glúteo até o joelho dos passageiros no Brasil varia entre 55 cm e 63 cm.

Crédito para veículos sobe 14%, e inadimplência e juros recuam

O saldo da carteira de crédito para aquisição de veículos pelos consumidores atingiu R$ 158,2 bilhões em janeiro, com alta de 13,9% em relação ao mesmo período do ano passado, segundo dados divulgados nesta quarta-feira (10/03) pela Associação Nacional das Empresas Financeiras das Montadoras (Anef).

Desse montante, R$ 95,8 bilhões correspondem ao Crédito Direto ao Consumidor (CDC), que subiu 17,4%. Já a carteira de leasing chegou a R$ 62,4 bilhões, com expansão de 8,9%. “Esse é um bom momento para o mercado e as projeções são de crescimento para o setor automobilístico. Os dados mostram que alcançamos um patamar muito positivo neste período pós-crise”, afirma Luiz Montenegro, presidente da associação. A taxa média de juros praticada pelas financeiras associadas à Anef ficou em 1,4% ao mês (18,16% ao ano). Em janeiro do ano passado, chegou a 1,75% ao mês (23,14% ao ano).

A inadimplência acima de 90 dias para as operações de CDC fechou o mês em 4,3%, com leve melhora em relação ao mesmo período do ano anterior (4,6%). Os planos de financiamentos disponibilizados pelas instituições financeiras estão na média em 42 meses, eram 40 em janeiro de 2009. Já os planos máximos cresceram de 60 para 80 meses.

Brasil é o segundo país do mundo mais otimista em contratações

O Brasil é o segundo país do mundo mais otimista quanto à contratação de profissionais no segundo trimestre deste ano, apontou uma pesquisa realizada pela Manpower, empresa de recursos humanos. O País fica atrás apenas da Índia. De acordo com os dados, a Expectativa Líquida de Emprego do Brasil é de 38%, o que o coloca na primeira posição quando analisados somente os países das Américas. Para o estudo, foram ouvidas 61 mil empresas, sendo que somente no Brasil foram contatados mil empregadores.

O indicador é resultado da diferença entre as porcentagens positiva e negativa presentes nas respostas dos entrevistados quanto à expectativa de crescimento da empregabilidade no mercado de trabalho para o próximo trimestre. No Brasil, 43% creem em aumento do número de profissionais, ante 5% que acreditam em queda, o que resulta na expectativa líquida de 38%. No Brasil, a pesquisa indica um excelente ano para o emprego, com a geração de novas vagas em todos os setores pesquisados”, afirmou o diretor comercial da Manpower no Brasil, Pedro Guimarães, para quem o cenário positivo é incentivado pelo aumento dos investimento privados e o lançamento da segunda etapa do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).

Ainda em relação ao Brasil, o estudo mostra que a expectativa líquida de contratação é maior no setor de Finanças/Seguros, com um indicador de 49%, seis pontos percentuais superior ao que foi registrado no primeiro trimestre do ano. Em seguida, estão os empregadores da área de Administração Pública/Educação, que registraram alta de 19% para 48% na expectativa líquida de empregos entre o primeiro e o segundo trimestre do ano. Outros setores que apresentaram aumento foram Serviços (de 40% para 44%), Indústria (de 22% para 36%) e Comércio (de 31% para 34%). A Construção Civil ficou estável em 45%.

Entre os estados pesquisados, empregadores do Paraná foram os mais otimistas em relação à contratação de profissionais no segundo trimestre, com a Expectativa Líquida de Emprego de 44%, seguido por Minas Gerais (42%), São Paulo (36%) e Rio de Janeiro (31%). A cidade de São Paulo apresentou um indicador de 39%. Quando analisadas as Américas, o Peru (23%), a Costa Rica (23%), a Argentina (18%), a Colômbia (16%) e o Panamá (15%) seguem o Brasil na lista de países que pretendem contratar mais no segundo trimestre. Nos Estados Unidos, o índice é de 5%. Em todo o mundo, empregadores de 27 dos 37 países analisados esperam contratar neste trimestre. Na Itália (-11%), Espanha (-11%) e Irlanda (-9%) estão as menores expectativas líquidas de emprego.

Cheque: Rio Grande do Sul é líder no ranking de bons pagadores

Consumidores do Rio Grande do Sul e Sergipe foram os que mais honraram os cheques passados em fevereiro deste ano. Pesquisa divulgada pela TeleCheque nesta terça-feira (09/03) mostra que, dos valores das transações em cheque durante o mês nos dois estados, 98,65% e 98,63% foram compensados, respectivamente.

Na média nacional, a taxa foi de 97,41%. Das 20 localidades analisadas pela empresa, 12 tiveram desempenho acima desse percentual e oito ficaram abaixo.

Em terceiro lugar na lista, vem o estado de Goiás, com índice de 98,50%, seguido por Paraná e Minas Gerais, com 98,34% cada estado. São Paulo (interior) e Rio Grande do Norte também tiveram destaque. Os consumidores com menor taxa de compensação são os de Alagoas, Ceará e Maranhão.

Multiplan tem lucro líquido de R$ 171,5 milhões em 2009

A Multiplan anuncia seus resultados relativos ao ano de 2009. A companhia registrou lucro líquido de R$ 171,5 milhões, um aumento de 121,5% sobre 2008 e EBITDA de R$ 303,7 milhões, 21,2% a mais que no anterior. A receita bruta chegou a R$ 574,7 milhões, representando um aumento de 26,9%, e o resultado operacional líquido (NOI) foi de 359,1 milhões, um incremento de 26,9%.

A companhia investiu R$ 471,2 milhões no ano passado, sendo R$ 380 milhões em novos empreendimentos, que acrescentaram 49 mil m² de área bruta locável (ABL) ao seu portfólio, atualmente de 533.741 m². “O ano começou em clima de incerteza, devido à crise econômica mundial, mas terminou de forma muito positiva para a nossa empresa”, declara Armando d´Almeida Neto, diretor vice-presidente e de Relações com Investidores da Multiplan.

A companhia fez um aumento de capital (follow on) em setembro passado, o que aumentou a liquidez das ações, e possibilitou o lançamento de novos projetos. Em novembro foi anunciado o ParkShoppingSãoCaetano, em São Paulo; em janeiro de 2010, o JundiaíShopping, no interior de São Paulo, e, em fevereiro, o VillageMall, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro. A Multiplan possui participação de 100% nesses três projetos, que contribuirão para um aumento de 29% (99.651 m²) na ABL própria da companhia. Os três shoppings deverão proporcionar um resultado operacional líquido (NOI) combinado de R$ 118,8 milhões no terceiro ano de operação. “Em 2010 planejamos anunciar novos projetos”, afirma Neto.

Inflação pesa sobre confiança do consumidor em março, diz Fecomercio

Incertezas do consumidor quanto à inflação e despesas pontuais ocasionaram uma redução de 1,5% no Índice de Confiança do Consumidor (ICC) em março na comparação com o mês anterior, totalizando 156,7 pontos, informou hoje (10/03) a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomercio).

O economista da Fecomercio, Thiago Freitas, ressalta que, apesar da queda, o consumidor paulistano permanece confiante, uma vez que o indicador – que varia de 0 a 200 – se manteve acima dos cem pontos, patamar que separa o otimismo do pessimismo. O ICC é composto por dois índices: o Índice de Condições Econômicas Atuais (ICEA), que teve uma queda de 1% em março para 157 pontos, e o Índice de Expectativa ao Consumidor (IEC), que apresentou declínio de 1,8%, atingindo 156,4 pontos.

Por outro lado, na comparação com o mesmo período do ano passado, o ICC apresentou alta de 22,2%. Na avaliação de Freitas, ” é incontestável a evolução da confiança do consumidor nesses últimos meses ” . Porém, ele lembra que, por conta de ajustes de preços recentes, não se deve esperar avanços significativos do ICC no curto prazo. O indicador é apurado mensalmente pela Fecomercio, com a participação de 2,1 mil consumidores do município de São Paulo, e tem por objetivo identificar o sentimento da população levando em conta as condições econômicas atuais e as expectativas quanto à situação econômica futura.

Imperatriz inicia montagem de ovo de cinco toneladas no Beiramar Shopping

Começa na manhã desta sexta-feira (12/03), no vão central do Beiramar Shopping, em Florianópolis, a montagem do ovo gigante do mundo do chocolate Imperatriz, com mais de cinco toneladas de peso e quatro metros de altura. O trabalho será feito pelo consultor gastronômico e mestre chocolateiro Luiz Fernando Cechinel, da Nestlé, parceira do Imperatriz no projeto. O objetivo é quebrar o recorde de maior ovo de chocolate comestível do mundo. De acordo com o Guinness Book, o atual recorde é de 1992, na Austrália, de um ovo de 4.760 quilos. “Com certeza, vamos superar os 5000 quilos”, antecipa Cechinel. O Imperatriz já bateu dois recordes mundiais, em 2007 e 2009, montando coelhos gigantes de chocolate também em parceria com a Nestlé. No dia 3 de abril, último dia do Mundo do Chocolate, o ovo gigante será repartido e distribuído a entidades assistenciais, beneficiando milhares de pessoas carentes. O Mundo do Chocolate Imperatriz funciona de segunda a sábado das 10h00 às 22h00, e aos domingos das 14h00 às 20h00. O acesso do público é gratuito.

Subway anuncia novo plano de expansão para o Sul do País e pretende alcançar cem lojas na região

A Subway, segunda maior rede de fast-food do mundo em número de lojas, com mais de 32 mil espalhadas em 91 países – está com novos planos de expansão para o Sul do país, onde já possui 75 restaurantes espalhados nas principais cidades e capitais dos estados sulistas. Atualmente a rede tem unidades no Paraná (33), Santa Catarina (21) e Rio Grande do Sul (21) e para 2010 a meta é inaugurar mais 25 estabelecimentos Subway e chegar a cem postos de venda, o que representará um crescimento de, no minimo, 25%. A localização destas futuras lojas está direcionada para todas as grandes cidades do sul em pontos diversificados como universidades, postos de gasolina, supermercados, onde há grande fluxo de consumidores.

Para o agente de desenvolvimento da Subway para o Paraná e Santa Catarina, João Augusto Fugiwara, destaca que,”o consumidor sulista procura ampliar as opções de refeição fora de casa e deseja algo rápido, saudável e que possibilite diversas combinações. Para suprir esta demanda e chegar a locais onde ainda não possui unidades, a Subway prevê expandir se por pontos práticos e estratégicos ao longo deste ano.”

Já Milton Costa, agente de desenvolvimento da rede no Rio Grande do Sul, ressalta a relação custo benefício para os futuros franqueados Subway. “O investimento para abertura de uma franquia Subway é mais baixo se comparado a outras oportunidades no ramo de alimentação, além do que a operação é simplificada, e os produtos, sanduíches saudáveis, dão ao cliente a opção de customizar a refeição do jeito que preferir, um diferencial imbatível para a concorrência”.

Shopping Frei Caneca presenteia mulheres durante todo o mês de março

No mês da mulher, o Shopping Frei Caneca, em São Paulo, preparou uma campanha recheada de presentes para todos os gostos e estilos. Até o dia 31 de março mulheres acima dos 18 anos podem ganhar bolsas, colares ponto de luz, vale-compras de R$ 100,00 em joalheria, necessaire, drinks de café, kits e cestas de produtos de beleza, entre outros, ofertados por lojistas do shopping.

Para participar, a cliente precisa estar cadastrada no Programa de Fidelidade do empreendimento ou se credenciar na hora, em balcão localizado no 1º Piso. A adesão é gratuita e os presentes serão entregues por meio de critérios de relacionamento. Quanto mais a consumidora se relacionar com o shopping, mais chances têm de ganhar. As mulheres contempladas receberão o voucher respectivo ao presente no Balcão Fidelidade e trocarão por um dos presentes nas lojas apoiadoras da campanha.

O Shopping Frei Caneca fica na Rua Frei Caneca, 569. Horário de funcionamento: segunda a sábado, das 10h00 às 22h00; domingos e feriados, das 14h00 às 20h00.