Mauá Plaza Shopping lança segunda edição da revista Em Foco

A revista Em Foco, do Mauá Plaza Shopping (SP), está em fase de distribuição logo após seu lançamento, com uma tiragem de 10 mil exemplares. A publicação traz matérias interessantíssimas de numerologia, moda, cinema, viagens e muitos outros assuntos.

Entre as páginas pode-se ver um belíssimo editorial de moda realizado nas instalações dos Cinemas Araújo, com o tema “Moda e Cinema”. Em “Turismo Nacional” os leitores encontram ótimas dicas de passeios em Natal. Já em “Turismo Internacional”, o tema fica por conta da diversão e romantismo em Bariloche.

Em “Beleza”, a matéria sobre cabelos dá dicas para cuidar dos fios e mantê-los hidratados e brilhantes. Em “Estética”, as temidas rugas são abordadas. Outros destaques vão para matérias de decoração, comportamento, tecnologia, infantil e esporte. Um dos itens mais esperados pelo público são as dicas de compras encontradas facilmente nas páginas centrais da revista.

Como pauta de responsabilidade social, a matéria “Por uma Cidade mais Saudável” fala sobre como melhorar a qualidade de vida de pessoas, eliminar poluição, garantir desenvolvimento do turismo e ainda conservar o meio ambiente. Pra finalizar em grande estilo, a revista recomenda música e literatura para os leitores.

A publicação é semestral, distribuída gratuitamente nas instalações do Mauá Plaza Shopping além de ter sido encartada no jornal Diário do Grande ABC.

Carioca Shopping monta posto de coleta de donativos às vítimas das chuvas

O Carioca Shopping, no Rio de Janeiro, está disponibilizando um local para os clientes que quiserem fazer doações para as vítimas da chuva. O objetivo e facilitar a entrega dos donativos. “Muita gente quer ajudar, mas não sabe como e nem onde entregar sua doação. Por isso, acaba desistindo”, explica Marcio Araujo, superintendente do Carioca Shopping. Os alimentos não perecíveis, água, colchonetes e roupas estão sendo recolhidos no Balcão de Informações, no primeiro piso do Carioca Shopping. Tudo o que for arrecadado será entregue no posto central da Guarda Municipal.

Vacinação no Shopping União de Osasco

A Secretaria de Saúde de Osasco, em parceria com o Shopping União de Osasco, na Grande São Paulo, realiza nos próximos dias 10, 14 e 15 de abril vacinação contra o vírus Influenza A H1N1. É importante salientar que nessas datas serão vacinadas somente pessoas entre 20 e 29 anos.

Todavia, alguns cuidados essenciais são importantes nesta época do ano em que as estações mais frias marcam presença. Além da Campanha de Vacinação do Governo do Estado de São Paulo, o Shopping União de Osasco alerta seus clientes para detalhes que não devem ser esquecidos e que fazem toda a diferença na luta contra a propagação do vírus Influenza A H1N1. Para tanto, não devemos esquecer de lavar as mãos sempre que possível com água e sabão; cobrir o nariz e a boca com um lenço, de preferência descartável, ao tossir ou espirrar; e não compartilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal.

Se cada um fizer a sua parte, a saúde de todos com certeza agradecerá. Confira dias, horários e local da vacinação no Shopping União de Osasco:

Dia 10/04/2010
Horário: das 08h00 às 16h00
Local: Piso Avenida, próximo ao Poupatempo

Dias: 14 e 15/04/2010
Horário: das 14h00 às 20h00
Local: Piso Avenida, próximo ao Poupatempo

Perdas causadas pela chuva no Rio podem chegar a R$ 23,7 bi

As perdas totais do estado do Rio de Janeiro podem chegar a R$ 23,76 bilhões, o equivalente a 8% do Produto Interno Bruto (PIB) estadual de R$ 297 bilhões (últimos dados do IBGE de 2007), segundo o professor Francisco Barone da Ebape/FGV. O cálculo inclui danos que precisam ser recuperados pelo poder público e privado. O comércio deixou de faturar R$ 270 milhões (somente na terça e quarta-feira), enquanto a indústria teve problemas para receber matérias-primas e perdeu 40% da produção.

Barone diz que os reparos de sinalização e contenção de encostas fazem parte das perdas, e desconsidera projetos de retirar famílias de áreas de risco. De acordo com ele, estes projetos estruturais são de longo prazo e dependem de estudos maiores do governo. “Ainda é cedo para ter um número final de perdas. O cálculo não inclui melhorias definitivas para evitar novos problemas. No caso da Praça da Bandeira, calculo a limpeza das vias e dragagem, mas não incluo obras para evitar outras enchentes”, afirma Barone.

Muitos estabelecimentos industriais interromperam sua produção na terça-feira e os que abriram se queixam de perdas de até 40%, de acordo com pesquisa feita pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan). Os prejuízos são relacionados, principalmente, às entregas de mercadorias e às faltas dos funcionários. “A indústria prevê até cinco dias para recuperar 100% da capacidade produtiva”, disse o gerente do Centro Industrial do Sistema Firjan-RJ Alberto Besser.

Para o levantamento, foram feitos contatos telefônicos com 28 empresas, das quais três de grande porte, nove médias e 16 pequenas. Ao todo, estas empresas empregam cerca de 4 mil funcionários. Os maiores impactos da indústria foram causados na região leste (Niterói, São Gonçalo) e no Grande Rio (Coelho Neto, Estácio), onde muitas empresas permaneceram fechadas. Problemas como fornecimento de energia elétrica e botijões de gás também causaram perdas. Besser destaca que mesmo as empresas que ficam em regiões que não tiveram interrupção alguma com a chuva, foram prejudicadas pelos problemas de seus escritórios localizados no centro.

Em dois dias, terça e quarta-feira, o comércio deixou de faturar R$ 270 milhões, segundo Aldo Carlos de Moura Gonçalves, presidente do Centro de Estudos do Clube dos Diretores Lojistas do Rio de Janeiro (CDL-Rio) e presidente do conselho de comércio bens e serviços da Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ). Para ele, as pessoas ainda estão receosas de sair às ruas com medo de outros alagamentos. “Ventou muito de manhã e isso pode ter afastado as pessoas do comércio. Enquanto o tempo não ficar mais estável, as vendas devem ser fracas”, disse Gonçalves.

Segundo o Chefe do Departamento de Economia da Confederação Nacional do Comércio (CNC), Carlos Thadeu de Freitas, as perdas foram maiores para as pequenas e médias empresas. “Mas como a cidade vive um momento econômico interessante, acredito que o comércio vai recuperar o prejuízo”, disse Freitas.

A chuva que castiga o Rio de Janeiro desde segunda-feira deixou pelo menos 182 mortos e 170 feridos, alagou ruas, causou deslizamentos e destruição no Estado. Segundo o Instituto de Geotécnica do Município do Rio (Geo-Rio), desde o início do mês foi registrado índice pluviométrico entre 200 mm e 400 mm (dependendo da localidade). É o maior índice de chuvas na cidade desde que começou a medição, há mais de 40 anos. A média prevista para o mês de abril é de 91mm.

Center Lapa inicia curso de extensão para treinamento de lojistas e gerentes

Em abril, terá início o I Curso de Extensão em Gestão de Varejo direcionado a lojistas e gerentes do Shopping Center Lapa, em Salvador, que este ano receberá certificado de extensão universitária do Centro Universitário Unijorge. A iniciativa faz parte do Projeto Somar, programa de treinamento profissional do shopping, que capacita as equipes de vendas. O curso será realizado em cinco módulos. O primeiro deles abordará o tema “O mercado e a aplicação do planejamento estratégico” e terá turmas nos dias 13, 14 e 20 deste mês.

O curso terá carga horária de 20h00, com módulos ministrados de abril a setembro, que abordará temas como gestão, vendas, moda e nutrição. O Somar foi idealizado pela administração do shopping Center Lapa. Durante todo o ano são promovidas palestras e treinamentos com foco em atendimento ao cliente, vendas e práticas relacionadas à higiene e conservação de alimentos. No final do ano, são premiados os participantes com as melhores performances e com maiores assiduidades aos eventos.

Multiplan investe R$ 5 milhões na campanha do JundiaíShopping

O JundiaíShopping, empreendimento da Multiplan que será construído na cidade de Jundiaí, interior de São Paulo, ganhou uma campanha de R$ 5 milhões criada pela agência Eugênio. Com filme de 60″ em TVs aberta e fechada no Rio de Janeiro e em São Paulo, e anúncios em jornais e revistas, a campanha fica no ar por quatro semanas.

As obras do JundiaíShopping devem ser iniciadas ainda este ano e a inauguração está prevista para setembro de 2012. O shopping terá, em sua primeira fase, 35.418 m² de Área Bruta Locável (ABL), 193 lojas – sendo 17 âncoras e mega lojas – e 2.079 vagas de estacionamento. O investimento total é estimado em R$ 240 milhões. O projeto inclui ainda duas torres comerciais de dez andares cada e prevê uma expansão de 13.260m² de ABL para lançamento futuro.

Shopping Colinas e Yázigi lançam o Projeto Terra Viva – Mundo Imortal com série de exposições

Na próxima semana, o Shopping Colinas lança o Projeto Terra Viva – Mundo Imortal, que irá promover um conjunto de exposições contemporâneas para refletir sobre as questões ambientais e a biodiversidade, colocando o homem no centro do debate. O projeto será iniciado com a exposição “Seres”, assinada pelo artista plástico Cláudio Caropreso, que fica em cartaz de 13 a 23 de abril, na Praça de Eventos. O projeto está sendo realizado em parceria com o Yázigi e conta com curadoria de Paulo Pacini e Célia Barros. Os trabalhos expostos serão produzidos por artistas plásticos da região. A série tem como temas inspiradores a Carta da Terra, documento elaborado em 2000 com propostas para uma sociedade mais justa e o projeto Biomas Brasileiros, da ONG WWF.

Baseado nesses temas centrais, os curadores Paulo Pacini e Célia Barros dividiram o projeto em quatro exposições, sendo duas no primeiro semestre (abril e maio) e duas no segundo semestre (agosto e outubro). O projeto possui um caráter progressista, ou seja, a cada exposição, um novo espaço dentro do shopping será incorporado e um número maior de artistas irá participar da criação e composição das obras. Os curadores desenvolveram os temas centrais para cada exposição e convidaram os artistas a contribuírem com o projeto, participando com ideias e criações com o intuito de sensibilizar o público a refletir sobre o planeta durante um encontro com a arte.

A primeira exposição terá o tema “Seres” e acontece entre os dias 13 e 23 de abril. O artista plástico Cláudio Caropreso assina as obras em xilogravura, utilizando a técnica de matriz perdida. Nelas, será apresentado o homem do Vale do Paraíba. Com uma leitura irônica, Caropreso representa os estereótipos do homem moderno, evidenciando o consumismo e o individualismo.

A segunda exposição será intitulada “Zonas” com obras das artistas Célia Barros e Reiko Shimizu, que organizarão os materiais em formato de instalação. Célia e Reiko vão apresentar peças em cerâmica promovendo a reflexão sobre a dicotomia planeta-lugar. A exposição não será estática, recebendo interferência das artistas ao longo do período de 11 a 23 de maio.

A terceira exposição extrapolará os limites da praça de eventos do shopping, se estendendo pelos corredores próximos. Com o tema “Habitus”, os artistas Akira Umeda, Luiz Chalita e Felipe Resende vão interpretar a maneira como o homem habita a Terra. A exposição acontece de 10 a 22 de agosto. A exposição vai se deter na questão da moradia.

A última exposição do projeto terá o tema “Corpus”, com a participação de seis artistas plásticos e com a proposta de expor as obras por todo o piso térreo do centro de compras. A exposição acontece entre os dias 19 e 31 de outubro.

Rodoanel tira 230 mil veículos das ruas

Considerada uma das principais vitrines da campanha do ex-governador de São Paulo José Serra à Presidência, o trecho sul do Rodoanel cumpriu até o momento a missão de reduzir o tráfego. Em uma semana, foram retirados quase 230 mil veículos das ruas da capital paulista.

De acordo com o governo estadual, o índice de lentidão médio na cidade registrou queda de 18,9% (entre às 7 horas e 19 horas) no primeiro dia útil (5 de abril). O melhor resultado foi apurado na Avenida dos Bandeirantes, onde a redução chegou a 75%.

O trecho sul, com 61,4 quilômetros de extensão e investimento de R$ 5 bilhões, liga as rodovias do interior do Estado ao sistema Anchieta-Imigrantes, além da região do ABC. Com isso, a produção paulista e também de outros estados como Mato Grosso e Mato Grosso do Sul chega mais facilmente ao Porto de Santos.

Copa do Mundo inspira campanha de prêmios no Praça Shopping

O Praça Shopping, em São José do Rio Preto, no interior paulista, lançou ontem (08/04) a campanha “Goleada de Prêmios”, inspirada na Copa do Mundo. A promoção irá sortear oito prêmios, entre eles um carro zero quilômetro, para os clientes que fizerem compras nas lojas do shopping até 12 de junho.

A cada R$ 70 em compras o cliente terá direito a um cupom para participar da campanha. Os prêmios são um veículo Chery Face zero quilômetro, uma TV LCD 32″, um home theater, um Playstation 3, um jogo de futebol para Playstation 3, uma camisa da Seleção Brasileira, uma bandeira do Brasil e um cooler para 24 latas. Todos esses prêmios serão sorteados apenas para um cupom, ou seja, uma única pessoa levará os oito prêmios da campanha.

Para o superintendente do Praça Shopping, Marcos Fernandes, a campanha deve atrair um público ainda maior para o Shopping. “Estamos trabalhando com uma expectativa de aumento nas vendas de 7% a 8% em relação ao ano passado”, disse.

A campanha “Goleada de Prêmios” vai se estender pelo período que abrange o Dia as Mães e Dia dos Namorados. O sorteio será realizado dia 12 de junho, às 13h00, na praça de alimentação do shopping.