Jin Jin adota estratégia de crescimento interno para elevar receita em 15% até o final de 2017

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Rede quer se tornar referência em comida asiática no Brasil

A Jin Jin, uma das maiores franqueadoras de comida asiática do Brasil e que pertence a Holding Halipar, fortaleceu em 2016 as operações internas das lojas e conseguiu, diante de um cenário econômico delicado, encerrar o ano com crescimento de 10% no número de unidades. Este índice conquistado deve-se à capacitação de franqueados, em diversas áreas de treinamento, com foco em estimulá-los a abrir mais lojas da marca ou das demais bandeiras do Grupo.

Para 2017, a franqueadora visa à expansão no Nordeste e no estado do Rio de Janeiro por meio de seus dois modelos de negócio: a Jin Jin formato praça de alimentação e o quiosque Jin Jin Sushi. Ainda, espera um aumento de 15% no faturamento.

Com 79 unidades distribuídas em 11 estados brasileiros, mais o Distrito Federal, a Jin Jin conquistou o faturamento de R$ 130 milhões em 2016. Investir em ações que estimulem o crescimento orgânico interno de uma marca, tem sido uma estratégia adotada por grandes holdings de franquias ou redes.

“Estamos desenvolvendo um trabalho junto ao franqueado visando incentivar a abertura de novas unidades da Jin Jin e de outras marcas que englobam a holding. Investimos na capacitação e treinamento de funcionários que reúnem bom desempenho, isso permite que haja um aumento no número de multifranqueados da rede. Neste caso, o processo fica mais fácil e dinâmico, pois conhecemos o perfil do franqueado e ele sabe detalhadamente os processos da franqueadora que englobam o investimento e implantação de novos pontos de operação”, revela o superintendente da rede, Mauricio Albuquerque.

Além da implantação de unidades localizadas em shopping centers espalhados pelo Brasil, a Jin Jin planeja também expandir por meio dos quiosques, um modelo de negócio enxuto, com valor de investimento menor – a partir de R$ 200 mil – e que visa locais que tenham um alto fluxo de pessoas, como hipermercados, aeroportos, pequenos malls e galerias. O formato exclusivo da bandeira Sushi já conta com uma unidade localizada no Shopping SP Market, em São Paulo, e a marca planeja a abertura de 10 novos pontos até o final do ano.

“O modelo quiosque atrai mais o jovem e o executivo que normalmente procuram refeições de qualidade e rápido atendimento. Os shopping centers também podem receber os quiosques, mas o foco não seriam as praças de alimentação, já que as unidades podem ser implantadas em regiões e corredores estratégicos por terem um tamanho menor”, explica o diretor de marketing, Christiano Evers.

Outra estratégia da Jin Jin para fidelizar seu público e atrair novos clientes é a de desenvolver diversas ações promocionais ao longo do ano. Uma delas é o festival gastronômico temático. Por meio dele, a marca tem por objetivo se posicionar como referência em comida asiática no Brasil.

NOTA CONJUNTA UNECS – Ajuste Fiscal

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O anúncio da elevação do déficit fiscal desencadeado pelo descontrole das contas federais neste e nos próximos três anos foi recebido com “cautela” pelas sete entidades que compõem a União Nacional das Entidades de Comércio e Serviços (UNECS), que estão preocupadas com a possibilidade do não cumprimento das metas anunciadas pela equipe econômica, na noite da última terça-feira (15).

Da mesma forma, as Entidades registram preocupação com a criação do Fundo Público de Financiamento das Campanhas Eleitorais, de R$ 3,6 bilhões. Se aprovada em plenário, esta medida ampliará o déficit público, contrariando as metas fiscais anunciadas.

Aliás, os novos números das contas públicas propostos pelo Governo só voltarão ao azul em 2021 e, portanto, não é razoável atribuir o mau desempenho financeiro à frustração de receitas, conforme disse o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles. Lembramos que o resultado ruim da economia foi influenciado pela crise política no âmbito governamental.

As novas metas fiscais foram definidas para acomodar despesas, embora possam permitir ao governo desbloquear gastos represados desde março, evitando a paralisia de serviços essenciais.

A UNECS, cujo faturamento total representa 15,3% do PIB e 22% dos empregos formais, defende a priorização das reformas estruturantes que possam devolver a credibilidade ao Brasil, incluindo-se aqui as reformas tributária e previdenciária.

Tudo isso com responsabilidade fiscal, para se criar um ambiente de negócios favorável ao crescimento e que estimule a geração de novos empregos.

Honório Pinheiro

Coordenador da UNECS e Presidente da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL)

Emerson Destro

Presidente da Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores (ABAD)

João Sanzovo Neto

Presidente da Associação Brasileira de Supermercados (Abras)

Paulo Solmucci Jr.

Presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel)

Nabil Sahyoun

Presidente da Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop)

Cláudio Elias Conz

Presidente da Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Anamaco)

George Pinheiro

Presidente da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB)

Crescimento das vendas do varejo em junho indica estabilização do PIB à frente

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As vendas do varejo cresceram na passagem de maio para junho, reforçando nossa expectativa de retomada da atividade econômica nos próximos trimestres. Nesse sentindo os indicadores antecedentes e coincidentes já conhecidos sinalizam estabilidade do PIB à frente. Para o segundo trimestre, no entanto, continuamos a esperar uma contração da atividade econômica em reflexo principalmente ao desempenho do setor de serviços. As vendas reais do comércio varejista restrito avançaram 1,2% entre maio e junho, descontados os efeitos sazonais, de acordo com o divulgado ontem pelo IBGE. Na comparação interanual, as vendas subiram 3,0%, mas acumulam queda de 3,0% nos últimos doze meses. A receita nominal apresentou desempenho positivo, com ganho de 0,8% ante maio, na série com ajustes sazonais. Setorialmente, seis dos oito segmentos pesquisados registraram expansão na margem em junho. O resultado positivo do mês foi impulsionado pelas altas de 5,4% das vendas de tecidos, vestuário e calçados, que reverteram parcialmente a queda de 8,5% em maio. Também merecem destaque as expansões verificadas no comércio de moveis e eletrodomésticos e de livros, jornais, revistas e papelaria, de 2,2% e 4,5%, respectivamente. Por outro lado, as vendas de hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo recuaram 0,4%. O volume de vendas do comércio varejista ampliado, que também considera os segmentos de veículos e materiais de construção, cresceu 2,5% na margem, na série dessazonalizada. Ainda assim, as vendas de veículos e motos, partes e peças apresentaram crescimento de 3,8%, e as de material de construção subiram 1,0% no período. Em relação ao mesmo mês do ano passado, as vendas do comércio ampliado avançaram 4,4%. Por fim, com base nos indicadores já conhecidos, esperamos ligeira queda das vendas do varejo em julho.

Lei Paulista reduz multas e extingue a antiga taxa de juros.

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A Lei nº 16.497/2017 alterou a Lei nº 6.374/1989, que dispõe sobre a instituição do ICMS, para reduzir algumas multas, extinguir a tão questionada “Taxa de Juros Paulista” e incluir algumas hipóteses relativas às penalidades aplicáveis aos contribuintes que descumprirem as obrigações principal e acessórias.

Dentre as principais alterações, no que tange ao descumprimento das obrigações, destacamos a previsão expressa para aplicação de multa de 100% (antes era de 150%) do valor do imposto para os contribuintes que deixarem de recolher o ICMS, decorrente do uso de máquina registradora, terminal ponto de venda – PDV, equipamento emissor de cupom fiscal – ECF ou qualquer outro equipamento não homologado ou não autorizado pelo fisco, bem como com adulteração do "software".

  • A GRANDE NOVIDADE!

A grande novidade da Lei, comemorada pelos Contribuintes (pois não precisarão mais demandar judicialmente para a discussão desse tema), foi a extinção da “Taxa de Juros Paulista”, criada pela – inconstitucional – Lei nº 13.918/09 que determinava juros de 0,13% ao dia.
Com a nova previsão, será aplicada a Selic como taxa de juros, para fins de atualização.

Vendas no varejo terminam o primeiro semestre com dados positivos

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Para SPC Brasil, será necessário observar a atividade do comércio ao longo do segundo semestre para ver a tendência de melhora consolidada

Dados divulgados nesta terça-feira (15/08) pelo IBGE mostram que as vendas no varejo Diante desses dados, o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) avaliao o resultado de uma forma positiva, uma vez que as vendas no varejo parecem ter saído do de um cenário muito desfavorável, mas com ressalvas.

“Ainda assim, os dados não mostram uma recuperação total do consumo. Será necessário observar a atividade do comércio ao longo do segundo semestre do ano para ver se a tendência se consolida e para entender o comportamento do consumo, uma vez que o efeito da liberação do FGTS tenha se dissipado”, afirma o presidente do SPC Brasil, Roque Pellizzaro Junior.

Alta de 3,0% na variação anual

Na comparação com junho do ano passado, as vendas no varejo mostraram alta: 3,0% no varejo restrito e 4,4% no varejo ampliado. As maiores contribuições de alta no varejo restrito vieram de móveis e eletrodomésticos, artigos de uso pessoal e vestuário.

Ainda que a melhora tenha sido mostrada na margem, os dados acumulados se mantêm no campo negativo: as vendas no varejo recuaram 3,0% no acumulado em 12 meses.

Almeida Junior inova com a criação da Loja Feliz, projeto que vai contribuir com o Hospital Infanti

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A Almeida Junior vai contribuir para a construção de um futuro melhor para crianças com câncer em Santa Catarina. Neste mês de agosto, todos os seis shoppings – Balneário Shopping (Balnéario Camboriú), Continente (Grande Florianópolis), Garten Shopping (Joinville), Nações Shopping (Criciúma) e Neumarkt e Norte Shopping (Blumenau) – irão inaugurar a Loja Feliz, espaço dedicado à solidariedade e onde serão comercializados camisetas e tíquetes da campanha McDia Feliz, marcada para o dia 26. O projeto é uma parceria entre Almeida Junior, McDonald’s e Associação de Voluntários de Apoio e Assistência à Criança e ao Adolescente (AVOS), uma das entidades beneficiadas com a campanha da rede de restaurantes em 10 cidades catarinenses.

Mais do que um espaço de vendas, a Loja Feliz foi idealizada para envolver os clientes do shopping com a campanha e despertar o sentimento de solidariedade. Em cabides serão expostas fotografias de crianças que serão beneficiadas com a venda de camisetas, estampadas com a mensagem “Sou catarinense de alma e coração” (R$ 25,00), e tíquetes de Big Mac (R$ 15,50), que poderão ser trocados pelo sanduíche no McDia Feliz, nos shoppings. Toda a renda arrecadada na loja será destinada para a conclusão do novo Ambulatório Carlos Bastos Gomes junto ao Hospital Infantil Joana de Gusmão, unidade de referência no Estado no tratamento de câncer infantil.

O novo ambulatório tem um custo estimado em R$ 2,7 milhões e previsão de conclusão das obras para 2018. A expectativa é dobrar a capacidade de atendimento com o aumento do número de pontos de aplicação quimioterápica, além de contar com mais consultórios e muito mais espaço para atender as crianças. O ambulatório também terá o Espaço da Família, um local especialmente projetado para receber crianças e familiares que vêm do interior do Estado e necessitam de um ambiente confortável e acolhedor para ficarem durante o tratamento ou enquanto aguardam transporte para retornar às cidades de origem.

O projeto Loja Feliz passa a integrar a campanha nos shoppings Almeida Junior e poderá ser utilizado por qualquer outro empreendimento que queira adotar a iniciativa. “Criamos um projeto para ser de domínio público e assim incentivar outras empresas a implantarem a Loja Feliz. O objetivo é ampliar os pontos para que possamos arrecadar mais recursos para esta campanha”, diz a Superintendente de Marketing Corporativo da Almeida Junior, Monique Campos.

De acordo com a assessora executiva da AVOS, Bernadete Berto, a cada ano surgem 100 novos casos de câncer infantil em Santa Catarina e a estrutura do antigo ambulatório já não comportava mais essa demanda. “A iniciativa da Almeida Junior de criar a Loja Feliz é excepcional porque vai dar maior visibilidade para a nossa luta pela cura do câncer infantil em várias regiões do Estado. Pela primeira vez, em 24 anos de campanha, conseguimos uma importante parceria, que vai muito além do McDia Feliz. Neste formato inovador, o projeto não só vai impactar a comunidade como estimular outras ações sociais no apoio a esta causa”, destaca Bernadete.

Sobre o McDia Feliz

O McDia Feliz é a maior campanha do país em prol de adolescentes e crianças com câncer. Não se trata apenas de uma campanha de arrecadação, e sim de uma iniciativa que mobiliza diferentes setores da sociedade para contribuir para o aumento dos índices de cura do câncer infanto-juvenil no Brasil. A campanha é um sucesso graças à participação fundamental de instituições, funcionários, franqueados e fornecedores do sistema McDonald’s, além de milhares de voluntários que mobilizam toda a sociedade no último sábado do mês de agosto, para transformar Big Mac em sorrisos. Em 2017, dezenas de projetos em todo o país receberão recursos da arrecadação da campanha.

Nutty Bavarian cria ação promocional em comemoração aos 21 anos no Brasil

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A Nutty Bavarian – rede pioneira e especializada em grãos torrados e glaceados – completa mais de duas décadas no Brasil e, para comemorar a trajetória de sucesso, anuncia em parceria com o programa de vantagens Todo Azul a promoção: “Viajando nos 21 anos Nutty”. “A ideia é que o ganhador vá buscar seu cone em uma de nossas lojas em Orlando (EUA), onde tudo começou em 1996 quando senti pela primeira vez o cheirinho das nuts sendo glaceadas e me apaixonei pela marca”, explica Adriana Auriemo, diretora da rede.

Para concorrer, o consumidor precisa comprar R$ 30,00 em produtos da Nutty Bavarian, o que dará direito a um código da sorte, emitido junto ao cupom fiscal. No site www.nutty21anos.com.br o cliente deverá se cadastrar e inserir o número. A campanha acontece de 07 de agosto a 31 de outubro em todas as mais de 130 lojas da rede espalhadas pelo país.

O sorteio será realizado pela Loteria Federal no dia 04 de novembro. O ganhador terá direito a uma viagem de ida e volta para Orlando, na Florida, com acompanhante, hospedagem e ingressos para os parques da Disney, além disso, outras 10 pessoas serão contempladas com pacotes de 21 mil milhas cada.

Automóvel deixa de ser o prêmio principal das campanhas de Dia dos Pais

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Shopping mudam estratégia e apostam em adegas e cervejeiras para atrair clientes

O automóvel perdeu espaço, pela primeira vez, nas campanhas de shopping centers para o Dia dos Pais. É o que aponta o estudo Orange Paper, realizado em sondagens a 192 shoppings pelo GS Group. Em 2017, os carros foram o prêmio princial de 20% dos sorteios – número inferior aos itens relacionados à casa e ao lazer, que anotam 30% dos prêmios. O uso de automóveis como prêmio de sorteios caiu em 2017 pelo terceiro ano consecutivo: em 2015 foi adotado em 31% das ações e em 2016, em 24%.

Os centros de compra substituíram os automóveis por itens com características mais próximas à personalidade dos consumidores nas suas campanhas de sorteio. Boa parte das ações tenta atrair clientes com adega, minirrefrigerador, máquina de café e eletrônicos, além das cervejeiras. Segundo o diretor de Inteligência do GS Group, Fernando Gibotti, “o marketing dos shopping centers precisam se mexer mais para atender às expectativas reais do seu público, precisam sair do convencional”, afirma Gibotti. “Os estrategistas estão mais atentos e criativos na forma de atrair o consumidor”, completa.

O próprio formato de sorteio cresceu na preferência das equipes de marketing dos centros de compras como estratégia para trazer mais clientes no período do Dia dos Pais. Neste ano, 48% dos shoppings fazem sorteios, diante de 43% no Dia dos Pais de 2016. A modalidade, no entanto, ainda está longe de alcançar o patamar de 2014, quando 70% dos shopping centers que realizaram algum tipo de ação promocional escolheram o sorteio de prêmios.

A pesquisa Orange Paper mostra, ainda, que 56% dos centros de compras em território nacional elaboram algum tipo de campanha do Dia dos Pais, seja sorteio, seja campanha de compre e troque, seja uma ação cultural. No ano passado, 53% fizeram alguma campanha. Dos shoppings que realizam algum tipo de ação no Dia dos Pais de 2017, 60% optaram por campanhas de duração entre 1 e 15 dias.

A Arte de Ser Pai

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Shoppings diversificam as ações de marketing para o Dia dos Pais

O mês de agosto marca a data em que se celebra aqueles que, junto com as mães, são nossos maiores incentivadores: os pais. Para comemorar, os shoppings de todo o país diversificam as ações de marketing, para atrair fluxo e gerar mais vendas.

O Tietê Plaza Shopping, em São Paulo, apostou no workshop de harmonização de cervejas artesanais, com a sommelier Kátia Pereira. O "curso" ganhou cinco datas: 3, 4, 9,10 e 11 de agosto, sempre às 19h30, com participação gratuita.

Já os empreendimentos da Sonae Sierra Brasil promove, até 13 de agosto, a campanha "A arte de ser pai". A ideia é mostrar que ser pai é como ser um artista, que aprende diariamente com os erros e acertos, e assim como a mãe, representa um papel importante na criação dos filhos, fazendo verdadeiros malabarismos para enfrentar os desafios. Com uma promoção compre-ganhe, a campanha conta com kits de dois copos ilustrados pelo renomado artista brasileiro, Guto Lacaz.

Queremos transmitir de forma alegre a arte de ser pai, com ilustrações exclusivas, que retratam a leveza e diversão da relação entre pais e seus filhos, e representam bem o conceito da nossa campanha.”, destaca Laureane Cavalcanti, Diretora de Marketing e Comunicação da Sonae Sierra Brasil. O brinde é oferecido em dois modelos diferentes para colecionar.

Total Curitiba apostou em uma campanha criativa: a cada R$ 300 em compras, podem trocar os cupons por uma caneca de cerâmica personalizada com uma caricatura feita na hora. A caricatura é feita por desenhistas profissionais, e leva no máximo uma hora para ficar pronta. A foto deve ser de apenas uma pessoa.

No Boavista Shopping a ideia é brindar ao melhor pai do mundo. A cada R$ 100 em compras, o cliente leva um kit de cerveja, composto por uma cerveja Colorado Cauim 300 ml e um copo caldereta 210 ml. No ano passado a promoção na modalidade ‘compre e ganhe’ fez o maior sucesso e agora queremos novamente agradar os clientes que nos prestigiam. O kit é para pais, filhos e familiares aproveitarem este dia e brindarem entre eles”, afirma Márcia Campioto, gerente de Marketing do Boavista Shopping.