Novo superintendente assume no Shopping Plaza Macaé

A LGR Gestão de Shopping Centers, empresa especializada na administração de shopping centers, divulgou nesta semana o nome do novo superintendente do Shopping Plaza Macaé (RJ). Ele é Ricardo Carrera Barretto, administrador com mais de 20 anos de carreira atuando no setor de shoppings centers e varejo. O novo superintendente assumiu o cargo nos primeiros dias de abril.

Com uma ampla bagagem profissional, Barretto já administrou e planejou grandes empreendimentos do setor, além de ter sido premiado por entidades de destaque dentro do segmento, como International Council of Shopping Centers (ICSC) e Associação Brasileira de Lojistas de Shopping Centers (Alshop). Já instalado na cidade, Ricardo fez uma breve avaliação do mercado e dos consumidores macaenses. “Macaé é o principal polo econômico de sua região e, com isso, o Shopping Plaza Macaé torna-se um excelente equipamento de varejo com grande potencial de consumo, outra forte característica da região. Este binômio, por si só, já pressupõe sucesso”, afirmou.

Definindo algumas metas para o futuro diante deste novo desafio, Ricardo Barretto espera conduzir, com bastante empenho, a administração deste importante shopping. “Uma das maiores preocupações do Shopping Plaza Macaé é de não ser visto apenas como um centro de vendas, mas, principalmente, como um núcleo de convivência que engloba funcionários, clientes e a comunidade. Desta forma, os novos projetos que realizaremos no shopping têm como objetivo aprimorar o empreendimento, posicionando-o e consolidando-o como polo gerador de abastecimento, consumo e bem estar da população das regiões primárias e secundárias”, enumerou o superintendente do Shopping Plaza Macaé.

Print up: Beleza, moda e feminilidade em exposição no Floripa Shopping

Profissionais renomados e de importantes empresas da Grande Florianópolis se uniram para realizar a exposição fotográfica chamada Print Ups, com retratos de belas mulheres no melhor estilo Pin up. Serão cerca de 20 paineis expostos no segundo piso do Floripa Shopping, até o dia 25 de abril.

Marcelo Silva, proprietário da Gráfica Natal, diz que o objetivo da exposição é apresentar um trabalho feito em conjunto com várias empresas, e que o evento irá proporcionar o fortalecimento da produção de trabalhos editoriais em equipe, com a atuação dos melhores profissionais do mercado, mesmo que eles sejam de empresas diferentes e segmentos diversificados. “Print ups é uma brincadeira séria entre amigos e colegas de profissão. Uma exposição de um trabalho que irá ultrapassar os limites e mostrar que existe mais vida no mercado catarinense”, diz o empresário. Ao lado da Gráfica Natal, a Link Photo Design é uma das idealizadoras do evento, e contou com a parceria das empresas Neto Eventos, Plastkolor, Kado Digital Arts, R.Otto Comunicação, Bragança Gastronomia e a agência de modelos Versace Agency.

Nesta quinta-feira (15/04), às 19h30, será realizado um coquetel de lançamento, onde será apresentado o making off do processo de produção do ensaio fotográfico e terá a presença das modelos que interpretaram as Pin ups da Versace Agency. “A exposição promete surpreender pela criatividade e atrair o público em geral que aprecia a beleza feminina das Pin ups. Além de contar a história, por meio da moda e da cultura criada na época do estilo Pin up, a mostra confirma a possibilidade de empresas de diferentes ramos produzirem um belo trabalho em conjunto. O Floripa Shopping não poderia deixar de apoiar e ser parceiro do projeto, abrigando esta inovadora mostra”, comenta Monica Freitas, gerente de marketing do Floripa Shopping.

Primeiros indícios do que hoje é classificado como cultura pop ou pop art, os desenhos de mulheres sexys, porém inocentes, podiam ser encontrados em revistas, jornais e cartões-postais. Também era frequente seu uso em calendários, feitos para serem pendurados em paredes (em inglês, pin up). Daí a expressão que deu nome aos retratos de garotas de seios volumosos, cinturas finas, pernas longas e torneadas e rostos sensuais, que estarão em exposição no Floripa Shopping.

Brasil registra criação de 657 mil empregos e bate recorde no primeiro trimestre

O número de vagas criadas no mercado de trabalho bateu recorde no primeiro trimestre de 2010. Segundo os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) o saldo acumulado até março somou 657.259 novos empregos. O saldo do trimestre superou em 19% a melhor marca para o período (2008) e foi resultado de três recordes seguidos nos primeiros meses do ano. As 266.415 vagas criadas em março ultrapassaram as 204 mil de 2008 e ficaram na melhor colocação para o mês desde o início da série em 1992. O resultado de fevereiro foi bem superior ao do ano passado (9.179). A marca dos 209.425 superou os 204.963 criados em 2008 e ficou na melhor posição registrada pela pesquisa no mês. Em janeiro, as 181.419 novas vagas também contribuíram para a maior marca da série.

O ministro do Trabalho, Carlos Lupi, estima um novo recorde para abril. Segundo ele, a expectativa é terminar o mês com 340 mil novas vagas. O maior número havia sido registrado em 2007, com 302.000 empregos. Em março, os 25 subsetores de atividade econômica expandiram o nível de emprego, com recorde em 15 deles. Seis estados brasileiros tiveram saldo negativo de vagas. Segundo o ministro do Trabalho, Carlos Lupi, a perda de postos nessas regiões são fruto de fatores sazonais relacionados ao campo. São Paulo foi o estado com maior número de novas vagas: 125.189. Entre os setores, a maior contribuição para o recorde veio de serviços, que criou 106.396 empregos formais.

O ministro destacou forte contribuição da indústria de transformação para o resultado do trimestre. O setor teve a segunda maior variação na comparação 2009-2010 no período, atrás apenas da construção civil. Também houve contribuição do setor exportador por conta da retomada da economia mundial. Os dados do Caged de março mostram aumento real de 4,37% nos salários médios de admissão na comparação com o mesmo período de 2009. Segundo as informações do ministério do Trabalho, os salários subiram de R$ 782,50 para R$ 816,70 em um ano, na referência do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) médio do primeiro trimestre de 2010.

O governo espera que o desempenho da economia continue a gerar saldos positivos na criação de empregos. A expectativa é fechar 2010 com o maior número de vagas criados em um ano. A meta do governo é chegar em dois milhões de novas vagas em 2010, mas Lupi acredita em saldo superior. “Vamos viver o melhor abril, o melhor semestre e o melhor ano da geração de empregos”, disse o ministro. Apesar disso, Lupi não revisou a meta para o ano.

Segundo o ministro, é preciso tomar cuidado para que um aumento nas taxas de juros não prejudique os resultados. “Estamos num ciclo virtuoso em que a gente não pode matar as galinhas dos ovos de ouro, que é a produção. Taxas de juros aumentando cerceia a produção”, defende Lupi. “Torço, trabalho, peço e luto para que não tenhamos um aumento (na taxa)”, afirma.

Após transtornos e muita chuva, prefeito de Salvador decreta estado de emergência

O prefeito João Henrique Carneiro (PMDB) decretou no final da manhã desta quinta-feira (15/04) estado de emergência em Salvador em consequência das fortes chuvas que provocaram caos na cidade –ruas e avenidas congestionadas, pessoas caminhando mais de duas horas para chegar ao trabalho, desabamentos de imóveis, deslizamentos de terra, quedas de árvores e postes e mortes. Além disso, pelo menos 500 mil alunos da rede pública da capital baiana e região metropolitana tiveram suas aulas suspensas hoje.

A Bahia voltou a registrar chuva forte e a capital Salvador foi a recordista do país nas últimas 24 horas. Segundo a Defesa Civil do município, a estação Aterro Centro teve o maior índice pluviométrico entre às 09h00 de ontem e às 09h00 desta quinta-feira (15/04): 225mm, sendo que apenas essa chuva representou quase 70% do que é normal para todo o mês de abril. Somando o acumulado do mês o valor chega a 735mm, mais que o dobro da média climatológica, que é de 326,2mm.

Entre o final da tarde desta quarta-feira (14/04) e 10h00 desta quinta, a Defesa Civil recebeu mais de 400 chamadas emergenciais, entre desabamentos de imóveis, deslizamentos de terra, quedas de postes e quedas de barreiras. Na periferia, onde a situação é mais crítica, duas crianças morreram nesta quarta-feira, elevando para seis o número de vítimas desde o início das chuvas, no começo deste mês.

Com as chuvas, muitos bairros de Salvador voltaram a conviver com a falta de energia –uma rotina há mais de duas semanas. Esta manhã, em Colinas de Periperi (periferia), um poste não resistiu aos fortes ventos e chuvas e caiu, provocando um princípio de incêndio. Bombeiros que trabalhavam no bairro foram para o local e controlaram a situação. A chuva também destruiu um trecho do acostamento da BR-324, a principal ligação entre Salvador e Feira de Santana, a segunda maior cidade do Estado.

As principais ruas e avenidas de Salvador estão completamente congestionadas. Em alguns pontos, o volume de águas chegou a 1,2 metro. Em três bairros periféricos, pelo menos quatro imóveis desabaram, provocando ferimentos em sete pessoas .Em Santo Amaro, o rio Subaé também subiu (dois metros), deixando pelo menos 1,5 mil moradores ilhados. Para atravessar as avenidas e ruas tomadas pela água, as pessoas estão utilizando barcos. Em Lauro de Freitas (região metropolitana), o rio Joanes transbordou e alagou a principal rua do município.

A Polícia Rodoviária Estadual solicitou que os moradores de Salvador e região metropolitana fiquem em suas residências e evitem sair às ruas. Segundo o secretário de Infraestrutura e Transporte, Euvaldo Jorge, a prefeitura vai alugar pousadas e quartos de hotéis para abrigar as famílias que tiveram de sair de suas residências.

De acordo com a Defesa Civil, 22 cidades da Bahia decretaram situação de emergência por causa das chuvas, mas o governo estadual, por enquanto, homologou apenas sete pedidos. Nesta manhã, a Prefeitura de São Francisco do Conde (80 km de Salvador) também avaliava a possibilidade de decretar situação de emergência. As fortes chuvas que atingiram o município nas últimas 36 horas desabrigaram e desalojaram pelo menos 210 famílias, derrubaram cerca de 70 casas e inundaram ruas e avenidas.

Shopping Conjunto Nacional comemora 50 anos de Brasília com campanha inédita

Se um carro já é um sonho de consumo para muita gente, imagine uma chuva deles? Em comemoração ao aniversário de Brasília, o Shopping Conjunto Nacional, na capital federal, resolveu “fazer chover” e promete surpreender com sua campanha em prol dos 50 anos da cidade. Em uma ação completamente inédita, o shopping presenteará o brasiliense com 50 carros durante o ano, sorteados para os clientes Conjunto Nacional. Os sorteios serão semanais, podendo sair um ou mais carros a cada semana. De acordo com o superintendente, Hélio Ribeiro, “o cinqüentenário da cidade é um marco da história do País, e nada mais justo que o pioneiro em varejo em Brasília entregasse à população um presente com tamanha grandiosidade”.

A “chuva de carros” é a maior campanha dos últimos tempos realizada por shoppings, e comprova o quanto o Conjunto Nacional é comprometido em oferecer o que há de melhor para a sociedade. Num momento em que o aniversário da cidade está sendo pouco comemorado, o shopping tem o orgulho de apostar no cidadão, e fazer jus ao status de mais tradicional de Brasília, que respeita seu consumidor, vibra e torce pelo desenvolvimento da cidade. Os automóveis serão sorteados durante todo o ano, até dezembro. Ao todo, serão 26 veículos da marca Picanto e 24 Soul. Automóveis super modernos que combinam com a cara da cidade. A mecânica para participar funcionará da seguinte forma: a cada R$ 250 em compras realizadas nas lojas do shopping, o consumidor troca a nota por um cupom e responde a seguinte pergunta: “Qual o shopping que realiza a promoção Brasília 50 anos, 50 carros?”.

Para compras com trocas realizadas aos domingos, o cliente ganha dois cupons bônus. Quem utilizar os cartões Visa, ganhará mais três cupons! Vale ressaltar que, só terão validade cupons de compras realizadas no período de 15/03 a 31/12, e que as urnas são esvaziadas mensalmente. O estande para trocas de notas fica localizado na Praça das Gaivotas (térreo). De acordo com João Marcos Mesquita, gerente de Marketing do shopping, “o investimento na ação é de R$ 5 milhões, e nossa expectativa é crescer 10% nas vendas e 15% no fluxo de pessoas”, diz.

E, para aumentar o leque de opções de compras do consumidor, o Shopping Conjunto Nacional oferecerá mais novidades. Até o final do ano, o shopping agregará mais 30 novas marcas. Farão parte do mix lojas renomadas como Camisa F.C, Collins, Home & Cook, Pink Bijú, entre outras. Ainda de acordo com Mesquita, as novas lojas, juntas, somarão um investimento de R$ 8 milhões.

Colombo inaugura Loja Premium no Joinville Garten Shopping

Um espaço surpreendente, com ambientes inovadores, tecnologia e liberdade na experimentação dos produtos. Esse é o conceito que Lojas Colombo traz a Joinville (SC), ao inaugurar a primeira filial Premium na cidade. A nova operação abre no próximo dia 24 de abril, no Joinville Garten Shopping. “Estamos trazendo para esta importante cidade catarinense uma operação totalmente inovadora. A loja carrega o DNA Premium e se destaca pelo design, interatividade e pelos diferenciais no layout, iluminação, forma de exposição dos produtos. É um espaço de entretenimento e compra, onde os clientes podem experimentar os mais recentes lançamentos da indústria”, informa Thiago Baisch, diretor de marketing e vendas da rede de Lojas Colombo.

Com uma área total de 605 m², a Colombo Premium do Joinville Garten Shopping está em sintonia com as mais modernas lojas internacionais. A loja possui lounge, estação com os lançamentos de games, expositores para visualização e teste de produtos das linhas de informática, eletrodomésticos, telefonia, cine e foto. Uma árvore tecnológica – ícone da Colombo Premium – apresenta as novidades em televisores e está instalada na área central da loja. Entre outros diferenciais, o atendimento especializado e personalizado, a arquitetura contemporânea, com uso de muita madeira, iluminação cenográfica, e os principais lançamentos dos maiores fabricantes mundiais.

A Colombo Premium do Joinville Garten Shopping é a décima segunda unidade da Colombo neste formato. Ao todo, a rede possui 340 lojas nos estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo e Minas Gerais. Em Santa Catarina, a Colombo possui 40 filiais, entre as quais outra operação Premium, no Shopping Iguatemi Florianópolis.

Consumidor compra mais itens para satisfação pessoal

Produtos para a chamada satisfação pessoal começam a fazer parte da vida do consumidor brasileiro. A participação é pequena, mas o avanço aponta uma mudança de atitude na hora da compra. Por trás dessa transformação, constatada no estudo Mudanças no Mercado Brasileiro 2010 realizado pela Nielsen Brasil, está uma combinação de diferentes fatores. Entre os quais, a estabilidade econômica, o aumento do poder aquisitivo e o maior grau de confiança, com a classe C confirmando papel significativo no crescimento do varejo. Segundo a pesquisa, a classe média foi responsável, em volume de vendas, por 60% dessa expansão.

João Carlos Lazzarini, diretor de atendimento de varejo da Nielsen, diz que, a partir de uma análise de 40 fabricantes e 170 marcas de diferentes localidades do Brasil, buscou-se o que gerou esse avanço. A conclusão é a de que o consumidor alterou a maneira como compra. ” Houve uma inclusão de itens antes não adquiridos e a compra de produtos de maior qualidade”, diz Lazzarini. Embora ainda representem uma parcela pequena dentro do cenário avaliado, itens ligados à satisfação pessoal e à sofisticação vêm ganhando espaço nas carrinhos de compras. “Eu diria que são um grande filão a ser explorado”, observa Lazzarini.

Outro levantamento mostra crescimento, em 2009, de 7,99% nas vendas dos supermercados que atuam no Rio Grande do Sul. “Avaliamos que 60% do resultado positivo decorreu da migração de cerca de 700 mil gaúchos das classes D e E para a classe C”, afirma o presidente da Agas, Antônio Cesa Longo, projetando expansão de 8,5% neste ano.

Pesquisa diz que 97% dos brasileiros confiam em vacina

Dados preliminares de uma pesquisa com mais de 2 mil brasileiros indicam que 97% da população confia na eficácia da vacina contra a influenza A (H1N1) – gripe suína. As informações foram divulgadas pelo secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Gerson Pena. Ele avaliou que o Programa Nacional de Imunização do Brasil é reconhecido inclusive fora do país e conseguiu reduzir a incidência de doenças como o sarampo, a poliomielite e a varíola. Pena lembrou ainda que a linha de produção de vacinas que combatem os vários tipos de influenza é considerada entre as mais seguras em todo o mundo.
“É a primeira vez que a humanidade vacina em larga escala mulheres grávidas. É natural o receio, mas é melhor ter receio da gripe. A mulher grávida tem uma imunidade debilitada naturalmente por causa da gravidez”, disse, ao comentar o baixo nível de adesão de gestantes à campanha de imunização contra a gripe suína.

De acordo com a secretaria, somente a metade das grávidas em todo o país foi vacinada. O próprio ministro da Saúde, José Gomes Temporão, expressou preocupação em relação à situação, já que 32% das 50 mortes provocadas pela doença este ano foram de gestantes. O índice de imunização entre jovens de 20 a 29 anos também ficou em torno de 30%. O grupo tem até o próximo dia 23 para procurar os postos de saúde. Para afastar o medo de quem ainda não recebeu a dose, Pena ressaltou que a estratégia de imunização brasileira foi referendada por 18 especialidades médicas.

Apesar de apenas 8% dos doentes crônicos terem sido vacinados, a taxa não preocupa, segundo Pena, porque a maioria deles possui mais de 60 anos – grupo que recebe a vacina apenas a partir do dia 24 de abril, quando começa também a imunização contra a influenza sazonal ou gripe comum. “Nenhuma vacina é usada para a população como um todo, sempre se escolhe o grupo mais vulnerável. Quando eu vacino 11 milhões de pessoas simultaneamente [total de pessoas estimadas para serem imunizadas contra a gripe suína], derrubo em um patamar muito baixo a circulação do vírus, concluiu.

Rede Patroni Pizza inaugura unidade no Joinville Garten Shopping

A Patroni Pizza, uma das mais conceituadas franquias de alimentação no Brasil e a maior rede de pizzarias de São Paulo, inaugura no dia 24 de abril uma nova unidade no Joinville Garten Shopping, em Joinville (SC), novo centro de compras da região que será aberto ao público no dia 23. “O shopping agregará valor com várias lojas de marcas que não têm operação na cidade e em Santa Catarina. Destacamos ainda a localização privilegiada do empreendimento, na região de maior crescimento de Joinville, com excelente malha viária, perto do centro da cidade e ao lado da Universidade de Santa Catarina “, comenta Alexandre Fernandes, franqueado Patroni. Esta será a primeira loja da franquia em operação em Santa Catarina, com possível expansão para demais cidades. “Acreditamos que a receptividade do catarinense seja tão boa quanto a dos demais Estados onde a franquia tem operações, agregando valor, qualidade e ótimo atendimento aos clientes”, enfatiza Rubens Augusto Jr., presidente da Patroni.

De acordo com Alexandre Fernandes e Sandro Irume, outro sócio da franquia, eles conheceram a Patroni por meio de uma publicação focada nesse mercado e, a partir daí, surgiu o interesse em obter mais informações e iniciar um negócio próprio na cidade. “Interessamo-nos pela posição de destaque nacional, um amplo mix de produtos, investimento inicial atrativo e menor do que outras redes, com retorno mais rápido”, completa Fernandes.

O cardápio da Patroni Pizza inclui mais de 30 sabores de pizza, carro-chefe da operação, todas assadas no forno a lenha, além de massas, pratos executivos, carnes, risotos e saladas, petiscos e chopp, unindo a agilidade exigida em uma praça de alimentação com qualidade e toque artesanal, atendendo a necessidade dos clientes tanto no almoço, quanto no happy hour ou jantar. Para as crianças, o sucesso fica por conta das pizzas em formato de tartaruga e as opções de pratos KIDS do cardápio.

Quarta colocada no ranking de franquias de alimentação da revista PEGN e, ano a ano, tem recebido o selo de Excelência em Franchising da ABF – Associação Brasileira de Franchising. A empresa também foi indicada por levantamento da ABF como uma das cinco marcas que mais cresceram em 2009, seguindo o movimento do setor que foi de 21,8%.

Além de São Paulo, a Patroni tem unidades no Rio de Janeiro, Pernambuco, Paraná, Rio Grande do Sul, Alagoas, Goiás (DF e Anápolis), Minas Gerais, Espírito Santo que completam as mais de 70 unidades da rede pelo Brasil. A primeira unidade inaugurada com o conceito Premium foi a do Barra Shopping Sul, em Porto Alegre (RS), em 2008. Destaque ainda para a unidade aberta, em 2009, no Shopping Vila Olímpia, em São Paulo (SP).

Mais informações no site: www.patronipizza.com.br.