Para garantir novos consumidores, as redes de varejo estão ampliando as operações em mercados emergentes, como é o caso da cidade de Betim, onde está instalado o Metropolitan Garden Shopping
De acordo com estudo da consultoria AT Kearney o Brasil tornou-se um dos alvos da marcha global do varejo que busca ampliar sua área de atuação e atingir mais consumidores. O que pesa a favor do Brasil, segundo a análise, é a combinação de três fatores: alto gasto per capita em compras no varejo; um mercado com grande potencial de crescimento; e baixos riscos econômico e político. E as cidades que tem essas caraterísticas desmontram esse boom de investimento. Uma das marcas de varejo que escolheu Betim (MG) para expandir sua rede, é a de supermercados Walmart, que vai abrir loja no novo centro comercial da cidade, o Metropolitan Garden Shopping, desenvolvido pela Tenco Shopping Centers, Partage Empreendimentos e Participações e MK Empreendimentos e Participações, e que tem inauguação marcada para abril de 2013.
O shopping é um dos maiores complexos comerciais em Área Bruta Locável (ABL) de Minas Gerais. Localizado em uma região estratégica em Betim, oferece um mix completo com 302 lojas; hipermercado; nove salas de cinema; boliche; ampla praça de alimentação com 1200 lugares; e 2020 vagas de estacionamento. Para proporcionar um fluxo ainda maior de clientes, o Metropolitan Garden Shopping está interligado a um terminal rodoviário interestadual e de transbordo metropolitano. Além disso, uma pesquisa realizada em 2011 pelo Ministério dos Transportes constatou que na altura da BR 381, onde o Metropolitan Garden Shopping está localizado, o volume médio diário anual de veículos foi de 33.405. Diante de números tão expressivos, a rede Walmart já garantiu um dos maiores espaços na área de comercialização do mall, para instalar seu supermercado e expandir a rede.
De acordo com o diretor comercial da Tenco Shopping Centers, Roger Tonidandel, com a chegada do shopping, as principais redes internacionais querem abrir loja no mall. “Devido ao bom momento econômico do país e, principalmente, de polos regionais em desenvolvimento a procura por investimentos cresce. Diante disso, o Metropolitan Garden Shopping, que está localizado em uma região estratégica em Betim, com 1,2 mi pessoas a menos de 20 minutos, e ainda conta com o público viajante que passa pela BR 381, propicia grande fluxo de pessoas e comercialização, o que potencializa às grandes marcas expandirem seus negócios”, ressalta o diretor.
Ainda segundo o estudo da AT Kearney, no Brasil o alto potencial de consumo, baixo risco político e econômico tornam o país um dos melhores locais para receber empreendimentos comerciais e que tem um consumo per capita de 5.000 dólares, sendo o segundo no ranking. Isso faz com que as cidades em destaque recebam investimentos de grande porte, como no caso do Walmart.

