Quase 30% dos consumidores têm dívidas por mais de um ano

Em março deste ano, 28,8% dos consumidores brasileiros estavam inadimplentes há mais de um ano, segundo o indicador da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do SPC Brasil, divulgado ontem (08/04). Desse percentual, 8,91% dos consumidores ficaram até dois anos inadimplentes e 6,58%, até três anos. Outros 10,31% ficaram endividados por até quatro anos e 2,57%, por cinco anos. Ainda segundo pesquisa, 0,43% teve suas dívidas prescritas. O levantamento também mostrou que 25,87% das pessoas ficaram inadimplentes por até 13 dias, enquanto 17,2% por um período de até 30 dias. Outros 8,11% e 3,41% demoraram até 60 e 90 dias para quitar seus débitos, respectivamente. Ficaram inadimplentes por até seis meses 9,79% dos consumidores e, por até um ano, 6,82%.

O indicador também revelou que os consumidores entre 30 e 39 anos lideraram os registros de inadimplentes no SPC (Serviço de Proteção ao Crédito), com 26,95% das inclusões. Em seguida, ficaram os clientes com idade de 40 a 49 anos (20,69%), de 50 a 64 (16,07%), de 25 a 29 (15,42%) e de 18 a 24 anos (12,97%). As pessoas com idade acima de 65 anos tiveram o menor percentual de registros, de 6,46%. No confronto por gênero, as mulheres foram responsáveis por 56,15% das inclusões, enquanto os homens responderam por 43,85%.

Se as mulheres foram responsáveis pela maior parte das inclusões no SPC no último mês, foram elas também que tiveram, no período, o maior número de registros cancelados, que acontece depois de quitada a dívida, com 55,81%, contra 44,19% deles.

Por faixa etária, o maior volume de regularização dos débitos foi novamente dos consumidores com idade de 30 a 39 anos, com 27,52% dos cancelamentos. As outras faixas de idade, por sua vez, ficaram da seguinte forma: de 40 a 49 anos, com 20,69% dos cancelamentos, de 50 a 64 anos, com 16,07%, de 25 a 29 anos, com 15,42%, de 18 a 24 anos, com 12,97%, e acima de 65 anos, com 6,47%.

Em março, o volume de consumidores inadimplentes incluídos no Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) aumentou 11,68%, em relação a fevereiro, e recuou 2,79% frente ao mesmo período do ano passado. Já os cancelamentos avançaram 14,13% e 9,87%, na mesma base comparativa.

Estacionamento do North Shopping Caruaru será automatizado

A partir desta segunda-feira (12/04), o North Shopping Caruaru (PE) estará com o estacionamento totalmente automatizado. O sistema, da Link – Tecnologia em Estacionamentos, está sendo implantado para proporcionar mais conforto e praticidade aos clientes, sendo o mesmo utilizado em grandes centros de compras, hospitais e aeroportos, entre outros estabelecimentos, de todo o país. Por meio dele, os clientes que se dirigirem ao North Shopping Caruaru de automóvel irão receber um tíquete que poderá ser pago em qualquer um dos quatro caixas internos distribuídos no mall – dois a mais que anteriormente. Tudo de forma simples, prática e rápida.

Mesmo sendo autoexplicativo, funcionários irão orientar os clientes a respeito do funcionamento do novo sistema durante os próximos dias. Ele funcionará tanto por meio de tíquete como de cartão. Inicialmente, o cartão (pré-pago) será utilizado por lojistas e alunos da Faculdade do Vale do Ipojuca – Favip. Posteriormente, os clientes também poderão fazer uso dele.

A mudança de sistema não irá afetar o valor do estacionamento do North Shopping Caruaru, cujo valor continuará sendo de R$ 3 – sem cobrança de hora adicional e gratuito para quem permanecer até dez minutos. Os funcionários que atuam diretamente com o estacionamento do North Shopping Caruaru não serão demitidos. Eles serão transferidos para outros setores do centro de compras.

L Occitane promove ação de spa social em suas lojas

Quem não quer ter uma pele bonita e radiante todos os dias? Para isso, o primeiro passo é descobrir qual o seu tipo de pele, e assim não errar na hora de escolher os produtos mais indicados para proteger e proporcionar uma aparência mais bonita e saudável. Pensando nisso, a L Occitane promoverá para suas clientes uma ação especial nas lojas da marca.

De hoje (09) a 24 de abril, uma terapeuta vai realizar diagnósticos faciais para as clientes. Após a avaliação, elas receberão uma drenagem facial com os produtos L Occitane mais adequados às suas necessidades. Para participar basta ligar para 4004-2909 e agendar um horário.

A Linha Red Rice é indicada para as peles mistas e oleosas, pois contém em sua fórmula o exclusivo ingrediente arroz-vermelho orgânico, responsável pelo controle da oleosidade. Já para as peles normais, a L Occitane indica a Linha Oliva Orgânica, que hidrata, tonifica e mantém o equilíbrio e a maciez da pele.

Quando o assunto é prevenir os sinais de envelhecimento de todos os tipos de pele, a recomendação é a Linha Amêndoa com Maçã, que atua na redução dos poros, suaviza e protege a epiderme das ações do tempo, deixando-a mais firme e macia. Por fim, as peles maduras também merecem um tratamento especial. Para elas, a sugestão é a Linha Immortelle, que auxilia no combate ao envelhecimento.

Para obter mais informações e saber quais são as lojas participantes, os interessados devem entrar em contato com o SAC L Occitane: 0800 171 272.

CenterVale Shopping investe R$ 70 milhões

O CenterVale Shopping, em São José dos Campos (SP), inaugura em setembro a primeira etapa de um processo de revitalização e expansão, que prevê um investimento da ordem de R$ 70 milhões nos próximos dois anos. O projeto contempla a construção de mais 6 mil m2 de área comercial, com capacidade para abrigar 80 novas lojas.

Para que a estrutura atual siga o padrão arquitetônico e de paisagismo desenvolvido pela empresa Design Corp, especializada em conceitos arquitetônicos, o CenterVale também está investindo em obras de revitalização. “Nos últimos dois meses trouxemos 20 novas lojas e fizemos mais de 10 realocações, com o objetivo de preparar o shopping atual para receber a nova área que será construída”, explica o superintendente do Center Vale, Marcelo Pirani.

Administrado pelo grupo canadense Ancar Ivanhoe, o Center Vale também anunciará nos próximos meses a vinda de mais oito marcas para o shopping. Entre as novas lojas que recentemente inauguraram um espaço no shopping de São José dos Campos, estão a Calvin Klein Jeans, My Shoes e Santa Lolla, de calçados femininos, Boundless, de moda jovem e o primeiro quiosque oficial da Alpargatas no Vale do Paraíba, dedicado à venda das sandálias Havaianas.

Ainda este mês, de acordo com Pirani, a loja de decoração Imaginarium inaugura sua segunda loja na região. Com apenas três lojas no Brasil, a marca inglesa Home&Cook, especializada em cozinhas gourmets e acessórios, também escolheu um espaço no CenterVale Shopping para iniciar suas atividades no Vale do Paraíba. “Somente este ano já fizemos mais quatro realocações e outras quatro lojas estão em processo de reforma e modernização”, comenta.
Com a expansão, segundo o superintendente, a principal praça de alimentação do shopping, que hoje está preparada para receber 656 pessoas, será ampliada e terá capacidade para atender até 1,5 mil consumidores.

“A nova praça será completamente reformulada dentro dos novos padrões que serão implantados pela Design Corp e a nossa ideia é que ela seja inaugurada em 2011.” A conclusão de todas as obras de expansão do CenterVale é esperada para 2012 e coincidirá com o aniversário de 25 anos do shopping. Outra novidade que deve acontecer ainda durante as obras de revitalização, segundo o superintendente, é a transformação da atual livraria Siciliano em uma mega store da Saraiva. “A ideia é aproveitar melhor o espaço ocupado hoje pela Siciliano, numa área de 700 m² , explica.

Goiânia Shopping recebe a Exposição Olhar Urbano- A cidade sob um novo olhar

A partir de amanhã (10/4), o Goiânia Shopping (GO) recebe a Exposição Olhar Urbano. Até o dia 30 de abril, o público poderá conferir na praça central do shopping, piso 1, o resultado do trabalho de sete consagrados fotógrafos que registraram o contexto urbano de quatro das principais cidades do país – São Paulo, Rio de Janeiro, Goiânia e Brasília.

O ponto de referência para os registros fotográficos foram empreendimentos que fizeram e fazem história, seja pela inovação de um conceito ou pelo projeto arquitetônico diferenciado.
Com olhares experientes, os fotógrafos capturaram ângulos inusitados que completam e modificam o olhar comum. O resultado são paineis fotográficos que revelam a grandeza dos detalhes, dos contrastes e das cores que convertem singelas particulares em grandes monumentos. Olhares abrangentes que fogem do estereótipo e do previsível, proporcionando, em cada singularidade, novas perspectivas da realidade. Três empreendimentos de Goiânia foram clicados e estarão na mostra.

Vendas do Pão de Açúcar no primeiro trimestre ficam acima da média

O presidente do grupo Pão de Açúcar, Enéas Pestana, afirmou nesta sexta-feira (09/04) que a companhia registrou forte movimento de vendas nos três primeiros meses do ano, após um quarto trimestre em que as bandeiras do grupo, que atua em varejo de alimentos, móveis e eletrodomésticos, tiveram performance positiva.

“As vendas do primeiro trimestre foram muito boas, acima da média do mercado”, afirmou Pestana a jornalistas durante fórum de executivos de finanças. Ele não deu detalhes sobre a performance. O grupo divulga resultado dos três primeiros meses do ano em 13 de maio e a previsão de vendas em 2010 é de crescimento de 15%. Pestana comentou ainda que as vendas do período da Páscoa também foram fortes. No quarto trimestre de 2009, o grupo teve vendas líquidas de R$ 7,43 bilhões, expansão de 44,6% sobre o mesmo período de 2008.

Após a criação do segundo maior grupo de varejo de eletrodomésticos do país, a Máquina de Vendas, gerada pelo anúncio no mês passado da fusão das redes nordestinas Insinuante e Ricardo Eletro, Pestana afirmou que o foco dos investimentos do Pão de Açúcar este ano está no Nordeste. “Não muda nada nossa estratégia para o Nordeste. Vamos intensificar o investimento no segmento eletro lá. A bola da vez hoje é o Nordeste e vamos brigar fortemente por espaço”, disse o executivo. Segundo ele, a fusão de Insinuante e Ricardo Eletro foi um “movimento de proteção que é saudável para o mercado”.

Perguntado sobre novas aquisições pelo Pão de Açúcar, após a compra da rede Casas Bahia no final do ano passado, Pestana respondeu: “Não paramos as aquisições, estamos sempre de olho e sempre pode acontecer.”

Batmóvel inicia exposição brasileira

Os apaixonados pelos super-herois têm a chance de conhecer, de perto, o Batmóvel. O supercarro do homem morcego chega ao Brasil no dia 15 e estará em exposição no Shopping SP Market, em São Paulo, até o dia 23 de abril, das 10h00 às 22h00. A ação faz parte da comemoração aos 75 anos dos super-herois da DC Comics, comemorados neste ano.

Para receber a super máquina, réplica fiel do veículo usado pelo Batman na série animada Batman: os Bravos e Destemidos, o Shopping SP Market prepara um espaço temático. Os visitantes poderão tirar fotos com o automóvel mais famoso de Gotham City e vivenciar o mundo fantástico do personagem que encanta crianças e adultos há gerações. Batizada de Batmóvel Tour, a exposição promovida pela Warner Bros. Consumer Products está percorrendo diversos países. No Brasil, ela desembarca no Shopping SP Market e depois seguirá para outras localidades do Estado de São Paulo.

Além da atração internacional, o Shopping SP Market também receberá o Encontro de Colecionadores Hot Wheels nos dias 17 e 18 de abril, quando o empreendimento se tornará ponto de encontro e parada obrigatória para os amantes dos super-herois das telas e das pistas.

The Beetles faz show gratuito no Palco BCS

O sucesso dos quatro meninos mais famosos de Liverpool, no interior da Inglaterra, revive sob uma nova ótica em pleno 2010. Os lendários Paul, Ringo, George e Lennon inspiram o show que a banda The Beetles – conhecida como um cover perfeito dos Beatles – fará no próximo dia 15 de abril, quinta-feira, no Palco BCS no Balneário Camboriú Shopping, em Santa Catarina. Formada por quatro músicos de Buenos Aires, na Argentina, o The Beetles preserva algumas características originais do quarteto que até hoje é reverenciado como o maior da história do rock. O show, marcado para às 20h30, é gratuito e aberto ao público.

O Paul dos Beetles é canhoto como o original. O Ringo canta ele mesmo as músicas de Ringo Star. Lennon incorpora as diversas fases e facetas do verdadeiro John Lennon, enquanto o George foi premiado como o melhor George Harrison das Américas. Além dos instrumentos – todos originais de cada fase dos Beatles – a banda tem figurinos que recriam os místicos shows do Washington Colliseum 64, do Shea Stadium 65, de Budokan Tokio 66, da etapa psicodélica dos anos 1967 e 1968, do famoso concerto do terraço da Apple no ano 69 e ainda os clássicos trajes negros que os Beatles usavam no começo da carreira. Sempre, é claro, alinhados com os instrumentos conforme a época.

Entre os equipamentos estão os famosos e raríssimos cubos VOX (dois de guitarra e um de baixo) e os valiosíssimos instrumentos, guitarras, baixos e baterias, todos originais e fabricados na época dos Beatles, para total fidelidade de som e cenário do show. No BC Shopping, os Beetles se apresentarão no formato de pocket show, que define o Palco BCS.

Satisfação dos consumidores on-line atinge 85,54% em fevereiro, mostra e-bit

Os consumidores que realizam suas compras pela internet têm apresentado elevado nível de satisfação. O Índice de Confiança do e-Consumidor referente a fevereiro atingiu 85,54%. O número, medido pela e-bit, em parceria com o MIS (Movimento Internet Segura), mostra que, em geral, as pessoas que fizeram compras on-line no segundo mês do ano gostaram do atendimento das lojas eletrônicas brasileiras. No mesmo mês do ano passado, a satisfação era de 85,59%. Para o diretor executivo da Câmara e-net (Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico), Gerson Rolim, a manutenção deste indicador em um patamar acima da marca de excelência em dois anos consecutivos é uma conquista. “O desafio agora é, daqui por diante, manter os índices de satisfação neste nível, devido ao crescimento exponencial da demanda on-line no país”.

Já para o diretor geral da e-bit, Pedro Guasti, o aumento nas vendas de produtos de “volta às aulas”, aliado ao longo feriado de Carnaval pode ter levado à ligeira queda do índice, se comparado a janeiro de 2010. “Acreditamos que a tendência, a partir de março, é que o indicador volte a se elevar como ocorrido em 2009.

Os quesitos avaliados pelos consumidores on-line para composição do índice são dez: facilidade de comprar, seleção de produtos, informação sobre os produtos, preços, navegação, entrega no prazo, qualidade dos produtos, atendimento aos clientes, política de privacidade e manuseio e envio das mercadorias.

A avaliação dos e-consumidores é colhida por meio de pesquisas nas lojas conveniadas à e-bit, sendo uma no ato da compra e outra após o recebimento do produto. A pesquisa de fevereiro foi feita com 94.201 pessoas, entre os dias 1º e 28.