Ofertas conjuntas de internet e computador é opção para estimular consumo

O avanço no consumo de computadores pelas classes C e D exige que as empresas de telefonia ofereçam mais soluções para que pessoas dessa faixa de renda possam acessar a internet, diz o sócio-diretor do instituto Data Popular, Renato Meirelles.

Uma boa alternativa é a oferta conjunta de computadores e planos de banda larga,fixa ou móvel. A Vivo tem uma parceria com a Positivo e com a LG. Com elas, o consumidor compra um netbook que vem com chip 3G embarcado e pode escolher um dos planos mensais de internet móvel da Vivo para se conectar à web. “Parcerias deste tipo fazem todo o sentido, porque muitas vezes esses clientes só não estão comprando planos para acessar a internet porque não têm computador”, diz o diretor de planejamento e performance da operadora, Daniel Cardoso.

Do lado dos fabricantes, o diretor de consumidor do grupo de computação pessoal da HP, Luiz Mascarenhas, afirma que essas ofertas têm um potencial enorme, desde que fabricantes e operadoras consigam fazer “ofertas adequadas”. A fabricante fez uma parceria com a TIM, para a venda com exclusividade de notebooks e netbooks com o chip 3G da operadora embarcado, mas, segundo Mascarenhas, o acordo chegou ao fim, embora a operadora ainda tenha produtos em estoque. “A parceria com a TIM era um piloto. A expectativa era testar este mercado, que é um novo canal, uma nova maneira de vender o computador”, diz o diretor.