Twitter da BM&FBovespa é o quarto mais seguido entre as Bolsas de Valores

Com mais de meio milhão de investidores pessoa física na Bolsa de Valores de São Paulo, tornam-se populares também os canais de mídia social criados pela BM&FBovespa para se comunicar com esse público.

Números divulgados na última sexta-feira (02/07) mostram que a BM&FBovespa é a quarta bolsa mais seguida no serviço e microblog Twitter. Desde a criação do perfil, em outubro do ano passado, somam-se 4.673 seguidores. No segmento, o perfil mais seguido é o do CMEGroup, com 756.046 seguidores. Em segundo lugar, está a Nasdaq, com 67.393 e, em terceiro lugar, a bolsa de Cingapura. “Com a presença nas redes sociais, a BM&FBovespa tem como objetivo aproximar-se do público, por meio de canais que facilitem a comunicação e o relacionamento com investidores e potenciais investidores”, afirma a empresa.

Em maio, a BM&FBovespa contabilizava 556.133 investidores pessoa física, que foram responsáveis por 26,53% de toda a movimentação financeira do mês. Esses são os dados mais recentes divulgados pela companhia.

Segundo o Ibope Nielsen Online, o Twitter contabilizava em maio deste ano cerca de 10,7 milhões de visitantes únicos. A rede social estava empatada com o Facebook em número de visitantes únicos no mês, ambas perdendo amplamente do Orkut, que contabilizou 26,9 milhões de visitantes únicos. A BM&FBovespa também possui perfis no Facebook, Orkut, Yahoo Respostas, Flickr e YouTube. Confira os links abaixo e saiba como encontrar os perfils nas demais redes sociais:

– Twitter: http://twitter.com/Info_bmfbovespa – Orkut: www.orkut.com.br – procurar por BM&FBOVESPA (tudo em maiúsculas) – Facebook: www.facebook.com – procurar por BM&FBOVESPA (tudo em maiúsculas) – Yahoo – Respostas: A BM&FBOVESPA responde às perguntas referentes ao mercado de ações e às dúvidas sobre formas de investir e outras questões pertinentes ao negócio da BM&FBOVESPA. – Flickr: http://www.flickr.com/photos/bmfbovespa/ – YouTube: http://www.youtube.com/user/videosbvmf3?gl=BR&hl=pt&WT.ac=youtube-RedesSociais_Youtube

Férias divertidas no Cascavel JL Shopping

O Cascavel JL Shopping (PR) reservou para as crianças uma brincadeira pra lá de divertida e grande novidade no Brasil. Imagine uma bolha de quase dois metros de altura, que flutua com uma criança dentro, numa piscina com um pouco mais de 100 m²? Isso que você está imaginando é real e trata-se do Aquabolha, atração que está no G1 do Cascavel JL Shopping, e que segue até dia 1º de agosto.

O brinquedo é novidade no Brasil e moda em países asiáticos e nos Estados Unidos. Sugestiona movimentos improváveis, como andar sobre a água sem se molhar e cair sem se machucar. Bastante seguro envolve toda a família pela sensação de andar sobre a água sem se molhar e mistura lazer, esporte, brincadeiras, competições e muita adrenalina. A diversão não tem restrição de idade. Para se aventurar no Aquabolha basta ser atraído por brincadeiras radicais.

Já pra quem curte cinema, estão em cartaz no Arcoplex do Cascavel JL Shopping: Eclipse, Toy Story 3 e Príncipe da Pérsia. Confira a programação no site www.cascaveljlshopping.com.br. E os fãs do “Ogro Verde” poderão, em breve, conferir “Shrek Para Sempre”, este que é o último filme da saga, e mostra a crise de identidade do ogro verde. Após resgatar a princesa, se casar, e se tornar pai de trigêmeos, Shrek começa a se sentir domesticado, e vai buscar resgatar seus instintos. O filme tem pré-estreia no dia 8 de julho (quinta-feira) com sessões às 14h00, 15h50, 17h40, 19h30 e 21h20, no Arcoplex do Cascavel JL Shopping. Programe-se!

IPC-Fipe encerra junho com aumento de 0,04%

O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) encerrou junho com elevação de 0,04%. O resultado segue uma deflação de 0,08% na terceira prévia daquele mês e um aumento de 0,22% no fim de maio.

Alimentação freou o ritmo de queda entre a penúltima medição e a leitura final do mês passado, indo de baixa de 1,21% para recuo de 1,05%. Transporte mudou de direção, deixando decréscimo de 0,12% para elevação de 0,06% na mesma comparação.

Subiram mais da terceira apuração para o fechamento de junho Habitação (0,17% para 0,27%), Despesas Pessoais (0,67% para 0,78%) e Saúde (0,69% para 0,71%). Tiveram o mesmo movimento ainda Vestuário, que partiu de 0,54% para 0,65% de expansão, e Educação, que deixou 0,05% de ampliação para 0,07% de incremento.

De janeiro a junho, o IPC acumulou alta de 3,10%.

Goiânia Shopping apresenta “A Beleza de Ser”

Até 11 de julho, a SpecialKidsPhotography, em conjunto com a Associação Down de Goiás (ASDOWN), apresenta no Goiânia Shopping a exposição fotográfica “A Beleza do Ser”. O objetivo do evento, que será realizado no piso 1 do shopping, é promover a inclusão social ao mostrar para a sociedade o potencial e a beleza de pessoas com Síndrome de Down.

A exposição é composta por 20 imagens suspensas feitas pelos fotógrafos Rubens Vieira & Mino, fundadores da SpecialKidsPhotography LatinAmerica, e pela fotógrafa convidada Cláudia Regina. As fotos mostram o ser humano com Síndrome de Down inserido em contextos sociais diversos e corriqueiros, como, por exemplo, um jovem baixista e sua banda, uma mãe no último mês de gestação, uma turma de escoteiros e uma campeã de natação. Todos os protagonistas das fotos têm Síndrome de Down e os cliques foram feitos em cenas reais que fazem parte do cotidiano dos fotografados.

“Ao realizar essa exposição, temos a pretensão de que as nossas crianças, chamadas “normais”, sejam expostas ao que é diferente – à verdadeira diversidade – na sua mais tenra idade. Contribuímos, assim, para que o processo de formação intelectual e de personalidade destas crianças e das futuras gerações tenha espaço para o ser humano com deficiência como mais um elemento da nossa sociedade”, explicam os organizadores da exposição.

Mais informações sobre a specialkids, no site da instituição: www.specialkidsphotography.com.br.

Investidores devem voltar a apostar na Petrobras, aponta imprensa americana

Temores de uma maior intervenção do governo nas operações da Petrobras vêm golpeando as ações da gigante brasileira, deixando o valor de seus papéis a preço de barganha, publicou a revista financeira Barrons na edição de 5 de julho.

Os recibos de ações da Petrobras (ADRs) negociados em Nova York já caíram mais de 35% nos últimos sete meses, para ao redor de US$ 34. Analistas mais otimistas esperam que os papéis se recuperem para US$ 50 nos próximos 12 meses, segundo a Barrons.

No início deste ano, o governo brasileiro anunciou planos de uma capitalização multibilionária da Petrobras. O governo vai ceder reservas de petróleo em troca de novas ações da companhia, numa operação indireta envolvendo títulos públicos. A participação do governo na empresa deverá ser maior após a conclusão da operação. O plano complexo confundiu investidores e provocou uma onda de vendas nas ações da empresa, segundo a Barrons.

Mesmo assim, a produção de petróleo da Petrobras vai aumentar 9,4% ao ano, para 3,9 milhões de barris por dia até 2014. Essa taxa de crescimento é muito maior que a de suas grandes concorrentes, destacou a revista. Mais de 80% das reservas da Petrobras são de petróleo bruto, mais que qualquer outra grande produtora.

Pequenas empresas se adaptam para conquistar grandes

Oportunidade para crescer e se projetar no mercado. É assim que muitas pequenas empresas enxergam a chance de fornecer para um cliente de grande porte. Para entrar nesse clube, porém, é preciso se adequar a exigências cada vez mais rígidas em termos físicos, sociais, fiscais e ambientais. Isso porque as grandes empresas são pressionadas por leis e pelo mercado a seguir uma série de normas que têm como objetivo reduzir os riscos para os investidores, os clientes e as demais partes interessadas. É a chamada governança corporativa.

Algumas dessas regras são estendidas pelas multinacionais para todos os membros de sua cadeia produtiva. “Se um fornecedor tiver um problema fiscal, por exemplo, pode comprometer a reputação de seu cliente”, explica Carlos Airton Pestana Rodrigues, diretor da consultoria Governance Solution e professor da Business School São Paulo (BSP). Assim, gigantes como Petrobras, Bradesco, Vale e Grupo Algar, que trabalham com pequenas empresas em sua cadeia, ressaltam a importância de se cumprirem exigências.

As obrigações abrangem publicação de balanços de acordo com princípios contábeis internacionais, adoção de padrões de qualidade (como os da ISO) e de rotulagem e adequação para obtenção de certificados ambientais. No McDonalds, por exemplo, o pilar é a segurança alimentar, conforme afirma Celso Cruz, diretor da cadeia de suprimentos da multinacional. “Todos os fornecedores têm de se basear nisso.”

Em 2004, a Crivo, que faz sistemas para análise de crédito, decidiu conquistar bancos como clientes. Para isso, adotou padrões internacionais de publicação de relatórios financeiros e reorganizou os departamentos de vendas e marketing. Também formou um conselho consultivo remunerado, composto por dois executivos com experiência. “Eles trazem a visão de fora”, comenta Rodrigo Del Claro, 32, diretor de relacionamento. Com as iniciativas, a empresa saiu dos R$ 300 mil de faturamento em 2004 para os R$ 20 milhões em 2009.

O tema governança corporativa ganhou visibilidade a partir do fim dos anos 1990, com os escândalos financeiros de companhias como Enron e Worldcom. Para garantir a segurança de investidores e evitar a fuga de capital, os EUA instituíram, em 2002, a lei Sarbanes-Oxley. Ela endureceu as regras fiscais para empresas com ações na Bolsa de Nova York.

A governança tornou-se parâmetro a investidores e, logo, a empresas que desejavam obter aporte –mesmo as de capital fechado. Para garantir o controle da gestão, estenderam as exigências aos fornecedores.

Plaza Shopping traz o minigolfe nas férias de julho

O Plaza Shopping, em Niteroi, região metropolitana do Rio de Janeiro, traz mais um evento exclusivo na cidade, o Minigolfe. Até 5 de agosto, os clientes poderão se divertir no circuito com nove pistas (metade de um campo profissional), além de uma pista de treino, onde poderão ser testadas as habilidades antes de dar a primeira tacada.

Cada jogador receberá uma cartela para marcar o número de tacadas de cada pista. Quem alcançar o menor número de tacadas ao longo de todo circuito ganha o jogo. Ao fim da atividade, os clientes ainda terão a chance de acertar o buraco na pista “Hole In One”, em uma tacada única. Os sortudos que acertarem ganharão um bilhete com uma rodada grátis, que poderá ser utilizado em seguida ou em outro dia.

A atração é voltada para toda a família, mas crianças entre quatro e sete anos só podem participar se estiverem acompanhadas de seus responsáveis. Quem nunca praticou o esporte também pode jogar, pois instrutores estarão presentes para coordenarem o jogo e passarem noções básicas aos clientes na pista de treino. A atividade custa R$ 12 por pessoa e poderá ser jogada individualmente ou em grupos.

Em Paris, rapazes bonitos vão ajudar clientes de shopping nas liquidações de verão

O cartaz da promoção que começou neste mês de julho em Paris contava com os seguintes dizeres: “rapazes bonitos e úteis à disposição”.

As liquidações de verão começaram na última quarta-feira (30/06) em Paris e, desta vez, figuras novas estão esperadas entre os clientes dos centros comerciais locais. No Forum des Halles, um complexo de 170 lojas localizado na região central da cidade, as consumidoras contam uma ajuda, no mínimo, aprazível: até o último sábado (03/07), o local disponibilizou 12 rapazes treinados e uniformizados para acompanhar as compras femininas.

Por 60 minutos, cada compradora teve companhia para passear pelas lojas e, essencialmente, alguém para segurar suas compras e peças a serem provadas. Cada “huge boy” – como foram apelidados os rapazes – usará uma enorme sacola de tecido (ou “huge bag”), onde acomodará os itens escolhidos.

Nenhum dos ajudantes mede menos de 1,90m e foram “escolhidos sob medida”, como explica os organizadores da ação. De acordo com o centro, eles passaram por um treinamento que durou alguns meses para estarem prontos a atender às clientes.

O serviço funcionou por reserva e é gratuito. A iniciativa foi inspirada nos “bag boys” de Londres, lançados em 2005 no bairro Seven Dials, vizinho a Covent Garden. Sucesso do outro lado do Canal da Mancha, os ajudantes de compras são novidade na capital francesa, mas já viraram hit: todos os “huge boys” contratados tiveram suas agendas lotadas antes mesmo das rebaixas de preço começarem.

Para apimentar a brincadeira, o Forum des Halles divulgou vídeos do “treinamento” dos garotos, que puderam ser vistos no site da iniciativa. Os rapazes apareciam exercitando os bíceps com sacolas no lugar de pesos, subindo e descendo escadas correndo e se esquivando de obstáculos.

Para trazer mais clientes ao local, uma promoção ainda sorteou um dia de “pretty woman”, nas palavras dos organizadores. A vencedora teve uma limusine na porta da sua casa, tal como no filme que eternizou Julia Robert, para iniciar um dia de compras ao lado de “huge boy” que, ao contrário dos outros, ficaria com ela o dia inteiro e lhe daria um bônus de 1 mil euros.

Shopping Barra recebe selo da diversidade étnico-racial pelo segundo ano

Pelo segundo ano, o Shopping Barra, em Salvador, foi homenageado com o Selo da Diversidade Étnico-Racial, cuja entrega ocorreu na terça-feira (29/06), no auditório Orlando Moscoso, no prédio do Sebrae, na capital baiana.

Lançado em 2008, o projeto —uma parceria da Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal da Reparação (Semur), com o Instituto Brasileiro da Diversidade (IBD), Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH), seccional Bahia, e Instituto de Responsabilidade e Investimento Social (Iris)— tem como proposta certificar organizações públicas e privadas que pratiquem políticas afirmativas em Salvador, incentivando a diversidade nas empresas. Todas as empresas certificadas serão acompanhadas pela Semur, que tem a função de desenvolver ações que inibam a discriminação de cunho étnico-racial no mercado de trabalho.