Suíça bloqueia conta de filho de Sarney

O governo da Suíça encontrou e bloqueou conta de US$ 13 milhões controlada por Fernando Sarney, filho mais velho de José Sarney (PMDB-AP), presidente do Senado. Os depósitos foram rastreados a pedido da Justiça brasileira. Segundoas informações apuradas, o dinheiro não está declarado à Receita. O bloqueio ocorreu quando Fernando tentava enviar recursos da Suíça para Liechtenstein, paraíso fiscal.

A medida é administrativa; se comprovado que o dinheiro tem origem ilícita, o bloqueio passará a ter caráter criminal, e os recursos poderão ser repatriados. Fernando Sarney disse que soube do assunto pela Folha e afirmou que não falaria do que não conhece. Procurada, sua defesa não ligou de volta. Segundo o senador Sarney, “Fernando é maior de idade e tem advogado constituído”.

A JHSF deve denunciar a Daslu por quebra de contrato

Os grandes nomes do luxo em São Paulo estão protagonizando, no mundo jurídico, mais um embate. A construtora JHSF, dona do Shopping Cidade Jardim, na zona sul da capital, deve denunciar a parceira Daslu, de Eliana Tranchesi, por ter quebrado um contrato de exclusividade ao permitir que sua grife passasse a ser administrada pelo rival, o Grupo Iguatemi, de Carlos Jereissati. Nenhuma das empresas envolvidas no impasse quis comentar o assunto. Em 2008, José Auriemo Neto, presidente da JHSF, tornou-se parceiro de Eliana ao abrir uma loja da Daslu dentro do Shopping Cidade Jardim, com previsão, em contrato, de que a butique estaria presente também em outros empreendimentos da construtora pelo País.

Na ocasião, a própria Eliana teria exigido uma cláusula de exclusividade, temendo que Auriemo e Jereissati viessem a ser sócios no futuro. “Acabou acontecendo o contrário”, disse uma fonte do mercado que está acompanhando de perto o processo, prestes a ser encaminhado a uma câmara de arbitragem. A Daslu é a única loja instalada no Cidade Jardim a ter um contrato de exclusividade.

Embora Auriemo tenha o documento a seu favor, a denúncia da JHSF é considerada “questionável” no meio jurídico. Dois anos atrás, a Justiça invalidou as chamadas “cláusulas de raio”, impostas pelo Iguatemi aos seus lojistas. Esses contratos proibiam os comerciantes que tinham lojas no shopping do grupo de manter outro estabelecimento num raio de dois quilômetros e meio de distância. O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e a Justiça consideraram o contrato uma restrição à livre iniciativa e à livre concorrência. A Daslu poderia usar esse argumento para se defender.

A assessoria de imprensa da marca de Eliana Tranchesi enviou uma nota com informações sobre o contrato firmado entre a WTorre, dona do terreno e do imóvel onde está a Daslu, e Iguatemi no mês passado, e se restringiu a dizer que a grife não participou desse acordo. Com a administração do Grupo Jereissati, a Villa Daslu passou a integrar, desde 1º de março, o Complexo JK, que incluiu um shopping de luxo (o JK Iguatemi, com previsão de inauguração em março de 2011) e três torres comerciais (duas delas em construção).

Até então, a Daslu era administrada pela empresa de shoppings BRMalls, numa parceria que durou um ano. A grife passou a ser administrada por uma outra empresa por recomendação de consultores que ajudaram a reestruturar a Daslu, depois que a empresa foi alvo de investigações da Polícia Federal, que culminaram com a prisão de Eliana.

Com nova administradora, expansão está garantida

No ano em que completa a maioridade, o Goiabeiras Shopping, em Cuiabá (MT), ganhará de presente a prometida expansão, que prevê mais espaço físico, novos serviços e entretenimento, como também, maior número de vagas no estacionamento. Depois de muita especulação sobre o futuro do shopping e à espera do um cronograma de obras, por alguns anos, o novo superintendente do centro de compras, Adilson Marante, confirmou, ontem, que a expansão está garantida. Apenas não prestou muitos detalhes do que reserva esta nova fase do shopping.

A ampliação, que vai, segundo Marante, dar o devido suporte ao desenvolvimento do centro de compras, será possível após uma mudança interna, na gestão. Seguindo tendência do segmento, o Goiabeiras passa a ser administrado pela Lumine, especializada nacionalmente em administração de shoppings centers. Marante, que é funcionário da Lumine e está a menos de um mês em Cuiabá, já teve a oportunidade de observar o varejo local, e diz que o planejamento do Goiabeiras está no rumo certo. O diferencial de um público diferenciado, “num espaço diferenciado”, está mantido.

Sem revelar cifras dos investimentos que serão necessários para ampliar e modernizar o shopping, Marante justificou que o planejamento, em fase final, demanda aprovação por parte dos empreendedores/investidores, para em enfim, se criar a engenharia financeira que dará suporte ao projeto. Sobre prazos, ele resumiu: “Em alguns meses, vocês saberão o que e como será feito”. Ainda questionado sobre prazo, se ainda neste primeiro semestre haveria o lançamento do projeto, ele reiterou, “em alguns meses”.

Mesmo assim, de maneira informal, o superintendente, antecipa que a ampliação elevará o número de vagas no estacionamento de cerca de 500 atualmente, para mais de duas mil. Lojas consideradas âncoras e exclusivas já estão negociando espaços. “Os cinemas voltarão e com o que há de melhor em tecnologia de áudio e vídeo”, anunciou, sem falar o nome da empresa de porte nacional.

A primeira fase da expansão, e em andamento, será concluída em abril. Segundo o administrador do Goiabeiras, a alameda de serviços ampliada está locando os espaços, mas a edificação está pronta. Lá já existem Correios, Detran e caixas eletrônicos. O perfil de público será mantido com uma ação inédita, a criação de um centro cultural, “atuante e permanente”, que estréia no dia 29, com uma exposição de fotos alusiva ao aniversário de Cuiabá, comemorado no dia 8 de abril. “Vamos mais além, queremos ser referencia cultural também. Vamos criar o hábito de recitais de pianos, lançamentos e tudo de bom que puder ser apreciado”.

BC muda normas de câmbio; Meirelles nega controle de cotação do dólar

O Banco Central divulgou mudanças nas normas de câmbio com objetivo de simplificar o registro de determinadas operações. Segundo nota divulgada pelo BC na noite desta quarta-feira (24/03), serão adotadas medidas para consolidar e desburocratizar procedimentos aplicáveis a capitais internacionais e ao mercado cambial. O presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, afirmou que não há mudança na política cambial e que o BC vai “continuar acumulando reservas por ser uma medida benéfica, que aumenta a blindagem do país em época de crise”.

Meirelles negou que as medidas tenham objetivo de influenciar o preço ou o fluxo de moeda, que está negativo em US$ 2,345 bilhões em março, até o último dia 19. As medidas foram aprovadas pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), por meio da Resolução 3.844, e tratam exclusivamente do registro de fluxos de investimentos diretos, créditos externos, royalties, transferências de tecnologia e arrendamentos mercantis externos.

Segundo Meirelles, as mudanças têm como objetivo adequar algumas regras do câmbio ao novo momento da economia. Ele afirmou que, mesmo querendo, o BC não pode proceder a reformas mais profundas porque isso dependeria de um projeto que ainda está em tramitação no Congresso Nacional.

Com a simplificação, diversos procedimentos que hoje estão dispersos em 60 normativos, entre resoluções, circulares e cartas-circulares, serão integralmente revogados. Além disso, serão revogados cerca de 320 normativos que estão em desuso ou desatualizados, mas ainda fazem parte das regras vigentes.

O BC destacou que, com as medidas, as transferências financeiras do e para o exterior de fluxos de capitais estrangeiros passam a seguir as regras gerais aplicáveis ao mercado de câmbio brasileiro. Com isso, elimina-se a necessidade de autorizações específicas ou manifestações prévias do BCl. Os agentes envolvidos ficam dispensados de fornecer ao BC informações que a instituição pode obter por meio de outras fontes ou mecanismos internos.

A expectativa do BC é que a medida reduza custos de transação e que incremente a segurança jurídica das operações. Mesmo com fluxo negativo, o Banco Central tem comprado grandes volumes de moeda estrangeira, levando os bancos a se endividarem no exterior para vender moeda ao BC.

Segundo Meirelles, não é a primeira vez que o Banco Central fica à frente do fluxo como agora. “Já se foi o tempo no Brasil em que se adotavam decisões visando alterar o fluxo de moedas estrangeiras ou a cotação. Hoje, não precisamos mais disso. A finalidade não é essa. As medidas são para modernização e simplificação das regras cambiais”, disse o presidente do BC. Ele afirmou ainda que as decisões sobre volume de compra de dólares são tomadas na hora dos leilões.

Minas Shopping recebe Encontro de Carros Antigos

No dia 28 de março, domingo, o Minas Shopping, em Belo Horizonte, recebe o 2º Encontro de Carros Antigos de 2010. No estacionamento do centro de compras, serão expostos cerca de 300 automóveis raros —fabricados há no mínimo 30 anos— vindos de diversas regiões do Estado. No local, também haverá show ao vivo de músicas das décadas de 1940 a 1970 e feira de peças antigas. Além do encontro, carros raros serão expostos em vários pontos do shopping a partir desta semana.

O presidente do Clube do Carro Antigo e organizador do evento, Eder Roberto Gomes, explica que, para participar do encontro, todos os carros precisam ter mais de 30 anos de fabricação e estar em bom estado de conservação. Eder conta que os expositores são, em sua maioria, membros do Clube de Carros Antigos, grupo formado há dez anos entre amigos aficionados por veículos raros que pretendiam resgatar a história dos automóveis. Hoje, são cerca de 250 afiliados, vindos de todas as regiões do país, principalmente do Sul e Sudeste. De acordo com o organizador, a importância da preservação do patrimônio vai além de simplesmente integrar coleções particulares.

O 2º Encontro de Carros Antigos de 2010 ocorre nos estacionamentos E1 e E2 do Minas Shopping, que fica em frente à portaria próxima ao restaurante Almanaque, das 10h às 14h. A entrada é gratuita. Quem possuir um carro antigo e desejar expor precisa apenas se dirigir ao local com o veículo. Basta que o automóvel se enquadre nas condições do evento —fabricado há no mínimo 30 anos e bom estado de conservação. Fotografias são autorizadas. Este é o décimo ano em que o Minas Shopping recebe o Encontro de Carros Antigos.

Vendas no varejo britânico sobem acima do esperado em fevereiro

As vendas no varejo na Grã-Bretanha recuperaram-se em fevereiro, após um janeiro desanimado, influenciadas por um aumento recorde nas vendas de produtos domésticos, mostraram dados nesta quinta-feira. A agência nacional de estatísticas disse que os volumes comercializados, incluindo combustíveis para automóveis, subiram 2,1% no mês passado, a maior alta desde maio de 2008 e três vezes acima do esperado por analistas.

Na comparação com fevereiro de 2009, as vendas aumentaram 3,5%, o maior avanço desde outubro e ligeiramente acima das previsões de mercado de expansão de 3,2%. O dado de janeiro foi revisado de queda de 1,8% para declínio de 3%, a maior desde junho de 2008.

Excluindo combustíveis, as vendas no varejo cresceram 1,6% em fevereiro ante janeiro e avançaram 5,4% na base anual, maior ritmo de crescimento desde maio de 2008.

Brasil contará neste ano com novo parque de energia eólica

O Brasil contará no fim deste ano com um novo parque de energia eólica, que terá capacidade instalada de 70 megawatts e uma produção anual calculada de 211.437 megawatts hora, informaram ontem (24/03) os responsáveis do projeto. O Parque Eólico de Tramandaí, o terceiro em produção do país, consolidará o Brasil como líder na produção desse tipo de energia na América Latina, de acordo com a apresentação realizada pela multinacional portuguesa EDP Renováveis, responsável pela construção do projeto.

A instalação, que recebeu um investimento de 100 milhões de euros (US$ 133,4 milhões), terá 31 aerogeradores, cada um com capacidade para produzir entre 1,9 e 2,3 megawatts, de acordo com as fontes. No total, a energia gerada pelo vento representará 2% da atual demanda energética do estado do Rio Grande do Sul e será capaz de abastecer uma cidade de 200 mil habitantes. “A energia eólica tem um papel crescente e fundamental no abastecimento energético mundial. Brasil está seguindo de forma determinada essa tendência”, ressaltou o presidente de EDP Brasil, Antonio Pita de Abreu, durante a cerimônia de colocação da pedra inaugural das obras na cidade litoral de Tramandaí.

Para o presidente da Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica), Lauro Fiuza Junior, Brasil deveria investir cada vez mais em fontes renováveis de energia, apesar dos altos custos característicos do mercado brasileiro que dificultam os investimentos. “Há fatores que aumentam os custos de investimento, como equipes, estradas, impostos e licenças ambientais”, explicou Fiuza Junior, quem comparou a situação brasileira com a dos Estados Unidos, onde a geração de energia eólica é 40% mais barata.

A governadora do Rio Grande do Sul, Yeda Crusius elogiou “a iniciativa (do Brasil) para produzir energia a partir do vento”. Para Ana Maria Fernandes, presidente da matriz de EDP Renováveis, o projeto representará um grande benefício para o país, mas requer “muito conhecimento” na área para ser implantado.

Riachuelo apresenta coleção infantil de licenciados exclusivos

A Riachuelo apresenta uma coleção especial para a criançada. Inspirada nos personagens divertidos da telinha, essa linha traz peças versáteis para meninas e meninos compor looks alegres e confortáveis. Todas as peças foram inspiradas no lúdico mundo infantil para agradar a garotada de todas as idades.

Essa coleção exclusiva de licenciados destaca personagens da Disney como o Nemo e a gata Marie; da Cartoon Network como o Ben 10 e As Meninas Superpoderosas; Backyardigans, da Nickelodeon; e Scooby-Doo!, The Flintstones e Penelope Charmosa, de Hanna-Barbera. Para os bebês, a linha especial é composta por macacão, body, pólo, calça e casaco. Já para as garotas, a rede destaca calça saruel, vestido, blusa, saia, bolero, bermuda, sapatilha, bota, entre outros. Bermuda, camiseta, calça jeans, regata, boné, tênis, pijama e mochila são as sugestões para os garotos.

As excelentes opções de peças a preços especiais da Coleção Personagens Divertidos já estão disponíveis em todas as lojas da Riachuelo espalhadas pelo País.

Varejo reforça estoques para o Dia das Mães

Antes mesmo de chegar o Dia das Mães, as redes do varejo já se programam para aproveitar a “festa do consumo”, que vem desde o segundo semestre do ano passado tanto que projetam alta de até 30% em vendas – 150% a mais do que o estimado por especialistas ouvidos. Exemplo de otimismo é a iniciativa da rede de lojas Berlanda, de abrir cinco lojas até o Dia das Mães. Entre as mais estabelecidas, como o Grupo Pão de Açúcar, dono de redes como o Ponto Frio e Extra Eletro, além da Casas Bahia, a expectativa é que as vendas continuem em alta. Desta forma, as varejistas garantem que têm estoques em dias para atender à demanda forte para a data, que só perde para o Natal em volume de vendas.

Interessadas em garantir os estoques fartos, as redes já negociam com a indústria e planejam aproveitar ao máximo as vendas apimentadas, neste ano, com a expectativa de crescimento também com a Copa do Mundo, na África do Sul, em junho e descartam a hipótese de alta nos preços. Segundo os comerciantes, não será aceito nenhum movimento contrário ao consumo, como aumento de preços.

Para Hugo Bethlem, vice-presidente do Grupo Pão de Açúcar (Companhia Brasileira de Distribuição), a expectativa do comércio para as datas é muito grande e não cabe alta nos preços de produtos durante a Copa ou mesmo no Dia das Mães. “Não existe possibilidade, não há espaço para qualquer correção nos preços, por causa de oferta e procura”, disse ele. A companhia promete também manter as alíquotas baixas do Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI) até o final dos estoques de móveis, produtos que tiveram procura 70% maior nos meses de janeiro e fevereiro, nas lojas do grupo.

Segundo Bethlem, que preferiu não revelar números, a expectativa da rede para as datas é positiva e, confirma que já sente o crescimento na procura por itens, principalmente da linha marrom e eletroportáteis. “Quando o ano é ruim a gente já ajuda a mãe e, quando o ano é positivo a gente ajuda mais ainda. Acho que todo mundo vai dar presentes, coisas pra ela curtir. Já a Copa, acho que será uma explosão no que diz respeito a venda de TVs e DVDs, e toda a linha de Som e Imagem.”

O executivo da empresa de Abilio Diniz e do grupo Casino, afirma que as compras para este trimestre de forte sazonalidade estão ativas e descarta compras por especulação. “Não fazemos estoque especulativo para nada, só se você tem uma previsão muito forte de que vai faltar mercadoria, o que até agora não há”, explica. O diretor afirma também que: “Estamos comprando volumes acima do que estávamos comprando no ano passado, mas efetivamente esses volumes estão sendo vendidos”.

Sobre as negociações com os fornecedores, Bethlem diz que ocorrem sem problemas: “É sempre uma questão de volume e de resultado. Não só nós, mas a concorrência toda está aquecida”. “Tivemos reunião com o Instituto de Desenvolvimento do Varejo (IDV), na semana passada, e a Luiza Helena presidente do IDV e dona do Magazine Luiza, estava muito animada com a previsão de vendas dela; por isso, acho que o período será muito positivos para o comércio em geral.”.