Concessões de crédito ao consumidor devem continuar em queda, avalia Serasa

A concessão de crédito ao consumidor deve continuar em queda no segundo semestre. Para os analistas da Serasa, as concessões devem entrar em ritmo mais lento nos próximos seis meses. A desaceleração deve-se, dentre outros motivos, ao aumento da taxa básica de juro (Selic), revela o Indicador Serasa Experian de Perspectiva de Crédito ao Consumidor, divulgado hoje (02/07).

Em maio, a perspectiva de concessão de crédito para o consumidor nos próximos seis meses recuou 1,5%, registrando a quinta queda mensal consecutiva e atingindo o valor de 103,3. De acordo com os analistas, a desaceleração do crédito se dará de forma gradual, visto que o indicador ainda situa-se acima do nível 100.

Além da elevação da taxa de juro básica, outros fatores devem influenciar na desaceleração das concessões de crédito aos consumidores até o fim deste ano. Segundo apontam os técnicos da Serasa, a retirada dos estímulos fiscais às aquisições de bens duráveis ainda é apontada como um dos motivos para o menor crescimento do crédito. Contudo, o início do ciclo de aperto monetário é o fator mais influente, uma vez que ele encarece o crédito para o consumo a curto e médio prazos.

Para os analistas, a desaceleração das concessões de crédito era esperada e não deve ser suficiente para evitar novas elevações da Selic para desaquecer um pouco a economia. Os técnicos consideram essa medida necessária para conter aumentos da inflação.

Pão de Açúcar e Casas Bahia selam novo acordo para fusão

As Casas Bahia e o Pão de Açúcar anunciaram nesta sexta-feira (02/07) terem chegado a um novo acordo para a concretização da fusão entre as empresas, anunciada há meses mas interrompida por conta de discordâncias entre as partes em relação à avaliação dos ativos da Casas Bahia. Segundo o novo contrato, os acionistas de Globex votarão proposta de aumento de seu capital social no montante de pelo menos R$ 689 milhões, pelo preço de emissão de R$ 16 por ação.

O Pão de Açúcar subscreverá ações a serem emitidas pela Globex em troca de todos os ativos e passivos relacionados aos negócios das lojas Extra-Eletro, os quais serão avaliados por seu valor contábil, que deverá corresponder a, pelo menos, R$ 89,8 milhões. Além disto, o Pão de Acúcar concederá R$ 600 milhões por meio de instrumentos de crédito.

O ponto mais polêmico, contudo, ficará com a reavaliação dos ativos das Casas Bahia, que serão alocados em uma nova sociedade, denominada “Nova Casas Bahia”, a ser incorporada pela Globex.

Segundo a nota, após a incorporação das ações, “os sócios de Casa Bahia passarão a ser titulares de ações de emissão de Globex representativas de 47% do capital social total de Globex e CBD [Pão de Açúcar] passará a ser titular de ações representativas de pelo menos 52% do capital social total de Globex”.

Ademais, enquanto os sócios das Casas Bahia forem detentores de, ao menos, 29% do capital social da Globex, Michael Klein será indicado como presidente do Conselho de Administração da empresa.

Outback Steakhouse em clima de Mundial 2010

Em ritmo de Copa do Mundo, o Outback Steakhouse preparou ações especiais aos clientes, que só terminam em 11 de julho. Entre as novidades está a sua estreia nas redes sociais, uniformes temáticos para os funcionários, promoções, pratos especiais e muita interatividade.

Para assistir aos jogos com os amigos, os restaurantes terão dois horários estendidos para a Billabong Hour, que variam entre das 12h00 às 15h00 com intervalo até 17h30, quando retoma até as 20h00, e um horário continuado das 12h00 às 20h00, exceto feriados. No happy hour do Outback, a cada chope, drinque, long neck ou vinho em taça, o cliente ganha outra dose da mesma bebida. A rede também vai oferecer preços diferenciados para os clientes que pedirem dois ou três Combo-Tizers por mesa: dois combo-tizers por R$ 55 ou três por R$ 85 (Wings, Ribs & Fries; Ribs, Ribs & Fries e a Super Kookaburra Wings).

O Super Kookaburra Wings – uma versão exclusiva para o Mundial, com 15 sobreasas, só poderá ser pedido nesta promoção.

O Campeonato também marca a estreia do Outback no Twitter por meio de um concurso cultural em que serão feitas diversas perguntas durante a semana dos jogos. As melhores respostas marcadas com a hastag “#momentooutback”, vão ganhar um gift-certificate no valor de R$ 100. Pelo celular, o cliente pode acessar um site indicado no display de mesa, que irá gerar um cupom virtual de Spoted Dog Sundae, sorvete de creme com calda de chocolate e chantilly. Assim, na compra de um prato principal em sua próxima visita, o cliente ganhará a sobremesa. Os regulamentos da promoções estão disponíveis no site www.outback.com.br.

CVC chega ao estado de Roraima

A capital do estado de Roraima, Boa Vista, ganha nesta sexta-feira (02/07), a sua primeira loja exclusiva CVC. A maior operadora de viagens das Américas chega ao Estado de Roraima – o último que faltava para concluir 100% de presença nos Estados brasileiros – por intermédio de uma parceria com as agentes de viagens Carmi Costa e Maria do Socorro Rodrigues, que há mais de 18 anos se dedicam ao turismo na região.

As empresárias e agora, sócias, se tornam representantes exclusivas CVC naquele Estado frente às oportunidades reservadas à marca e ao potencial de vendas de pacotes de viagens organizadas. “Escolhemos a CVC pela credibilidade construída em todo o Brasil, pela qualidade e variedade de produtos e serviços oferecidos e, principalmente, pela postura de inovar constantemente e contribuir para que cada vez mais brasileiros possam realizar o sonho da viagem”, explica Carmi Costa.

A nova unidade também atuará no Atendimento às Agências de Viagens de Roraima, tarefa anteriormente realizada pela regional da CVC em Manaus (AM). “Temos um enorme desafio pela frente, que é inserir o hábito de se viajar de forma organizada, incentivando o consumo de viagens em formato de pacotes turísticos, que contam com a completa assistência, em qualquer lugar do mundo, de uma empresa idônea como a CVC”, diz Carmi, enfatizando que um dos objetivos será disputar o mercado liderado hoje pela venda individual de passagens aéreas.

Valter Patriani, presidente da operadora CVC, destaca que a novidade representa um marco na história da empresa. “A CVC está presente agora em todos os Estados e conclui importante etapa de seu plano de expansão, que teve início, em meados da década de 1970, com a inauguração de sua primeira filial, na capital paulista e fora do município de Santo André (SP), onde fora criada em 1972. Fincar a bandeira em Roraima é também uma estratégia que diferencia e consolida a CVC como a única e a maior rede de turismo do Brasil e das Américas, graças a importantes parceiros em vendas e distribuição, exclusivos CVC e/ou multimarcas”, diz Patriani.

Para o gerente geral de vendas da CVC, Roberto Vertemati, o Brasil cresce em todas as regiões e em todas as direções. “Estamos atentos a todas as oportunidades de mercado e, por isso, entramos em Roraima por ser um mercado com forte potencial de vendas em turismo”, enfatiza Vertemati.

Em relação à demanda regional, o gerente de vendas da CVC para a região Norte, Anderson Muniz, acrescenta que todos os produtos da operadora, os mais de 770 roteiros pelo Brasil e pelo mundo, têm enorme potencial, uma vez que, com preços bastante acessíveis, os pacotes da CVC podem ser parcelados em até 10 vezes sem juros, uma vantagem que favorece a todos os brasileiros que sonham em viajar.

A loja de Boa Vista será inaugurada nesse dia 2 de julho em coquetel para cerca de 300 convidados, entre agentes de viagem, autoridades e empresários locais. Também confirmaram presença Roberto Vertemati (gerente geral de vendas da CVC), que representará Valter Patriani (presidente da operadora CVC) e Anderson Muniz (gerente regional de vendas da CVC para o Norte).

A CVC de Boa Vista (RR) está localizada à Avenida Major Willians, 1.855, no centro da cidade, e atende no telefone (95) 3224-1198.

Goiabeiras Shopping oferece recital “Good Times”

Para recordar os maiores sucessos das décadas de 1980 e 1990, o Goiabeiras Shopping, em Cuiabá (MT), promove um recital com as melhores músicas nacionais e internacionais da época, neste sábado (03/07), a partir das 15h30, na praça central do empreendimento.

A programação musical é um diferencial que o Goiabeiras Shopping oferece a seus clientes e tem atraído jovens, crianças e famílias, que curtem o final de semana no local. Nesta sábado o pianista Luis Renato Dias promete trazer as melhores lembranças com o recital “Good Times” e faz o convite para quem ainda não teve a oportunidade vir. “O pessoal pode vir fazer compras, se divertir, fazer um lanche e ouvir uma boa música”, disse.

Luis Renato tocará músicas que marcaram a época, consagrada por grandes nomes como Djavan, Caetano Veloso, Chico Buarque e Roupa Nova. E no cenário internacional pelos músicos Tracy Chapman, Lionel Richie, Stevie Wonder, Michael Jackson, Paul Simon e Kenny G. A entrada é gratuita.

Grupo de bens de luxo LVMH compra brasileira Sacks

O grupo francês de luxo LVMH (Moët Hennessy Louis Vuitton) anunciou a compra de 70% do site brasileiro de cosméticos Sacks nesta sexta-feira (02/07), expandindo ao Brasil sua marca de varejo Sephora.

Os termos financeiros do acordo não foram revelados. A Sacks foi fundada em 2000, vende produtos de cerca de 270 marcas e tem uma carteira de mais de 830 mil clientes. Os 30% restantes da Sacks seguem sob o controle do presidente-executivo e co-fundador da empresa, Carlos André Montenegro, e de seus sócios.

“O Brasil e a América do Sul são países muito promissores para produtos de luxo… A oportunidade é formidável”, afirmou em comunicado Antonio Belloni, diretor da LVMH. A aquisição permitirá à Sephora desenvolver sua plataforma eletrônica de negócios no Brasil e “com o tempo em lojas”.

Brasil perde a cabeça após gol e é eliminado pela Holanda na Copa do Mundo

A Copa do Mundo acabou para o Brasil. E pela segunda vez seguida nas quartas de final. Dunga recuperou o brio que faltou à equipe de 2006, mas foi pouco. Vontade não basta para ser campeão. A seleção fez um primeiro tempo empolgante, mas um segundo tempo patético, repleto de erros infantis e descontrole emocional.

No gol impedido de Robinho, o Brasil viu que poderia aproveitar a defesa em linha da Holanda. E assim abriu o placar aos dez minutos. O gol da Holanda, aos oito minutos, desestruturou a defesa brasileira, que passou a bater cabeça e cometer erros infantis. A expulsão de Felipe Melo foi o resumo da condição emocional do Brasil: um time que briga. E só..

A Holanda soube aproveitar, venceu de virada por 2 a 1 e deu o troco pelas eliminações de 1994 e 1998. Ao Brasil resta lamentar. Mais um ciclo acabou sem troféu. Serão mais quatro anos de espera para, em casa, buscar nova redenção. Até lá, o sentimento será de decepção.

As duas bolas cruzadas dos gols da Holanda farão Julio Cesar e o restante da defesa ter noites de insônia. O ponto forte da seleção brasileira de Dunga sempre foi o setor defensivo, a retaguarda comandada por Juan e Lúcio. Mas a Holanda ignorou o histórico, os defensores e virou o jogo em Port Elizabeth.

Aí o que se viu foi o velho problema da equipe de Dunga. A falta de soluções ofensivas. Robinho se destacou no primeiro tempo, mas sumiu no segundo. Kaká mostrou que ainda não está 100% e que jogou a Copa “baleado”. Ele se esforçou. Muitos se esforçaram. Mas só esforço não ganha Copa do Mundo.

O descontrole emocional também entrou em campo e foi decisivo. Felipe Melo, autor da bela assistência do gol brasileiro, foi a prova disso. O volante não se conteve, como prometeu, e prejudicou o Brasil no segundo tempo com sua expulsão aos 28min. A seleção passou a fazer cara feia, a brigar em campo. Mas só cara feia não ganha Copa do Mundo.

Dunga conquistou tudo que disputou desde que assumiu. Levou a Copa América, a Copa das Confederações e classificou nas eliminatórias em primeiro lugar. Mas no grande teste o técnico fracassou. Depois de tantos treinos fechados, faltaram soluções táticas. E também opções no banco de reservas. Principalmente na armação. Júlio Baptista e Ramires não estão prontos para isso. São apenas soldados. Mas só soldados não vencem guerra nenhuma. Talvez o treinador tenha perdido tempo demais brigando com a imprensa. Acabar com os privilégios e deixar a seleção concentrada foi seu acerto, mas para construir isso o treinador pegou o caminho do conflito contra tudo e contra todos.

Em 2006, a seleção caiu nas quartas de final diante da França com a imagem de uma equipe apática, sem amor à camisa. Desta vez, o time que tanto brigou deixou como última impressão a total desorganização nos minutos finais. O último ataque da Holanda parecia roda de bobinho. E dentro da área do Brasil. Muitos jogadores ficaram no ataque só olhando.

A seleção que já virou partidas importantes com Dunga não mostrou esse poder no momento em que mais precisou. No primeiro jogo da Copa em que ficou em desvantagem, o Brasil se perdeu. Faltou concentração. Faltou eficiência. E faltou a criação. A habilidade e o improviso que ameaçaram aparecer no primeiro tempo não voltaram do intervalo. O time burocrata fracassou. Sobrou união, mas faltou futebol. Fica a lição para 2014.

Copa do Mundo não teve efeitos sobre a inflação no país, diz economista

O economista André Braz, do Instituto Brasileiro de Economia (Ibre) da Fundação Getulio Vargas, disse que não há efeitos da Copa sobre a inflação, que está em queda no momento. “Se ocorreu algum, foi pífio”. Ele explicou que não houve sequer registro de aumento de preço de aparelhos de televisão. “Então, eu acho que o efeito da Copa não foi significativo a ponto de ter repercussão na inflação no país”.

Apesar de não ter elementos para medir o movimento registrado pelo comércio com a Copa do Mundo, André Braz afirmou que o volume de vendas está muito associado a acessórios típicos do período, como a camisa da seleção, bebida alcoólica, refrigerantes e pipoca. “Essas coisas mais comuns (da época da Copa) devem ter sofrido um aquecimento”. O mesmo ocorreu em relação aos televisores. O economista observou, porém, que isso não afetou o preço desses itens. “Mesmo que a camisa tenha ficado mais cara, ela não é representativa perto das despesas que você tem com vestuário. Não houve alteração significativa nos preços”.

Para o consumidor, ele crê que a alteração do horário de funcionamento do comércio nos dias de jogos não trouxe prejuízos, porque ele pode comprar antecipadamente ou após as partidas. “Ainda que o comércio estivesse aberto, não haveria clientes para entrar na loja, porque todo mundo vai ver o jogo. Então, quem tem interesse de comprar, ou compra antes ou depois do jogo. Eu não acredito que isso represente um prejuízo significativo para o comércio”, afirmou.

Aposentados terão este ano última antecipação do 13º

Mais de 24 milhões de aposentados e pensionistas do INSS devem receber no final de agosto e início de setembro metade do 13º, como parte do acordo firmado entre o governo e entidades representativas deste segmento. Será o último ano de antecipação, iniciada em 2006. A partir de 2011, para que recebem antes o valor, um novo acordo deverá ser negociado. O decreto deste ano deve ser assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva até o início do mês que vem.

A maioria receberá 50% do valor do benefício. A exceção é para quem passou a receber o benefício depois de janeiro. Neste caso, o valor será calculado proporcionalmente. Os segurados que estão em auxílio-doença também recebem uma parcela menor que os 50%. Como o benefício é temporário, o INSS calcula a antecipação proporcional ao período. Por exemplo, um benefício iniciado em janeiro e ainda em vigor em agosto terá o 13º terceiro salário calculado sobre oito meses. O segurado receberá, portanto, metade deste valor. Em dezembro, caso ainda esteja afastado, o segurado irá receber o restante.

Por lei, não têm direito ao 13º salário os seguintes benefícios: amparo previdenciário do trabalhador rural, renda mensal vitalícia, amparo assistencial ao idoso e ao deficiente, auxílio-suplementar por acidente de trabalho, pensão mensal vitalícia, abono de permanência em serviço, vantagem do servidor aposentado pela autarquia empregadora e salário-família.