Plaza Avenida Shopping terá transmissões dos jogos Copa do Mundo de Futebol

Para envolver os frequentadores no clima das competições da Copa do Mundo FIFA, que acontecem na África do Sul, de 11 de junho a 11 de julho, o Plaza Avenida Shopping, de Sâo José do Rio Preto (SP) preparou uma surpresa especial para todos os clientes.

Além da decoração especial e atividades como jogos de pebolim, exposição de caricaturas dos jogadores e informações sobre a Copa espalhadas pelos corredores do shopping, o Plaza Avenida irá transmitir todos os jogos da competição, com destaque para as partidas da seleção brasileira. Para isso, a praça de alimentação vai ganhar uma estrutura com quatro monitores de 52 polegadas e alta resolução.

Instalado no centro do local, o aparato irá permitir uma perfeita visualização dos jogos de qualquer ponto da Praça, além de permitir a transmissão de até dois jogos diferentes ao mesmo tempo. Nos dias de competições do Brasil, todos os monitores ficarão sintonizados no mesmo jogo.

As transmissões são gratuitas e abertas a toda população. Confira os horários dos jogos do Brasil na primeira fase da Copa. Vale lembrar que todos os jogos serão transmitidos inclusive os que não contarem com a participação da seleção brasileira:

15/06, terça-feira – 15h30 – Brasil x Coréia do Norte
20/06, domingo – 15h30 – Brasil x Costa do Marfim
25/06, sexta-feira – 11h00 – Brasil x Portugal

Exportações chinesas avançam 48,5% em maio sobre 2009

As exportações da China dispararam em maio, tranquilizando investidores sobre a força da economia, mas pressionando o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, a aplacar críticos que dizem que Pequim está mantendo o iuan injustamente subvalorizado. As importações também cresceram com força, evidência do vigor da terceira maior economia do mundo, apesar de medidas do governo para esfriar o aquecido mercado imobiliário.

Alguns economistas dizem que o aumento das exportações terá vida curta por causa dos problemas de dívida na Europa, o maior mercado das exportações da China, enquanto muitos acreditam que reanimará o debate sobre o momento para o governo permitir a apreciação do iuan. “Eu apoiarei aqueles que pedem por mudança na política monetária, à medida que isso reduz a incerteza de curto prazo sobre as exportações”, disse Wensheng Peng, economista do Barclays Capital em Hong Kong.

Os números não foram uma surpresa após fontes dizerem à Reuters um dia antes que as exportações tinham crescido cerca de 50% em relação ao mesmo período do ano passado. As notícias impulsionaram os mercados financeiros do mundo todo, com os investidores aliviados de que a demanda global está se sustentando melhor do que o esperado. No entanto, Peng disse que o debate em Pequim é mais sobre a introdução de uma flexibilidade maior à moeda do que elevar seu valor. Assim, qualquer alta seria moderada e gradual.

O total de exportações da China subiu 48,5% em maio comparado ao mesmo mês do ano passado, e as importações avançaram 48,3%, informou o governo nesta quinta-feira, dando à China um superavit comercial de US$ 19,5 bilhões, ante o superavit de apenas US$ 1,7 bilhão em abril. Comparado a abril, as exportações cresceram 9,9%. A mediana das previsões de 32 economistas ouvidos pela Reuters era de um aumento de 32% nas exportações e de 45% nas importações, com um superavit comercial de US$ 8,8 bilhões.

Pelo menos, por enquanto, as exportações chinesas à Europa não sofreram impacto da crise de dívida do continente. As exportações à União Europeia dispararam 49,7% em termos anuais, de 28,5% em abril. “Os números sobre a exportações foram muito mais fortes que os mercados tinham esperado e podem acalmar os temores sobre uma recaída na recessão”, disse Xie Xuecheng, economista-sênior da Southwest Securities em Pequim. “Porém, nós não devemos ser muito otimistas sobre o setor de exportação nos próximos meses, porque a crise na Europa não terminou e as pressões de custo sobre os exportadores continuam altas”, acrescentou.

O valor dos salários está subindo no sul da China, centro de exportação, ampliado por uma série de greves que pressionavam por pagamentos mais altos e uma oferta da fabricante de eletrônicos Foxconn para quase dobrar os salários de alguns trabalhadores após uma onda de suicídios. Os números também mostraram forte pressão nos preços de imóveis, que subiram 12,4% no ano até maio, perto do aumento recorde de 12,8% no ano até abril.

Apesar do crescimento econômico de dois dígitos, o controle de Pequim à especulação imobiliária e as preocupações sobre elevação de capital por bancos fizeram com que o mercado de ações de Xangai tivesse um dos piores desempenhos neste ano, caindo mais de 20%.

Praiamar Fashion Dolls – Edição Noivas acontece até 30 de junho

Incríveis vestidos de noivas feitos para bonecas Barbie abrilhantarão a praça central do Praiamar Shopping, em Santos, no litoral paulista. A exposição Praiamar Fashion Dolls Edição – Noivas começa hoje e pode ser conferida pelo público até o dia 30 de junho.

Devido ao sucesso do Concurso Cultural Praiamar Fashion Dolls, ocorrido no mês de maio, serão expostas 64 bonecas, sendo 50 dolls/fashions enviadas pelos inscritos e 10 dolls/fashions produzidas pela empresa Arabesco Design. Dentre os participantes, Natália Carolina Rolim, de Santos, conquistou o primeiro lugar no concurso. Já Gabriela Ventura Vieira, de Guarujá e Marcelha Exner Paulino, de Maringá/PR, alcançaram respectivamente o segundo e o terceiro lugar.

A exposição pode ser visitada de segunda a sábado, das 10h00 às 22h00, e aos domingos, das 11h00 às 22h00.

Inadimplência dos consumidores registra primeira alta desde outubro

O crescimento acelerado do endividamento dos consumidores ao longo dos últimos trimestres acarretou em um avanço de 1,9% da inadimplência em maio na relação com o mesmo período de 2009. Esse cenário fez com que a inadimplência dos consumidores registrasse a primeira alta na comparação anual desde outubro do ano passado.

De acordo com o Indicador Serasa Experian de Inadimplência do Consumidor, divulgado nesta quinta-feira (10/06), ainda houve alta na relação com abril, registrando variação de 4,3%. Em relação ao período acumulado, janeiro a maio, a inadimplência do consumidor apontou queda de 3,7%, representando a maior desaceleração para um acumulado até maio desde o início do indicador, em 2000.

Mesmo com a inadimplência voltando a subir, em decorrência do maior endividamento e das taxas de juros crescentes, os analistas do Serasa Experian acreditam que as boas perspectivas para o crescimento econômico em 2010, e por consequência do mercado de trabalho, devem impedir uma elevação muito acentuada dos níveis de inadimplência do consumidor durante o segundo semestre.

De janeiro a maio de 2010, em comparação com o mesmo período do ano anterior, o valor médio das dívidas com cheques sem fundos subiu 42,7%. Os títulos protestados e os cartões de crédito e financeiras também tiveram alta de 8,9% e 5,2%, respectivamente. A única modalidade de inadimplência que apresentou queda foram as dívidas com os bancos, com -0,1%.

A inadimplência com cartões e financeiras pesou 32,3% na taxa de maio. Naquele mês, o índice para essa modalidade subiu 8,1%. A inadimplência com protestos registrou alta de 2,6%. Porém, essa modalidade só pesou 2% na taxa global.

Nestlé lançará primeiro supermercado flutuante do Brasil

A Nestlé vai inaugurar na próxima semana um supermercado flutuante para atender as populações ribeirinhas ao redor de Belém, capital do Pará. Segundo o presidente da empresa, Ivan Zurita, a ideia é que o navio itinerante seja um ponto de venda móvel dos produtos Nestlé que será, no futuro, levado para outros lugares da região Norte do País.

O supermercado, que será aberto no dia 17, faz parte do programa “Nestlé até você”, iniciativa para a venda de produtos da marca de forma acessível. “Prestaremos esse serviço à população do local, que tem os rios como ruas e avenidas”, afirmou Ivan Zurita, durante homenagem recebida ontem no Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE).

O supermercado, que teve todo investimento e supervisão da Nestlé, venderá apenas produtos da marca. De acordo com o presidente da empresa, o mercado será limitado em termos de tamanho. “Mas tenho certeza que chegaremos bem.”

A Nestlé, líder na área de alimentos no País, traçou desde 2001 um plano para incluir as classes menos favorecidas no mercado de consumo. Para isso, foram lançados novos produtos e desenvolvidas estratégias de venda.

Segundo Zurita, foi feito um trabalho direcionado para as classes C, D e E, que compõem 82% do consumo de alimentos no Brasil. “A regionalização, baseada no perfil do consumidor, é muito importante e tem dado resultados fabulosos. Cada região é uma área diferente”, disse.

A empresa, definida por Zurita como uma “multinacional com sabor local”, fechou 2009 com faturamento de R$ 16,5 bilhões, com 30 fábricas espalhadas por todo o Brasil. Além disso, a companhia investe mais de R$ 40 milhões em projetos sociais. “Gostaria de continuar, como no ano passado superando dois dígitos de crescimento. Acredito que podemos repetir o que ocorreu em 2009, com mais de 10% de crescimento”, analisou Zurita.

A Nestlé está no Brasil desde 1921. A empresa produz 1,4 milhão de toneladas de alimentos por ano. A empresa emprega diretamente 17.670 pessoas e indiretamente 220 mil funcionários. Dentro do grupo, a Nestlé Brasil é o segundo mercado em volume, sendo a maior empresa mundial de alimentos e bebidas.

Opções dos shoppings do Rio para aquecer neste inverno

Para curtir o friozinho do inverno, nada melhor do que aproveitar as iguarias gastronômicas quentes oferecidas pelos shoppings do Rio de Janeiro. Além do cardápio tradicional, lojistas dos shoppings Grande Rio, Bangu, Passeio e Santa Cruz criaram novidades para a estação.

Na Baixada, o restaurante Cassulê, localizado no Shopping Grande Rio, oferece deliciosos caldos, dos mais tradicionais, como ervilha, caldo verdes e de legumes, aos mais requintados, como creme de abóbora com carne seca, cassulê de frango e o famoso creme de aipim com carne seca desfiada, apelidado pelos glutões de “vaca atolada”. Os diversos tipos de sopas são servidos todos os dias, das 11h00 às 23h00. Todas as sugestões saem por R$ 8,50, a tigela pequena, e R$ 9,50, a grande.

Já na Zona Oeste, o restaurante Beluga, do Bangu Shopping, vai incluir no tradicional rodízio de pizzas e massas uma novidade para aquecer neste inverno: um festival de caldos e sopas, sem custo adicional. A cada dia do mês de junho, ficarão disponíveis alguns tipos de caldos, como vaca atolada e caldo de batata baroa com camarão. O preço do rodízio sai por R$ 17,90, de segunda a quinta, e por R$ 19,90, de sexta a domingo.

Opções para as tardes mais frescas também não faltam. A lanchonete Pasta e Cia, no Passeio Shopping, oferece bebida especial de ovomaltine quente por R$ 2, além de opções de sanduíches aquecidos na chapa, a partir de R$ 8. Para os amantes de doces, o Sabor Predileto do Santa Cruz Shopping dispõe de vários sabores de tortas e bolos por R$ 4 a fatia, como o de “Floresta Negra” e o de “Profiteroles”. Para acompanhar, uma xícara de chocolate quente (R$ 2,20) – a combinação ideal para se aquecer nesta estação.

Lupo, Trifil e Scala festejam aumento recorde de vendas

O setor de meias registra forte expansão de suas vendas nos primeiros cinco meses do ano. A Lupo, líder do mercado nacional, produziu até maio passado 85 milhões de pares de meias. Segundo o diretor comercial da empresa, Valquírio Cabral Júnior, “as vendas da Lupo, se comparadas às do ano passado, cresceram 50%”, diz o diretor. O resultado se refere aos pares de meias de moda feminina, masculina, esportiva e infantil.

De janeiro a maio, a Lupo cresceu 8% em todas as suas operações (meias, lingerie, cuecas e pijamas), e precisou contratar mais 500 funcionários. “Passamos de 3,7 mil funcionários para 4,2 mil, em menos de seis meses”, explica o diretor comercial da Lupo. Segundo ele, em 2010 a expectativa é de que a empresa invista R$ 30 milhões em máquinas e na expansão da produção, através da construção de mais duas fábricas em Araraquara (SP). O diretor acrescenta que o término da obra está previsto para o final de 2012.

A Scalina Indústria Têxtil, detentora das marcas Trifil e Scala, também registra expressivo aumento das vendas. Especificamente a sua marca Trifil obteve crescimento significativo dos negócios em 2010. Até maio, foram vendidos cerca de 48 milhões de pares de meias – número acima dos 36 milhões vendidos no mesmo período de 2009.

Tanto na Lupo quanto na Trifil, o carro- chefe nas vendas vem sendo a meia-calça feminina. De acordo com diretor comercial da Lupo, o modelo é responsável por aproximadamente 60 milhões das vendas de todas as marcas, no País. “Hoje a meia-calça carrega os outros modelos, e movimenta, em todo Brasil uma quantia próxima aos R$ 450 milhões.”

Com a chegada da Copa do Mundo, as meias temáticas já saíram das fábricas da Lupo e da Trifil. No entanto, a Lupo sai na frente como fabricante de meias oficiais da Federação Internacional de Futebol (FIFA). “Conseguimos essa parceria e criamos uma linha inteira para o torcedor. São meias de todos os tipos com a temática da Copa”, afirmou Cabral. Marcas como a Puket e Scala também fizeram peças com detalhes que abordam a Copa do Mundo na África do Sul.

As exportações também têm participação importante nos bons resultados da indústria de meias. A Scalina Indústria Têxti está investindo no mercado árabe, além dos negócios já realizados com o Líbano e com o Kwait. Segundo o gerente de Exportações da Scalina, Gilberto de Lemos Ribeiro, as tradings brasileiras estão trabalhando para buscar novos clientes para a empresa.

De acordo com Ribeiro, praticamente todos os modelos de meias fabricadas pela Scalina vão para o mercado árabe. “A saída do produto é grande, e a expectativa é de que este ano a quantidade de meias exportadas cresça, podendo chegar a 25% do total fabricado pela empresa.”

A Lupo exporta cerca de 6% da produção a 30 países, mas os nossos vizinhos sul-americanos ainda são os mais assíduos compradores. “Somos líder absoluto de vendas de meias no Uruguai, pois a semelhança da temperatura facilita a produção”, afirmou Cabral. O diretor explica ainda que a Bolívia vem sendo o grande destaque nas exportações “Os bolivianos revelaram-se os nossos melhores clientes na América Latina”, afirmou ele. Cabral preferiu não especular, mas a expectativa é de aumentar as exportações em 2011.

Mercado de luxo aquecido em Brasília

Brasília se destaca como um mercado altamente promissor quando se fala em consumo de produtos de luxo, um setor que movimenta cerca de R$ 6 bilhões por ano no país e cresce a um ritmo de 5% a 10% anuais. Isso porque a cidade tem o maior PIB per capita do país – cerca de três vezes mais que a média brasileira. E esta renda despertou o interesse de grifes nacionais e internacionais deste segmento voltado para a alta renda.

Um dos exemplos é a Ermenegildo Zegna. Até 1998, o grupo não tinha nenhuma loja no Brasil. Os apreciadores da marca italiana tinham que convidar um alfaiate para vir ao país, tirar as medidas e voltar para a Itália para confeccionar ternos e gravatas sob medida para os brasileiros carentes de produtos de alta qualidade. Hoje, a Zegna tem seis lojas no Brasil, sendo quatro delas em São Paulo, uma no Rio de Janeiro e uma na capital federal, instalada em um espaço de 230m2 no Shopping Iguatemi.

O segmento imobiliário de alto padrão também vem se tornando um atrativo em Brasília. Construtoras responsáveis por empreendimentos elegantes no Rio de Janeiro e em São Paulo, têm se instalado no Centro-Oeste. Exemplo disso é o Brisas do Lago, um residencial comercializado pela Beiramar Imóveis, localizado às margens do Lago Paranoá, entre o Clube do Golfe e a Academia de Tênis. São 750 unidades, entre 34m2 e 122 m2, distribuída em cinco blocos, que possui serviços pay-per-use (como lavanderia e arrumadeira) e aproximadamente 600 m² de área molhada, composta por piscina e cascatas, com o m2 custando em média R$ 12 mil.

A designer de joias Carla Amorim é uma que conhece bem este mercado. Há 18 anos ela desenha criações com ouro, brilhantes e cristais inspiradas na natureza, na arquitetura de Brasília e na religiosidade. O sucesso em Brasília motivou Carla a abrir outras lojas fora da cidade. Atualmente a Carla Amorim Jóias Contemporâneas conta com lojas em São Paulo – uma Flagship na Oscar Freire -, Belo Horizonte e Recife, além de pontos e vendas em todos continentes. Carla foi a escolhida pelo grupo Fasano para sediar um coquetel de apresentação do novo resort Fasano Las Piedras ao público brasiliense.

Receita libera hoje consulta ao primeiro lote de restituição do IR

A Receita Federal liberou há poucos minutos a consulta ao primeiro lote de restituições do Imposto de Renda da Pessoa Física 2010. Na mesma ocasião o fisco libera consulta a lotes de malha fina de 2008 e 2009. Para saber se terá a restituição liberada, o contribuinte deve acessar a página do órgão ou ligar para 146 e informar o número do CPF.

No próximo dia 15, serão creditadas, simultaneamente, as restituições referentes ao exercício de 2010 (ano calendário de 2009), ao lote residual de 2009 (ano calendário 2008) e de 2008 (ano calendário de 2007) para 1,518 milhão de contribuintes, totalizando R$ 1,8 bilhão.

Considerando apenas o exercício de 2010, 1,478 milhão de contribuintes receberão R$ 1,73 bilhão, montante já acrescido da taxa Selic de 1,75% referente ao período. Desse total, 1,22 milhão de contribuintes foram priorizados de acordo com o Estatuto do Idoso, representando R$ 1,36 bilhão. Com relação ao lote residual de 2009, as restituições para 28.896 contribuintes totalizam R$ 49,6 milhões, já atualizados pela Selic de 10,21%.

Para o exercício de 2008, serão 10.475 contribuintes com R$ 22,2 milhões de imposto a restituir, com uma variação de 22,28% da taxa básica de juros. Caso o contribuinte não concorde com o valor da restituição, poderá receber o montante no banco e reclamar a diferença em uma das unidades da Receita Federal.