Fim de IPI reduzido leva demanda por crédito a patamar recorde, diz Serasa

A demanda do consumidor por crédito cresceu 18,3% em março em relação a fevereiro, de acordo com os dados da Serasa Experian divulgado nesta segunda-feira (12/04), levando o indicador a atingir o patamar recorde, considerando a série iniciada em janeiro de 2007, superando o valor máximo anteriormente registrado, em maio de 2008. Segundo os economistas da Serasa, além da quantidade maior de dias úteis em março contra fevereiro –23 ante 18–, os consumidores aproveitaram o último mês de vigência do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) reduzido em determinados produtos (automóveis, móveis e linha branca) para ir às compras usando as facilidades de financiamento. Além disso, a redução da inadimplência e a evolução da massa real de rendimentos foram alavancas importantes para o crescimento do crédito, observado já há alguns meses.

No confronto com março do ano passado, a demanda do consumidor por crédito avançou 32,5%, registrando recorde histórico da taxa anual de crescimento. Vale lembrar, no entanto, que a base de comparação é fraca devido aos efeitos da crise mundial no Brasil naquele período. O nível da procura do consumidor por crédito havia registrado, naquele mês, o menor patamar para um mês de março desde 2007. Também devido a essa conjuntura, a demanda do consumidor teve forte expansão (21,6%) no acumulado do primeiro trimestre. Todas as faixas de rendimento pessoal mensal apresentaram elevações, com destaque para os extremos da pirâmide social. Os consumidores com renda abaixo de R$ 500 apresentaram alta na procura por crédito de 32,9% no mês passado ante fevereiro. Já aqueles com renda entre R$ 5.000 e R$ 10.000 ampliaram em 32,8%, e os que ganham mais de R$ 10.000 registraram acréscimo de 32,2%.

No acumulado do primeiro trimestre, os consumidores de baixa renda registraram a menor taxa de crescimento da demanda por crédito (18,4%). Já o maior percentual foi contabilizado na alta renda (acima de R$ 10.000 por mês), com expansão de 31,9%. Em março, o Nordeste foi a região com maior crescimento da procura dos consumidores por crédito (21,0%), seguido de perto por Sul (20,8%), Norte (19,2%) e Sudeste (18,5%). No Centro-Oeste, a expansão foi bem menor (7,6%), mas, na análise considerando o primeiro trimestre, a região apresenta a segunda maior taxa de crescimento (22,2%), ficando atrás apenas do Sudeste (23,2%). O indicador considera uma amostra de 11,5 milhões de CPFs consultados mensalmente na base de dados da Serasa Experian.

Encontro de gerações da moda marca campanha de 30 anos do Shopping Riosul

Dia 14 de abril (quarta-feira), a partir das 19h00, vai rolar a festa de 30 anos do Riosul Shopping nos quatro pisos do empreendimento. O evento contará com a presença de várias personalidades cariocas e importantes nomes da moda. Presenças confirmadas de Luiza Brunet, Paulo Zulu, Beth Lago, Isabel Filardis; Ana Botafogo; Amandah Lee e Nalbert Bitencourt; Monique Alfradique; Ricardo Pereira; Rodrigo Phavanello; Alexia Dechamps; Ursula Corona; Daniel Azulay; Isabela Capeto; Lenny Niemeyer; Silvia Pfeifer; Jacqueline de Biase (Salinas); Carlos Tufvesson; Sol Azulay (Yes Brasil); Luiz de Freitas (Mr. Wonderful); Ada Faganello, Guida Taubman Pels (Company); Marco Rica; Alice Tapajós; Vera Ricci (Mara Mac); José Augusto Bicalho; Cecília e Marilia Vals; Luciano Canale (Sta Efigênia), Astrid Monteiro de Carvalho; Yara Figueredo; Claude Amaral Peixoto; Ricardo Rique; Gaetano Lops; Lise Grendene; Alexandre Schnabl; Robert Schwenk; Sergio Pagano; Maxime Perelmuter, entre outros.

O Buffet Celina Mello e seus cem garçons percorrerão o mall servindo coquetéis e espumantes. Os DJs Betty Lago e Gustavo Tatá tocarão a trilha sonora mais badalada dos anos 80, 90 e 2000, no 1º piso. O DJ Papagaio será a atração do segundo piso do shopping. Seu estilo musical tem a tradicional marca fashion e cool. O badalado DJ Zeca Veloso, filho de Caetano Veloso, vai comandar as pick-ups no módulo do Futuro da exposição ‘30 anos de moda carioca’, no 3º piso. O estilo será de músicas modernas e eletrônicas. Quem animará a festa no último piso do RIOSUL serão os DJs André Piva e Amandio, com repertório de flashbacks remixados e eletrônicos.

Além da festa, haverá a inauguração da exposição “30 anos de moda carioca”. De 14 de abril a 9 de maio, cada piso do shopping abrigará uma parte da exposição, que será dividida em: ‘Recepção Virtual’; ‘Túnel do Tempo Fashion’; ‘Praça dos Catálogos High Tech’; ‘Módulo Eu já Usei’; ‘A moda das ruas’ e ‘O Futuro da Moda’. Luiz Garrido também faz parte da exposição com a mostra ‘Grandes Nomes da Moda Carioca’ com fotos inéditas. O Riosul é o primeiro shopping da cidade. São 30 anos de participação ativa na vida dos cariocas. A campanha tem como objetivo reviver os grandes momentos da moda das décadas de 1980, 1990 e 2000, além de projetar o conceito de moda do futuro.

STJ manda soltar Arruda e outros cinco presos

Após dois meses e um dia na cadeia, o ex-governador do Distrito Federal José Roberto Arruda (sem partido, ex-DEM) teve a prisão revogada nesta segunda-feira (12/04). A ordem para libertar Arruda foi dada pela Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que se reuniu em sessão extraordinária. Os ministros analisaram pedido de revogação de prisão feito pela defesa do ex-governador e, por oito votos a cinco, decidiram pela soltura do ex-governador. O advogado de Arruda, Nélio Machado, afirmou que ele deixa a prisão ainda hoje.

Arruda foi preso no dia 11 de fevereiro, acusado de tentar subornar o jornalista Edmilson Edson dos Santos, o Edson Sombra. Sombra é uma das principais testemunhas de suposto esquema de pagamento de propina dentro do governo do DF.O escândalo, que resultou na cassação de Arruda e na renúncia do vice-governador Paulo Octávio, se tornou público em novembro de 2009, com a operação Caixa de Pandora, da Polícia Federal. Conhecido como mensalão do DEM, o suposto esquema seria comandado por Arruda e beneficiaria empresários e políticos aliados do governo.

Hoje, o Ministério Público Federal pediu que Arruda permanecesse preso até o fim das investigações solicitadas pelo STJ. O parecer foi assinado pela subprocuradora-geral da República Raquel Dodge. Na semana passada, a Polícia Federal terminou de colher os depoimentos de pessoas citadas no inquérito 650. Segundo a PF, 36 pessoas foram convocadas e seis não foram encontrados para receber a intimação.Os depoimentos começaram a ser agendados no dia 26 de março, depois que o STJ acatou um parecer da Procuradoria Geral da República que pedia mais agilidade nas investigações do suposto esquema de corrupção. Entre as solicitações estavam os depoimentos de 42 citados no inquérito, entre suspeitos e testemunhas.

Entre os depoentes estava o ex-governador Arruda, que por orientação da defesa permaneceu calado durante o interrogatório. O advogado Nélio Machado afirmou que Arruda só falaria depois que a defesa tivesse acesso a todo o inquérito 650, inclusive às partes sigilosas do processo.

Alshop aponta aumento de 7% nas vendas em shoppings para o Dia das Mães

Considerada a segunda maior data do ano para o varejo de shoppings, ficando atrás somente do Natal, o Dia das Mães reserva um incremento de aproximadamente 7% nas vendas, segundo pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop).

Após uma Páscoa altamente rentável, com índices de vendas que superaram os registrados na Páscoa passada, os comerciantes de centros de compras apostam em diferentes estratégias para manter ativo o interesse dos consumidores, seja por meio de ações agressivas de marketing nos principais veículos de comunicação, ou ainda com o lançamento de novos produtos, e outras promoções.

Estudo realizado pela Alshop em 2009 detectou que 58% dos lojistas usaram destes mecanismos de fidelização e atração de clientes. E, para 2010, a tendência é de que isso ocorra ainda mais, pois o cenário econômico mundial favorece estes investimentos, podendo assim superar a imagem negativa observada por 53% dos empresários varejistas quanto ao desempenho de vendas durante o mesmo período do ano passado.

Os shoppings já preparam hoje uma programação especial para os dias que antecedem a data, como workshops de maquiagens, desfiles de moda, entre outras atrações. E desde o fim de março, empresas que comercializam artigos de interesse feminino já elaboram ações específicas para atrair antecipadamente seus clientes.

Entre os produtos mais procurados nas lojas estão: artigos para o lar e objetos de decoração; CDs e DVDs; bijuterias e acessórios; roupas e sapatos, eternas vedetes das mulheres; além de perfumaria e cosméticos, segmento este que deve ter o crescimento mais acentuado, chegando a 15%. E como a Copa do Mundo de Futebol será no mês seguinte à data, itens como tevês de LCD, celulares com tevê, entre outros aparelhos de imagem, terão destaque entre a preferência feminina.

“Grande parte do sucesso do varejo nacional deve-se às mulheres. E os lojistas, conscientes do poder de compra deste público, utilizam-se de diversas ferramentas de incentivo, tornando ainda mais dinâmico o dia-a-dia dos centros de compras e dos que ali atuam”, ressalta o presidente da Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop), Nabil Sahyoun. A entrada de mais estabelecimentos no varejo, desencadeada pela abertura de novos shoppings por todo o Brasil, também contribui para uma expectativa altamente positiva para a época.

Já no que diz respeito às contratações de mão-de-obra temporária, grande parte dos varejistas aproveitará os profissionais que estiveram atuando em datas anteriores, como a Páscoa, Carnaval e Natal, para atender a maior demanda de consumidores no Dia das Mães, deixando de lado a busca por novos trabalhadores.

Sobre a Alshop

No ano em que completa 16 anos de existência, a associação firma-se como principal entidade representativa do varejo de shopping e elo entre lojistas, empreendedores, poder público e demais segmentos da economia, visando o fortalecimento e a capacitação do setor.

Criada em novembro de 1994 e presidida desde então pelo administrador de empresas Nabil Sahyoun, a entidade é membro da Federação Nacional de Varejo norte-americana (NRF), conta com 17 mil associados no Brasil, e representa hoje cerca de 95 mil empresários nos 711 shoppings instalados no País.

Por meio da Alshop, os associados contam com uma rede de benefícios que inclui assessoria jurídica; acesso a informações dirigidas, fornecedores e prestadores de serviços homologados à entidade, envio de exemplares da associação, concessão de descontos em alguns eventos promovidos pela Alshop, tudo visando um maior desenvolvimento e integração entre os profissionais varejistas.

A entidade dispõe ainda de efetivos canais de comunicação impressos e eletrônicos, como a tradicional Revista Alshop Notícias, além do Portal Alshop (www.alshop.com.br), interativo, dinâmico, com informações diárias e atualizadas sobre todos os acontecimentos de destaque do varejo, e contando ainda com a participação de empresários e executivos do setor em geral, encabeçando discussões de interesse do segmento.

Informações para Imprensa
Thiago Paes
Assessoria de Imprensa Alshop
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Base aliada propõe flexibilizar projeto que veta político ficha suja

Partidos aliados ao presidente Lula apresentaram formalmente ontem (08/04) diversas propostas para flexibilizar o projeto que propõe a inelegibilidade de políticos com “ficha suja”. No total, foram 28 emendas de diversos deputados, principalmente do PP, PTB e PR. O líder do PT, deputado Fernando Ferro (PE), também apresentou proposta de um texto mais flexível. Grande parte dos deputados querem deixar inelegível apenas aqueles que tenham sido condenados em decisão transitado em julgado. Ou seja, não alterando em nada o que já acontece hoje. A proposta original, protocolada no ano passado com 1,6 milhões de assinaturas, dizia que não poderia concorrer quem tivesse condenação em primeira ou única instância.

Em uma comissão especial, o texto já sofreu modificações, facilitando a vida de políticos. Com a mudança, ficaria inelegível apenas aqueles que sofressem condenação por órgãos colegiados, em qualquer instância. Na emenda de Fernando Ferro, ele estabelece a possibilidade de suspensão da inelegibilidade quando houver recurso contra a decisão colegiada, com “fortes indícios da possibilidade de acolhimento da pretensão recursal”. Segundo ele, “para garantir, em essência, os direitos e garantias fundamentais inscritos na Constituição federal”.

Em outro tópico, a proposta da comissão especial estendia o prazo da inelegibilidade para até oito anos após o cumprimento da pena ou rejeição das contas. Pelas regras atuais, o período de inelegibilidade é de até três anos após o cumprimento da pena. Entre as emendas apresentadas há propostas intermediárias, como por exemplo, a de não poder concorrer após decisões judiciais por cinco anos.

Depois de ser discutido no plenário da Câmara ontem, o texto retornou à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e só volta para votação em maio. Todas as emendas seguem para análise da CCJ.

Rede Mundo Verde lança Universidade Corporativa

A rede especializada em produtos naturais, orgânicos e de bem-estar na América Latina, Mundo Verde, lança nesse mês um projeto inovador de capacitação online para franqueados e funcionários, a Universidade Corporativa. A nova tecnologia de ensino tem como objetivo aperfeiçoar constantemente o atendimento e melhorar o relacionamento com o cliente. Franquias Mundo Verde de todo o país irão interagir com a nova modalidade de ensino por meio do site www.universidademundoverde.com.br. Quatro cursos já estarão disponíveis a partir do dia 26 de abril, entre eles, Cultura da Mundo Verde, Motivação de Equipes, Atendimento ao Cliente e Técnicas de Vendas. A cada mês, quatro novos cursos poderão ser acessados pelo endereço eletrônico.

Com o novo sistema, os funcionários terão conhecimento sobre todos os segmentos comercializados nas lojas, bem como a Cultura Mundo Verde de Atendimento e Relacionamento com o Cliente. O atendimento oferecido pela rede é diferenciado e conta ainda com orientações de nutricionistas sobre a classificação dos alimentos. “É muito importante que nossos funcionários conheçam nossa cultura e produtos. Com esse conhecimento, é possível oferecermos um atendimento memorável e construirmos um relacionamento muito forte com nossos clientes. Nosso propósito é servi-los com qualidade de vida e bem-estar”, ressalta o diretor de marketing e RH da rede, Donato Ramos. “Nossos clientes estão cada vez mais exigentes e nossos funcionários devem acompanhar constantemente essa evolução”, completa.

Com a Universidade Mundo Verde, os colaboradores poderão acessar os cursos e as ferramentas de ensino sempre que necessário. Dessa forma, garantem novos conhecimentos e reciclagem constante do conhecimento. Os funcionários e franqueados terão acesso a aulas interativas, fóruns, vídeos, textos de apoios e avaliações. Para concluir o módulo, que leva em média 25 minutos, será preciso passar por todas as etapas. “O programa tem acesso fácil e é interativo. Poderá ser utilizado nas lojas, em casa ou até mesmo em lan houses”, destaca Ramos.

Os dez primeiros colocados, somando participação nos cursos e notas na avaliação, receberão um prêmio em dinheiro. A premiação, que totaliza R$ 15 mil, será distribuída de acordo com a colocação de cada funcionário. As três lojas com maior pontuação também receberão um prêmio no valor de R$ 10 mil, de acordo com a posição. A previsão da rede é capacitar os mais de 1,2 mil funcionários das franquias de todo o Brasil.

Concessão de crédito às empresas retornará ao equilíbrio no fim do ano

O ritmo de concessões reais de crédito com recursos livres às empresas vem se recuperando em um ritmo gradual, mas somente deve retornar ao equilíbrio no final do ano, revelou uma pesquisa da Serasa Experian. O indicador que antevê o cenário para o financiamento às empresas num horizonte de seis meses ficou praticamente estável em fevereiro, com uma pequena variação de 0,02% contra janeiro, atingindo 97,5 pontos. O patamar de equilíbrio, na metodologia da Serasa, é indicado pelo nível 100. Este é o quarto mês consecutivo de estabilidade, após oito meses de crescimento. Para os economistas da Serasa, um dos motivos do resultado foi o crescimento do crédito com recursos direcionados, em detrimento do financiamento com recursos livres.

“O crescimento da participação dos bancos públicos no mercado de crédito e a recuperação dos investimentos produtivos a partir do segundo semestre de 2009 contribuíram para o avanço das operações de crédito com recursos direcionados às pessoas jurídicas, em detrimento das operações com recursos livres”, disse a Serasa, em nota. Por outro lado, o indicador referente às concessões de crédito ao consumidor permanece acima do patamar de equilíbrio, aos 103,8 pontos. Vale notar, porém, que em fevereiro houve queda de 0,4%, na comparação com o primeiro mês do ano. Isso indica que as concessões de crédito com recursos livres às pessoas físicas devem desacelerar a partir deste segundo trimestre, mas de forma gradual.

O crescimento mais moderado do financiamento ao consumidor foi motivado pela retirada dos estímulos fiscais às aquisições de eletroeletrônicos, móveis e veículos; pelo aumento do volume de recolhimentos compulsórios sobre os depósitos à vista e a prazo; e pelas perspectivas para o início do ciclo de aperto monetário (alta dos juros) a partir de abril, segundo a Serasa. “Além disso, os prognósticos bastante favoráveis para o crédito imobiliário em 2010, financiado preponderantemente com recursos direcionados (poupança, FTGS), também constitui um fator de desaceleração do crédito com recursos livres, utilizados basicamente para consumo”, completou a instituição de pesquisa.

Coleção Especial Nicole Scherzinger para C&A chega no Bangu Shopping

Inspirada no estilo sensual e poderoso da cantora do Pussycat Dolls, a C&A do Bangu Shopping, no Rio de Janeiro, recebeu ontem (08/04), a Coleção Especial Nicole Scherzinger. As lingeries são sofisticadas e incluem corseletes, ligas e calcinhas com efeitos plissados e bastante renda.

Além das peças íntimas, estarão à venda acessórios como bolsas, sapatos, cintos e bijuterias com um estilo que lembra o rock, com aplicações de tachas, ilhoses, zíperes, correntes e paetês, com preços a partir de R$ 11,90.

Alimentos diminuem alta e ajudam IPC-Fipe a subir menos

A inflação ao consumidor em São Paulo iniciou o mês em desaceleração, devido a uma menor alta dos preços dos alimentos e a um aprofundamento da queda dos custos de transportes. O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) subiu 0,23 por cento na primeira quadrissemana de abril, ante alta de 0,34 por cento no mês de março, informou a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) nesta sexta-feira (09/04). Economistas ouvidos pela Reuters previam elevação de 0,35 por cento, de acordo com a mediana de 10 projeções que variaram de 0,34 a 0,38 por cento.

Os preços de Alimentação avançaram 1,19 por cento nesta leitura, contra alta anterior de 1,43 por cento. Os custos de Transportes declinaram 0,81 por cento no começo do mês, após baixa de 0,50 por cento em março. Esse grupo foi impactado no começo do ano pelo reajuste da tarifa de ônibus urbano e pelo aumento dos combustíveis em razão da pressão da cana-de-açúcar, mas agora reverte esses movimentos.

Outros grupos em desaceleração foram Despesas pessoais, como variação positiva de 0,04 por cento agora, após alta anterior de 0,21 por cento, e Saúde, com avanço de 0,08 por cento contra 0,14 por cento em março. Já os preços de Vestuário aumentaram em ritmo maior, em 0,63 por cento na abertura de abril, contra 0,44 por cento no mês passado. O IPC mede a variação dos preços no município de São Paulo de famílias com renda até 20 salários mínimos.