Vacinação de Gripe H1N1 no Central Plaza Shopping

Nos próximos dias 10 e 24 de abril, o Central Plaza Shopping, em São Paulo, participará, em parceria com o Centro de Referência da Vila Prudente, da Campanha Nacional de Vacinação contra o vírus Influenza A H1N1 (Gripe Suína).

Na ocasião, será montado um Posto na Central de Cursos do Shopping (Piso Térreo) que funcionará das 10h00 às 16h30, para que as pessoas possam receber a dose da vacina. No dia 10/04 serão vacinados contra gripe suína jovens entre 20 e 29 anos. Já no dia 24 de abril será a vez do público acima de 60 anos que, além da H1N1, receberá também imunização contra gripe comum.

Segundo o Ministério da Saúde, a vacinação está sendo feita por grupos prioritários e segue parâmetros da Organização Mundial da Saúde (OMS). A imunização ocorre antes do inverno, período em que as gripes aparecem de forma mais acentuada. A medida já ocorreu em boa parte dos países do hemisfério norte e agora começa no hemisfério sul. No mundo, ao menos 16 mil pessoas já morreram devido à doença. No Brasil foram cerca de 1,7 mil.

Dia de Combate ao Câncer ganha palestra no Shopping Iguatemi Caxias

O Dia Mundial de Combate ao Câncer, comemorado nesta quinta-feira (08/04), ganha uma atividade especial no Shopping Iguatemi Caxias, em Caxias do Sul (RS). A partir das 16h00, na Livraria Saraiva, o psico-oncologista Marcelo Fender, estará ministrando a palestra Câncer & Emoções, que irá abordar os aspectos emocionais relacionados ao paciente com a doença. A atividade é voltada, especialmente, para as pessoas de entidades que auxiliam no combate ao problema, mas está aberta à comunidade interessada.

Pós-graduado em Gestalt Terapia e Fenomenologia & Grupos, Fender é titular da Sociedade Brasileira de Psico-Oncologia (SBPO) e coordenador do núcleo de Psico-oncologia da SBPO em Caxias do Sul.

Brasileiro está mais sedentário e come mais fruta e menos feijão

Os brasileiros estão comendo mais frutas e hortaliças, mas menos feijão, mostra uma pesquisa divulgada pelo Ministério da Saúde. A proporção dos que consomem o alimento pelo menos cinco vezes por semana caiu de 71,9%, em 2006, para 65,8% em 2009. Uma das explicações dadas pelo governo foi o tempo de preparo do alimento, incompatível com a correria das cidades. O ministro José Gomes Temporão considerou o dado preocupante pelo fato de o feijão ser rico em fibras e proteína. Por outro lado, o consumo de cinco porções diárias de frutas e verduras subiu de 7,1% para 18,9%. O levantamento do Ministério da Saúde mostrou também que cresceu a proporção de sedentários no país. Em 2006, 13,2% dos adultos não praticavam nenhum exercício físico.

Em 2009, o percentual subiu para 16,4%. Uma das explicações é a inserção das mulheres no mercado de trabalho. Isso faz com que elas façam menos tarefas domésticas, que são consideradas como atividade física pela pesquisa. O estudo foi feito com base em entrevistas telefônicas 54.367 pessoas.

Poupança capta R$ 4,2 bi no 1º tri, melhor captação desde 1997

A caderneta de poupança registrou captação líquida (depósitos menos saques) de R$ 4,246 bilhões nos três primeiros meses de 2010, o melhor resultado para um primeiro trimestre desde 1997, com captação de R$ 4,645 bilhões. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (07/04) pelo Banco Central. Janeiro foi responsável pela melhor captação líquida do trimestre, com R$ 2,619 bilhões, seguido por fevereiro, quando a caderneta registrou depósitos menos retiradas em R$ 1,088 bilhão.

Os depósitos feitos em março somaram R$ 96,513 bilhões, alta de 18,13% em comparação ao mesmo mês de 2009. Os saques, porém, corresponderam a R$ 95,975 bilhões, o que fez com que a caderneta de poupança registrasse captação líquida de R$ 538,124 milhões. Com o resultado, o saldo acumulado no trimestre passou de R$ 325,724 bilhões em fevereiro para R$ 327,885 bilhões. Os rendimentos creditados somaram R$ 1,622 bilhão. No primeiro trimestre de 2009, os saques superaram os depósitos em R$ 582 milhões.

Beijo de Cinema no Center Shopping Rio

Em comemoração ao dia do beijo, celebrado no Brasil no dia 13 de abril, o Center Shopping Rio, na capital fluminense, realiza a promoção cultural “Beijo de Cinema no Center Shopping”, em parceria com o CinemaStar. A partir de hoje (07/04), quem demonstrar seu amor para amigos, namorados ou parentes, concorre a um par de ingressos para qualquer filme em exibição no cinema do shopping de Jacarepaguá. Para participar, basta acessar o site www.centershoppingrio.com.br, preencher o cadastro e enviar uma foto do participante beijando alguém. As duas imagens mais criativas poderão curtir um filme a dois, lembrando que não precisa ser necessariamente a imagem de um casal. A promoção termina no dia 13 e o resultado será divulgado no dia 15. Mais informações através do site (www.centershoppingrio.com.br) ou pelo telefone (21) 3312-5000.

Pedidos de falência de grandes empresas crescem 6,9% no 1º trimestre

De janeiro a março desde ano, os pedidos de falência de grandes empresas chegaram a 62, ante 58 no mesmo período de 2009, um aumento de 6,9%. A informação é do Indicador de Falências e Recuperações, pesquisa mensal realizada pela empresa de consultoria Serasa Experian.

De acordo com o economista responsável pela pesquisa, Carlos Henrique de Almeida, o aumento está associado à demanda externa, que ainda não se recuperou plenamente dos efeitos da crise financeira internacional que começou em setembro de 2008, e ao “fato de o real estar valorizado frente ao dólar, estimulando as importações”. No entanto, ele observou que a economia está crescendo, o que permite melhor desempenho das empresas de médio porte. O segmento apresentou queda de 12% nos pedidos de falência, que passaram de 117 para 103 processos. O mesmo aconteceu com as micro e pequenas empresas,cujos pedidos de falência caíram de 330 no ano passado 319 neste ano, 3,3% a menos.

A pesquisa mostra que, no conjunto dos segmentos, as falências requeridas diminuíram pela metade (50,2%) e o movimento de recuperações judiciais requeridas (em que as empresas tentam renegociar os seus débitos) teve redução de 4,2%. Com a Nova Lei de Falências no Brasil, criada em 2005, a recuperação judicial substitui a antiga concordata. Seu objetivo é evitar que empresas com condições de sobrevivência, mas que estão passando por dificuldades temporárias, tenham de pedir falência.

Para Henrique Almeida, o desempenho das micro e pequenas empresas ainda esbarra na dificuldade de acesso ao crédito. Ele citou dados do Banco Central que mostram crescimento de 2,7% para as linhas de financiamento aos consumidores, enquanto para aquele segmento empresarial a oferta cresceu apenas 1,7%.

Riachuelo inaugura loja em Diadema no Shopping Praça da Moça

Amanhã (08/04), a rede de moda masculina e feminina Riachuelo inaugura sua primeira loja em Diadema (SP), no Shopping Praça da Moça. O espaço surge dentro de um novo conceito arquitetônico, que visa o rejuvenescimento e modernização da rede. Com quase 2 mil m² (área de vendas), o novo ambiente disponibilizará o mix completo de produtos da empresa que seguem as últimas tendências do mundo fashion. O moderno ambiente surpreenderá os clientes pelas novas experiências visuais e sensoriais.

Exclusivamente para esta inauguração, a rede promoverá uma série de ações especiais como distribuição de balões, DJ e uma inusitada ação com artistas interpretando paparazzi e “causando” com a chegada dos clientes à loja. Além disso, até o dia 18 de abril, a loja concederá descontos de 20% nas peças sinalizadas com o tag. No sábado (10/04), das 12h00 às 14h00, a loja será visitada por dois atores: Marcos Pasquim e Fábio Villaverde. Para as tietes de plantão, a rede promove uma superpromoção: nas compras acima de R$ 100 no Cartão Riachuelo, as clientes terão a oportunidade de tirar uma foto com o ator preferido e ainda ganhar um autógrafo personalizado.

Aprimorando o objetivo de proporcionar total facilidade ao cliente, a Riachuelo destaca dentro deste projeto um layout moderno. As áreas estarão devidamente sinalizadas e ambientadas de acordo com os departamentos de moda feminina, masculina, infantil, acessórios, casa e decoração. Para isso, foram concebidos elementos de visual merchandising, que determinam e marcam cada um dos diferentes segmentos dentro da própria loja de maneira perfeitamente integrada. Tal exposição valoriza a infinita variedade de produtos que a Riachuelo disponibiliza aos seus clientes, objetivando sempre a democratização da moda. Com mais essa inauguração na cidade de Diadema, a Riachuelo eleva a 108 o número de lojas espalhadas pelo Brasil.

Projeto de lei pode permitir volta do juro composto

O presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio, deputado Dr. Ubiali (PSB-SP), afirmou que o Congresso pode aprovar um projeto de lei que reveja a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de proibir a prática de juros compostos. Ele participa nesta quarta-feira da audiência pública que discutiu a súmula 121 do STF. “É muito preocupante que o mercado viva em flagrante ilegalidade”, disse o deputado, no encerramento da audiência pública que discutiu o assunto.

O professor da FEA-USP (Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade) Heron do Carmo disse que a lei deve permitir a opção por diferentes modelos de juros, mas exigir que os contratos contenham regras que protejam o consumidor.

Já o professor de Matemática Financeira do Instituto de Ensino e Pesquisa de São Paulo José Dutra Vieira Sobrinho informou que muitos juizes têm mandado rever as regras de contratos para que seja aplicado o jurosimples, como determina a súmula do STF.

Para o deputado Jurandil Juarez (PMDB-AP), os tribunais podem estar decidindo contra os juros compostos com a intenção de proteger as pessoas de dívidas impagáveis. Seria o caso, disse o deputado, daquelas pessoas que financiaram imóveis e, ao final do período do empréstimo, ainda têm um saldo devedor de valor igual ou maior que o montante original. Ele afirmou que esses casos ocorrem não apenas pelo modelo de juros praticado pelo financiamento, mas por conta da inflação do período.

Fim do IPI menor vai gerar queda nas vendas e alta de preços, diz CNI

O fim da redução tributária a produtos como veículos, fogões e geladeiras, em março, deve não só gerar uma queda nas vendas, como também elevar preços e até pressionar a inflação. A avaliação é do economista-chefe da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Flávio Castelo Branco. “O retorno à normalidade na tributação, evidentemente, deve levar a uma recomposição de preços desses setores de bens duráveis. Pois quando desonerou, o preço caiu”, disse ele.

Castelo Branco lembrou que houve uma “boa” antecipação de compras em março, já que a desoneração terminou ao fim daquele mês para vários produtos, entre aqueles beneficiados pelo governo com redução de impostos durante a crise financeira mundial, iniciada ao fim de 2008. “É razoável esperar um amortecimento nas vendas desses produtos já no mês de abril”, continuou o economista. “Temos que esperar. O mercado é que vai dar o tom.”

Castelo Branco não sabe que percentual os setores de automóveis e linha branca de eletrodomésticos – para citar alguns entre os que perderam a redução de impostos – representam no total do faturamento real mensal apurado na indústria, pela CNI. Uma vez que representou o último mês com incentivo fiscal para o consumo desses itens, “março deve vir muito bem” em termos de vendas, prevê o economista.

Em dados concretos, a CNI apresentou os números de fevereiro, que já apontaram que as vendas reais da indústria de transformação registraram expansão de 3,3% sobre janeiro, descontados efeitos sazonais. Houve alta de 10,1% no primeiro bimestre, voltando a patamares anteriores à crise. “O efeito do fim da tributação reduzida, porém, pode levar a uma acomodação do faturamento real em abril, e até recuo de setores como o de veículos automotores”, comentou o economista da CNI.