QUI!CARD: solução eficiente que devolve dinheiro das compras

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Além do “plástico”, Qui!Group oferece uma solução de pagamento eficiente que contribui para a educação financeira e devolve parte das compras – em dinheiro!

No Brasil desde 2014, a Qui!Group tem uma missão especial: oferecer a melhor opção de cartão pré-pago para os seus clientes e parceiros. Mas não é tão simples quanto parece, até porque cartão é cartão e muitas empresas e organizações já têm essa oferta.

O grande "plus" dos cartões emitidos pela QUI!CARD é o conjunto de soluções que vêm junto com eles. Além da possiblidade de incrementar o relacionamento e a fidelização de clientes, promover a inclusão financeira de uma grande fatia da população que ainda não tem conta corrente e acesso ao crédito, atuar na educação financeira da população e a eliminar custos (com mensalidades ou anuidades) a Qui!Group têm uma rede de 20 mil conveniados – entre lojas, oficinas , postos de gasolina, locadoras, restaurantes, profissionais liberais e outros serviços – que participam da Rede VoltaQUI!.

QUI!CARD

Ao utilizar o cartão nessa rede de afiliados, o consumidor obtém o "cashback". Ou seja: recebe, de volta, em dinheiro, uma parte do valor gasto – que pode ser utilizado em uma nova compra (que originará mais cashback, se realizada na Rede VoltaQUI!) ou sacado em um caixa eletrônico.

“Na verdade nossa proposta de valor não tem um paralelo no mercado com o mesmo conjunto de benefícios”, avalia Massimo Tiso, CEO da Qui!Group, que considera a Receita Federal, com a “nota fiscal paulista”, seu principal concorrente.

A empresa nasceu na Itália, em 1989, operando o segmento de ticket refeição. Com a expansão no negócio, chegaram ao universo das soluções de pagamento. Em seguida, entraram também no segmento de fidelização. A vinda para o Brasil surgiu como mais uma etapa dessa expansão.

Para saber mais sobre o modelo de negócios, serviços e produtos, conversamos com Tiso ao telefone. Confira os principais trechos dessa entrevista.

Por que escolheram o Brasil para a expansão da empresa?

O Brasil é um continente. Se compararmos com a Itália, essa percepção fica ainda mais evidente: lá, são 58 milhões de pessoas enquanto no Brasil são 207 milhões de pessoas. Mas não foi só isso. Nosso estudo de expansão detectou um grande número de brasileiros "desbancarizados" (aqueles que não possuem conta corrente em um banco) enquanto existe uma oportunidade importante de contribuir com a educação financeira da população. Isso pode ser detectado, inclusive, com dados como o de cartões de crédito cancelados no país. Só em 2017, foram 15 milhões. Esses cancelamentos aconteceram principalmente pelo alto endividamento que ocasiona a inadimplência dos consumidores. Nesse sentido, vimos a oportunidade de oferecer produtos e serviços diferenciados: o cartão pré-pago contribui para o controle financeiro e permite que esses e outros milhões de consumidores possam fazer parte da digitalização do mercado.

Massimo Tiso

Quais são os diferenciais da Qui!Group em relação ao mercado?

O Cash Back é a nossa principal vantagem e diferencial em relação à concorrência. Nosso produto, o cartão pré-pago white label co-branded, é apenas uma parte da solução integrada de pagamento. Com ele, o consumidor pode realizar compras em qualquer lugar do mundo – pois é um cartão Mastercard Internacional – mas, se optar por utilizar o cartão em um dos 20 mil estabelecimentos conveniados ao nosso circuito VoltaQUI!, ele recebe uma parte do valor da compra de volta. Esse dinheiro é incorporado ao saldo existente no cartão e pode ser reutilizado onde o cliente quiser, quantas vezes quiser.

Não é um voucher promocional ou um daqueles cupons, que só podem ser utilizados em determinado período de tempo, em uma loja específica, numa única compra. Não! O dinheiro é reintegrado ao saldo e, se a nova compra for realizada em um dos pontos do “VoltaQUI!”, irá gerar mais cashback. O valor também pode ser sacado em um dos caixas da rede Banco24horas.

Qual é a porcentagem “devolvida” ao consumidor?

Essa porcentagem varia de 1% a 20%, de acordo com o tipo de estabelecimento. Estudo feito pela Defesa ao Consumidor Itália, onde atuamos em co-brand com 270 marcas, diz que quem utiliza de 40 a 45% da renda mensal na rede VoltaQUI!, ao final do ano terá recebido valor c ompatível a um salário em cashback. Ou seja: aumenta a própria potência econômica em 10 ou 15%, faz o próprio dinheiro valer mais.

O sistema faz parte de um projeto maior para melhorar o orçamento do consumidor e educação financeira, já que permite ao consumidor escolher onde comprar de olho nos benefícios que receberá depois. Uma das minhas funcionárias diz que o resumo da nossa solução é: mais arroz e feijão no final do mês. E essa expressão faz todo sentido, especialmente se olharmos para a população média do Brasil, que recebe salários em torno de R$ 1500 .

Qual é o custo para ter acesso ao Cashback? E em quanto tempo o cliente recebe esse “estorno”?

Não cobramos mensalidade ou anuidade. O único investimento são os R$ 14,90 na aquisição do cartão. O cliente paga apenas pelos serviços que utilizar do cartão. Assim que o cliente acumula R$ 30 reais em cashback, o dinheiro é disponibilizado imediatamente no saldo do cartão.

Se comparado às taxas praticadas, é um valor baixo. Imagine que alguém paga de R$ 5 a R$ 7 mensais da taxa de anuidade, chegará ao final do ano com uma despesa de R$ 60 a R$ 84. Nós não queremos lucrar com essas pequenas taxas. Queremos promover o uso, estimular os consumidores a resgatarem o bônus do cashback e terem uma ferramenta que auxilie no controle de gastos. Nossa solução traz empoderamento para aqueles que estão desbancarizados ou com restrição de crédito.

A digitalização do mercado – internet, carteira digital, e-commerce e etc – convida os consumidores a fazerem parte desse universo. Como ele faz para comprar uma viagem em promoção na internet se não tem cartão de crédito? Poderia utilizar o boleto bancário, porém a transação precisa ser confirmar em dois dias – se houver algum imprevisto no meio, a pessoa perde a reserva.

Ao adquirir o cartão aQUI! CARD o consumidor faz o download do nosso aplicativo e pode acompanhar todas as transações. Nosso app é muito semelhante aos aplicativos bancários, permite transferência entre cartões, pagamento de contas e outros.

E para os empresários – lojistas e de shopping centers: quais as vantagens na parceria com o Qui!Group?

Nossa atuação no B2B2C possibilita fornecer aos clientes dos shoppings ou dos lojistas o cartão com a marca deles – o que contribui para a divulgação da marca e estreita o relacionamento com o cliente. Ele também pode utilizar os benefícios da nossa solução integrada para engajar os clientes por meio das plataformas web/app pelo sistema de geolocalização. Também ganha a fidelização do consumidor, pela frequência do uso espontâneo.

No caso dos shopping centers, será possível incrementar o relacionamento com os lojistas, propondo ações de marketing e vendas customizadas. Se o shopping lança uma promoção, por exemplo, pode incentivar os consumidores a fazerem compras ou utilizarem serviços daquelas marcas que toparem ser parte da Rede Volta aqui.

Outro exemplo interessante: os cartões pré-pagos podem ser utilizados no pagamento de comissões, premiações, bônus e outros benefícios para os funcionários.

E as empresas tem duas opções distintas: uma é fornecer um cartão "pessoa física", em nome do colaborador, e creditar esses valores – nesse caso, o funcionário ganha recebe o cash back.

Já nos cartões corporativos, é possível fornecer aos colaboradores um valor para gastos esporádicos ou indeterminados (o caso do "caixa", presente em quase todas as empresas). Esse valor pode ser creditado facilmente pelo aplicativo em apenas sete segundos. Mas, o cashback retorna para a empresa. O cartão corporativo, além de mitigar fraudes, também irá otimizar o tempo de conferência, reembolsos e outros.

Nossa verdadeira meta é entrar no mercado em parceria com diversas marcas sendo que a nossa marca não irá aparecer – apenas a dele.

CCP prevê 8% de aumento nas vendas

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Shoppings lançam promoções de Natal com expectativa otimista

Depois de crescer 8,9% no terceiro trimestre de 2017, ante o mesmo período do ano passado, a CCP (Cyrela Commercial Properties) prevê um novo desempenho positivo no Natal. Segundo a companhia, o volume de negócios nos shoppings que administra deve aumentar 8%.

“Comparado ao ano passado, temos um cenário mais favorável, com empreendimentos mais maduros e fortalecidos e uma economia em recuperação”, avalia o diretor executivo de shoppings da CCP, Henrique Carvalho.

Para tornar o prognóstico uma realidade, uma das estratégias da rede é investir na atratividade do público por meio da oferta de promoções que incluem sorteios de carros, vale-compras, entre outros prêmios.

Juntos, os seis complexos de compras e lazer da CCP – Grand Plaza Shopping; Shopping Cerrado; Shopping Cidade São Paulo Shopping D; Shopping Metropolitano Barra; e Tietê Plaza Shopping – estão investindo cerca de R$ 3 milhões em promoções.

No Shopping Cidade São Paulo, na Avenida Paulista, de 30/11 a 24/12, a cada 450 reais em compras o cliente pode trocar os comprovantes fiscais por cupons e concorrer ao sorteio de um Mini Cooper. Os participantes da promoção ainda ganham um pingente de cristal da marca Swarovski.

No Grand Plaza Shopping, em Santo André, 300 reais em compras correspondem a um cupom para o sorteio de um Toyota Prius High, o primeiro carro híbrido do mundo, e cinco vale-compras de 5 mil reais cada. A promoção é válida de 23/11 a 31/12.

Na zona noroeste de São Paulo, a promoção do Tietê Plaza Shopping consiste na distribuição de cupons de sorteio a cada 300 reais em compras. Quem participar concorre a um Honda modelo New Civic 10 EX e ainda ganha Petittones Kopenhagen. A ação vai de 22/11 a 24/12.

No Shopping D, na zona norte da capital paulista, compras acima de 300 reais garantem como brinde um chocotone ou um panetone de 500 gramas da marca Bauducco. A promoção vai de 6 a 24/12.

No Shopping Metropolitano Barra, no Rio de Janeiro, a cada 300 reais em compras, o cliente ganha um bilhete da sorte para concorrer a um par de ingressos para a sessão exclusiva do Cirque Du Soleil. A promoção dura de 1º a 24/12.

Em Goiânia, o Shopping Cerrado realiza, de 20/11 a 29/12, promoção em que a cada 200 reais em compras o cliente recebe um cupom para concorrer a dez vale-compras de 5 mil reais cada.

O regulamento completo e a lista de lojas participantes das promoções poderão ser consultados nos balcões de promoção de cada shopping ou em seus respectivos canais digitais.

Mahogany lança kits especiais de Natal

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Em edições limitadas, há sugestões de presentes para homens e mulheres

Quem procura itens sofisticados e especiais para presentear neste Natal pode contar com os kits criados pela Mahogany. A marca brasileira de cosméticos premium incorporou o espírito festivo nas embalagens comemorativas, que trazem por produtos para corpo e ambiente, como hidratantes, sabonetes e sprays aromatizadores, os estojos exaltam a qualidade da Mahogany.

E tem mais: os clientes também serão presenteados! Nas comrpas achima de R$ 240, recebe um ganha um hidratante 160 ml; acima de R$ 400, o brinde é um hidratante 200 ml. Já quem comprar acima de R$ 640 ganhará dois hidratantes 200 ml com cartucho. Consulte os itens participantes. A promoção não é cumulativa, é válida até o Natal, enquanto durarem os estoques, nas mais de 200 lojas físicas da Mahogany e também na loja virtual.

Uma das principais empresas do segmento em que atua, a Mahogany está há 26 anos inovando na criação de produtos cosméticos premium. O amplo portfólio conta com mais de 50 fragrâncias masculinas e femininas de padrão internacional, além de sabonetes líquidos e em barra, hidratantes, produtos para tratamento dos cabelos e do corpo, dermocosméticos, maquiagem e linhas dedicadas ao público masculino, como cuidados com a pele, barba, cabelo e bigode. Com 11 anos de atuação no segmento de franquias, a Mahogany possui mais de 200 operações, e seus produtos podem ser encontrados nas franquias da marca, em seu próprio site e também por meio dos revendedores autônomos.

Shoppings Aliansce incentivam doaçãode sangue e medula

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Ação acontece em todos os empreendimentos do Grupo

A Aliansce acredita que por meio de campanhas de incentivo à doação solidária a chance de salvar vidas é muito maior. Por isso, criou uma campanha de incentivo à doação de sangue e captação de doadores de medula óssea.

“É muito gratificante tornar nossos shoppings espaços que recebam ações como esta e expandir nossos projetos de responsabilidade social”, afirma a gerente de marketing da companhia, Ana Paula Niemeyer.

Vinte e seis malls estão engajando os seus clientes, colaboradores e lojistas a se tornarem doadores nos ancos de sangue e hemocentros locais. Quer fazer parte? Então siga as redes sociais dos shoppings, onde estão todas as informações.

Shopping da Bahia (BA), Boulevard Feira de Santana (BA), Shopping Leblon (RJ), Bangu Shopping (RJ), Via Parque Shopping (RJ), Boulevard Shopping Campos (RJ), Carioca Shopping (RJ), Caxias Shopping (RJ), Pátio Alcântara (RJ), Passeio Shopping (RJ), Santa Cruz Shopping (RJ), Shopping Grande Rio (RJ), Boulevard Shopping Vila Velha (ES), Boulevard Shopping Belo Horizonte (MG), Boulevard Shopping Brasília (DF), Floripa Shopping (SC), Shopping West Plaza (SP), Shopping Taboão (SP), Boulevard Shopping Bauru (SP), Continental Shopping (SP), Santana Parque Shopping (SP), Parque Shopping Maceió (AL), Parque Shopping Belém (PA), Boulevard Shopping Belém (PA) e Shopping Parangaba (CE) e Shopping Praça Nova Santa Maria (RS) são os apoiadores.

Eternize momentos felizes com Joias!

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Nova campanha da S.Stein resgata vínculos e união nesse Natal

Dezembro é um mês de compartilhamento de alegrias e também de reflexões, por conta do novo ano que está por vir. Reuniões de família, confraternizações, encontros com amigos são momentos em que gostaríamos de guardar. Pensando nisso, a S.Stein convida seus clientes para um Natal mágico e inesquecível. A "Coleção de Natal" foi fotografada com a embaixadora da marca, a apresentadora Jessica Leão, a qual leva uma linha com seu nome.

São três novas linhas de joias de ouro 18K:

  • Sol: composta por peças leves em forma de esferas, seu tom no ouro amarelo remete ao sol e seu brilho natural. Muito delicada e moderna.
  • Elementos: joias finas e graciosas ganham cor pelas pedras ametista e topázio. Ótima opção para uso no dia a dia.
  • Jessica Leão: a linha da embaixadora da marca é inspirada nas estrelas. Com pequenas bolas envolvendo brincos e anéis e gargantilhas marcantes, essa será uma linha mais luxuosa e itinerante.

A S.Stein também traz lançamento da marça de joias de prata, B E Y O U, que está ainda mais recheada de peças práticas para o dia a dia, mas que carregam muita informação de moda. A nova linha POSITIVE terá peças mais delicadas e com pedras.

Para aqueles que deixam as compras de natal para a última hora, no dia 24 de dezembro, a S.Stein irá disponibilizar para seus clientes uma mini sessão de fotos em uma cabine que estará no Suzano Shopping, Center Vale Shopping e no centro de Mogi das Cruzes, para eternizar os momentos felizes ao lado de quem se ama!

A trilha sonora certa para a sua loja neste Natal

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Crie trilhas sonoras natalinas para todos os gostos – e sem clichês!

Chega essa época do ano e duas coisas são certas: o especial do Roberto Carlos na TV e as canções da Simone em todos os cantos. Então, é Natal… Mas não precisa ser assim. Com a curadoria musical adequada, é possível criar trilhas sonoras para a sua loja e shopping agradando a todos os públicos e sem os clichês!

O shopping Cidade Jardim apostou na contratação de uma agência especializada em curadoria musical, a Bananas Music Branding, e ganhou uma playlist natalina surpreendente. “Buscamos fugir dos clássicos, ao mesmo tempo em que nos conectamos com a campanha e com a ambientação do mall, desenvolvida neste ano pelo artista plástico francês Jean Charles de Castelbajac”, conta Juli Balde, uma das fundadoras do Bananas Music Branding.

Decoração e música

Conhecido pelo seu estilo pop e por misturar elementos de moda e arte, Castelbajac trouxe para o Natal do Shopping as cores e irreverência características do seu trabalho. E a trilha sonora não poderia ser menos criativa. “Montamos uma trilha sonora que vai se adaptando aos diferentes momentos do dia, com playlists que trazem músicas de Natal em versões modernas e surpreendentes e que se misturam com músicas que passam o clima aconchegante e romântico da época em diferentes estilos musicais e até mesmo em outras línguas, como o francês”,

Bom começo para agência que foi contratada para criar uma identidade musical exclusiva para o Shopping Cidade Jardim, que também busca antecipar para seus clientes tendências musicais, enquanto oferece a eles uma atmosfera moderna e aconchegante.

No ano passado, a Gang, marca do segmento de moda jovem do sul do país, também optou por criar uma trilha de Natal diferente. O objetivo era agradar a esse público. “Para eles criamos uma playlist composta por versões nada tradicionais de músicas de Natal interpretadas por bandas e artistas admirados pelos jovens, como Justin Bieber, Paramore e Ariana Grande, entre outros. A identificação do cliente foi total”, conta Juli Baldi.

3 dicas pra playlist perfeita

Para o lojista que não quer errar na criação da sua playlist e nem irritar os clientes com os velhos hits natalinos de sempre, diz Juli Baldi, é importante ficar de olho em três pontos.

  • A quantidade de músicas precisa ser suficiente para que a repetição não seja muito constante.
  • Nem todas as músicas precisam ser específicas sobre Natal, alterná-las com outras que passam o clima da comemoração é sempre bom.
  • Por fim, é preciso entender o seu público e saber o que pode ou não agradá-lo.

Juli diz ainda que nem toda marca precisa de uma playlist natalina, por isso é importante entender o posicionamento da marca e alinhar sua estratégia de music branding com seus objetivos.

Marisol aposta em parcerias

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Parcerias com grandes empresas fazem parte da estratégia de marketing do Grupo Marisol, especialmente nas ações da marca Lilica Ripilica. Para a campanha de Natal, a coala mais querida por meninas de várias gerações se transformou num delicado pingente de prata da linha Life by Vivara.

A parceria com a Vivara foi desenvolvida exclusivamente para a campanha de Natal que traz o tema “Um desejo de Natal merece fazer parte das suas lembranças”. Os clientes ganharão um delicado pingente da personagem, nas compras acima de R$ 549,00. A promoção é válida entre os dias 28/11 e 25/12, nas lojas franqueadas da rede Lilica & Tigor.

Céu Azul

E essa não foi a primeira parceria do Grupo. No mês de outubro a campanha das lojas Lilica&Tigor sortearam 10 viagens com acompanhante para o parque Beto Carrero World, em parceria com a Azul Linhas Aéreas.

Foto: Denis Natan

O prêmio incluiu translado, passagens aéreas, refeições e hospedage e a viagem aconteceu entre os dias 24 a 26 de novembro recheada de muita diversão. Os personagens, Lilica Ripilica e Tigor T. Tigre, recepcionaram às crianças no saguão do aeroporto de Navegantes em Santa Catarina e durante um jantar, no hotel que estavam hospedadas.

No Beto Carrero World, os personagens também foram os anfitriões da criançada na área temática Triplikland. Além destas atrações, os sorteados ganharam pares de ingressos para aproveitar as mais de 100 atrações e shows ao vivo.

Nabil rebate Celso Russomano

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Na semana passada, durante debate sobre o PL 4447, o deputado Celso Russomano fez críticas e acusações infudadas ao presidente da Alshop, Nabil Sahyoun. Em vídeo que circula pelas redes sociais, é possível ver o deputado afirmando que Nabil está contra os lojistas de shopping, já que não se posicou contrário à cobrança do 13º aluguel.

Ressaltamos, no entanto, que Nabil está, sim, ao lado dos lojistas de shopping. A posição oficial da entidade é pela livre-negociação, sem a inteveniência do Estado nas questões cotidianas do empresariado.

Assista ao vídeo com a declação de Nabil.

Boletim Econômico – 4 a 8 de dezembro

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O mercado segue atento as movimentações acerca da Reforma da Previdência e ao longo dos próximos dias teremos uma agenda intensa com destaque para a decisão do Copom que deverá cortar mais 0,5 p.p. da taxa de juros, a Selic, enquanto nos EUA, são aguardados números do mercado de trabalho, o payroll. No lado das commodities, o petróleo recua 1,1% enquanto as ações de mineradoras avançam na Europa.

O crescimento de 0,1% ante o trimestre anterior teve como destaque, novamente, o consumo das famílias, que mostrou expansão de 1,2%. Beneficiado por um ambiente mais favorável do mercado de trabalho, seja em relação ao início do retorno ao setor formal e às sucessivas quedas da taxa de desemprego (que passou de 12,9% no início do ano para 12,5% em outubro), o comportamento do consumidor tem sido compatível com a melhora da confiança e diminuição da poupança precaucional. Soma-se a este movimento a divulgação de dados novamente favoráveis de inflação e condições expansionistas no mercado de crédito, fatores que corroboram um cenário de recuperação gradual, mas consistente. Por fim, apesar do crescimento do PIB na margem ter ficado levemente aquém do esperado, os dados referentes ao PIB agropecuário foram revisados para cima, o que coloca viés de alta para nossa projeção de 0,9% para o PIB do ano.

Destaques da Semana

Semana contará com decisão de política monetária, IPCA e produção industrial

Reunião do COPOM, IPCA e produção industrial serão os destaques desta semana. Com a manutenção do cenário benigno de inflação, especialmente com núcleos bem comportados (estimamos IPCA de 0,35% em novembro), esperamos redução de 0,5 p.p. na Selic na próxima reunião do COPOM. Assim, a taxa básica de juros encerrará o ano em 7,0%. Também será conhecida a produção industrial de outubro, para a qual esperamos ligeira alta na margem.

– MDIC: balança comercial registrou superávit de US$ 3,5 bilhões em novembro

Após apresentar saldo positivo na última semana do mês, o saldo da balança comercial encerrou novembro com superávit de US$ 3,5 bilhões, de acordo com os dados divulgados na última sexta-feira pelo Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços. Esse resultado é equivalente a um saldo positivo de US$ 49,3 bilhões em termos anualizados, levando em conta os ajustes sazonais. No mês, as exportações somaram US$ 16,7 bilhões, superando as importações, que alcançaram US$ 13,1 bilhões. Na comparação com as médias diárias do mesmo período do ano passado, houve crescimento de 2,9% dos embarques e de 14,7% das compras externas. O crescimento das exportações foi explicado pelo aumento das vendas de básicos (26,5%) e semimanufaturados (3,1%), enquanto retraíram as vendas de manufaturados (-14,2%). Em relação às importações, cresceram os gastos principalmente com combustíveis e lubrificantes e bens de consumo, de 69,2% e 20,0%, nessa ordem. Na margem, excluindo a conta de petróleo, os embarques cederam 8,0% e as compras externas cresceram 1,7%. Assim, o saldo comercial acumulou superávit de US$ 62,0 bilhões no ano.

Confiança das micro e pequenas empresas aumenta

Refletindo um clima de otimismo moderado na economia, o Indicador de Confiança do Micro e Pequeno Empresário calculado pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) alcançou 51,5 pontos em novembro – um leve recuo após atingir 52,7 pontos em outubro, a melhor marca desde meados de 2015, início da série histórica. A escala do indicador varia de zero a 100, sendo que resultados acima de 50 demonstram uma prevalência de otimismo entre os micro e pequenos empresários.

“Como ocorreu nos meses anteriores, ao pensar sobre o futuro do seu próprio negócio, os empresários mostraram-se muito mais otimistas do que ao avaliar o desempenho da economia como um todo, que ainda é visto como muito negativo nos últimos seis meses”, afirma o presidente do SPC Brasil, Roque Pellizzaro. “De todo modo, o número de empresários que têm essa percepção vem caindo ao longo dos meses. Isso reflete o processo de retomada que a economia brasileira começa a esboçar, com a queda da inflação, redução dos juros e com o tímido resultado da atividade esperado para 2017.”

Tendências de Mercado

Os mercados acionários iniciam a semana com tendência de alta, após o senado dos EUA aprovar a Reforma Tributária. As bolsas asiáticas fecharam o pregão com ganhos, com exceção de Tóquio, que caiu 0,5%. Já as bolsas europeias operam no campo negativo, mesma direção apontada pelos índices futuros para as bolsas dos Estados Unidos. No mercado de divisas, o dólar ganha valor ante as principais moedas.

No mercado de commodities, o petróleo é negociado em baixa, após forte alta na última semana, refletindo a decisão da Opep de estender o acordo que limita a produção até o final do próximo ano. As principais commodities agrícolas operam em alta, com exceção do café e açúcar. Os metais industriais não apresentam tendência única, com altas do cobre e níquel e queda do alumínio.