Inflação em SP abranda para 0,34% no fim de março, aponta Fipe

A inflação na cidade de São Paulo arrefeceu em março. O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) marcou 0,34% na última apuração do mês passado, inferior ao 0,44% da terceira medição do período e também abaixo do 0,74% verificado no fechamento de fevereiro. A Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) apontou que Alimentação foi o grupo que registrou a alta mais expressiva no encerramento de março, de 1,43%, taxa próxima daquela verificada na terceira prévia, de 1,41%.

Por sua vez, Educação e Habitação tiveram a menor variação positiva, de 0,09% cada, na sequência de elevação de 0,11% e de 0,30%, respectivamente. Transporte foi o único grupo com queda entre as sete classes de despesas investigadas – apresentou baixa de 0,50% no fim de março, depois de declinar 0,23% na medição anterior. Despesas Pessoais saíram de avanço de 0,40% na terceira quadrissemana do mês passado para 0,21% no término do período. Saúde foi de 0,23% para 0,14% e Vestuário deixou um decréscimo de 0,13% para uma expansão de 0,44%.

Mais Shopping Largo 13 lança novas ações de marketing

A partir desta semana, o Mais Shopping Largo 13, com inauguração marcada para outubro de 2010, em São Paulo, inicia nova etapa da sua estratégia de marketing para o período que antecede a abertura ao consumidor. Neste rol de ações, será veiculado anúncio em revistas setoriais no mês de abril, a quarta edição de seu jornal customizado vai para as ruas e eventos relacionados à entrega das chaves, previstos para meados do ano, já entram em produção.

Criado pela Agência Avenida Brasil, o novo anúncio destaca a chamada “não existe nada igual em São Paulo”, para potencializar diferenciais e o conceito inovador do empreendimento pioneiro, desenvolvido na medida para contemplar a nova classe média brasileira. Entre eles, a localização imbatível, o baixo custo de ocupação e o mix inédito que une pequenos varejistas a grandes marcas do setor.

A REP Centros Comerciais, responsável pelo empreendimento orçado em R$ 200 milhões, já comercializou 70% do espaço com a adesão de Magazine Luiza, McDonalds, rede de cinemas Cinépolis, CVC, Drogaria São Paulo, O Boticário, Lacqua di Fiori, Casa do Pão de Queijo, Mister Sheik, Bauducco, Divino Fogão e Giraffas, entre outras marcas tradicionais do varejo.

Em paralelo, a REP acelera os esforços rumo ao pequeno varejista, público-alvo da quarta edição do jornal customizado, ferramenta de marketing em formato tabloide e tiragem de 100 mil exemplares, que circula nos principais polos comerciais da capital paulista. O objetivo do produto editorial é divulgar as perspectivas de rentabilidade e vantagens de ter uma loja dentro do Mais Shopping Largo 13, cujas obras seguem em ritmo acelerado no Largo 13 de Maio, no bairro de Santo Amaro, onde circulam diariamente 1,3 milhão de pessoas.

Em ano de crise, alta do real garante lucro das empresas

A valorização do real frente ao dólar contribuiu para que as empresas brasileiras “driblassem” a crise em 2009 e até garantissem uma receita maior.

Segundo levantamento da consultoria Economática, as receitas de 233 empresas com ações na Bolsa foram 2,6% superior na comparação com os resultados do ano passado com 2008 –período que foi marcado pelo início da fase mais turbulenta da crise mundial, no segundo semestre.

Sob influência da crise, o Brasil registrou, em 2009, a primeira retração na atividade econômica desde 1992. A queda foi de 0,2%, segundo dados relativos ao Produto Interno Bruto (PIB).

Vice-premiê grego diz que Portugal pode ser a próxima vítima

O problema de dívida pública visto na Grécia deve se espalhar pela zona do euro e Portugal pode ser a próxima vítima, disse nesta segunda-feira (05/04) o vice-primeiro-ministro grego, Theodoros Pangalos.

Em entrevista ao periódico português Jornal de Negócios, Pangalos também disse que a rigidez da Alemanha em relação à Grécia é baseada em uma “abordagem moral e racial” e na ideia de que os gregos não trabalham o suficiente. Pangalos disse que Portugal não deve continuar neutro sobre a questão da União Europeia ajudar membros em dificuldades, após líderes concordarem sobre uma rede de segurança financeira para a Grécia no dia 25 de março.

“Vocês são as próximas vítimas … Eu espero que isso não aconteça e que a solidariedade prevaleça… Mas, se isso não acontecer, a próxima vítima provável será Portugal”, disse ele. Questionado se pensava que a crise se espalhará pela zona do euro, Pangalos disse: “sim, certamente.” “O que aconteceu conosco (Grécia) agora é porque nós estamos em uma situação pior, mas isso também poderia acontecer na Espanha e em Portugal”, disse ele.

Abono salarial ainda não foi sacado por 1,4 milhão de trabalhadores

Trabalhadores que ainda não sacaram o abono salarial receberão, nos próximos dias, cartas do Ministério do Trabalho informando sobre a disponibilidade do benefício. Segundo o ministério, 1,4 milhão de trabalhadores não retiraram o valor de um salário mínimo.

O ministério vai enviar 1 milhão de cartas sendo que 100 mil serão para os empregadores que deverão informar aos funcionários que têm direito a receber o benefício. As cartas irão informar que o trabalhador pode sacar o benefício e a data para fazer isso. Este ano foram identificados cerca de 17 milhões de trabalhadores que têm direito ao abono. Destes, 15,5 já sacaram o benefício. O calendário para pagamento termina em 30 de junho.

Pré-sal, Copa e Olimpíadas animam moveleiros a investir

A indústria de móveis corporativos, um mercado de R$ 4 bilhões em faturamento, investe para atender os novos imóveis comerciais que serão entregues até 2012 e se prepara para ir de encontro à demanda da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016.

O Grupo Aurus-Giroflex, dona da marca Giroflex – que saiu recentemente de um processo de reestruturação iniciado em 2007 – faturou R$ 247 milhões em 2009 e programa investimentos: “Neste e nos próximos dois anos estamos investindo R$ 30 milhões para aumentar nossa capacidade de produção e promover a modernização do parque industrial”, anunciou o diretor comercial da Giroflex, Carlos Queiroz. O diretor destaca as oportunidades de crescimento: “O mercado carioca é merecedor de uma atenção especial; estamos abrindo uma filial lá de olho na Copa e nas Olimpíadas que demandam cadeiras e mobiliários para hotéis e auditórios, e na outra ponta o pré-sal já está trazendo muitos escritórios para Rio de Janeiro, Santos e Vitória”, vislumbrou Queiroz. Ele explicou que o segmento de cadeiras de auditório e centro de convenções representa cerca de 10% da produção anual de 120 mil cadeiras, e comentou as perspectivas para o corrente ano: “Depois de uma retração de 10% no ano passado, associada a uma crise que foi pontual, apostamos na recuperação e projetamos um crescimento de 15% em relação a 2009, ou seja, cerca de 5% melhor que 2008” e completou: “Fizemos um acordo com a marca japonesa Okamura que nos garante transferência de tecnologia para novos produtos”, ressaltou e completou: “desenvolvemos o mobiliário Organon, que facilita o arquivamento”, detalhou.

A Bortolini Móveis, sediada em Garibaldi (RS), está para inaugurar sua nova fábrica de 18 mil m² na cidade gaúcha: “Investimos R$ 12 milhões na construção da unidade, sendo R$ 1,5 milhão em novas máquinas e equipamentos; com esse investimento estamos dobrando nossa capacidade de produção para atender os novos imóveis comerciais que serão entregues até 2012 e os 30 showrooms que temos, espalhados por todo o Brasil”, informou o empresário Rogério Bortolini. Segundo o executivo, a construção da nova unidade seguiu as recomendações ISO 14001: “Ganhamos em eficiência com a economia de energia e água na nova planta, adotamos uma arquitetura ecoeficiente, que possui iluminação fotovoltaica, e uma cobertura vegetal no teto da fábrica que diminui a incidência de calor no novo sistema de ventilação; além de reutilizar a água da chuva, criamos um ambiente em que nossos arquitetos e decoradores podem trabalhar com melhor eficiência nos novos projetos”, argumentou Bortolini. Atualmente a empresa produz 70 mil peças de mobília por ano e está otimista sobre 2010: “Depois de uma pequena retração no ano, nossa expectativa é crescer entre 30% e 40% esse ano, para isso, estamos apresentado na Office Solution, a nova linha Legia, que privilegia a racionalização de espaço no ambiente de trabalho”, disse, referindo-se ao lançamento que fará no evento do setor que tem início hoje em São Paulo.

O organizador da Office Solution, Ricardo Aronovich, projeta o crescimento do segmento: “O setor que reúne 560 indústrias mobiliárias deve voltar ao patamar de 2008 e crescer mais 6%”.

“Fechamos uma parceria com o grupo espanhol Figueras, o mesmo que equipou com cadeiras os estádios da Copa da Alemanha e o estádio do Barcelona, para produzir os assentos VIP e populares que poderão ser utilizados quando o Campeonato Mundial de Futebol for no Brasil, em 2014”,vislumbrou o fabricante de cadeiras de escritório da Creative Office Design, Markus Schmidt.O empresário fala do potencial das arenas esportivas: “Atualmente fornecemos móveis configurados para escritórios, cinemas, auditórios, salas de concerto e apresentações, cerca de 30 mil assentos nos próximos 12 meses, que envolvem planejamento de arquitetura e engenharia, o mesmo processo que envolvem planejamento de arquitetura e engenharia, o mesmo processo que envolve a construção e a reforma de are

Preço da cesta básica de SP fica em média 1,87% maior em março, aponta Fipe

O preço da cesta básica vendida na cidade de São Paulo aumentou em todas as seis regiões pesquisadas no mês de março, de acordo com levantamento mensal divulgado nesta segunda-feira (05/04) pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). Em média, o preço do conjunto de produtos na Capital ficou 1,87% mais caro no mês passado, na comparação com fevereiro, atingindo R$ 257,82, contra R$ 253,10 no segundo mês do ano. No acumulado dos últimos 12 meses, a cesta ficou 4,48% mais cara. No acumulado deste ano, o aumento foi de 4,29%.

Ainda segundo a Fipe, em março, a cesta básica registrou aumentos de mais de 1,4% em todas as regiões analisadas, com destaque para a zona Leste I (Brás, Belém, Mooca etc), onde houve o maior aumento, de 2,27%, com preço da cesta passando de R$ 251,05 para R$ 256,75. Na zona Norte (Santana, Bom Retiro, Freguesia do Ó etc), o preço do conjunto saiu de R$ 254,71 para R$ 260,25, entre fevereiro e março deste ano – um aumento de 2,17%. A zona Oeste (Barra Funda, Perdizes, Bela Vista etc) registrou o terceiro maior aumento no valor da cesta no mês passado, de 1,98%, passando de R$ 258,23 para R$ 263,35. Na zona Leste II (Aricanduva, São Mateus, Itaim Paulista etc), o preço do conjunto ficou 1,88% mais caro, com valor saindo de R$246,71 para R$ 251,35.

As zonas Sul I (Santo Amaro, Moema, Ipiranga etc) e Sul II (Campo Limpo, Socorro, Cidade Dutra etc) registraram os menores incrementos do mês passado. Na primeira região, o aumento de 1,49% fez o valor da cesta sair de R$ 263,60 para R$ 267,53. Já na segunda, o preço da cesta foi de R$ 244,27 para R$ 247,70, um incremento de 1,40%.

Oficina do Meio Ambiente no Carioca Shopping

O Carioca Shopping, no Rio de Janeiro, preparou um evento especial para divertir e informar a garotada sobre os cuidados com o meio ambiente. Domingo, dia 11 de abril, as crianças que passarem pelo centro de compras participam de oficinas de reciclagem e jardinagem. Além de dicas para cuidas das plantas, os clientes mirim terão aulas de ecologia e dicas do que podem fazer para ajudar o planeta. Todos os materiais utilizados na oficina serão fornecidos pelo shopping. O evento é gratuito. Vale conferir. A Oficina do Meio Ambiente é gratuita e acontece a partir das 16h00 no Carioca Shopping – Av. Vicente de Carvalho, 909 – Vila da Penha – Rio de Janeiro. Tel.: (21) 3688-2001.

Moda Outono/Inverno desfila no Shopping Iguatemi Caxias

Enquanto a estação mais elegante do ano começa a dar sinais da sua chegada, as lojas do Shopping Iguatemi Caxias, em Caxias do Sul (RS) já apresentam as tendências Outono/Inverno deste ano. Quem for ao centro de compras para renovar o visual irá encontrar um show de opções para todos os momentos, num desfile do que passou pelas principais passarelas do mundo. A nova temporada chega às vitrines informando muitas direções de estilo e composições, que permitem ao consumidor construir looks cada vez mais personalizados.

As padronagens clássicas, eternas, ganham destaque com muito xadrez, tanto para eles como para elas, na Makenji. A camisaria vem com força para o público feminino e aparece em tons neutros, como o branco, preto, nude, cinza, mas também em composições mais quentes, como o vermelho, e estampas de bichos, que ganham outras colorações além da tradicional. As peças de alfaiataria mantêm o espaço já conquistado e apresentam calças com cintura mais alta. As saias vêm em composições mais justas, assim como os vestidos, próprios para se usar com casacos mais longos do inverno.

Na Canal, o preto e o cinza são protagonistas dos novos looks. No jeans, o tingimento black predomina. Os acessórios destacam peças em couro e tachas nos cintos, bolsas e botas. Com parte da coleção inspirada na China, as clientes também poderão encontrar blusas com estampas de urso-panda e outros motivos que lembrem o país oriental. Com uma moda para as mulheres atarefadas, a Canal cria composições versáteis para, com apenas um acessório, transformá-las em uma roupa ideal para a noite.

Num resgate do militarismo, a coleção da Siberian traz tons de verde militar, marrons e cáqui. As novidades para os homens ainda incluem peças em azul claro, que remetem aos esportes aéreas. Para elas, cinturas e ombros marcados. Muitos botões e tachas, além de calças boyfit (uma variação da boyfriend, com cintura mais alta). A aposta também é de tecidos mais leves e caimento perfeito.

Os sapatos seguem a tendência democrática. A coleção Via Uno foi inspirada pelo cenário mágico do Marrocos e evidencia sapatos e acessórios cheios de texturas, estampas animais, tramas e pedrarias. Influenciado por culturas tribais, é versátil e explora o lado fashion e casual da mulher contemporânea. Na Jorge Bischoff, a estação é dos scarpins, peep toes e de muitas, muitas botas – de cuissards (extra-longas) até as ankle boots. Nude, marrons, com estampas de bichos ou coloridos, eles prometem ser a peça chave de todos os looks.

Nos acessórios, capazes de definir um visual, as possibilidades são múltiplas. A Morana traz a coleção Lady’n Black, que tem inspiração na Londres dos anos 80 e no glamour e sofisticação da intensidade do preto. As cores principais são, além do preto, o prata, cinza e o dourado. O colorido fica por conta das pedras brasileiras como olho de tigre, quartzo verde, sodalita e citrino. Na Balonè, o destaque fica para as mil personalidades refletidas pelo conceito trabalhado com diversas composições que simulam um efeito de espelho.

Para eles e para elas, a moda Outono/Inverno do Iguatemi traz de tudo um pouco para deixar o guarda-roupas da estação cheio de atitude. Looks para todos os momentos dão espetáculo ao desfilar entre os estilos clássico, moderno, esportivo, ousado, despojado, romântico…