Brasil suspende sanções comerciais contra EUA por duas semanas

O governo suspendeu até o dia 21 de abril as sanções contra mercadorias exportadas ao Brasil pelos Estados Unidos, que deveriam entrar em vigor na quarta-feira. De acordo com decisão da Câmara de Comércio Exterior (Camex), nesse prazo serão analisadas sinalizações de “entendimentos preliminares e provisórios” de três aspectos das negociações em curso entre os dois países.

A retaliação foi definida em represália aos subsídios ilegais concedidos a produtores de algodão americanos e envolve aumento de tarifas para 102 produtos – de algodão, trigo e automóveis a paracetamol, fogões e óculos de sol. Agora, os EUA fizeram uma proposta para negociar a disputa comercial, com vistas a evitar as sanções.

Os Estados Unidos acenaram com a criação de um fundo para financiar projetos que beneficiem a lavoura de algodão brasileira no valor de US$ 147,3 milhões por ano, a ser gerido pela iniciativa privada. Os negociadores americanos também prometeram negociação bilateral de novos termos para o funcionamento do programa de garantias de crédito à exportação brasileira e a adoção de medidas de cooperação na área de sanidade animal, em particular, no que refere aos setores de carnes bovina e suína. Especificamente, o estado de Santa Catarina seria reconhecido como região livre de febre aftosa sem vacinação.

McDonalds lança novos Copos da Coca-Cola

O McDonald’s começa o mês de abril com uma novidade para os amantes de futebol. Ontem (05/04) chegou em todos os restaurantes da rede os novos Copos da Coca-Cola com o tema da Copa do Mundo da FIFA na África do Sul.
A campanha, realizada em parceria com a Coca-Cola, reforça a estratégia do McDonalds de promover ações voltadas à Copa do Mundo da FIFA de 2010. Produzido em vidro transparente, o copo foi inspirado no formato clássico da garrafa do refrigerante e pode ser encontrado nas cores verde, vinho, cristal, roxo, azul e lima. Para ganhar o copo exclusivo, basta o cliente comprar uma McOferta (sanduíche, acompanhamento e bebida) e um McFlurry no mesmo cupom fiscal.
A chegada da promoção Copos da Coca-Cola 2010 tem como objetivo atender as expectativas dos consumidores que sempre buscam novidades e ampliar a experiência em nossos restaurantes. Segundo Roberto Gnypek, Diretor de Planejamento e Marketing da Arcos Dourados, empresa que administra a marca McDonalds na América Latina , a promoção fortalece a parceria entre as duas marcas. “No ano passado, tivemos uma ação com copos da Coca-Cola. O sucesso foi tamanho que o McDonald’s decidiu criar uma nova promoção com copos em um novo design”, explica o diretor.
Além da promoção com os copos da Coca-Cola, na estratégia de Marketing voltada para a Copa do Mundo da FIFA, a marca está promovendo o concurso cultural “Vivendo um Sonho de Craque”, que vai escolher cinco crianças , que entrarão de mãos dadas com os jogadores da Seleção Brasileira durante o jogo Brasil x Portugal. As inscrições vão até o próximo dia 13. O concurso já conta com cinco mil participantes e o site da empresa já registrou 134 mil acessos. Para participar, crianças entre seis e dez anos devem enviar um vídeo, desenho, texto ou uma foto sobre o tema “Eu vou com o Brasil para a Copa do Mundo da FIFA da África do Sul”. Os trabalhos serão publicados no hotsite www.mcdonalds.com.br/sonhodecraque para a escolha do público. Os cem mais votados vão receber kits exclusivos do McDonalds. Dentre eles, o pentacampeão Cafu escolherá os cinco melhores trabalhos, seguindo os critérios de criatividade, fidelidade ao tema e originalidade.

Shopping Tijuca e Canal Extra realizam o sonho de ser modelo

O Shopping Tijuca, no Rio de Janeiro, e o Infoglobo realizam até 3 de outubro uma promoção que irá realizar o sonho de dezenas de jovens de se tornarem modelos. O concurso cultural “Canal Extra e Shopping Tijuca Realizam Seu Sonho de Ser Modelo”, irá premiar os mais belos inscritos com a participação em um editorial de moda, na Revista Canal Extra. Os melhores do ano irão concorrer ainda a uma participação na Semana de Moda do Shopping Tijuca, que acontece em setembro.

Para concorrer basta ser maior de 18 anos, preencher o formulário que será publicado na revista Canal Extra, do Jornal Extra, e depositar juntamente de uma foto 10 x 15cm de corpo inteiro na urna do Shopping Tijuca. Outra opção é fazer a inscrição através do site do jornal. Os iniciantes que não possuem uma foto de corpo inteiro vão ganhar uma ajuda e tanto do Shopping Tijuca! Eles poderão dirigir-se ao centro de compras, aos sábados, até o mês de setembro, no horário entre 16h00 e 22h00. Lá ele será fotografado mediante a apresentação do cupom publicado na Canal Extra ou impresso do ambiente online, devidamente preenchido. A cada segunda-feira, serão fotografadas(os) de forma profissional, dentro do horário estabelecido, as(os) 50 primeiras(os) participantes que se apresentarem no estande localizado no piso L1.

As fotos enviadas pelos participantes serão analisadas com base nos critérios de beleza e harmonia, por uma comissão julgadora composta pelas equipes da redação do jornal Extra e do marketing do Shopping Tijuca, bem como por outros profissionais convidados pelas equipes. Serão selecionados, até a data de término do concurso, quatro vencedores por mês, com exceção da seleção dos inscritos no mês de setembro, quando serão selecionados 12 modelos.

M. Martan inaugura loja no Shopping São José

O Shopping São José, em São José dos Pinhais (PR), recebe neste mês de abril uma loja exclusiva da tradicional marca de artigos de cama, mesa e banho M. Martan. A loja abre ao público na quinta-feira (08/04) no piso L1 já com a nova coleção outono-inverno. O espaço conta com 145 m², ambiente sofisticado, produtos diferenciados e preços acessíveis de mercado. “Vamos trabalhar com a linha completa da marca, criando um cenário de bom gosto, requinte e moda. Nosso diferencial é a coordenabilidade, isso significa que você consegue coordenar entre si todas as peças das quatro coleções anuais, porque as estampas transitam livremente. Isso proporciona ao cliente um novo conceito de economia aliado à versatilidade”, explica a empresária Fábia Bosco.

Esta não é a única loja a inaugurar em 2010. No mês de fevereiro foi reinaugurada a loja TIM São José que abriu sob nova direção e com um grande diferencial. Antes os clientes que moram ou trabalham na cidade de São José precisavam se deslocar até Curitiba para ter atendimento direto e exclusivo, agora podem contar com todos os serviços da operadora TIM na loja situada no piso L1 do Shopping São José. A nova estrutura de 70 m² oferece um portfólio vasto de aparelhos com novos produtos, além de equipes treinadas e capacitadas para agilizar e melhor atender o cliente.

Um em cada três líderes de RH influencia decisões estratégicas nas empresas

Apenas um em cada três líderes da área de RH (recursos humanos) influencia as decisões estratégicas da empresa, revelou pesquisa realizada pela consultoria Right Management. Além disso, os dados mostraram que apenas um em cada quatro profissionais da área participa efetivamente das decisões executivas.

De acordo com o vice-presidente executivo da Right para as Américas, George Herrmann, em organizações de alto desempenho, a participação mais efetiva do RH nas decisões das empresas têm se tornado uma reivindicação frequente. Porém, segundo os dados, isso parece estar pouco disseminado. Ele explicou que o líder da área de RH é responsável por garantir que o diretor-executivo perceba o valor das pessoas e invista em uma estratégia de talentos alinhada com os objetivos da empresa.

“Se o RH decide fazer parte das decisões executivas, deve mostrar para o board da empresa o valor e o impacto com que suas estratégias contribuem para o desempenho da companhia”, afirmou. Para isso, é preciso que ele entenda cada uma das pessoas que compõem a liderança da empresa, cargos e atividades realizadas. Normalmente, o board das empresas é formado pelos seguintes profissionais:

CFO (Chief Financial Officer): responsável pelo desempenho financeiro e valor da empresa para os acionistas;
COO (Chief Operating Officer): visualiza a execução de planos de negócios e eficiência operacional;
CEO (Chief Executive Officer): responde pela estratégia geral da empresa e por seu desempenho.
Segundo a Right, entender cada um desses cargos e a relação deles com os objetivos de negócios da empresa é um fator decisivo na elaboração de um discurso que os impacte.

Estou convencido de que Dilma será a próxima presidente do Brasil, diz Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou na noite deste domingo (04/04) que está convencido de que Dilma Rousseff será a próxima presidente do Brasil. Em entrevista ao programa “Canal Livre”, da Band, Lula disse que Dilma foi presa e torturada durante a ditadura, mas que não tem “ressentimento” nem mágoa. Ao falar sobre a pré-candidata, o presidente citou o filme “Invictus”, que trata sobre a vida de Nelson Mandela –que passou 21 anos presos e elegeu-se presidente da África do Sul em 1994— e José Mujica, ex-preso político que foi eleito presidente do Uruguai. Lula comparou Mandela e Mojica à Dilma.

Antes de falar sobre Dilma, o presidente afirmou que só fará campanha nos horários fora do seu expediente de trabalho. “Dilma não é minha candidata. É candidata do PT. Enquanto eu estiver trabalhando, das 08h00 às 22h00, não terei candidato. Depois do expediente, vou para o palanque”. Sobre a diferença de nove pontos percentuais entre Dilma e José Serra, pré-candidato do PSDB, revelado na última pesquisa do Datafolha, Lula afirmou que a campanha ainda está no começo. “Você acha que um cara que perdeu três eleições vai se assustar [com a pesquisa]?”, perguntou aos jornalistas.

Ao ser questionado sobre um possível retorno à Presidência da República em 2014, Lula afirmou que aquele que o suceder terá direito ao segundo mandato e que ele já cumpriu “o que deveria”. Após deixar a presidência, Lula disse que continuará como militante político, porém negou a possibilidade de ocupar o cargo de secretário geral da ONU. “O secretário geral da ONU precisa ser um burocrata, não pode ser alguém de opiniões muito fortes”, disse.

O presidente criticou a programação dos canais da televisão brasileira. “Eu tomo café da manhã com tiro na televisão e janto com tiro na televisão”. Segundo Lula, deveria haver programas que incentivem a paz. O presidente negou que tenha existido tentativas de controle da mídia durante o seu governo.

Em relação aos sindicalismo, Lula afirmou que a relação entre os sindicatos e os empresários hoje é muito mais moderna e avançadas do que quando ele foi presidente sindical. O presidente criticou os presidentes sindicais que permanecem no cargo por mais de dois mandatos.

Novo Shopping Popular de Ribeirão Preto começa a ser implantado

Na segunda-feira (05/04), a prefeita de Ribeirão Preto, no interior paulista, Dárcy Vera, acompanhada por secretários e o chefe da Fiscalização Geral, vai vistoriar o imóvel onde funcionará o Novo Shopping Popular, na rua General Osório nº 52. A questão dos camelôs ficou a cargo dos secretários da Fazenda, Manoel Saraiva; Planejamento, Ivo Colichio, e também do chefe do Departamento de Fiscalização Geral, Osvaldo Braga.

Para equacionar a questão, eles se basearam em modelos que deram certo em outros municípios como a capital mineira, Belo Horizonte, onde existem três shoppings populares, inclusive visitados pela equipe da Prefeitura de Ribeirão Preto. O novo Shopping Popular em Ribeirão Preto entrará em atividade tão logo sejam feitas as devidas reformas e adequações no prédio da rua General Osório.

Mulheres da classe C movimentam cerca de R$ 158 bilhões por ano

Amabília, 23 anos, tem como maior sonho os estudos e a formação profissional. Elas trabalham fora, cuidam da casa, dividem as despesas familiares e ainda têm tempo e dinheiro para gastar com o consumo próprio. Detentoras de um poder aquisitivo cada vez maior, as mulheres da classe C estão ganhando destaque não só no mercado de trabalho, como na economia da classe média. Até o final do ano, estima-se que elas irão movimentar R$ 158 bilhões em consumo, de acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto Data Popular, em 153 cidades brasileiras, incluindo Salvador. Uma prova disso é que, no shopping ou nos mercados, há 12 mulheres da classe C para cada dez homens em compras. Elas também somam mais de 60% da população feminina com acesso a serviços financeiros.

O estudo tomou como base mulheres acima dos 18 anos, cuja renda familiar esteja entre três a 10 salários mínimos. “Porém, mais de 70% corresponde à faixa até cinco salários”, afirma o sócio-diretor do instituto, Renato Meirelles. Segundo os dados, elas são 48,6 milhões dos 94,4 mi que fazem parte da classe C – 49,7% da população.

No shopping, são elas que representam 59% do público consumidor, contra 22% da classe A/B e 19% D/E. Em lojas de roupas e farmácias, ocupam 51% da clientela – 14% são A/B e 35% são D/E. Em supermercado, elas também são maioria: 50%, contra apenas 12% A/B e 37% D/E.

Começa hoje a vacinação contra gripe suína para pessoas entre 20 e 29 anos

A terceira etapa de vacinação contra a gripe suína –a gripe H1N1– começa nesta segunda-feira (05/04) e será destinada à população de 20 a 29 anos. Segundo o Ministério da Saúde, a segunda etapa da campanha, para imunizar grávidas, crianças de seis meses a dois anos e portadores de doenças crônicas, foi prorrogada e deve ocorrer até o dia 23 de abril. A segunda etapa começou no dia 22 de março e deveria se estender até anteontem, mas, em decorrência do feriado prolongado de Páscoa, deverá seguir simultaneamente com a terceira etapa da campanha.

Após o encerramento dessas etapas, receberão a vacina idosos com 60 anos ou mais portadores de doenças crônicas, entre 24 de abril a 7 de maio. Os demais idosos irão tomar a vacina contra a gripe comum. No período de 10 a 21 de maio, serão imunizados adultos de 30 a 39 anos.

A vacinação de grupos prioritários segue parâmetros da OMS (Organização Mundial da Saúde), que recomenda a imunização de trabalhadores de serviços de saúde, indígenas, além de gestantes e pessoas com doenças crônicas. O Ministério da Saúde ainda não informou quando a vacina estará disponível para o restante da população.

A vacinação ocorre antes do inverno, período em que as gripes aparecem de forma mais acentuada. A medida já ocorreu em boa parte dos países do hemisfério norte e agora começa no hemisfério sul. No mundo, ao menos 16 mil pessoas já morreram devido a doença. No Brasil foram cerca de 1,7 mil.