Yoggi inaugura em maio primeira loja na Baixada Fluminense

Nascida da iniciativa de dois jovens empresários, a marca de frozen yogurt carioca Yoggi, abrirá sua primeira loja na Baixada no dia 6 de maio. A loja, que terá uma área de 40 m² no Shopping Grande Rio gerou 12 vagas de empregos, preenchidas por moradores da região. Até o fim do primeiro semestre a Yoggi abrirá mais 14 unidades e, até o fim no ano, a marca pretende chegar a 50 lojas.

O carro-chefe da empresa é o iogurte gelado nos sabores natural e de jabuticaba – os “azedinhos doces”. Outras delícias são o Yoggi blend (que mistura o frozen com frutas, cereais e chocolates), o smoothie (um suco encorpado, bem espesso), o Yoggi waffle e o Yoggimaltine (com calda de chocolate quente e Ovomaltine). Para o inverno, haverá novidades, como novos sabores de iogurte (chocolate belga, tangerina, graviola e coco) e a versão Zero – 0% açúcar e 0% gordura.

Exposição “Vestdo de Noiva” reúne figurinos de época e tendências no Raposo Shopping

A exposição “Vestido de Noiva”, do Raposo Shopping, em São Paulo, apresenta 47 miniaturas de modelos criados por estudantes de moda, vencedores do Concurso Tesoura de Ouro – edição 2010, promovido pela Escola de Moda Sigbol Fashion. A seleção das peças seguiu critérios de modelagem, acabamento ou reprodução, incluindo pesquisa e uso de materiais.

Distribuídos em torres de vidros e com legendas explicativas, os vestidos revelam a pluralidade do figurino que se mantém ícone ao longo dos tempos. O visitante poderá apreciar reproduções fiéis de diferentes épocas, releituras, criações inusitadas, modelos clássicos ou tendências. Entre a diversidade exposta, vale destacar a modelagem impecável de um modelo de 1950, em tom rosado e com cinto de fivela; a perfeição no acabamento de uma austera réplica de 1945; e um contemporâneo “tomara que caia”, que combina clássico e moderno, sem perder o estilo. Não faltam, ainda, o prático “tubo” e a simplicidade das formas que marcaram os anos 1960, a presença da contracultura no início da década de 1970, e o luxo que não abre mão de muitas pérolas ou pedrarias.

Segundo a história, a cerimônia do casamento surgiu na Roma Antiga, quando as noivas prendiam flores brancas e ramos de espinheiros nos cabelos, para garantir felicidade e afastar maus espíritos. Simbolizando o “sangue-novo” para a continuação da família, o vermelho caiu no gosto das núpcias na Era Medieval. Mas foi a rainha Vitória que inaugurou na Inglaterra do século XIX o primeiro visual de noiva, tal como é conhecido hoje. Imperativo da moral vitoriana, casar de branco simbolizava a virgindade e garantia ao marido da legitimidade de sua prole. De lá até os dias de hoje, curto ou longo, com mais ou menos volume, livre para se adaptar ao estilo de vida ou tipo físico de cada mulher, o vestido de noiva é ainda o símbolo maior da cerimônia de casamento.

“O vestido de noiva acompanhou a evolução do comportamento feminino perante a sociedade e incorporou novos símbolos, códigos e leituras, mas continua como destaque do ritual que celebra o amor e a união”, diz a diretora da escola Sigbol e organizadora do concurso, Cibele Freitas.

Após o passeio pela exposição, aqueles que se inspirarem para a criação de uma boa frase alusiva ao tema “vestido de noiva”, basta depositá-la na urna e aguardar até o dia 11 de junho, quando o Raposo Shopping anunciará 12 vencedores.

Os autores das duas melhores frases ganham um kit para tratamento de noivas na clínica de estética Onodera, que inclui aplicação de thermoderm, para estimular a circulação sanguínea, auxiliar na eliminação de toxinas e retenção de líquidos; esfoliação e hidratação corporal; e limpeza de pele. Os outros dez ganham uma sessão de massagem relaxante na mesma clínica.

Enade 2010 será em 21 de novembro; veja quais cursos serão avaliados

Foi definida a data de aplicação do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2010: o exame ocorrerá em 21 de novembro, às 13h00. A informação foi divulgada nesta segunda-feira (03/05), no Diário Oficial da União.

Inicialmente, o exame estava previsto para 7 de novembro; a data foi alterada para não coincidir com a aplicação do Enem 2010, que será feita nos dias 6 e 7 de novembro. Foram publicados também os nomes dos bacharelados e cursos tecnológicos que serão avaliados neste ano; confira:

Bacharelados avaliados:

•Agronomia;
•Biomedicina;
•Educação física;
•Enfermagem;
•Farmácia;
•Fisioterapia;
•Fonoaudiologia;
•Medicina;
•Medicina veterinária;
•Nutrição;
•Odontologia;
•Serviço social;
•Terapia ocupacional;
•Zootecnia;

Cursos tecnológicos avaliados:

•Agroindústria;
•Agronegócios;
•Gestão hospitalar;
•Gestão ambiental;
•Radiologia.

Deverão fazer a avaliação estudantes do primeiro e do último ano de graduação. No bacharelado, são considerados do primeiro ano aqueles que, até o dia 2 de agosto, tiverem concluído entre 7% e 22% da carga horária mínima do currículo do curso. Já estudantes considerados do último ano são aqueles que, até 2 de agosto, tiverem concluído pelo menos 80% da carga horária mínima do currículo ou que tenham condições acadêmicas para conclusão do curso em 2010.

Para cursos de tecnologia com carga horária mínima de até 2 mil horas, serão considerados estudantes do final do primeiro ano aqueles que, até 2 de agosto, tiverem concluído entre 7% e 25% da graduação. Serão considerados do último ano aqueles que, até 2 de agosto, tiverem concluído 75% do curso. Serão dispensados do Enade estudantes que colarem grau até 31 de agosto e que estiverem cursando atividades curriculares fora do Brasil, em instituição conveniada com a faculdade do estudante.

As instituições de ensino superior são responsáveis pela inscrição de todos os estudantes habilitados ao Enade 2010, no período de 2 a 31 de agosto, no site do Enade. A lista dos estudantes que deverão fazer o exame será divulgada em 20 de setembro. Os locais de prova devem ser publicados até 22 de outubro.

Estudantes de educação a distância poderão fazer o Enade no município em que a instituição de ensino superior esteja credenciada para EAD e tenha pólo de apoio presencial que conste, até 16 de abril, do Sistema de Consulta de Instituições Credenciadas para a Educação a Distância e Pólos de Apoio Presencial (Siead/MEC).

O manual do Enade 2010 deve ser divulgado até 20 de maio e terá os procedimentos técnicos do exame.

Apple vende 1 milhão de iPads em 28 dias

Em apenas 28 dias, a Apple vendeu 1 milhão de iPads, seu computador tablet, para o qual os usuários já baixaram mais de 12 milhões de aplicativos e 1,5 milhão de livros em formato eletrônico, informou hoje o fabricante tecnológico. A companhia californiana lembrou em comunicado que o iPad chegou ao mercado em 3 de abril e detalhou que ,na sexta-feira passada, vendeu o computador de número 1 milhão.

O executivo-chefe da Apple, Steve Jobs, destacou nesse comunicado que para alcançar o milhão de iPads vendidos a companhia precisou de menos da metade do tempo que o iPhone levou para atingir a marca, que demorou 74 dias para alcançar esse número. “A demanda segue superando a oferta e estamos trabalhando intensamente para atender os clientes”, acrescentou Jobs.

O iPad é um pequeno computador portátil de uma só tela que se assemelha a um iPhone, porém em tamanho maior, já que não tem teclado incorporado e sua tela é tátil. Permite navegar pela internet, ler livros eletrônicos, utilizar contas de e-mail, ver fotos e filmes em alta definição e escutar música, entre muitas outras funções típicas de um computador pessoal.

Uma hora depois da abertura do mercado nova-iorquino Nasdaq, as ações da Apple subiam 1,8% e eram negociadas a mais de US$ 265,7.

Carrefour estaria próximo de acordo com varejista da Índia

O grupo Future, maior varejista da Índia, está prestes a assinar um acordo com o Carrefour para abrir lojas sob a marca da rede francesa, executivos da empresa indiana afirmaram nesta segunda-feira (03/05). A afirmação foi feita após o jornal indiano The Mint informar que o grupo vai abrir franquias do Carrefour na Índia por meio de um acordo com a rede francesa. Citando fontes próximas ao assunto, o jornal afirmou que o Future planeja abrir entre 150 e 300 hipermercados sob a marca Carrefour nos próximos cinco anos. Uma porta-voz do Carrefour em Paris se recusou a comentar a reportagem.

O presidente do grupo Future, Kishore Biyani, referindo-se à insistência da mídia quanto a uma parceria entre as duas empresas, disse à Reuters: “Não comentamos sobre isso até agora e quando houver algo faremos um anúncio”. Fontes da própria empresa, contudo, disseram que um pronunciamento pode ser feito em até dois dias. O Carrefour, que vem tentando ingressar no restrito mercado indiano há sete anos, disse em fevereiro que estava negociando com empresas daquele país possíveis parcerias, mas se recusou a citar nomes.

Especialista fala sobre a construção de relacionamentos no RibeirãoShopping

O consultor e especialista em varejo Jeferson Rocha realiza nesta terça-feira (04/05), no Hotel Ibis, o terceiro treinamento do ano do Retail Club do RibeirãoShopping, de Ribeirão Preto (SP). Com o tema: “Hora de construir relacionamentos que viram vendas”, a palestra é direcionadas aos coordenadores, gerentes e proprietários das lojas do shopping.

O especialista falará sobre como utilizar o conceito de Networking, a importância dos novos canais de comunicação e os caminhos levam a vendas por meio de relacionamentos, contatos e indicações. Em 2010 o Retail Club do RibeirãoShopping irá realizar oito treinamentos e disponibilizar 1800 vagas para profissionais de vendas das lojas do shopping.

O Retail Club do RibeirãoShopping é a principal ferramenta de endomarkerting do empreendimento. Desde 1997, quando foi criado, atua na qualificação do quadro de colaboradores promovendo treinamentos, distribuindo informações técnicas sobre o varejo, motivando e integrando as equipes. Para estimular a participação nas atividades o Retail Club sorteia prêmios entre os participantes a cada treinamento e um prêmio especial no final do ano. O Retail também promove a circulação de informações específicas sobre comércio, inclusive com a produção de um informativo bimestral para o público interno.

Classe C será responsável por quase 30% do consumo brasileiro neste ano

A Classe C será responsável por 27,7% de tudo o que será consumido no Brasil em 2010. O estudo IPC Target, divulgado nesta segunda-feira (03/05), aponta que a essa parcela da população vai absorver R$ 579,7 bilhões do consumo nacional, “elevando seu poder de compra em relação a 2009, quando essa cifra era de R$ 532,2 bilhões”, observa o diretor da IPC Marketing Editora, responsável pelo estudo, Marcos Pazzini. Pazzini afirma, porém, que a classe C tem grande tendência de segmentação. A C2, por exemplo, consumirá R$ 211,4 bilhões – comportamento mais próximo dos parâmetros de consumo das classes D e E, de menor poder aquisitivo e base da pirâmide social. Já as classes C1 e B2, que representam a classe média, consumirão no total R$ 863,9 bilhões. A primeira somará R$ 368,2 bilhões, enquanto a B2 responderá por 41,4% (R$ 495,7 bilhões) do total previsto para o País em 2010.

As famílias do topo da pirâmide social – classes A1, A2 e B1 – disputarão o poder de compra com a classe média com outros R$ 895,8 bilhões ou 42,9%. Base da pirâmide, as classes D e E, juntas, serão responsáveis por 15,8% do consumo nacional ou R$ 329,4 bilhões neste ano.

Algumas categorias de consumo se destacam na classe média (B2 e C1). Entre elas, está a alimentação no domicílio, que deve ultrapassar R$ 136 bilhões em 2010, enquanto as classes A1, A2 e B1 gastarão pouco mais de R$ 85 bilhões. A alimentação fora de casa também será um pouco maior na classe média: R$ 39 bilhões contra R$ 38 bilhões. Essa parcela da população também é a que mais deve gastar com a casa neste ano: são R$ 242 bilhões contra R$ 216 bilhões.

Por outro lado, as classes no topo da pirâmide deve gastar mais com saúde: R$ 30 bilhões, contra R$ 20 bilhões. Gastos com mensalidades e matrículas escolares também serão maiores entre os mais ricos. Serão R$ 27 bilhões frente ao pouco mais de R$ 9 bilhões na classe média. Da mesma forma, despesas com viagens das famílias de maior renda (R$ 20 bilhões) serão mais elevadas do que as das famílias de renda intermediária (R$ 12 bilhões), neste ano.

Shopping Recife reforça presença na vida dos clientes

Em 2010, quando completa 30 anos, o Shopping Recife, na capital pernambucana, lança campanha institucional que reforça a sua presença na vida dos recifenses. Com o conceito “Há 30 anos presente na sua vida”, o empreendimento tem como objetivo reforçar a sua proximidade com a história de vida dos seus clientes.

A campanha, que recebeu investimentos da ordem de R$ 370 mil, é assinada pela RGA Comunicação. “Estamos dando continuidade ao posicionamento já adotado pelo shopping, baseado no sentimento de cumplicidade. O objetivo é evidenciar a proximidade que existe entre o shopping e cada cliente”, explica o superintendente do centro de compras, Luiz Lacombe. “Fizemos um pré-teste com o conceito e comprovamos o seu efeito. A maioria dos recifenses tem a sua própria história confundida com a do Shopping. Além de resgatar lembranças, conseguimos estabelecer a ideia de um Shopping que evolui e acompanha as mudanças”, afirma.

Contemplando as mídias eletrônica e impressa, a campanha aposta numa linguagem inovadora e moderna. Para compor as peças gráficas, foi utilizado um presente em 3D com fotografias na superfície. O elemento remete aos 30 anos e à presença do centro de compras na vida das pessoas. Já as fotos sugerem boas lembranças, momentos especiais vividos ao longo da vida. As peças serão veiculadas nas principais datas do varejo, quando serão adaptadas para cada ocasião.

Eleitores têm até hoje para solicitar título de eleitor ou transferência de domicílio pela web

Eleitores têm até hoje (30/04) para solicitarem o título eleitoral ou a transferência de domicílio via internet, pelo site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Após fazer o pedido, é preciso comparecer a um cartório eleitoral, posto ou central de atendimento, no prazo de até cinco dias, para a retirada do documento.

O primeiro passo para fazer o pedido é acessar o link Título Net na página do Tribunal Superior Eleitoral. Em seguida, clicar em “Novo requerimento”, que fica na parte inferior esquerda da tela. Depois, preencher as informações solicitadas pela página (como “nome”, “nome dos pais”, “data de nascimento”) e clicar em “Confirmar”.

Assim que os dados forem preenchidos, o eleitor receberá um número de protocolo que deve ser apresentado em uma unidade da Justiça Eleitoral em um prazo de cinco dias. Além do protocolo, é preciso levar um documento de identificação (como RG), comprovante de residência e, em caso de cidadãos do sexo masculino, comprovante de quitação militar. Se o eleitor não comparecer no prazo indicado, o pedido é invalidado.

Quem tiver 18 anos ou mais e não solicitar o título de eleitor, não poderá votar e terá que pagar uma multa ao tentar regularizar a situação. O valor cobrado na última eleição, em 2008, foi de R$ 3,50. Já quem não fizer a transferência de domicílio deverá justificar o voto no cartório mais próximo no dia da eleição.

O alistamento eleitoral é obrigatório para maiores de 18 anos. Para analfabetos, maiores de 70 anos e jovens com mais 16 anos, o voto é opcional. Para quem optar por tirar o documento ou fazer a transferência pessoalmente, direto no cartório eleitoral, o prazo é até 05 de maio. É preciso apresentar os mesmos documentos solicitados pelo site do TSE.

Alguns cartórios eleitorais estão trabalhando em horário estendido, das 9h às 18h, e com plantão no fim de semana até 5 de maio.