Renner vai apostar em loja compacta para crescer

A Lojas Renner vai inaugurar neste ano um novo modelo de operação, mais compacto, com um portfólio reduzido de produtos, focado em praças menores, bairros ou ruas centrais de grandes capitais, que será o principal formato para a continuidade dos planos de expansão da rede vestuário a partir de 2013. As duas primeiras unidades serão abertas no último quadrimestre deste ano para testes, provavelmente na região Sudeste do país.

A informação foi dada no último dia 29 de abril pelo diretor de relações com investidores da companhia, José Carlos Hruby, durante anúncio do crescimento de 239,8% no lucro líquido consolidado da companhia no primeiro trimestre ante o mesmo período de 2009, para R$ 36,9 milhões. A receita líquida total (incluindo serviços financeiros) aumentou 20,7%, para R$ 505,7 milhões, enquanto as vendas líquidas de mercadorias subiram 21,4%, para R$ 440,2 milhões. As vendas em mesmas lojas tiveram expansão de 15,1%.

Segundo o executivo, depois de atingir a meta de 180 lojas convencionais em todos os Estados brasileiros, a Renner vai recorrer às lojas compactas para seguir crescendo, mas ainda não há uma definição sobre quantas delas serão abertas. Ao longo de 2010, excluindo o novo modelo, a rede será ampliada de 120 para 132 pontos de venda. A empresa entende que nos próximos anos será possível retomar o ritmo de expansão pré-crise, de cerca de 15 lojas por ano.

As lojas compactas terão de 1 mil a 1,2 mil m² de área de vendas, ante a média atual de 2,1 mil a 2,2 mil m². O mix de produtos ainda está em definição, mas deverá ser focado no vestuário, deixando de lado itens como acessórios e calçados. Além disso, as áreas de apoio ? para treinamento e estoques, por exemplo serão reduzidas. Dessa forma, o investimento em uma unidade desse tipo deverá cair pela metade em comparação aos R$ 5 milhões a R$ 6 milhões gastos para a abertura de uma loja nos padrões médios atuais.

Hruby também confirmou que a estratégia de expansão da Renner passa por aquisições, como a que chegou a ser negociada com a fluminense Leader, em 2008, mas acabou abortada em função do estouro da crise. “Estamos olhando as oportunidades”, disse o executivo. Segundo ele, o alvo é uma rede que possa ser expandida para todo o país e voltada para os consumidores das classes C e D – a Renner é focada nos segmentos A e B. “E vamos manter a marca”, adiantou.

O plano de investimentos fixos da varejista para este ano é de R$ 140 milhões, o dobro de 2009, e inclui, além da abertura da primeira loja no Estado de Alagoas (em Maceió), em março, a inauguração da unidade de 3,2 mil m² de área de vendas na avenida Paulista, quase em frente à Fiesp, em São Paulo, marcada para 5 de maio e orçada em R$ 6 milhões. O programa para 2010 ainda prevê novas unidades no Sudeste e no Nordeste e no segundo semestre a rede também vai estrear em Tocantins (Palmas). “Vai ficar faltando apenas Maranhão e Piauí, onde devemos chegar em um ou dois anos”, disse o executivo.

Conforme o diretor, o primeiro trimestre de 2010 seguiu em linha com o aquecimento dos negócios registrado no fim de 2009 e o cenário positivo deve manter-se por todo o ano, impulsionado pelo crescimento da renda e do emprego no país. A disputa presidencial não assusta, segundo ele, pois não há possibilidade de estresse como o verificado às vésperas da primeira eleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que fez explodir a cotação do dólar na época.

O aumento da taxa básica de juros de 8,75% para 9,5% nesta semana também deve ter efeitos limitados, pois as vendas financiadas da Renner com encargos (em seis a oito vezes sem entrada) representam apenas 12% a 13% das receitas, conforme Hruby. A última mexida da rede na taxa cobrada dos clientes foi de 6,5% para 5,99% em julho do ano passado, e uma nova modificação vai depender da evolução dos custos de captação de recursos para financiar as vendas e também do comportamento dos concorrentes, informou o executivo.

Starbucks®Coffee lança “Campanha Customização” a partir deste mês

A partir de maio, em todas as lojas da Starbucks® Coffee Brasil, o cliente já poderá saborear duas deliciosas novidades. São bebidas inspiradas na chegada do outono. O Caramel Mocha e o Double Latte combinam com os tons e os aromas da nova estação, com os sabores mais acentuados do café, do chocolate e do caramelo e fazem parte da “Campanha Customização” com previsão de duração de dois meses.

Conheça mais:

Caramel Mocha é uma combinação exclusiva do café espresso, uma deliciosa calda de chocolate, leite vaporizado, um toque de chantilly e finalizado com calda de caramelo.

Double Latte é preparado com duas doses de café espresso, leite vaporizado e finalizado com uma cremosa espuma de leite.

Ambas as bebidas podem ser pedidas nas versões Iced, elaboradas com leite frio e gelo.

Como sugestão de acompanhamento está de volta às lojas o saboroso bolo de laranja e abacaxi com cobertura de chocolate, receita exclusiva da Starbucks®. Harmonização perfeita com o Caramel Mocha e o Double Latte.

As campanhas de customização da Starbucks® têm como objetivo levar ao conhecimento do cliente milhares de possibilidades de preparar sua bebida do seu jeito, com suas preferências, personalizando sua bebida Starbucks®. É possível fazer 86 mil combinações diferentes. Todas as lojas oferecem além do café espresso, a versão descafeinado, quatro opções de leite (integral, desnatado, soja e soja light), dez sabores de essências (Amêndoas, Avelãs, Baunilha, Caramelo, Cinnamon Dolce, Coco, Framboesa, Menta, sendo que Avelã e Baunilha também estão disponíveis nas versões sem açúcar) e muito mais.

Shopping Pátio Savassi presenteia as mães com um Honda CR-V

Um Honda CR-V prata espera as mamães no Shopping Pátio Savassi, em Belo Horizonte. Até 9 de maio, os clientes que comprarem seus presentes no shopping, com valor superior a R$ 400, recebem um cupom para concorrer ao carro. E, se a compra for feita com cartão Visa, as chances aumentam com um cupom extra.

“O CR-V é um carro muito cobiçado, por aliar versatilidade, praticidade e atender a todos os estilos de mães Pátio Savassi”, afirma a gerente de Marketing, Rejane Duarte. Para o período, a gerente espera um aumento de 13% em vendas e 5% no fluxo de clientes, em comparação à mesma época de 2009.

Desenvolvida pela On Ideias Interativas, a campanha teve investimento de R$285 mil e será divulgada em emissoras de rádio, TV, internet e peças de mall. O sorteio do CRV ocorrerá no dia 10 de maio, segunda-feira, às 19h00, no Pátio Savassi.

Di Pollini inaugura loja em Shopping de São Paulo

A Di Pollini, fabricante de calçados masculinos, inaugurou nesta sexta-feira (30/04) sua loja no Shopping SP Market, em São Paulo. O espaço está com um novo layout mais moderno e que proporciona a melhor visualização dos produtos. Juntamente com a inauguração, acontece o lançamento da coleção com modelos diferenciados e exclusivos feitos artesanalmente.

A Di Pollini está no mercado há mais de 30 anos e é referência em qualidade. Possui 22 lojas distribuidas entre São Paulo, Brasília e Curitiba. Além disso, a empresa expandiu seus negócios para o exterior e possui uma loja em New Jersey denominada Pompeu Bellusci, em homenagem ao criador da Di Pollini.

Senac-RS aponta tendências Outono/Inverno 2010 e Verão 2011 no Fashion Way Canoas Shopping

Referência na área de moda e beleza, o Senac-RS participou no último dia 29 de abril da 11ª edição do Fashion Way Canoas Shopping. Durante o seminário Confirmações Tendências Outono/Inverno 2010 – Preview Verão 2011, os docentes da área de moda do Senac Canoas Anderson de Souza, Nicele Branda, Patrícia Cuozzo e o coordenador de moda do Senac-RS, Márcio Weiss, construíram um mosaico de propostas e informações sobre as últimas tendências do mundo fashion.

A diretora do Senac Canoas, Carla Patines, conduziu a abertura do evento. Logo após, Anderson Souza explorou a moda feminina para o inverno de 2010. “Nesta estação, as peças chaves são golas amplas, perfecto e os trench coat. Quatro estilos são os predominantes: o rock utilitário, o tradicional retrô, o militar e o minimalismo dos anos 90”, acredita.

Quando o assunto foi moda masculina, Márcio Weiss deu uma aula descontraída já pensando nas tendências de 2011. “O homem, que é tão conservador, está se permitindo ser mais divertido. Estamparias alegres, com referências infantis, estarão em alta. Além disso, o xadrez será sempre uma padronagem clássica para o inverno. Muitas referências deste ano terão continuidade em 2011, como suspensórios, gravatas borboleta, golas e volumes, etc.”, reforça.

Já no quesito acessórios, Nicele Branda adiantou que os hits são pérolas, tachas e laços. “A mistura entre os três é livre. Outro destaque fica por conta dos colares artesanais com tecidos, fitas e aplicações assimétricas. Clutches e Peep Toe continuam em alta”, conta. Aparecem ainda referências a tiaras, cloche, cintos de vários tamanhos, broches e plumas.

Para finalizar a seqüência de palestras, Patrícia Cuozzo fez um preview para o Verão 2011. “Criei seis tópicos que acredito que vão predominar no próximo ano. A “Balmania”, que faz mensão a grifre Balmain, com manchado, rasgado, camuflado, xadrez, tacha e corrente. As Divas Modernas, inspiradas em Grace Kelly e Brigitte Bardot – uma alta-costura, um retrô sensual, tudo com muita transparência”, explica. Mais quatro pontos completam a lista de Patrícia que, segundo ela, são a Doce Malícia, o Étnico, o Náutico e o Resort Tropical. O primeiro representa uma espécie de sensualidade com ingenuidade, que apresenta florais pequenos, poás, corações, laços, etc. O segundo traz estampas de bichos, liberdade e diversidade, com referências a África do Sul. O Náutico lembra o minimalismo dos anos 1990 e o Resort Tropical o exotismo da fauna e da flora. Mas a coordenadora de moda do Senac Canoas, salienta: “conforto é a mais sensual das formas”.

Informações sobre os cursos na área de moda oferecidos pelo Senac Canoas podem ser obtidas diretamente na sede na Unidade (Rua Mathias Velho, 255), pelo e-mail senaccanoas@senacrs.com.br ou através do telefone (51) 3476-7222.

Apesar da alta nos preços de roupas, IPC-S repete variação na última medição

O Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) encerrou a quarta semana de abril em 0,76%, repetindo a variação apurada na semana anterior. De acordo com dados da Fundação Getulio Vargas (FGV), o resultado foi influenciado, especialmente, pelo resultado do grupo Vestuário (0,93% para 1,20%), que refletiu a alta de preços das roupas (0,97% para 1,27%).

O grupo Saúde e Cuidados Pessoais (0,61% para 0,79%) também apresentou acréscimo no período avaliado. Neste caso, a principal influência veio do item medicamentos em geral (1,27% para 2,48%).

Os grupos Habitação (0,26% para 0,34%), Educação, Leitura e Recreação (0,18% para 0,22%), Transportes (-0,29% para -0,10%) e Despesas Diversas (0,02% para 0,07%) também apresentaram aumentos em suas taxas na semana encerrada em 30 de abril.

Para tais grupos as principais contribuições para os resultados, nesta ordem, vieram de tarifa de eletricidade residencial (0,09% para 0,40%), show musical (2,95% para 4,74%), automóvel novo (1,50% para 1,75%) e mensalidade para TV por assinatura (0,09% para 0,64%).

Quanto ao grupo Alimentação, este foi o único a apresentar desaceleração entre a terceira e a última semana de abril, passando de 2,02% para 1,77%. Neste caso, os principais itens que contribuíram para o resultado do grupo foram hortaliças e legumes (7,19% para 5,20%), adoçantes (0,80% para -0,61%) e laticínios (4,62% para 4,63%).

Construção de novos centros de compras em Jundiaí irá injetar cerca de R$ 400 milhões

A campanha publicitária do Jundiaí Shopping, no interior paulista, orçada em R$ 5 milhões, aponta a construção de empreendimento em uma cidade com força de Estado, cujo Produto Interno Bruto (PIB) é superior aos de Paraíba, Piauí ou Alagoas. E alavanca números para aguçar o bolso de quem tem poder para investir, abrindo caminho para centros de compras gigantescos e milionários.

A construção de dois novos shoppings em Jundiaí vai injetar pelo menos R$ 400 milhões na economia do município, segundo cálculos da prefeitura. Este montante corresponde a 40% do Orçamento de Jundiaí para este ano, estimado em R$ 1 bilhão. Os números da Secretaria de Desenvolvimento Econômico são calculados com base em dados dos próprios empreendimentos, o Jundiaí Shopping, na avenida 9 de Julho, e o Shopping Iguatemi, que será erguido na marginal da rodovia Anhanguera. Mas devem crescer com o avanço das obras.

Segundo Pedro Cortes, superintendente de incorporação da Multiplan, hoje a construção do shopping na 9 está estimada em R$ 240 milhões, cerca de R$ 60 milhões a mais do que foi planejado em setembro de 2008. O público-alvo imagindo pelo novo shopping faz parte das classes A e B, “com alguma parcela da C”.

As obras no terreno da antiga Vigorelli começam em outubro próximo, com previsão de inauguração em setembro de 2012. Por isso, muitas cifras e dados do shopping ainda estão no cofre. O executivo da Multiplan não quis falar sobre o quanto precisam ter os futuros investidores nesse que pode (e deve) se tornar o metro quadrado mais caro de Jundiaí e região. “Esse tipo de informação não é divulgada pela empresa”, diz.

A resposta faz parte da estratégia de mercado de uma empresa que pesquisou o bolso do jundiaiense durante dois anos antes de bater o martelo. Cortes se mostra entusiasmado quando fala da campanha veiculada em jornais e no horário nobre em rede nacional de TV, inclusive em canais a cabo.

“A campanha proporcionou um retorno surpreendente. Provocou ainda mais o interesse de potenciais lojistas, além de dar uma visibilidade muito ampla ao empreendimento, tanto que alguns operadores já assinaram contratos”, diz, claro, com a preservação de nomes. “Questões estratégicas.”

A Multiplan prevê lojas inéditas na cidade e grandes varejistas. E já atende ligações onde do outro lado da linha estão formadores desse PIB local com poderes estadual. “A procura de lojistas locais é enorme. Isso reforça mais o entendimento que tivemos há dois anos, de que a carência de um projeto desse porte era substancial na cidade.”

De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, os novos shoppings da cidade devem gerar de 4 mil a 5 mil empregos. “Jundiaí será uma grife. Se uma cidade tem tantos shoppings é porque há riqueza para isso”, gaba-se o secretário Ari Castro Nunes Filho.

United Airlines e Continental criam maior empresa aérea do mundo

Os conselhos de administração das companhias aéreas americanas United Airlines e Continental aprovaram sua fusão nesta segunda-feira (03/05), em uma operação avaliada em mais de R$ 5,2 bilhões (US$ 3 bilhões) e que criará a maior companhia aérea do mundo. A decisão foi apresentada em um comunicado divulgado no site da United. Juntas, as duas empresas vão atender mais de 144 milhões de passageiros por ano, com 370 destinos para 59 países. O grupo resultante da fusão será quase 8% maior que a também americana Delta Air Lines em tráfego – medido pelo número de milhas percorridas por passageiros pagantes no mundo todo.

As duas empresas já haviam tentando em 2008, sem sucesso, uma operação similar. Essas negociações entre United e Continental não chegaram a se concretizar diante da decisão da Continental de continuar sozinha ao considerar os riscos do cenário econômico de então – naquele ano a economia global caiu em recessão, atingida pela crise financeira que começou com a quebra do banco americano Lehman Brothers. Apenas recentemente algumas das principais economias mundiais começaram a se recuperar, mas algumas ainda estão com problemas graves, como a Grécia – que recorreu a um pacote de ajuda do Fundo Monetário Internacional (FMI) e da União Europeia (UE).

Atualmente, o setor aéreo vive uma tendência de consolidação – ou seja, o mercado passará a ter grandes grupos, formados por fusões, em vez de muitas empresas com alcance mais limitado – para reduzir custos e capacidade, aumentar a competitividade e enfrentar melhor a crescente concorrência e a guerra de preços.

Na semana passada, a United apresentou, assim como outras companhias aéreas, seus resultados empresariais do primeiro trimestre do ano, quando conseguiu reduzir perdas e confirmou que o setor começa a se recuperar da recessão econômica e que pode retomar seu processo de integração através de fusões. No primeiro trimestre de 2010, a United reduziu suas perdas em 78,5%, até US$ 82 milhões (US$ 0,49 por ação), graças em grande parte à recuperação do transporte de passageiros.

Colombo projeta crescimento de 20% nas vendas para o Dia das Mães

A rede de Lojas Colombo espera um crescimento da ordem de 20% nas vendas para este Dia das Mães, comparativamente à mesma data do ano passado, quando o consumidor se mostrou mais cauteloso. “Teremos o melhor Dia das Mães dos últimos cinco anos, pois além do aquecimento nas vendas já registradas no decorrer de 2010, a comemoração acontece às vésperas da Copa do Mundo de Futebol. Serão duas grandes datas promocionais simultâneas”, destaca Thiago Baisch, diretor de marketing e vendas da rede de Lojas Colombo.

Em virtude da Copa do Mundo, as tevês de tela fina já despontam como líderes na procura para o Dia das Mães, seguidas pelos produtos de alta tecnologia, como notebooks, netbooks e smartphones. A cesta de presentes também é reforçada pelas escolhas tradicionais, como linha branca e eletrinhos. A Colombo está com grandes promoções em diversas linhas, oferecendo variedade, preço e condições de pagamento especiais, para que o consumidor possa escolher a melhor opção de acordo com a disponibilidade financeira de cada um.