Confiança do varejo avança em novembro

A confiança do comércio avançou em novembro e atingiu o primeiro resultado positivo da série ante igual período do ano anterior desde maio de 2011, quando a Fundação Getúlio Vargas (FGV) começou a fazer essa comparação, informou nesta terça-feira (4) a instituição. O indicador trimestral de setembro a novembro ficou 1,4% acima do visto em 2011, após recuar 0,7% no trimestre encerrado em outubro, na mesma base de comparação.

Entre outubro e novembro, o Indicador Trimestral do Índice de Confiança do Comércio (Icom) passou de 130,6 pontos para 132,8 pontos. A FGV avalia que o resultado de novembro confirma a perspectiva de aceleração do ritmo de atividade do setor no quarto trimestre do ano. O indicador começou a avançar gradualmente a partir de setembro, depois de apontar moderação da atividade em relação a 2011 na maior parte do ano.

Quatro dos cinco principais segmentos pesquisados registraram evolução favorável do Icom em novembro. No Varejo Restrito, a variação interanual passou de -1,1%, no trimestre encerrado em outubro, para 0,4%, em novembro; no Varejo Ampliado, a taxa passou de -1,2% para 0,5%, respectivamente. De acordo com a FGV, pelo sexto mês consecutivo a taxa de variação interanual do Icom de Veículos, motos e peças aumentou, ao passar de 0,3% para 4,3%. Já o segmento Material para Construção manteve-se negativo, com variação de -3,6%, na mesma base de comparação. No Atacado, as taxas foram de 0,9% e 2,9%, respectivamente.

Em novembro, foi registrada recuperação em 13 dos 17 segmentos pesquisados; em três, houve piora, e em um segmento o resultado ficou estável. No Varejo Restrito, houve melhora em seis de nove segmentos; no Varejo Ampliado – que inclui Veículos, motos e peças e Material para Construção – em nove de 13 segmentos. Já o Atacado registrou melhora nos quatro segmentos pesquisados. A FGV diz ainda que o aumento da confiança em novembro foi influenciado principalmente pela melhora da percepção em relação à demanda no momento presente, conforme mostra a abertura dos resultados por componentes do índice.

O Índice da Situação Atual (ISA-COM) médio do trimestre findo em novembro foi 2,4% superior ao do mesmo período do ano anterior; em outubro, a variação havia sido de -0,8% na mesma base de comparação. Na média do trimestre findo em novembro, 24,8% das empresas consultadas avaliaram o nível atual de demanda como forte e 15,6%, como fraca. No mesmo período de 2011, estes percentuais haviam sido de 23,3% e 16,8%, respectivamente.

Entre outubro e novembro, as expectativas em relação aos meses seguintes também melhoraram. Na comparação com o ano passado, o Indicador Trimestral do Índice de Expectativas (IE-COM) passou de -0,5% para 0,6%. Os dois quesitos integrantes do IE-COM contribuíram na melhora da comparação interanual. O Indicador Trimestral das vendas nos três meses seguintes avançou de -0,4%, em outubro, para 0,6%, em novembro. Já o indicador da tendência dos negócios nos seis meses seguintes passou de -0,7% para 0,8%, no mesmo período.

BR Malls compra terreno para construir shopping em Cuiabá

A BR Malls, maior administradora de shoppings do país, anunciou nesta terça-feira a compra de um terreno para construir o Cuiabá Plaza Shopping, o primeiro da companhia no Mato Grosso.
Leia Mais

A área em Cuiabá foi adquirida por meio de contrato de permuta de 25 por cento com pagamento de entrada de 12 milhões de reais. A BR Malls será responsável pela totalidade do investimento a ser feito e terá participação inicial de 75 por cento no empreendimento.

Com 250 lojas, o Cuiabá Plaza Shopping terá área bruta locável (ABL) total de aproximadamente 43 mil metros quadrados, com potencial construtivo de até 64 mil metros quadrados.

O shopping tem previsão de ser inaugurado em 2015 e o NOI (lucro operacional antes do pagamento de impostos e juros, incluindo receita de serviços) estabilizado é estimado em 41,2 milhões de reais.

Com a aquisição, a BR Malls passa a ter cinco projetos em desenvolvimento no país.

Às 10h23, as ações da BR Malls exibiam alta ligeira de 0,36 por cento, a 27,85 reais. No mesmo horário, o Ibovespa subia 0,3 por cento.

E-commerce nacional deve faturar R$ 3,76 bilhões no Natal

Melhor data sazonal para o varejo em geral, o período de Natal mexe com as expectativas de todos os lojistas. E, no e-commerce brasileiro que cresce mais a cada dia, não é diferente.

Segundo dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), o Natal deve movimentar R$ 3,76 bilhões somente nas lojas virtuais nesse ano, representando um crescimento de 29%, em relação a 2011.

A expectativa ainda é que sejam realizados 11 milhões de pedidos, com destaques para as vendas de tablets e smartphones. Os eletroeletrônicos dominam as categorias de produtos mais vendidos no varejo on-line, seguido por: saúde, beleza e medicamentos; moda e acessórios; e livros, assinaturas de revistas e jornais.

“Esperamos um Natal muito positivo para o comércio eletrônico. As lojas virtuais brasileiras vêm se desenvolvendo muito e estão cada vez mais sabendo prestar um bom serviço para o cliente, tanto em preço, como em entrega”, afirma Maurício Salvador, presidente da ABComm.

Para esse Natal, a ABComm ainda criou a “Cartilha do E-consumidor Brasileiro”, que vem para orientar os usuários que desejam realizar compras pela internet a cuidar da segurança, evitando problemas nas transações.

PMA fiscaliza emissão de nota fiscal em shoppings

Desde o início da cobrança da taxa de estacionamento nos shoppings da capital, no dia 26 de novembro, a Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal de Finanças (Sefin), vem atuando na fiscalização dos procedimentos de emissão da nota fiscal, averiguando se as empresas realizam o serviço de forma correta e dentro das normas previstas pela legislação. Essa é a afirmação do secretário de Finanças, Jeferson Passos, que ainda relembra o parecer dos técnicos responsáveis pelo trabalho de fiscalização.

“As visitas aconteceram durante os dias 30 de novembro e 2 de dezembro. Até agora, o resultado é que o processo de emissão da nota fiscal referente às taxas de cobrança acontece de forma correta e dentro dos padrões exigidos pela legislação”, explica Jeferson.

Segundo o secretário, os locais que efetuam a cobrança de estacionamento, como universidades, shoppings ou casas de espetáculo, são autorizados a emitir um recibo ou ticket pela prestação de serviço, que pode servir, posteriormente, como um comprovante a ser transformado em nota fiscal eletrônica. A emissão desta nota pode ser obtida em um prazo de 10 dias, sendo que o descumprimento da regra pode ocasionar em onerosas multas para a empresa responsável pelo serviço de cobrança.

“Caso seja constatada a falta de emissão da nota fiscal eletrônica ou ainda a omissão de receita pelo serviço cobrado, as empresas estão sujeitas a aplicação de multas, com a possibilidade do recolhimento do imposto não pago segundo um percentual de cobrança de 150% ao valor do imposto. O consumidor pode atuar como um colaborador no processo de fiscalização, se verificar que as empresas não exercem corretamente a emissão da nota fiscal. Os contatos para a denúncia podem ser feitos através do email finanças@aracaju.se.gov.br ou pelos telefones 3214-9083 e 3214-9084”, orienta o secretário.

Novidade

O cliente já tem a opção de consultar se o ticket ou recibo utilizando como comprovante na taxa de estacionamento, realmente está sendo direcionado para o processo de emissão da nota fiscal eletrônica. A consulta poderá ser feita pelo site da Prefeitura de Aracaju, no banner Nota Fiscal Eletrônica, disponível na página de abertura do portal. O objetivo é que o próprio consumidor possa acompanhar o serviço de emissão e ajude a apontar quais empresas não estão cumprindo corretamente a ação.

“Será mais um mecanismo de regulação da emissão da nota fiscal, garantindo o cumprimento integral do processo. Diariamente, as empresas mandam um grande volume de registros de notas fiscais a serem emitidas pela Sefin e, por isso, vale a participação ativa do cliente em observar se realmente o serviço pelo qual estão pagando acontece de forma correta”, afirma.

Ainda é possível receber a nota fiscal por mensagem eletrônica, caso no ato da prestação do serviço, o consumidor forneça sua conta pessoal de email. “O prazo máximo de recebimento da nota é de 10 dias e, dentro deste limite de tempo, se nenhuma mensagem for encaminhada à sua caixa de email, ele pode verificar se a emissão da nota foi efetivada pela empresa, através da consulta ao site da Nota Fiscal Eletrônica”, reitera Jeferson.

Emissão

Segundo dados da Sefin, durante os oito dias de cobrança da taxa de estacionamento, foram transformados cerca de 17.700 tickets ou recibos em notas fiscais eletrônicas, referentes aos dois shoppings da capital. O imposto relativo a estas notas tem como data de vencimento o dia 10 de dezembro, sendo que as empresas são responsáveis em realizar o pagamento do Imposto sobre o Serviços (ISS) prestados para a receita municipal.

Funcionários do shopping Jardins serão isentos de taxa

Desde ontem os funcionários do shopping Jardins não mais precisarão pagar pela taxa do estacionamento. A decisão foi divulgada após a ação movida pela Federação dos Empregados no Comércio do Estado de Sergipe (Fecomse), na última quarta-feira, 28. Em caso de descumprimento da medida, caberá ao shopping o pagamento de R$ 100 mil diários.

A liminar de número 0020539-78.2012.5.20.0003 foi deferida pela juíza Gilvânia Oliveira de Rezende, da 3ª vara do trabalho. “Esta ação corrige uma injustiça colocada contra os funcionários. Temos mais ações aguardando aprovação, e esperamos que ainda nesta semana sejam divulgadas mais novidades”, afirma Ronildo Almeida, presidente da Fecomse.

Ainda segundo o presidente, três outras ações foram movidas pela Federação e pelo Sindicato dos Funcionários, solicitando a revogação da obrigatoriedade do pagamento para funcionários do shopping Riomar, além dos clientes.

Shopping Jardins

De acordo com a assessoria dos shoppings, até a conclusão desta matéria, o Jardins ainda não havia recebido oficialmente o comunicado a respeito do parecer da justiça. Ainda segundo a assessoria, a administração deverá ser ouvida na tarde desta segunda-feira para que novas posturas sejam discutidas e implementadas.

Lojistas e proprietários de shoppings devem chegar a um acordo essa semana

A audiência pública, realizada na Comissão de Defesa do Consumidor (CDC), que altera o Projeto de Lei7137/2002 altera a Lei nº 8245, conhecida como Lei do Inquilinato, quer regulamentar a relação entre os lojistas e os proprietários de Shopping Centers para que diminua o número de fechamento de lojas dos shoppings.

De acordo com pesquisa feita pelo instituto Vox Populi mais da metade das lojas fecham nos primeiros cinco anos. “O número de Shopping Centers aumentou, mas se 68% dos lojistas não conseguem permanecer é porque tem algum problema. Considero injustificável, inaceitável essas cobranças, principalmente com um faturamento de 108 bilhões de reais ao ano. Não acho que alguém com esse lucro precise cobrar aluguéis excedentes”, apontou o deputado Reguffe (PDT-DF). O deputado ainda pediu para que os representantes dos proprietários de shoppings presentes na audiência liberassem o pagamento do estacionamento para aqueles que já gastam comprando nas lojas.

De acordo com a atual legislação os contratos dos lojistas com os shoppings não são amparados pela Lei do Inquilinato e, por não ser entendida como uma relação de consumo, ficam fora do Direito de Defesa do Consumidor. As conseqüências são, portanto, contratos que estabelecem pagamentos de aluguéis em dobro nos meses com datas comemorativas, como dezembro (natal), maio (dias da mães) e outros.

Além disso, o lojista é obrigado a pagar um valor adicional a cada dois anos, chamado de “degrau”. Esse acréscimo é somado ao reajuste pelo Índíce Geral De Preços (IGP) ao invés do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), que leva ao acréscimo de 28% acima da inflação no valor médio de um aluguel em Shopping Center após 48 meses.

Outro tema preocupante apontado pelo presidente da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL), Roque Pellizzaro Jr., é a quantidade de “marinheiros de primeira viagem”, que arriscam, na maior parte das vezes, dinheiro guardado de uma vida inteira. “Um aluguel que começa em R$ 9 mil, em cinco anos chega a 18 mil. Ninguém mais está conseguindo sobreviver dentro dos shoppings. Os que ainda procuram são desavisados da situação em que se encontram os lojistas do Brasil. Não existe a parametrização mínima, os contratos são de adesão. O governo tem o dever de criar parâmetros para essa relação”, afirmou Pellizzaro.

Como não houve entendimento entre as partes, o relator, deputado José Carlos Araújo (PSDB-BA), deu um prazo de oito dias para que as partes apresentem novas propostas ao Projeto. Caso o PL seja aprovado, irá diretamente para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) para avaliar mérito e constitucionalidade, em seguida será remetido ao Senado, já que tramita em regime conclusivo.

A mesa foi composta pelo deputado José Chaves (PTB-PE), presidente da CDC, o presidente do Conselho Nacional de Entidades de Shopping Centers (Conecs), Ronaldo Sielichow, o presidente da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL), Roque Pellizzaro Jr., o diretor da Associação Comercial e Industrial de Campinas, Fernando Sérgio Piffer, o presidente da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), Luiz Fernando Pinto Veiga, e o diretor do Grupo Multiplan, Luiz Vieira de Souza.

Minas Shopping inaugura 60 lojas e mil vagas de estacionamento no dia 5 de dezembro

No dia 5 de dezembro, o Minas Shopping vai inaugurar uma área de expansão que inclui 60 novas lojas e mil vagas de estacionamento coberto em 7,9 mil metros quadrados de área construída. Com investimentos de R$ 40 milhões, o centro de compras modernizou as estruturas internas e ampliou o mix de lojas para fornecer ainda mais opções aos clientes. Para recepcionar os novos lojistas, o shopping promove, nesta quarta-feira, um café da manhã, às 8h30, no local (avenida Cristiano Machado, 4000).

Entre as novas lojas que estarão disponíveis ao púbico estão Azul Viagens, By You Melissa, Catarina Brasil, Claro, Club Guaraná, Cojack Tatto, Compasso, Cook Eletroraro, De 1 a 99 e Mais, Di Santinni, Domênyca Morena Rosa, Flytour Turismo, Havaianas, Hope, H Picchioni, Idéiaz, Império Oriental, Kate Biju, Lojas Rede, Magazine Luiza, Malwee para Brasileirinhos, Malwee um Abraço Brasileiro, Methamorfose, MHL Grande Escolha, Minas Hair, MM Games, Ótica Diniz, Parâmetro, Parrilla Itália Express, Polishop, Program, Rommanel, Safira Joalheria, Selfshop, Set Computadores, Star Joias, Step One, Uncle K, Via Conforto – Usa Flex, Wamp, Yoga Modeladores, Zak, Zelo, Zinzane. Além disso, houve uma mudança no mix atual, com a entrada da Bagaggio e da Ferni, com a reestruturação da Itapuã e modernização no layout das lojas Karita Ideale.

O gerente-geral do Minas Shopping, Cícero Mello Sant’Anna, ressalta que as novas lojas, que ocupam ABL (área bruta locável) de 5,5 mil metros quadrados, vão gerar incremento de aproximadamente 25% nas vendas. Ele destaca que a inauguração antes do Natal é estratégica. “Neste período, em que o fluxo de clientes aumenta e as vendas são maiores, vamos proporcionar mais conforto e comodidade aos clientes”, afirma.

Sobre o Minas Shopping
Inaugurado no dia 25 de setembro de 1991, o Minas Shopping completou 21 anos em 2012 totalmente integrado à vida da comunidade da região nordeste da capital mineira. O shopping ocupa um terreno de 85,7 mil metros quadrados, sendo 63 mil metros quadrados de área construída e 42 mil metros quadrados de ABL. O volume de vendas é de cerca de R$ 550 milhões por ano. A administradora é a AD Shopping, responsável pela administração de vários outros shoppings no Brasil.

O Minas Shopping é o primeiro shopping de Belo Horizonte a ter uma estação de metrô ao lado. O shopping transformou a região nordeste da cidade em um dos principais polos de crescimento da capital mineira, com a atração de novos empreendimentos para os bairros próximos.

Sobre a AD Shopping
A AD Shopping é a maior administradora independente de shopping centers do país e está presente nas regiões Sul, Sudeste, Nordeste, Norte e Centro-Oeste. Com 21 anos de experiência, tem como foco estratégico planejamento e comercialização na gestão de shopping centers, viabilizando empreendimentos de maneira a torná-los rentáveis e bem conceituados no mercado. Para isso, a administradora utiliza o know-how de uma equipe totalmente afinada com o varejo, sem qualquer vínculo com grupos empresariais ou de incorporadores. Tem foco em resultados positivos, em ações estruturadas a partir de pesquisas aprofundadas, na obediência aos critérios éticos, mercadológicos, jurídicos e de segurança para todos os envolvidos. A AD Shopping se baseia na satisfação plena de empreendedores e lojistas a partir de passos conscientes e resultados otimizados.

Sony promove ação em shoppings neste Natal

De olho no Natal, a Sony Brasil montará estandes de experimentação de produtos em cinco shoppings de São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Porto Alegre e Recife. Farão parte da ação o Morumbi Shopping (SP), Shopping RioMar (PE), Barra Shopping (RJ), ParkShopping Barigui (PR) e Barra Shopping Sul (RS).

Durante todo este mês de dezembro, o consumidor que visitar os estandes poderá testar os principais modelos de câmeras digitais, notebooks, ultrabooks, jogos e consoles da linha PlayStation, além de ganhar diversos brindes. Por exemplo, no clima de Copa do Mundo, quem comprar câmeras digitais WX50 ou W690 ganhará uma camisa retrô da seleção brasileira.

O objetivo da ação é oferecer uma experiência de imersão para que o consumidor reconheça os pontos fortes de cada equipamento, incrementando os negócios nas lojas parceiras presentes nos shoppings.

Leia mais em: http://www.tecmundo.com.br/sony/33546-sony-promove-acao-em-shoppings-neste-natal.htm#ixzz2E5KfucAW

Londrina Norte Shopping já negociou mais de 95% das lojas

Um mês após ser inaugurado, o Londrina Norte Shopping já negociou mais de 95% de suas lojas. Em entrevista ao Bonde, o superintendente do shopping, Daniel Momoli, disse que a previsão é de que até abril de 2013, todos os espaços do shopping já estejam negociados. “Hoje falta menos de 5% das lojas para serem comercializadas. Temos um cronograma de várias inaugurações para março e abril e acreditamos que até este período, todos os espaços devem ter sido negociados”.

Segundo Momoli, o alto padrão de acabamento do shopping ajudou no fechamento de novos negócios. “O shopping teve um padrão de acabamento muito alto, ficou muito bonito, isso fez com que algumas empresas que tinham propostas, mas receio antes da inauguração, fechassem negócio”.

De acordo com o superintendente, os resultados do primeiro mês superaram as expectativas. “Foi um mês muito positivo e superou nossas expectativas, principalmente pelo período em que inaugurou, próximo do fim do ano, em que as pessoas estão mais dispostas a comprar”. Para Momoli, um bom termômetro para medir o sucesso no primeiro mês, são as lojas que até então não investiam em shoppings e agora, comemoram as boas vendas. “A Avenida, por exemplo, não tinha operações em shoppings e registrou recorde de vendas”.

O fato do shopping ter organizado um cronograma para inauguração das principais lojas também foi um fator positivo, segundo o superintendente. “Algumas lojas foram inaugurando ao longo do mês. Isso fez com que a cada momento tivesse uma novidade no shopping, o que também contribuiu para atrair muita gente”, comentou Daniel Momoli.

Para este mês, a novidade fica por conta do supermercado Angeloni, que deve inaugurar no próximo dia 12.

Além disso, no próximo ano, o Londrina Norte Shopping deve ganhar um banco e uma faculdade. “Acabamos de fechar negócio com a Unopar. Eles são bastante fortes na zona sul e agora querem investir na região norte. A faculdade terá um espaço de cerca de mil metros quadrados, próximo à Riachuelo e deve ser inaugurada entre fevereiro e março”, comentou Momoli.