SHOPPINGS: FUNCIONAMENTO NO FERIADO

~

Nessa quinta-feira, 2 de novembro, o Brasil celebra o Dia de Finados com feriado nacional. Por isso, os shopping centers em geral funcionarão no horário praticado aos domingos – ou seja, das 11h às 22h para operações de lazer e alimentação e das 14h às 20h as operações de varejo.

Veja como ficam os horários:

  • 2 de novembro (quinta-feira) – espaços de alimentação e lazer: das 11h às 22h; demais lojas e espaços comerciais: das 14h às 20h
  • 3 de novembro (sexta-feira) – funcionamento normal, das 10h às 22h
  • 4 de novembro (sábado) – funcionamento normal, das 10h às 22h
  • 5 de novembro (domingo) – espaços de alimentação e lazer: das 11h às 22h; demais lojas e espaços comerciais: das 14h às 20h

Para atendimentos diferenciados, como órgãos públicos (Poupatempo, Receita Federal, Correiros), bancos, serviços médicos, escolas e outros, consultar o site de cada empreendimento.

Multiplan anuncia lucro de 30,2% no 3º trimestre

~

A Multiplan divulgou há pouco os resultados do terceiro trimestre de 2017. A empresa informou que as vendas totais dos lojistas nos 18 shopping centers do grupo alcançaram R$ 3,378 bilhões, crescendo 8,1% em relação ao terceiro trimestre de 2016, com cinco shopping centers crescendo acima de dois dígitos no período. A receita total de locação cresceu 9,4%, atingindo R$ 233,7 milhões.

Pela primeira vez, desde 2014, o crescimento das Vendas nas Mesmas Lojas ultrapassou o do Aluguel nas Mesmas Lojas, fechando o primeiro em 7,3% e o segundo em 6,7%, o que mostra uma melhora de desempenho dos lojistas.

O lucro líquido alcançou R$ 75,6 milhões no período, um crescimento de 30,2% sobre o terceiro trimestre de 2016, devido principalmente a um aumento de 7,9% na receita líquida, uma redução de 66,1% no imposto de renda e contribuição social, por conta de um anúncio de distribuição de Juros sobre o Capital Próprio de R$ 65 milhões no trimestre, e uma queda de 9,4% no resultado financeiro líquido, parcialmente compensado pelo efeito da remuneração baseada em ações.

O resultado operacional líquido (NOI),importante indicador de eficiência das empresas do setor, avançou 8,3% no terceiro trimestre, com margem de 86,7%, impulsionado por menores despesas de propriedades (-2,3%), e o aumento citado na receita de locação. O EBITDA ajustado cresce 7,3%, para R$ 205,6 milhões, com margem de 70,6%.

O índice dívida líquida-EBTIDA ficou em 2,35x em setembro de 2017. Após uma gestão de passivos, a dívida bruta da Multiplan teve seu prazo estendido de 47 para 50 meses.

O ParkShoppingCanoas está finalizando os últimos detalhes para sua abertura. A inauguração está confirmada para 23 de novembro e os lojistas estão preparando seus espaços para a data. Enquanto isso, a companhia está concluindo a construção das áreas comuns do complexo. Ao final de setembro de 2017, 93,1% da ABL tinha sido locada.

Em setembro de 2017, a Multiplan anunciou a aprovação pelo Conselho Deliberativo do Clube Atlético Mineiro de sua proposta de aquisição de 50,1% de participação no DiamondMall pelo montante de R$ 250 milhões. No mesmo mês, a Companhia anunciou a distribuição de R$ 65 milhões em Juros Sobre Capital Próprio

Franquias em alta: Casa e Construção

~

Em momentos de incertezas, a compreensão completa de cenários do mercado é essencial para avaliar as possibilidades e a viabilidade de se começar um novo negócio. A partir desse quadro, todo tipo de informação é válida para estudar e compreender esse contexto. No mundo das franquias é importante confiar em quem tem a experiência e o respaldo para gerar informações confiáveis e relevantes para quem tem interesse pelo franchising. Escolhemos hoje tratar de mais um dos segmentos de destaque atual, de acordo com um dos últimos relatórios divulgados pela associação – o segmento de Casa e Construção.

No último trimestre, o setor que engloba serviços nas áreas de artigos para o lar, construção, imobiliárias, manutenção e móveis teve um crescimento de 8,6% se comparado ao mesmo período do ano anterior. Dentro do segmento franquias de utilidades para o lar (artigos para cozinha, decoração, cama, mesa e banho), serviços de manutenção (limpeza, dedetização, reparos), aluguel de equipamentos, serviços de pintura e móveis estão em evidência.

O segmento tem seu crescimento justificado por conta da diversidade de franquias e o tipo de produtos e serviços entregues, que estão sempre em mudança e buscando atualizações conforme os avanços da tecnologia. Uma oportunidade na área são os serviços que envolvem a instalação de painéis de captação da luz solar para geração de energia, que está em evolução por conta da sustentabilidade e o potencial de retorno a longo prazo.

Franquias na área de limpeza e reparos tem mostrado uma progressão especial. Além da diminuição do tempo em que as pessoas passam em casa, são tarefas são fáceis de terceirizar. Essas funções são facilmente delegadas a profissionais especializados que realizam as atividades com qualidade acima da média, transformando o tempo que seria gasto com essas ocupações em mais momentos de produtividade ou em ocasiões dedicadas ao lazer.

O serviço das imobiliárias também tem relevância no segmento, já que com o conhecimento de uma franqueadora pode se tornar mais fácil emplacar em um ramo com uma concorrência conhecida como tradicional e especialmente acirrada. Em um mercado que oscila bastante de acordo com o aquecimento da economia é importante pensar que as oportunidades do setor devem ser avaliadas de acordo com a região na qual pretende investir e deve-se ponderar muito bem qual o melhor momento para embarcar em uma franquia desse tipo.

Em todo caso, reafirmamos a importância de escolher um negócio que esteja alinhado ao seu perfil, suas aptidões, experiências e, sobretudo, ao seu projeto de vida, caso contrário ele não vai te trazer o retorno desejado tanto financeiramente quanto pessoalmente, mesmo com o aval e conhecimento que podem ser obtidos a partir da experiência da franqueadora.

LEIA MAIS: Franquias em alta: Hotelaria e Turismo

Boletim Econômico – 30 de outubro a 3 de novembro

~

Um dos destaques da semana é a Ata do Copom, que trará detlahes sobre o ritmo de corte das próximas reuniões e quais variáveis serão mais sensíveis neste momento. Como é de conhecimento, o Banco Central reduziu a Selic para 7,5% e sinalizou ao menos mais um corte de 50 b.p. na taxa.

Além disso, serão conhecidos os dados de setembro da produção industrial, que deve mostrar ligeiro crescimento na margem, e os de mercado de trabalho, com, taxa de desemprego estável. Também será importante acompanhar o resultado primário consolidado, que deve apresentar déficit de R$ 22,7 bilhões.

Os próximos meses devem ser beneficiados pelos recursos das concessões, contribuindo para o cumprimento da meta do governo para este ano, de déficit de R$ 159 bilhões. Do lado das contas externas, a situação continuou bastante confortável, com superávit em conta corrente (US$ 434 milhões em setembro).

O PIB dos Estados Unidos cresceu 3,0% no terceiro trimestre em relação ao trimestre anterior, em termos anualizados, conforme divulgado na última sexta-feira. O resultado superou as projeções medianas, que apontavam crescimento de 2,7 e 2,6%. Esse movimento foi influenciado pela alta de 2,4% do consumo, puxada por bens duráveis, e pela expansão de 8,6% dos investimentos em equipamentos.

O Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos do Bradesco avalia que o cenário de inflação seguirá benigno em 2018. A reorganização do ambiente econômico brasileiro desde meados de 2016 resultou em ancoragem das expectativas de inflação e desobstrução dos canais de transmissão da política monetária. Ao adicionarmos a esse ambiente a retomada moderada do crescimento econômico vista até agora, a apreciação da moeda brasileira e um choque de oferta favorável de alimentos, o resultado tem sido uma desaceleração considerável da inflação, que passou de 6,3% em 2016 para 2,4% no mês passado.

Apesar da forte contribuição dada pela queda dos preços de alimentos (-2,4 p.p.), a descompressão foi disseminada, totalizando uma redução de 3,8 p.p. do índice, incluindo a contribuição de serviços, com queda de 0,5 p.p.. Quando fazemos esta análise desde o final de 2015, as contribuições se equilibram ainda mais. Para os próximos meses, esperam que a inflação registre ligeira aceleração e termine o ano em 3,0%, limite inferior do regime de metas de inflação. Essa variação baixa gerará uma inércia favorável para o próximo ano, para quando esperamos aceleração do IPCA para 3,9%, permanecendo abaixo do centro da meta, mesmo considerando a retomada do crescimento econômico, que passará de 0,9% em 2017 para 2,8% em 2018.

Shopping Metrô Tucuruvi amplia operação

~

Savassi, Alianças Gold e Café Estádio reforçam as opções de moda, joias e gastronomia do shopping center

O Shopping Metrô Tucuruvi conclui o mês de outubro repleto de novidades. Savassi, Alianças Gold e Café Estádio são as três novas marcas que chegam ao shopping center, que ainda ampliou a Authentic Feet. Quem procura por moda jovem, esportiva, joias e o melhor da gastronomia da região, encontra mais opções desde o dia 28 de setembro.

“Oferecemos grande variedade para quem procura renovar o guarda-roupa, presentear alguém especial ou experimentar novos sabores. Além da diversificação de produtos, tornamos o passeio completo ao trazer também diferentes opções de lazer e serviços”, enfatiza Laís Marques, gerente de Marketing do Shopping Metrô Tucuruvi.

Metro Tucuruvi Interna

A dica para quem procura por um presente é a Alianças Gold. Anéis de compromisso, casamento, formatura, joias e pingentes são os itens mais procurados da loja inaugurada no Piso 1. As tendências jovens e modernas em roupas femininas com preços atrativos estão na Savassi, instalada no Piso Térreo. Para quem busca moda esportiva, a Authentic Feet oferece roupas, calçados, bolsas e bonés inspirados em futebol, vôlei, natação e outros esportes em seu novo espaço ampliado no Piso 1, onde também chega o Café Estádio com deliciosas bebidas quentes e frias e doces no Terminal de Ônibus.

Varejo alavanca retomada do crescimento

~

Aconteceu hoje, no auditório da Alshop, a gravação do Talk Show CBN. Em pauta, a importância do varejo para a retomada do crescimento brasileiro. O jornalista Roberto Nonato mediou a conversa entre o presidente da Alshop, Nabil Sahyoun, e o fundador da Petz, Sergio Zimerman. Eles discorreram sobre o atual cenário para o setor, as perspectivas de crescimento para esse ano e para 2018, a modernização trabalhista e os seus impactos no varejo e a necessidade de desburocratizar as relações entre empresários, governos e funcionários.

Em sua apresentação, Nabil ressaltou a relevância do setor varejista para a economia brasileira: 47% de todo o PIB nacional são impactados pelo varejo. O setor “conversa” com outros 75 segmentos econômico, gerando emprego, renda e, até, autoestima. Assim, é de suma importância manter essa máquina aquecida e engrenada, contribuindo para o fortalecimento de todos os outros segmentos econômicos.

Talk Show CBN: Sergio Zimerman, Roberto Nonato e Nabil Sahyoun

Desafios e expectativas

“O varejo passou por muitas dificuldades nos anos de 2015 e 2016, resultando num saldo de 3 milhões de desempregados. Porém, ocorreram bons momentos em 2017, com a abertura dos shoppings à negociação com os lojistas, além da aprovação da modernização trabalhista e o decréscimo das taxas de inflação”, pontuou Nabil.

Ele lembrou que a partir de 2018, já se espera um mercado mais agressivo, especialmente na geração de empregos formais. A renda gerada para esse “novos funcionários” é fundamental para o aquecimento da economia pois, além de trabalhadores eles são consumidores. Isso contribuiu para o crescimento da confiança, tanto dos cidadãos em geral quanto para os empresários, que se sentem mais confortáveis em implementar mudanças, produzir, contratar… Um verdadeiro círculo virtuoso para a economia.

Sergio Zimerman ponderou que o resultado dos últimos 3 meses já demonstram uma retomada no crescimento, mas prevê algumas instabilidades – ou o esforço do setor em manter o equilíbrio – pelo menos até as eleições do ano que vem. Ele também destacou a aprovação da reforma trabalhista, que trará mais flexibilidade na contratação, sendo benéfica tanto para o contratante quanto para os empregados. Lembrou que o varejo emprega muito mais gente no EUA do que aqui no Brasil exatamente por essa flexibilidade. E reiterou que as reformas são necessárias porque é a sociedade quem está pagando o preço, caro, pelas leis antigas, que não acompanharam o dinamismo do setor.

Ele acredita, ainda, que a burocracia e o excesso de tributação estão atrapalhando o desenvolvimento do setor varejista. “Os empresários não precisam que o Estado os pegue no colo; ao contrário, queremos apenas ter equidade nas condições para uma concorrência justa”, reiterou o presidente da Petz.

Ambos ainda comentaram a relação das marcas com os shoppings, das oportunidades geradas durante a crise e apontaram o crescimento dos strip malls e dos outlets como as principais tendências para os próximos anos, além do fortalecimento do omnichannel nas operações.

Black Friday

A data causa alvoroço entre os consumidores e é estimulada e bem aproveitada pela empresas pontocom, porém têm causado alguns desgastes e desafios para o varejo físico. Por isso, desde o início do ano a Alshop conduz debates entre empresas e diversos segmentos do varejo, tentando viabilizar a mudança da data de novembro para setembro. Nabil afirmou que já foram realizadas várias reuniões, com a concordância de grande parte dos empresários e executivos participantes, e que deverá ter uma resposta oficial até o final de novembro. O presidente da Alshop lembrou que tanto o prefeito de São Paulo quanto os órgãos do setor são favoráveis à mudança de data.

"É importante trazer a data para setembro, período em que nada está acontecendo. Muitos empresários estão pedindo por isso", destacou Nabil. "A data foi uma 'importação' que trouxe desafios e obstáculos por muito tempo, ganhando até o nome de 'Black Fraude'", lembrou Zimerman.

Reforçando a estimativa de acréscimo nas vendas e faturamento do período de Festas de 2017, Nabil destacou que “o Natal é a festa da família brasileira” e, por isso, estão todos trabalhando para que a data seja a melhor dos últimos anos.

O progama completo será transmitido pela CBN no sábado, 28/10.

Leia Mais: Otimismo para o Natal 2017

Leia Mais: Loja Omnichannel

Leia Mais: Como a reforma trabalhista impacta o varejo?

S.Stein: coleção com Digital Influencer e doação para ONG

~

Juliana da Matta lança linha de óculos de sol "Be You"

A joalheria S.Stein lançou ontem, na loja do Mogi Shopping, a nova coleção de óculos a linha "Be You". a digital influencer, Juliana da Matta, participou do lançamento e será a "face" da campanha de divulgação dos óculos.

São quatro modelos, de diferentes estilo, mas que mantem o conceito glam, usando shapes casuais e modernos. A linha apresenta variedade de cores, com opção de lente espelhada e tradicional – logo, quem gosta de colecionar esse tipo de acessório, já pode ocmemorar.

Coleção Be You da S.Stein

Parte do valor das vendas será revertido para a ONG Recomeçar, que auxilia mulheres que sofreram algum tipo de violência. "É um prazer brindar essa coleção tão linda e diversificada, pensada para encantar nossos clientes. E, ainda, dar visibilidade à ONG Recomeçar, que faz um trabalho tão importante aqui na região de shopping", afirma a diretora de marketing da S.Stein.

200 lojas: presidente mundial da Domino´s confere inauguração

~

Operação fica na cidade de Osasco, na Grande são Paulo

O Brasil é um dos principais mercados potenciais para a expansão da Domino´s, rede franqueadora norte-americana de pizzas. Por isso, a inauguração da duocentésima loja teve comemoração especial, com a presença do presidente internacional da marca, Ritch Allisson. A mega loja de 300 m2 (e dois salões para acomodar os consumidores) está instada em Osasco, Grande São Paulo, numa de suas principais avenidas.

A cerimônia foi acompanhada, também, membros da diretoria internacional da marca e de executivos do Grupo Trigo, master franquedor da Domino´s no país desde 2005. E, claro, muitas pizzas quentinhas nos sabores mais pedidos – como muçarela, calabresa e pepperoni – pelos fãs brasileiros, para matar a fome dos convidados.

Domino's Pizza

Trajetória de expansão e tecnologia
Crescer, mesmo em tempos de crise. Assim foram os últimos três anos para a rede Domino´s Pizza no País. O mercado brasileiro é considerado pelos executivos da master franqueadora norte-americana um dos mais promissores fora dos EUA.
A marca está presente hoje em todas as regiões do País, com maior número de lojas nos estados do Rio de Janeiro (69), São Paulo (44), no Distrito Federal (11), PE (10), MG (9). Em São Paulo a projeção é fechar o ano com 60 lojas, um dos estados considerados mais difíceis e estratégicos para o crescimento. Nos últimos 5 anos, o Nordeste foi a região que apresentou maior crescimento em número de lojas. Recentemente o Centro Oeste recebeu suas primeiras lojas (em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul) e no sul, Santa Catarina.

Para continuar nessa trajetória ascendente, a Domino´s Brasil anuncia investimento de R$ 5,5 milhões num novo sistema operacional para ponto de venda e controle.
O software “Pulse” foi desenvolvido pela Domino´s Internacional e já está sendo utilizado por 80% da rede em outros países. Os sistemas informatizados de gerenciamento de informações são projetados para melhorar a eficiência operacional, reduzir o tempo de preparo dos pedidos e do delivery, além das despesas administrativas das lojas.

“Esperamos com esse novo sistema ganhos em lucratividade para a marca. O franqueado terá controle sobre os custos de alimentos e poderá também dividir boas práticas, compartilhar ideias com os 14 mil restaurantes espalhados pelo mundo. A ferramenta de ponta facilita também uma maior capacidade de absorver os pedidos online”, afirma o diretor geral da Domino´s Brasil, Edwin Jr.

A tecnologia é um diferencial da Domino´s no mundo. Milhões de pedidos por semana são processados através das mais inovadoras plataformas (text, Messenger, Google Home, Zero click, Amazon Alexa, Smart tv), além do site e dos apps para celular e tablets. Hoje, nos EUA, mais de 60% das vendas vêm através dessas plataformas, que são mais bem ranqueadas em satisfação do cliente do que as da concorrência. A Domino´s se tornou líder em inovação digital na categoria de pizza.

A rede brasileira, controlada pelo Grupo Trigo desde 2005, já ganhou quatro vezes consecutivas o prêmio máximo da marca, o Gold Franny Awards, concecido pela Domino´s Pizza Internacional (DPI) aos melhores master franqueados do mundo. São avaliadas as operações locais, crescimento de vendas e abertura de novas lojas nos países fora dos EUA.

Modelo de negócios adaptado para cada região

Em 2017, a Domino´s Brasil segue apostando numa expansão com diferentes modelos de negócios para cada região. Essa estratégia – aliada a uma forte política de preços promocionais – permitiu à marca um expressivo crescimento nos últimos três anos, tanto em número de lojas quanto em faturamento total. Desde 2013 está acima de dois dígitos ao ano.

Enquanto nas capitais do Nordeste a Domino´s abriu unidades com salão, atraindo clientes como opção de “fast food casual", nas capitais do Sudeste apostou no modelo delivery, que ganhou força na crise como opção de comida barata em casa e é o DNA da marca. Algumas capitais, como Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte, contam ainda com os modelos Store in Store (loja compartilhada com a rede Spoleto, também do Trigo) e lojas em praças de alimentação de shoppings.

Para o diretor brasileiro Edwin Jr., “Estamos performando bem na crise porque temos uma marca internacional sólida e conseguimos entregar para o cliente um produto de alta qualidade, a um preço justo e com uma velocidade sem igual”, avalia. As regiões de maior interesse para novas franquias são Norte, Nordeste, Sul, Minas Gerais, São Paulo e Centro-Oeste.

Parceria contra a crise

Segundo Antonio Leite, CEO do Grupo Trigo, a rede de pizzas sobreviveu bem aos anos de crise. “O principal desafio é conquistar cada bairro do País, entregando pizzas quentinhas todos os dias, com rapidez, QUALIDADE e energia positiva. Estamos fazendo o maior investimento em tecnologia de nossa história, e queremos ser a opção número 1 em pedidos online no segmento de delivery de pizzas no Brasil”.

De acordo com Leite, o momento econômico atual, que fez diminuir o fluxo em shopping centers, impulsionou a estratégia de expansão pelo interior do Estado. “Tendo em vista que o faturamento médio das lojas Domino´s tem estado em patamares altos e crescendo todos os anos nas diferentes regiões do País, notamos um retorno sobre o investimento coerente com o perfil do negócio e com as condições econômicas atuais”.

O executivo ainda ressalta: “A rede se desenvolveu muito nos mercados internacionais, e um dos grandes responsáveis foi o papel que o e-commerce vem tendo no crescimento da marca. O número de bairros ainda não ocupados pela Domino´s no Brasil, com perfil sócio econômico e de densidade de domicílios compatíveis com o negócio, nos faz perceber as oportunidades que ainda temos para o Grupo Trigo e para os franqueados novos”. Ele completa afirmando: “Continuaremos a perseguir o crescimento de dois dígitos, e certos de que estamos apenas no início do que será a história da Domino´s no Brasil”.

Dia da massa: Spoleto comemora data

~

A data será especial nas 356 lojas da marca

Comemorado em vários países do mundo, 25 de outubro é o Dia da Massa, data que deu início ao 1º congresso Mundial de Pasta, realizado em Roma, em 1995. O prato tornou-se um dos principais na mesa do brasileiro, e impulsiona o nicho de alimentação fora de casa, muito bem explorado pelas 356 lojas da rede Spoleto. No posto de maior rede de culinária italiana do país, vende mais de 1 milhão de refeições por mês. Sua fábrica própria localizada em Volta Redonda, estado do Rio de Janeiro, produz ao longo do ano cerca de 1 tonelada de massa tradicional/seca (spaghetti, fettuccine, penne).

Esses clássicos da culinária italiana são o destaque da homenagem e o consumidor será o grande privilegiado no Dia da Massa. Na compra de qualquer massa tradicional, o cliente ganhará outro prato* no mesmo tamanho. A grande vantagem é que o consumidor não precisa escolher a mesma massa e o mesmo molho para as duas refeições.

A promoção é válida para todas as operações da rede até o final do estoque.

Sugestão da Chef
Para ajudar na escolha, a chef Andréa da Conceição sugere duas opções.
O Spaghetti ao molho bolognesa, um clássico da culinária italiana que leva, molho italiano em sua receita original, ingredientes frescos, carne, temperos, mais seis a oito ingredientes ao gosto do cliente (a partir de R$ 20,90). E a grande novidade do menu o molho pomodoro – molho à base de tomates 100% italianos, que pode acompanhar qualquer massa tradicional e vem com seis a oito ingredientes (a partir de R$ 20,90).