Grupo Silvio Santos sairá às compras de redes menores

O Grupo Silvio Santos acaba de assumir posição de comprador no mercado de varejo, ao sinalizar interesse em realizar aquisições e tornar-se uma rede de abrangência nacional no futuro e ampliar seus negócios no varejo ao investir na rede Lojas do Baú Crediário. O objetivo é comprar concorrentes de porte médio e pequeno, principalmente nas Regiões Sul e Sudeste, a partir do ano que vem, depois da consolidação da compra da rede de móveis e eletrodomésticos Dudony, com 99 lojas no Paraná e 11 no interior de São Paulo, no ano passado. A meta é também é ganhar espaço primeiro no interior de São Paulo para conquistar um dos mercados mais disputados do País.

O grupo chegou a pensar na contratação do banco de investimentos Merrill Lynch para buscar negócios maiores no mercado, como parcerias e fusões, depois de perder o Ponto Frio para o Grupo Pão de Açúcar – pelo qual chegou a fazer ofertas -, e ainda surpreender-se com a fusão com a Casas Bahia. Segundo Luiz Sebastião Sandoval, porém, presidente do Grupo Silvio Santos, voltaram atrás. “Na última segunda-feira (22/03) tivermos uma reunião com a presença de Silvio Santos e decidimos que vamos primeiro consolidar a compra que fizemos, um processo de rearranjo que deve acabar em setembro ou outubro, para então, no ano que vem, traçarmos um novo plano de expansão”, disse ele, ao DCI.

Hoje, a rede Baú conta com 130 unidades no Paraná, onde é uma das líderes no varejo de “eletromóveis”, além de prever investir R$ 30 milhões em expansão este ano. Segundo o diretor de Varejo da rede, Décio Pedro Thomé, até o fim de 2010 a rede contará com 180 lojas, sendo que abriu sua primeira unidade no Estado de São Paulo, na cidade de Jaú, no começo do ano. “Por enquanto nosso foco é o sul e o sudeste e no nosso projeto de ampliação acreditamos que há espaço para pelo menos 225 lojas nessas regiões”, afirmou, no lançamento do cartão telefônico do Baú da Felicidade, mercado em que o grupo também está entrando e aliando ao seu braço varejista. A meta é vir a ser uma rede nacional: “Nossa intenção é chegar a todo o Brasil, e a área tende a ser cada vez mais importante dentro do Grupo”, confirma Sandoval.

O diretor explica que hoje a marca é conhecida não só pelo carnê do Baú da Felicidade, mas como uma rede varejista que tem condições de competir no mercado com outras redes já estabelecidas. O foco são as classes C e D e a abertura de lojas de rua, mas não destacam um novo formato para entrar no mercado de shopping centers. Hoje, contam ainda com um centro de distribuição (CD) em Maringá, no Paraná, estado onde são mais fortes, e um outro CD em São Paulo, que afirma terem capacidade para suportar sua expansão.

“Em São Paulo também vamos ganhar maior participação, queremos crescer com o nosso modelo de atendimento e ainda temos ao nosso favor a figura carismática do Silvio Santos”, acredita o executivo, que está há cerca de três anos do grupo e auxiliou na reformulação da atuação da companhia no varejo.

“O Grupo existe há 50 anos e o Baú nunca tinha vendido uma geladeira, o que aconteceu só há dois anos. Em menos de um ano a rede deu um salto com a aquisição feita”, completa. O presidente do conglomerado também confirma que o interesse é chegar a São Paulo primeiro pelo Paraná e pelo interior do estado.

As lojas adquiridas da Dudony foram todas convertidas para a bandeira Baú, e muitas delas tiveram de ser reabertas, já que os pontos é que foram comprados e muitas unidades estavam fechadas. Cerca de 15 unidades ainda terão de mudar-se para um ponto melhore.

No conceito mesmas-lojas, a rede vem crescendo em média 25%: em janeiro, as vendas foram 38% superiores às de janeiro do ano passado, e este ano toda a rede também deve crescer cerca de 20% e faturar R$ 500 milhões. Já o Grupo Silvio Santos, que hoje conta com 34 empresas em diversos segmentos, registrou receita de R$ 4,6 bilhões em 2009 e pretende crescer 20% este ano.

Crédito a empresas soma R$ 402 bi e juro cai

Depois de um início de ano com queda no crédito a pessoa jurídica e aumento das taxas de juros, 2010 começa a tomar a forma que se espera. Segundo dados do Banco Central, os empréstimos a empresas cresceram 1,3% em fevereiro, em relação ao mês anterior, a saldo de R$ 402,1 bilhões, com queda de 0,6 pontos percentuais das taxas médias, a 25,9%. O saldo total de crédito no País teve uma alta de 0,8%, a R$ 1,435 bilhão. Os empréstimos a pessoa física registraram alta de 1,9%, a R$ 331,7 bilhões. Além disso, as taxas médias de juros, que registraram uma alta de 0,8 ponto em janeiro, a 35,1%, voltaram a cair com a mesma variação percentual, a 34,3%.

Segundo o professor de Finanças da Brazilian Business School (BBS), Ricardo Torres, o impacto em janeiro foi devido principalmente à sazonalidade de janeiro, com acúmulo de impostos e compras do ano anterior. Ainda segundo ele, as taxas também subiram devido a uma expectativa de alta da taxa básica de juros na primeira reunião do Comitê de Política Econômica (Copom). “Em fevereiro, houve maior tranquilidade também nos mercados internacionais. Além disso, há uma grande montanha de recursos financeiros no mercado interno que os bancos devem repassar para alcançar maior rentabilidade”, afirma.

Segundo o chefe do Departamento Econômico do BC, Altamir Lopes, o juro médio e o spread bancário, a diferença entre quanto o banco paga para captar recursos e quanto cobra ao emprestá-los, cobrados de clientes pessoa física, atingiu em fevereiro os menores níveis da série histórica do Banco Central (BC), iniciada em 1994. Segundo o relatório da autoridade monetária, o juro médio pago em financiamentos tomados pelas famílias ficou em 41,9% ao ano, ante 43% de janeiro. No spread, a margem cobrada pelas instituições financeiras nos créditos às pessoas físicas caiu de 31,8 pontos em janeiro para 30,8 pontos no mês passado, também o menor nível da série.

Por causa da queda dos juros e do spread das famílias, o juro médio cobrado no crédito livre caiu em fevereiro, depois de duas altas mensais seguidas. A taxa média dessas operações recuou de 35,1% ao ano em janeiro, para 34,3% anuais em fevereiro. Nas operações a pessoas jurídicas, o juro médio cedeu 26,5%, para 25,9%, no mês passado, ante o mês anterior.

Lopes acrescentou que o mercado de crédito tem acompanhado dois movimentos opostos, que se anulam. O primeiro é a queda do spread causada pela redução da inadimplência. Ao mesmo tempo, há aumento do custo de captação. “Há um movimento de alta no custo de captação dos bancos. Isso tem compensado a redução dos spreads, o que traz a estabilidade dos juros”, explicou Lopes. Segundo o Banco Central, a taxa média de inadimplência nas operações de crédito livre – em que a taxa de juro é livremente pactuada – caiu de 5,5% em janeiro para 5,3% em fevereiro.

A redução dos atrasos foi liderada pelas operações das pessoas físicas, cuja taxa de inadimplência caiu de 7,6% para 7,2%. No crédito a empresas, o percentual das operações com atraso superior a 90 dias nos pagamentos recuou de 3,8% para 3,7%. O executivo não se comprometeu com a hipótese de queda dos juros nos próximos meses. Segundo ele, deve pesar a expectativa dos agentes econômicos para o aumento da taxa Selic em breve, fato que tem elevado o custo de captação das instituições financeiras.

Ainda de acordo com Lopes, as operações de crédito com recursos livres cresceram 1% no início de março, até o dia 10, lideradas pelos empréstimos às pessoas físicas, que cresceram 1,4% no período.

Telefônica quer atuar como operadora móvel

No momento em que a operadora móvel Vivo está perto de ser integrada à Portugal Telecom, tirando da Telefónica sua única empresa de telefonia móvel no Brasil, o presidente da Telefônica no País, Antônio Carlos Valente, quer que a empresa tenha o direito de atuar como operadora móvel virtual, com a sua marca, dentro do modelo Mobile Virtual Network Operator (MVNO), e que a Vivo, operadora móvel controlada por Telefônica e Portugal Telecom, possa lhe fornecer os serviços de uso da sua rede.

Ele informou que a Telefônica mandou contribuição nesse sentido à consulta pública à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) sobre a regulação de MVNO, que terminou nesta segunda-feira. A proposta original da Anatel não permite às operadoras tradicionais fixas usar a rede de suas coligadas para funcionar como operadoras móveis virtuais. Valente pediu à Anatel que “olhe na totalidade essa possibilidade”.

Valente argumentou ainda que “precisa ter no Brasil aplicação eficiente do espectro”. Com o modelo MVNO, a operadora virtual não precisaria ter uma nova faixa de espectro, apenas pagar pelo uso do espectro de outra empresa. O executivo afirmou também que a Telefônica vai colaborar com a Oi para que a infraestrutura de telecomunicações da Copa do Mundo de 2014 seja bem-sucedida. A Oi vai fornecer infraestrutura de telecomunicações às 12 cidades-sede da Copa de 2014.

O governo pode usar redes de fibra ótica de estatais que controla, como Eletrobrás e Petrobras, para o plano de banda larga, e não necessariamente a da Eletronet, empresa que está falida e envolvida em controvérsias judiciais, de acordo com o secretário de Telecomunicações do Ministério das Comunicações, Roberto Pinto Martins. “Não precisam ser da Eletronet. A fibra ótica de qualquer empresa controlada pelo governo pode ser usada”, disse o secretário.

Novidades no ParkShoppingBarigui

O ParkShoppingBarigui, em Curitiba, amplia o mix de lojas e consolida o sucesso da famosa Swarovski. A grife infantil Márcia Barbiéri, conhecida por vestir crianças em várias novelas da Rede Globo, inaugura sua primeira franquia em Curitiba, no dia 8 de abril, no ParkShoppingBarigüi. Ao entrarem na loja, as crianças se sentirão dentro de uma casa de bonecas, com janelas floridas, telhadinhos e muito rosa. Marcia Barbiéri é licenciada Disney: vestidos e conjuntos das Princesas, Mickey e Minnie farão com que as meninas se sintam no mundo encantado dos seus sonhos.

Outra novidade é a Dumond Calçados e Acessórios, que abriu suas portas no dia 12 de março. A loja é a primeira da marca Dumond no Paraná. Na ocasião, as franqueadas Sandhya e Sindhya, fizeram o lançamento oficial da coleção outono/inverno 2010, inspirada nos jardins do artista plástico Burle Marx. Os calçados Dumond são reconhecidos internacionalmente pela qualidade e design inovador.

A Swarovski consolida o sucesso das vendas do Natal com a abertura de um quiosque no piso térreo do shopping. Boa oportunidade para os curitibanos conhecerem um pouco mais as delicadas peças de cristal fabricadas por eles. As peças que levam a marca do “cisne” são fabricadas em cristal puríssimo, garantindo transparência e brilho inigualáveis. Hoje em dia, a SWAROVSKI produz a tradicional pedra lapidada em 50 mil variações de cor, formato e tamanho, entre delas o célebre strass, nome que ela patenteou para identificar originalmente as pedras que ornamentavam lustres de cristal e que virou sinônimo de brilho. No ponto de venda é possível adquirir jóias, canetas cravejadas de cristais e esculturas.

Expo Center Norte deve receber mais de 70 mil durante a feira Hair Brasil

Com expectativa de superar o número de 70 mil visitantes profissionais em quatro dias de evento, na próxima semana, a Hair Brasil, principal feira do setor de beleza brasileiro acontece entre os dias 27 e 30 de março, em São Paulo, no Expo Center Norte. Com o chamariz de um mercado que cresce a olhos vistos e mantém o panorama de se tornar ainda maior no Brasil, por causa da forte demanda por produtos e serviços estéticos, é a primeira vez que Nicolas Hieronimus, presidente mundial da Divisão Profissional do Grupo LOréal, chega ao Brasil para participar do evento.

Defensor da tese de que os “Salões Verdes”, com ambientes e práticas ecologicamente sustentáveis, representam o futuro mundial da beleza, Hieronimus vem conferir o lançamento da linha Série Nature de LOréal Professionnel, cujos produtos, com certificado ISO 14001, são feitos na fábrica “verde” em Burgos (Espanha).

A outra novidade que ele vem conferir é o lançamento da linha Biolage Delicate Care, de Matrix. A nova linha de produtos da marca americana foi desenvolvida no Brasil com ingredientes como o açaí, da Amazônia. Para a feira, a empresa afirma ter aderido ao carbon free e vai neutralizar a emissão de CO2 emitido pelo estande. Eles irão repor, através do plantio de árvores, o equivalente a 15,54 toneladas de CO2. No total, teremos 99 novas árvores plantadas.

CVC terá 15 voos fretados semanais para o inverno em Bariloche

É a partir desse mês de março que os brasileiros começam, tradicionalmente, a planejarem suas viagens para as férias de julho.

Atenta a essa demanda, a CVC Turismo antecipa o lançamento de sua programação especial para Bariloche, o point mais badalado do inverno no Hemisfério Sul, e que reúne atrativos que despertam o interesse de brasileiros. Proximidade geográfica, diversidade de atrações, baixas temperaturas e dólar em patamar favorável, tanto para as compras de malhas como para o pagamento do pacote de viagem, são fatores que fazem de Bariloche uma das regiões mais visitadas por turistas na temporada.

Entre 26 de junho e 14 de agosto, a CVC terá uma operação especial com 15 voos fretados por semana rumo ao destino, com saídas aos sábados de São Paulo, Brasília, Belo Horizonte, Curitiba, Fortaleza, Recife, Cuiabá, Campo Grande, Rio de Janeiro e Porto Alegre. Outros dois voos sairão de São Paulo aos domingos e mais um voo extra ficará disponível para saídas de Porto Alegre às sextas-feiras. Pela primeira vez, a CVC também terá dois charters extras semanais com operações estendidas até 11 de setembro, para saídas exclusivas de São Paulo. No total, a operadora vai oferecer mais de 2,5 mil lugares por semana para o destino.

“Este ano teremos 80% de aumento na oferta de lugares em relação ao ano passado, um número recorde para a empresa. Fechamos acordo com 30 hotéis, totalizando uma oferta de cerca de mil apartamentos por semana”, ressalta o gerente de produto da CVC para a América do Sul, João Paulo Stropaissi.

Bariloche é um destino que concentra grande volume de passageiros nas férias, por isso a CVC formatou uma operação especial de inverno com condições especiais de pagamento e muitas opções de passeios para que todos possam aproveitar o período e desfrutar da neve que decora a cidade nos meses mais frios. No destino, a CVC conta com uma equipe de mais de 150 guias turísticos, além de completa infraestrutura local, com veículos de última geração para o transporte de passageiros, e operação própria, baseada em Bariloche, durante o ano todo.

Elaborados pela CVC, os roteiros “Bariloche Clássico” e “Bariloche Total”, de sete noites de duração, contam com atrativos que agradam desde iniciantes até os mais experientes na prática de esquiar, já incluindo aulas e equipamentos especiais (esquis, bastões e botas). Na alta temporada de inverno, Bariloche recebe mais de 650 mil turistas de todo o mundo, atraídos pelas baixas temperaturas e pela possibilidade de conhecer a neve, além da combinação perfeita para as férias da família, com passeios e compras de chocolate, artesanato, couro e outros atrativos típicos da cidade.

Para agradar a todos os gostos e bolsos, a CVC dispõe de duas opções para Bariloche.

Ford é reconhecida como uma das empresas mais éticas do mundo

A Ford Motor Company foi reconhecida como uma das empresas mais éticas do mundo pelo Ethisphere Institute, organização que congrega especialistas em ética nos negócios. A Ford foi a única montadora a receber essa distinção em 2010 e a figurar no ranking de cem empresas globais selecionadas a partir de um universo de centenas de companhias, representando mais de cem países e 36 ramos industriais. Os resultados do ranking têm como base uma extensa avaliação dos esforços de responsabilidade social, governança corporativa e práticas de negócios das empresas.

“A Ford Motor Company sente-se honrada e satisfeita em receber esse reconhecimento”, disse Bill Ford, presidente do Conselho Executivo da Ford. “Na Ford, não estamos comprometidos apenas em fazer excelentes produtos e construir uma estrutura robusta de negócios. Acreditamos que podemos contribuir para tornar o mundo melhor trabalhando de forma ética.” Este é o quarto ano que o Ethisphere publica a lista das empresas mais éticas do mundo. A organização é voltada para a criação, desenvolvimento e compartilhamento de melhores práticas de ética nos negócios, responsabilidade social, combate à corrupção e sustentabilidade.

“Ao promover um ambiente ético que se destaca no segmento, a Ford mostra um entendimento claro de que operar sob os mais altos padrões de comportamento nos negócios vai além da boa-vontade e da adulação, é uma prática que está intimamente ligada ao desempenho e rentabilidade”, disse Alex Brigham, diretor executivo do Ethisphere Institute. “Este ano, o prêmio foi mais competitivo do que nunca, porque as companhias se deram conta de que a ética é uma prioridade crítica em um ambiente de negócios novo e difícil.”

Os critérios adotados pelos pesquisadores e analistas nessa seleção incluíram a revisão do código de ética das empresas, histórico de litígios e infrações, avaliação do investimento em inovação e práticas de negócios sustentáveis, das atividades destinadas a aprimorar a cidadania corporativa e depoimentos de executivos, pares da indústria, fornecedores e consumidores.

Essas informações foram coletadas pelo instituto por meio de questionários formais e também por pesquisas complementares independentes. “Essa distinção é um reconhecimento ao esforço dos empregados da Ford, que trabalham de forma diligente e consistente todos os dias para fazer a coisa certa em favor de todos os nossos acionistas”, disse Bill Ford.

Shopping Neumarkt recebe espetáculo de dança folclórica russa e mexicana

O final de semana de Páscoa, em Blumenau, vai contar com uma atração especial no Shopping Neumarkt. Para agitar a programação artística da cidade, o shopping recebe um espetáculo de dança folclórica russa e mexicana, com os grupos da Associação Parafolclórica Angelina Blahobrazoff e Alegria Mexicana, respectivamente. As apresentações acontecem na Praça Central do shopping, no pavimento térreo, a partir das 20h00, com entrada franca. A promoção é da Secretaria de Turismo de Blumenau.

O grupo “Alegria Mexicana” nasceu em setembro de 2007 na Academia da Cultura do Estado de Querétaro no México. Constituído por professores, cultiva a arte de dançar e estudar as ricas tradições da terra de origem e peculiaridades de diversas regiões de Baixa Califórnia, Campeche, Guerrero, Jalisco e Zacatecas. É a primeira vez que o grupo visita Santa Catarina e a agenda inclui apresentações confirmadas também em Balneário Piçarras, Araucária, Ascurra, Pomerode, Itajaí, Balneário Camboriú e Florianópolis.

O “Alegria Mexicana” vem ao Estado a convite do Grupo de Dança Folclórica Russa AFAB (Associação Parafolclórica Angelina Blahobrazoff), criado em 1996 em Balneário Piçarras. A AFAB desenvolve a técnica do famoso e prestigiado Conjunto Coreográfico Estatal Berioska de Moscou, que existe desde 1948. A dança consiste em pequenos passos deslizantes, movimentos delicados e bem sincronizados, executados ao som de suaves melodias. Além de dançar em várias cidades catarinenses e estados brasileiros, a AFAB já representou o Brasil em importantes festivais internacionais na Argentina, Sérvia, Finlândia e, recentemente, no México. No ano passado, o grupo participou do Festival de Danças de Joinville e conquistou o primeiro lugar na categoria.

Evento esportivo Saúde Passo a Passo acontece no Tivoli Shopping

No dia 28 de março, acontece o primeiro “Saúde Passo a Passo”, um evento esportivo inédito que unirá as cidades de Santa Bárbara D Oeste e Americana, ambas no interior paulista. O evento conta com duas modalidades: corrida de oito quilômetros e caminhada de cinco quilômetros. A ação, promovida pela rede de supermercados Paulistão, com apoio da Prefeitura Municipal de Santa Bárbara d Oeste e do Tivoli Shopping, visa o combate ao sedentarismo e promove a importância da prática de atividade física associando-as com saúde e bem-estar físico e mental. A largada será às 08h30, no estacionamento do Tivoli Shopping. A partir das 06h00 os inscritos poderão fazer a retirada do kit, com chip, número de peito e camiseta do evento e participar do aquecimento e concentração para a prova.

O evento também prestará serviços à comunidade nas tendas que serão instaladas no estacionamento do Tivoli Shopping, como medição da pressão arterial, teste de glicemia, cálculo do índice de massa corpórea (IMC), alongamento e sorteio de brindes. Além de uma tenda especial, montada pelo shopping em parceria com a Onodera, onde será oferecida uma área de descanso e quick massage.

Segundo os organizadores do evento esportivo, a prova é federada pela Federação Paulista de Atletismo (FPA) e a intenção é realizá-la anualmente, para que faça parte do calendário do município. O Paulistão doará um quilo de alimento não perecível ao Fundo Social de Santa Bárbara d Oeste por cada atleta inscrito na prova.