Boletim Econômico – 2 a 8 de outubro

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O mercado revisou, novamente, as expectativas de inflação para baixo – para 2,95% em 2017 e 4,06% para 2018. Já a taxa Selic deve permanecer no patamar de 7% (o menor índice já anotado) para ambos os anos. A taxa de câmbio deve encerrar 2017 em US$ 3,16 e 2018 em US$ 3,30.

– Taxa de Ocupação

Os dados da Pnad Contínua de agosto foi divulgada sexta-feira (29) pelo IBGE e aponta a continuidade do processo de ajuste do mercado em trabalho. A ocupação formal continua avançando e a taxa de desemprego ficou em 12,6% em agosto (índice 0,2% inferior ao previsto pelo DEPEC Bradesco).

– Cresce demanda por crédito

De acordo com dados nacionais da Boa Vista SCPC a Demanda por Crédito do Consumidor subiu 5,2% em agosto (excluídos os efeitos sazonais). Na avaliação interanual, agosto apresentou elevação de 1,9%, enquanto nos valores acumulados em 12 meses (setembro de 2016 até agosto de 2017 frente aos 12 meses antecedentes) houve desaceleração da queda (aumento de 0,6 p.p. frente ao resultado de julho), atingindo -5,1%.

Os resultados mostram um indicador que gradualmente retorna a um território próximo da neutralidade. Com a retomada da atividade econômica, a propensão ao consumo também inicia um movimento de recuperação, colaborando para um aumento da demanda por crédito por parte dos consumidores. Ademais, com as recentes melhorias nas perspectivas de juros e inflação, espera-se para os próximos meses retomada mais consistente do indicador, que deverá atingir níveis positivos até o primeiro trimestre de 2018.

– Abras: vendas reais de supermercados registraram avanço em agosto

As vendas dos supermercados apresentaram ligeiro avanço de 0,2% em termos reais na passagem de julho para agosto, na série livre de efeitos sazonais, de acordo com os dados divulgados pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras). Na comparação com o mesmo período de 2016, as vendas reais avançaram 0,3%, e, em termos nominais, houve alta interanual de 2,7%. O desempenho das vendas dos supermercados em agosto reforça a expectativa de queda do comércio varejista no período.

– Inadimplência das empresas cresce 3,42%

O volume de empresas com contas em atraso vem desacelerando no país. Dados apurados pelo indicador mensal do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) apontam que a quantidade de pessoas jurídicas negativadas apresentou alta de 3,42% no último mês de agosto frente igual período do ano passado.

Trata-se da alta mais comedida para os meses de agosto em sete anos de série histórica. Em períodos anteriores as variações positivas haviam sido de 7,61% em 2016, 9,90% em 2015, 7,64% em 2014, 8,32% em 2013, 11,67% em 2012 e 13,79% em 2011.

A economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti, explica que a desaceleração do aumento da inadimplência entre as empresas tem ocorrido mesmo em meio à crise econômica em virtude da maior restrição ao crédito e menor inclinação ao investimento por parte dos empresários. Se por um lado, o recuo da atividade econômica provoca queda no faturamento das empresas e na capacidade desses empresários honrarem seus compromissos, por outro, os índices de inadimplência vêm crescendo em um ritmo menor em decorrência da maior restrição ao crédito e da menor propensão a investir. Com menos custos e menos tomada de crédito, há também menos endividamento”, explica a economista.

“Para os próximos meses, espera-se que atividade econômica siga uma lenta recuperação, e que os empresários permaneçam cautelosos devido ao cenário de grande incerteza política e econômica, o que deve manter o crescimento da inadimplência das empresas em patamares discretos frente à série histórica como um todo”, afirma o presidente da CNDL, Honório Pinheiro.

Por outro lado, a confiança dos empresários de menor porte apresentou sinais de melhora no último mês de setembro. Os dados apurados pelo Indicador de Confiança dos Micro e Pequenos Empresários que atuam no ramo de comércio e serviços atingiu 49,0 pontos em setembro de 2017. Esses dados mostram que esses empresários estão menos pessimistas com o futuro, mas ainda em compasso de espera.

– Tendências de Mercado

Os mercados acionários iniciam a semana em alta. Na Ásia, o índice da bolsa de Tóquio avançou 0,22%, enquanto os mercados de Hong Kong e Shanghai ficaram fechados por conta do feriado chinês. As bolsas europeias operam em alta, após divulgação do índice PMI da região, que veio em linha com as expectativas e com o resultado preliminar. Os índices futuros dos Estados Unidos indicam que suas bolsas também devem avançar ao longo do dia. No mercado de divisas, o dólar ganha valor ante as principais moedas dos países desenvolvidos e emergentes.

No mercado de commodities, as cotações do petróleo recuam, após os dados semanais dos Estados Unidos mostrarem um aumento da perfuração de novos poços. As cotações das principais commodities agrícolas recuam, enquanto os preços dos metais sobem.

No Brasil, o mercado deve reagir às projeções contidas no relatório Focus, divulgado há pouco pelo Banco Central. Na agenda de indicadores, conheceremos o resultado mensal da balança comercial, para o qual projetamos um superávit de US$ 5,2 bilhões. Além disso, serão divulgados os dados de emplacamentos da Fenabrave, e o PMI industrial de setembro, pela Markit.

Com informações do Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos do Bradesco; Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL);Relatório da Rico, pelo analista-chefer Roberto Indech.

Defendendo a livre negociação, Nabil Sahyoun apresentou fatos e argumentos contra a aprovação do PL 4447/12

Aconteceu ontem, 3, em Brasília uma audiência pública para debater o aluguel em shopping centers. A audiência foi promovida pela Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara para debater o projeto de lei do deputado Marcelo Matos (PHS-RJ) que proíbe a cobrança de mais de 12 aluguéis anuais de lojistas de shopping centers (PL 4447/12).

O presidente da Alshop, Nabil Sahyoun, participou do debate, ao lado do diretor de Políticas de Comércio e Serviços, Douglas Finardi Ferreira; do Presidente da Abrasce, Glauco Humai, além de Paulo Kruse, Presidente do Sindilojas Porto Alegre; Marco Antônio Beloto, Vice-Presidente do Sindilojas Porto Alegre.

VAREJO AQUECIDO E FRANCHISING EM CRESCIMENTO

~A exposição de alguns dados nos dão projeções positivas para o segundo semestre do ano. A injeção de 44 bilhões de reais do saldo das contas inativas do FGTS impulsionou a recuperação do poder de compra das famílias brasileiras que, além de quitar suas dívidas, investiram principalmente na compra de bens duráveis e semiduráveis. Em paralelo, tivemos também o recente aumento do nível de confiança do consumidor, assim como o otimismo para recuperação da economia.

A última Pesquisa de Desempenho do setor de franquias reitera os dados positivos do primeiro trimestre desse ano. O setor cresceu 6,8% no segundo trimestre com relação ao mesmo período de 2016, alcançando 37,5 bilhões de reais. Os setores com o crescimento mais destacado são hotelaria e turismo (10,1%), saúde, beleza e bem estar (9,4%), casa e construção (8,6%) e entretenimento e lazer (7,0%), que tem seu progresso devido à recuperação de momentos anteriores de dificuldades.

Algumas tendências trazem força para o franchising e impulsionam esse crescimento. São elas a interiorização das redes de franquias, visto pelo aumento de unidades principalmente na região Nordeste do país e em cidades de pequeno e médio porte; o acréscimo do investimento em modelos de microfranquias, com custos de implantação mais baixos e operação simplificada; e o aumento do número de multifranqueados, que são franqueados que operam mais de uma unidade de uma mesma rede, proporcionando a estabilização do número de redes e também aumentando o número de unidades e fortalecendo a marca.

A retomada do varejo também é apontada por meio de dados do Valor Data. As cadeias varejistas apuraram alta de 14,8% na receita líquida no primeiro trimestre do ano em relação a 2016, alcançando R$ 25,76 bilhões. O índice supera a inflação no período, de 4,57% no acumulado de 12 meses, até março, com ganho real nas vendas. Chama a atenção observar que a indústria não cresceu proporcionalmente, o que se deve ao fato de que as lojas estão conseguindo vender os produtos que já estavam disponíveis em seus estoques.

Um dos motivos para os resultados positivos é o perfil resiliente do empreendedor brasileiro, que busca alternativas para continuar vendo o seu empreendimento crescer. A capacidade de adaptação dos produtos e serviços, investimentos em marketing e ações estratégicas podem atrair o público e fazer com que os negócios continuem se desenvolvendo mesmo em momentos de dificuldade.

Os fatos apresentados evidenciam que o franchising brasileiro continua em processo de crescimento, aumentando a credibilidade para que os novos empreendedores comecem seus próprios negócios investindo em franquias. O que não falta são opções lucrativas, testadas e com reduzida chance de erro para te levar ao sucesso!

Megamatte: diferenciais que se destacam no mercado!

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Com mais de 20 anos de atuação, a Megamatte comemora o reconhecimento como melhor franquia de todos os segmentos concedido pela publicação "Pequenas Empresas, Grandes Negócios". Há 12 anos a marca optou por esse formato de expansão e conquista o franqueado por inúmeros fatores – possui um Centro de Conhecimento para capacitação operacional e desenvolvimento de habilidades gerenciais, uma equipe de consultores altamente especializada, amplo mix de produtos (incluindo opções orgânicas e mais saudáveis), constante inovação e modernização em todas as áreas que afetam a experiência do cliente.

Atualmente, apresenta ao público e aos possíveis investidores e parceiros seu DNA de opção rápida e saudável quando se trata de alimentação, agregado à confiança e tradição que já conquistou em seu segmento.

“Queremos dar continuidade aos nossos planos de expansão nas regiões nordeste, sudeste e centro-oeste com os nossos formatos de franquia”, afirma o CEO da rede Julio Monteiro, pontuando a expectativa de ampliar a rede também na Grande São Paulo.

Prêmio e Novidades

Monteiro conta que o prêmio recebido no meio do ano os faz crer que estão no caminho certo. "A atenção e suporte aos franqueados sempre foi uma das nossas grandes preocupações, sempre priorizamos também a excelência no atendimento e nos serviços oferecidos ao público. Ser a melhor franquia do país nos desafia e motiva a estar sempre à frente das expectativas dos parceiros comerciais e do nosso público”, ressalta.

Entre as recentes novidades da rede, merecem destaque as parcerias com a Forno de Minas, que desenvolveu receitas exclusivas para os pães de queijo e os cookies comercializados nas franquias, e com o Metrô Rio, onde serão inauguradas unidades nas estações da linha 4.

E o foramto "contêiner". A estrutura é considerada sustentável, reduz em 90% os resíduos de uma construção convencional como cimento, areia, cal e tijolos, além de exigir um investimento menor. Já com bastante destaque no mercado internacional, o formato foi o escolhido para a loja da Barra da Tijuca, também no Rio de Janeiro, inaugurada em agosto.

Para abrir uma loja contêiner, o empreendedor realiza um investimento inicial de R$ 240 mil, mais R$ 10 mil para capital de giro. O retorno vem de 24 a 36 meses, com faturamento médio mensal de R$ 50 mil.

A rede, formada por 8 lojas próprias e 150 franqueadas em operação, ainda oferece franquias no formato "loja" e "quiosque".

Alimentação Saudável

Vale destacar que a rede aproveita o crescimento do segmento de "alimentação saudável". O mercado internacional, inclusive, impulsiona os consumidores brasileros a se alimentarem melhor: 29% da população busca opções de refeições mais saudáveis (e não, apenas, por estarem de dieta). A entrada das novas gerações no mercado de consumo também amplia esse mercado, já que os millenials estão sempre interessados em conhecer a origem e o destino de cada produto.

"Nós, na Megamatte, fazemos isso há muito tempo. Não que seja fácil, mas o nosso compromisso é levar saúde para o consumidor", reitera o CEO, ressaltando que as operações não comercializam refrigerante nem cigarro. "Outras empresas desse mercado vendem, pois entendem que é uma maneira de gerar tráfego. Porém, estamos blindados no conceito de levar saúde e segurança alimentar para o nosso público", conclui Monteiro.

Tempo de Expansão

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Acompanhando a retomada do crescimento, shoppings anunciam a abertura de novas lojas

Depois de um longo período de instabilidade econômica, evidenciada pelo aumento da vacância nos corredores, os shopping centers e os lojistas retomam fôlego. Os exemplos são os shoppings Tietê Plaza e o SuperShopping Osaco. Ambos anunciam a abertura de novas lojas e a chegada de marcas importantes para fortalecer o mix.

Mix completo

"Procuramos oferecer variedade em lazer e compras. Temos um mix de lojas completo em um ambiente confortável e seguro. Tudo para proporcionar a melhor experiência para os momentos das famílias e amigos", destaca Rhuann Destro, gerente de Marketing do SuperShopping Osasco.

Das 12 novas lojas previstas para o mall esse ano, 6 já estão em operação. As mais recentes abriram em agosto: a primeira Daiso Japan da cidade. “Temos um carinho muito grande por Osasco que, a cada dia, tem crescido muito em estrutura, comércio e indústria. Não poderíamos ficar de fora”, afirma Reginaldo Gonçalves Paulista, gerente geral das lojas Daiso Japan para o Brasil. A loja trouxe um investimento de R$ 1,5 milhão para a cidade com mais de 4 mil itens vindos direto do Japão, agregando à cultura nipônica que é bastante presente na região.

E.Yorks, especializada em roupas e acessórios masculinos, também opera desde agosto. Bmart, Inovathi, Hope, Tip Top, Deny Tennis e Authentic Feet são as inaugurações dos próximos meses com brinquedos, bolsas e acessórios para viagem, roupa íntima feminina, moda infantil e calçados, respectivamente. A chegada da Loucos por Churros, da Azul Viagens, braço da companhia de linhas aéreas Azul, e da Desbravadores Airsoft reforçarão a diversidade de marcas do mall que abriga 140 lojas e um centro de entretenimento.

Produtos e Serviços

Mais lojas estão aterrissando no Tietê Plaza Shopping. Ao longo do ano, 15 novas marcas aportaram no empreendimento, entre elas: Americanas, Flytour, Cuor di Crema, Side Walk, Manteigaria Lisboa, Anacapri, Mundo Verde, Sleep House e Star Bella chegaram para deixar o mix do Tietê Plaza Shopping ainda mais completo.

A área de serviços também ganhou um importante reforço com a rede Dr. Consulta, que chega oferecendo atendimento médico de várias especialidades de forma acessível e rápida.

Entre as novas operações estão a academia Smart Fit, que vai ocupar uma área de mais de 900m² com os mais modernos equipamentos de ginástica, oferecendo aulas de circuitos e musculação. Em moda feminina, a novidade é a marca carioca Mercatto, com diversas opções de looks para as mulheres. É a terceira unidade da marca carioca em São Paulo

Novidades no setor Calçadista

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Couromoda promove três eventos inéditos para conectar o setor com o futuro sob o nome "Connections&Collections".

O evento reúne em novembro as 100 mais importantes indústrias de calçados e acessórios do mercado brasileiro com os dirigentes lojistas, representando 1500 razões sociais do varejo nacional.

Serão três dias de debates sobre as transformações de moda e consumo, o avanço acelerado do varejo digital e a sustentabilidade da cadeia calçadista do Brasil.

A maior novidade é a reunião de 3 eventos distintos no mesmo local:

CONGRESSO COUROMODA DIGITAL • EUROPEAN SHOE CASE • PRÉ-COLEÇÕES COUROMODA 2018

Saiba mais: COUROMODA.COM

Marcas infantis e as promoções para o Dia das Crianças

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O Grupo Marisol S.A acredita que a infância é a idade da diversão, das brincadeira e da felicidade. E isso se reflete nas campanhas para o Dia das Crianças das marcas Marisol e Lilica & Tigor T.Tigre. Até o dia 12 de outubro, as compras serão presenteadas! Na Marisol, nas compras acima de R$ 199,00 os clientes levam um copo com canudo personalizado da marca e por mais R$ 29,90 adquiri também um saco de dormir.

Já na Lilica Ripilica & Tigor T.Tigre a cada R$ 50,00 em compras, vale um número da sorte para concorrer a uma viagem com acompanhante para o maior parque multitemático do Brasil- Parque Beto Carrero World!

Para incentivar a participação dos consumidores, as duas marcas anunciam as novas coleções.

Calçados e Tecnologia

A Marisol uniu a alta tecnologia ao design para lançar outra grande novidade no mercado. Divertidos e cheios de estilo, os novos calçados infantis chegam com iluminação de led em modelos ideais para crianças que gostam de se vestir brincando. A novidades são as sapatilhas e os tênis com filamentos de fibra ótica e solado de LED, que permitem uma maior passagem de energia, criando efeitos visuais únicos em peças com filamentos mais leves e resistentes.

Os looks chegam com cores vibrantes e shapes relaxados para curtir a vida com muito conforto. O verão da Marisol é assim, viaja pelos estilos essenciais da temporada para criar a coleção “My Spring Wish List”; peças-desejo para criar um guarda-roupa versátil e atual.

O grande destaque da nova coleção Lilica Ripilica e Tigor T. Tigre está na linha de calçados NeoKnit, que estreou no mercado com um grande diferencial, e agora apresenta mais uma evolução da linha com os tênis Four Fun by Lilica Ripilica e Tigor T. Tigre. Os novos pares vêm com quatro rodinhas e promete ser a sensação entre as crianças.

Novidade exclusiva no país, o solado do calçado traz duas rodinhas com tamanhos diferentes em cada pé, o que faz com que a criança tenha maior segurança e estabilidade. Além disso, as rodinhas são fáceis de manusear e podem ser retiradas para se utilizar o tênis no dia-a-dia. A coleção NeoKnit Four Fun traz dois sortimentos de cano alto para na Lilica, sendo que a cor Rosa/Azul tem sido um sucesso absoluto de vendas. O modelo Preto/Branco de Tigor permite que os meninos andem na moda e nas ruas com muito estilo. Tanto para os meninos e possui grade de numeração do 28 ao 35.

As marcas também alinharam a alta tecnologia ao design para lançar outra grande novidade no mercado. Os novos calçados com iluminação de led tem uma proposta divertida e cheia de estilo. As criações da Lilica Ripilica trazem os icônicos laços da grife na lateral com LED, em tênis de cano alto metalizados ou em preto e em sapatilhas. Os novos sortimentos do tênis com solado led do Tigor T. Tigre chegam nas cores prata e preto. Em ambas as linhas, os calçados podem ser carregados por USB e vêm em 7 cores e quatro movimentos de luz para crianças brilharem em todos os momentos do dia. Os lançamentos possuem grade de numeração do 26 ao 34/35.

Outras tendências

A temporada também traz a tendência over pachting em uma bolsa em couro sintético que acompanha uma colorida cartela de adesivos autocolantes. Outra sugestão que permite muita interatividade e diversão é a blusa que traz um kit de canetinhas laváveis da Faber Castell para personalizar e criar lindas composições de cores.

Acessórios descolados como mochilas, bonés, chapéus, lenços, faixas de cabelo e tiaras não ficam de fora da temporada!

Essas novidades prometem transformar o Dia das Crianças em um momento inesquecível!

Franqueado Profissional

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Fenômeno no setor de franquias, os multifranqueados contribuem para a expansão da rede e a profissionalização do setor

Segundo dados do setor de franquias, o número de franqueados que estão optando por abrir mais de uma unidade do negócio. Neste ano, 74,5% das redes alegaram ter multifranqueados em suas operações, o índice anterior, registrado em 2016, foi de 68,5%. E há dois perfis de multifranqueados: os que administram mais de uma operação da mesma e aqueles "multibandeira".

Pense numa franquia como um ponto venda de um produto ou serviço. Tirando a parte técnica – que pode ser vender perfume, fazer bolo, sorvete ou depilação, entre outras – a parte administrativa, financeira e de RH é bastante semelhante. "Por este motivo, quando um franqueado mostra talento para contratar, gerenciar, vender e ainda encantar o cliente, a probabilidade que ele faça isso com qualquer marca é bastante grande", avalia Alexandre Sita, sócio proprietário da Proselling, empresa de consultoria especializada em Franchising.

Ele completa dizendo que para o multifranqueado a grande vantagem está na economia de escala operacional. "Ele pode ter uma pessoa treinada para contratar e recontratar sua equipe, ter processos financeiros unificados, fazer a gestão das metas centralizada além de garantir que o know how absorvido em cada função fica na sua empresa e não apenas no funcionário treinado", diz.

Pedro Almeida, da Franchise Solutions, recomenda ao franqueado instalar as operações na mesma localidade, criando a oportunidade de transitar entre elas. Para o especialista, o multifranqueado consegue "exercer a proteção de mercado, evitando entrada de novos franqueados na sua área de atuação, o multifranqueado consegue também, montar uma central de distribuição para agilizar o processo de abastecimento e faz o rateio das despesas do CD entre as unidades instaladas".

Almeida conta que, no mercado norte americano, existem empresas especializadas em gerir as unidades franqueadas de forma mais profissional, participando apenas da lucratividade do negócio. Ele aponta essa ação como a próxima tendência do setor por ser uma evolução do que já está acontecendo também no Brasil.

Ambos os consultores afirmam que as franqueadoras que não permitem o formato "multifranquias" ou "multibandeiras" acabam perdendo – mercado e faturamento. Acreditam que um franqueado com perfil "operacional", com presença constante no ponto de venda, leva mais tempo para adquirir outras unidades da rede. Quando optam pelo perfil "investidor", "garantem uma rentabilidade média sobre as unidades que ele tem, ou seja não avaliam a franquia de forma individual, mas sim uma média sobre o total das unidades que ele possui", ressalta Almeida.

Cases

O modelo de multifranqueado começou com franqueados que cresciam dentro da mesma marca. Entretanto, eles ganharam confiança ao longo do tempo e perceberam um gargalo que é a área geográfica. "Você pode ser o melhor franqueado do mundo, o franqueador não vai tirar outro franqueado para ceder a área para o super multifranqueado. Isto faz com que eles procurem oportunidades em outras marcas", ressalva.

Na Halipar o multifranqueado é muito bem vindo, até porque o Grupo oferece uma diversidade de redes com perfis semelhantes e opções complementares de refeições que podem estar presentes numa mesma praça de alimentação em shopping.

“Podemos oferecer diferentes possibilidade de investimento para quem quer ingressar no mercado de franquias no segmento de alimentação, e ampliar as opções de novos negócios entre os nossos franqueados”, afirma o fundador do Griletto e CEO da Halipar, Ricardo José Alves.

Para o empresário Auro Minhoto, franqueado Montana Grill e Griletto, os investimentos em multimarcas são importantes do ponto de vista estratégico e econômico, tanto em logística quanto no fornecimento de produtos já negociados via franqueadora. “Mantenho duas lojas na mesma praça, e uma acaba protegendo a outra economicamente. Tudo porque trabalho com os mesmos fornecedores e lido com apenas uma franqueadora para obter melhores vantagens de compras”, explica o franqueado Halipar.

Com franquias do Griletto, Montana Grill e Jin Jin, Mario Holtz de Almeida conta que ser um franqueado multimarca Halipar trouxe muitos benefícios para o negócio. “Como mantemos relação com a mesma franqueadora, fica muito mais fácil de resolver as questões do dia a dia. A negociação com os fornecedores também ficou bem melhor. Mantenho as três lojas numa mesma praça de alimentação e isso permite que eu esteja perto e no controle de todas as operações”, afirmou.

Cuidados

Quando um multifranqueado, novo entra em uma marca e chega com a proposta de montar várias unidades de uma vez, existe um risco enorme que o franqueador corre. E se ele alcançar o sucesso? Isso pode acontecer. Quando um franqueador erra no processo seletivo de um franqueado que tem apenas uma loja, talvez surja a necessidade de um repasse. Mas se ele tiver um multifranqueado com 5 lojas indo mal? Pode virar um grande pesadelo.

Para evitar esses dissabores, Alexandre Sita recomenda atenção no processo seletivo. "Todas as marcas devem aceitar um multifranqueado com duas condições: 1) Se ele não for franqueado de uma marca concorrente e 2) depois que ele tenha demonstrado sucesso com a primeira loja", pondera.

Sita acredita que multifraqueado é um empresário de sucesso. Logo ele é otimista, independente, sabe respeitar as regras da franqueadora e sabe se posicionar. Ele é critico o suficiente para exigir melhores condições para operação, mas trabalha muito e faz a sua parte. O multifranqueado, vive o negócio e do negócio.

"Ele está totalmente envolvido na operação e na gestão do negócio. É muito bom em controles financeiros, atento ao controle de custos e tem na sua equipe um forte cultura de metas e vendas", afirma.

E questiona: "Qual a grande diferença dele para o franqueador? Ele não se preocupa muito com a visão de futuro. Ele é rápido e ágil para resolver crises e trazer soluções para problemas presentes", finaliza.

Novo Site Alshop

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A Alshop lançou hoje, 27 de setembro, a nova versão do site. Além da diferença de layout, o site teve o conteúdo reformulado, apresentando mais facilmente todos os produtos e serviços desenvolvidos pela Entidade, e destacou as marcas e empresas associadas.

Mas não é só isso: a alteração do website é apenas a ponta do Icerbeg no que se refere à reformulação da própria Alshop.

Eventos

A presença do Diretor de Franquias e Internacionalização, Ricardo Camargo, trouxe novo fôlego e novo ritmo às ações da Associação. Todo o calendário de eventos foi reformulado, contemplando os dois semestres do ano. Teremos, além do Simpósio Nacional de Varejo e Shopping e do Congresso Brasilshop, a realização de 12 edições do Brasilshop Road Show. As principais capitais do país receberão o evento itinerante, que pretende fomentar os negócios locais e oportunizar a realização de desejos – de empreendedores e consumo – em todo o Brasil, e não só no eixo-Rio São Paulo.

O"Bom Dia, Alshop" também terá edições mensais, de março a junho e de agosto a Novembro. Os meetings continuarão acontecendo, sempre envolvendo especialistas e os profissionais das marcas associadas.

Não são apenas novos formatos: a distribuição desses eventos ao longo do ano pretende auxiliar os profissionais e empresários do setor momentos de informação, conteúdo e tempo para o networking. O debate sobre problemas e desafios do setor oportuniza o encontro de novas soluções e a profissionalização e o fortalecimento do varejo de shopping.

E, o grande destaque para 2018 é a realização da Feira Brasilshop. Em conjunto com a Exposhopping (ABRASCE) e Conarh (ABRH), o evento terá a exposição de marcas, franquias e serviços em stands (a partir de 6m2) e o ambiente ideal para fazer networking e realizar novos negócios. A Feira Brasilshop acontece de 14 a 16 de agosto na Expo São Paulo e estima a presença de 40 mil visitantes.

Produtos

O site terá atualização diária, divulgando as principais notícias e cases sobre economia, franquias, mercado, tecnologia, shoppings, moda, gastronomia, marketing e outros temas relevantes para os gestores e funcionários do varejo de shopping.

A Revista Alshop, com periodicidade bimestral (e digital) terá novos números lançados em Março, Maio, Julho, Setembro e Novembro. Serão cinco edições anuais com muita informação, inteligência e coragem, destacando os assuntos mais relevantes e os principais parceiros da Entidade. Pretende-se triplicar o número de leitores por meio de campanhas, ações de comunicação e do compartilhamento do conteúdo feito pelos leitores.

O Quem é Quem, Guia Oficial de Franquias, Shopping e Varejo será lançado no mês de janeiro. Em julho, teremos a atualização do book, com a entrada de novos fornecedores e marcas e seus contatos. Uma verdadeira referência para aqueles que lidam com esses mercados no dia a dia.

Optou-se por trocar o envio de e-mail marketing pelo disparo, quinzenal, de uma Newsletter. Assim, ao invés dos associados receberem mensagens em várias datas, enviaremos apenas dois boletins mensais com as principais notícias do setor, a apresentação de novos associados e a agenda de eventos da Alshop. Caso ainda não receba esses comunicados, faça a sua inscrição em nossa news.

Além das publicações, a Alshop trará, em 2018, a segunda edição do "Programa de Excelência em Varejo", uma ferramenta de avaliação do negócio, seja comparado à concorrência ou ao mercado e tem como objetivo auxiliar as empresas de varejo na sua evolução de performance. Mais uma iniciativa da Entidade para dar suporte aos lojistas chegarem ao máximo de qualidade e profissionalização do setor.

E o TREINSHOP, programa de treinamentos em vídeos que trarão informações para todas as áreas do varejo: desde o treinamento para vendas, passando por ações de marketing e outros temas que poderiam ser espinhosos mas, com a abordagem séria e didática, trarão especialização para todos os funcionários e colaboradores do setor. O treinamento poderá ser acessado por todos os lojistas interessados e aprender mais por meio da plataforma Intranet Mall ou outra, utilizada pelos shoppings associados.

Reformulação Interna

A equipe da Alshop também foi reformulada. Todo o organograma da entidade foi revisto, criando cargos específicos para o relacionamento com Fornecedores, Lojistas e Associação de Lojistas dos Shoppings. Cada associado terá um canal direto para realizar as suas solicitações, esclarecer dúvidas ou propor a realização de eventos.

Da mesma maneira, todas as questões apresentadas serão solucionadas em menos tempo, otimizando a solução de problemas e incrementando o relacionamento entre lojistas x shoppings x fornecedores.

Esses são os primeiros passos para a modernização da Alshop, que há 23 anos atua em prol dos lojistas de shopping em todo o Brasil. As ações políticas continuarão acontecendo, pelas mãos do presidente Nabil Sahyoun e da parceria com a UNECS.

E, sendo o varejo um setor bastante dinâmico, a Alshop se propõe a mudar e a se atualizar no mesmo ritmo, estabelecendo-se como representante desse mercado.

Plano Progredir: UNECS assina protocolo de intenções com MDS e MDIC

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O presidente da CNDL e coordenador da UNECS, Honório Pinheiro, assinou hoje (26), no Palácio do Planalto, um protocolo de intenções com o Governo Federal, o Plano Progredir. As sete entidades que formam a UNECS serão parceiras no projeto que prioriza a geração de empregos para famílias de baixa renda.

O evento contou também com a presença do presidente da República, Michel Temer, do ministro do Desenvolvimento Social (MDS), Osmar Terra, do ministro interino do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), Marcos Jorge de Lima, e do presidente do Banco do Nordeste, Marcos Costa Holanda.

O objetivo do protocolo de intensões, o Plano Progredir, assinado hoje pela UNECS (representada por Pinheiro) é dar prioridade aos beneficiários do Bolsa Família e criar oportunidade para que eles possam empreender e futuramente deixar de depender do benefício.

A meta é de que, nos próximos dois anos, um milhão de famílias deixem os programas sociais do governo federal.

Serão ofertados até R$ 3 bilhões por ano em microcrédito para que as famílias fortaleçam o próprio negócio.

Além disso, 1,7 milhão de trabalhadores autônomos poderão contar com assistência técnica e ações de inclusão financeira.

Progredir em números:

– R$ 3 bilhões por ano em incentivos a microcrédito;

– Assistência técnica e inclusão financeira para 1,7 milhão de autônomos;