Carrefour Brasil acelera ritmo de crescimento no País

O Carrefour Brasil manteve altas taxas de crescimento no primeiro trimestre de 2010, com avanço de 15,9% em vendas em relação ao mesmo período do ano passado. A boa performance da operação brasileira se destacou novamente nos resultados mundiais do Grupo. O formato Atacadão registrou um aumento de 15% em vendas em comparação ao mesmo período de 2009, no conceito mesmas lojas. O site de comércio eletrônico www.carrefour.com.br, que estreou em março de 2010, também apresentou resultados surpreendentes e promissores.

O Grupo registrou um avanço de 3,4% nas vendas no mundo todo, já considerando os efeitos da variação cambial. O presidente mundial da rede, Lars Olofsson, destacou o forte desempenho nos mercados emergentes como América Latina e China. A rede, que é líder no setor de alimentos no País, vai investir no Brasil em 2010 e 2011, R$ 2,5 bilhões, com previsão de inauguração de 70 novas lojas. Neste ano, o Carrefour já inaugurou três novas unidades Atacadão no País.

O faturamento apresentado pelo Grupo Carrefour no Brasil, divulgado hoje pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras), de R$ 25,6 bilhões, em 2009, reflete a política acertada da empresa em investir cada vez mais no setor de alimentos. “Mantivemos um avanço de R$ 3,2 bilhões, nas vendas de 2008 para 2009, com foco nas operações no setor alimentício, que converge para nossa posição de liderança no segmento”.

Franca Shopping homenageia mulheres em evento

Graduada em hotelaria pelo Senac São Pedro, pós-graduada em gastronomia pelo Senac São Paulo e proprietária da Gastrô Consultoria, Bia Amorin demonstra seus conhecimentos às 15 convidadas especiais, que participam da palestra Vinho Sempre Presente, ministrada por ela em homenagem às mulheres de Franca e região, que acontece dia 20 de abril, às 15h00 na praça central do Franca Shopping, no interior paulista, em parceria com a Confraria do Vinho Galo Branco. O evento será exclusivo para 15 convidadas, que receberão informações sobre tipos e combinações de uvas, forma correta de armazenamento e manuseio de garrafas de vinhos e harmonização de pratos.

Bia Amorin iniciará a palestra com um bate-papo sobre a importância da mulher no mundo do vinho, desde a produção da uva até o consumo da bebida alcoólica. Após dará dicas preciosas de como serví-lo corretamente. Também explicará as peculiaridades das uvas malbec (originárias de um delicioso vinho tinto) e chardonnay (a parir da qual é fabricado um vinho branco de qualidade). Para encerrar, Bia irá ensinar às presentes como harmonizar vinhos e pratos, quando será servido um delicioso Buffet.

Dependendo do setor, taxa de juros do crediário chega a 8,54% a.m.

Os juros no crediário variaram de 2,33% a 8,54% ao mês em março, dependendo do setor. A principal explicação para a variação é a própria competição em cada setor. Segundo levantamento divulgado pela Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac) na última quarta-feira (14/04), no mês passado, o brasileiro pagou menos juros na aquisição de veículos (2,33% a.m.) e mais em artigos de ginástica (8,54% a.m.).

As instituições financeiras determinam os juros baseadas em cinco fatores: custo de captação, depósitos compulsórios, despesas administrativas, margem líquida do banco (lucro) e o risco (inadimplência), que é o único item que pode ter alguma variação por setor. Além da inadimplência, o prazo e a competição ditam a diferença das taxas de juros. A demanda é outra determinante, uma vez que a taxa de juros é reduzida, quando a procura pelo produto é baixa. A taxa média praticada no crediário em março foi de 5,72% a.m., superior à taxa de 5,84% a.m. praticada em fevereiro, sendo que todos os setores apresentaram queda em suas taxas de juros no mês passado.

Liz Fit Sense volta à SP com exclusividade no Morumbi Shopping

Desde 2007 o projeto Liz Fit Sense, desenvolvido exclusivamente pela Liz, especializada em lingerie que alia conforto e função num fit mais que perfeito, oferece às mulheres consultoria gratuita mostrando qual é o tamanho correto de sutiã, isto é, qual o tamanho exato de costas e de bojo. Isso por que nem todas as mulheres têm a mesma proporção de medida de tórax e de volume de seios. Sucesso desde então, o programa já esteve em diversas capitais brasileiras e até mesmo no exterior, no México e no Chile.

De 24 de abril a 8 de maio, o projeto estará de volta a São Paulo, no Morumbi Shopping, para atender aquelas que ainda não foram beneficiadas. “Mais de nove mil mulheres passaram pela consultoria exclusiva da Liz, com respostas mais que satisfatórias; todas relatam o alívio que é utilizar o sutiã no tamanho adequado, depois de anos de desconforto”, explica Lígia Buonamici Costa, diretora de marketing e desenvolvimento de produtos da empresa paulista.

O Liz Fit Sense surgiu depois que a Liz desenvolveu uma pesquisa e descobriu que 80% das mulheres utilizavam sutiãs em tamanhos inadequados provocando extremo desconforto. “Não é comum ter medidas proporcionais”, justifica Ligia. “Quando o sutiã não está no tamanho correto há uma tendência em comprimir os seios pelas taças menores ou ainda o sutiã sair do lugar por estar com as costas meio largas; às vezes a taça fica maior que o seio, embora as costas estejam ajustadas”, continua a executiva. “Depois que passam pela consultoria esses problemas são solucionados; vale lembrar que nós, da Liz, temos, para cada número de sutiã, cinco diferentes tamanhos de taças, que vão do A ao DD”, conclui.

Centauro realiza promoção Seleção Premiada

Com a proximidade da Copa do Mundo na África, a marca de calçados esportivos Centauro promove campanhas que prometem esquentar a torcida brasileira. Até o dia 30 de junho, a rede realiza a promoção Seleção Premiada. O cliente que comprar uma das camisas da seleção brasileira de 2010, concorre a um ano de compras na Centauro. Serão dois ganhadores até o final da promoção. Ao adquirir o produto em qualquer loja Centauro, o consumidor garantirá um número da sorte, que lhe dará o direito de participar do sorteio no dia 14 de julho.

Além dessa promoção, a Centauro realiza outras ações para deixar o torcedor brasileiro ainda mais preparado para a Copa do Mundo. Nesse mês, o cliente já pode participar da campanha Febre de África, que dá a oportunidade de ganhar uma passagem com acompanhante e tudo pago para o país da Copa 2010.

E a partir desta sexta (16/04), os torcedores vão poder tirar uma foto profissional com artigos e acessórios da seleção e ainda concorrer no final da promoção a uma TV de Plasma e dois vales-compras de R$ 500 para consumir na loja. Todas as fotos estarão disponíveis no site http://www.centauro.com.br/clicktorcida. Não fique fora dessa!

Confira abaixo as lojas participantes:

– Shopping Pátio Brasil – Brasília (DF)
– BH Shopping – Belo Horizonte (MG)
– Shopping Iguatemi – Fortaleza (CE)
– Niterói Plaza Shopping – Niterói (RJ)
– Parkshopping Barigui – Curitiba (PR)
– Flamboyant Shopping Center – Goiânia (GO)
– Shopping Recife – Recife (PE)
– Midway Shopping – Natal (RN)
– Shopping Jardins – Aracaju (SE)
– Floripa Shopping – Florianópolis (SC)
– Manaíra Shopping – João Pessoa (PB)
– Salvador Shopping – Salvador (BA)
– Bourbon Shopping Pompéia – São Paulo (SP)
– Bourbon Shopping Country – Porto Alegre (RS)
– Shopping Praia da Costa – Vila Velha (ES)
– Manauara Shopping – Manaus (AM)
– Shopping Maceió – Maceió (AL)
– Shopping Pátio Belém – Belém (PA)

Semana do Livro ganha atrações no Shopping Iguatemi Caxias

Desta sexta-feira (16/04) até o próximo dia 25, o Shopping Iguatemi Caxias, em Caxias do Sul (RS), promove uma série de atividades em comemoração à Semana do Livro. Durante todo esse período, estará sendo realizado o projeto Livro Livre, em parceria com a Secretaria Municipal da Cultura, que estimula a leitura através da troca de livros: o leitor deixa um livro e escolhe outro, com ajuda de uma bibliotecária, que permanece à disposição para auxiliar a todos. Uma surpresa está sendo preparada para quem fizer a troca no dia 23.

Hoje, às 19h00, o autor Jorge Aguer faz o lançamento de seu novo livro, O Caminho da Tradição – Da kabalah hebraica ao antigo Egito, durante sessão de autógrafos na Livraria Saraiva. De acordo com o autor, a Kabalah é geralmente apresentada como uma doutrina, ou uma filosofia. “Neste livro mostraremos aos que realmente procuram o caminho da tradição a cara mística e prática desta ciência sagrada que atravessa o tempo, povos e culturas. Escrevi este texto com o intuito de mostrar a mística kabalista como eu a vivencio.”

Nos sábados, 17 e 22 de abril, às 15h00, a Livraria Saraiva abre espaço para a Hora da Criança – Especial Monteiro Lobato, com a professora Marta Pulita. E, nos dias 22 e 23 de abril, entre 15h00 e 16h00, a Contação de Histórias será com os personagens do Sítio do Pica-pau Amarelo. Atividades para crianças e adultos irão marcar a Semana do Livro no Iguatemi Caxias, que tem o objetivo de incentivar o hábito da leitura e propiciar o conhecimento de diversos títulos e estilos literários, promovendo o intercâmbio de ideias.

Intenção de compra pela internet cai 7,9% em São Paulo

O internauta paulista está menos propenso a gastar com bens e serviços na internet, revela pesquisa divulgada nesta quinta-feira (15/04) pela Fundação Instituto de Administração (FIA) e pela Felisoni Consultores Associados.

Segundo os dados da Pesquisa Trimestral de Intenção de Compras no Varejo, a intenção de compra dos internautas no trimestre que começa em abril é 7,9% menor que o do primeiro trimestre de 2010. A pesquisa, que é elaborada dentro do Programa de Administração de Varejo mantido pelas entidades, foi realizada entre 15 e 26 de março, com 6.609 internautas do Estado de São Paulo.

O levantamento mostra uma queda significativa na intenção de compra pela internet. Se no primeiro trimestre 52,1% dos consumidores disseram não querer comprar nada pela internet, esse índice aumentou agora para 69,2%. Outra descoberta foi a tendência de crescimento da linha branca, que ultrapassou a venda de CDs e DVDs.

“O comportamento caminhava de maneira extremamente positiva, associada a passagem da crise financeira e a redução do IPI. O primeiro trimestre foi muito atípico para o mercado brasileiro, por isso, não pode se dizer que houve um esfriamento”, afirma o diretor de pesquisas do Provar, professor Nuno Fouto. Fouto observa que o público da internet é outro, tem uma renda mais alta e não obteve aumento na renda de maneira acentuada como as demais classes, dái o menor consumo no período.

Os segmentos de eletroeletrônicos (30,2%), seguido pelos itens de Informática (27,7%), CD, DVD, Livros e Revistas (22,9%) e telefonia e celulares (22,6%) lideram a intenção de compras pela internet. Ainda que esses produtos tenham se mantido na ponta do consumo paulista, houve um declínio em todos eles na comparação com o trimestre anterior.

Com relação aos eletroeletrônicos, evidenciou-se uma queda de 5,9% na intenção de compra. Essa contração se estendeu a informática (- 3,4%), a telefonia e celulares (- 2,1%), e principalmente a CD, DVD, livros e revistas com queda acentuada de 7,2%. “Na internet, o consumo de CDs e DVDs sempre foi o maior em comparação com os outros segmentos, mas isso vem deixando de ser ruma realidade. Em vista da natureza do produto (pode ser baixado pela web), compra-se menos hoje em dia. Já em relação à linha branco acontece ao contrário, uma confiança na compra de produtos mais caros pela internet”, explica Fouto. Esse movimento, segundo o professor, deve-se a entrada de grandes varejistas como Casas Bahia e Ponto Frio no mercado de comércio eletrônico.

Comércio e shoppings de Maceió liquidam geral a partir desta quinta

Uma euforia de preços baixos é o que promete a Liquida Geral Maceió, a maior ação promocional do varejo alagoano que tem como objetivo estimular vendas e elevar o faturamento do setor. A partir desta quinta-feira (15/04), até o dia 25 de abril, aproximadamente 1,5 mil pontos de vendas, nos mais diversos segmentos, como roupas, sapatos, acessórios, móveis, eletrodomésticos, tintas, alimentação, entre outros, estarão decorados com cartazes, faixas e bandeirolas da campanha. A meta, segundo a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), é atrair os consumidores para as lojas credenciadas e garantir um aumento médio de 30% no faturamento do comércio durante a campanha.

Antes identificada como Liquida Maceió, a campanha ganhou, este ano, uma nova roupagem passando a se chamar “Liquida Geral Maceió” e trazendo o seguinte tema: “O risca-preço está a solta pela cidade”. Tem novidade também na premiação: a cada R$ 30 em compra, o consumidor recebe um cupom para participar do sorteio ao final da promoção. Agora são dois automóveis zero quilômetros, cinco motos, cinco tevês de LDC e cinco notebooks.

De acordo com o presidente da CDL de Maceió, Wilson Barreto, há uma estimativa de que a Liquida Geral imprima um faturamento de R$ 30 milhões. “A campanha já virou tradição. Trata-se do maior evento do comércio varejista da capital”, justifica Barreto. O dirigente também demonstra confiança no atual momento econômico de Alagoas e ressalta a expansão do comércio com a abertura de pequenas, médias e grandes lojas.

O Shopping Maceió e Pátio Maceió estarão com 100% de suas lojas dentro da campanha. Isso significa que o consumidor que circular nesses centros, no período de 15 a 25 de abril, encontrará preços baixos e condições facilitadas para a compra do produto desejado. Os descontos variam, mas podem chegar a 50%. A CDL informa que os lojistas interessados e que ainda não adquiriram seus kits de participação podem providenciá-los ligando para os telefones: (82) 3311-3907/3922.

A campanha Liquida Geral Maceió 2010 tem o apoio do governo do Estado, prefeitura de Maceió, SEBRAE, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Empresários do Comércio de Maceió – Comcred, Hipercard, Maceió Shopping e Pátio Maceió.

Filho de Sarney é acusado de fraude em obra do PAC

O empresário Fernando Sarney, filho do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), ajudou a fechar acordo clandestino pelo qual um grupo de empreiteiras burlou o processo de licitação e é acusado de desviar dinheiro público da principal obra ferroviária do país. A fraude, apontada pela Polícia Federal e pelo Tribunal de Contas da União, deu-se em um trecho da ferrovia Norte-Sul. Orçada em mais de R$ 1 bilhão, a construção faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), a vitrine eleitoral da pré-candidata à Presidência Dilma Rousseff (PT).

O projeto é administrado pela Valec, estatal ligada ao Ministério dos Transportes há anos sob influência direta de José Sarney. Fernando Sarney alegou tratar-se de “vazamento criminoso de inquérito sigiloso”. “Mais uma vez, assuntos requentados. Eu me pergunto a razão disso tudo”, afirmou.