Campos dos Goytacazes ganha seu primeiro shopping regional

O Grupo Aliansce Shopping Centers é responsável pelo Boulevard Shopping Campos. O empreendimento é o primeiro do segmento feito em Campos dos Goytacazes (RJ) e ocupará uma área de 39,5 mil m² com mais de cem lojas, sendo quatro âncoras e cinco mega-lojas. Entre as marcas já confirmadas no ponto-de-venda estão Riachuelo, C&A, Lojas Americanas, Casas Bahia e Ponto Frio.

O shopping conta ainda com espaço para apresentações musicais, praça de alimentação, salas de cinema digital e 3D e estacionamento com mais de 1 mil vagas. O investimento total previsto para o projeto é de R$ 100 milhões e a inauguração está programada para abril de 2011. A gerência da construção do Boulevard Shopping Campos é da Renta Engenharia.

8º Passeio de Bebês em Campos do Jordão

O Shopping Market Plaza, em Campos do Jordão (SP), realizará no dia 10 de julho, a partir das 10h00, o tradicional Passeio de bebês pelas ruas do bairro de Capivari. Diferente e divertido, o evento é voltado para toda a família e premiará os bebês e familiares que mais se destacarem em dez categorias: “Bebê mais bonito”, “Irmãos bebês mais bonitos”, “Gêmeos mais bonitos”, “Mãe mais bonita”, “Pai mais bonito”, “Família mais bonita”, “Carrinho e o bebê em fantasia mais original”, “Avô mais simpático”, “Avó mais simpática” e “Prêmio especial do júri”.

A concentração será em frente ao centro de compras. A caminhada será animada e durante o percurso, as crianças terão direito a fotos instantâneas, além de assistirem a um show infantil com personagens de desenho animado. O 8º Passeio de Bebês tem o patrocínio das Papinhas Nestlé, colaboração da Infanti e da MAM Brasil e, como mídia partner, estão a Band, Editora Globo, Editora Três, Rádio Alpha FM e Rádio Jovem Pan Taubaté.

Shrek invade o Shopping Boulevard Tatuapé

Quem espera ansiosamente a estreia do filme de Shrek Para Sempre poderá se divertir muito também com o evento “Férias com Shrek” no Shopping Boulevard Tatuapé, em São Paulo. De 9 a 25 de julho, Shrek e sua turma invadem o empreendimento em uma atração especial e inédita. Um circuito de atividades, instalado na praça de eventos, terá como objetivo resgatar a Princesa Fiona e seus amigos das mãos do duende Rumplestiltskin, vilão do novo filme.

Na entrada um grande painel de boas vindas com todos os personagens – que poderá ser utilizado como cenário para fotos – abre o espaço para a diversão, que conta com atividades interativas para crianças de 4 a 12 anos.

As crianças terão que salvar o reino Tão Tão Distante passando por diversos desafios: desvendar a mensagem secreta escondida no Contrato Mágico assinado pelo duende Rumplestiltskin, passar pelo “pântano” de piscina de bolinhas e encontrar a chave mágica, ajudar Shrek a destravar os cadeados onde os ogros estão presos e ainda ultrapassar um labirinto de obstáculos para chegar até o castelo e encontrar a princesa Fiona. Tudo isso para conseguir que a princesa e Shrek selem um beijo perfeito para que tenham um final feliz.

Além de muita aventura, as crianças poderão ser surpreendidas com a presença do personagem Shrek durante a atração.

Financiamento imobiliário pela Caixa levará apenas 72 horas a partir de 2011

A contratação de um financiamento imobiliário poderá ser realizada em apenas 72 horas. Segundo a Caixa Econômica Federal, um novo processo deve ser implementado e o novo prazo deve estar em funcionamento até o final do primeiro semestre de 2011.

Atualmente, as operações de crédito imobiliário levam em média nove dias. Este prazo varia, dependendo da capacidade operacional das agências. “A redução do prazo de tramitação dos pedidos de financiamentos habitacionais depende fundamentalmente de dois aspectos: inovações no processo, ampliando a automação/informatização e ampliação dos canais de atendimento”, afirmou a CEF.

Ainda segundo a instituição, já existe um projeto piloto do modelo operacional de correspondente imobiliário que a CEF pretende implantar. “Acreditamos que, quando estiver totalmente implementado este novo modelo, será possível concluir uma operação de crédito imobiliário em até 72 horas”.

O vice-presidente de governo do banco, Jorge Hereda, prevê o financiamento imobiliário por meio da CEF feche 2010 em R$ 60 bilhões. A declaração foi feita após o fechamento da sexta edição do Feirão da Casa Própria, que movimentou R$ 8,4 bilhões.

Mahogany chega a Uberlândia

Uma das principais empresas brasileiras especializada em cosméticos para cabelo e corpo, a Mahogany acaba de inaugurar uma loja no Center Shopping, em Uberlândia (MG), abrindo a primeira unidade no interior do Estado.

A empresa conta com mais de 300 itens entre shampoos, condicionadores, finalizadores e hidratantes, divididos entre perfumaria e cosméticos para homens, mulheres e crianças. Os produtos são todos fabricados com matérias-primas brasileiras: flores, frutas, plantas medicinais e vegetais.

A Mahogany surgiu em 1991 com a criação do Laboratório Sklean do Brasil, que também é responsável pelos produtos das marcas Kevin Nichols e Sklean Ethic. Atualmente, a empresa possui mais de 60 lojas nos principais shoppings brasileiros, além de estar presente em várias lojas multimarcas.

A Mahogany está instalada na loja 1.221 do centro de compras.

Praia Shopping ganha gigante do varejo e anuncia expansão

Uma das principais notícias da economia de Natal (RN) durante a semana passada foi o anúncio da expansão do Praia Shopping, que passará a ter uma gigante do varejo nacional, as Lojas Americanas, como âncora do estabelecimento. A timoneira desta nau é a pernambucana Maria Paula Rabelo, 32 anos, que começou a atuar no ramo de shoppings em 2000, ao estagiar no setor de marketing do Shopping Tacaruna, no Recife.

Depois de passar pelo Tacaruna, atuou na área de eventos, produzindo shows de bandas como Skank e Kid Abelha. Em seguida, trabalhou na área comercial dos cartões Visa. Porém, enquanto ainda era uma estagiária no ramo de marketing, conheceu o então superintendente do Tacaruna, José Carlos Poroca, e este, anos depois, veio para Natal comandar o Praia Shopping. Daí surgiu o convite para assumir o departamento de marketing.

Em 2008, Poroca recebeu uma nova proposta de emprego em Salvador, e desde então Maria Paula passou a ser a diretora do Praia Shopping. Daí em diante, ela começou a reformular o mix de lojas e trabalhar o relacionamento com as Lojas Americanas. Embora a primeira reunião tenha acontecido há três anos, a troca de emails e telefonemas para fechar o negócio aconteceu em 2005.

Agora, Maria Paula Rabelo se vê às voltas com as obras de expansão. O Praia Shopping vai ganhar mais 3 mil m² de Área Bruta Locável (ABL), passando a contar com 10,9 mil m² de ABL. Além das Lojas Americanas, outras cinco lojas entram em operação ainda neste ano. Estas empresas devem investir mais R$ 500 mil de capital próprio para a abertura de suas lojas. As novas operações são Bistrô, especializada em crepes e massas francesas; Yogostoso, iogurteria; Tellus Self Service, restaurante especializado em carnes, frutos do mar e comida japonesa; Lady Pink, loja multimarca de moda jovem; e Tattoo Brasil, que passou por uma ampliação.

Para a diretora do centro de compras, a principal mudança desde quando assumiu a superintendência foi a do perfil do público do estabelecimento, deixando de prevalecer os turistas para ser formado pela vizinhança de Ponta Negra.

Serão investidos R$ 3,5 milhões na expansão do Praia Shopping e a principal estrela é um dos maiores nomes do varejo nacional: as Lojas Americanas. Com isso, a expectativa para aumento de fluxo de pessoas no primeiro ano da mudança é de 20%. Ainda é estimada geração de 300 empregos. Maria Paula diz que, como parte do plano de expansão, já foram inauguradas a iogurteria Yogostoso e a loja de vestuário Lady Pink, além do estúdio de tatuagens Tattoo Brasil ter sido ampliado. Para dar espaço a mais 50 lojas, será utilizado o estacionamento interno. As obras devem iniciar na segunda quinzena de julho e serem concluídas em dezembro.

Empresas lançam papéis de olho na Copa de 2014

A Copa de 2014 inspira o sonho brasileiro do hexa e também o de ganhos financeiros na bolsa de valores. A certeza de que a realização da Copa no Brasil, daqui a quatro anos, e também da Olimpíada, em 2016, vai movimentar os negócios no País, provocou o lançamento de uma série de fundos para aplicação em ações de empresas que tendem a se beneficiar com os dois eventos. A maioria deles é focada em papéis de companhias de infraestrutura e logística, como siderurgia, energia elétrica, saneamento, telecomunicação, transportes, indústria de base e construção civil.

É o caso dos fundos do Banco do Brasil, da Caixa e do Santander, criados neste ano, e do Bradesco, em 2006. Já o Itaú começou a captar em junho para outro fundo mais amplo, o Momento Esporte, que investe também em ações de varejistas. Segundo o gerente de fundos diferenciados do Itaú, Guilherme Rebouças, 37% dos recursos do fundo estão aplicados em ações do setor de consumo, como Ambev, Lojas Americanas, Net, Localiza e Pão de Açúcar.

O setor imobiliário concentra no momento 21% do capital do fundo. Como os Jogos Olímpicos serão no Rio de Janeiro, o Itaú privilegiou empresas com maior presença na cidade, como Cyrela, PDG Realty, Brookfield e as administradoras de shoppings BRMalls e Multiplan. “Temos também 7% aplicados no setor aéreo e 6% na Gerdau, que produz aços longos, usados em construção pesada.”

De acordo com Antônio Cássio Segura, gerente-executivo do BB, o banco estuda ampliar o leque de investimentos do fundo de infraestrutura, incluindo também papéis do setor de shoppings e hotelaria. Ele descarta, no entanto, papéis de varejistas. “É um setor que se beneficia do crescimento da economia como um todo. Mas os eventos vão provocar uma alta pontual nas vendas, no mês de realização das competições. As companhias de infraestrutura se beneficiam por um tempo maior, pois as obras começam antes.”

Um lamento comum entre os gestores é a carência de papéis de empresas que serão fortemente afetadas pela Copa e Olimpíada, como as hoteleiras e as empreiteiras. A ação do Othon, que sobe 32% no ano e 253% em 12 meses, não é considerada boa opção, pela baixa liquidez. “O problema da bolsa brasileira é que ela não reflete o PIB nacional”, diz.

Com a forte queda da BM&FBovespa em 2010, todos os fundos têm queda no ano. “Quem aplica em um fundo de ações deve ter visão de longo prazo. Se houver perdas devido à volatilidade, há tempo para recuperar o investimento”, alerta Eliana Motta, gerente da Caixa. Com exceção do fundo do Itaú, os demais são abertos a qualquer pessoa. A aplicação inicial varia de R$ 200 a R$ 5 mil e a taxa de administração vai de 2% a 4% ao ano. Sobre o lucro, incide Imposto de Renda de 15%.

Economia brasileira deve expandir-se 7,20% em 2010, aponta Focus

O mercado financeiro reviu novamente para cima sua expectativa para o desempenho da economia brasileira neste calendário. No Boletim Focus mais recente, divulgado nesta segunda-feira (05/07) pelo Banco Central (BC), a perspectiva é de que o Produto Interno Bruto (PIB) tenha expansão de 7,20% em 2010, em vez de 7,13%. No ano seguinte, a previsão segue em 4,5% de crescimento.

Os agentes consultados pela autoridade monetária melhoraram o prognóstico para o saldo da balança comercial neste ano, que foi de superávit de US$ 15,36 bilhões para US$ 15,72 bilhões. Quanto à perspectiva de entrada de investimento estrangeiro direto, ficou estacionada em US$ 35 bilhões.

A conta corrente deve registrar déficit de US$ 47 bilhões em 2010, e não de US$ 47,78 bilhões como o previsto no relatório anterior. A projeção de avanço na produção industrial teve leve alteração, de 11,94% para 11,91%.

Preço da cesta básica cai em quase todas as capitais do país

Puxada principalmente pela redução do preço da batata, a tendência de queda dos preços da cesta básica medidos pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) se confirmou em junho, quando o custo médio ficou abaixo do valor registrado em maio.

Segundo o Dieese, os preços do conjunto de itens essenciais caíram em 16 das 17 capitais pesquisadas. As maiores reduções ocorreram em Manaus (-5,1%), Rio de Janeiro (-5%) e Vitória (-4,8%). Somente em Goiânia foi registrado aumento de preços da cesta básica (+ 5,2%) em comparação ao mês anterior, resultado atribuído, sobretudo, à alta do feijão.

Apesar da redução mensal, a elevação dos preços acumulada no primeiro semestre ainda não foi compensada Em todas as cidades pesquisadas, os moradores pagaram mais em junho do que em janeiro pelos mesmos produtos. As maiores variações foram registradas em Recife (21,8%), Goiânia (16,8%), Natal (13,8%), João Pessoa (13,6%) e Salvador (13,4%). As capitais onde a cesta básica custa mais caro são São Paulo (R$ 249,06), Porto Alegre (R$ 248,15) e Manaus (R$ 236,57). Já as cidades mais baratas são Fortaleza (R$ 181,92), Aracaju (R$ 184,17) e João Pessoa (R$ 193,94).

Considerando o maior custo registrado (R$ 249,06) e o preceito constitucional de que o salário mínimo deve ser suficiente para que um trabalhador supra as necessidades familiares com alimentação, moradia, saúde, educação, vestuário, higiene, transporte, lazer e previdência, o Dieese estima que o salário mínimo, em junho, deveria ser de R$ 2.092,36 (quatro vezes maior do que o valor atual, de R$ 510). Em maio, o departamento havia apontado a necessidade de o trabalhador receber R$ 2.157,88 ao mês.

Tomando mais uma vez São Paulo por base, os pesquisadores calcularam que o brasileiro teve que trabalhar, em média, 94 horas e 56 minutos para ganhar os R$ 249,06 necessários à aquisição dos itens considerados essenciais: carne, leite, feijão, arroz, farinha, batata, tomate, pão, café, banana, açúcar, óleo e manteiga. Menos tempo, portanto, do que as 97 horas e 39 minutos registradas em maio deste ano. Mas ainda acima das 90 horas e 14 minutos que o trabalhador cumpria em junho de 2009 para adquirir os mesmos itens da cesta básica.