Dona do Viagra, Avon e McDonalds devem estrear na Bovespa

A Bovespa pode ter até o final do ano mais dez ações de gigantes estrangeiras. O Deutsche Bank apresentou sua relação de papéis que quer trazer ao Brasil. São elas: Avon, Goldman Sachs, Google, Apple, Bank of America, Arcelor Mittal, Walmart, Exxon Mobil, Pfizer e McDonalds. O Citibank também vai apresentar a lista das dez ações de empresas que operam no exterior e que pode lançar ainda neste semestre por aqui.

A oferta não será aberta a pessoa física, por determinação da Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Portanto, os investimentos terão que ser feitos por meio de fundos. O ingresso das estrangeiras vai ocorrer através das chamadas Brazilian Depositary Receipts (BDRs) não patrocinadas.

Natura se adapta a diferenças regionais

O modelo de gestão adotado pela Natura a partir de 2008, com redução de níveis hierárquicos e maior autonomia para líderes regionais, começa a produzir frutos. O resultado não está só no balanço financeiro, mas nos catálogos de produtos.

No Norte, as torcidas do Caprichoso e do Garantido (bois-bumbás do festival de Parintins, no Amazonas) puderam se diferenciar não apenas pela cor, mas também pelo cheiro, com os novos perfumes Canto Azul e Canto Vermelho. A nova linha de hidratantes Todo Dia Inverno só está disponível em São Paulo. Para o Nordeste, está sendo lançado um novo hidratante, mais leve, à base de graviola. Esses produtos foram concebidos localmente, por unidades regionais criadas em 2008 e que funcionam como minifábricas da Natura.

São cinco regiões: Norte, Nordeste, central do Brasil (Rio, Minas, Espírito Santo e Centro- Oeste), São Paulo capital e SP interior/litoral. Cada uma tem autonomia para estabelecer preços e promoções, definir estratégias de marketing e políticas de contratação, entre outros.

Antes de a empresa ser dividida em cinco regiões, e também em outras quatro unidades de negócios relativas a linhas de produtos, só havia um catálogo para todo o Brasil. Agora, cada região tem o seu, adaptando a oferta aos hábitos locais. Se um produto não vende em uma região, é tirado do catálogo. Como entre as metas que os executivos da Natura têm de cumprir para obter participação nos lucros estão as metas ambientais, cada página faz diferença.

A Natura não divulga resultados por região. Para dar suporte à regionalização, a companhia inaugurou, nos últimos dois anos, três centros de distribuição, em Recife, Salvador e Canoas (RS). O tempo de entrega dos pedidos, que era de quatro dias, passou para um ou dois.

Lojas Colombo patrocina turnê de Jorge Drexler no Brasil

A rede de lojas Colombo é uma das patrocinadoras da turnê que o cantor e compositor uruguaio Jorge Drexler realiza, entre 23 e 27 de julho, no Brasil. Os shows, que trarão as canções do novo CD “Amar La Trama”, acontecem em São Paulo no dia 23 (Via Funchal), Porto Alegre nos dias 24 e 25 (Festival de Inverno) e Florianópolis no dia 27 (Teatro Pedro Ivo).

Drexler já recebeu um Oscar de melhor canção com “Al Otro Lado Del Río”, do filme “Diário de Motocicleta”, em 2005. Esta iniciativa integra o Projeto Cultural Colombo, investimento da rede que viabiliza grandes espetáculos nas comunidades onde a marca está presente.
As lojas Colombo Premium do Shopping Iguatemi Florianópolis e do Shopping Anália Franco, em São Paulo, se tornarão pontos de vendas de ingressos para os shows de Drexler.

Além disso, ações especiais serão realizadas com os clientes das Colombo Premium, que serão presenteados com ingressos e terão um espaço diferenciado para assistir aos shows. Os clientes também serão recepcionados com welcome drink antes dos espetáculos.

Tempo para estrangeiro abrir empresa no Brasil é quarto maior do mundo, diz Banco Mundial

O Brasil é o quarto colocado em um ranking do Banco Mundial que lista 87 países pelo tempo que um estrangeiro gasta em cada um para abrir uma empresa. Depois de avaliar indicadores sobre normas para investimentos externos em 87 países do mundo, um relatório do Banco Mundial concluiu que a abertura de uma empresa por um estrangeiro no Brasil leva em média 166 dias.

Entre os países avaliados, apenas Angola (263 dias), Haiti (212) e Venezuela (179) têm processos mais demorados para a abertura de empresas por estrangeiros. Na outra ponta da tabela, estão Ruanda e Geórgia (quatro dias), Canadá (seis dias), Afeganistão, Albânia e Belarus (sete dias). Entre os demais países pesquisados, o processo leva em média 11 dias nos Estados Unidos, 14 na Grã-Bretanha e 99 dias na China.

Apesar do longo processo para a abertura de empresas apontado pelo relatório, o estudo do Banco Mundial coloca o Brasil em uma posição intermediária em um índice de facilidade de estabelecimento de empresas, que leva em consideração também a legislação referente ao tema em cada país. Em um índice que vai de zero (mais difícil) a cem (mais fácil), o Brasil recebeu uma avaliação de 62,5, pouco inferior à média da América Latina e do Caribe (62,8) e um pouco mais abaixo da média global (64,5).

Segundo o estudo, o lugar que oferece a maior facilidade para a abertura de empresas por estrangeiros é a Eslováquia, que recebeu um índice de 92,1. Em seguida aparecem a Romênia, com 89,5, e a Grã-Bretanha e a Polônia, ambos com 85. O país considerado mais difícil para a abertura de empresas por estrangeiros é a Etiópia, com um índice de 21,1. Gana teve avaliação 34,2, e a Arábia Saudita (onde o tempo médio de abertura de empresas é de apenas 21 dias) recebeu 35.

O estudo avalia ainda as restrições sobre a presença de estrangeiros em diversos setores da economia e conclui que no Brasil estas restrições são maiores do que a média dos países da América Latina e do Caribe. O relatório cita, por exemplo, a restrição à participação máxima de 30% de estrangeiros em empresas de mídia e de 20% nas empresas de transporte aéreo, ou a proibição total à participação de estrangeiros em empresas do setor de saúde. Apesar disso, o estudo afirma que, comparado com os demais países do grupo Bric (que inclui também Rússia, Índia e China), apenas a Rússia tem menos restrições à participação estrangeira do que o Brasil.

O relatório observa ainda que, apesar das restrições pontuais, “em termos gerais, a legislação brasileira dá tratamento igual a companhias estrangeiras ou locais”.

IBGE inicia hoje contratação de 190 mil para Censo 2010

A partir desta quinta-feira (08/07), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) recebe inscrições dos 190 mil aprovados no concurso para recenseador. Eles vão participar da realização do Censo Demográfico 2010.

Eles devem comparecer aos locais indicados, conforme a área de inscrição, nos dias 8, 12 e 13 de julho, das 08h00 às 12h00 e das 13h00 às 17h00, levando todos os documentos pedidos no edital. Além disso, deverão retirar o material de autoinstrução e se informar sobre o trabalho do recenseador e o local de treinamento.

Os documentos solicitados, conforme edital são: carteira de identidade; certidão de nascimento ou de casamento; CPF; título de eleitor e comprovante de quitação com as obrigações eleitorais; comprovante de quitação com as obrigações militares; comprovante de escolaridade; comprovante de residência; certidão de nascimento dos dependentes; registro no PIS/Pasep; e atestado de sanidade física e mental.

Para se informar sobre os locais de inscrição, os candidatos devem acessar o site da Cesgranrio para saber exatamente em qual local deve comparecer.

Lessô liquida Inverno e antecipa preview Primavera/Verão 2011

A Primavera só chega em setembro, mas a marca de bolsas e sapatos Lessô se antecipou, lançando ontem (07/07) a sua liquidação Inverno 2010. Modelos que ainda estão em alta poderão ser encontradas em todas as lojas Lessô com até 50% de desconto.

A grande novidade deste ano, de acordo com a sócia-proprietária da marca, Telma Maia Pólo, é que as clientes que forem às lojas aproveitar a coleção já poderão conferir o que será moda na Primavera/Verão 2011. Pela primeira vez, seguindo as grandes grifes nacionais e internacionais, a Lessô antecipa algumas peças da próxima coleção num preview de Verão.

Na coleção Inverno 2010 que está em liquidação as clientes encontram os hits da estação como sapatilhas de várias cores com aplicação de medalhões, fitas, berloques, tachas, zíperes e strass. Bolsas e clutches em diversos modelos, cores e padrões, dentre eles o matelassê que também é destaque na atual coleção.

Praticamente todos os itens da loja estão com desconto, inclusive as botas texanas que são objetos de desejo com a aproximação de diversos rodeios e festas do peão em Rio Preto e região. Os desejados saltos meia pata em sapatos e peep toes também estão em promoção e são uma boa pedida, pois continuam em alta nas próximas estações

Os pés das clientes Lessô vão brilhar no Verão 2011. Com uma coleção exuberante que faz um mix entre o luxo usual da marca e a vibração da cartela de cores da estação, a Lessô preparou um preview que reúne as principais tendências internacionais que serão moda nos próximos meses.

As rasteiras estão glamurosas em tons metalizados (dourados, bronze, prata) e também cores fortes como vermelho, amarelo e ainda nos neutros: marrom, preto, branco. Em modelos abertos estilo tamanco, de dedo ou mais fechadas misturam materiais e texturas como couro e ráfia e aplicações de metais e pedrarias – gemas e strass. Há ainda modelos em camurça com fechamento no tornozelo e ponteira no estilo peep toe.

Quem não abre mão dos saltos pode esperar uma coleção bem variada. Numa versão que mistura o formato estrutural das ankle boots e a sensualidade do Verão, a Lessô criou uma série de sandálias de tiras e salto alto que serão o hit da estação.Tiras finas emolduram os pés em cores vibrantes (azul, laranja, vermelho, pink, rosa, coral, carmim, azul petróleo).

Na temática das aplicações, elementos da natureza como flores, pétalas, borboletas, e românticos como laços e corações estão em praticamente todos os modelos de sapatos.
As aplicações também estão presentes em praticamente toda a coleção e aparecem tanto sobre a ponteira dos sapatos quanto nos tornozelos em forma de laçarotes.

Nas bolsas que estão em tamanhos médios (que figuram entre as maxi bolsas e as convencionais) há opções para todos os gostos: mais leves e maleáveis, mas estruturas, mais lisas ou com muitos detalhes. As tendências são franjas, aplicação de tachas, fivelas entre outros metais diversos. Nas cores muita feminilidade com tons de azul, rosa, lilás, nude, branco, caramelo, gelo, cinza, creme, dentre outras nuances pastéis.

A Lessô está presente no Riopreto Shopping, Plaza Avenida Shopping e no Praça Shopping, todos em São José do Rio Preto, no interior paulista.

Banco do Brasil financia primeiros imóveis com recursos do FGTS

O Banco do Brasil assinou nesta quarta-feira (07/07) os primeiros contratos de financiamento de imóveis com uma linha que utiliza recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). A modalidade tem juros reduzidos e é limitada a famílias com renda de até R$ 4,9 mil. Outros bancos também a operam, como a Caixa Econômica Federal. Segundo o BB, as unidades financiadas são de empreendimentos habitacionais localizados em Sorocaba e São Bernardo do Campo.

A linha capta recursos dos trabalhadores depositados no FGTS para financiar imóveis. Quem for contratar, no entanto, não precisa ter dinheiro aplicado no fundo. Além da renda familiar, outra exigência é de que o valor do imóvel não deve ser superior a R$ 130 mil –caso dos localizados na região metropolitana de São Paulo. A taxa de juros varia de 5% a 8,16% ao ano mais Taxa Referencial (TR), sendo determinada de acordo com a renda do clientes –quanto menor, mais baixa.

Os trabalhadores que possuem FGTS por mais de três anos são considerados cotistas e têm direito a redução automática de 0,5 ponto percentual na taxa de juros. O prazo de pagamento do financiamento chega a 30 anos.

Turma do Cocoricó anima férias do North Shopping Fortaleza e Maracanaú Shopping

De 13 de julho a 1º de agosto, a “Turma do Cocoricó” anima a criançada de 4 a 12 anos nas férias do North Shopping Fortaleza e Shopping Maracanaú, este na região metropolitana da capital cearense. Os personagens Júlio, João, Alípio, Lilica, Lola, Zazá e Astolfo são o tema de dois parques temáticos montados nos shoppings, para que a criançada possa soltar a imaginação e também participar das aventuras da Turminha da Fazenda.

Os parques temáticos trazem brincadeiras, histórias em quadrinhos da turminha; instrumentos musicais; área de pintura e dvds com exibição de diversos episódios da Turma do Cocoricó. As crianças também poderão tirar fotos com os personagens, num painel especialmente montado. O ingresso individual para o espaço é uma lata de leite, a ser doado para à Pastoral do Menor Carente da Igreja de São Gerardo (em Fortaleza) e à Casa Sol Poente (em Maracanaú).

“No dia 31 de julho, o North Shopping Fortaleza recebe a visita dos personagens no Meet & Greet dos Personagens do Cocoricó, com shows às 16h00, 18h00 e 20h00. É a primeira vez que a turminha vem a um shopping de Fortaleza” explica Rosely Figueiredo, gerente de marketing do North Shopping Fortaleza.

A Turma do Cocoricó é uma produção da TV Cultura, criada em 1996, como um programa educativo infantil, ambientado em uma fazenda. A atração discute situações do mundo real, introduzindo conceitos de convivência e noções de matérias escolares. Tudo de forma divertida e atraente para crianças. O elenco é composto pelo menino Júlio, pelas galinhas Lilica, Lola, Zazá; pelo cavalo Alípio, pelo porquinho Astolfo, entre outros personagens.

Surgem mais três bugs de dia-zero para assombrar a Microsoft

A Microsoft enfrenta uma leva de vulnerabilidades de dia-zero em alguns de seus softwares mais importantes, conforme revelações feitas recentemente de que há bugs não corrigidos em produtos como Windows XP, Internet Explorer e até em seu servidor web. Além de uma vulnerabilidade divulgada por um inflamado grupo de pesquisadores de segurança que se autointitula ironicamente Microsoft Spurned Researcher Collective (MSRC – mesma sigla que identifica o grupo de segurança da Microsoft), a empresa foi informada de pelo menos três outras falhas nas últimas semanas.

Na terça-feira (06/07), o pesquisador Soroush Dalili publicou informações sobre uma vulnerabilidade no Internet Information Services (IIS), servidor web da Microsoft. De acordo com Dalili, que trabalha como analista de segurança da informação na indústria de cassinos e jogos de azar, a autenticação em versões antigas do IIS pode ser burlada, dando aos invasores uma porta de entrada em qualquer esquema de assalto a um servidor web corporativo. O bug pode ser explorado no IIS 5.1, mas não nas versões mais recentes IIS 6, IIS 7 ou IIS 7.5, informou Dalili.

A Microsoft afirmou que investiga a vulnerabilidade. Mas, tal como respondeu ao alerta de bug do grupo independente MSRC, a empresa minimizou a ameaça. “O IIS não é instalado como um serviço padrão; além disso, para se tornarem vulneráveis, os usuários teriam que mudar a configuração padrão”, disse Jerry Bryant, um gerente de grupo do Microsoft Security Response Center, por e-mail.