Shopping Butantã recebe premiação Natal Iluminado

No último dia 19 de março, a Prefeitura de São Paulo, em parceria com a Associação Comercial de São Paulo, realizou a cerimônia de entrega de prêmios aos ganhadores do evento Natal Iluminado 2009. Na ocasião, o Shopping Butantã, na capital paulistana, foi homenageado com Diploma e Troféu na categoria Shopping Center, pela decoração de Natal da área externa do empreendimento.

“Nos sentimos extremamente honrados pelo reconhecimento, afinal, muito mais do que um centro de compras, serviços e lazer, o Shopping Butantã é parte integrante do cenário da cidade e como tal primou por oferecer uma decoração à altura do seu público”, concluiu o superintendente, Julio Cesar Alloe.

Troféu – O troféu é representado pelo “Marco da Paz”, que foi idealizado por Gaetano Brancati Luigi e tem o intuito de mostrar a necessidade de manutenção da paz, já que o arco simboliza a união dos povos, tendo ao seu centro um sino e uma pomba, anunciando o entendimento da paz. Em diversas cidades do Brasil e em países da América Latina, encontram-se instalados monumentos cuja réplica é representada pelo troféu entregue aos vencedores.

Atores globais revivem Via Sacra de Jesus em mostra no Plaza Shopping

Os dias finais que marcaram o ministério de Jesus Cristo na terra, desde a hora em que foi tentado pelo Diabo no deserto, seu famoso Sermão do Monte, a Última Ceia com os apóstolos até a sua morte e ressurreição são retratados na exposição Via Sacra que o Plaza Shopping, em Recife, apresenta até 4 de abril, no piso L3, com fotos clicadas pelo fotógrafo João Tavares, sob a curadoria de Carla Guerra, da Carlota Comunicação.

A mostra retrata o cenário da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém, em Brejo da Madre de Deus/PE e faz uma retrospectiva dos últimos espetáculos, tendo como foco as principais passagens da caminhada de Jesus, vividas por atores como Murilo Rosa, Carmo Dalla Vecchia, Luciano Szafir, Thiago Lacerda e Eriberto Leão, que atuará no papel do Cristo deste ano. Ao todo serão 14 paineis com ilustrações de fotos e textos, em tamanhos de 1m x 1m40.

Durante três anos e meio, falando e ensinado sobre as Boas Novas do Reino de Deus, Jesus curou doentes, alimentou multidões, acolheu criancinhas e trouxe consolo ao seu povo. Uma dessas passagens de Jesus que ganha destaque na exposição é o seu famoso Sermão do Monte, quando Jesus pregou a uma multidão e ensinou a famosa oração modelo do Pai-Nosso, relatada na bíblia em Matheus 6:9-13.

Outra cena da exposição, mostra que ao entrar triunfantemente em Jerusalém, montado num jumentinho, Jesus é aclamado pela multidão, que estendem vestimentas e acenam com ramos de oliveiras e palmeiras que acabam de cortar. Ao chegar no templo, Jesus não pôde deixar de ficar irritado com a comercialização da adoração de seu Pai e expulsa os vendilhões. Jesus passa a ensinar e a curar cegos e coxos que chegam até ele. E ao verem essas coisas maravilhosas, os principais sacerdotes e escribas ficam irritados e anseiam matá-lo.

A Última Ceia, uma das mais famosas e importantes passagens de Jesus também é retratada na exposição. Pouco antes do pôr-do-sol, Jesus e os apóstolos se juntam para a última celebração da Páscoa. Jesus sabe que um desses homens — Judas Iscariotes — iria entregá-lo aos líderes religiosos. Após a saída de Judas da sala, Jesus introduz uma refeição para comemorar a sua iminente morte, dando aos apóstolos o pão (seu corpo) e o vinho (o seu sangue).

Os últimos três paineis fotográficos da exposição retratam desde o sacrifício de Jesus, quando ele foi pregado entre dois malfeitores, sua morte e quando ele é colocado no colo de Maria, que chora sobre ele, além da ascensão de Jesus ao céu, nas nuvens, quarenta dias após sua ressurreição, para a Glória do Deus Pai Todo Poderoso. A exposição Via Sacra fica em cartaz no horário de funcionamento do Plaza, de segunda a sábado, das 10h às 22h. E aos domingos, das 12h às 20h.

Shopping Cidade já tem 60% das lojas negociadas

O Shopping Cidade, novo empreendimento da zona norte de Sorocaba, no interior paulista, orçado em R$ 250 milhões, já tem 60% das unidades vendidas. Com inauguração prevista para março de 2011, os empreendedores aguardam apenas a aprovação da planta pela Prefeitura de Sorocaba para o início das obras. A partir desta semana, uma maquete com detalhes do projeto estará em exposição no estande montado no local do futuro Shopping Cidade, na avenida Itavuvu. O empreendimento leva a assinatura do arquiteto argentino Carlos Domingues, responsável pelo desenvolvimento de mais de 20 projetos de shoppings, entre eles o Pátio Higienópolis, da capital paulista.

O empresário Paulo Walter Leme dos Santos, um dos sócios do empreendimento, diz que aguarda apenas a liberação das obras por parte da administração municipal para anunciar as lojas que já fecharam negócio. Ele adiantou, no entanto, que entre as sete âncoras confirmadas está uma grande rede de hipermercado.

O Shopping Cidade terá área construída de 110 mil m² e um total de 300 pontos de operação, com cinco mega lojas e cinco salas de cinema.

Testes em pré-sal comprovam

A Petrobras informou que os testes realizados na área de Tupi comprovaram “altíssima produtividade” dos reservatórios do pré-sal. Conforme a estatal, foram medidas vazões da ordem de 5 mil barris por dia de óleo leve, de cerca de 28 graus API, limitadas à capacidade de vazão dos equipamentos de teste.

O potencial de produção do poço 3-RJS-662A (3-BRSA-755A-RJS) foi estimado em cerca de 30 mil barris de óleo por dia, “comprovando a alta capacidade de produção de petróleo leve na área de Tupi já anteriormente constatada por outros poços testados na área”, diz a companhia em nota.

O poço testado é quarto perfurado em Tupi. Ele está na área de avaliação no bloco BM-S-11, em lâmina de água de 2.115 metros, a cerca de 265 quilômetros da costa do Estado do Rio de Janeiro e a 18 quilômetros a nordeste do poço descobridor 1-RJS-628A (1-BRSA-369A), conhecido como Tupi.

“O consórcio, formado pela Petrobras (65%), BG Group (25%) e Galp (10%), dará continuidade às atividades e investimentos necessários para a avaliação das jazidas em Tupi, com a perfuração de novos poços até a Declaração de Comercialidade, prevista para dezembro de 2010”, completou a Petrobras.

Vendas de materiais de construção crescem 19% em fevereiro

As vendas de materiais de construção, já deflacionadas, cresceram 19% em fevereiro, na comparação com o mesmo mês do ano passado, informou ontem (23/03) a Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat). O resultado veio acima das expectativas do setor, que apontavam para uma alta de 15%. Além disso, trata-se do quarto mês de variação positiva no indicador, após 12 meses de percentuais negativos. O crescimento foi mais acentuado entre os materiais básicos do que entre os de acabamento, refletindo o aumento no número de obras em fase inicial de execução.

O faturamento deflacionado de materiais básicos apresentou crescimento de 22,06% em fevereiro contra igual mês de 2009. Já o faturamento dos materiais de acabamento registrou um aumento de 13,42%. Já no comparativo com janeiro, o faturamento do setor caiu 4,15%, sendo que tanto o faturamento referente aos materiais básicos quanto o dos materiais de acabamento tiveram queda, de 4,45% e 3,56%, respectivamente. Segundo a Abramat, o motivo é o menor número de duas úteis no segundo mês do ano.

Quanto ao número de funcionários na indústria de materiais de construção, em fevereiro, houve uma expansão de 4,44% ante o fevereiro do ano passado. Na comparação com janeiro, entretanto, foi registrado declínio de 1,72%. No bimestre, as vendas subiram 16,31% em relação aos primeiros dois meses de 2009. De acordo com a Abramat, esse percentual é superior à previsão de 15% de crescimento, nesta base comparativa, confirmando a retomada do crescimento do setor, após a crise de 2008. A expectativa da Abramat para os próximos meses é de continuidade do crescimento, com a manutenção da desoneração do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) sobre os materiais de construção e a expansão do programa Minha Casa Minha Vida.

McDonald’s bate novo recorde e fatura R$ 3,45 bilhões no Brasil em 2009

O McDonalds Brasil, operado pela Arcos Dourados, maior operadora de restaurantes da América Latina e maior franquia do McDonald’s no mundo, presente em 19 países, obteve um faturamento de R$ 3,45 bilhões em 2009. O valor é 4,8% superior ao registrado no ano anterior. O crescimento foi de 3% em vendas comparáveis, considerando a mesma quantidade de restaurantes de 2008.

A expansão das operações foi um dos fatores que contribuiu para o incremento. Só no ano passado, a empresa inaugurou 102 pontos de venda no Brasil. Em um ritmo de duas novas unidades por semana, ao todo foram abertos 22 restaurantes, 11 pontos McCafé e 69 quiosques. Dessa forma, a companhia encerrou 2009 com um total de 1.264 pontos de venda no país, sendo 577 restaurantes, 60 pontos McCafé e 627 quiosques. Tais resultados, frutos de 31 anos de operação, imprimem um ritmo de crescimento médio de 18 novos restaurantes a cada 12 meses.

O período marcou também a chegada do McDonalds Brasil a novas cidades, entre elas Caruaru (PE) e Vitória da Conquista (BA). Porto Velho (RO) também recebeu o primeiro restaurante da rede, que ampliou sua presença nas capitais brasileiras. Com atuação em 143 cidades, a rede atendeu uma média de 1,6 milhão de clientes por dia no país.

Para o presidente da empresa no Brasil, Marcelo Rabach, a empresa aposta no crescimento do país e tomou decisões importantes, que culminaram no resultado de 2009. “Mesmo em um ano que, por um período, trouxe incertezas ao mercado, mantivemos o ritmo forte de expansão, com campanhas e promoções que intensificaram a fidelidade dos nossos clientes. Não paramos de expandir nossos pontos de vendas, inovar em variedade e investir na capacitação de funcionários para que o atendimento e o serviço sejam, cada vez mais, um diferencial da rede. Demos também uma atenção especial às nossas relações com a sociedade com ações voltadas à sustentabilidade. Para este ano, o ritmo será ainda mais agressivo, com foco na preferência de nossos consumidores e em eventos importantes, como a Copa do Mundo”, afirma.

Em uma relação direta com a expansão, 1,5 mil novas vagas de emprego foram abertas, fazendo com que a rede fechasse o ano de 2009 com 48 mil funcionários entre restaurantes próprios e franqueados e consolidasse sua posição como uma das maiores empregadoras do país. Foram investidos R$ 40 milhões em treinamento e desenvolvimento dos funcionários. Entre eles, 89% são jovens em sua primeira experiência de trabalho com carteira assinada, assistência médica, reais oportunidades de carreira e crescimento profissional com uma série de programas de incentivo.

Em 2010, a empresa pretender inaugurar seu restaurante de número 600, além da remodelação completa de 16 restaurantes, que passarão a ostentar o novo layout da empresa. Nesse início de 2010, a empresa já inaugurou o primeiro restaurante de Atibaia, no interior de São Paulo, operado por sua rede de franquia.

Inflação pelo IPCA-15 desacelera para 0,55% em março

A inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo-15 (IPCA-15), prévia da inflação oficial, desacelerou em março, influenciada pelo grupo Educação. O indicador subiu 0,55% neste mês, após elevação de 0,94% em fevereiro, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta terça-feira (23/03).

As projeços apuradas pela Reuters variavam de alta de 0,49% a 0,62%, com mediana em 0,53% e média em 0,54%. No ano, o IPCA-15 acumula alta de 2,02% e em 12 meses, de 5,09%. O IPCA-15 é considerado uma prévia do IPCA, o índice que serve de referência para a meta de inflação do país.

A metodologia de cálculo é a mesma, apurando a variação de preços para famílias com renda de até 40 salários mínimos em 11 regiões metropolitanas do país. A diferença está no período de coleta, já que o IPCA mede o mês calendário.

Lojas do Bourbon Shopping São Paulo trazem promoções para adoçar ainda mais a Páscoa

As festividades de Páscoa estão chegando e, para adoçar ainda mais a tradicional comemoração, diversas lojas do Bourbon Shopping São Paulo prepararam uma série de promoções que vão deixar os consumidores com água na boca.

A Kopenhagen, por exemplo, vai premiar cem clientes com um ano inteiro de chocolates, além de uma viagem à fábrica do grupo CRM, controlador da marca. A cada R$ 100 em compras, os clientes levam para casa um cupom numerado para se cadastrar no site www.kopenhagen.com.br e concorrer aos prêmios. A tradicional chocolateria lança para a Páscoa oito novidades entre ovos e produtos sazonais, como coelhinhos e cenouras.

Já o Havanna, loja trazida para o Brasil pela Bright Star Foods, aposta no doce de leite para encantar sua clientela. Os destaques ficam por conta dos ovos de “dulce de leche crocante” (200g), “dulce de leche cremoso” (400g) e o bolo de Páscoa. Os ovos custam R$ 45 e R$ 75, respectivamente, e o bolo, com 700g e recheado de doce de leite, gotas de chocolate e cobertura de açúcar sai a R$ 35.

No Café Sanrio a boa pedida é o kit exclusivo de Páscoa, montado pelos próprios clientes. Além de bombons recheados com desenhos da famosa personagem infantil Hello Kitty, os consumidores têm à disposição pães de mel personalizados, que podem ser combinados com bichos de pelúcia, nécessaires, cadernos HK ou com produtos do Chocolat, personagem criado pela Sanrio.

A Cristallo traz para a Páscoa produtos criativos que retratam a simbologia da data. Entre as delícias que mexem com o imaginário infantil estão a “casinha do coelho”, recheada de ovinhos ao leite e com chaminé repleta de gotas de chocolate, a R$ 54 (300g), e o “coelho mascote”, confeccionado em pelúcia acompanhado por ovinho de chocolate ao leite (95g), que sai a R$ 56. Também são opções as caixas “vitrine”, embalagens transparentes que reúnem diversificados chocolates da rede.

E, finalizando, o Glitz Mania, para comemorar a data, preparou uma atividade especial para as crianças que estiverem utilizando o serviço de monitoria até 4 de abril (exceto no dia 02/04, data em que o espaço estará fechado): a “Caça aos Ovinhos”. O salão infantil irá funcionar no domingo de Páscoa e as crianças que cortarem o cabelo ganharão maquiagem de coelhinho. O serviço de monitoria custa R$ 18 por 30 minutos.

Setor bancário distribuiu menos dividendos a acionistas em 2009

Embora tenha apresentado evolução nos principais indicadores econômicos em 2009, apesar da crise mundial, o setor bancário brasileiro distribuiu menos dividendos a seus acionistas. É o que mostra levantamento divulgado pela consultora GRC Visão. O estudo faz parte do Anuário Estatístico das Companhias Abertas, que a Associação Brasileira das Companhias Abertas (Abrasca) divulgará em julho. Os bancos com ações cotadas em Bolsa de Valores distribuíram R$ 11,47 bilhões em 2009 a seus acionistas, entre dividendos e juros sobre capital próprio. De acordo com o economista Alexandre Fischer, diretor da GRC Visão, isso representou redução de 8,8% em relação aos dividendos pagos em 2008.

Ele explicou que os bancos foram surpreendidos pelo desempenho da economia e o que acabou ocorrendo é que houve, “relativamente”, uma distribuição mais baixa de dividendos. “Não só o setor bancário, mas a grande maioria dos setores e dos formadores de opinião esperava uma queda do PIB (Produto Interno Bruto) em torno de 1% e a gente teve praticamente zero”.

O economista lembrou que, ainda assim, os bancos continuam entre os maiores distribuidores de dividendos e juros no mercado nacional. “A gente espera que o setor bancário, agora em 2010, venha compensar essa perda. Ele teve um resultado mais positivo do que esperava e, provavelmente, esse resultado vai se reverter em mais dividendos e juros sobre capital próprio aos acionistas”, afirmou.

O setor bancário teve expansão de 21,5% no patrimônio líquido no ano passado. Da mesma forma, a receita de intermediação financeira cresceu 15,3%, os créditos totais aumentaram 10,7% e o lucro líquido subiu 14,7%, alcançando R$ 32,8 bilhões. Segundo o economista, a crise internacional fez com que os bancos se voltassem para o desenvolvimento de outros produtos. Os carros-chefes foram o crédito imobiliário e o financiamento à construção civil. “E a diversificação trouxe retorno. Com a crise e a redução da taxa de juros paga em cima dos títulos públicos, o que você teve é que os bancos partiram para correr um pouco mais de risco e, em consequência, auferir retorno mais elevado”.

O estudo revela ainda que o valor de mercado dos bancos nacionais na BM&F Bovespa aumentou 88,67% no ano passado, enquanto o avanço médio das demais empresas listadas ficou em 72,08%. Outros setores também tiveram desempenho positivo no ano passado, como energia, varejo, telecomunicações, petróleo e gás e mineração. Os resultados sobre esses setores serão divulgados para o mercado à medida que os estudos da GRC forem sendo concluídos para integrar o anuário da Abrasca. A GRC Visão acompanha 22 setores brasileiros.