Bovespa opera em alta pelo sexto dia e tem maior nível em 22 meses

A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) opera em alta nesta segunda-feira (05/04), no maior nível em 22 meses. Por volta de 11h20, o Ibovespa (principal índice da Bolsa paulista) subia 0,47%, aos 71.471,02 pontos (siga gráfico da Bovespa com atualização constante). Veja ainda cotação das ações e fechamentos anteriores da Bolsa. Na sexta-feira passada, a Bolsa brasileira fechou acima dos 71 mil pontos pela primeira vez desde 5 de junho de 2008, antes da eclosão da crise financeira mundial, em setembro daquele ano. A cotação do dólar comercial caía 0,74%, a R$ 1,756 na venda, e a cotação do euro recuava 0,39%, a R$ 2,371.

O mercado de ações brasileiro acompanha o bom desempenho dos índices norte-americanos, que ainda repercutem os dados de emprego divulgados na sexta-feira. Segundo o Departamento de Trabalho dos Estados Unidos, foram criadas 162 mil novas vagas no país em março, o melhor resultado em três anos. Na Europa, as Bolsa não funcionam nesta segunda-feira em razão de fim de semana prolongado por causa das comemorações da Páscoa.

Morana, Jin Jin e Balonè abrem 20 unidades em 2010

O Grupo Ornatus, que detém as franquias Morana, Jin Jin Wok, e Balonè, está investindo no Nordeste do país para abrir mais 20 unidades este ano, sendo 14 franquias Morana, três Balonè, e três Jin Jin Wok.

A forte expansão pelo Nordeste se deve ao fato de que o Grupo busca oportunidades de crescimento em locais ainda pouco explorados pelas grandes redes de Varejo, mas que possuem forte potencial de consumo, devido ao aumento da população de classe média e ao grande incentivo que o Banco do Nordeste vem concedendo às pessoas que desejam abrir o próprio negócio e precisam de investimentos.

Estão no alvo das franquias cidades como Mossoró (RN), Juazeiro do Norte (CE), Petrolina (PE), Itabuna (BA), etc. Os interessados em abrir uma das franquias do na Região Nordeste podem fazer seu cadastro no site: www.grupoornatus.com.

17% das empresas paulistanas têm cadastro em redes sociais, aponta ACSP

Uma pesquisa inédita de mapeamento da Internet, realizada para a Associação Comercial de São Paulo (ACSP) e concluída em janeiro de 2010, mediante 500 entrevistas com gestores de empresas de todos os segmentos, em São Paulo, mostra que 83% das empresas não têm cadastro em redes sociais, e as que o possuem, optam principalmente por Orkut, Twitter e Facebook. A pesquisa teve como foco as micro e pequenas empresas. “As instituições financeiras são as empresas que mais participam das redes sociais, contando com a adesão de 26% das companhias. Em contrapartida, o comércio varejista é o que faz menos uso da plataforma, contando com 12% das empresas”, argumenta a Superintendente de Marketing da ACSP e especialista em Marketing digital, Sandra Turchi.

Em relação ao porte das empresas que apresentam cadastro em redes sociais, quase ¼ das pequenas empresas o possuem. “Embora ainda seja um número incipiente, seu potencial é imenso. Cada vez mais, o pequeno e médio empreendedor percebe a importância da web 2.0 para seu negócio e o retorno que pode apresentar no seu dia a dia”, aponta Sandra.

Considerando as redes sociais mais utilizadas pelas companhias, conforme adiantado anteriormente, Orkut, Twitter e Facebook são, respectivamente, as plataformas preferidas das empresas, tanto no setor de serviços como as PMEs. “O Orkut já é velho conhecido dos brasileiros e o Twitter vem crescendo, exponencialmente, devido à sua praticidade e rapidez”, menciona Sandra, destacando também o potencial do Facebook, a rede mais utilizada no mundo “pelo fato de sua plataforma unir ferramentas comuns ao Orkut e ao Twitter, a tendência é que seu uso cresça ainda mais”, considera a executiva.

O relacionamento com o cliente é visto como prioridade na utilização das plataformas 2.0 pelas empresas, seguido do acesso a novos clientes e da busca de informações de mercado. Sandra explica que, na realidade empresarial dos dias atuais, “abrir canais de comunicação com os clientes e o público é fundamental para a sobrevivência das companhias, pois se elas não fazem isso, o cliente vai procurar outros canais para expôr suas insatisfações”.

“O bom relacionamento com os públicos reflete diretamente na imagem da empresa, ajudando a estreitar os ‘gaps’ entre discurso e imagem, ou seja, entre o que se diz e o que é percebido”, ressalta Sandra. “Além disso, com as possibilidades de segmentação que as redes sociais proporcionam, elas se tornam canais altamente propícios para efetuar pesquisas de mercado, de público-alvo, lançamento de novos produtos e afins”, menciona a executiva.

“Apesar de poucas empresas terem seus cadastros nas redes sociais, como citado acima, mais da metade das empresas pesquisadas, 51% já procura monitorar o que é dito sobre elas na web. Daquelas que fazem esse monitoramento, em 61% dos casos, isso é feito internamente por um profissional de marketing, de outra equipe ou pelo proprietário. Isto é feito diariamente (27% dos casos) ou semanalmente (41%). No entanto, 68% admitem não responder aos comentários feitos sobre elas nas redes sociais”, detalha Sandra. “Isso não é de todo ruim, pois, nas redes sociais é importante ter muito cuidado e saber como atuar. Não é indicado ter uma atitude invasiva. O ideal é monitorar e responder a alguma solicitação ou queixa diretamente ao cliente, fora da rede, pois muitas vezes ele mesmo retorna àquela rede para fazer elogios à atuação da empresa”, finaliza Sandra.

Patroni Pizza e Gelateria Parmalat realizam ação promocional em PDV

Numa ação cross category, a Patroni Pizza, rede nacional no segmento de refeições e fast food, lança ação promocional no ponto-de-venda em parceria com a Gelateria Parmalat, que visa reforçar o posicionamento e o conceito de ambas junto aos consumidores, além de incrementar as vendas em pontos estratégicos onde as duas empresas possuem lojas.
Nessa promoção, os clientes que comprarem acima de R$ 20 em produtos nas unidades Patroni Pizza receberão um cupom promocional com valor de 50% de desconto na compra de um Gelato Speciale Parmalat. E os consumidores da Gelateria, que consumirem mais de R$20, receberão cupom com o mesmo percentual de desconto na compra de qualquer Pizza Individual Patroni. Os cupons foram produzidos e desenvolvidos pela Agência Dinamo. A promoção começa em abril e seguirá até junho.

“As duas redes atuam com alimentação, em segmentos complementares – refeições e sobremesas. É uma excelente associação que deverá alavancar negócios e, ao mesmo tempo, oferecer um benefício real ao consumidor”, avalia o diretor de marketing da Patroni, Rafael de Oliveira Augusto. Para Patricia Marcitello, gerente comercial da Gelateria Parmalat, os clientes das empresas são de um grupo seleto e muito exigente. “Acreditamos nesta parceria pois as empresas possuem um valor agregado muito forte. Além disso, os nossos produtos se complementam de forma a trazer facilidades ao consumidor”, explica Patrícia.

Na cidade de São Paulo, os consumidores poderão contar com esta promoção nos Shoppings Vila Olímpia e Boulevard Tatuapé e, em Sorocaba, no Esplanada Shopping. Essa ação abrange ainda o Shopping Via Parque (RJ) e o Shopping Boulevard Brasília (DF). “Esta promoção tem como objetivo oferecer aos nossos clientes os melhores produtos e benefícios, sempre. Esta parceria com a Gelateria Parmalat acrescenta ainda mais qualidade e confiabilidade à nossa marca, que já muito apreciada por nossos clientes”, completa Rafael. Atualmente, Patroni possui mais de 70 lojas, espalhadas pelos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Pernambuco, Espírito Santo, Distrito Federal, Santa Catarina, Alagoas, Minas Gerais e Goiás.

Yamaha Play Now no Boulevard Shopping Brasília

Já imaginou uma exposição de instrumentos musicais que você pode conhecer e testar todos os modelos? O Boulevard Shopping, na capital federal, em parceria com a Yamaha Musical, traz para Brasília a exposição Yamaha Play Now, de 8 a 11 de abril. Sucesso nas principais capitais do país a exposição oferece ao público a oportunidade de interagir e conhecer os mais recentes lançamentos de instrumentos musicais como guitarras, baixos, baterias, percussões eletrônicas, violões, teclados, pianos digitais e a linha home Studio Professional. “A música é universal e tem papel importante na educação. Por isso, o Boulevard Shopping tem a satisfação em oferecer essa oportunidade de conhecimento aos seus clientes”, disse Karine Câmara, gerente de marketing do shopping.

A abertura da exposição, no dia 8 de abril às 19h30, conta com um pocket show do músico Derico e seu irmão Sérgio, com quem formam a dupla Duo Sciotti. Profissional desde os 11 anos de idade, Derico Sciotti ficou famoso por fazer parte do sexteto no programa do Jô, na rede globo, além de ter lançado oito CDs ao longo da carreira. Sucesso nas principais feiras, exposições e workshops musicais, o artista já tocou com grandes talentos como Chick Corea, George Benson, Billy Cobham, Ian Anderson, Ray Coniff, Randy Crawford, Roberto Carlos e Gilberto Gil. Depois de Brasília, a exposição segue para o Rio de Janeiro.

Mueller e Boticário promovem quarto worskhop de automaquiagem

Sucesso de público desde 2007, o Workshop de Maquiagem Mueller & O Boticário chega à sua quarta edição. O evento, que ocorre de 12 a 17 de abril, conta pela segunda vez consecutiva com a presença do badalado maquiador Ricardo Tavares. Serão ofertadas 600 vagas em seis dias de aprendizado e em cinco turmas com 20 integrantes cada uma. As inscrições gratuitas abrem hoje (05/04), exclusivamente na loja do Boticário do Shopping Mueller, em Curitiba. As vagas são limitadas.

Ricardo Tavares, maquiador convidado pelo Boticário, ministrará o curso em horários que vão das 12h00 às 20h00, em sessões de uma hora e meia cada. As clientes do shopping vão receber instruções de como preparar a pele, dicas de beleza e automaquiagem, além de poder tirar dúvidas. Cada participante terá seus próprios materiais para a parte prática do curso. Serão kits completos de maquiagem da nova coleção outono/inverno Secrets Collection. As clientes concorrerão ainda a sorteios de produtos oferecidos pela marca de cosméticos.

A nova coleção de maquiagem que será apresentada durante o 4º Workshop de Maquiagem Mueller & O Boticário, Secrets Collection, traz uma versão atual e moderna inspirada na aura de mistério do Boudoir – quarto de segredos femininos da corte francesa, do século XVIII. Composta por 18 itens de maquiagem, a coleção uniu a tecnologia ao mistério, traduzido pelas rendas e petit poirs simuladas nas embalagens e pelas cores do outono/inverno 2010, em que olhos e boca serão evidenciados. Moderna, Secrets Collection é feita para a mulher atual, sofisticada e que acredita na beleza.

Os rostos ganham tons de rosa e pêssego, enquanto os olhos são esfumados e adornados em cinza, rosa e púrpura. Já os lábios ficam mais cheios e insinuantes com muita cor, brilho e aparência glamourosa. Entre os destaques da coleção está a Secrets Palette de maquiagem, luxuoso estojo com itens para compor um look completo – blush, sombra, pó iluminador, minimáscara para cílios e lápis para esfumar olhos –, envolta em renda preta e acessório em formato de flor.

A máscara para cílios proporciona um efeito fantástico devido aos dois tipos de aplicador, que dão volume e alongam os cílios. O pó compacto efeito bronzeado Brasil Soleil produz luminosidade com tons acobreados. Os batons Secrets, em tons rosados, são tendência das estações outono e inverno. A coleção possui, ainda, sombras cremosas, delineador líquido, duo de sombras, pó iluminador Secrets, Star Lip e lápis para esfumar olhos. Secrets Collection inclui, ainda, dois acessórios modernos para complementar o glamour da coleção: nécessaire e espelho de bolsa.

Responsável pelo visual de estrelas como Cleo Pires, Juliana Knust, Fernanda Paes Leme e Taís Araújo, Ricardo Tavares trabalha também com Regina Casé nos programas Pé de Quê, Central da Periferia e Minha Periferia. Já participou de eventos como Prêmios Multishow, Tim e Contigo e em desfiles para São Paulo Fashion Week e Fashion Rio. Assinou campanhas publicitárias internacionais para Sony, Mercedes, Palmolive e, no Brasil, para Havaianas, Nova Skin, Caixa Econômica, Coristina, Gelatina Royal, entre outras. Conceituou o visagismo em convenções da Vale, Telefonica, de personagens no filme Todo Mundo Tem Problemas Sexuais de Domingos de Oliveira, em peças como O Mundo dos Esquecidos com Eliane Giardini e Silvia Buarque, Dias Felizes com Gloria Menezes e Cordelia Brasil, com Maria Padilha. Ricardo cria também a beleza de editoriais para Playboy, Marie Claire, Elle, Vip, Vogue, Boa Forma, Criativa, Gloss e Paparazzo e em catálogos para grandes marcas como Osklen, Redley e Bicho Comeu.

Com 43%, Marta lidera corrida pelo Senado em São Paulo

A primeira pesquisa de intenção de voto para senador em São Paulo realizada pelo Datafolha mostra a ex-prefeita Marta Suplicy (PT) na liderança, com grande vantagem em relação aos principais adversários apresentados. No levantamento, Marta aparece com 43% das intenções de voto. A seguir, com 25%, vem o senador Romeu Tuma (PTB), que concorre à reeleição. Logo após estão o ex-governador Orestes Quércia (PMDB), com 22%, e o vereador e cantor Netinho de Paula (PC do B), com 19%. A ex-vereadora Soninha (PPS) se destaca em quinto lugar, com 18%. Foram pesquisados também os nomes do vereador Gabriel Chalita (PSB), que tem 8% das intenções de voto, do chefe da Casa Civil do governo José Serra, Aloysio Nunes Ferreira (PSDB), com 6%, e de Ricardo Young (PV), presidente do Instituto Ethos, com 3%.

A eleição de outubro renovará duas das três vagas ao Senado. Hoje, além de Tuma, São Paulo é representado pelos petistas Aloizio Mercadante, que será candidato ao governo de São Paulo, e por Eduardo Suplicy, reeleito em 2006. O mandato é de oito anos.

O Datafolha ouviu 2.001 eleitores no Estado em 25 e 26 de março. Cada pessoa indicou dois nomes, já que o eleitor terá, em 3 de outubro, de votar em dois candidatos a senador. Por essa razão, a soma total dos percentuais ultrapassa 100%. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Multiplan faz seu primeiro shopping nordestino em Mangabeiras

A Multiplan Empreendimentos Imobiliários deve iniciar em julho as obras do novo e maior shopping de Alagoas, o Multiplan. O novo shopping terá uma área de aproximadamente 36 mil m² e serão investidos cerca de R$ 500 milhões. O projeto que também conta com a construção de um hotel e torres residenciais e comerciais no mesmo terreno, já foi apresentado e aprovado pela prefeitura de Maceió em 2009. “É um grande investimento e o primeiro do Grupo Multiplan no Nordeste”, disse o governador Teotonio Vilela, informando que a empresa já está com a escritura do terreno localizado no bairro de Mangabeiras, em Maceió.

Segundo a Multiplan, a principal motivação para se instalar em Alagoas foi a média alcançada pelo Estado na venda a varejo em 2007, acima da nacional, e cuja tendência é manter esta posição. O Multiplan Maceió terá 240 lojas (sendo 55% inéditas na capital alagoana), seis âncoras e dez salas de cinema, com lanchonetes e restaurantes abertos até 02h00. O projeto deve gerar cerca de 3 mil empregos.

Trecho sul do Rodoanel é liberado; rodovias têm lentidão na chegada a SP

Foi liberada na manhã desta quinta-feira (01/04) o tráfego no trecho sul do Rodoanel, que vai ligar as rodovias Anchieta e Imigrantes, com a região do ABC, e com as rodovias Bandeirantes, Anhanguera, Castello Branco, Raposo Tavares e Régis Bittencourt, que já estavam interligadas pelo trecho oeste desde de outubro de 2002. Com 61,4 km de extensão, a previsão é que 16,5 mil caminhões e 55,5 mil carros passem pela nova via todos os dias. O Rodoanel deve beneficiar ainda a saída do motorista para o feriado prolongado de Páscoa, comemorado no próximo domingo (04/04).

Por volta das 07h00 desta quinta o motorista que trafega em direção à cidade de São Paulo encontra alguns pontos de congestionamento. Na Anhanguera havia ainda um quilômetro de filas entre o km 19 e o km 18, já na região de São Paulo. Na rodovia Presidente Dutra, havia filas entre o km 218 e o km 221, na região de Guarulhos (Grande SP); e no trecho entre o km 230 e o km 231, em São Paulo, também devido ao excesso de carros que trafegam em direção à cidade.

Já quem trafega pela Castello Branco encontra lentidão entre o km 29 e o km 28, na região de Barueri. Na Anchieta, o problema estava concentrado entre o km 13 e o km 10, devido a grande quantidade de carros na região de São Paulo.