Seguridade proíbe exposição pública de material pornográfico

A Comissão de Seguridade Social e Família aprovou hoje (17/03) proposta que proíbe bancas de revistas e outros estabelecimentos comerciais de expor publicações pornográficas em conjunto com outros produtos. A ideia é que esse tipo de publicação fique restrita a um local reservado, a que somente adultos tenham acesso. A medida consta do Projeto de Lei 3181/08, do deputado Marcio Junqueira (DEM-RR), que também proíbe a exposição de cartazes eróticos em bares, mercados e outros estabelecimentos parecidos.

O relator da proposta, deputado José Linhares (PP-CE), apresentou parecer favorável ao projeto. O deputado disse que a medida vai ao encontro de decisões judiciais recentes. “A jurisprudência pátria tem manifestado o entendimento de que a responsabilidade pela adequada apresentação do produto não é apenas das editoras e distribuidoras, mas também dos agentes comercializadores ao público final, em especial as bancas de revistas”, explicou. O projeto de lei aprovado pela Comissão de Seguridade Social prevê multa de R$ 5 mil para os estabelecimentos que descumprirem as novas regras. A penalidade pode ser duplicada em caso de reincidência.

A proposta, que tramita em caráter conclusivoRito de tramitação pelo qual o projeto não precisa ser votado pelo Plenário, apenas pelas comissões designadas para analisá-lo. O projeto perderá esse caráter em duas situações: – se houver parecer divergente entre as comissões (rejeição por uma, aprovação por outra); – se, depois de aprovado pelas comissões, houver recurso contra esse rito assinado por 51 deputados (10% do total). Nos dois casos, o projeto precisará ser votado pelo Plenário., seguirá para análise das comissões de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Vendas pela internet movimentam R$ 10,6 bi em 2009 e crescem 30%

As compras feitas pela internet no ano passado totalizaram R$ 10,6 bilhões, com alta de 30% no confronto com o mesmo período em 2008, de acordo com pesquisa da e-bit, consultoria de comércio eletrônico. Os números divulgados nesta terça-feira (16/03) não consideram as vendas de veículos, passagens aéreas e leilões virtuais. Cerca de 17,6 milhões de consumidores brasileiros já haviam feito pelo menos uma compra pela internet ao final de 2009, segundo o levantamento, com crescimento de 33%. O número representa 26% dos internautas no Brasil, o que mostra, segundo a consultoria, que ainda há muito espaço para crescer.

Entre os motivos do aumento no faturamento está a entrada das Casas Bahia, em fevereiro de 2009, no mundo virtual. Com a chegada do varejista francês Carrefour no comércio eletrônico neste mês, todas as grandes redes presentes do país agora oferecem aos clientes a possibilidade de compras pelo mundo virtual. Livros, revistas e jornais lideram as vendas virtuais, seguidos de saúde, beleza e medicamentos.

Com a redução de IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) para a linha branca, os eletrodomésticos garantiram a terceira posição no ranking, logo à frente de itens de informática e eletrônicos. No ano passado, 79% das entregas foram feitas dentro do prazo, com destaque negativo para o Nordeste (73%). O índice de atrasos foi maior na região, de acordo com a e-bit, pelo fato de a maioria dos centros de distribuição das lojas virtuais se concentrar no Sudeste.

Para 2010, a previsão é movimentar R$ 13,6 bilhões, repetindo o ritmo de expansão de 30% superior ao registrado no ano anterior. Ao final do 1º semestre, a projeção da e-bit é que 19,8 milhões de pessoas tenham adquirido pelo menos um produto pela internet e, para dezembro, a previsão é que o número chegue a 23 milhões.

Etanol já está vantajoso em quatro Estados

A queda nos preços do álcool na usina começa a se refletir mais fortemente no valor cobrado nos postos de combustíveis e, por consequência, a elevar a atratividade do produto ao consumidor final. Nas últimas quatro semanas, o preço médio do litro do etanol em São Paulo recuou 8,5% para R$ 1,687, o equivalente a 68,4% do preço da gasolina. Para ser considerado mais competitivo, o litro do álcool ao consumidor final tem que equivaler a até 70% do valor do combustível fóssil.

Na última semana, a vantagem do álcool em relação à gasolina foi registrada em mais três estados, além de São Paulo. Goiás com 65,64%, percentual que há quatro semanas era de 71,8%, Tocantins com 68,41%, ante os 71% registrados há um mês, e Mato Grosso, onde o etanol se manteve competitivo durante toda a entressafra.

Na semana de 22 de janeiro, os preços do álcool hidratado (que abastece diretamente o veículo) atingiram o pico de R$ 1,20. Após esse período, o produto iniciou uma curva descendente encerrado a última semana cotado a R$ 0,8271, retração de 31%.

Nas últimas semanas, a União da Indústria da Cana-de-açúcar (Unica) vem se manifestando contra a demora no repasse dessa queda do preço ao consumidor final. Em janeiro, a venda de etanol hidratado retraiu-se 24% e, em fevereiro, 28%, segundo Unica.

Shopping Frei Caneca lança promoção “Páscoa Solidária”

O Shopping Frei Caneca, em São Paulo, realiza a promoção “Páscoa Solidária”: a cada R$ 70,00 em compras e pagando mais R$ 3, os clientes ganham um delicioso Bolo Pascal Bella Páscoa, da Village. Para adquirir um ou mais presentes, é necessário comparecer ao balcão do Programa de Fidelidade (1º Piso), fazer um cadastro e apresentar as notas fiscais ou os comprovantes do cartão. A promoção é válida entre os dias 20 de março e 4 de abril (ou enquanto durarem os estoques). Consulte o regulamento no Balcão de Fidelidade.

Para esta parceria com o Shopping Frei Caneca, a Village escolheu a linha Bella de bolos pascais, que contempla os sabores: Frutas Light (sem adição de açúcar e único que leva o selo da ANAD – Associação Nacional de Assistência ao Diabético), Frutas (frutas cristalizadas com cobertura e granela) e Exagero de Chocolate (gotas, cobertura e granela de chocolate). Toda a linha foi desenvolvida com 0% de gordura trans.

Mais do que uma simples promoção temática, a campanha agrega uma importante ação de responsabilidade social. Toda a renda arrecadada na troca dos bolos pascais será revertida para a AHPAS – Associação Helena Piccardi de Andrade e Silva – que se dedica ao transporte de crianças carentes durante tratamento contra o câncer (www.ahpas.org.br).

Segundo Simone Castelli, gerente de marketing do centro de compras, a Páscoa é um momento de confraternização, principalmente por reunir a família. Além disso, é uma excelente oportunidade para atuar na construção de uma sociedade melhor. “É muito importante que cada um faça a sua parte. Nós optamos por ajudar crianças”. O mesmo sentimento é compartilhado por Reinaldo Bertagnon, diretor da Village. “Estamos felizes em fazer a Páscoa de muitas crianças mais feliz”, comenta.

O balcão do Programa de Fidelidade funciona de segunda a sábado, das 10h00 às 22h00. Domingos e feriados, das 14h00 às 20h00. O Shopping Frei Caneca fica na Rua Frei Caneca, 569 – Cerqueira César.

Supermercados preveem crescimento de 8,8% nas vendas de Páscoa

Divulgada todo ano pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras), a Pesquisa de Páscoa da Abras mostra que o setor supermercadista brasileiro projeta um crescimento de 8,8% nas vendas de produtos ligados à data. O período é a segunda melhor época de vendas para o setor. De acordo com a pesquisa, 51% dos supermercadistas acreditam que as vendas de Páscoa em 2010 se situarão em um patamar superior ao de 2009. Para 37%, as vendas ficarão no mesmo patamar e apenas 12% acreditam em queda nas vendas, sempre na comparação ao ano anterior.

“Estamos otimistas. A Páscoa de 2010 tem tudo para ser ainda mais farta do que foi a de 2009. Destaque para os peixes, cujas encomendas dos supermercadistas junto aos fornecedores cresceram acima de 10%. Mesmo com uma elevação nos preços pagos aos fornecedores de 8,1%, o setor optou por absorver esse aumento, já que os preços praticados ao consumidor subiram menos: 6,6%”, avalia o presidente da Abras, Sussumu Honda.

Todos os produtos pesquisados tiveram aumento de encomenda junto aos fornecedores: peixes em geral (10,7%), ovos de Páscoa (8,2%), bombons e chocolates (6,4%), bacalhau (5,8%), azeites (5,3%), vinhos importados (4,9%), vinhos nacionais (4%) e colomba pascal (2,7%). Em relação a preços, a Pesquisa da Abras aponta que houve um aumento, em média, de 5,2% nos preços dos produtos de Páscoa, em relação ao ano passado. Já o aumento nos preços pagos pelos supermercadistas junto aos fornecedores foi de 6,8% – ambos os percentuais abaixo daqueles verificados no ano passado, que foram, respectivamente, de 6,8% e 10,6%.

O preço pago pelos supermercados pelo bacalhau subiu 11,8%, enquanto o preço praticado pelos supermercadistas aumentou 3,5%. Em vinho importado, o preço pago subiu 6,5% e o preço praticado, 9%. Em azeites, os percentuais ficaram em 1,7% (preço pago) e 5,9% (preço praticado); vinhos nacionais, em 7,2% (preço pago) e 5,3% (preço praticado); peixes em geral, em 8,1% (preço pago) e 6,6% (preço praticado); ovos de Páscoa, em 5,1% (preço pago) e 4,6% (preço praticado); colomba pascal, em 6,8% (preço pago) e 2,8% (preço praticado); e bombons e chocolates, em 9,7% (preços pagos) e 5,1% (preços praticados).

Preços de celulares caíram 53% em 4 anos, diz FGV

Os consumidores brasileiros têm gasto menos dinheiro para adquirir produtos eletrônicos nos últimos quatro anos. Segundo levantamento da Fundação Getúlio Vargas (FGV) divulgado nesta segunda-feira (15/03), neste período os preços dos aparelhos celulares tiveram a maior baixa, com redução de 53,13%. A pesquisa da FGV também estima queda nos preços de aparelhos de DVDs (-45,64%), televisores (-39,36%) e videogames (-26,23%).

Na contramão ficaram os itens de custo menor, que mais subiram de preço. Segundo o levantamento, os maiores aumentos nestes quatro anos ficaram com os liquidificadores (23,66%), ferros de passar (16,88%), ventiladores (14,99%) e aspiradores de pó (5,30%).

Chicken Americano é a novidade do McDonald’s

Desde ontem (15/03), em homenagem ao Dia do Consumidor, o McDonald’s vive a nova fase da campanha Pequenos Preços. Desta vez, além de seis opções com preços reduzidos, a rede traz uma novidade, o sanduíche Chicken Americano, que fará parte do cardápio de todos os restaurantes do Brasil até junho de 2010. Feito com carne 100% de frango, o Chicken Americano é o novo Prazer do Momento da campanha, que a cada fase oferece um novo produto a um preço acessível aos consumidores. A novidade será oferecida aos consumidores a R$4. Além da carne de frango, o sanduíche é composto de tomate, molho maionese, alface e uma fatia de bacon no pão tipo Wave.

A campanha terá também uma especial atração: o Cheddar McMelt, um dos sanduíches preferidos dos clientes, será vendido a apenas R$ 5,00. Outras cinco opções do cardápio estarão com o preço promocional de R$ 3,00: Chicken McJunior, Hamburger, McFritas Pequena, refrigerante 300ml e o delicioso Sundae de Caramelo.

Segundo Roberto Gnypek, diretor de Planejamento de Marketing da Arcos Dourados, empresa que administra a marca McDonald’s no Brasil, a renovação trimestral dos produtos oferecidos a preços baixos e novos sanduíches da linha Prazer do Momento fazem com que a campanha tenha sempre um ar de novidade e mantenha uma forte conexão entre a marca e seus públicos. “Nosso objetivo é facilitar o acesso dos consumidores a uma experiência completa do cardápio, permitindo que incluam mais itens à sua refeição. Estamos sempre atentos às preferências dos consumidores e uma prova é o retorno do sanduíche Cheddar McMelt a esta campanha. O sucesso foi tanto entre os clientes que optamos por incluí-lo nesta nova fase”, afirma o diretor.

Carrefour vai eliminar sacolas plásticas até 2014

O Grupo Carrefour Brasil anunciou nesta segunda-feira (15/03) que irá eliminar o uso das sacolas plásticas tradicionais na sua unidade de Piracicaba (SP). Inédita no varejo brasileiro, a decisão representa um dos maiores avanços na área de sustentabilidade no País e é o primeiro passo de um projeto que será estendido gradualmente a todas as lojas Carrefour nos próximos quatro anos.

Segundo o Diretor de Sustentabilidade do Grupo, Paulo Pianez, o momento é oportuno para essa iniciativa. O consumidor brasileiro está se conscientizando cada vez mais sobre os danos causados pelas sacolas plásticas tradicionais ao meio ambiente. Para o executivo, “já existe um forte movimento do público em geral, governo e ONGs para substituir as sacolinhas, mas sabemos que temos um importante desafio no sentido de discutir e convencer os consumidores sobre a importância do seu apoio e envolvimento nessa mudança.”

Para estimular os clientes, a loja de Piracicaba distribuirá gratuitamente sacolas retornáveis até 31 de março, além de oferecer várias opções sustentáveis de embalagens para compra. Para que se tenha uma idéia do que representa a distribuição de sacos plásticos, a Associação Brasileira de Supermercados (Abras) estima que o Brasil consome a cada ano cerca de 12 bilhões de sacolas plásticas tradicionais. Em outras palavras, cada brasileiro utiliza em torno de 66 unidades por mês, sendo que esta embalagem demora cerca de 400 anos para se decompor, provocando danos irreparáveis ao meio ambiente seja nos aterros sanitários, nos rios ou no mar.

A ação faz parte de um plano mundial do Carrefour da eliminação da utilização de sacolas plásticas tradicionais nas lojas da rede – entre os países do Grupo que já aboliram o uso do material estão a França, China e Polônia.

Páscoa do Center Lapa tem atividades recreativas para o público infantil

De 22 de março a 03 de abril, a praça de eventos do Shopping Center Lapa, em Salvador, se transformará na Toca do Coelhinho da Páscoa. No cenário montado no primeiro piso do empreendimento, as crianças poderão visitar a casa do coelho símbolo da festa, brincar nela e tirar fotos. No jardim da toca haverá gangorra, cama elástica e piscina de bolas. Além disso, atividades recreativas como maquiagem artística, escultura em balões e oficinas de arte farão parte da programação, que será acompanhada por atores vestidos de coelhinhos e monitoras devidamente treinadas. Para participar da ação, basta apresentar uma nota fiscal no valor mínimo de R$ 30 de compras feitas no Center Lapa durante o período da campanha. Mais informações pelo telefone (71) 3415-8200.