Shoppings em expansão

A abertura de uma loja Renner, com cerca de 3 mil m² de área, deu o pontapé inicial para o projeto de expansão do West Shopping, em Campo Grande, no Rio de Janeiro, na última terça-feira (07/06). No final de junho, um parque de diversões com pista de boliche, um salão de cabeleireiros e um complexo com seis salas da cinema multiplex serão abertos aos frequentadores.

Os empreendimentos ficam num dos dois novos edifícios erguidos na Estrada do Mendanha e interligados ao já existente — inaugurado em 1997 — por passarelas climatizadas. Em outro prédio, uma garagem com 500 vagas adicionais foi construída para complementar as mil já disponíveis.

Já o Bangu Shopping pretende entregar ao público 33 novas lojas a partir de novembro. Dez serão de redes de fast food e as outras, de roupas e acessórios para homens e mulheres, com âncoras como a Riachuelo. As obras de expansão começaram em abril. “O projeto foi motivado pela demanda dos clientes, ávidos por novidades voltadas para moda. Teremos grandes redes varejistas, 700 novos lugares na praça de alimentação e 160 vagas a mais para carros”, informa a superintendente do shopping, Valéria Lage.

Polícia encontra carro usado em assalto à loja da Rolex em SP

Um dos carros utilizados pela quadrilha que assaltou a relojoaria Rolex do Shopping Cidade Jardim, na capital paulista, foi encontrado no começo da madrugada de hoje (08/06). Ninguém foi preso.

De acordo com as informações da Polícia Militar, o Citroen C4 Pallas preto estava estacionado na avenida Inácio da Cunha Leme, altura do 464, Jardim Suzano, região de Capela do Socorro (zona sul). O veículo estava destrancado e com o vidro ao lado do passageiro aberto. Dois rádios comunicadores foram encontrados no banco de trás e, no assoalho, o martelo usado para quebrar as vitrines dos mostruários do estabelecimento. Também foram apreendidos duas toalhas e um par de luvas pretas. O carro é clonado de outro veículo C4 roubado no dia 2 de junho, segundo a Polícia Civil. O veículo foi encaminhado para o 102º Distrito Policial da Capela do Socorro.

Cerca de dez homens participaram do assalto a loja Rolex no shopping Cidade Jardim, de acordo com avaliação da polícia. Alguns dos criminosos entraram no shopping como clientes, enquanto outros esperavam do lado de fora. Bem vestidos, os assaltantes usavam óculos escuros –mas não estavam mascarados. Foi o segundo assalto ocorrido no shopping em menos de um mês. No dia 16 de maio, ladrões invadiram a joalheria Tiffany & Co..

Segundo a polícia, o assalto à loja da Rolex durou cerca de cinco minutos. Quatro assaltantes entraram na loja e renderam os funcionários –uma mulher foi usada como escudo durante a fuga, até perto da saída do shopping. Já do lado externo, os assaltantes dispararam um tiro, para facilitar a fuga.

A Polícia Civil analisa as imagens do circuito de segurança do shopping para tentar identificar os criminosos. De acordo com o delegado José Antonio do Nascimento, da Delegacia de Roubo de Joias do Departamento de Investigações sobre Crime Organizado (Deic), ainda não foi possível identificar, por meio das imagens, se os ladrões de hoje têm envolvimento com a quadrilha que assaltou a Tiffany & Co.

Em nota, a administração do shopping informou que o assalto “já está sob responsabilidade das autoridades competentes”. “A orientação do shopping é sempre preservar a integridade física de seus clientes e colaboradores. Neste caso, todos os procedimentos foram cumpridos à risca”.

O Cidade Jardim afirmou que sempre contou com forte esquema para garantir a segurança dos clientes. “Ainda assim, no ultimo mês o efetivo de segurança foi substancialmente incrementado. Além disso, o shopping e as autoridades policiais estão juntos estudando medidas adicionais relacionadas a este assunto”.

Lançamento do anuário Revista Formas no Natal Shopping

Será lançado nesta terça-feira (08/06) o Anuário da Revista Formas. Sob a coordenação de Demétrius Coelho, a publicação de 620 páginas e tiragem de seis mil exemplares conta com 80 projetos inéditos, participação de 22 artistas plásticos, 11 construtoras e show room.

O coquetel de lançamento do Anuário ocorre durante a Fest Imóveis – Feira de imóveis com vendas diretas ao consumidor que segue até o dia 13, na praça de eventos do Natal Shopping, na capital do Rio Grande do Norte.”

Comercializado ao valor de R$25, parte da renda obtida com a venda de exemplares será destinada ao Humanização e Apoio ao Transplantado de Medula Óssea do RN (HATMO).

Nova regra faz cadeirinha infantil “desaparecer” das lojas

Às vésperas da obrigatoriedade de cadeirinhas infantis nos bancos traseiros dos carros, os pais encontram dificuldades para comprar o acessório. A resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) que estabelece a falta do equipamento de segurança como infração gravíssima a partir de amanhã (09/06) fez as cadeirinhas sumirem das lojas. O modelo mais difícil de ser encontrado é o booster –elevação de assento para crianças entre quatro e sete anos e meio. “Os pais tinham a sensação errada de segurança colocando o cinto nas crianças que já sabem sentar, no banco de trás do carro. Eles não estavam acostumados a usar o booster”, afirmou Fábio Dourador, sócio-gerente da Loja do Bebê.

Dourador afirmou que o estoque de cadeirinhas da sua loja virtual, que costuma durar dois meses, acabou em duas semanas. “A fila de espera para o booster é quatro vezes maior do que o volume de venda maior. Há uma falta generalizada e a previsão das importadoras é de regularizar o estoque em julho”, disse o empresário.

A fábrica de produtos para bebês Burigotto, de Limeira (151 km de São Paulo), aumentou a produção e, mesmo assim, ainda tem uma fila de pedidos. “Nós aumentamos a produção em mais de 100%. Todo dia tem carregamento, mas as lojas estão vendendo antes de receber os produtos, então dá a impressão de que o acessório não chega mais”, afirmou Margarete Bertoni, supervisora de vendas da Burigotto.

O aumento dos pedidos para bebê-conforto e cadeirinhas não foi “assustador”, segundo Margarete, mas para a compra de booster há uma grande demanda. “Nós fizemos uma campanha sobre a lei desde que ela foi aprovada, mas só quando a mídia começou a divulgar, há cerca de um mês, é que houve um aumento disparado nas vendas. O mercado não está desabastecido, mas há um atraso na entrega”, disse a supervisora.

Nas lojas da rede Alô Bebê, a dificuldade é a mesma. “Houve um aumento de 25% nas vendas de cadeirinhas. Nos últimos três fins de semana, todos os boosters das lojas foram vendidos. Só vamos receber na quarta-feira”, afirmou Milton Bueno, gerente de marketing das lojas.

A recomendação do Contran, aprovada em 2008, é que recém-nascidos com até um ano de idade sejam transportados no bebê-conforto. De um a quatro anos, as crianças devem ir em cadeirinhas. Entre quatro e sete anos e meio, o ideal é que utilizem o booster. Já as crianças acima de sete anos e meio até dez anos devem viajar somente no banco traseiro, com a utilização do cinto de segurança. O preço dos modelos varia de R$ 100 a mais de R$ 1 mil. A multa é de R$ 191,54, com sete pontos na carteira.

O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) informou que, como houve dois anos para adequação à lei, não haverá a prorrogação da data de início. Na cidade de São Paulo, a Polícia Militar e a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) decidiram apenas orientar, e não multar, os motoristas nos primeiros dias. A PM passará a multar a partir do sábado; a CET não definiu a data.

Salad Creations participa da ABF FRANCHISING EXPO 2010

Com o diferencial de ser uma franquia pioneira na oferta de alimentação fresca e rápida – englobando saladas, wraps, sopas e grelhados – a Salad Creations participa pelo quarto ano consecutivo da ABF FRANCHISING EXPO 2010, que acontece entre os dias 9 e 12 de junho, no Expo Center Norte, em São Paulo.

O setor de franchising cresceu 14,7% em 2009 com relação ao ano anterior e é por este motivo que a empresa vê o evento, realizado pela Associação Brasileira de Franchising, como uma oportunidade de ampliar seu portfólio de negócios. “A feira da ABF para nós é uma forma de exposição da marca junto ao mercado e ao setor, e ainda, uma maneira de estarmos em contato direto com investidores interessados no mercado de franquia”, explica Cecília Gonçalves, gerente de expansão de franquia da Salad Creations.

A empresa possui previsão de abrir mais 14 lojas em todo o país até o final de 2010 e fechar 2011 com o total de 50 unidades. No entanto, esses números podem aumentar significativamente, pois, segundo Cecília, a expectativa da Salad Creations na ABF Franchising 2010 é de fechar ao menos 25 contratos após o evento.

A rede, que possui 112 franquias por todo o mundo, teve origem em 2004 na Flórida (EUA), atua no Brasil desde 2007, com uma loja própria em São Paulo e diversas unidades franqueadas nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia e Minas Gerais, e ainda no Distrito Federal. Os locais de maior interesse para a Salad Creations obter franqueados são: as cidades do Rio de Janeiro, interior e capital de São Paulo, Vitória, Salvador, Maceió, Recife, Natal, Fortaleza, São Luiz, Goiânia, Cuiabá, Campo Grande, Porto Alegre, Florianópolis e Curitiba.

Os principais diferenciais da empresa são o fato de não utilizar coifas, fogões ou qualquer tipo de sistema de exaustão. As lojas são de fácil operação, com ótima aprovação em shopping centers e oportunidades boas em pontos comerciais. Além disso, oferecem aos seus franqueados um treinamento especial desenvolvido nos Estados Unidos e, por este motivo, os interessados não necessitam de experiência no ramo de alimentação ou mesmo de franquia.

O investimento para a abertura de uma loja (com reforma, equipamentos e primeiro estoque) é a partir de R$ 250 mil. Já para o quiosque, fica em torno de R$ 130 a R$ 150 mil – sem a inclusão do ponto comercial. São necessários ainda 12 funcionários para o funcionamento da loja e uma área mínima para instalação de 30 m2 ou 12m2 para quiosques.

O prazo para retorno do investimento de 24 a 36 meses e o faturamento médio por unidade é de aproximadamente R$ 90 mil. A Salad Creations oferece ainda políticas de incentivo para grupos investidores que desejam abrir mais de cinco lojas, seja nacional ou não.

Economia cresce 2,7% no primeiro tri ante os três meses anteriores, diz IBGE

Em ritmo mais forte de expansão após a crise, a economia brasileira cresceu 2,7% no primeiro trimestre ante os três meses imediatamente anteriores e 9,0% na comparação com igual período em 2009, informou nesta terça-feira (07/06) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O PIB no período foi de R$ 826,4 bilhões.

Nos últimos 12 meses encerrados em março, o PIB reverteu seguidos resultados negativos e acumula elevação de 2,4% em relação aos quatro trimestres imediatamente anteriores. O PIB, que mostra o comportamento de uma economia, é a soma das riquezas produzidas por um país –é formado pela indústria, agropecuária e serviços.

O indicador também pode ser analisado a partir do consumo, ou seja, pelo ponto de vista de quem se apropriou do que foi produzido. Neste caso, é dividido pelo consumo das famílias, pelo consumo do governo, pelos investimentos feitos pelo governo e empresas privadas e pelas exportações.

O investimento, medido pela chamada Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF), teve alta de 26% no primeiro trimestre, se comparado a igual período no ano anterior. O resultado é o melhor na série histórica iniciada em 1995. Na comparação com o quarto trimestre, houve incremento de 7,4%. Em 12 meses, a expansão é de 1,5%.

A taxa de investimento representou 18,0% do PIB no primeiro trimestre. No mesmo período de 2009, havia significado 16,3%. O setor industrial cresceu 14,6% em relação ao primeiro trimestre de 2009. Na comparação com o quarto trimestre, a indústria teve alta de 4,2%, e nos últimos 12 meses, ficou estável. Já o setor de serviços registrou incremento de 5,9% frente ao primeiro trimestre de 2009. Em relação ao quarto trimestre, o segmento cresceu 1,9%, e nos últimos 12 meses, tem alta de 3,6%.

O setor agropecuário subiu 5,1% na comparação com o período de janeiro a março do ano passado. Em relação ao quarto trimestre de 2009, a agropecuária teve alta de 2,7%, e nos últimos 12 meses, acumula queda de 3,3%. O consumo das famílias teve aumento de 9,3% no primeiro trimestre. Em relação ao quarto trimestre, constatou-se crescimento de 1,5%, e nos últimos 12 meses, acumula incremento de 6,0%.

O consumo do governo registrou alta de 2,0% no primeiro trimestre. Em relação ao trimestre imediatamente anterior, o consumo do governo cresceu 0,9%, e nos últimos 12 meses, acumula expansão de 3,1%. Pelo lado do setor externo, as exportações de bens e serviços subiram 14,5% frente ao primeiro trimestre de 2009. Ante o quarto trimestre, apresentaram elevação de 1,7%.

Já as importações de bens e serviços aumentaram 39,5% em relação ao primeiro trimestre de 2008 –a maior alta da série–, e registraram alta de 13,1% se comparado ao quarto trimestre.

Brasileiros estão entre os mais otimistas quanto a empregos no próximo trimestre

Uma pesquisa internacional sobre as perspectivas de criação de postos de trabalho nos próximos três meses colocou os empregadores brasileiros como os segundo mais otimistas, em uma lista de 36 países.

A pesquisa da consultoria Manpower perguntou a 61 mil diretores de recursos humanos de empresas se eles esperam mais contratações ou demissões em seu setor no próximo trimestre (julho a setembro).

No Brasil, a diferença entre os que disseram esperar mais contratações superou em 40 pontos percentuais os que esperam demissões. No mundo, só os indianos (42 pontos percentuais) tiveram um desempenho melhor. Logo atrás do Brasil vieram os empregadores de Taiwan (39 pontos de diferença). Segundo a consultoria, “o otimismo no Brasil é puxado pela força dos setores de serviços e construção civil, onde mais da metade dos empregadores pesquisados antecipam um aumento nas suas folhas de pagamento no próximo trimestre”.

Desde o trimestre anterior, os três países lideram o otimismo na criação de empregos, apenas mudando a sua posição dentro da margem de erro de quatro pontos da pesquisa. No terceiro trimestre deste ano, os brasileiros otimistas superavam os pessimistas em 38 pontos percentuais, contra 36 pontos percentuais entre os indianos e 35 entre taiwaneses.

Em todo o mundo, a consultoria percebeu uma melhora nas perspectivas de emprego, especialmente nas Américas e na região da Ásia-Pacífico. Na China, os otimistas superaram os pessimistas em 27 pontos percentuais – a maior índice de melhora na comparação ano-a-ano. No Peru, a diferença neste trimestre foi de 24 pontos.

Entre os países industrializados, os Estados Unidos e a Alemanha também “despertaram” nesta pesquisa. Nos dois, a diferença entre otimistas e pessimistas foi de 10 pontos percentuais. Isto representa um significante melhora em relação aos níveis registrados há um ano, quando as perspectivas eram nulas ou negativas. Apesar disso, os EUA ainda são o país onde o nível de otimismo ainda é mais contido no hemisfério.

De todos as nações pesquisadas, as perspectivas são piores na Grécia, Itália e Espanha, imersas em desconfiança por conta do alto nível de endividamento do governo. Entrevistados da Manpower nos três países continuam esperando mais demissões que contratações nos próximos três meses.

Farol Shopping procura estrelas para campanha

Seja pela genética ou pelo convívio, as semelhanças entre pais e filhos sempre chamam a atenção. E para ressaltar a beleza destes laços e homenagear os pais em sua data especial, o Farol Shopping promove uma competição inusitada. Através do concurso “A CARA DO PAI”, o Farol Shopping, em Tubarão (SC), vai selecionar o pai e o filho ou filha que sejam mais parecidos para estrelar a campanha de Dia dos Pais.

“É muito bom ter a participação do público nas campanhas, tivemos um retorno muito positivo no ano passado no concurso para a campanha das mães. Nesse ano, lançamos a idéia para homenagear os pais. Dessa forma, nada mais justo que convidar os pais da região a participarem, para que um deles possa representar o Pai Farol Shopping”.

O concurso ocorre até 20 de junho. Para participar, os candidatos devem preencher a ficha de inscrição e anexar uma foto (10×15 cm) de corpo inteiro do pai com o filho (a). É necessária a apresentação de cópia da certidão de nascimento, para comprovar a paternidade. Podem participar da competição pais e filhos de qualquer idade. O candidato também deve responder a pergunta: “Como é ser pai?”, as inscrições podem ser feitas no Balcão de Informações do Farol Shopping, entre 10h00 e 22h00, ou na recepção da administração, das 08h00 às 12h00 e das 13h30 às 17h30.

Serão avaliados os quesitos simpatia, beleza e semelhança física. Os vencedores farão parte de todas as peças publicitárias da campanha – em rádio, TV e jornais – como principais modelos. O resultado será divulgado no dia 25 de junho de 2010.

Bon Grillê é finalista do Prêmio Alshop Lojista de melhor restaurante

Com mais de 2,8 milhões de votos de internautas, a rede Bon Grillê é uma das finalistas da categoria Restaurantes do Prêmio Alshop Lojistas 2010. Os vencedores das 40 categorias serão conhecidos no dia 10 de junho, em solenidade no Clube Monte Líbano, em São Paulo. A marca conquistou o Selo Pleno de Excelência em Franchising, da Associação Brasileira de Franchising (ABF), em 2008 e 2009.

Em 2010, o Bon Grillê investe no reposicionamento da marca, com a renovação do cardápio e da identidade visual, que vai desde a logomarca até a apresentação dos pratos, dentro do conceito de steakhouse para praças de alimentação. O objetivo é alcançar novos públicos, agradando a todos os bolsos e paladares.