Shopping Sul na Copa 2010! Tô convocado!

O Shopping Sul, em Valparaíso de Goiás (GO), convoca você para fazer parte da torcida que vai ajudar o Brasil a trazer a taça da Copa do Mundo. A cada R$ 100 em compras + R$ 10 você ganha uma camisa “Torcida Shopping Sul” personalizada com o seu nome!

Detalhe: a promoção é válida do dia 15/06 à 25/06 ou enquanto durar o estoque. Portanto, não perca tempo e venha vestir essa camisa e vibrar pelo Brasil junto com o Shopping Sul! Confira o regulamento no site: www.shoppingsul.net.

Rio de Janeiro é a cidade mais cara das Américas, diz estudo

Tóquio é a cidade mais cara do mundo para os estrangeiros que lá vivem, e o Rio de Janeiro, a mais cara do continente americano, segundo um estudo divulgado nesta segunda-feira em Paris pela consultoria britânica ECA. Além disso, Londres deixou de figurar entre as primeiras cinquenta da lista.

O estudo, feito antes da queda do euro, mede os preços de bens de consumo e serviços (moradia, alimentação, transporte, vestimenta, lazer, etc) de 400 cidades do mundo. Depois de Tóquio, o segundo lugar é ocupado por Oslo (Noruega) e o terceiro por Luanda (Angola). No continente americano, Rio de Janeiro aparece em primeira posição.

“Contrastando com o ano anterior, o aumento da demanda por matérias-primas reforçou o valor do real e permitiu às cidades brasileiras subir na classificação”, afirma o relatório.
O Rio, que ocupa neste ano a 28ª posição no ranking global, havia ficado em 132º na lista de 2009.

Madri e Barcelona, na Espanha, estão, respectivamente, na 34ª e 35ª colocação entre as cidades europeias, e em 68º e 71º lugares no ranking mundial. A grande surpresa do estudo foi Londres, que ficou em 78º lugar e já não faz parte das primeiras 50 cidades. Durante muito tempo, Londres ficou entre as capitais onde o custo de vida era um dos mais elevados.

Luanda, antigo líder da classificação, caiu ao terceiro lugar, e Paris ao décimo sexto. Nenhuma cidade americana está entre as 25 primeiras cidades. Nova York ficou no 48º lugar. “A queda do dólar acarretou uma leve alta do custo de vida na maioria das cidades da América do Norte”, explica a ECA. “A fragilidade da libra esterlina (…) provocou uma diminuição dos preços para aqueles que visitam o Reino Unido”, afirma o relatório. Como consequência, “Londres está mais barata que outras cidades europeias como Munique, Amsterdã ou Bruxelas”, afirma.

Cinco cidades africanas estão entre as 25 primeiras: além de Luanda, Libreville (Gabão) está no 13º posto, Abidjan (Costa do Marfim) no 17º, Abuja (Nigéria) no 18º e Kinshasa (Congo) em 23º. Com a exceção de Abidjan, as outras quatro cidades estão em regiões produtoras e exportadoras de petróleo. O ranking das primeiras 50 é encerrado por Atenas. “A flutuação das moedas continua sendo o fato mais influente na evolução do custo de vida”, conclui a investigação realizada entre março de 2009 e março de 2010.

Veja a classificação 20 cidades mais caras do mundo:

1º Tóquio (Japão)
2º Oslo (Noruega)
3º Luanda (Angola)
4º Nagóia (Japão)
5º Yokohama (Japão)
6º Stavanger (Noruega)
7º Kobe (Japão)
8º Copenhague (Dinamarca)
9º Genebra (Suíça)
10º Zurique (Suíça)
11º Berna (Suíça)
12º Basileia (Suíça)
13º Libreville (Gabão)
14º Helsinki (Finlândia)
15º Moscou (Rússia)
16º Paris (França)
17º Abidjan (Costa do Marfim)
18º Abuja (Nigéria)
19º Tel Aviv (Israel)
20º Seul (Coreia do Sul)

Shopping Metrópole recebe Cidade Portinho Itinerante

O Shopping Metrópole, em São Bernardo do Campo (SP), recebe neste mês de junho a Cidade Portinho Seguro Itinerante, espaço lúdico e educativo desenvolvido pela Porto Seguro para entreter e propagar o bom exemplo no trânsito, tanto para os futuros motoristas como aos pais dos condutores mirins. O evento ficará no local de 18 a 27 de junho, das 12h00 às 20h00.

Crianças entre cinco e onze anos aprenderão, na prática, como se portar à direção, utilizando bicicletas num circuito com cruzamentos, semáforos e outros elementos presentes nas ruas e avenidas. A Cidade Portinho Seguro Itinerante já passou por diversas localidades e oferece às crianças um contato direto com elementos do trânsito.

Durante a aula, a garotada recebe “multas” fictícias quando não cumpre a lei, e incentivos quando corrige o erro. Também recebe histórias em quadrinhos e assiste ao vídeo educativo “Uma aventura na cidade maluca”, que une personagens reais e desenhos animados em cenários coloridos para explicar didaticamente as principais regras de trânsito. Ao final, todos recebem a “Carteirinha de Motorista Mirim”, para se lembrarem das importantes orientações que aprenderam.

Corrida por imóveis industriais e galpões

O aquecimento do varejo e os planos de expansão da indústria estão movimentando o mercado de imóveis industriais e de galpões logísticos. De acordo com um levantamento feito pela CB Richard Ellis, nos próximos dez anos chegarão ao mercado 2,8 milhões metros quadrados em novos projetos de galpões logísticos no Estado de São Paulo.

Um outro levantamento, feito pela Herzog, estima que este ano a perspectiva é de que 554 mil m² de novos empreendimentos sejam construídos em um raio de até cem quilômetros da capital paulista, o que representaria um crescimento de 27% do estoque avaliado pela empresa. “O segmento industrial e o de logística estão fortes. O Brasil está recebendo muitas consultas de empresas de equipamentos e tecnologia que devem instalar sua primeira ou segunda planta no País. Várias indústrias estão comprando terrenos para a instalação de novas plantas ou estão estruturando processos de build to suit (construção sob encomenda). É bem claro que são investimentos de longo prazo”, explica Marcos Montadon, diretor comercial da CB Richard Ellis. Segundo o levantamento, o estoque atual é de 3,7 milhões de m² e a taxa de vacância está em 7%, considerada baixa.

Para Simone Santos, diretora de Serviços Corporativos da Herzog, a perspectiva decorre do resultado de estudo realizado pela empresa com investidores cadastrados em seu banco de dados. “Há uma previsão de crescimento de 50% de negócios realizados pela Herzog em 2010, em relação a 2009. Esperamos ultrapassar a barreira dos R$ 100 milhões”, afirma a diretora.

De olho no interesse de investidores neste mercado e na demanda local de distribuição da região de Ribeirão Preto, as empresas Halna Empreendimentos, Jbens e EWP anunciaram na semana passada o investimento de R$ 85 milhões para a construção de um condomínio logístico no município. Elas estão criando um fundo de investimento imobiliário com um parceiro financeiro para captar novos investidores no projeto. “A expectativa de retorno da locação é de 12% ao ano. Estamos negociando com três interessados”, afirma Arnaldo Halpern, diretor e fundador da Halna, incorporadora que tem 29 anos de atuação e faturou R$ 20 milhões em 2009.

O terreno fica no km 317,5 da Via Anhanguera, próximo ao aeroporto Leite Lopes, numa área de quase 200 mil m². O imóvel poderá comportar até 20 empresas, em uma área total construída da ordem de 67 mil m². “Iniciamos a comercialização em abril e já temos dois clientes potenciais em negociação, que ocuparão um terço do empreendimento”, diz. O empresário está negociando um terreno para um segundo projeto, próximo do aeroporto de Viracopos, em Campinas.

Outra que volta a apostar no segmento de galpões é a Racional Engenharia, com a construção de um centro logístico no encontro do Rodoanel com a Rodovia Raposo Tavares, em São Paulo. Dona do terreno de 180 mil m² há mais de 20 anos, a empresa investirá R$ 250 milhões na construção do projeto, que terá uma área de 105,3 mil m². “É uma oportunidade imperdível. Estamos fazendo um projeto superdetalhado, com a mais alta tecnologia. Acho que é um modelo a ser replicado. Como o varejo está bombando, a eficiência em termos de cadeia logística é necessária mas não existe. Também é uma área em que há possibilidade de crescimento infinita porque não temos estrutura de centros de distribuição como nos Estados Unidos e no México”, pontua Érika Matsumoto, gerente executiva da Racional Engenharia.

Metade do empreendimento será entregue até agosto, e a Racional está prospectanto locatários. O investimento no projeto, desta vez, será com capital próprio.

Paulistanos deverão desembolsar R$ 181 durante a primeira fase da Copa

Os torcedores paulistanos deverão desembolsar, em média, R$ 181 durante a primeira fase da Copa do Mundo com itens relativos ao Mundial. Se a seleção brasileira chegar até a final, esse gasto deve subir para R$ 357.

Uma pesquisa realizada pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP) apontou ainda que alimentos e bebidas responderão por 74% dos gastos do paulistano. No caso das bebidas, por exemplo, 54% dos entrevistados afirmaram vão adquirir o produto, seja ele cerveja (44%), refrigerante (8%) e outra bebida (2%). Em relação à alimentação, que corresponde a 20% da despesa, estão incluídos ingredientes para refeições (9%), petiscos e guloseimas (7%) e gastos em bares ou restaurantes (4%).

O levantamento mostra também que o paulistano deverá investir em adereços visuais. “A camiseta deve responder por 14%, bolas por 2% e apitos e bandeiras por 2%”, afirma o economista chefe e superintendente geral da ACSP, Marcel Solimeo. Ele acrescenta que 8% dos respondentes afirmaram que não pretendem fazer gastos extras. “Dentro dessas intenções, 52% afirmaram que pretendem vestir uma camisa oficial da Seleção, enquanto os demais (48%) dizem que irão usar uma camiseta de torcida informal”, revela Solimeo.

Na hora da compra, 89% dos entrevistados afirmaram comprar no varejo físico. “Entretanto, o comércio eletrônico apresentou 8% das intenções, enquanto 3% dos entrevistados ainda não sabem qual canal usarão”, comenta o economista.

NF Paulista: mais de 4 milhões de consumidores participam do próximo sorteio

O número de consumidores que devem participar do sorteio da Nota Fiscal Paulista ultrapassou a barreira dos quatro milhões. Neste mês, 4.421.683 consumidores, 1.938 entidades sociais e 1.760 condomínios participarão do sorteio de junho, de acordo com a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo. O resultado será divulgado até o próximo dia 15.

Consumidores que forneceram o número do CPF em suas compras em fevereiro de 2010, bem como entidades sociais paulistas e condomínios que forneceram o CNPJ no mesmo período, poderão concorrer aos prêmios, cujos valores principais serão de R$ 200 mil, R$ 120 mil e R$ 80 mil. Serão distribuídos ainda 300 prêmios de R$ 1 mil, mil prêmios de R$ 250, 15 mil de R$ 50, 76.303 prêmios de R$ 20, e mais de 1,4 milhão de prêmios de R$ 10. Ao todo, serão distribuídos de R$ 17,3 milhões em prêmios.

Quanto ao número de bilhetes, foram gerados 49.136.879 e o consumidor já pode acessar o site da secretaria (www.fazenda.sp.gov.br) e acompanhar o número e a quantidade de cupons a que tem direito.

A cada R$ 100 acumulados em compras, desde que tenha o CPF registrado no sistema, o consumidor terá direito a um bilhete eletrônico para concorrer aos prêmios. Dessa forma, 15 cupons fiscais de qualquer valor, que somem R$ 752, por exemplo, dão direito a sete bilhetes eletrônicos.

A apuração dos contemplados será efetuada de forma eletrônica, com base nos números sorteados em extração da Loteria Federal. No sorteio deste mês, será utilizada a extração do dia 12 de junho.

Para participar dos próximos sorteios, os consumidores que não se cadastraram podem fazê-lo até o dia 25 de cada mês. É bom lembrar que quem já aderiu ao regulamento não precisa se cadastrar de novo.

Inadimplência do consumidor registra primeira alta anual desde outubro, diz Serasa

A inadimplência do consumidor registrou acréscimo de 1,9% em maio ante o mesmo mês do ano passado, representando a primeira alta na comparação anual desde outubro de 2009, segundo o indicador da Serasa Experian divulgado nesta quinta-feira (10/06).

No confronto com abril, a inadimplência teve variação de 4,3%. A elevação, de acordo com os economistas da Serasa, está relacionada com o crescimento acelerado do endividamento dos consumidores ao longo dos últimos trimestres.

Na avaliação dos analistas, no entanto, mesmo com a inadimplência voltando a subir em decorrência do maior endividamento e das taxas de juros crescentes, as boas perspectivas para o crescimento econômico devem impedir uma elevação muito acentuada dos níveis de inadimplência do consumidor no segundo semestre.

Ontem (09/06), o Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) anunciou o segundo aumento consecutivo da taxa básica de juros (Selic), que passou de 9,50% para 10,25% ao ano. O BC volta a se reunir agora nos dias 20 e 21 de julho, para quando é esperada uma nova alta de 0,75 ponto, de acordo com as apostas da maioria dos economistas. As dívidas não honradas com cartões de crédito e financeiras, que tiveram alta de 8,1% em maio ante abril, foram as principais responsáveis pela maior parte do crescimento mensal do indicador da Serasa, seguidas dos débitos com os bancos (2,5%)

No acumulado de janeiro a maio ante igual período no ano anterior, a inadimplência do consumidor apontou queda de 3,7%, representando a maior redução o período desde o início do indicador, em 2000. O declínio pode ser atribuído à base de comparação influenciada pelo período mais crítico da crise no país.

Namorados saem às compras no Natal Shopping

Corações de todos os tamanhos, pelúcias, cores em vermelho ao lado do verde e do amarelo típico em tempos de Copa do Mundo. Há poucos dias da terceira data mais importante do varejo – 12 de junho – , são esses os elementos que dão o tom do Dia dos Namorados no Natal Shopping, na capital do Rio Grande do Norte.

Em ano de Mundial, muitas lojas do shopping apostaram na casadinha Amor & Futebol, como é o caso da Toli, Botton, Stalker, Enjoy e Parfumerie, que estão com promoções, kits e produtos diferenciados. Mas, as opções tradicionais, como os chocolates, perfumes, roupas e calçados também continuam em alta. Em lojas como Arezzo, Myosotis, Kopenhagen, Richards e Água de Cheiro, há produtos específicos para a data.

“A Copa mexe com o cotidiano do brasileiro e até a escolha dos presentes para o Dia dos Namorados é influenciada por esse mega evento esportivo. No Natal Shopping, o Mundial inspirou até o prêmio de nossa promoção (12 tevês LCD 42″) e para esse ano, a nossa expectativa é incrementar as vendas do período em 15%”, conta a gerente de marketing Cláudia Durães.

A cada R$ 150 em compras com cartões VISA no shopping até o dia 12/06, o cliente troca a sua nota fiscal por um cupom para concorrer nos sorteios diários de televisores. São 12 dias de promoção e 12 tevês LCD Full HD 42″ para torcer pelo Brasil. Até o momento, sete clientes já faturaram TV´s na promoção do shopping.

Localizado no primeiro piso do shopping, praça de alimentação, o local chama atenção de lojistas e consumidores. Com elementos alusivos ao Futebol, o espaço traz frases famosas de jogadores como Pelé e outras personalidades; imagens de torcedores; Tabela dos jogos da Copa 2010; Painel com a história das bolas de futebol usadas nos Mundiais e ainda um Coração Gigante batendo com a camisa canarinho.

Mas o destaque do Espaço fica por conta da Camisa Canarinho Gigante, na qual clientes podem deixar mensagens para a seleção brasileira. No dia 17 de junho, colaboradores da Ancar Ivanhoe – empresa sócia e administradora do Natal Shopping – levarão a camisa para a África do Sul.

Linha 6 do Metrô-SP deve desapropriar até 350 imóveis

O Metrô de São Paulo concluiu o projeto funcional da futura Linha 6-Laranja, que vai ligar a Estação São Joaquim (Linha 1-Azul), na zona sul, ao bairro da Brasilândia, na zona norte. O mapa obtido pelo jornal O Estado de S. Paulo mostra por onde vão passar os novos trilhos, quais imóveis serão desapropriados e onde serão as estações.

A linha terá 16 quilômetros e 14 estações. No total, o Metrô pretende desapropriar até 350 imóveis comerciais e residenciais, além de mais de uma dezena de grandes terrenos – de acordo com as primeiras indicações da companhia, haverá mais de 50 desapropriações em áreas nobres de Consolação, Higienópolis e Perdizes. Esse número pode ser um pouco menor, de acordo com as negociações – entre os possíveis desapropriados durante o trajeto, estão prédios residenciais, a sede da escola de samba da Vai-Vai, estacionamentos e um supermercado da Avenida Angélica.

A linha começa na Estação São Joaquim e passa pelas Estações 13 de Maio/14 Bis, Higienópolis/Mackenzie, Angélica, Cardoso de Almeida, Perdizes, Pompeia, Água Branca, Santa Marina, Freguesia do Ó, João Paulo I, Itaberaba, Cardoso e Brasilândia. Segundo as projeções de demanda do Metrô, a linha deve ter um movimento diário de 598.426 pessoas. A maior estação a ser construída será a Santa Marina, perto da Marginal do Tietê, que deve receber 73.157 pessoas por dia.

Todos os dados da Linha Laranja estão contidos no edital para contratação do plano macro das desapropriações, lançado no fim de maio. Analisando o material, é possível notar grande preocupação em evitar desapropriações de imóveis residenciais em bairros centrais e mais valorizados, enquanto na periferia isso não ocorre. Também chama a atenção o fato de que o Pacaembu continuará sem estações, enquanto a região do Parque Antártica ganhará mais uma linha, próxima da Estação Barra Funda.

Segundo a companhia, os nomes das estações ainda devem passar por mudanças, mas não a localização – historiadores vão ajudar a batizar as novas paradas. A assessoria do Metrô também afirma que o projeto básico ainda “está em andamento e, enquanto não for concluído, não é possível afirmar quantos e quais imóveis serão necessários desapropriar para a construção”. A Linha Laranja terá seu projeto executivo terminado até o segundo semestre de 2011 e as primeiras estações deverão ser entregues entre 2013 e 2014.