Diabetes deve crescer 65% em 20 anos na América Latina

Urbanização, crescimento econômico e aumento dos índices de obesidade são fatores que formam o ambiente ideal para o crescimento do diabetes. Não à toa, a Fundação Mundial de Diabetes (World Diabetes Foundation – WDF) escolheu um país da América Latina para sediar, pela primeira vez, uma conferência de grandes proporções na região para discutir políticas públicas para prevenção e tratamento da doença.

Estima-se que 285 milhões de pessoas sofram de diabetes em todo o mundo, o que deve aumentar para 438 milhões em 20 anos. Na América Latina, o número estimado em 18 milhões deve aumentar 65%, chegando a quase 30 milhões de casos, conforme dados apresentados no Diabetes Summit for Latin America, que teve início nesta quarta-feira (30/06) em Salvador. No Brasil, que junto com o México está entre os dez países com maior incidência do mundo, a prevalência hoje é de 6,4% da população.

“As pessoas estão cada vez menos ativas, passam cada vez mais tempo no computador e na TV, portanto gastam menos calorias. Em paralelo, o consumo calórico só aumenta, à medida que a alimentação saudável fica mais cara e os itens ricos em gordura e açúcar, cada vez mais baratos”, diz Pierre Lefébvre, presidente do conselho de administração da WDF.

Lefébvre admite que o páreo é duro: “Somos uma voz pequena em comparação com o peso da indústria de alimentos, de computadores e de entretenimento, mas é preciso agir”, acredita. Para ele, o aumento da publicidade contra o tabaco, estimulado por ações governamentais como a restrição ao fumo em locais públicos, traz esperanças de que é possível conseguir avanços.

Uma das preocupações das autoridades em relação ao diabetes é que a doença abre caminho para uma série de outras enfermidades, especialmente as infecciosas. “O risco de ter tuberculose aumenta até três vezes entre diabéticos”, diz Anil Kapur, médico e diretor da WDF. Segundo ele, muitos pacientes não sabem que têm diabetes até receber o diagnóstico de tuberculose.

Kapur lembra ainda que os profissionais de saúde muitas vezes estão mais preparados para alertar os pacientes sobre o HIV, do que sobre o diabetes. E, inclusive, mais recursos são destinados para a prevenção do HIV, de acordo com o diretor da WDF. “Todo mundo conhece alguém que sofre de diabetes, mas é mais difícil conhecer alguém com Aids”, compara.

Os custos com a doença justificam a necessidade de prevenção: no Brasil, estima-se que os gastos diretos e indiretos totalizem US$ 23 milhões por ano. Para se ter uma idéia do quão mais barato seria investir em programas de prevenção, Kapur cita o exemplo dos cuidados que o diabético deve ter com os pés, para evitar feridas e infecções. São US$ 3 para educar o paciente, contra US$ 550 gastos em uma amputação e outros US$ 650 em uma prótese.

SOS Enchente: o melhor abrigo é o seu coração

Em decorrência das fortes chuvas que atingiram os estados de Pernambuco e Alagoas, o Natal Shopping, na capital do Rio Grande do Norte, se uniu à CDL Natal e CDL Jovem, em parceria com o Armazém da Caridade, Supermercado Nordestão, Junior Achievement e Restaurante Divino Fogão, a fim de arrecadar doações para os desamparados pelas enchentes.

A campanha solidária S.O.S Enchente: O melhor abrigo é o seu coração, será lançada oficialmente nessa quinta-feira (01/07), prosseguindo até o dia 12. A praça de eventos do Natal Shopping foi escolhida como espaço central para receber os donativos dessa ação, mas quem quiser, também pode deixar sua doação no Armazém da Caridade ou em uma das lojas do Supermercado Nordestão. “O shopping tem importante papel social junto à comunidade e essa é uma forma de envolvermos não só nossos clientes, mas também todos os natalenses em prol de um único objetivo: ajudar de forma rápida quem precisa”, explica Cláudia Durães, gerente de marketing do Natal Shopping.

Para ajudar as vítimas das enchentes, estaremos recebendo: roupas; cestas básicas; lençóis; colchões; água mineral; artigos de higiene e alimentos não perecíveis (principalmente arroz, leite em pó e óleo). As pessoas que quiserem colaborar com dinheiro, também poderão fazê-lo, através de depósito no Banco do Brasil, agência 3293-X, Conta de número 37015-0 – SOS Enchente.

Os estudantes atendidos pela Junior Achievement – instituição que trabalha com a formação de jovens empreendedores – e os voluntários do Armazém da Caridade estarão recebendo as doações no posto de arrecadação do Natal Shopping (praça de eventos), de segunda a sábado, das 10h00 às 22h00, e aos domingos das 11h00 às 22h00.

Todos os donativos arrecadados serão encaminhados para as CDLs e FCDLs dos estados de Pernambuco e Alagoas, que farão a distribuição para os desabrigados.

Atividade da indústria paulista supera nível pré-crise em maio, diz Fiesp

Com a 15ª alta consecutiva, a atividade da indústria paulista superou em maio o nível pré-crise, confirmando a expectativa da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) feita em março. O Índice de Nível de Atividade (INA) com ajuste sazonal ficou 0,7 ponto percentual acima do nível de setembro de 2008, mês que marcou o agravamento da turbulência global.

A atividade da indústria paulista subiu 0,8% em maio ante abril, na série com ajuste sazonal, segundo dados divulgados hoje pela Fiesp. Na série sem ajuste, o INA teve alta de 5,2%. Apesar disso, não foram todos os segmentos da indústria que retomaram ao patamar. Dos 17 setores avaliados, nove se recuperaram. O INA é uma média ponderada dos segmentos, que têm pesos diferentes.

Entre os que mais se destacaram está a indústria química, que teve no mês passado crescimento de 14,1% em relação a setembro de 2008. Em seguida, aparecem outros equipamentos de transporte (13,2%) e alimentos e bebidas (10,3%). Já os destaques negativos ficaram para metalurgia básica (-22,9%), máquinas e equipamentos (-7,6%) e equipamento de escritório e informática (-6,5%). “A elevação há meses seguidos mostra que a indústria está perseguindo a recuperação”, afirmou o diretor do Departamento de Pesquisas Econômicas (Depecon) da Fiesp, Paulo Francini.

O levantamento mostra ainda que entre os setores que mais se destacaram no mês passado está o de alimentos e bebidas, com alta de 1,7% ante abril, e veículos automotores, crescimento de 1,1%. Os dados estão com ajuste sazonal. “A indústria de alimentos e bebidas está diretamente ligada à renda da população. Quando a massa salarial cresce, o consumo deste setor também se eleva”, explica Francini.

O segmento de veículos automotores surpreendeu e manteve o crescimento, apesar da volta da cobrança integral do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) em abril. “Havia a expectativa de que este setor pudesse ter queda com o fim dos incentivos, mas os dados de maio mostram que ele continua em crescimento impulsionada pelo mercado interno aquecido e pelas exportações que estão crescendo”, disse o diretor do Depecon.

PIB

A Fiesp elevou sua estimativa para o crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) neste ano de 6,0% para 7,5%.

A expectativa da Fiesp de expansão de 7,5% considera um crescimento de 1,0% em cada um dos próximos três trimestres deste ano, no confronto com o período imediatamente anterior.

Para Francini, a estimativa é até conservadora pois há o risco do crescimento superar esse patamar. Para 2011, a projeção é de elevação de 4,7%.

“Grande parte do crescimento em 2010 será pelo não crescimento em 2009. Parte dos 7,5% [de alta do PIB] é recuperação do passado”, avalia o diretor do Depecon.

Disputa pelo controle da Vivo vira assunto de Estado

A Vivo é operadora líder do mercado de celular no Brasil e está sendo disputada entre a Telefónica, da Espanha, e a Portugal Telecom. Ambas são sócias na Vivo, com 30% de participação cada uma, e juntas elas têm o controle da operadora brasileira.

Esta não é a primeira vez que a Telefónica tenta comprar a Vivo dos portugueses. “A junção das empresas permitirá a oferta de pacotes de serviços combinados, como o triple-play ou até o quatro em um: de telefonia fixa, móvel, TV e internet. Estima-se que haverá um desconto de até 30% em cada serviço caso ele fosse adquirido separadamente”, afirma o jornalista Júlio Wiziack.

Corcovado é reinaugurado e iluminado de verde e amarelo

A estátua do Cristo Redentor, que embeleza o Corcovado e é o grande símbolo do Rio de Janeiro, foi reinaugurada ontem (30/06) após sua reestauração e iluminada de verde e amarelo, no ritmo da Copa do Mundo. A escultura esteve coberta de andaimes desde fevereiro para ser submetida à limpeza, à reparação, à substituição de algumas peças de pedra e a melhorias no sistema de drenagem. Apesar de não ter sido fechada por causa das obras, a estátua, escolhida em uma votação popular como uma das sete novas maravilhas do mundo, foi reinaugurada hoje oficialmente, em uma missa celebrada pelo arcebispo do Rio, Orani Tempesta.

Há três semanas, as centenas de turistas que sobem a cada dia até os pés da estátua já podiam contemplar e registrar a visita ao grande monumento da Cidade Maravilhosa. Por ocasião da inauguração, o Cristo recebeu hoje uma nova iluminação, alternando a habitual luz amarelada com a verde, em um gesto de apoio à seleção no Mundial da África do Sul. Estas luzes iluminarão a estátua até o dia que o Brasil jogará as semifinais na África do Sul, caso supere a Holanda nas quartas de final.

Ultra Mega Liquidação de Inverno no River Shopping

Começa hoje (01/07) a Ultra Mega Liquidação de Inverno do River Shopping, de Petrolina (PE). Até a próxima segunda (05/07), as lojas estarão com descontos de 20% até 70%. A expectativa é de um crescimento de 15% nas vendas e uma movimentação financeira na ordem de R$ 2,3 milhões, durante os cinco dias da liquidação.

Centenas de calçados, roupas e acessórios da coleção Outono/Inverno estarão com preço baixo. Uma excelente oportunidade para quem quer completar o guarda roupa com peças de ótima qualidade e preços reduzidos. Para animar os clientes durante as compras, uma banda de marchinhas irá circular pelo mall. Além disso, o shopping terá uma decoração especial para o período da queima.

Simulação marca o Dia do Bombeiro no Farol Shopping

Em 2 de julho de 1856, o Imperador D.Pedro II assinou o decreto Imperial nº 1.775, que regulamentava, pela primeira vez no Brasil, o serviço de extinção de incêndio. E para oficializar a importância deste profissional, desde 1954, este dia é dedicado a homenagear os bombeiros.

Para celebrar a data e mostrar aos seus visitantes a importância do trabalho dos bombeiros para a população, o Farol Shopping, de Tubarão (SC), vai receber o 8º Batalhão de Bombeiros Militar em uma série de atividades para homenagear e apresentar ao público mais informações sobre o trabalho destes profissionais. Uma simulação irá mostrar aos visitantes e equipe do shopping, como os bombeiros realizam salvamentos em altura. A atividade ocorre na parte externa do estacionamento (atrás) do Farol Shopping, às 16h00 desta sexta-feira (02)/07, e contará com tirolesa e atendimento de duas vítimas.

De acordo com o 2º Tenente do Corpo de Bombeiros Militar, Rafael Fortunato Camilo, a atividade é uma forma de treinamento para a equipe. “Trabalhos de salvamento exigem técnicas complexas e é necessário que o grupo esteja pronto para aplicá-las em caso de emergência, as simulações são muito importantes por serem uma forma de preparar melhor os bombeiros”, explica o Tenente Rafael.

O evento também traz uma exposição dos materiais utilizados no dia-a-dia do Corpo de Bombeiros, além de apresentação de vídeos e equipamentos de primeiro socorros, com acompanhamento de membros da corporação para atendimento dos visitantes e de escolas da região. “Durante o evento vamos divulgar nosso trabalho e conscientizar os visitantes, ensinando condutas seguras e formas de prevenir acidentes no dia-a-dia”, revela o Tenente Rafael.

A ação ocorre no corredor próximo ao mall central, das 10h00 às 22h00, dos dias 2, 3 e 4 de julho.

Copa do Mundo eleva em 76% e-commerce brasileiro

O campeonato de futebol mais esperado por todos os países, a Copa do Mundo, aquece o comércio eletrônico com as vendas de televisores. A expectativa de assistir os jogos do Brasil com imagem de alta definição faz com que milhares de brasileiros invistam em uma nova TV. Dados do e-bit, empresa de monitoramento do mercado eletrônico, prevê um crescimento parecido com a Copa de 2006, em que o comércio eletrônico cresceu 76%. A expectativa é que o aumento na venda de Tvs de tela plana influencie o tíquete médio do setor.

De acordo com dados da Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos (Eletros), os fabricantes irão comercializar 19,6% mais TVs em 2010, o que irá representar um total de 11,5 milhões de unidades.

Para atender esta demanda, a Direct Express, maior courier privado do Brasil, conta com uma estrutura completa para realizar as entregas nos prazos estabelecidos com total qualidade e confiança pelas principais lojas de e-commerce do país como Americanas.com, Submarino, Shoptine, Saraiva.com, Webpassagens, Netshoes, Kabum, Baratomania, entre outros.

Além desse crescimento em virtude da data específica, números mais expressivos são vislumbrados como explica Luiz Henrique Nascimento, diretor comercial da Direct Express. “Como estamos em um bom momento e com a entrada de novos clientes, provenientes dos setores da indústria e dos serviços, esperamos um avanço de 50% no volume consolidado de entregas em relação ao primeiro semestre do ano passado, nos aproximando cada vez mais do número de 1 milhão de entregas mensais”, analisa.

Venda de carros vai superar maio

A Copa e até as enchentes no Nordeste, região que representa 15% das vendas, está inibindo o mercado de carros novos. Ainda assim, o resultado deve ser melhor que o de maio. Até sexta-feira (25/06) foram licenciados 214,8 mil veículos. A perspectiva das montadoras é de chegar em 260 mil.

Se confirmado, o número será 3,5% superior ao de maio (251,1 mil unidades), mas 13% abaixo de junho do ano passado (300,2 mil unidades). Há um ano, houve corrida às lojas pois o mercado esperava o fim da redução do Imposto sobre Produto Industrializado (IPI), que acabou sendo prorrogada pela segunda vez. Deve ser a primeira vez, desde julho de 2009, que as vendas vão cair na comparação entre meses iguais.

Lojistas informam que continuam com estoques elevados, mas a suspensão de atividades por causa dos jogos da Seleção reduziram o movimento e poucas marcas recorreram a feirões. As vendas no primeiro semestre somam, até sexta-feira, 1,531 milhão de veículos (incluindo caminhão e ônibus), alta de 8,6% ante igual período de 2009. O percentual já está próximo da meta da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), de expansão de 8,2% nas vendas para todo o ano, o que dará cerca de 3,4 milhões de unidades. Até maio, o crescimento acumulado estava acima de dois dígitos.

No ranking de vendas de automóveis e comerciais, a Fiat mantém a liderança em junho, com 24,5% de participação, seguida por Volkswagen (21,5%), GM (19,1%) e Ford (10%). O Gol segue como modelo mais vendido, com 18,7 mil unidades. Houve mudança na vice-liderança, que passou a ser do Uno (15,7 mil unidades). O compacto ganhou nova versão em maio e está agora na posição tradicionalmente mantida pelo Palio, que caiu para o quarto lugar (8,2 mil unidades), atrás do Celta (8,5 mil).