Zaffari fatura R$ 2,1 bi e só fica atrás do Walmart

Mesmo com a crise econômica, a rede supermercadista Zaffari, com sede em Porto Alegre, alcançou faturamento bruto de R$ 2,110 bilhões em 2009, com alta de 17,4% sobre o ano anterior. Os dados fazem parte do ranking divulgado pela Associação Gaúcha de Supermercados (Agas), e incluem a loja em São Paulo. No fim de março, quando apresentou a construção de um novo shopping center com a bandeira Bourbon, em Porto Alegre, o diretor de expansão Cláudio Luiz Zaffari informou que a previsão de crescimento das vendas em 2010 é semelhante à que foi registrada em 2009. Se a projeção se confirmar, o Zaffari chegará a uma receita bruta de quase R$ 2,5 bilhões neste ano. Em março o diretor também anunciou investimentos de R$ 250 milhões para este ano, com alta de 25% sobre 2009. A maior parte será aportada no novo shopping, além de ampliações e melhorias nas lojas da rede.

Conforme a Agas, não houve alteração nas dez primeiras posições no ranking de 2009. O Zaffari é a segunda maior rede em operação no Estado. A primeira é o Walmart, que faturou R$ 3,907 bilhões no Rio Grande do Sul, 11,5% a mais do que em 2008. O Carrefour aparece em terceiro lugar, com expansão de 20,5% na receita, para R$ 883,3 milhões no período. A Agas informou ainda que o Walmart fechou 2009 com 101 lojas e 18,4 mil funcionários no Estado. O Zaffari tem 29 lojas (incluindo São Paulo) e 8,8 mil empregados, enquanto o Carrefour soma oito pontos de venda e 2,4 mil funcionários no Rio Grande do Sul.

A entidade fez o levantamento com 208 empresas, que representam cerca de 85% do setor e tiveram faturamento total de R$ 11,861 bilhões no Estado em 2009, um crescimento de 15,9% sobre o ano anterior. Segundo o presidente da associação, Antônio Cesa Longo, o desempenho deveu-se a fatores como o aumento do nível de emprego e a migração de 700 mil gaúchos das classes D e E para a C.

Shopping Plaza Sul promove vacinação de idosos contra a gripe

O Shopping Plaza Sul, no bairro da Saúde, em São Paulo, irá participar da campanha anual de vacinação de idosos contra a gripe, no dia 24 de abril. Os visitantes a partir de 60 anos poderão ser imunizados entre 10h00 e 17h00 no Piso Jardim Botânico. Pessoas com idades entre 20 e 29 anos também poderão ser vacinadas.

A ação, realizada em parceria com o Ministério da Saúde, tem como objetivo proporcionar um serviço de utilidade pública, gratuito, com a comodidade oferecida pelo shopping center, além de promover a saúde e o bem-estar dos visitantes do empreendimento.

Oi pede R$ 27 bilhões para gerir banda larga do governo

A empresa de telefonia Oi pediu R$ 27 bilhões em incentivos e benefícios federais para comandar a universalização da banda larga no país. A proposta foi classificada pela equipe do presidente Lula de “inaceitável” e reforçou a tese dos defensores do uso da Telebrás como gestora do plano.

O projeto final da área técnica do governo será levado ao presidente nas próximas semanas e proporá um modelo em que o investimento federal ficaria bem menor do que o proposto pela Oi: R$ 6 bilhões entre 2010 e 2014 para montar a estrutura de uma rede pública no país e conexões de rádio para levar a internet a cidades onde o setor privado não quer investir ou cobra preços abusivos.

Os números da Oi foram comemorados pelos técnicos da Casa Civil e do Ministério do Planejamento. Segundo eles, depois que os dados das duas propostas foram comparados, até o Tesouro Nacional, antes resistente à ideia de uso da Telebrás, decidiu apoiá-la.

Shopping Grande Rio comemora 15 anos de existência realizando sonhos

A comemoração do Dia das Mães no Shopping Grande Rio, na capital fluminense, começa no dia 20 de abril, com a campanha “Grandes Sonhos e Grandes Momentos”, que dará cupons para concorrer a um carro Meriva Joy a cada R$150 em compras. Ao longo de 2010, os 15 anos do Grande Rio serão o foco das campanhas das principais datas do varejo. “Nós queremos reforçar a importância do shopping nos grandes momentos da vida de nossos clientes, assim como sua participação na concretização de grandes sonhos, como o de ser mãe”, afirma Luis Antônio Marques, superintendente do Shopping Grande Rio.

Para Luis Antonio, os presentes mais procurados serão os calçados e itens de vestuário, uma boa opção para as mamães aproveitarem a data para renovar o armário com as novas coleções de outono/inverno. “A previsão é que a movimentação no mall supere a do ano passado, com aumento de 20% nas vendas e no fluxo de pessoas”, prevê o presidente da Associação dos lojistas do Shopping Grande Rio, Jones Tadeu Amaral de Britto.

Para participar, os clientes deverão apresentar a nota fiscal de compra no balcão de trocas e responder à pergunta da promoção: “Qual é o Shopping que proporciona “Grandes Sonhos e Grandes Momentos?”. As compras feitas com o Cartão Visa e/ou Visa Electron darão direito a três cupons. O sorteio será realizado no dia 10 de maio.

Para as mamães modernas, o shopping está com vários modelos de saia de cintura alta para todos os gostos e bolsos. A Dondokas está com saia lisa na cor vinho por R$ 55. Na Angel, a saia de cetim sai por R$ 69,99. Na Aquamar, é possível encontrar blusas de malha a partir de R$ 49,90, que combinam com a saia xadrez por R$ 69,90. Para fechar o look, na Scrap, os cintos saem a partir de R$ 39.

Para as mulheres que adoram sapatos, na NHC há sandálias rasteirinhas, a partir de R$ 45, e sandália Gladiadora por R$ 50. Quem pretende investir um pouco mais, a Andarella conta com a bota de couro de cano curto, aberta na frente, por R$ 249, e uma sandália de tecido bordada por R$ 134. Para quem gosta de praticidade, a Mahogany lançou kits para viagem que vêm com nécessaire e seus produtos em tamanho reduzido, a partir de R$ 49.

Álcool volta a subir, mas ainda é vantajoso em oito Estados

Depois de um movimento de queda iniciado em março, o preço médio do álcool combustível no País voltou a subir na última semana, segundo levantamento feito pelo Terra com base na pesquisa de preços da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). No entanto, o etanol segue mais vantajoso que a gasolina para proprietários de veículos flex em oito Estados – em fevereiro isso ocorria em apenas um Estado.

A média nacional do litro do combustível renovável ficou em R$ 1,697, na pesquisa realizada pela ANP de 11 a 17 de abril, ante R$ 1,664 – uma alta de 5,89%. De acordo com o levantamento, é mais interessante economicamente rodar com álcool em Goiás, São Paulo, Paraná, Mato Grosso, Tocantins, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro e Bahia. Nos demais Estados, a diferença entre o preço da gasolina e do álcool é menor que 30% e vale mais a pena abastecer com o derivado de petróleo, já que ele tem autonomia 30% maior.

Goiás registrou a média de álcool mais barata do País (R$ 1,428) e a diferença para a gasolina (R$ 2,39) foi de 40,25%. No Paraná, a diferença é de 40,27%, em São Paulo de 37,13%, em Mato Grosso de 37,79%, no Tocantins de 32,76%, na Bahia de 32,18%, no Mato Grosso do Sul, de 31,88% e no Rio de Janeiro de 30,26%. Já o Acre tem o litro mais caro (R$ 2,483) e a menor diferença (15,69%). A pesquisa feita pela ANP leva em conta os preços médios por litro de cada combustível oferecido pelos postos ao consumidor. Com relação à pesquisa anterior, feita de 4 a 10 de abril, o preço do álcool aumentou em 14 Estados.

Como o valor do litro pode variar bastante conforme o posto, vale a pena fazer a conta antes de decidir. Por exemplo, em São Paulo, é possível encontrar álcool de R$ 1,199 até R$ 1,999 por litro. A conta para decidir pelo combustível é simples. Multiplique o preço da gasolina por 0,7. Se o resultado for maior que o preço do álcool, compensa abastecer com o combustível renovável. Se o valor da multiplicação for menor que o do álcool, a gasolina é mais vantajosa.

Em vigor a partir do dia 1º de fevereiro, a diminuição do percentual de álcool misturado na gasolina é uma medida do governo para tentar aumentar a oferta do combustível renovável e estancar a alta dos preços. A medida terá vigência de 90 dias e, segundo o Ministério de Minas e Energia, aumentará a oferta de etanol em cerca de 300 milhões de litros.

Para segurar o preço da gasolina, que poderia aumentar com a redução da mistura de álcool, o governo reduziu a Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide), que incide sobre a gasolina, em R$ 0,08 por litro.

Franca Shopping sorteará um Fiat 500 para o Dia das Mães e Namorados

O Franca Shopping, no interior paulista, promoverá duas importantes datas de varejo, Dia das Mães e Dia dos Namorados, em uma campanha promocional conjunta. Para divulgar a ação, a Agência Escala teve o desafio de criar e desenvolver uma campanha publicitária única que tivesse impacto e relevância nestes dois períodos. O investimento total, em publicidade e prêmios, será de cerca de R$ 170 mil.

O resultado da criação é a campanha “Cuide bem do seu Amor”, que será realizada de 27 de abril a 13 de junho. A cada R$ 150 em compras, os visitantes poderão trocar as notas fiscais por cupons para participar do sorteio de um automovel Fiat 500, pagando com Visa o cliente receberá cupon em dobro. Todas as peças publicitárias focam os relacionamentos, com os personagens – mãe e filho ou casais – retratados em ilustrações estilizadas em preto e branco, dando detaque ao prêmio que aparece na cor vermelha, enfatizando-o como um objeto de desejo.

Reforçando o conceito de toda a campanha, os anúncios de TV e rádio contarão com uma versão da música “Cuide bem do seu Amor”, composta por Herbert Vianna. A letra, muito conhecida pelo público, foi escolhida por retratar o universo do amor, que resume a emoção transmitida nas duas datas. As peças serão veiculadas em anúncios de TV aberta,canais por assinatura, rádio, revistas, jornais, internet e outdoor, além de amplo material de comunicação interna.

Além de trazer as informações sobre a promoção, o hotsite (www.cuidebemdoseuamor.com.br) convidará os internautas a participar do concurso “Amor de Videokê”, gravando um vídeo com uma declaração de amor para o namorado ou namorada, ou uma mensagem especial para a mãe. O vídeo poderá ser enviado pelo site e por redes de relacionamento. Durante o período da campanha, os internautas irão escolher o melhor vídeo, e os autores dos mais votados da semana serão premiados com um iPod shuffle. No total serão 48 ganhadores.

Rosso assume DF para provar que intervenção é desnecessária

Eleito de forma indireta, Rogério Rosso assume nesta segunda-feira (19/04) o governo do Distrito Federal com a missão de convencer a Procuradoria-Geral da República e Supremo Tribunal Federal de que a intervenção federal é o que “de pior pode acontecer com Brasília”. Para isso, promete corte de gastos e transparência nas contas.

Advogado, suplente de deputado federal, presidiu a Companhia de Planejamento do DF (Codeplan) durante o governo de José Roberto Arruda (sem partido). O órgão é alvo de denúncias na Justiça e de uma comissão parlamentar de inquérito (CPI) na Câmara Legislativa por irregularidades em contratos de licitação na gestão de Durval Bargosa, principal delator do esquema de corrupção conhecido como Mensalão do DEM. As primeiras denúncias surgiram justamente durante a gestão de Rosso.

Rosso também participou da gestão de Joaquim Roriz. Foi administrator de Ceilândia e secretário de Desenvolvimento Econômico. Foi dele a ideia – não concretizada – de construir um trem-bala ligando Brasília a Goiânia. Hoje, Rosso é ligado ao deputado federal e presidente do PMDB-DF, Tadeu Filippelli.

Rosso, de 41 anos, vai cumprir um mandato-tampão até 31 de dezembro, substituindo José Roberto Arruda (sem partido), cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), por infidelidade partidária. Ivelise Longhi, ex-administradora de Brasília, foi eleita vice-governadora. O novo governador é casado com Karina Curi, filha de um dos maiores empresários da cidade, dono da Curinga dos Pneus.

Renda maior e calor impulsionam consumo de bebidas, aponta consultoria

O aumento do emprego e da renda média da população brasileira estão impulsionando o consumo de refrigerantes e água mineral, aponta estudo da consultoria Lafis, que projeta aumento de 12,8% no faturamento do setor neste ano, para R$ 26,8 bilhões. A instituição estima ainda uma expansão de 5,7% no consumo de refrigerantes em termos de volume, para 15,1 bilhões de litros, e avanço de 19,5% na demanda por água mineral, atingindo 9,8 bilhões de litros em 2010.

A Lafis lembra que o setor de bebidas tem se beneficiado das altas temperaturas registradas no início do ano e pela mudança nos hábitos de consumo, como reflexo da ascensão da classe média. Por outro lado, o aumento na cotação de commodities, como açúcar e alumínio, deve fazer com os preços dos refrigerantes subam acima da inflação em 2010, aponta a consultoria. A expectativa é de uma alta de 6,0% no ano, superando a previsão para o IPCA, de 5,2%. “A escassez de latas de alumínio também se constituirá como um fator que impulsionará os preços, uma vez que estas são responsáveis por aproximadamente 7,6% do mercado de refrigerantes”, observa a Lafis.

O preço da água mineral também apresentará variação acima do IPCA, de 6,1%, motivada pela forte expansão do consumo e pela necessidade de adequação da indústria em relação ao prazo de validade dos galões de 20 litros. Entre os riscos apontados pela consultoria para as estimativas de crescimento do setor está a possibilidade de uma alta acentuada de preços inibir o consumo de refrigerantes. “Com a retomada das expectativas de crescimento econômico na economia mundial, pode haver uma preferência por ativos ligados às commodities. Tal movimento geraria aumentos significativos nos preços de insumos utilizados na fabricação de refrigerantes, o que por sua vez, pressionaria os preços”, explica a Lafis. Já o principal risco para o mercado de água mineral é a concorrência com os purificadores de água em locais onde existe rede de abastecimento de água tratada.

No entanto, a Lafis destaca que o segmento está em franca expansão, dado que o consumo per capita de água mineral no Brasil ainda é muito baixo. Além disso, o setor também tem sido favorecido por um movimento dos consumidores em direção a bebidas mais saudáveis, fator que, por sua vez, prejudica o segmento de refrigerantes.

Imagem externa do Brasil é positiva para 41% do mundo

Uma pesquisa realizada em 28 países revelou que a imagem do Brasil é positiva no mundo. Em média, 41% dos entrevistados consideram o Brasil uma influência positiva, enquanto 23% consideram a influência do país negativa. Para moradores de 22 países que também participaram da enquete em 2009, a avaliação positiva caiu três pontos percentuais (de 45% para 42%), mas a negativa permaneceu no mesmo patamar (23%). As informações são da BBC Brasil. A pesquisa, feita pelo Serviço Mundial da BBC e conduzida pela GlobeScan/PIPA, ouviu 29.997 pessoas – pessoalmente ou por telefone – entre novembro do ano passado e fevereiro deste ano. Os responsáveis pelo estudo pediram aos entrevistados que respondessem se consideram a influência de 17 países do mundo, entre eles o Brasil, positiva ou negativa. Desde 2005, a BBC realiza a pesquisa.

A imagem do Brasil foi vista como positiva pelos entrevistados brasileiros (84%) e chilenos (77%). No México, 59% dos entrevistados veem o Brasil como uma influência positiva, bem como 55% na América Central. As impressões sobre o Brasil também são positivas entre países asiáticos, como a China (55%), Coreia do Sul (51%), as Filipinas (47%) e a Tailândia (44%). Em Portugal, 51% dos entrevistados também veem o Brasil como influência positiva.
A imagem positiva do Brasil também aumentou entre os países europeus. No Reino Unido, as percepções negativas caíram 15 pontos percentuais (agora em 20%) e os britânicos agora tendem a ver o país de forma positiva (35%), enquanto antes se encontravam divididos.

A reação dos alemães mudou de negativa para dividida, depois que o número de entrevistados que consideram o Brasil uma influência positiva aumentou em seis pontos percentuais. Na França, a atitude positiva aumentou oito pontos percentuais, para 50%. Mas a imagem do Brasil piorou entre os entrevistados da Índia e do Egito. No Egito, a avaliação positiva caiu 15 pontos percentuais, chegando a apenas 18% dos entrevistados. O país com o menor índice de avaliação positiva do Brasil foi o Paquistão, com apenas 13%. Os entrevistados da Índia deixaram de avaliar o país favoravelmente, e agora se apresentam divididos, com a imagem negativa aumentando oito pontos percentuais (atualmente em 23%).

A imagem positiva do Brasil também caiu na China (de 65% para 55%), em Gana (de 50% para 41%), na Itália (de 49% para 40%), no Canadá (de 46% para 38%) e na Nigéria (de 47% para 38%). A Alemanha é o país considerado como o de maior influência positiva no mundo (em média, 59% dos entrevistados avaliaram o país favoravelmente), e o Irã é o país visto como o menos positivo – apenas 15% dos entrevistados, contra 56% que o veem de forma negativa. No Brasil, apenas 6% dos entrevistados consideraram o Irã uma influência positiva, contra 80% que o consideram uma influência negativa.