5 Dicas para quem busca investir em franquias em 2018

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Consultores da GSPP dão orientações para investidores que buscam operar em grandes cidades como BH, POA, RJ e SP

Ano Novo, vida nova. Nesse período, é o momento em que muitas pessoas pensam e planejam muitas coisas, sejam elas pessoais ou profissionais. Todos sonham em empreender, ser dono de seu negócio. Desta forma, o mercado de franquias ainda é uma boa aposta para quem deseja começar o seu próprio negócio, mesmo em tempos de crise. Apesar da economia brasileira ainda caminhar a passos lentos, as franquias andam em direção oposta e continuam a movimentar o mercado brasileiro. Só para se ter uma ideia, institutos de pesquisas apontam que o setor teve crescimento nominal de 8% em 2017.

Para quem pretende investir nesse modelo de negócio em grandes centros como Minas Gerais, Porto Alegre, São Paulo e Rio de Janeiro, é preciso fazer uma análise do que é tendência e promete ganhar ainda mais fôlego nessas regiões.

Minas Gerais e Porto Alegre

Minas Gerais figura na quarta posição dos estados brasileiros em números de redes de franquias, além de estar em terceiro em quantidade de unidades franqueadas concentrando 8,4%. “A região tem cidades muito expressivas economicamente, mesmo com uma população não tão numerosa e muitas delas com shoppings. Mesmo o investidor mineiro sendo conhecido por seu conservadorismo esse é um fator que facilita as negociações, pois o próprio interessado procura a rede franqueada atrás de uma oportunidade. Desta forma, o índice de fracasso é bem reduzido, se comparado com outros mercados no Brasil”, pondera Mônica Fernandes, consultora da GSPP BH.

Já Porto Alegre está na quinta posição dos estados brasileiros com maior rede de franqueados, segundo a ABF. Em 2016, por exemplo, Porto Alegre apresentou 1,6% na distribuição por cidades e no formato de lojas, um número que merece destaque, mas, que ao mesmo tempo, pode ser explorado ainda mais.

“Após conversarmos muito com o empresariado gaúcho percebemos que a cultura local é muito forte quanto às dúvidas e tomadas de decisões. Ou seja, os gaúchos acabam não investindo como deveriam em negócios como as franquias por medo de errarem. E o mercado local é um verdadeiro celeiro de ótimas oportunidades”, comenta Joner Dornelles, consultor da GSPP Porto Alegre.

São Paulo e Rio de Janeiro

São Paulo lidera o ranking e é seguido pelo Rio de Janeiro. Não à toa, os grandes centros urbanos também concentram uma população enorme e, com isso, o leque de possibilidades para iniciar um negócio são variados. Tem de tudo um pouco e há espaço para qualquer tipo de ideia!

Na cidade de São Paulo, por exemplo, está concentrado 13% do número total de franquias no Brasil, se forem somadas as cidades do interior paulista esse número chega a 53%. Já o Rio de Janeiro conta com 320 marcas distribuídas em mais de 13 mil lojas em operação. Os números reforçam o poder dos dois estados no setor e geralmente também estão na ponta das novidades e inovações das redes franqueadas.

Dicas essenciais

Para quem busca fazer parte desse segmento André Luis Soares Pereira, fundador e consultor da GSPP, elenca algumas orientações:

1 – Escolha uma franquia de acordo com o seu perfil e não de acordo com o que dispõe de capital

Por conta da alta taxa de desemprego e pela liberação de conta inativas do FGTS muitas pessoas estão buscando o caminho do empreendedorismo. Mas nesse momento é preciso cautela, já que muitos podem buscar franquias do tamanho de seu bolso e não por afinidade. A identificação com o negócio faz todo o diferencial na hora da operação. Por isso, analise diversas redes para escolher a que mais se assemelha ao seu método de trabalho.

2 – Realize um estudo sobre o mercado escolhido

Para não errar, antes de tudo, é preciso fazer um amplo estudo de mercado que considere, principalmente, como está a área que escolhida para atuar, analisar os concorrentes e como anda o crescimento de clientes interessados nesses produtos ou serviços. Também é importante analisar a conjuntura política e econômica do país, como no caso de produtos importados, que podem sofrer alterações cambiais que refletem diretamente no preço de compra e venda para o estoque.

3 – Pesquise sobre a rede e conheça sobre as leis do franchising

O candidato deve pesquisar bem a operação antes de tomar qualquer decisão. Consultar franqueados da rede, entender os valores praticados de Taxa de Franquia, Royalty, Fundo de Promoção, Investimento Inicial, Resultado Líquido da operação, Análise de Crédito e Circular de Oferta de Franquia são alguns detalhes imprescindíveis para entrar no universo do franchising.

4 – Escolha do ponto

O ponto comercial faz toda a diferença na rentabilidade do negócio. Embora, algumas franquias possam ser operadas home-based ou online outras dependem fortemente de um fluxo constante de pessoas e precisam estar bem visíveis como em shopping centers ou perto de centros comerciais. Nessa hora, é preciso avaliar a melhor relação custo benefício até porque não adianta ter um ponto barato e sem visibilidade. Por isso, esse processo pode ser mais demorado e dispendioso, mas garante que bons frutos.

5- Foco e persistência

Engana-se quem pensa que abrir uma franquia significa trabalhar pouco e ganhar muito. Pelo contrário, “o olho do dono engorda o gado”, por isso, é preciso que o franqueado esteja diariamente na operação para que o negócio prospere. É muito importante que não caia no comodismo mesmo diante de bons resultados buscando sempre ambição através de novos parceiros ou inovações dentro da rede.

Pátio Paulista celebra os 464 anos de São Paulo

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Com a assinatura “Paulista como você”, empreendimento aposta em promoção tradicional para homenagear o aniversário da cidade, movimentar o mês de janeiro e reforçar seu posicionamento de imagem

O Shopping que leva em sua assinatura ser “paulista, como você”, não poderia deixar de prestar uma homenagem de aniversário à cidade de São Paulo. Assim, como já é tradição, o Shopping Pátio Paulista realiza mais uma edição da Promoção São Paulo Terra da Garoa. A cada R$ 650 em compras, no período de 25 a 31 de janeiro, o cliente pode trocar os cupons fiscais por um guarda-chuva exclusivo nas cores amarela, rosa e laranja (limitado a dois itens por CPF).

No lugar das tradicionais liquidações de janeiro, o empreendimento adota a promoção do tipo “comprou-ganhou” como estratégia de marketing. Em sua 9ª edição, além de ter como foco o incentivo às vendas em um período no qual o movimento tende a ser menor no varejo, a promoção é uma homenagem à cidade de São Paulo que completa 464 anos no dia 25 de janeiro.

“Unimos uma ação típica das grandes datas, com foco em aumento de vendas e fluxo, a uma ação de posicionamento de imagem, na qual reforçamos nossa intensa relação com a capital paulista, com os paulistanos e um de seus principais símbolos – a Avenida Paulista”, afirma a gerente de marketing, Claudia Lima.

Serviço:

Promoção São Paulo Terra da Garoa

Quando: de 25 a 31 de janeiro (ou enquanto durarem os estoques)

Mecânica: Cada R$ 650 em compras nas lojas participantes dá direito a um guarda-chuva, entre três opções disponíveis, com limite de duas trocas por CPF. Mais informações em www.shoppingpatiopaulista.com.br ou pelo telefone (11) 3191-1100.

PITICAS: crescimento de 25% em 2017

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Piticas comemora o crescimento exponencial da rede

Com temas que remetem à cultura pop, a Piticas desponta como uma das principais redes franqueadoras do Brasil. Encerrou 2017 com 314 lojas e quiosques espalhados pelo país, inaugurou um nova fábrica em Guarulhos e anotou crescimento de 25% – contra os 8% indicados para o setor de franchising.

Atualmente, o empreendimento conta com o licenciamento de mais de 50 empresas de sucesso e a Piticas é vista como ícone contra a pirataria, por conceder produtos modernos e acessíveis com a autorização de estúdios e artistas. A ideia de criar a marca nasceu em 2008, quando os irmãos Felipe e Vinicius Rossetti abriram sua primeira loja no Plaza Shopping Itu (SP).

Com pouco investimento – cerca de R$ 6 mil – e bastante vontade de começar o próprio negócio, eles mergulharam no universo têxtil. O primeiro passo foi dado com a revenda de 150 t-shirts e, desde então, não pararam mais. A nova fábrica, de 11 mil metros quadrados, conta com maquinário de última geração e 500 funcionários, que atuam em três turnos. Só assim, é possível suprir a demanda de 17 mil peças produzidas diariamente.

"Estamos realmente satisfeitos com os resultados colhidos ao longo desse período. É incrível observar uma marca jovem crescer tão rápido. E não paramos por aí: nosso plano de expansão prevê inauguração de 100 lojas esse próximo ano, entre lojas físicas e quiosques. Sendo assim, nosso maior desejo é chegar em 2020 com 600 lojas abertas, incluindo 50 no exterior", explica Felipe Rossetti, um dos fundadores da Piticas.

Que tal criar novas datas promocionais?

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Detroit Steakhouse anuncia calendário de promoções baseado nas datas americanas

Identificados como uma "opção de lazer", as operações da Detroit Steakhouse estão sempre em movimento para atrair público e oferecer as melhores condições cotidianamente. Agora, além do ambiente estilizado – com diversas TV´s espalhadas pelo salão transmitindo esportes nacionais e norte americanos -, decoração descontraída e casual e cardápio variado, a rede recorre à inspiração norte americana também para montar um calendário especial de datas promocionais. E, para cada data, anuncia um "combo" especial.

Em janeiro, comemora o "Salão de Detroit", o feriado de Marthin Luther King e o Dia dos Heróis Confederados. Em fevereiro, nada de Carnaval: as datas promocionais são o Superbowl (04), o Dia dos Namorados (14) e o President´s Day (20).

Março coincide com o "spring break", o período de férias dos estudantes americanos. Por isso, de 3 a 25 de março os clientes uniformizados poderão se deliciar com o rodízio por R$ 29,95. No dia 17, a rede comemora o "Saint Patrick", assim, todos os "Patricks" terão direito a sanduíche grátis.

Gostou da novidade? Então fique ligado nas promoções dos próximos meses!

Mais Shopping anuncia campanha de descontos de até 50% na praça de alimentação

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São oito opções de ofertas com diversas alternativas que incluem culinária oriental, pizzas e sobremesas para todos os gostos. As ofertas estão disponíveis até 31 de janeiro

Pensando sempre em trazer novidades aos clientes, o Mais Shopping preparou descontos especiais na praça de alimentação. Com opções diferenciadas, as ofertas dão até 50% de desconto.

Para quem não abre a mão de um bom lanche, o Burger King oferece o “combo Whopper” com um sanduíche Whopper, uma batata frita média e um refrigerante médio por R$ 17,90. O Negão do Dog preparou um superdesconto para seus clientes. Um Dog negão especial + batata média + refrigerante lata que antes sairia por R$ 22,00 agora sai por R$ 14,99, preço 32% menor.

O restaurante KFC, famoso por seus frangos crocantes, também está com preços especiais. O local venderá seu Combo Médio Crocante que inclui lanche, batata frita e refrigerante com 25% de desconto, saindo de R$ 18,50 por R$ 13,50. O Bob’s disponibilizou aos clientes um desconto de 28% no combo Big Bob que contém um sanduíche Big Bob, uma batata média e um refrigerante de 500 ml.

Os amantes da culinária oriental também podem aproveitar a campanha. A Makis Place dará aos clientes 50% de desconto em dois Temakis tradicionais que antes sairiam por R$ 33,00, agora saem por R$ 16,50.

O restaurante Vivenda do Camarão dará desconto de 24% em um prato de massa ao molho de frutos do mar. A receita especial sai por R$ 18,90. O Fogo Bravon, que possui um delicioso buffet com o melhor da churrascaria que antes sairia por R$ 45,90 agora sai por R$ 33,90.

O Suco Bagaço também é um dos restaurantes com ofertas especiais. A hora da sobremesa ficará mais saudável e deliciosa com a Salada de Frutas, que ganha desconto de 26% e sai por R$ 8,50.

As ofertas dos cupons de desconto estarão disponíveis até o dia 31/01 e as distribuições dos tabloides acontecem nos dias 15, 17, 19, 22, 25, 27 e 30/01 nos principais pontos do Mais Shopping. Atualmente, mais de 1.300.000 de pessoas circulam pelo Mais Shopping, mensalmente. O Mais Shopping fica na Rua Amador Bueno, 229 – Santo Amaro, zona sul, São Paulo.

Nutty Bavarian lança modelo de franquia solidária

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Rede desenvolve formato "social" em parceira com Adus

Pioneira no setor de grão torrados e glaceados a Nutty Bavarian segue ditando tendências. Em parceria com o Instituto de Reintegração do Refugiado (Adus) a empresa desenvolveu um novo modelo de negócios que pretende atender uma parcela da população de refugiados que vive no Brasil. No ano de 2016, cerca de 65,6 milhões de pessoas foram forçadas a deixar seus países, por diferentes tipos de conflitos, segundo dados da Agência para Refugiados da ONU e o nosso país abrigou 9.552 imigrantes nessas condições, de 82 diferentes nacionalidades, como aponta o balanço feito pelo Ministério da Justiça.

"O projeto com a Nutty Bavarian se alia à missão do Adus, que é a de promover a reintegração das pessoas em situação de refúgio no nosso país. Estamos muito felizes com a parceria", destaca Marcelo Haydu, diretor geral do Adus.

O projeto visa que estas pessoas entrem para o time de franqueados da Nutty Bavarian como operadores dos quiosques. “Nesta versão, conseguimos negociações de aluguéis em pontos comerciais aderentes ao custo de ocupação deste modelo de operação, preços mais baixos com os fornecedores de matéria-prima e sistema, e vamos subsidiar a taxa de franquia, já com o quiosque é a panela. É uma oportunidade deles começarem algo com suporte e acompanhamento, o que é um benefício enorme pra quem vem de outro país, sem falar direito a língua, sem conhecer as regras do Brasil, sem o network tão necessário pra se ter um negócio próprio”, explica a diretora da marca, Adriana Auriemo.

Yones Al Nabulsi e Noura Alkalas: refugiados franqueados Nutty Bavarian

Estes franqueados receberão treinamento igual ao de todos os integrantes da rede, mas precisarão trabalhar em tempo integral no ponto de venda. O primeiro quiosque nesses moldes foi inaugurado em novembro na Galeria Comercial do Extra Hiper Ricardo Jafet (Av. Doutor Ricardo Jafet, 1.359 em São Paulo) do GPA, que adequou a locação ao caráter social deste projeto.

Mauá Plaza realiza promoção com sorteios de viagem internacional

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Promoção “Viagem dos Sonhos” levará dois sortudos para os parques de Orlando, nos Estados Unidos

O sonho da viagem internacional pode estar mais perto do que nunca! O Mauá Plaza Shopping, referência para Mauá e região do ABC Paulista, promove a “Viagem dos Sonhos”, e sorteia duas viagens com acompanhante para conhecer os parques de Orlando, nos Estados Unidos.

A partir de hoje (16) até o dia 31 de março, a cada R$ 150,00 em compras o consumidor terá direito a um cupom para concorrer ao sorteio. Para garantir o cupom é preciso apresentar as notas fiscais das compras no balcão de trocas, em frente ao Habib’s, que funcionará de segunda a sábado, das 10 às 22 horas, e aos domingos e feriados das 14 às 20 horas.

As trocas realizadas de segunda a quinta-feira dão direito a cupons em dobro e o sorteio será no dia 02 de abril, às 20 horas.

“Em todas as nossas campanhas sempre buscamos envolver a participação dos nossos clientes, afinal nós do Mauá Plaza somos conhecidos por termos esse compromisso de realizar sonhos. E com a ação “Viagem dos Sonhos” não é diferente, muitos consumidores têm o desejo de fazer aquela viagem internacional inesquecível e queremos proporcionar isso para dois sortudos!”, ressalta a gerente de marketing do empreendimento, Ariane Oliveira.

Ainda no pacote está incluso sete dias de hospedagem com café da manhã em resort quatro estrelas, ingressos para os parques Universal Island of Adventure, Vulcano Bay, Studio Universal e Magic Kingdom, guias brasileiros durante toda a viagem e translado aeroporto/hotel/aeroporto.

COUROMODA aposta em palestras sobre varejo de moda e calçados

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Fórum Couromoda/São Paulo Prêt-à-Porter traz informações que vão das tendências do marketing de moda ao conceito de "Costumer Centricity"

Com novo formato que prioriza palestras mais curtas e simultâneas, o Fórum Couromoda/ São Paulo Prêt-à-Porter apresentou neste segundo dia de evento temas pontuais para o varejo de moda e calçados. Especialistas em diversas áreas levaram aos lojistas informações atualizadas sobre o mercado e suas particularidades, desde assuntos relacionados à importância da comunicação com digital influencers até detalhes sobre o conceito de "Costumer Centricity".

Rafael Terra, consultor e jornalista especializado em marketing digital, falou sobre as estratégias para encontrar e engajar os influenciadores digitais certos de acordo com o perfil de cada marca. "As pessoas não acreditam mais em logos, mas acreditam em pessoas. A interação com os influencers é uma forma de humanizar a marca", disse.

Já Clara Bianchini, empreendedora e consultora de inovação colaborativa da CO-VIVA, explicou como funciona o "Costumer Centricity", onde as empresas deslocam o cliente para o centro da operação. Fazendo um paralelo entre a Era Digital e os modelos de negócios de décadas passadas, a expert ressaltou os desafios das marcas numa época de múltiplas realidades e individualização do consumo. "O papel das empresas sofreu uma mudança significativa neste momento em que o consumidor é o centro do negócio. Hoje, elas precisam conceber ferramentas para facilitar o novo estilo de vida que uma pessoa deseja viver", afirmou.

"A passarela como construção de marcas de moda" foi tema da palestra ministrada pelo designer, produtor de moda e figurinista Antonio Rabadan. Ele ressaltou a importância de integrar o que está nas passarelas com o ponto de venda, alinhando o mesmo conceito em toda a comunicação da marca para atingir resultados positivos nas vendas. Rabadan também analisou a mudança de conceito nas passarelas, que hoje vai além do desfile e engloba tudo o que acontece ao redor. "Passou a servir como plano de fundo para as pessoas que estão lá e realmente se comunicam com o público da marca", destacou.

Para abordar "O e-commerce e as lojas virtuais", Daniel Dias, Especialista em Gestão de E-commerce & E-business e sócio-diretor da 360° Varejo, demistificou as principais causas de sucesso e fracasso que envolvem o planejamento e gestão de uma loja virtual e apontou as tendências para esse modelo de negócios. "As mudanças de comportamento do consumidor farão com que as marcas apostem cada vez mais no marketing digital para atender aos desejos dos clientes – o que ele quer, na hora que ele quer. Com isso, o modelo omnichannel será fundamental para manter presença, realizar vendas e ampliar o diálogo", explica o especialista.

Karina Kotake, especialista em marketing estratégico de consumo nos mercados de moda e beleza, realizou a palestra "Tendências do Marketing de Moda 2018" e deu dicas valiosas para que as empresas calçadistas foquem em estratégias de marketing digital. "Com a internet e a tecnologia, surgem a cada dia novas tendências e formas de consumo e o grande desafio do marketing é buscar formas de interagir e compreender esse novo consumidor. O 'Figital', por exemplo, que une o físico ao digital, já é uma realidade. Outras oportunidades para agilizar a comunicação e as vendas estão no WhatsApp Business, na realidade aumentada e na flexibilização dos padrões de beleza para aproximar os consumidores das marcas", explica Karina.

Já a palestra "Shoes & Bags: A beleza dos acessórios na imagem da moda", apresentada por Meline Moumdjian, fez um paralelo entre as peças e o impacto na imagem da mulher a partir da análise do feminino e seus aspectos emocionais. "Há um movimento global de valorização de uma atitude mais leve, com equilíbrio em vários aspectos da vida, e isso reflete na moda", diz a especialista.

SERVIÇO:

COUROMODA

45ª Feira Internacional de Calçados, Artefatos de Couro e Acessórios de Moda

couromoda.com

@couromoda

SÃO PAULO PRÊT-À-PORTER

8ª Feira Internacional de Negócios para Indústria de Moda, Confecções e Acessórios

saopaulopretaporter.com

@sppretaporter

15 a18 de janeiro de 2018

Segunda à quarta-feira: das 10h às 20h

Quinta-feira: das 10h às 17h

Expo Center Norte – São Paulo

Shopping Light promove passeio especial pelo centro de São Paulo em comemoração ao aniversário da ci

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Além do passeio por todo centro histórico, acontecerá também uma aula de alongamento, em parceria com a academia Just Fit

Em comemoração aos 464 anos da cidade de São Paulo, o Shopping Light, em parceria com Novotel Jaraguá, promove no dia 25 de janeiro uma edição especial do “Walking Tour – Descubra São Paulo a pé”. Uma programação especial foi idealizada para que os paulistanos e turistas conheçam os principais pontos do centro da cidade e ambientes internos tombados que compõem o Shopping Light com outros olhos e aprofundem seu conhecimento sobre a cidade. Para participar, basta realizar a inscrição pelo (11) 3154-2299 até o dia 20 de janeiro. São 300 vagas disponíveis.

“Realizar o Walking Tour na própria data do aniversário de São Paulo já virou tradição. Acreditamos que é uma ótima maneira de homenagear esta cidade e enaltecer ainda mais o nosso amor por São Paulo e ainda permitir que os moradores e turistas conheçam um pouco mais sobre as curiosidades e admirem a fantástica arquitetura que compõe o centro histórico”, diz Gabriel Lima, Coordenador de Marketing do Shopping Light.

Os participantes desta edição serão recepcionados no Novotel Jaraguá e receberão um kit especial que contém itens de café da manhã e uma mochila personalizada para manter a energia e animação durante o percurso. Após o encontro, inicia-se o Tour Externo que segue pelos principais pontos turísticos do Centro de São Paulo.

O Tour se encerra no Rooftop do Shopping Light onde haverá uma recepção com cupcakes especiais em comemoração ao aniversário da cidade e uma aula de alongamento, em parceria com a academia Just Fit. Depois disso, haverá um intervalo para o almoço (não incluso no evento) e, às 15h, o tour retorna para o passeio histórico interno pelas dependências do prédio do Shopping Light, que reúne fatos incríveis da década de 1920. Finalizando o passeio, haverá uma homenagem à cidade, com balões biodegradáveis soltos em frente ao empreendimento.

ROTEIROS

O roteiro externo inclui caminhadas aos lugares históricos como Teatro Municipal, Viaduto do Chá, Praça do Patriarca, Igreja de Santo Antônio, Rua São Bento, Edifício Martinelli, Edifício Altino Arantes, Mosteiro de São Bento, Rua 15 de Novembro, Páteo do Colégio, Praça e Catedral da Sé, Largo São Francisco, entre outros.

Já o roteiro interno do Shopping segue com a visita ao elevador, escadarias, cobertura, entre outros locais. A ideia é abordar toda história que permeia o local, onde sediava a empresa de Energia Light.

As informações sobre o Walking Tour “Descubra São Paulo a pé” estão no www.shoppinglight.com.br