Ministros do G20 se reúnem para encontrar soluções para o desemprego

Os ministros do trabalho dos países do G20 (grupo dos principais países ricos e emergentes) iniciaram hoje sua primeira reunião a fim de encontrar formas que permitam um crescimento econômico equilibrado e segurança aos trabalhadores. A secretária de Trabalho dos Estados Unidos, Hilda Solis, foi a anfitriã do encontro e ficou encarregada de começar a reunião que qualificou como “histórica” e que servirá para criar uma “base firme” para fomentar a prosperidade e o emprego. “Esta é uma oportunidade histórica, comecemos a trabalhar imediatamente”, disse.

Os ministros de Trabalho do G20 serão recebidos amanhã pelo presidente dos EUA, Barack Obama, na Casa Branca, onde apresentarão os resultados da reunião e as suas recomendações, e eles têm tarefas muito específicas pela frente: encontrar maneiras de fazer frente aos desafios que a crise econômica representa para os lares e para os trabalhadores no mundo todo, lembrou Solis. Em Pittsburgh, onde ocorrer o encontro, os líderes declararam que não podem “descansar até que a economia global tenha se recuperado plenamente e as famílias trabalhadoras no mundo todo possam encontrar empregos decentes”, ressaltou.

Concretamente, de acordo com as diretrizes que receberam dos líderes, os ministros de Trabalho devem avaliar a atual situação e pedir à Organização Internacional do Trabalho (OIT) e à Organização para a Cooperação Econômica e o Desenvolvimento (OCDE) uma análise do impacto das políticas que os governos já puseram em prática para atalhar a crise econômica e o desemprego. Também devem avaliar possíveis melhoras nos programas de proteção social, como seguros de desemprego, desenvolver estratégias para formar os trabalhadores para o mercado de trabalho do futuro e analisar formas de melhorar a qualidade e a quantidade dos empregos em seus respectivos países.

Classe C amplia acesso à banda larga

Pesquisa realizada pela Programa de Estudos do Futuro da Fundação Instituto de Administração (Profuturo/FIA) revela que, até 2020, metade das famílias da classe C, com renda familiar de R$ 1.064 até R$ 4.591 salários-mínimos, terá acesso à internet. Dessas, 60% farão sua conexão via banda larga. Em 2008, apenas 7% das conexões da população nessa faixa de renda eram em alta velocidade.

O sócio-diretor do instituto de pesquisas Data Popular, Renato Meirelles, afirma que hoje 60% das famílias do segmento já possuem computador e 44% delas têm intenção de comprá-lo. “É uma mudança que mostra que esse é o grosso do mercado. São esses consumidores que devem ser procurados”, avalia.

A tecnologia que mais deve crescer no período é a conexão via cabo modem ou wireless, oferecida pelas operadoras de TV por assinatura, com 33% do setor. Em seguida, vem a rede WiMax, ainda em fase de implantação no Brasil, a qual deve conquistar 31% dos clientes. As redes via celular, ou móveis (3G/4G) e a conexão por rede elétrica serão a opção de 17% e 11% dos consumidores, respectivamente. No caso específico das classes de renda inferior (C, D e E), a conexão ADSL continuará a mais popular, pois as demais – como o cabo – não alcançam boa parte dos locais onde vivem essas famílias.

O diretor executivo da Interactive Advertising Bureau (IAB), Ari Meneghini, afirma que a classe C é o nicho de mercado que promoverá a possibilidade de expansão da internet, que se prepara para crescer, apenas neste ano, 30%. A expectativa do setor é movimentar cerca de R$ 1,7 bilhão. “A classe C hoje se destaca muito entre os usuários. E é um público que temos muita intenção de atingir”, comenta Meneghi.

O estudo mostra ainda que, na classe A, a banda larga representava 64% das conexões em 2008, percentual que deve alcançar 99% nos próximos dez anos. Na classe B, a banda larga deve saltar dos 26% registrados em 2008 para 90% em 2020. Nas classes D e E, a conexão em alta velocidade representará 25% dos acessos em 2020, frente a apenas 1% em 2008.

“Ninguém cresce sem o aumento de crédito, especialmente a baixa renda. Mas nosso endividamento ainda é baixo comparado com outros países. Ainda falta muito para gerar uma bolha de crédito no Brasil.” A fala do sócio- diretor do instituto de pesquisas Data Popular, Renato Meirelles, representa bem o clima do mercado de crédito brasileiro. Pesquisa feita pela Serasa Experian aponta alta de 0,7%, elevando para 79,2 o nível de qualidade de crédito no País. A Serasa explica que a qualidade de crédito do consumidor tende a ser relacionada com a renda. Todas as camadas pesquisadas, exceto quem ganha mais de R$ 10 mil por mês, registraram melhora na qualidade de financiamentos no primeiro trimestre.

O aquecimento do mercado interno, o aumento dos trabalhos formais e a diminuição dos índices de inadimplência desenham hoje panorama que mostra o País em rota de expansão, graças ao mercado interno. E, de acordo com o coordenador do curso de Economia da Universidade de São Caetano do Sul (USCS), Francisco Funcia, não há sinais de que o aumento da oferta de financiamentos traga problemas futuros. “Não dá para pensar, mecanicamente, que o crescimento do consumo trará prejuízos à economia brasileira. Não se trata de explosão de consumo generalizada, mas sim uma inserção de quem estava excluído do grupo e que hoje volta a consumir. Com essa nova classe, não há indicador de gargalo na economia, ou possível reação inflacionária negativa nesse processo”, aponta.

Primeira Riachuelo da Serra Gaúcha abe no Shopping Iguatemi Caxias

No mês em que completa um ano da expansão, o Shopping Iguatemi Caxias, em Caxias do Sul (RS), presenteia a comunidade com a primeira Riachuelo da Serra Gaúcha. A loja abre suas portas nesta quinta-feira (22/04), com novidades que prometem seduzir a todos que não abrem mão de estar em evidência e proporcionar novas experiências visuais e sensoriais.

A 110ª loja de uma das três maiores redes de varejo de moda do país chega com força total em Caxias do Sul. A campanha institucional traz como garota-propaganda nada menos que a superstar Ivete Sangalo, que já pode ser contemplada nos outdoors espalhados pela cidade com a ótima notícia. Com o slogan Riachuelo, essa é a moda, a cantora anuncia a chegada da marca na região, que traz o mix completo de produtos com as últimas tendências do mundo fashion.

Exclusivamente para a inauguração, uma série de ações especiais foi preparada, como a presença dos atores Marcos Pasquim e Fábio Villa Verde. Os globais estarão recepcionando os clientes na terça-feira e, além de distribuir autógrafos, irão posar para uma foto instantânea com os consumidores que fizeram compras acima de R$ 100.

Com 2,5 mil m² de área de loja, divididos em dois andares, a Riachuelo traz para Caxias do Sul a proposta mais inovadora da rede, dentro de um novo conceito arquitetônico, que visa o rejuvenescimento e modernização das unidades. Com o objetivo de proporcionar total facilidade ao cliente, a loja do Iguatemi Caxias do Sul destaca um projeto com layout jovem. As áreas estarão devidamente sinalizadas e ambientadas de acordo com os departamentos de moda feminina, masculina, infantil, acessórios, casa e decoração. Para isso, foram concebidos elementos de visual merchandising, que determinam e marcam cada um dos diferentes segmentos dentro da própria loja de maneira perfeitamente integrada. A exposição valoriza a infinita variedade de produtos que a Riachuelo disponibiliza aos seus clientes, objetivando sempre a democratização da moda.

E prestes a completar o primeiro ano da expansão, no próximo dia 28 de abril, os números do Shopping Iguatemi Caxias revelam o sucesso do investimento. O volume de negócios cresceu mais de 100%. A aposta nas fortes marcas que compõem o mix de lojas e serviços, com destaque para a diversidade e qualidade das operações que estavam e que se agregaram ao empreendimento, é um dos fatores que contribuíram para os excelentes resultados. Aliado a ele, o processo de abertura de novas lojas, que seguiram um cronograma intenso, tornou o Iguatemi Caxias o lugar de referência para quem está em busca de opções de compras, lazer e gastronomia. E a chegada da Riachuelo, nova âncora do shopping, vem para fechar esse primeiro ano com chave de ouro e, acima de tudo, presentear o cliente com o que há de mais atual na moda.

Viva! Experiências reinventa o ato de presentear

Imagine uma pequena embalagem colorida com um mix de opções de bons momentos à escolha de quem abri-la. Essa é a proposta da Viva! Experiências: produzir e vender caixas-presentes que valem vivências inesquecíveis. Primeira e única empresa nacional a trabalhar com o novo conceito de gifts box no mercado brasileiro, a Viva! Experiências está no Shopping Cidade Jardim, em São Paulo, e deverá vender 20 mil unidades este ano para pessoas físicas e jurídicas.

A Viva! Experiências começa na Grande São Paulo com investimento de R$ 1,5 milhão. A ideia é chegar ao fim do ano com dez temas diferentes de caixas; por enquanto são cinco ofertas: bem-estar e beleza; esportes; diversão; gastronomia e programas infantis. Em cada caixa há 18 opções, das quais o presenteado deve escolher uma.

Andre Susskind, sócio-diretor da Viva!Experiências, aposta na união de criatividade, conveniência e liberdade de escolha. “O vale-presente é visto como impessoal. Já a caixa-presente permite às duas partes decidirem. Quem presenteia define o tema pelo perfil de quem quer agradar; enquanto quem é presenteado tem a chance de apontar qual experiência vai usufruir”, conclui Susskind.

Uma preocupação constante é a seleção dos parceiros. Todas as vivências são previamente testadas e aprovadas. Ainda assim, a empresa controla todo o processo, desde o agendamento do serviço até uma pesquisa de satisfação pós-experiência, tudo através da Central Viva!. “Queremos garantir o encantamento do presenteado”, afirma Susskind.

Viva! Bem-Estar & Beleza, Viva! Em Movimento, Viva! Fun, Viva! Gourmet e Viva! Kids formam o mix atual de produtos. Os preços variam entre R$ 70 e R$ 199, e o prazo para usufruir a experiência é de aproximadamente 90 dias. As vendas são pelo site www.vivaexperiencias.net ou na Livraria Capítulo 4, no Itaim-Bibi, em São Paulo.

Bangu Shopping anuncia expansão com 33 novas operações

O Bangu Shopping, no Rio de Janeiro, anuncia o seu projeto de expansão que ampliará em 12% sua área de compras e entretenimento para os moradores da Zona Oeste. Com 33 novas operações, dez serão redes de fast food e as outras irão reforçar o mix de lojas femininas e masculinas, com âncoras como a Riachuelo, já confirmada. “Com a nova classe média sendo apontada como forte consumidor, a idéia é levar grandes marcas para esse público que não só deseja, mas que, agora, também pode comprar”, afirma a superintendente do Bangu Shopping, Valéria Lage.

Com investimento total de R$ 23 milhões, a expansão do Bangu Shopping irá gerar 500 empregos diretos e indiretos, além de aumentar em 15% as suas vendas anuais. A previsão é de que a expansão seja inaugurada em novembro de 2010. O shopping recebe hoje cerca de 1,5 milhões de pessoas por mês e a tendência é que o fluxo aumente em 8%.

Como as paredes internas do empreendimento são tombadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), o projeto de ampliação manterá o estilo europeu de construção, respeitando a estrutura da antiga Fábrica de Tecidos Bangu, fundada ali em 1889. De acordo com a superintendente do Bangu, a idéia é manter a identidade do shopping e ao mesmo tempo modernizá-lo, implantando conceitos de sustentabilidade. “Uma das soluções para tornarmos o ambiente em shoppings mais agradável para os clientes é o uso de teto de vidro, que além de diminuir o isolamento com o lado de fora, ainda aproveita a luz natural para iluminação”, afirma Valéria.

O Bangu Shopping, administrado pelo grupo Aliansce, foi inaugurado em 2007 onde era a antiga Fábrica de Tecidos Bangu. É referencia na Zona Oeste como pólo de compras, com as atuais 200 lojas, e de entretenimento com a programação do cinema Cinesytem e da atração infantil Magic Games. Conta com mega lojas da Casa & Vídeo, Centauro, Di Santinni, Insinuante, Ponto Frio e Ri Happy. E as âncoras Casas Bahia, C&A, Leader, Lojas Americanas, Kalunga e Leroy Merlin. O shopping também conta com a Universidade Unisuam e a primeira unidade do Rio Poupa Tempo, que reúne cerca de 400 tipos de serviços para a população.

Lula crê em 2 milhões de novos empregos em 2010

Ao comentar os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgados na semana passada, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou hoje (19/04) que está otimista com a possibilidade de o país criar 2 milhões de emprego este ano. “Geramos 266 mil novos empregos em março. É a maior quantidade de empregos gerada no mês de março desde que foi criado o Caged”, disse no programa semanal Café com o Presidente.

Para Lula, a criação recorde de empregos significa mais cidadania, mais independência econômica e menos déficit para a Previdência Social. Na medida em que o povo consome, segundo ele, o comércio vende mais, a indústria é obrigada a produzir mais e ambos são obrigados a contratar mais trabalhadores. “É tudo isso que eu quero que aconteça no Brasil”, ressaltou.

Inflação em SP segue em 0,23%, alimentos pesam

A inflação ao consumidor em São Paulo ficou estável em meados do mês, já que maiores altas dos preços de alimentos e vestuário foram contrabalançadas por arrefecimentos em outros grupos, como de despesas pessoais e habitação. O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) subiu 0,23% na segunda quadrissemana de abril, a mesma alta da primeira, informou a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) nesta segunda-feira (19/04).

Analistas ouvidos pela Reuters previam uma taxa de 0,22%, segundo a mediana de dez projeções que variaram de 0,17 a 0,24%. Os preços do grupo Alimentação tiveram alta de 1,27% na segunda quadrissemana, contra 1,19% na primeira. Os de Saúde também aceleraram o avanço, para 0,2¨% nesta leitura, ante 0,08% na anterior. Os de Vestuário subiram 0,90% agora, contra elevação de 0,63% antes.

Os custos de Transportes tiveram uma queda ligeiramente inferior, de 0,78% na segunda quadrissemana, ante 0,81% na primeira. Já os preços de Despesas Pessoais caíram, em 0,06% nesta leitura, ante variação positiva de 0,04% na anterior. Os de Habitação registraram oscilação positiva de 0,03%, contra 0,12%.

Cinco shoppings crescem e ganham serviços exclusivos

Os principais shoppings de São Paulo embarcaram em uma onda de reformas e expansões para se adequarem às novas necessidades de consumo. Isso significa oferecer menu mais variado de lojas, maior conforto e serviços personalizados. Essas obras também têm pela frente um grande desafio: eliminar um dos problemas que afasta muitos consumidores nos dias de grande movimento – a falta de vagas de estacionamento.

O Shopping Cidade Jardim antecipou os planos de inauguração do segundo piso de lojas, que estava previsto só para 2012. Foram investidos R$ 25 milhões na nova área que deve abrir no fim deste mês. Entre as novidades, a primeira loja da Lego no Brasil.

Do outro lado do Rio Pinheiros, o Market Place achou um lugar ao sol entre dois grandes concorrentes, o vizinho Morumbi Shopping, com 480 lojas, e o Cidade Jardim.

O Market Place investe em serviços voltados às mulheres, entre eles teatro gratuito para as crianças aos domingos e berçário equipado com banheiro infantil e espaço para esquentar a papinha. Haverá também uma série de palestras gratuitas direcionadas para as mulheres, que estreia na terça-feira (20/04), 15h30, na Livraria Cultura, com Emília Campos falando sobre o poder da imagem pessoal.

Em uma região mais central, o Shopping Pátio Paulista Paulista, depois de ganhar recentemente novas lojas, reforma a praça de alimentação. Já na zona leste, o Anália Franco abriu mais um piso, que pouco a pouco é preenchido com grifes de ponta. O objetivo: abrigar marcas, como Le Lis Blanc e Osklen, que antes eram exclusivas dos Jardins, na zona sul.

Inaugurado na década de 1960, o Shopping Iguatemi, nos Jardins, o primeiro a ser construído na cidade, já passou por várias reformas. Agora investe na construção de um prédio de seis andares só para carros. “O estacionamento vai funcionar apenas com sistema de valet”, diz Fábio Kow, gerente-geral do Iguatemi. Esse será o terceiro prédio de estacionamento do empreendimento. “A inauguração acontece no fim do ano.”

Cinesystem inaugura quinta sala no Maringá Park

A rede de cinemas Cinesystem inaugurou, na noite de quarta-feira, a sua quinta e última sala no Shopping Maringá Park, no Paraná. A sala tem 300 lugares e é a segunda maior do Cinesystem no shopping, ficando atrás apenas da sala 4, onde são exibidos os filmes 3D, que tem capacidade para 348 espectadores.

Com a inauguração da quinta sala, Maringá tem hoje treze salas de cinemas instaladas em três shoppings diferentes: Maringá Park (cinco salas), Avenida Center (cinco salas) e Shopping Cidade (três salas).