Nobel prepara nova compra e acentua diversificação

Controlador de uma das maiores redes de livrarias do País, o grupo Nobel se prepara para acentuar a diversificação de suas atividades. Em maio, o grupo vai lançar um shopping virtual, canal de vendas pela internet juntará lojas online de marcas que atuam no varejo, mas ainda não vendem pela rede. Os preparativos para o novo portal ocorrem ao mesmo tempo em que se acertam os detalhes para lançamento de uma rede de centros comerciais, inspirados nos modelos americanos de shopping de vizinhança.

O grupo planeja ainda realizar ao menos mais uma aquisição neste ano. Em 2008, a Nobel comprou, por R$ 36 milhões, 60% da Golden Services, empresa dona das marcas Sapataria do Futuro e Costura do Futuro. As duas redes prestam serviços de consertos de sapatos e reformas de roupas e têm mais de 300 lojas no Brasil e exterior. A criação das redes Zastras e Nobex – braços do grupo que atuam nos mercados de brinquedos e papelaria, respectivamente também fez parte desse processo de diversificação.

No comércio tradicional, a Nobel prevê inaugurar três centros comerciais, todos no município de São Paulo. As unidades já estão com locais definidos e em fase de venda de espaços. As inaugurações ocorrerão depois de uma fase de reconhecimento desse mercado por meio de uma unidade em Taubaté (SP), que já está em operação. As marcas do grupo farão parte dos empreendimentos, mas a iniciativa estará aberta a parcerias com outros varejistas.

Com quase 70 anos de vida, o processo de expansão do grupo começou com a compra do Café Donuts, em 2007. “Percebemos que tínhamos aptidão e conhecimento sobre o mercado de franquias e resolvemos investir em marcas que tinha potencial nesse segmento”, disse Sérgio Benclowicz, diretor de compras do grupo. O executivo afirma que 80% dos negócios de uma rede de franquias são comuns entre si. “Para administrar uma marca, independentemente do segmento, a mesma estrutura de administração é utilizada”.

Nem todos os processos de diversificação da empresa renderam bons resultados. A Nobel chegou a fechar parceria com a rede Gimba para entrar no mercado de atacarejo. A ideia era lançar lojas da Nobex que competissem com a rede Kalunga, especializada em venda de material de escritório e que atua no modelo de atacarejo, mas a falta de interesse de empresários em abrir filiais do novo modelo não levou o negócio adiante. A marca Nobex continua, mas com o perfil de papelaria de varejo.

O shopping virtual, ao qual a Nobel também passará a se dedicar, é um passo em um ramo em que outras empresas naufragaram – caso, por exemplo, do Banco Real, que lançou em 2002 o shopping virtual Qualivillas, fechado três anos depois. “Mas a experiência pode render bons frutos”, afirma Mauricio Kigiela, especialista em e-commerce e diretor do Site Blindado, empresa de segurança na internet que pertence à Ideiasnet, companhia que compra participações em outras empresas. “A ação do grupo é uma maneira de reforçar a confiança que os consumidores têm na marca. Como a Nobel já é conhecida no mercado, o usuário irá se sentir seguro para fazer uma compra online”, disse.

Mesmo com os percalços, o grupo não mudou a estratégia de expansão – e o shopping virtual está entre suas prioridades para 2010. “Já temos grandes redes interessadas em participar da iniciativa e estamos estudando algumas propostas de sociedade”, afirma Benclowicz. As parcerias serão anunciadas em dois meses.

A Nobel nasceu em São Paulo, em 1943, por iniciativa de imigrantes italianos. Atualmente, o grupo possui mais de 500 lojas distribuídas em todo o País e também exterior. Para este ano, a previsão é que mais 77 unidades sejam inauguradas.

Projeto Novos Talentos do Bangu Shopping abre espaço para músicos amadores

O Bangu Shopping, no Rio de Janeiro, abrirá espaço para que iniciantes da música mostrem o seu valor em apresentações para os visitantes do shopping. Para participar do projeto Tá na Praça Novos Talentos bastar entrar em contato pelo telefone (21) 3423-9200 ou deixar material (CD, release e foto) no Espaço Cliente do Bangu Shopping. “Este projeto visa dar oportunidade e captar os novos talentos da região”, diz a gerente de marketing do empreendimento, Carolina Galhanone.

O Tá na Praça Novos Talentos é um desdobramento do Tá na Praça Música, projeto que começou no dia 24 de março com shows gratuitos, duas apresentações mensais, às quartas-feiras, a partir das 19h00, na Praça de Alimentação.

Preço de roupa não cairá com ICMS menor

Enquanto a indústria têxtil negocia a redução do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) com o governo de São Paulo, as grandes redes varejistas discordam da medida e afirmam que ela não deve proporcionar diminuição nos preços de roupas cobrados do consumidor. A alíquota desse imposto é de 12% no Estado atualmente, mas a indústria defende a redução para 7%. No varejo, a tarifa é outra, de 18%.

O Sindicato da Indústria Têxtil do Estado de São Paulo (Sinditêxtil-SP) entregou uma proposta de redução do tributo ao secretário da Fazenda paulista, Mauro Ricardo, no início de fevereiro. A entidade participou de reuniões com a Fazenda para discutir o tema e espera que a medida seja encaminhada à Assembléia Legislativa em 30 dias. “Na última reunião, a Fazenda pediu um adendo da proposta. Incluímos no texto que a indústria fará um esforço para que o desconto no ICMS seja repassado nos preços ao consumidor”, afirma Rafael Cervone, presidente do Sinditêxtil-SP.

O comprometimento da indústria não garante uma oferta de roupas a valores mais acessíveis, já que a formação de preços ao consumidor é feita no varejo. Se depender das grandes redes varejistas, o custo do vestuário não será reduzido, afirma a Associação Brasileira do Varejo Têxtil (Abeim), entidade que reúne empresas como C&A, Lojas Renner e Marisa e concentra 25% das vendas do produto no país. A entidade afirma que não foi convidada a participar das negociações sobre a alíquota do ICMS e que soube do pleito da indústria pela imprensa. Procurada pelo iG, a Secretaria da Fazenda de São Paulo não quis se manifestar.

Além dos custos de produção e da matéria-prima, o preço de uma peça de roupa inclui o lucro dos empresários e os impostos. O varejo se credita do ICMS incidente na indústria e consegue descontar este valor do tributo cobrado na ponta. Por exemplo, se ele paga R$ 100 em uma peça, acumulará um crédito de R$ 12 com a atual alíquota de ICMS no Estado (12%) e pagará 18% de imposto sobre o valor de venda. Com a redução do tributo para a indústria, o varejo se creditará de R$ 7, mas continuará a pagar o mesmo percentual na ponta.

Para a Abeim, a redução do imposto para o varejo ou um sistema de crédito presumido poderia reduzir o preço na ponta da cadeia têxtil. “Se a Fazenda permitisse que o varejo pudesse se creditar de 12% do imposto da indústria, mesmo com a cobrança de 7% do setor, poderia surtir efeito no preço ao consumidor”, diz um diretor da Abeim, que pede para não ser identificado.

Pela lógica atual, será mais vantajoso para o varejo comprar de fornecedores com o ICMS maior, se o preço cobrado for o mesmo. “O varejo não pensa em preço nem em imposto, mas no custo da mercadoria para ele” afirma esse diretor.” Mesmo se a indústria de São Paulo repassar toda a redução do ICMS, o custo para o varejo será igual e, portanto, não haverá redução de preço para o consumidor.” A entidade afirmou ainda que se a indústria paulista não repassar o desconto na íntegra, o varejo aumentará as encomendas de fornecedores de outros Estados, principalmente de Santa Catarina. Hoje, as grandes redes varejistas compram a maior parte das peças de fornecedores de São Paulo e Santa Catarina. “Será um tiro no pé dos paulistas.”

Parceria cult

O Shopping Uberaba (MG) é o mais novo parceiro de Marta Ennes para o show beneficente “Sonho Meu”, que será promovido nos dias 9, 10 e 11 de abril, no Cine Teatro Vera Cruz. Parte da renda será revertida para as instituições filantrópicas: Associação dos Voluntários, Associação dos Voluntários do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Solar Adrianinha e Comunidade Terapêutica Nova Jerusalém.

Eleição 2010 troca comando de nove Estados do país

As eleições de outubro vão provocar, até o final desta semana, a renúncia de pelo menos nove governadores, seis prefeitos de capitais e nove ocupantes de cargos de primeiro escalão no governo federal. Entre eles estão os principais candidatos à sucessão presidencial, o governador paulista José Serra (PSDB) e a ministra Dilma Rousseff (PT). Por exigência da lei, esses governantes e ministros terão de abandonar a chamada máquina administrativa para disputar votos em condições de igualdade com os adversários. O processo é chamado de desincompatibilização – isso porque, quando a Lei de Inelegibilidades foi criada, em 1990, o exercício de cargos executivos era considerado incompatível com a atuação em campanhas eleitorais.

Mas a emenda constitucional que instituiu a possibilidade de reeleição embaralhou o quadro a partir de 1997. Desde então, os políticos só precisam renunciar se querem concorrer a um cargo diferente daquele já ocupam. A exigência vale para um governador que queira ser senador, por exemplo, mas não para o que estiver em busca de mais quatro anos na mesma cadeira.

Graças às distorções do novo sistema, 22 governadores poderão ficar no cargo ao mesmo tempo em que farão campanha – 13 que disputarão a reeleição e nove eleitos como vices há quatro anos e que assumirão o poder com a renúncia dos titulares. Em outras cinco unidades da Federação, os governadores não participarão da eleição.

HSBC mira emergentes e busca crescer no País

Os mercados emergentes devem se tornar cada vez mais importantes na estratégia de crescimento global do banco inglês HSBC. Segundo o presidente da instituição no Brasil, Conrado Engel, em três anos esses países deverão passar a representar 60% dos resultados mundiais, ante participação atual de aproximadamente 50%. Nessa estratégia o Brasil assume destacada importância. “Temos uma presença forte na América Latina, no Oriente Médio e na Ásia. Assim, estamos preparados para suportar o crescente comércio entre países sul-americanos e asiáticos”, diz, logo lembrando que a China já é o principal parceiro comercial do Brasil.

Para ressaltar a força do banco na Ásia, Engel lembra que o banco nasceu em Hong Kong, em 1875, quando a região era colônia do Império Britânico; o local voltou a fazer parte da China em 1997. “O Brasil é um dos principais países na estratégia de presença entre os emergentes”, disse. “Temos a ambição de sermos maiores em nossa operação aqui”, completou, em palestra na Câmara Britânica de Comércio e Indústria no Brasil (Britcham). Entre os emergentes, continuou Engel, enquanto mostrava um mapa-múndi com pontos vermelhos a assinalar os locais onde o HSBC está presente, “há um espaço em branco na África: devemos olhar o continente mais de perto nos próximos anos”.

Classificando o País como “parte importante da estrutura de competição global do HSBC”, Engel afirmou que a meta é aumentar a participação de mercado da instituição no crédito nacional em “1,5 ou 2 pontos percentuais”, passando dos atuais 5% para até 7%, em um período de três anos. “O total de crédito no País ainda é baixo, ainda é possível crescer bastante essa alavancagem”, afirma o executivo.

A meta do banco este ano é conseguir uma expansão de 20% de sua carteira de crédito, puxada pelo crédito imobiliário, a pessoa física, e repasses do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico Social e operações de comércio internacional. A aposta no financiamento habitacional se justifica pela representatividade de apenas 3% do PIB, com analistas de mercado que estimam que a linha possa chegar a uma participação de dois dígitos em um prazo de cinco anos. Segundo projeção de Engels, o mercado deve crescer a taxas de 40% anuais nos próximos três anos, e o HSBC deve acompanhar essa taxa de incremento, com foco no mercado de alta renda.

Dados do Banco Central mostram que o crédito imobiliário cresceu 40,2% no ano passado, chegando a um estoque de R$ 88,970 bilhões. O presidente da instituição diz ainda que além da pessoa física, o banco ainda mantém bons relacionamentos com incorporadoras e construtoras, “para financiar a obra e depois a venda”. O banco deve ainda concentrar clientes de classe C+, como definiu Engel, enquanto a financeira Losango, que possui atualmente cerca de 8 milhões de clientes, concentraria as operações de crédito ao consumo. Desse total, o banco estima que cerca de 500 mil podem ser absorvidos e tornarem-se correntistas.

Entre os repasses do BNDES, o presidente vê com atenção obras necessárias para o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e do pré-sal. “Já estamos participando de algumas dessas obras”, afirma. Segundo ele, o banco está bem posicionado para suportar esse crescimento esperado, com um aumento de capital de R$ 1 bilhão realizado em dezembro do ano passado. “Se for necessário, porém, a matriz está disposta a investir no País, por meio de capital direto”, afirma.

Os planos da instituição no Brasil este ano são sustentados por uma perspectiva de crescimento do PIB de 5,6%. A expectativa do banco é de que a taxa de juro básica tenha uma elevação de 0,5 ponto percentual, a 9,25%, já na próxima reunião do Conselho de Política Monetária (Copom), e encerre o ano a 12,75%.

BC Shopping lança campanha inédita com sorteio de carro e notebooks

Uma campanha inédita lançada neste dia 25 de março pelo Balneário Camboriú Shopping, em Santa Catarina, sorteará um Fiat 500 – carro design da montadora italiana Fiat – e quatro Macbooks Aplle ao longo de abril e início do mês de maio. “Meu Carro, Minha Cara” premiará cinco clientes do empreendimento através do sorteio de cupons, que podem ser retirados com comprovante de compras em lojas e operações de gastronomia, entretenimento e serviços do BC Shopping. A campanha segue até 9 de maio.

Para participar, basta juntar R$ 100 em comprovantes de qualquer operação do empreendimento. A cada transação neste valor, o cliente tem direito a um novo cupom, que pode ser retirado na Central de Trocas. Valores comprados com cartões Visa ou Visa Electron valem cupons em dobro. Nele, é necessário responder à pergunta: “Em qual shopping você concorre a quatro notebooks e um carro zero quilômetro?”.

O sorteio do primeiro Macbook Aplle será no dia 11 de abril. A partir esta data, os demais sorteios ocorrerão semanalmente. O vencedor do Fiat 500 será conhecido em 9 de maio, último dia da campanha e que culmina com o final de semana do Dia das Mães.

Mercado eleva expectativa de inflação pela décima semana seguida

Analistas consultados pela Banco Central (BC) elevaram a expectativa para o índice utilizado nas metas de inflação do governo pela décima semana consecutiva. Segundo o relatório semanal Focus divulgado nesta segunda-feira (29/03), a previsão para o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) deve atingir 5,16% neste ano, ante uma estimativa de 5,1% na consulta anterior e 4,91% há quatro semanas. Outros indicadores de inflação também tiveram as previsões elevadas. Para o IGP-DI, analistas esperam uma alta 6,82%, ante previsão de 5,7% há quatro semanas. Para o IGP-M, que é bastante utilizado para correção de contratos de aluguel, o relatório aponta avanço pela 11ª semana seguida para alta de 6,54%.

A meta de inflação perseguida pelo governo tanto em 2010 como em 2011 é de 4,5%, com tolerância de dois pontos percentuais para cima ou para baixo. A estimativa para o Produto Interno Bruto (PIB) passou de expansão de 5,50% para 5,51%. A mediana para a Selic no fim do ano seguiu em 11,25%, enquanto a taxa de câmbio permaneceu estimada em R$ 1,80.

Para 2011, o Focus manteve a previsão do IPCA no fechamento do ano em 4,7%, assim como a estimativa para o PIB foi mantida em crescimento de 4,5%. De acordo com o levantamento mais recente, a Selic deve encerrar o próximo ano em 11%, ante os 11,1% calculados na pesquisa anterior. A previsão para a taxa de câmbio no final do ano que vem caiu de R$ 1,87 para R$ 1,85.

Center Lapa e Faculdade Dom Pedro II orientam contribuinte a declarar Imposto de Renda

Quem ainda não realizou a Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2010 (IRPF) já pode reunir os documentos e se programar para contar com a ajuda do Shopping Center Lapa, em Salvador, e dos estudantes e professores do curso de Ciências Contábeis da Faculdade Dom Pedro II. O shopping e a instituição de ensino promoverão de 12 a 28 de abril uma ação que orientará os contribuintes a acertar corretamente as contas com o Leão.

Os interessados deverão se dirigir à praça de eventos, no primeiro piso do centro de compras, de segunda à sábado, das 09h00 às 21h00, levando a Declaração de IRPF do ano anterior, com recibo de entrega, além do informe de rendimentos e de despesas gastas contendo CNPJ das pessoas jurídicas e CPF das pessoas físicas envolvidas. Se houver, levar também dados bancários e de financiamentos de imóveis e veículos de 2009.

Este ano, os interessados em participar da ação deverão contribuir com uma lata de leite em pó, que serão doadas ao Projeto Pintando Ajuda. A iniciativa, mantida pelo Center Lapa, reforma creches e instituições de comunidades carentes de Salvador. Mais informações pelo telefone (71) 3415-8200.