Alagoas suspende recebimento de doações de alimentos e roupas por falta de local para estoque

A Defesa Civil de Alagoas informou nesta terça-feira (06/07) que está suspenso o recebimento de doações de alimentos, roupas e calçados ao Estado. Em nota, o órgão afirma que o quartel do Corpo de Bombeiros, em Maceió, e as prefeituras atingidas não têm mais sequer locais para armazenagem. A partir de agora só serão recebidos produtos como os de higiene pessoal e de casa, como fraldas, colchões, cobertores, palhas de aço e vassouras.

As doações em dinheiro também continuam, e vão ajudar na compra de itens que forem faltando, conforme a necessidade, além da compra de barracas para os desabrigados. Outro apelo feito pela Defesa Civil é pelo empréstimo de caminhões para a entrega das doações, já que boa parte do material arrecadado por instituições e empresas está guardado por falta de meio de transporte. Até o fim de semana já tinham sido distribuídas mais de 45 mil cestas básicas aos desabrigados de Alagoas, sendo 35 mil delas doadas pela população.

Segundo o major Sandro Cavalcante, do Corpo de Bombeiros, a solidariedade da população chegou a causar espanto. “Roupa por exemplo, tivemos uma doação absurda. Chegou a um nível de descarte, e hoje temos um estoque significativo”, explicou. Cavalcante explica que, graças à remessa de alimentos por parte do governo federal e demais Estados, o estoque está garantido para várias semanas. “Desde o início da tragédia nós tivemos uma grande participação, não só da população alagoana, mas brasileira e dos outros Estados. E nós só temos a agradecer a confiança”.

Quem quiser informações sobre doações para Alagoas deve ligar para a Central da Defesa Civil: 0800 082-8989. Doações também são recebidas pela Internet, por meio do site www.sosalagoas.al.org.br, que também está cadastrando voluntários que queiram ajudar no atendimento às vítimas das enchentes.

As contas para recebimento de doações em dinheiro são:

•Banco do Brasil – C/C 5241-8 / Agência 3557-2 (Beneficiado: CBMAL – Defesa Civil)
•Caixa Econômica Federal – C/C 955-6 / Agência 2735 / Operação 006 (Beneficiado – Defesa Civil)
•Banco Bradesco – C/C 10000-5 / Agência 389-1 (Beneficiado: Defesa Civil)

Grandes marcas aquecem mercado com publicidade nas salas de cinema

Qual é a maneira mais criativa de se impactar quem vai ao cinema? Com um bom filme, complexo de exibição de qualidade, tecnologia de ponta e muita criatividade. Principalmente nas últimas semanas, grandes marcas como Ford, Mastercard, Unilever, Sky e LG começaram a apostar mais efetivamente na propaganda dentro das salas de cinema para “fisgar” o telespectador que vai, nas noites frias, em busca dos mais recentes lançamentos mundiais como Sex and The City 2, Toy Story 3, entre outros.

“É um mercado em ebulição e nada melhor do que impactar seu público-alvo nesse local”, afirma o diretor comercial da Circuito Digital, André Porto Alegre. O executivo explica que a Honda, por exemplo, explorou o lançamento do modelo City com uma ação multiplataforma em que, na telona, um apresentador comentava os diferencias do carro e convidava o público para um test-drive, quando dez atores disfarçados na sessão se levantavam e saiam da sala, partindo supostamente para uma concessionária Honda. Já os Correios, recentemente, usaram as salas 3D para divulgar seu serviço de entrega rápida Sedex com o mote “Parece mágica, mas é Sedex”.

“A sala de cinema é um ambiente em que o telespectador está completamente concentrado na mensagem a ser transmitida. Um exemplo é que, no fim do ano passado, a Circuito Digital, que também auxilia agências a criar ações multiplataformas interativas, fez nevar no Kinoplex Itaim, na Zona Sul de São Paulo, em uma ação para o Natal do Morumbi Shopping”.

Além de a mídia cinema ter a vantagem de realizar ações publicitárias que transportam o público para o ambiente do que está sendo exibido na tela, usando espaços na própria telona, as empresas podem mostrar suas marcas nas bilheterias, bombonieres, foyers e até nos banheiros que também podem se tornar boas ações. “O cinema, como mídia, agrega uma capacidade enorme à mensagem do cliente. É uma plataforma que, além de levar entretenimento, também pode gerar informação e serviços”, finaliza o executivo.

Setor calçadista contrata mais após aumento de alíquota

Após sofrer com a concorrência considerada desleal dos produtos chineses vendidos no Brasil abaixo do custo de produção, numa prática conhecida como dumping, o setor de calçados se recuperou e está otimista em relação ao mercado. De acordo com o presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), Milton Cardoso, as medidas antidumping adotadas pelo governo federal em setembro do ano passado permitiram que o setor gerasse mais 60 mil empregos, chegando a 360 mil postos de trabalho.

A avaliação foi feita durante a abertura da 42ª edição da Feira Internacional da Moda em Calçados e Assessórios (Francal), no Pavilhão de Exposições do Anhembi, zona norte da capital paulista. O presidente da feira, Abdala Jamil Abdala, disse que o mercado calçadista vive um bom momento.

Segundo ele, as vendas do setor no varejo cresceram 7% nos primeiros seis meses do ano e devem expandir mais 14% durante o próximo semestre. A grande preocupação dos empresários, atualmente, é que ainda existem brechas para burlar as medidas antidumping. Recentemente, o Brasil sobretaxou produtos chineses para conter a prática de dumping que prejudicava a indústria local.

Segundo Cardoso, já é possível verificar um aumento expressivo das importações de calçados desmontados ou de países ainda não cobertos pela taxação extra. Segundo a Abicalçados, a Malásia, por exemplo, tem servido de intermediária para o produto chinês chegar ao Brasil, burlando as restrições tarifárias. Atualmente, o calçado chinês é taxado em US$ 13,85.

Para fugir da medida antidumping, os chineses estariam exportando peças e componentes para outros países que, ao finalizar o produto, o venderiam a preços baixos nos países importadores. “O crescimento [das importações] é grande. Algumas associadas já identificam perda de negócio para essas exportações ilegais”, ressaltou o presidente da associação.

Cardoso teme que, caso não se tome uma atitude rapidamente, essas importações possam impactar a indústria calçadista. “Nós precisamos agir rápido porque, entrando no segundo semestre, o maior período de vendas, podemos ter um efeito de golpe, como no último trimestre de 2008”, alertou.

Shopping Center Norte promove o Kids Music Festival 2

Sucesso de crítica e de público, o Kids Music Festival 2, o festival de música eletrônica para crianças de 3 a 12 anos, está de volta ao Shopping Center Norte, em São Paulo, para agitar as férias da garotada. Mais inovador, com cenografia lúdica e divertida, e uma proposta que incentiva a integração entre pais e filhos, a atração acontece de 9 a 25 de julho, na praça central do Shopping. Adultos e crianças vão descobrir juntos um mundo novo de arte, cultura e tecnologia enquanto vivem uma experiência que combina música eletrônica e entretenimento.

O Kids Music Festival 2 segue os moldes do já consagrado Babies Love Disco, realizado em 28 cidades dos Estados Unidos e em mais de seis países, como Japão, Suécia, Reino Unido e Polônia. Trazido para a América Latina pelo Shopping Center Norte, o evento oferece um ambiente totalmente interativo e divertido, criado especialmente para proporcionar uma grande viagem pelo mundo da música, desde os anos 70 até os dias de hoje, totalmente adaptado para o universo infantil.

Inspirado nos anos 1980, a segunda edição do festival tem todas as referências da época: estilo urbano, cores fortes, grafite e até o saudoso cubo mágico. Os baladeiros mirins vão se sentir em um verdadeiro clube de dança.

A atração tem cinco espaços exclusivos:

Danceteria: ideal para a garotada de 5 a 12 anos. Nesta segunda edição, está muito mais agitada e permite a presença dos pais dos baladeiros. Um DJ fará o som bombar em meio a luzes coloridas e globo de espelhos, entre outras surpresas. Todas as músicas têm melodias infantis e ritmos cuidadosamente escolhidos para agradar aos ouvidos das crianças.

Para a festa ficar ainda mais incrementada, antes de se jogar na pista, pais e filhos podem passar por um camarim e incrementar o próprio visual com adereços e acessórios dos anos 1980.

Kids Clip: área para talentos de 4 a 12 anos. No espaço, a garotada poderá participar de um verdadeiro videoclipe. Basta escolher o artista favorito e ensaiar a coreografia. Para as futuras estrelas da música, este é só o primeiro passo; para os pais corujas, o sonho de ver os filhos brilhando como um pop star.

Evolusom: tem uma super exposição do gênero “túnel do tempo”, que mostra a evolução da música eletrônica e sua influência na moda e no comportamento. Uma ótima oportunidade para conhecer os avôs dos beats que são base para a música atual.

Dançorama: nesta área, a proposta é desafiar a turminha de 3 a 12 anos. Será que as crianças conseguem seguir a coreografia nesse jogo contagiante?

Fun Bar*: no Kids Music Festival 2, o bartender não pode ficar de fora da brincadeira. As crianças vão poder saborear coquetéis divertidos, coloridos e preparados apenas com alimentos saudáveis, como sucos, leite e frutas. O ambiente é personalizado com muito humor e truques mágicos, numa forma inusitada de interação com o público.
* Os produtos oferecidos no Fun Bar são pagos à parte.

Shopping Center Lapa promove Saldão de Ofertas até sábado

O Shopping Center Lapa, em Salvador, está promovendo, até o próximo sábado (10/07), um Saldão de Ofertas para limpar os estoques neste período pós festas juninas. Com a ação, o shopping espera superar em 12% o resultado do saldão realizado em 2009.

Todo o mix de lojas, em diversos segmentos de vendas, está oferecendo descontos e condições especiais de pagamento. O Center Lapa funciona de segunda a sábado, das 09h00 às 21h00.

Shopping Del Rey promove Campanha do Agasalho

O Shopping Del Rey, em Belo Horizonte, lançou hoje (06/07) mais uma edição da Campanha do Agasalho. A iniciativa vai arrecadar agasalhos e cobertores para a Creche Vila Sumaré, que atende 108 crianças de seis meses a seis anos. A Creche funciona há 27 anos, com atendimento às crianças da comunidade em horário integral, de 07h00 às 17h00.

As doações servirão para atender as crianças e suas famílias. A coleta será feita em caixas espalhadas pelos três pisos do Shopping. Segundo a gerente de marketing, Eugênia Del Vigna, a campanha tem como objetivo estimular a solidariedade entre as pessoas, atendendo às necessidades de comunidade carente que está localizada no entorno do Shopping Del Rey.

Desde 1997, o Shopping Del Rey desenvolve parcerias com a Creche Vila Sumaré, por meio de ações de arrecadação de alimentos, brinquedos, produtos de higiene pessoal e obras de melhoria da estrutura da instituição, com a participação de voluntários. De acordo com a coordenadora administrativa da instituição, Dayse Ramos, a campanha vem em boa hora, considerando a carência de agasalhos e cobertores de muitas famílias da comunidade e o frio mais rigoroso deste ano.

As doações para a campanha podem ser feitas até 8 de agosto. Informações pelo telefone: (31) 3479-2000. O empreendimento fica na Avenida Presidente Carlos Luz, 3001. Bairro: Caiçara.

MEC divulga notas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) por estado

O Ministério da Educação (MEC) divulga nesta segunda-feira (05/07), as notas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que mede a qualidade da educação no Brasil. O Ideb é a “nota” do ensino básico no país. Numa escala que vai de 0 a 10, o MEC fixou a média seis como objetivo para o país a ser alcançado até 2021.

O indicador é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar (ou seja, com informações enviadas pelas escolas e redes), e médias de desempenho nas avaliações do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Saeb – para os Estados e o Distrito Federal, e a Prova Brasil – para os municípios.

Criado em 2007, o Ideb serve tanto como dignóstico da qualidade do ensino brasileiro, como baliza para as políticas de distribuição de recursos (financeiros, tecnológicos e pedagógicos) do MEC. Se uma rede municipal, por exemplo, obtiver uma nota muito ruim, ela terá prioridade de recursos.

Shopping Nações Unidas e Cenu promove Campanha de Doação de Sangue

O Shopping Nações Unidas, em São Paulo, e Centro Empresarial Nações Unidas (Cenu), promovem no próximo dia 8 de julho ação “Unidos pela doação”. Com o objetivo de estimular o hábito da doação de sangue, a conscientização e responsabilidade vital, os empreendimentos contam com o apoio da Fundação Pró- Sangue e seus profissionais, que no dia da ação realizarão o cadastramento e os passos para a doação de sangue.

Para participar os requisitos básicos são:

– Estar em boas condições de saúde.
– Ter entre 18 e 65 anos
– Pesar no mínimo 50kg
– Estar descansado e alimentado (evitar alimentação gordurosa nas quatro horas que antecedem a doação).
– Apresentar documento original com foto emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Carteira de Trabalho e Previdência Social ou Passaporte).

Shopping Difusora traz exposição Cultura Nordestina

O Shopping Difusora, de Caruaru (PE), sempre alia entretenimento, compras e cultura em um só lugar. E agora, o empreendimento traz mais uma exposição para acrescentar a opção cultural da cidade. Na área de exposição, no térreo do centro de compras, o publicitário e ilustrador Jailson Server promove a exposição “Cultura Nordestina”.

Detentor de um estilo primitivo, com traços cubistas, Jailson sempre ressalta em quadros e ilustrações cenas regionais, retratando a rotina e o folclore nordestinos. O artista direciona seu trabalho para atividades dos cortadores de cana, lavradores, vaqueiros, sem esquecer o carnaval, evidenciado através do frevo e do maracatu, danças coloridas e alegres, assim como as figuras de Server. Foi para sugerir a fixação do sertanejo na terra que o pintor pernambucano começou a pintar figuras de pés enormes. Hoje esta é sua característica mais marcante.

“O pezão está sempre em meus quadros, mesmo os de Carnaval, para mostrar o nordestino fixado em suas raízes”, explica o artista. Traços bem definidos e cores fortes e chapadas, onde não existem meio tom, e equilíbrio visual estão presentes em todas as telas.

Nascido no interior, o artista passou sua infância em Camocim de São Félix (PE), e se iniciou na profissão de publicitário bem cedo, dividindo-se entre pintura e artes gráficas. Adulto, passou a trabalhar numa editora de listas telefônicas e em uma empresa de criação de embalagens. Jailson Sever viveu em Olinda por mais de dez anos e foi lá que desenvolveu o interesse pela pintura e depois de vários estudos em grafite, cartolina e gouache, criou o seu próprio estilo. Passou a utilizar a técnica acrílica sobre tela.

Jailson Sever, é também designer gráfico. Em 2004 concluiu cinco painéis de 2,00 x 1,00m, com temas variados, para a TV Jornal do Commercio, da capital pernambucana. Também são colecionadores de sua obra, a Usina São José e Clínica Fisiomax. Desde fevereiro de 2002, data de sua primeira amostra até o presente, fez várias exposições para shoppings da região, como Plaza Shopping Casa Forte, Shopping Recife, Shopping Boa Vista, River Shopping Petrolina, Universidade Católica, Livraria Cultura-Paço Alfândega, entre outros.