Investidores apontam como certa alta da Selic na próxima reunião do Copom

Durante o mês de março, o debate sobre a atitude do Copom em relação à política monetária acirrou-se, já que a inflação começou a pressionar e a expectativa para o IPCA em 2010 era elevada semanalmente, de acordo com o relatório Focus. Para o Itaú Unibanco, por exemplo, a inflação seria decisiva, já que naquela altura a perspectiva para o IPCA já estava acima do centro da meta (atualmente, a projeção para 2010 é de 5,18%). Por outro lado, o Bank of America, por exemplo, apostou na conservação da taxa e acertou.

No dia 17 de março, o Comitê de Política Monetária (Copom) anunciou sua decisão de manter a Selic em 8,75% ao ano, embora a votação não tenha sido consensual, com cinco votos favoráveis à decisão e três membros pedindo um reajuste da taxa para 9,25% ao ano. Para a próxima reunião, é consenso no mercado que a autoridade monetária irá optar por elevar a taxa básica de juros do país em 50 pontos-base e dar início ao ciclo de aperto monetário, após uma política bastante acomodativa para conter os efeitos da crise no Brasil. O relatório Focus, que traz a mediana das estimativas do mercado, aponta nesse sentido.

Por um lado, a maioria dos analistas aponta para uma alta inevitável dos juros na próxima reunião, dado o “descompasso entre o ritmo de expansão da demanda doméstica e a capacidade produtiva da economia”, como a própria ata da reunião salientou. Para a LCA, por exemplo, o documento “não poderia ter sido mais claro quanto ao horizonte em que esse ajuste deverá ter início”, afirmou a consultoria em relatório. Por isso, os analistas preveem cinco elevações consecutivas de 50 pontos-base na Selic, a começar no dia 28 de abril. Outro ponto bastante destacado na ata é o trecho que afirma ter havido consenso entre os membros do Comitê “quanto à necessidade de se implementar um ajuste na taxa básica de juros”.

Para Thaís Zara, da Rosenberg & Associados, a única possibilidade para uma mudança nessa projeção seria uma reversão abrupta das condições atuais da economia, “algo que está fora do radar no momento”, conclui. O Relatório da Inflação, divulgado no final do último mês também ajuda a balisar essas apostas. De acordo com o documento trimestral divulgado pelo Banco Central, a inflação medida pelo IPCA deve ficar acima da meta de 4,5% ao ano, alcançando ao final de 2010 5,2%. Para o Santander, esse é um dos motivos catalisadores de sua revisão da decisão do Copom.

Em relatório divulgado na última quarta-feira (07/04), o banco disse acreditar em uma elevação mais agressiva de juros pelo Banco Central, em 0,75 ponto percentual, avaliando ainda as expectativas para inflação em 2010 e 2011, que devem continuar subindo. Por outro lado, o Santander não alterou sua visão de aumento de 325 pontos-base em 2010, o que deixaria a Selic em 12% ano ano. Contudo, o banco acredita que o BC irá atingir essa taxa mais cedo, na reunião de dezembro.

Jamil Albuquerque lança “As Leis do Triunfo para o século 21” no Shopping Neumarkt

O escritor Jamil Albuquerque é o convidado de bate-papo e sessão de autógrafos que acontece na próxima quarta-feira (14/04), no Shopping Neumarkt, em Blumenau (SC). Reconhecido especialista em orientação de carreiras e treinamento de equipes, o autor e vem a Blumenau para o lançamento do livro “As Leis do Triunfo no Século 21”. O evento é aberto ao público e inicia às 19h30, com um bate-papo com o autor na praça central do shopping, no pavimento térreo. O lançamento da obra continua oficialmente na loja da Livrarias Catarinense, com a sessão de autógrafos.

Jamil é o idealizador do Master Mind do Brasil, uma das principais escolas de desenvolvimento de líderes do país. Os treinamentos são embasados nas 17 leis do triunfo, da obra original de Napoleon Hill, adaptados para os tempos atuais, com uma linguagem simples e de fácil compreensão. No livro “A Lei do Triunfo para o Século 21”, Jamil explica que as pessoas bem-sucedidas são as denominadas Master Mind, que têm desempenho acima da média, visto que têm um objetivo bem definido. “Napoleon Hill pesquisou durante 20 anos os grandes líderes dos Estados Unidos e chegou a conclusão que essas pessoas tinham em comum o que ele denominou de As 17 leis do Êxito”, acrescenta.

Exposição de motos no Cascavel JL Shopping

Aproximar o público do mundo motociclismo é um dos objetivos da Exposição de Motos, que segue até dia 21 de abril, no Tapete Vermelho do piso L2 Cascavel JL Shopping (PR). No local estão expostas motocicleta com motor V8, Suzuki GSX 750F e Yamaha Midnight Star 950 convidando os cascavelenses a participarem do 2º Cascavel Moto Fest, que será entre os dias 23 e 25 deste mês, no Centro de Convenções e Eventos de Cascavel. “Nós pretendemos com o encontro reunir os motociclistas, e com a exposição convidar o povo cascavelense a participar do encontro também”, explica um dos organizadores do Cascavel Moto Fest, Marcos Willems.

Cada moto tem uma postura de pilotagem, forma de fazer curvas e de aceleração. “As esportivas como a Suzuki GSX 750 F são mais rápidas, tem menos peso e possui uma aerodinâmica incrível. A moto V8 e a Yamaha Midnight Star 950 são consideradas custom, por serem motos de estrada e tem grande fama, pois foram as primeiras a serem fabricadas e tem a maior marca do mundo de motocicletas a Harley Davidson, que são motos pesadas, porém muito bonitas, pois exibem o cromado no motor e geralmente tem motor em V o que as deixa muito charmosas”, explica Marcos.

Em sua primeira edição reuniu mais de 10 mil pessoas nos três dias do evento e a expectativa para a 2ª edição do Cascavel Moto Fest é de um público de 15 mil pessoas. O Cascavel Moto Fest já é um encontro internacional de motociclistas e é considerado um dos maiores eventos do seguimento do Brasil. A realização é do Clube Minhocas do Asfalto, atualmente com 63 integrantes, sendo o maior moto clube da cidade, com facções em Toledo, Lucas do Rio Verde e Cuiabá. O passaporte para os três dias custa R$ 10. Informações no site www.cascavelmotofest.com.br.

Pão de Açúcar planeja emitir ações em 2011, revela Pestana

O Grupo Pão de Açúcar pretende voltar ao mercado de ações, provavelmente em 2011. Ao DCI, o presidente do grupo, Enéas Pestana, revelou que a intenção é a de fazer duas operações. A primeira seria com o grupo de empresas que vendem eletroeletrônicos, como Extra.com e Casas Bahia. O outro será uma emissão secundária de ações da Globex Utilidades, controladora da rede Ponto Frio – “um re-IPO”, como classificou o presidente. “O free float (papéis em livre circulação no mercado) da Globex é ínfimo. Queremos aumentar o volume no mercado. Nada para agora, mas sim para o ano que vem”, revelou, sem passar mais detalhes.

O movimento de lançar mais ações do Ponto Frio no mercado se explica pelo fato de que, praticamente, não há negociações dos papéis em bolsa. Em 09 de fevereiro, o Pão de Açúcar fez uma oferta pública para a aquisição (OPA) das ações do Ponto Frio. Ao todo o grupo da família Diniz adquiriu 4.102.220 papéis ordinários e passou a deter 98,32% do capital social de Globex.

Segundo Pestana, que falou durante o 2º Painel CEO´s do Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças de São Paulo (IBEF SP), o Grupo Pão de Açúcar planeja investimentos de R$ 5 bilhões para o período de 2010 a 2012, uma alta de 70% em relação aos R$ 2,9 bilhões aplicados entre 2007 e 2009, que incluiu aquisições. “Não paramos às compras, pois estamos em expansão. Claro que não vamos vender barcos, mas vamos buscar negócios que gerem sinergia e alavanquem nossos negócios.”

Para crescer de forma orgânica, de acordo com o presidente do grupo, o foco de expansão deve se concentrar no nordeste do País. “Não muda nada nossa estratégia para o nordeste. Vamos intensificar o investimento no segmento eletro lá. A bola da vez hoje é o Nordeste e vamos brigar fortemente por espaço”, disse o executivo. Para ele, a fusão de Insinuante e Ricardo Eletro foi um “movimento de proteção que é saudável para o mercado”.

Com bom humor, ele ressaltou que a companhia registrou forte movimento de vendas nos três primeiros meses do ano. “As vendas do primeiro trimestre foram muito boas, acima da média do mercado”. Contudo não revelou detalhes sobre a performance. O grupo divulga resultado dos três primeiros meses do ano em 13 de maio. Pestana comentou que as vendas de Páscoa foram fortes.

Outra empresa que pode recorrer ao mercado, muito provavelmente em 2011 ou em 2012, é a Suzano Papel e Celulose. A empresa investe, ao todo, R$ 8 bilhões, na construção das novas fábricas de celulose no Maranhão e Piauí, que devem começar a operar em 2013 e 2014, respectivamente. “Podemos ir a mercado se precisarmos de capitalização”, disse o presidente da companhia, Antônio Maciel Neto. “O mercado de capital seria uma forma de financiamento complementar”, disse Maciel Neto. Cada nova fábrica terá capacidade de produção de 1,3 milhão de toneladas de celulose ao ano, informou.

Segundo o presidente se a empresa recorrer ao mercado, necessariamente será no mercado de ações e não em outra modalidade. “Se houver necessidade, podemos depois recorrer ao mercado de capitais.” Ele negou os rumores de que a empresa ingresse no mercado de capitais, ainda este ano. “Não há nenhum banco contratado para fazer emissão.”

Maciel Neto explicou que a empresa enviará no início de maio um pedido formal ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para obter parte dos recursos. Além do BNDES, a empresa conversa com o Banco do Nordeste e com os fornecedores de máquinas e tecnologia. A geração de caixa também deve compor o mix de financiamento.

“Até o fim do ano precisa estar definido [a fonte de financiamento], pois precisamos iniciar as compras dos equipamentos para a fábrica do Maranhão no primeiro trimestre do ano que vem”, afirmou. De acordo com ele, atualmente 30% da produção de papel já é exportada e o aumento de demanda teria que servir o mercado externo.

Coleção de Inverno Nicoboco aquece o corpo e a consciência

A Coleção de Inverno 2010 Nicoboco prova que é possível estar na moda e ao mesmo tempo respeitar o ambiente. Com peças minuciosamente pensadas, que trazem em sua composição tecidos exclusivos que não agridem a natureza, a marca de surfwear surpreende nas costuras, estampas e variações determinadas que agregam valores e fixam a identidade da empresa.

O malhão masculino feito em Ceramic Micro Wash é um dos produtos que redefinem o conceito de maciez e conforto. O tecido reúne o melhor da natureza e da tecnologia e é produzido com fibras naturais de alta qualidade e acabamento único com jatos sutis de pó finíssimos de cerâmica. Por levar tratamentos UV Protection +50, o malhão bloqueia a passagem dos raios solares UVA e UVB com fator de proteção acima de 50. Além disso, ele é anti-pilling, isto é, o produto pode ser lavado e secado à máquina, sem formar bolinhas, aumentando desta forma a durabilidade da peça.

Já o moletinho, desenvolvido em Reciclato, apresenta uma nova geração de fibras de poliéster, muito mais finas, obtidas a partir da reciclagem de garrafas pet, que combinadas a mais alta tecnologia, resultam em um tecido nobre, macio, confortável, agradável ao toque e muito resistente.

Outra novidade está no tecido Ultra Soft, utilizado na confecção da camiseta polo. A malha produzida com fio penteado, composto da seleção de fibras das melhores safras que passam por um processo especial de limpeza possui uma superfície mais lisa e sedosa. Além da extrema maciez, o visual liso dá maior vivacidade às cores e uma alta durabilidade, o que livra a polo de sofrer deformações ou torções.

A linha feminina da Nicoboco aparece com cores sóbrias e uma modelagem que caminha do mais justo ao mais despojado. A influência para a coleção vem diretamente das ruas irreverentes da década de 80, com peças confortáveis e versáteis.

A jaqueta em jacquard com tecido Organic, composto de 100% algodão e tingimento a base de água, sem utilização de agrotóxicos ou adubos químicos no momento do cultivo, é uma boa opção para dias frios. Com forro matelado, o produto dá segurança, conforto e beleza para encarar o inverno.

Para um clima mais ameno, a boa pedida está na blusa manga longa de viscose e poliéster. Com um caimento leve e bonito, a peça proporciona um look básico e sofisticado que pode ser usado antes e depois do pôr do sol.

E, como o inverno é a estação mais fria do ano, o xadrez não poderia ficar de fora. Num tom mais sóbrio e moderno, composta por elastano, a calça da nova coleção Nicoboco garante conforto e segurança.

Esta é apenas uma mostra das mais variadas peças ecologicamente corretas encontradas nas 22 lojas da marca espalhadas pelo Brasil. Para mais informações acesse www.nicoboco.com.br.

Griletto abre mais uma unidade em Ribeirão Preto

O Griletto, rede de restaurantes especializada em grelhados e parmegianas, abre mais uma unidade na cidade de Ribeirão Preto. Agora, além do restaurante do Ribeirão Shopping, a população local contará com uma unidade no Shopping Santa Úrsula.

A loja será administrada por um casal de empresários que já conhece bem o negócio, pois são franqueados do Griletto da cidade de Franca. Foi justamente o sucesso desse empreendimento que os motivou a apostar em uma segunda unidade. “Devido ao bom retorno do investimento e tendo em vista o crescimento deste segmento, além do fato de o Griletto trabalhar com alimentos de qualidade a preços acessíveis, resolvemos investir em uma segunda operação”, diz a administradora Meire Inazaki.

Essa é a 28ª unidade da rede, sendo 14 fraqueadas e 14 próprias. Outras 10 inaugurações já estão confirmadas para os próximos meses e a expectativa é manter o ritmo de crescimento alcançado em 2009. A meta para 2010 é atingir 50 unidades. Entre as regiões que terão destaque estão os Estados do Paraná, Minas Gerais e São Paulo.

Abastecer com gasolina e álcool é mais barato em SP do que no RJ

Em março, os motoristas paulistanos encontraram a gasolina e o álcool mais baratos que os cariocas, na hora de abastecer seus veículos, de acordo com pesquisa realizada pelo Ticket Car. O destaque ficou com a gasolina, que ficou 6,21% mais cara no Rio de Janeiro, na comparação com o preço médio do litro do combustível na capital paulista. Em São Paulo, o litro do combustível saiu por R$ 2,530, em média, enquanto que na capital carioca o preço médio no terceiro mês do ano ficou em R$ 2,687 por litro.

Já o álcool também registrou valores mais altos no Rio. Na região, o litro do combustível estava 22,22% mais caro que o registrado em São Paulo. Em valores, o preço médio do derivado de cana-de-açúcar ficou em R$ 2,085 na capital carioca, contra R$ 1,706 registrado na capital paulista. Em contrapartida, os consumidores que utilizaram diesel, biodiesel e GNV para abastecer seus veículos verificaram preços mais em conta na capital do Rio de Janeiro. Em São Paulo, os combustíveis estavam, respectivamente, 1,57%, 0,87% e 1,02% mais caros.

Apesar de terem gastado mais com gasolina do que os paulistanos, no terceiro mês deste ano, os cariocas viram o preço médio desse combustível cair 0,56%.Mesmo assim, os cariocas que optaram por abastecer com gasolina economizaram mais que aqueles que escolheram o álcool, já que o primeiro combustível segue vantajoso em relação ao etanol pelo terceiro mês consecutivo.

Se forem tomadas por base as quatro regiões do Rio de Janeiro, a zona Oeste tinha os preços médios mais em conta para todos os combustíveis – gasolina, álcool, diesel, biodiesel, com exceção do GNV, que é mais barato na região Norte. Na outra ponta, a zona Sul apresentou os combustíveis mais caros em março também para todos os combustíveis pesquisados.

Em São Paulo, a região mais cara para abastecer o carro ainda é a do Centro, que registrou os maiores preços para todos os combustíveis pesquisados. O GNV mais em conta foi encontrado na região Norte. Em contrapartida, a zona Leste concentra os preços mais baratos para gasolina, diesel e biodiesel. Para o álcool, a zona Norte é a mais em conta.

Lojas Carrefour estão preparadas para a Copa do Mundo

Com a proximidade da Copa do Mundo, o Carrefour já se preparou para atender todas as demandas do período, com um sortimento completo de roupas, eletrônicos, acessórios esportivos, objetos de decoração e para torcida. São itens que fazem alusão ao campeonato mundial e, principalmente, ao Brasil.

No departamento Têxtil, por exemplo, o Carrefour oferece opções para todas as idades, com mais de 50 itens diferentes, entre camisetas e macacões para bebês e crianças, camisas e shorts de tecidos masculinos e femininos. Além disso, as lojas estão com toalhas, tênis e sandálias estampados com a bandeira do Brasil. Nesse segmento, a expectativa é vender mais de 30% a mais em relação ao período normal de consumo dessas categorias.

Na área de Bazar, os clientes podem encontrar uma coleção exclusiva com 12 modelos de bolas de futebol temáticas, além de acessórios para a prática do esporte. A expectativa da rede é aumentar em 30% as vendas nesse segmento, em relação à última Copa. O departamento conta ainda com uma série de itens para animar a torcida, como cornetas, bandeiras, buzinas, maracá.

O departamento de Eletro é outra oportunidade de mercado para a temporada da Copa de 2010, que já está aquecido desde o início do ano. Para atender à crescente demanda de televisores LCD e Plasma, por exemplo, o Carrefour antecipou as negociações com os principais fornecedores para garantir seus estoques e preços competitivos. A rede prevê um crescimento expressivo nas vendas na categoria, nos meses de abril, maio e junho, em relação ao mesmo período no ano passado. Um dos aparelhos que promete ser o destaque de vendas é o modelo 42″ Full HD.

Taxas de juros bancários ficam estáveis em abril

As taxas de juros de empréstimo pessoal e de cheque especial ficaram estáveis em abril. É o que mostra pesquisa realizada pelo Procon-SP, que compara mensalmente as taxas praticadas pelos principais bancos do país. A taxa média do empréstimo pessoal ficou em 5,17% ao mês (a.m.), mesmo percentual do mês anterior. É o sexto mês consecutivo que o empréstimo pessoal apresenta a mesma taxa média – que em março foi de 5,171% a.m. e neste mês foi de 5,168% a.m. A única alteração foi promovida pelo Bradesco, que reduziu a taxa de empréstimo pessoal de 5,37% para 5,34% a.m. (voltando à taxa praticada em fevereiro).

Já no cheque especial, a taxa média dos bancos pesquisados manteve-se em 8,79% a.m. – o mesmo valor do mês passado. Este é o quarto mês consecutivo de permanência dos níveis das taxas. O levantamento foi feito em 1º de abril com dez instituições: Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, HSBC, Itaú, Nossa Caixa, Real, Safra, Santander e Unibanco.

A pesquisa mostra que a menores taxas continuam com um banco público. A Caixa Econômica cobra 4,39% a.m. para o empréstimo pessoal e 6,75% a.m. no cheque especial. Na outra ponta, o Itaú Unibanco pratica taxa de 5,86% a.m. para os empréstimos, enquanto o Safra tem o maior custo do cheque especial: 12,30% a.m. Na conta anual, a taxa média dos créditos pessoais soma 83,06% a.m. Já o cheque tem custo acumulado de 174,74% a.m. Na segunda reunião deste ano, ocorrida nos dias 16 e 17 de março, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central decidiu manter a taxa Selic em 8,75% ao ano – taxa que vem se mantendo desde a reunião de julho do ano passado.