Multicoisas recicla 2,4 toneladas de pilhas e baterias

Visando a prática de ações socialmente responsáveis e ecologicamente corretas, desde 2006 a Multicoisas realiza a coleta de pilhas e baterias, para reciclagem, A rede enviou, na última remessa, cerca de 2,4 toneladas destes materiais diretamente para a Suzaquim Indústrias Químicas, especializada em reprocessar e destinar resíduos industriais e tecnológicos para produção de óxidos e sais metálicos, que serão utilizados nas indústrias de colorifício, cerâmicas, refratárias e indústrias químicas.

“Esse tipo de ação tem tudo a ver com o posicionamento da Multicoisas que é dar soluções para o dia a dia das pessoas, muitas vezes os clientes não sabem onde descartar a pilha já usada, e nem sabem que por lei todas as lojas que comercializam pilhas e baterias devem ser pontos de coleta. Todas as 86 lojas da rede possuem potes coletores devidamente sinalizados para que o cliente visualize com facilidade onde depositar a pilha usada. Dessa forma, fica mais fácil para o cliente dar o destino correto para pilhas e baterias e colaborar com ações de reciclagem que contribuem para o reaproveitamento das matérias-primas, diminuindo a contaminação dos lençóis freáticos”, diz Natália Gabriela Martin, diretora de marketing da Multicoisas.

Além de realizar a coleta, a Multicoisas só comercializa pilhas que estão dentro das normas do CONAMA. A relação de endereços está disponível no www.multicoisas.com.br

Metrô-SP deve abrir 2 estações da Linha 4 até sábado

Cinco anos e meio depois de iniciada a construção, as duas primeiras estações da Linha 4-Amarela a entrar em operação – Faria Lima e Paulista – devem abrir suas portas aos usuários até o fim de semana. Serão cerca de 3,6 quilômetros de linhas que podem ajudar a desafogar o trânsito de uma das avenidas mais complicadas da capital: a Rebouças. A previsão inicial era abrir as portas das estações em janeiro. A Companhia do Metrô prevê que 43 mil usuários utilizem diariamente a Estação Faria Lima e 157 mil, a Paulista. A linha terá ainda neste primeiro semestre a abertura das Estações Luz e República. A Pinheiros, palco da maior tragédia do metrô paulistano, cujo desabamento das obras em 2007 matou sete pessoas, deve abrir suas portas no terceiro trimestre.

Com o início da operação comercial entre Faria Lima e Paulista, os trens passarão sem parar pelas Estações Pinheiros, Fradique Coutinho e Oscar Freire, que estarão em fase de conclusão de obras. A terceira estação da linha Amarela a funcionar deve ser a Butantã, com a transposição subterrânea do Rio Pinheiros, 15 metros abaixo do leito. O começo da operação ainda não está definido.

Junto com a Butantã também entra em funcionamento o terminal de ônibus vizinho à área, com cerca de 20 linhas urbanas da região sudoeste e oeste e intermunicipais da Empresa Metropolitana de Transporte Urbano (EMTU), além de linhas da Cidade Universitária.

Forró, pífano e artesanato na Semana Santa de Caruaru

Durante a Semana Santa, a cidade de Caruaru (PE) oferece uma série de atividades para quem estiver de passagem para o interior do estado. Bijuterias, bonecas de pano e muito artesanato, por exemplo, são alguns dos atrativos preparados pelo North Shopping Caruaru para os visitantes extras. A Feira de Artesanato será realizada na praça de eventos do centro de compras a partir deste domingo (dia 28), e terá a presença de quatro estandes. Dois serão dedicados ao artesanato, enquanto outro mostrará bijuterias e bonecas de pano. Já o último, direcionado aos mais modernos, será um estúdio de tatuagens.

Além da Feira de Artesanato, o North Shopping Caruaru promove a apresentação de uma banda de forró pé de serra e outra de pífanos – a Flor de Taquary – para alegrar os clientes. Os grupos irão percorrer o mall do centro de compras, sempre das 12h30 às 14h30. Mas os pequenos também estão incluídos na programação de Semana Santa. Além de pintura de rosto, meninos e meninas irão aprender a confeccionar orelhinhas de coelho (para elas) e máscaras (para eles). Elas poderão ainda passar pelo Tombo Maluco e, caindo em piscina de bolas, encontrar a bolinha dourada que dá direito a um ovo de Páscoa que elas mesmas irão embalar e decorar. As atividades têm o valor de R$ 7. As ações seguem até o dia 4 de abril.

Outra parada obrigatória em Caruaru é o Polo Comercial, onde os lojistas já estão com os estoques repletos de itens como moda de todos os gêneros, acessórios, perfumaria, lazer e alimentação. Além disso, de 27 de março a 3 de abril, o shopping irá proporcionar aos visitantes um gostinho do maior e melhor São João do Mundo com apresentações diárias do autêntico forró pé de serra com o Trio Tabajara. A animação tomará conta da Praça de Eventos do centro de compras das 12h às 16h. A Praça recebe ainda a exposição artística “Portal das Telas”, com trabalhos da caruaruense Salete Menezes e convidados da artista. Os eventos são abertos ao público.

24 das 32 escolas top em SP tiveram melhora de mais de 100%

Das 32 escolas estaduais de São Paulo que já atingiram o nível de países desenvolvidos, 24 mais que dobraram o desempenho no indicador de qualidade em apenas um ano. Educadores dizem estranhar um salto tão grande. A Secretaria da Educação afirma que analisará a “consistência dos dados”. Cerca de 1% das escolas já atingiram a meta prevista para 2030 no Idesp, indicador da gestão Serra (PSDB) que considera desempenho dos alunos em provas de português e matemática (Saresp), além da taxa de aprovação. O objetivo é se igualar a países como a Finlândia.

Nenhuma unidade havia atingido o objetivo no ano anterior. O desempenho no Idesp é a referência para pagamento de bônus aos professores. Entre os colégios top, a maior variação (entre 2008 e 2009) ocorreu no ensino médio da escola Bairro São Miguel, na cidade de Cachoeira Paulista, que cresceu 392% (de 1,2 para 5,9, na escala até 10).

“Grandes crescimentos são estranhos. Os estudos mostram que a evolução na educação é gradual. Eu investigaria esses resultados”, diz o pesquisador José Marcelino Rezende Pinto, da USP de Ribeirão Preto. “O salário da categoria está achatado, e a única forma de ganhar melhor é ir bem nessas avaliações. Isso traz um risco.” Um técnico que participou da elaboração do índice disse, reservadamente, que um grande salto na nota pode ser feita de a escola impedir que os alunos mais fracos façam o exame –que deve abranger todos os alunos da rede estadual, mas não há punição aos que faltam.

Ele afirma, porém, que é possível uma grande variação, desde que a escola seja pequena e implemente muitas mudanças. Em nota, a Secretaria Estadual da Educação afirma que “variações grandes para cima ou para baixo devem ser analisadas com cuidado”, mas, a princípio, não há por que se duvidar dos resultados. Ainda assim, diz a pasta, serão avaliadas as grandes variações. “Caso venham a ser detectados problemas ou erros, eles serão objeto de procedimentos administrativos.”

A escola Azarias Ribeiro, em Maracaí, cita a implantação da recuperação fora do horário regular como uma explicação para o crescimento de 112% no índice. O colégio tem média de 12 alunos por sala. “Houve rumor que a escola iria fechar, por ser pequena. A comunidade se mobilizou para garantir a continuidade”, diz a coordenadora, Rita de Cássia di Mallo. A escola Benedito Bueno, em Mococa, diz que houve mudança no perfil dos alunos. Em 2008, muitos trabalhavam na lavoura. No ano seguinte, a maioria se concentrou nos estudos. “E a comunidade se envolve. Faz até leilão para arrecadar dinheiro para reformas”, diz a diretora, Miriram Raymundo. A reportagem não conseguiu contato com os colégios com as maiores variações.

Brasil e Argentina se unem em ofensiva no mercado chinês

Em fase de suspensão de atritos, Brasil e Argentina combinaram hoje uma estratégia comercial conjunta para ganhar mercado na China. A ofensiva tem o objetivo não só de ganhar novos compradores, como também de tentar minimizar a invasão de produtos chineses nos dois mercados. A lista de problemas no comércio bilateral, acirrados ano passado com barreiras adotadas em função da crise mundial, especialmente do lado argentino, ficou para ser discutida amanhã, segundo dia do encontro bilateral de técnicos dos dois países.

O secretário de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Welber Barral, tentou minimizar os atritos passados. Ao contrário do que ocorreu em 2009, ” não há reclamações setoriais, apenas pontuais ” sobre restrições comerciais do país vizinho. A questão de licenciamento automático está sendo avaliado na reunião, ” caso a caso ” , disse ele. Ao lado de Barral, o subsecretário do Ministério da Produção Argentina, Eduardo Bianchi, atestava o discurso do representante do governo brasileiro, afirmando que as conversas estão em terreno “positivo”.

Barral destacou que um dos focos “é retomar” as relações comerciais com a Argentina em busca dos excelentes resultados alcançados antes da crise, em 2008. Naquele ano, o saldo comercial foi positivo ao Brasil em US$ 4,347 bilhões. Mas caiu a US$ 1,5 bilhão em 2009. De qualquer modo, no primeiro bimestre deste ano há um superávit de US$ 203,9 milhões para o lado brasileiro. As exportações somaram US$ 2,136 bilhões e as importações, US$ 1,9 bilhão, com alta acima de 50% nos dois tipos de operação sobre igual período do ano passado.

Barral explicou que a criação de “uma agenda mais ofensiva”, com promoções, feiras e missões comerciais de brasileiros e argentinos à China, deve ocorrer em breve. Na pauta de vendas, alimentos elaborados, maquinário e calçados. O secretário explicou que não só os empresários brasileiros, mas também os argentinos estão perdendo espaço para os chineses nas vendas ao Brasil.

Ele citou como exemplo que no setor moveleiro, a participação argentina caiu de 7% para 1% no mercado brasileiro, nos últimos dois anos. Mas os chineses tiveram suas vendas ampliadas de 25% para 40%. Já as vendas brasileiras de papel aos argentinos caíram de 34% para 30%, enquanto os chineses cresceram de 4% para 10%.

Passeio comemora dez anos de existência com mudança na identidade visual

Para comemorar os dez anos do Passeio Shopping, no Rio de Janeiro, o departamento de marketing resolveu inovar, dando uma nova roupagem à identidade visual do mall. O conceito da campanha institucional de dez anos do Passeio Shopping, desenvolvida pela agência Minha Comunicação, inclui uma logomarca mais moderna e estilizada, com o número 10 em vermelho, adornado por grafismos que mesclam a marca do shopping a elementos gráficos que invadem cenas do dia a dia dos consumidores.

Segundo a superintendente do Passeio Shopping, Giovanna Canavarro, a linha de trabalho deste ano será focada no conceito de presente, englobando a idéia de atualidade e do que é ofertado. “Queremos passar para o cliente que estamos constantemente presentes em sua vida, especialmente em momentos importantes como o Dia das Mães, o Natal, etc. Enfim, em todos os momentos que remetam à idéia de “estar junto”, para proporcionar o agrado que todo mundo precisa”, define Giovanna. As mídias externas utilizadas serão outdoor, busdoor, e-mail Marketing, além de banners no site do shopping. Já as mídias internas serão utilizadas nas portas e elevadores do mall. A campanha se estende o final do ano.

“Só se comemora dez anos de existência uma vez. Uma data tão marcante merece uma marca à altura e, por isso, desenvolvemos uma logomarca para ser utilizada na comunicação do shopping ao longo do ano. Os grafismos da logomarca se estendem sutilmente completando o cenário” explica José Raimundo Padilha, diretor da peça. “Na parte de baixo da arte, uma barra vermelha acompanha a logomarca. Além de criar um elemento de identificação das peças de divulgação – a identidade visual da campanha -, conceitualmente, em cada peça, representa o próprio shopping presente na vida dos consumidores” completa o diretor de criação.

Um em cada cinco brasileiros trabalha mais de 48 horas semanais, diz OIT

Um em cada cinco brasileiros trabalha mais de 48 horas por semana, extrapolando a carga horária nacional estabelecida por lei, de 44 horas semanais, segundo um estudo feito pela OIT (Organização Internacional do Trabalho). Em todo o mundo, 614,2 milhões de pessoas trabalham mais de 48 horas semanais, jornada acima das 40 horas por semana adotadas em grande parte dos países. De acordo com dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT), o contingente representa 22% da força de trabalho mundial.

O gênero e a idade aparecem entre as questões relevantes para determinar a duração do trabalho. Segundo a OIT, os homens tendem a executar jornadas mais longas, porque as mulheres precisam se dedicar ainda à família e à casa. Em relação à faixa etária, os jovens e as pessoas em idade de se aposentar trabalham menos horas.

Entre os países onde os trabalhadores cumprem a maior carga horária estão o Peru (50,9%), a República da Coreia (49,5%), a Tailândia (46,7%) e o Paquistão (44,4%). O Brasil está em 13º lugar, com 19,1%. A OIT afirma ainda que tentativas de redução da jornada em alguns países têm enfrentado obstáculos porque os empregadores usam as horas extras como forma de aumentar a produtividade dos empregados, que, por sua vez, necessitam trabalhar mais horas para poder garantir melhores salários.

Para a entidade, os acordos sobre jornada de trabalho devem favorecer a saúde e a segurança no trabalho, a compatibilidade com a vida familiar, além de promover a igualdade de gênero.

Páscoa aquece comércio de Brasília

A Páscoa promete movimentar o comércio do Distrito Federal. A venda dos tradicionais chocolates deve crescer 28% em relação ao mesmo período do ano passado, segundo a Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop). O número de funcionários temporários para atender a demanda também deve aumentar. A associação tem expectativa de 15 mil novos profissionais atuando no varejo da capital federal, o que representa um acréscimo de aproximadamente 4% em comparação com 2009.

Só o Terraço Shopping, em Brasília, espera um aumento de 5% na comercialização de produtos relacionados com a data e crescimento de 8% no movimento de clientes. Para agitar o mês de abril, o Terraço investiu em R$ 180 mil atividades culturais, infantis e promocionais. “As indústrias capricharam na variedade de produtos este ano. Por isso, teremos uma Páscoa bem movimentada”, conta Marcos Atayde, superintendente do Terraço.

Entre as atrações mais esperadas está a já tradicional “Caça aos Ovos”, no domingo (28/03). Em sua oitava edição, a brincadeira, que é gratuita, atrai mais de 500 caçadores mirins de quatro a dez anos. A garotada se diverte com pistas enigmáticas, obstáculos e muitos mistérios. No final, o prêmio é um ovo de chocolate. Para participar, basta o responsável inscrever as crianças no balcão de informações localizado no primeiro piso do Terraço.

Já o Brasília Shopping, na capital federal, realizou investimento de R$ 60 mil somente para a Páscoa. A expectativa é de que as vendas cresçam 8% em relação ao mesmo período do ano passado e o movimento de clientes supere em 10% o de 2009. A oficina de biscoitos Fábrica de Delícias deve atrair os visitantes do shopping entre os dias 27 de março e 4 de abril. Crianças de três a dez anos poderão aprender brincando a confeitar seus próprios biscoitos. A diversão é gratuita.

Apple concentra lucro na fabricação de computadores

Uma pesquisa do Deustche Bank apontou que a Apple é a fabricante de computadores mais rentável do mundo. Segundo o estudo, 35% de todo o lucro na produção de computadores é direcionado à empresa de Steve Jobs.

O número é impressionante, principalmente quando a Apple tem apenas 7% do varejo de computadores. A Dell e a HP ficam em segundo e terceiro lugar, longe de alcançar a campeã, mas com vendas no varejo mais proporcionais a seu lucro.