Semana do Carnaval impulsiona fluxo de clientes no Salvador Norte Shopping

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O Salvador Norte Shopping celebra o aumento de visitantes durante o Carnaval quando comparado aos dias da folia em 2017. O centro de compras registrou crescimento de aproximadamente 20% no fluxo de clientes, atraídos por iniciativas como a loja do Expresso Salvador que reuniu ações do lojista Salão Rene e da parceria com o Instituto Embelleze, além de liquidação, bloquinho infantil e a atração inédita Circo de Bolinhas.

Outros fatores que impulsionaram o desenvolvimento foram a chegada de turistas na capital baiana – o aeroporto está a apenas 5 minutos do shopping – crescimento imobiliário do entorno e a retomada da confiança do consumidor.

Estes fatores também explicam as conquistas do empreendimento em 2017, cujo crescimento no volume de vendas vem ultrapassando de forma expressiva as previsões econômicas relativas ao varejo tendo como base o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE.

Boletim Econômico – 19 a 23 de fevereiro

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Demanda do consumidor por crédito abre 2018 em alta, aponta Serasa Experian

De acordo com o Indicador Serasa Experian da Demanda do Consumidor por Crédito, a quantidade de pessoas que buscou crédito cresceu 5,3% em janeiro/18 na comparação com dezembro/17. Já em relação ao mesmo mês do ano passado (janeiro/17), a demanda do consumidor por crédito avançou 20,3%.

Os economistas da Serasa Experian avaliam que o recuo das taxas de juros com a expansão da oferta de crédito ao consumidor, aliado à melhora gradual do mercado de trabalho e à queda da inadimplência, têm impulsionado a busca do consumidor por crédito.

Análise por classe de renda pessoal mensal

O avanço da demanda dos consumidores por crédito neste primeiro mês do ano de 2018 ocorreu em todas as classes de renda. Para os que ganham até R$ 500, a alta mensal foi de 1,9%. Para os consumidores com renda mensal entre R$ 500 e R$ 1.000, o avanço foi de 5,2%. Para a renda mensal entre R$ 1.000 e R$ 2.000, o crescimento foi de 6,2%. Já os consumidores com renda mensal entre R$ 2.000 e R$ 5.000, a alta foi de 6,0%. Para os que ganham entre R$ 5.000 e R$ 10.000 por mês, a expansão foi de 6,2% e, por fim, para a renda mensal maior que R$ 10.000, o crescimento na procura por crédito foi de 6,4% neste primeiro mês de 2018.

Crédito e Consumo

Dados do Indicador de Uso do Crédito apurados pelo SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) e pela CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) revelam que em cada dez usuários de cartões de crédito, três (28%) não pagaram a fatura integral no último mês de dezembro, sendo que 15% entraram no crédito rotativo. Os entrevistados que pagaram a fatura cheia somam 68% da amostra e 3% não quiseram responder.

Os juros cobrados pelos bancos quando o cliente não paga o valor integral da fatura do cartão de crédito são altos e chegam a 335% ao ano, em média, segundo dados oficiais do Banco Central.

As taxas do rotativo superam em mais de dez vezes as taxas médias de um crédito consignado. Pelas novas regras do cartão, o consumidor pode ficar no máximo um mês no rotativo. Depois disso, o saldo é parcelado a uma taxa de juros menor. Mesmo assim, os juros continuam altos, de modo que o consumidor não deve contar com o pagamento de um valor abaixo do integral. Ainda que seja possível, isso custa caro, inclusive com o parcelamento”, alerta a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti.

Já o Indicador de Confiança do Consumidor (ICC) cresceu de 41,9 pontos em janeiro de 2017 para 43,6 pontos em janeiro de 2018, o que representa uma alta de 4% em um intervalo de um ano. Em dezembro, o índice estava em 40,9 pontos. A escala do indicador varia de zero a 100, sendo que quanto maior o número, mais otimista se encontra o consumidor.

O Indicador de Confiança é composto por dois componentes: o Indicador de Condições Atuais, que afere o cenário momentâneo da economia e da própria vida financeira e o Indicador de Expectativas, que avalia o que os consumidores esperam para os próximos seis meses.

No caso do Indicador de Condições Atuais, a variação também foi positiva, passando de 29,6 pontos para 32,4 pontos na escala na passagem de um ano. Ao considerar somente a situação atual da economia, a pontuação foi de 22,5 pontos e ao considerar somente o estado da vida financeira, a pontuação foi de 42,3 pontos.

De acordo com a sondagem, 78% dos brasileiros avaliam o atual momento econômico do país como ruim contra apenas 3% que consideram a situação ótima ou boa. Para 19%, a situação é regular. Quando o assunto é a avaliação da própria vida financeira, o percentual dos que consideram o momento atual como ruim cai para 40%, enquanto 14% avaliam a vida financeira de forma positiva. Outros 45% classificam o momento como regular.

Fluxo de pessoas em shopping tem alta de 3,8% em janeiro

O mês de janeiro confirmou a tendência de crescimento do fluxo de pessoas em shoppings no Brasil. O resultado mostra uma variação positiva de 3,8% sobre o mesmo mês do ano anterior, de acordo com o Iflux, estudo realizado em parceria entre o IBOPE Inteligência e a Mais Fluxo. No resultado por região, a surpresa positiva é o Rio de Janeiro, com alta de 5% neste começo de ano, após um 2017 bastante conturbado. Em Recife, a variação positiva também fica em 5%, e em São Paulo, 3%.

Inflação

– O IGP-10 de fevereiro desacelerou para 0,23%, ante a alta de 0,79% no mês anterior, conforme divulgado há pouco pela FGV. Esse resultado ficou abaixo do esperado pela mediana das expectativas dos agentes (0,34%) e também abaixo do que esperávamos (0,27%). Acumulado em doze meses, o índice registrou queda de 0,42%. Considerando-se a abertura do dado, a desaceleração tanto pode ser explicada pela queda nos preços dos produtos agropecuários, que passaram de uma variação de 0,74% na divulgação de janeiro para -1,00% em fevereiro, quanto pela menor alta dos preços industriais, que desaceleraram de 1,17% para 0,45%. O IPC, por sua vez, acelerou de 0,36% para 0,57%, enquanto o INCC registrou alta de 0,32%, ante a variação de 0,08% na leitura anterior. Dentre os produtos, destacamos a deflação mais acentuada dos preços agrícolas, como a soja, carne bovina e aves, e a desinflação do minério de ferro, que passou de uma alta de 8,53% em janeiro para outra de 1,40% na leitura atual.

– EUA: surpresa baixista nos dados de vendas no varejo colocou um viés de desaceleração para o consumo do primeiro trimestreOs dados de venda no varejo nos Estados Unidos divulgados ontem registraram queda de 0,3% na passagem de dezembro para janeiro. O resultado foi bem inferior à mediana das expectativas do mercado (+0,2%) e ao resultado do mês anterior (variação nula). Olhando para as aberturas, a surpresa concentrou-se em veículos e outras peças (-1,3%), materiais de construção (-2,4%) e produtos de saúde e higiene pessoal (-1,2%). Entretanto, ao analisar a abertura que exclui apenas vendas de veículos registrou-se estabilidade no mês, o que também se verificou com o indicador que exclui automóveis e combustíveis. Assim, o dado reportado pode contribuir para uma ligeira desaceleração do consumo neste primeiro trimestre.

Destaques da Semana

– Atenções no Brasil ficarão voltadas ao IPCA-15 e Caged, enquanto foco internacional estará nos PMIs e ata do FOMC

Na agenda doméstica, o destaque será a divulgação do IPCA-15 de fevereiro, para o qual esperamos alta de 0,36%. Esse resultado deverá ser impactado pela captura de reajustes de educação, que deverão ser um dos mais baixos da série histórica, e pela descompressão de alimentação. Ainda sem data definida, serão conhecidos os dados do Caged de janeiro. Neste caso, será importante observar se haverá continuidade do crescimento do número de admitidos e do bom comportamento dos salários. No cenário internacional, as atenções estarão voltadas para os PMIs de fevereiro da Zona do Euro e dos EUA, que deverão apontar atividade ainda robusta. A publicação da ata da última reunião do FED trará mais detalhes em relação ao processo de normalização da política monetária norte-americana. Por fim, na Europa, os núcleos da inflação ao consumidor deverão registrar ligeira aceleração na margem, embora ainda em patamar baixo, reforçando a perspectiva de aumento lento e gradual da inflação na região.

Foz do Iguaçu sedia o SIMPÓSIO NACIONAL DE VAREJO E SHOPPING

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Disruptivo, o Simpósio ganha nova sede e programação ainda mais interessante

Boulevard Shopping Bauru promove evento pet beneficente

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O Boulevard Shopping Bauru realiza um calendário especial para os animais de estimação. O objetivo é fortalecer o vínculo entre os proprietários de pets e seus bichinhos com campanhas de adoção e iniciativas específicas para o público.

Entrando no ritmo do carnaval, o Boulevard promove o primeiro CarnavAU Pet, no sábado, 10 de fevereiro, a partir das 14h, no estacionamento externo do empreendimento.

Interessados podem abusar da criatividade para confeccionar as próprias fantasias dos pets que serão premiadas com medalhas de participação. Mas os três primeiros colocados ganharão brindes especiais.

Para participar, basta fazer inscrição na página do evento do Bailinho no Facebook do Boulevard Shopping Bauru e doar, no dia, 1 Kg de ração para cães ou gatos. A ação é realizada em parceria da ONG Associação Bauruense de Proteção Animal (SOS Gatinhos) e demais empresas apoiadoras. “O bailinho tem dois objetivos: chamar a atenção à causa animal no município e arrecadar alimentos para os pets. Os pacotes de ração serão doados para pessoas cadastradas, responsáveis pelos abrigos de animais resgatados, e também serão entregues para o abrigo da ONG”, relata uma das organizadoras do evento, Sandra Ariede, presidente da Associação.

Desfile

Os participantes podem caprichar na criatividade na hora de confeccionar as fantasias dos mascotes. Uma comissão julgadora formada por três integrantes selecionará as três melhores fantasias de cada categoria: feminina e masculina.

A folia dos peludos será animada por marchinhas de Carnaval, mas o som obedecerá aos limites de audição sensível dos pets que chega a ser potencializada em até 6 vezes se comparada a dos humanos.

Os pacotes de ração arrecadados no Bailinho Pet do Boulevard Shopping Bauru serão entregues à Associação Bauruense de Proteção Animal (SOS Gatinhos), responsável pela destinação dos donativos.

Pontos de hidratação

Além de estandes de produtos específicos aos animais de estimação na estrutura montada no evento beneficente, o Boulevard Shopping disponibiliza também pontos de hidratação para os bichinhos participantes. Os bebedouros estarão bem na entrada do bailinho para que os pets possam se refrescar.

De acordo com os veterinários, os cães não possuem glândulas de suor, por isso, a sensação térmica deles é maior se comparada a outros animais. Dessa forma, com água fresca à vontade para os bichinhos, os pets garantem a hidratação do corpo e mantêm o controle da temperatura.

Pet Car

Os clientes do Boulevard Shopping têm uma comodidade ao passear ou fazer compras no empreendimento. O ‘Pet Car’ é um carrinho de passeio que oferece conforto, segurança e praticidade para os donos terem um momento de lazer na melhor companhia. O carrinho pode ser retirado gratuitamente no Espaço Cliente (Piso L1) e é indicado para transporte de animais com peso inferior a 10 Kg. A iniciativa é uma parceria com a Agrosolo e essa iniciativa integra a campanha Pet Friendly do Boulevard.

Reciclagem: Bangu Shopping celebra resultados

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Iniciativa evitou que quase 300 toneladas de lixo fossem para em aterros sanitários

Mantendo uma visão administrativa pioneira na região e focada no bem-estar dos clientes e do bairro onde está instalado, o Bangu Shopping – empreendimento que pertence e é administrado pela Aliansce Shopping Centers – celebra neste início de ano os números alcançados com ações sustentáveis praticadas pelo empreendimento ao longo de 2017.

Nos empreendimentos de grande porte, como o Bangu Shopping, uma das principais preocupações é destinar corretamente os diversos tipos de resíduos que o shopping produz todos os dias. Neste sentido, foram criadas diversas ações que tem por fim a reciclagem de papelão, latinhas de alumínio, garrafas PETs, plástico e copinhos descartáveis. Resultado: em 2017, o Bangu Shopping evitou que quase 300 toneladas de lixo fossem enviadas para aterros sanitários. Isso preveniu que 305 toneladas de CO2 fossem liberadas na atmosfera.

Ao longo do ano passado, o Bangu Shopping enviou 272 toneladas de papel e papelão para reciclagem. Com isso, foram poupadas mais de 5.400 árvores, o que equivale evitar o desmatamento de uma área equivalente a 11 campos de futebol. E a água economizada por causa desse processo seria suficiente para encher 14 piscinas olímpicas.

A quantidade de latinhas de alumínio reciclada pelo Bangu Shopping nos 12 meses de 2017 foi suficiente para economizar mais de 2,5 milhões de horas de energia. Já a reciclagem de 2.451 quilos de PET podem ajudar na fabricação de 21.500 camisas de malha ecológica. E os 16.026 quilos de plástico reciclados evitaram que mais de 40 mil litros de petróleo fossem utilizados.

São iniciativas como essas que fazem com que o Bangu Shopping seja tão intrinsecamente ligado ao bairro, e mostram o comprometimento social e ecológico do empreendimento com a comunidade e com o planeta.

Fluxo nos shoppings: alta de 2,4% em janeiro

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Sudeste registra melhor desempenho, com crescimento de 3,23% em relação ao mesmo mês do ano anterior, segundo o Índice de Visitas a Shopping Centers (IVSC), realizado pela ABRASCE e a FX Retail Analytics

Após um 2017 de retomada no fluxo de visitantes nos shopping centers, o primeiro mês de 2018 confirmou o panorama positivo, com um aumento de 2,4% em relação a janeiro de 2017, segundo o Índice de Visitas a Shopping Centers (IVSC). O levantamento é realizado pela Associação Brasileira de Shopping Centers (ABRASCE) em parceria com a FX Retail Analytics, empresa especializada em monitoramento e fluxo para o varejo.

"O número é relevante porque evidencia um crescimento sobre um número que já era positivo (0,22%) em janeiro passado, e marcava o início de uma retomada após um 2016 que registrava quedas a cada mês", afirma Walter Sabini Junior, sócio-fundador da FX Retail Analytics. "Agora, temos um crescimento em dois pontos percentuais, que nos dá confiança e otimismo para 2018", completa.

Na medição regional, o Sudeste obteve o melhor desempenho, com crescimento de 3,23%, seguido por Nordeste, com 1,89%, e Sul, com 1,12%.

Mais informações no site:www.fxdata.com.br

Marketing e Comunicação Digital na programação do Road Show Fortaleza

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Já não é mais possível falar em varejo sem mencionar Comunicação e Marketing Digital: com consumidores cada vez mais conectados, é fundamental criar uma estratégia de comunicação digital para consolidar a marca e estabelecer uma base de fãs. Por isso, o Brasilshop Road Show leva a Fortaleza o palestrante Angelo Whosoever. CEO da Design Brazuca, empresa especializada em comunicação para o varejo, Whosoever vai apresentar cases dos próprios clientes, enfatizando o uso o Marketing Digital e de estratégias como o Inbound para a expansão das marcas.

"Entendemos que usar as mídias atuais apenas para a simples exposição da marca é fazer uso de tecnologias do futuro com olhos sobre o passado. Não estamos mais em busca de apenas sermos vistos, queremos criar uma base de fãs dos nossos produtos e serviços", ressalta o criativo. "Apresentaremos técnicas, comportamentos e soluções para transformar clientes em verdadeiros defensores das nossas marcas, analisando cases de empresas que conseguiram esse feiro através de um relacionamento próximos com seus clientes", completa Whosoever.

Ele lembra que todos os esforços de marekting passam, hoje em dia, pela profunda busca de capturar, analisar e entender os novos comportamentos dos consumidores – que são o foco real de qualquer negócio. E, mesmo com o recorte regional na apresentação, Whosoever lembra que esse tipo de estratégia está sendo adotada globalmente. "Porém, falar para uma cidade específica, como faremos no Road Show Fortaleza, é uma oportunidade de contextualizar esse cenário e trazer a urgência às novas abordagens da comunicação", diz.

Mais Congresso

Além da apresentação de Angelo Whosoever, que abre o Congresso Itinerante, o Road Show Fortaleza terá as palestras de Marcia Sola sobre perfis de consumo; Ana Vecchi falando sobre o sucesso no universo franchising e Pedro Mello, abordando a Disrupção no mercado varejista.

O evento também trará cases de varejistas de sucesso, como Amor aos Pedaços, Casa do Pão de Queijo e Sterna Café explorando cases sobre Criatividade e Inovação.

Franquia “industrial”, a Único Asfaltos, juntamente com Megamatte e Água Doce – Sabores do Brasil, falarão sobre Novos Negócios; O mercado da Beleza e todos os seus segmentos congêneres – saúde, bem estar, cosméticos, etc. – serão esmiuçados nos cases da Liz, Mahogany e Siluets. E quem atua no segmento de alimentação não pode perder o painel comandado por Halipar, Detroit Steakhouse e Mr. Cheney.

Serviço: Brasilshop Road Show – Fortaleza

14 de março 2018

Das 8h30 às 14h30

Hotel Gran Marquise – Av. Beira Mar, 3980 – Mucuripe, Fortaleza – CE

Para fazer parte do Brasilshop Road Show Fortaleza basta entrar em contato pelo e-mail vera.zerbib@localhost. O credenciamento de imprensa pode ser feito no endereço daniela.santos@localhost. Todos os palestrantes, bem como os porta-vozes a Alshop, estão disponíveis para entrevistas por telefone ou pessoalmente, na data do evento.

Leia Mais:

Brasilshop Road Show Chega à Fortaleza

Comportamento de Consumo é tema de Palestra no Road Show Fortaleza

Marcia Sola fala sobre Comportamento de Consumo no Road Show Fortaleza

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O Brasilshop Road Show, Congresso Itinerante de Varejo, Shopping e Franquias da Alshop, chega a Fortaleza em 14 de março para informar e movimentar o mercado por meio de palestras, apresentação de cases e mesas de negócios.

Com uma população de 2,65 milhões de pessoas, Fortaleza é a quinta maior cidade do país em número de habitantes e a segunda maior do Nordeste. A cidade conta com 14 shoppings que somam 437 mil metros quadrados de Área Bruta Locável. Trata-se de um mercado competitivo, que expandiu de forma acelerada nos últimos cinco anos: entre 2013 e 2016 o foram inaugurados cinco novos shoppings e o Iguatemi, líder do mercado, ampliou sua ABL em quase 50%.

Se, por um lado, os números são bons para o consumidor – que ganhou novas opções de locais para compra e lazer – por outro, são desafiadores para o varejo, que enfrenta um mercado muito mais concorrido e consumidores mais exigentes do que há cinco anos atrás.

Consumidores: novos meios, novos relacionamentos

É nesse cenário que a palestrante Marcia Sola fará uma apresentação sobre perfis de consumo e a forma como o consumidor se relaciona com as marcas, lojas e shopping centers. A palestra "Tendência de consumo: o cliente no centro do seu negócio" irá abordar o comportamento dos consumidores brasileiros; apresentar alguns nichos que precisam ser explorados mais minuciosamente pelo varejo e tratar da experiência de compra, quesito cada vez mais importante na tomada de decisão do consumidor.

"Experiência de compra vai muito além do ambiente físico da loja e do atendimento. Começa quando cliente pensa em comprar o produto e continua muito depois que ele sai da loja", avalia a pesquisadora, que está há mais de 20 anos no mercado. "No passado, as pessoas compravam porque precisavam. Hoje as pessoas compram porque podem. Comprar é, antes de tudo, uma autoindulgência, uma forma de premiação. Eu compro o que eu quando, quando eu quero e como eu quero. Este é o novo lema do consumidor atual" adianta a especialista, pincelando um dos temas que abordará no evento.

Marcia reitera a importância de realizar um evento desse porte na capital cearense: "Vivemos em um país de dimensões continentais, com culturas e experiências muito diferentes. Sair do eixo SP-RJ representa uma oportunidade valiosa de trocar experiências, de entender as características locais e ver como elas estão em sinergia com outras capitais", diz.

Ela ainda faz um alerta: "A maior parte dos varejistas sente que está perdendo mercado e muitos culpam o comércio eletrônico. A verdade, no entanto, é que o maior inimigo do varejo físico não é o comércio eletrônico. O maior inimigo do varejo físico é a inércia", conclui.

Para assisitir à apresentação, anotar insights e tirar dúvidas, basta fazer a inscrição pelo e-mail vera.zerbib@localhost. A participação no evento é gratuita.

Serviço: Brasilshop Road Show – Fortaleza

14 de março 2018

Das 8h30 às 14h30

Hotel Gran Marquise – Av. Beira Mar, 3980 – Mucuripe, Fortaleza – CE

Para fazer parte do Brasilshop Road Show Fortaleza basta entrar em contato pelo e-mail vera.zerbib@localhost. O credenciamento de imprensa pode ser feito no endereço daniela.santos@localhost. Todos os palestrantes, bem como os porta-vozes a Alshop, estão disponíveis para entrevistas por telefone ou pessoalmente, na data do evento.

Leia Mais: Brasilshop Road Show chega a Fortaleza em março

Natura aumenta em 286% a receita com mídias online em apenas 7 meses

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O ano era 1969. O homem havia alcançado o feito mais extraordinário de sua história, a última fronteira, a Lua. Um projeto de intensa colaboração para alcançar algo nunca feito antes, o símbolo máximo do extraordinário poder das pessoas. Emblemático, 1969 também foi o ano de nascimento da Natura e sua trajetória foi tão rica e diversa, que sua crença no poder da interação humana foi capaz de fazê-la decolar e tornar-se símbolo de sustentabilidade e inovação.

Hoje, com mais de 1,5 milhão de consultores somente no Brasil, a Natura está presente em sete países da América Latina e também na França, tornando-se uma das maiores indústrias de cosméticos do planeta. Mas não basta chegar lá, é preciso inovar sempre. Por isso, há 18 anos investe em comunidades tradicionais para fortalecer o uso sustentável de recursos naturais e há mais de 10 abandonou os testes com animais.

Nada disso passou despercebido. Ela foi eleita uma das dez empresas mais inovadoras do planeta, além de receber o Prêmio Ambiental da ONU e o certificado B Corp. Mas, com tantas conquistas, uma nova fronteira ainda seguia inexplorada pela Natura: a fronteira do digital. Para alcançá-la, mais uma vez apostou-se na colaboração, desta vez com a Raccoon, e o resultado rompeu todas as barreiras do imaginável.

Os desafios iniciais

Quando a parceria Natura + Raccoon começou, em Maio de 2016, a empresa já estava em processo de digitalização, mas enfrentava uma série de desafios com sua estratégia de mídias digitais.

Para reverter esse quadro, os times da Adwords, Facebook, B.I. e T.I. da Raccoon desenvolveram um trabalho conjunto para atingir dois objetivos gerais: a solução dos problemas que a conta enfrentava e a criação de um planejamento de mídias eficiente. Dentro destes dois objetivos principais,uma série de outras metas foram inseridas:

  • Desenvolver um trackeamento capaz de retornar dados precisos e de valor;
  • Corrigir os problemas com o XML de produtos e tags;
  • Implementar o Shopping e diversas features como extensões de anúncio, ajustes de lance, etc;
  • Melhorar e escalar o ROI;
  • Aumentar a porcentagem de novos compradores;
  • Alavancar o Share de Mobile.

Soluções

No Adwords, o primeiro passo foi corrigir os problemas de trackeamento. Com o projeto de tagging que a Raccoon desenvolveu com a Natura, foi possível criar acompanhamentos estratégicos acessíveis através do Google Analytics com as dimensões e métricas personalizadas.

Através dessas dimensões, foi possível enviar ao Analytics diversas informações personalizadas sobre indicadores estratégicos, como cupons de desconto, indicativos de primeira compra, adição ao carrinho e outros. Também foi possível enviar métricas personalizadas ao Analytics como preço original dos produtos sem desconto.

“Com o projeto de tagging, a consistência de pedidos entre o Google Analytics e o sistema de back office do Rede Natura saltou de 60% para 95%, um ganho expressivo para o projeto”, afirma Eduardo Soldera, Coordenador de B.I. da Raccoon.

Aliada às tags, a utilização de um feed manager foi capaz de solucionar os problemas existentes no feed de produtos (XML) de maneira eficaz e automatizada. Com essa ferramenta criada pela Raccoon, em menos de 8 dias, o Merchant Center passou de 50% de produtos reprovados para apenas 5%!

Tudo isso seguido de uma série de ações simultâneas e coordenadas para alcançar melhores resultados, de maneira otimizada:

  • Análise do histórico de mídias e ajuste do modelo de atribuição para melhorar a alocação do investimento mensal em mídias.
  • Testes constantes com novas mídias para encontrar as que mais traziam resultados;
  • Estruturação do Shopping para maximizar os resultados de busca low-funnel e otimizar a performance upper-funnel;
  • Remarketing utilizando segmentações com recências desde as mais curtas até as mais longas, segmentações finas do GA e do Adwords e peças de display personalizadas para se diferenciar dos demais anunciantes;
  • Automatização da pausa de anúncios com produtos indisponíveis ou páginas com erro;
  • Otimização da conta através da integração de planilhas e softwares personalizados, capazes de aperfeiçoar lances, ajustes locais, mobile, horário e RLSA.

No Facebook, os esforços se concentraram nas segmentações que se dividiam em: bases, remarketing e novos usuários. Essas segmentações foram criadas através de uma profunda análise de comportamento, definindo melhores compradores, ou atingindo usuários que navegaram e realizaram determinadas ações em páginas específicas, além da definição de interesses e criação de públicos.

“Com o feed manager, foi possível criar e estruturar as campanhas de DPA (Dynamic Product Ads), com anúncios mais direcionados de remarketing. Essa ação por si só representou um enorme ganho na estratégia, apresentando um share da receita de 22% no último trimestre de 2016”, comenta Rui Calsaverini, Coordenador de T.I. da Raccoon.

Simultaneamente, uma série de outras ações eram desenvolvidas e implementadas na conta de Facebook:

  • Testes A/B para estabelecer as promoções e segmentações mais efetivas, incluindo detalhes gráficos e de diagramação das peças que surtiam melhor efeito;
  • Estudo dos perfis que traziam melhor resultado para a conta, possibilitando abordar novos usuários com as mesmas características e aumentar a taxa de sucesso;
  • Otimização de lances a cada 2 horas, evitando gastos desnecessários em dias de baixo rendimento e o corte de orçamento em dias com grande potencial de vendas;
  • Levantamento e comparação das melhores estratégias de lance para a conta (automático x manual, clique x conversão, etc.).

Resultados

O trabalho em várias frentes e as otimizações constantes desenvolvidas pelos times não demorou a dar resultados. Comparando o 4º trimestre de 2015 com o 4º trimestre de 2016, o aumento de receita foi de 286% nas mídias online e 75% no direto.

Num balanço geral das principais mídias, foi possível obter um crescimento de 270% em Google, com um ROI 161% melhor.

“O empenho das equipes Raccoon e Natura foi a chave para esses resultados tão expressivos. A integração dos times de mídias, B.I e T.I. mostrou o poder do uso dos dados na tomada de decisão e gestão das contas da Natura, trazendo um crescimento incrível e progressivo em todas as frentes”, afirma Felipe Azevedo, Gerente de Marketing e Mídia da Raccoon.

No Facebook, o crescimento foi de 89% na receita e 20% no ROI. Além disso, uma das principais estratégias foi extrair o máximo da Black Friday. Segmentando e otimizando com esse objetivo, foi possível obter aumento de receita de 312% em Facebook e 851,35% em Google. Além disso, as campanhas no AdWords da Semana do Consumidor trouxeram 1545% mais receita.

  1. Receita 286% maior nas mídias online
  2. Facebook com 89% mais receita e ROI 20% maior
  3. 851% mais receita durante a Black Friday

“A integração dos times da Raccoon e também o contato constante com a Natura fizeram a diferença. Os resultados da parceria são incríveis e temos tudo para escalar esse crescimento com as estruturações sólidas realizadas na conta”, diz Rafael Carvalho, Gerente de E-commerce da Natura.

Próximas fronteiras

Os resultados foram incríveis, mas não devem parar por aqui. Além de continuar desenvolvendo e aperfeiçoando o trabalho com mídias, os próximos passos para a Natura continuar crescendo se darão em várias frentes.

“As expectativas são grandes para o futuro da nossa parceria com a Raccoon. Temos a confiança de que, com a expertise do time e o trabalho sólido que já vem sendo realizado, vamos crescer ainda mais e alcançar resultados surpreendentes”, comenta Murillo Boccia, Diretor de Negócios Digitais da Natura, sobre os próximos passos do projeto.

As otimizações de Landing Pages, o crescimento em App e a constante atualização de novas features de mídias encabeçam a lista de prioridades para o futuro, juntamente com a automatização dos preços nos anúncios e o alinhamento das ações da marca Natura em branding com e-commerce.

Assim como na história da conquista do espaço, o objetivo é ir além. Com o trabalho desenvolvido pela Raccoon em parceria com a Natura, foi possível chegar muito mais longe. E agora, qual será a próxima fronteira de crescimento a ser conquistada?