Exposição “Brasília 50 Anos”

Entre os dias 30 de março e 6 de abril, o Boulevard Shopping Brasília, na capital federal, apresenta a exposição Brasília 50 Anos em comemoração ao aniversário da cidade. A mostra reúne o trabalho de 14 profissionais da Agência BG Press Fotojornalismo e retrata momentos de perfeita integração entre o homem e a arquitetura de Oscar Niemeyer. A beleza das imagens comprovam que Brasília, véspera de tornar-se cinquentinha, está ainda mais linda e moderna.

“Fotografar Brasília é sempre um desafio para qualquer fotógrafo. A generosidade de suas formas, sombras, luzes plenas e céu generoso devem ser registrados com carinho e cuidado para não se deixar levar pela mesmice nos resultados”, revela Fernando Bizerra, Fundador e Editor da Agência BG Press Fotojornalismo.

Além de Fernando, participam da exposição os fotógrafos Fernando Bizerra Júnior, Gustavo Granata, Joedson Alves, Luis Fabiano Neves, Marcos de Oliveira, Mario Fontenelle, Marry Nogueira, Renato de Oliveira, Rodrigo Nunes, Sávia Gabi, Sebastião Pedra, Sergio Rocha Jr, Cristina Gallo e Anderson Pantoja. A parte de Design Gráfico fica por conta de Delson de Castro e a produção Daniella Bizerra.

Mês do Crocodilo

O Shopping Riosul, na capital fluminense, recebe amanhã (31/03) às 20h00, a pesquisadora de moda Paula Acioli. Nesta edição do “RIOSUL De Bem com a Moda”, Paula vai falar sobre o crocodilo mais fashion do mundo, o mascote da grife René Lacoste. Para ajudar a contar um pouquinho dessa história, Paula receberá uma convidada especial, a idealizadora do projeto de inclusão social Coopa-Roca, Tetê Leal. Ela coordenou as artesãs que bordaram milhares de crocodilos em camisetas da marca e ajudou a grife a transformar essas peças em obras de arte do Louvre.

Pressionada pelo governo local, Mercedes-Benz produzirá caminhões em MG

Pressionada pelo governo de Minas Gerais, a Mercedes-Benz anunciou ontem que vai aproveitar a expectativa de crescimento de vendas para produzir caminhões e ônibus na ociosa fábrica de Juiz de Fora (MG). Foi o governador Aécio Neves (PSDB) quem deu publicidade ao comunicado da Mercedes, já que recebera uma carta em resposta ao prazo de 72 horas que o governo havia dado para que a montadora se pronunciasse sobre o futuro da fábrica.

Desde que foi instalada no final dos anos 1990, a unidade de MG nunca fabricou um único modelo. Sempre trabalhou com montagem de carros sem produzir nenhuma peça. De 2001 até o início de 2004, foram montados 20 mil unidades do Classe C. A produção do Classe A deveria ser de 60 mil carros por ano, mas encerrou 2004 com 5 mil. Há dois anos, a ociosidade era de 90%. Foi quando ocorreu a primeira pressão do governo, que ameaçou cobrar da Mercedes os incentivos recebidos para instalar a unidade. Hoje, 864 pessoas trabalham na fábrica, que produz o Sports Coupé CLC.

A montadora informou que a unidade irá complementar a produção de caminhões, ônibus e vans do ABC a partir de 2011. “São Bernardo está no limite. A ideia é transferir parte da linha de produção para MG, sem transferência de pessoal. Ela terá de contratar”, diz Valter Sanchez, representante dos trabalhadores.

Loja Diferency aposta no glamour

Um novo conceito em moda feminina, muito mais glamuroso, chega ao Mogi Shopping, em Mogi das Cruzes (SP). Juliete Soares repaginou e asume o comando da Diferency (ex- Da Santa by TVZ) trazendo mais requinte para as mogianas. Ela explica que o mix de produtos que já fazia sucesso na loja continua o mesmo: TVZ, Kadosh, Iorane, Letage e outras marcas podem ser encontradas no espaço. À elas, foram agregadas algumas das mais luxuosas grifes de vestidos de festa, como Marlene Brandão e Carmen Venzons, cujos vestido primam pela originalidade, sofisticação e riqueza de detalhes. A loja ainda oferecerá muitas novidades, garante Juliete. Mais uma opção para quem tem a vida social agitada e quer estar sempre elegante.

Relator vê contradições no projeto de redistribuição dos royalties

O relator do projeto do regime de partilha que trata dos royalties do petróleo, senador Renan Calheiros (PMDB-AL), observou que o projeto de lei aprovado na Câmara tem contradições. Três artigos redigidos na emenda estabelecem mudanças na distribuição atual dos royalties em todas as áreas de exploração (plataforma continental, mar territorial ou zona econômica exclusiva), fixando o critério de repasse dos recursos aos Fundos de Participação dos Estados e Municípios.

Entretanto, as Disposições Finais e Transitórias (capítulo VII) mostram uma forma de repasse diferente. O capítulo mostra uma distribuição dos royalties específica para o petróleo situado na camada pré-sal. Essa distribuição seria de 26,25% aos Estados produtores; 18% aos municípios produtores; 5% aos municípios afetados pelas operações de embarque e desembarque; 22% para a constituição de um fundo especial, a ser distribuído de acordo com o Fundo de Participação dos Estados e do Distrito Federal; 8,75% a ser distribuído de acordo com o Fundo de Participação dos Municípios; 8% para o Comando da Marinha e 12% para o Ministério da Ciência e Tecnologia. Esse capítulo pode demonstrar uma contradição em relação à emenda proposta pelos deputados Ibsen Pinheiro (PMDB-RS) e Humberto Souto (PPS-MG).

Consultor do Senado, o especialista Paulo Viegas classificou as mudanças de “inconstitucionais”, porque o Artigo 20, Parágrafo 1° da Constituição, estabelece compensações para os estados e municípios produtores de petróleo. A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) vota nesta terça requerimento do senador Tasso Jereissati (PSDB-CE), que pede que todos os debates sobre a criação da Petro-Sal sejam suspensos, até que seja definido o regime de partilha e que as alterações na configuração dos royalties sejam analisadas.

Governo de SP reduz ICMS para a indústria têxtil

O governador do Estao de São Paulo, José Serra (PSDB), assinou nesta segunda-feira (29/03)um decreto que reduz o ICMS de 12% para 7% para a indústria têxtil nas vendas ao comércio. A desoneração deverá favorecer cerca de 13,5 mil empresas, que mantêm cerca de 200 mil empregados no Estado. O benefício valerá inicialmente até 31 de março de 2011, mas pode ser prorrogado. “Essa medida traz um estímulo muito forte ao investimento, a geração de empregos e a competitividade deste setor, que sofre com uma concorrência externa marcada, muitas vezes, por práticas comerciais pouco leais”, afirmou.

Segundo informações do Palácio dos Bandeirantes, a decisão deve beneficiar empresas que tenham situação regular com o Fisco e dependerá ainda da apresentação, pelo setor, de compromisso formal de que haverá investimentos e geração de empregos. Os empresários do setor terão até o dia 30 de abril para apresentar o documento à Secretaria da Fazenda.

De acordo com o governo paulista, as indústrias têxteis do Estado atualmente podem diferir 33,33% do ICMS devido, fazendo com que a alíquota na produção caia de 18% para 12%. O mecanismo continua valendo, mas agora os produtores também poderão optar pelo diferimento de 61,11% do ICMS, reduzindo a alíquota, na prática, para 7%. Nesse caso, o aproveitamento de crédito é limitado ao total de débitos do estabelecimento no período da apuração, fazendo com que não haja o acúmulo de créditos.

Varejo deve encarar mais movimentos de fusão

A rede Magazine Luiza deve reagir às últimas fusões ocorridas no seu segmento: segundo fontes de mercado, procura um parceiro, como, por exemplo, a centenária Pernambucanas, ou até mesmo a Lojas Colombo. As empresas negam, mas tudo indica que a disputa no varejo de eletroeletrônicos será ainda mais acirrada com a nova onda de fusões que se desenha no mercado.

Enquanto a rede da empresária Luiza Trajano estaria à procura de viabilizar o negócio, o concorrente Ricardo Eletro deu a cartada mais rápida e fechou parceria com a baiana Insinuante. A fusão criou a Máquina de Vendas, rede que nasce com 528 lojas e faturamento estimado em R$ 5 bilhões este ano. Na dança das cadeiras, a rede fica com o segundo lugar entre as líderes do segmento, pois passou, ao menos temporariamente, o Magazine Luiza, com 456 unidades e faturamento de cerca de R$ 3,8 bilhões. De acordo com o presidente da Ricardo Eletro, Ricardo Nunes, um dos focos da nova empresa é chegar ao mercado paulista, sem descartar nova associação, até mesmo com a rede de Luiza Trajano. “Queremos entrar em São Paulo no próximo ano, e para isso teremos algumas estratégias”, afirmou o empresário. “Temos planos de crescer seja com quem for, seja com o Magazine ou outra empresa que queira juntar-se a nós”, reforçou ele.

Deixado para trás pela segunda vez, o Magazine precisará ser ágil para não perder mercado, uma vez que viu, pela terceira vez, a concorrência tomar-lhe a frente; por duas vezes o Grupo Pão de Açúcar (Companhia Brasileira de Distribuição -CBD) se antecipou: ao comprar o Ponto Frio, em junho passado, e ao associar-se à Casas Bahia, em dezembro.

Para o professor, Nuno Fouto, do Programa de Administração do Varejo (Provar), o mercado se torna cada vez mais concentrado em grandes players, e ele acredita que a possibilidade de união do Magazine Luiza com a Pernambucanas é uma boa alternativa para dar novo fôlego à rede, na disputa pelo consumidor final. “Buscar a Pernambucanas é viável e interessante porque daria mais capilaridade à rede”, explica. Fouto acredita que outra alternativa para Luiza Trajano é associar-se ao novo grupo e fornecer a estrutura de que eles precisam para entrar no mercado paulista. “Para o projeto deles de entrar em São Paulo, é preciso se associar ou comprar alguém. Então é interessante uma união com o Magazine Luiza também”, afirma o professor, que completa: “Uma coisa é certa: agora o Magazine Luiza precisa se movimentar”.

Outro que vê o momento como fundamental para uma movimentação da rede paulista é o consultor Lucas Copelli, sócio diretor da Vallua Consultoria e Gestão. “Eles precisam se unir com a Pernambucanas ou com a Lojas Colombo; mas acho que é interessante também associar-se com esse novo player da Ricardo com a Insinuante”, diz. Por meio de sua assessoria de imprensa, a Pernambucanas afirma que não há possibilidade de fusão com a rede de Luiza Trajano; já o Magazine Luiza não descarta parcerias, e disse, por meio de nota enviada ao DCI ontem, que “uniões e fusões no segmento de eletro são esperadas” e que “continua com seu plano de expansão e também encontra-se aberto para analisar propostas de aquisição de redes, mas não existe nenhuma negociação”.

Capilaridade

A Máquina de Vendas anunciou para os próximos quatro anos meta de dobrar a participação de mercado e chegar a mil lojas, ao fazer frente ao Pão de Açúcar. A rede estima que seu faturamento ultrapasse os R$ 10 bilhões por ano. A rede ganhará capilaridade, com lojas em mais de 200 cidades e 16 estados. De acordo com Nunes, o controle acionário da empresa será de 50% para Ricardo e Rodrigo Nunes, donos da Ricardo Eletro, e 50% para Luiz Carlos Batista, da Insinuante.

Spedini busca expansão no interior paulista

Crescer no interior de São Paulo. Essa é uma das principais metas da Spedini Trattoria Expressa, especializada em culinária italiana, para 2009. Cidades como Piracicaba, Bauru, Marília, Limeira, Franca e São Carlos, entre outras, estão nos planos de expansão da rede.

“O interior paulista como um todo possui uma economia forte e um bom perfil para novos investimentos. Além dessa boa condição, um estudo que realizamos mostrou que o Estado é formado por um grande público consumidor de massa – herança da colonização italiana -, dando ainda mais força para a prospecção de novos negócios”, afirma Romano Fressato Neto, gerente comercial da Spedini. “O levantamento informal nos indica potencial para a abertura de ao menos uma unidade em cada uma dessas cidades do interior”, diz.

Atualmente, a rede possui 14 unidades em Curitiba e São José dos Pinhais (PR), Porto Alegre (RS), Florianópolis (SC), no estado de São Paulo (na capital e uma em Santo André) e no Rio de Janeiro. “O foco principal é no interior paulista, mas interessados em abrir unidades em outras regiões ou estados obviamente também serão atendidos”, afirma o executivo da Spedini. O investimento estimado para a abertura de uma loja em shopping é de R$ 280 mil, sem contar o ponto comercial. Com um faturamento médio de R$ 80 mil por mês e uma rentabilidade que varia de 15% a 20%, o retorno do investimento ocorre, no máximo, em 36 meses.

Cada unidade da Spedini emprega pelo menos 13 funcionários (um cozinheiro; um auxiliar de cozinha; nove atendentes; um gerente e um coordenador). Interessados em futuras vagas devem enviar seus currículos para o e-mail spedini@spedini.com.br.

Track&Field inaugura loja no Sopping Iguatemi Brasília

Desde 29 de março a capital brasileira tem mais uma loja da rede de moda esportiva Track&Field. A grife abriu nova store no Shopping Iguatemi Brasília.

A mais nova loja da Track&Field, com 119 m², é a terceira na cidade. O ponto de venda no centro de compras foi inaugurado já com produtos da coleção Inverno 2010 da Track&Field – a Gold Collection, cujo conceito aposta na valorização da exclusividade ao mesmo tempo que traz uma simplicidade absoluta, com produtos que destacam o prazer relacionado ao esporte.

Os produtos Track&Field se destacam por sua tecnologia, que proporcionam melhor performance ao atleta. Entre eles, destaque para peças confeccionadas em Thermodry® – tecido exclusivo da marca com tecnologia da Rhodia. O Thermodry® permite que a transpiração do corpo passe rapidamente para fora dele, mantendo-o sempre seco. É associado à tecnologia Amni Biotech que evita a proliferação excessiva das bactérias. Variações do tecido como o Thermodry Cool®, com aspecto mais encorpado e tramas aeradas que garantem a circulação mais rápida do ar e umidade; e ainda o Thermodry Strech®, que contém fibras de elastano na sua composição.