SkatePark é atração do Shopping Grande Rio

O Shopping Grande Rio, vai levar para a Baixada Fluminense uma diversão muito radical com o Skatepark. Até 17 de maio, as crianças poderão experimentar, com toda a segurança, a sensação de deslizar numa prancha com rodas, contando, sempre com a presença de um instrutor, além de equipamento de segurança. Enquanto brincam, os pequenos estimulam o desenvolvimento da coordenação motora e a autoestima.

O altura da rampa varia de 0,50m a 1,10m, para facilitar o aprendizado de quem nunca subiu num skate. Recomendado para crianças acima de quatro anos, o brinquedo é diversão garantida. Cada dez minutos no Skatepark saem por R$ 12. A pista de skate fica na praça de eventos e funciona no mesmo horário que o shopping.

IPI faz demanda do consumidor por crédito atingir recorde em março

O fim do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) fez os consumidores buscarem mais crédito em março. Após queda de 7% em fevereiro, a demanda do consumidor por crédito registrou alta de 18,3% – maior nível da série histórica, iniciada em janeiro de 2007. Os dados fazem parte do Indicador Serasa Experian da Demanda do Consumidor por Crédito, divulgado nesta segunda-feira (12/04). De acordo com os analistas, além do IPI, o maior número de dias úteis também influenciou no resultado mensal. Foram 23 dias úteis no mês passado contra 18 em fevereiro.

O cenário econômico mais estável, a inadimplência do consumidor em queda e o aumento da massa real de rendimentos também fizeram com que o indicador registrasse recorde. Considerando o resultado acumulado dos primeiros três meses deste ano, houve aumento de 21,6% na demanda. Na comparação anual, o desempenho não foi diferente e a procura por crédito avançou 32,5%, também recorde histórico em termos de taxa anual de crescimento. Nesse caso, porém, a base de comparação (março de 2009) foi o principal fator do aumento, uma vez que, naquele mês, o País enfrentava um dos piores momentos da crise financeira global, que afetou o crédito.

Em todas as comparações, houve alta na demanda em todas as regiões geográficas brasileiras. Na comparação com março de 2009, o destaque ficou com o Sudeste, região onde a procura por crédito cresceu 36,2%. Já na comparação com fevereiro, o maior aumento ficou com o Nordeste, onde a demanda cresceu 21%

Vendas do Pão de Açúcar crescem 47,1% no trimestre, para R$ 7,785 bi

As vendas brutas do Grupo Pão de Açúcar cresceram 47,1% no primeiro trimestre em relação ao mesmo período de 2009, totalizando R$ 7,785 bilhões. As vendas líquidas somaram R$ 6,973 bilhões, um aumento de 50,2% no período. Excluindo-se as operações do Ponto Frio, as vendas brutas e líquidas cresceram 19,9% e 23,2%, respectivamente.

No conceito mesmas lojas – que incluem apenas as lojas com no mínimo 12 meses de operação e, portanto, excluem as operações do Ponto Frio -, as vendas brutas cresceram 15,0% em termos nominais e 9,6% em termos reais (deflacionadas pelo IPCA). Segundo o Pão de Açúcar, o desempenho mesmas lojas teve impacto positivo de 1,8 ponto percentual por conta do efeito sazonal da Páscoa, que no ano passado foi comemorada na 2º semana de abril e, neste ano, na 1º semana de abril, fazendo com que os clientes iniciassem suas compras de Páscoa no final do mês de março. Já as vendas líquidas mesmas lojas cresceram 18,1% no trimestre em termos nominais.

Ainda no conceito mesmas lojas, os produtos alimentícios apresentaram crescimento em vendas brutas de 13,5% no período, com destaque para as categorias Bebidas e Produtos de Mercearia. As vendas de não-alimentos cresceram 19,5%, com ênfase para as categorias de Bazar, Drogarias e Eletro-eletrônicos. Entre as bandeiras do Pão de Açúcar, os destaques foram o Extra Hipermercados, Extra Supermercados, Extra Eletro e Assaí que apresentaram performance superiores a média do grupo.

A empresa destacou ainda que as vendas brutas do comércio eletrônico (composto pelo Extra.com.br, Pão de Açúcar Delivery, Pontofrio.com.br e Atacado) registraram crescimento de 65,3% no primeiro trimestre ante o mesmo período do ano passado.”Também foi verificado um aumento no tíquete médio e tráfego de clientes em todas as lojas do Grupo neste período”, diz a companhia em comunicado.

As vendas brutas de Globex, que incluem as operações de comércio eletrônico, apresentaram crescimento de 49,6% em relação ao primeiro trimestre de 2009, para R$ 1,442,5 bilhão. As vendas líquidas totalizaram R$ 1,257 bilhão, um aumento de 53,5%. No conceito mesmas lojas, o crescimento foi de 47,9% em relação mesmo trimestre do ano passado. “Essa performance superior às apresentadas no terceiro e quarto trimestres de 2009, de 6,8% e 23,0%, respectivamente, demonstram uma tendência positiva e acima do orçado pela companhia”, afirma o Pão de Açúcar, que lembra ainda que o primeiro trimestre de 2009 foi o período mais afetado pela crise econômica mundial nas vendas de bens duráveis.

O grupo abriu 11 lojas no trimestre, sendo uma loja Extra Hipermercado e uma loja Assaí no conceito”power center”(formato que atende aos consumidores de atacado e varejo, com uma loja ao lado da outra) em Palmas (Tocantins); e nove lojas do Extra Fácil em São Paulo. Além disso, uma loja do CompreBem foi convertida para o formato Assaí em Pernambuco. Em contrapartida, foram fechadas duas lojas, uma do Sendas e uma do Comprebem. Com isso, o grupo encerrou o trimestre com 1.089 unidades.

Multiplan construirá prédio de escritórios ao lado do shopping Morumbi

A Multiplan iniciou a construção de um novo edifício de escritórios para locação ao lado do Shopping Morumbi, em São Paulo. O empreendimento, chamado Morumbi Business Center, terá escritórios padrão classe A e receberá investimento de R$ 66 milhões. A área bruta locável (ABL) planejada será de 10.150 m², em uma área total de 17.440 m². A obra deve ser entregue no segundo semestre de 2011.

Segundo a Multiplan,”o projeto reforça a estratégia da companhia de investir em complexos multiuso, agregando edifícios comerciais, residenciais, hotéis e centros médicos no entorno de seus shopping centers, ampliando o fluxo de consumidores, contribuindo para a valorização dos imóveis e promovendo o efeito sinérgico entre serviços e comércio”.

Confiança do paulistano recua em abril, mas segue elevada

O Índice de Confiança do Consumidor (ICC), elaborado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomercio), apresenta em abril segunda queda no ano. O ICC teve redução de 2,9% em relação a março, atingindo 152,12 pontos. Já na comparação com igual período do ano anterior, o índice apresenta alta de 21,8%.

Thiago Freitas, assessor econômico da Fecomercio, explica que, apesar do recuo, o ICC continua retratando um consumidor confiante na economia, já que o indicador varia de 0 a 200 pontos e denota otimismo quando acima de 100. “No entanto, o aumento nos preços registrado no começo do ano, ainda devido fatores sazonais, principalmente no grupo Alimentação representou um impacto mais forte do que o previsto na avaliação dos consumidores”, destaca. Segundo o economista, o declínio na confiança dos paulistanos que recebem menos de dez salários mínimos e têm mais de 35 anos foi o fator de maior peso para o resultado do índice. “Este é justamente o grupo de consumidores que tem maior receio em perder poder de compra. Também por isso, é o que mais sentiu o aumento nos preços”, analisa.

Os sub-índices que compõem o ICC, Índice de Condições Econômicas Atuais (ICEA) e Índice de Expectativa do Consumidor (IEC), apresentaram resultados opostos em abril. Enquanto o IEC registrou leve elevação de 0,8%, o ICEA encolheu 8,5%. Com este resultado, o ICEA atinge o menor nível dos últimos seis meses, retornando ao mesmo patamar de novembro de 2009. A segmentação do indicador segundo o sexo dos consumidores também demonstra que, apesar da confiança masculina ter caído mais do que a feminina, as mulheres permanecem mais inseguras do que os homens. Confirmando o resultado geral do ICC, na divisão por idade, constatou-se que os paulistas com mais de 35 anos foram os que apresentaram maior deterioração no sentimento de segurança em relação às condições econômicas atuais, cedendo 9,5% em relação ao mês anterior. Já o IEC, que vinha de queda nos meses anteriores, teve ligeiro incremento de 0,8% na comparação entre abril e março deste ano. Curiosamente, as mulheres, menos otimistas quanto às condições econômicas atuais, são mais esperançosas do que os homens em relação às expectativas de futuro.

Freitas afirma que os números do ICC em abril são decorrentes da pressão nos preços acima das expectativas registradas no primeiro trimestre de 2010, que culminou na indisposição do consumidor em comprometer sua renda com aquisições mais substanciais, assumindo dívidas de médio e longo prazo. “Ainda que seja pontual e não represente riscos à economia, nem necessidade de elevação da Selic, essa inflação comprometeu a confiança dos consumidores”, conclui.

O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) é apurado mensalmente pela Fecomercio desde 1994. Os dados são coletados junto a cerca de 2,1 mil consumidores no município de São Paulo. O objetivo da pesquisa é identificar o sentimento dos consumidores levando em conta suas condições econômicas atuais e suas expectativas quanto à situação econômica futura. Os dados são segmentados por nível de renda, sexo e idade. O ICC varia de 0 (pessimismo total) a 200 (otimismo total). Sua composição, além do índice geral, apresenta-se em: Índice das Condições Econômicas Atuais (ICEA) e Índice das Expectativas do Consumidor (IEC). Os dados da pesquisa servem como um balizador para decisões de investimento e formação de estoques por parte dos varejistas, bem como para outros tipos de investimento das empresas.

Kopenhagen inaugura primeira loja no Maranhão

Era o que faltava. A partir de 15 de abril, os maranhenses terão o privilégio de contar com uma loja Kopenhagen para chamar de sua, isso porque inaugura no Shopping Rio Anil, em São Luís, o primeiro ponto de venda da grife. O local tem 32 m² climatizados e repleto dos mais variados produtos que a marca oferece. Finalmente, os maranhenses poderão se deliciar com os clássicos Nhá Benta, Chumbinho, Lajotinha, Cherry Brandy, além de chocolates, bombons, balas, confeitos e a variedade de bebidas da loja, como, por exemplo, as leves Sodas Italianas, o irresistível Capuccino e, é claro, o tradicional café expresso que só na Kopenhagen vem acompanhado de petit waffle, um canudinho crocante com base de chocolate ao leite.

O Maranhão era o único estado do nordeste que não possuía uma loja Kopenhagen. As expectativas da abertura desse ponto de venda são as melhores, isso porque São Luis é uma cidade turística, onde são recebidas pessoas de todas as partes do Brasil e do mundo. “As pessoas vem à cidade usufruir o que ela oferece de melhor e terão a oportunidade de tomar um delicioso café na Kopenhagen”, explica Keily Perinazzo proprietária da franquia. Há oito décadas a Kopenhagen seduz o paladar dos brasileiros.

Sinônimo de sofisticação no segmento de chocolates finos artesanais, a grife que faz parte do Grupo CRM – controlador também da Brasil Cacau e Dan Top – somam 265 lojas nas grandes cidades do Brasil. A grife possui hoje mais de 300 itens em linha, alguns deles top of mind nos seus segmentos como Nhá Benta, Língua de Gato, Lajotinha, Chumbinho e Cherry Brandy.

Shopping Metrô Tatuapé divulga programação de abril da Oficina de Ideias

O Shopping Metrô Tatuapé, em São Paulo, preparou uma programação especial para os cursos da “Oficina de Ideias” no mês de abril. O projeto, que tem como objetivo a realização de workshops para clientes e frequentadores do complexo, irá oferecer aos participantes cursos de gastronomia, moda e artesanato nos dias 13, 15 e 28 deste mês.

Os inscritos irão aprender as técnicas de preparo de um dos pratos clássicos da culinária italiana, o risoto. Já na área de moda, os alunos terão aulas práticas sobre pintura em tecido, podendo levar de presente um lenço customizado por eles próprios. Ambos os cursos têm como parceiro o Senac. No workshop de artesanato, que contará com uma nova apoiadora, a Singer, os interessados irão confeccionar um porta- lingerie em máquinas de costura.

“Retomamos o projeto por ser de grande importância para o Shopping a possibilidade de um contato mais estreito com a comunidade. Já obtivemos retorno bastante positivo dos clientes, que demonstraram muito interesse pelos temas abordados, o que nos deixa com ótimas expectativas para as próximas edições”, afirma Flavia Tegão, gerente de marketing do Shopping Metrô Tatuapé.

Os cursos são gratuitos e têm um limite máximo de 20 alunos por turma. As inscrições podem ser feitas no site ou pelo telefone do SAC – Serviço de Atendimento ao Cliente do Shopping.

Programação do mês de abril:

GASTRONOMIA
Data – 13/04/2010
Tema:Risotos
Parceiro – Senac
Horários
Turma 01 – das 14h00 às 16h00
Turma 02 – das 16h30 às 18h30

Descrição
O participante irá aprender as técnicas básicas de preparação do prato clássico italiano, além de obter dicas de combinação de ingredientes para elaborar sugestões diferenciadas.

MODA
Data – 15/04/2010
Tema: Técnica de pintura em tecido
Parceiro – Senac
Horários
Turma 01 – das 14h00 às 16h00
Turma 02 – das 16h30 às 18h30

Descrição
O participante desenvolverá duas técnicas de pintura em tecido: free hand e pulverizada.

ARTESANATO

Data – 28/04/2010
Tema: Confecção Porta-lingerie
Parceiro – Singer
Horário – Das 14h30 às 17h00

Descrição
Os participantes irão aprender na prática a confeccionar um porta-lingerie, utilizando máquinas de costura, que irão auxiliar os alunos.

Sobre a Oficina de Ideias

A Oficina de Ideias é uma iniciativa do Shopping Metrô Tatuapé, que visa a oferecer cursos e workshops nas áreas de gastronomia, comportamento e bem-estar, artesanato, moda e beleza. A participação é aberta a clientes e visitantes do complexo, obedecendo a um limite de vaga por turma. Os cursos acontecem na sala de Oficina de Ideias, localizada no piso Superior, em datas e horários pré-determinados. O projeto conta com parceiros e apoiadores durante todo o ano. Os interessados podem se inscrever e obter mais informações pelo site www.shoppingtatuape.com.br ou pelo telefone do SAC – Serviço de Atendimento ao Cliente: (11) 2090-7420.

Governo aumenta capital social do BNDES em R$ 2 bi

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, com o aval do ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge, autorizou o aumento em R$ 2,096 bilhões do capital social do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). De acordo com decreto presidencial publicado na edição de ontem do Diário Oficial da União, o capital social do BNDES, agora, supera os R$ 22 bilhões com o novo aporte. O decreto, assinado pelo presidente, informa que a expansão será realizada “mediante a capitalização de reserva de capital e reservas de lucros”.

Em setembro de 2009, o governo autorizou aumento do capital social do BNDES para R$ 20,279 bilhões. O aumento de capital é uma demanda antiga do presidente da instituição, Luciano Coutinho. Ao se manifestar sobre a divulgação de ontem, o BNDES, por meio de sua assessoria de imprensa, informou que o novo recurso faz parte de pedido da instituição que resultou em acordo com o Tesouro Nacional a fim de ampliar a capacidade de empréstimos do banco. A assessoria não teceu maiores detalhes.

O coordenador do curso de Gestão Financeira da Veris Faculdades (Grupo Ibmec Educacional), Estevão Garcia de Oliveira Alexandre, tem uma opinião positiva sobre o aporte ao BNDES. Para ele, o recurso deve ajudar no crescimento do País, neste ano. “É uma atitude [do governo] coesa e conservadora”, diz o professor. “Será possível injetar mais recursos na indústria, na logística e na infraestrutura, que o Brasil precisa. Como, por exemplo, empréstimos com taxas competitivas para compra de caminhões que deve ajudar o transporte e logística do Brasil. Ou, no caso da indústria, principalmente, aumentar o emprego e renda e o consumo. Resumindo, novos recursos ao BNDES contribuem ao crescimento mais estruturado, podendo alcançar 6% [em 2010]”, explica. Ele não acredita, porém, que o crescimento do consumo possa gerar uma forte pressão inflacionária, com índice superior ao da banda da meta da inflação, ou seja, dois pontos percentuais acima ou abaixo de 4,5%. Todavia, Alexandre prevê que o índice deve ficar acima do centro da meta.

O professor da Veris Faculdades comenta também que os R$ 2 bilhões concedidos ao BNDES fazem parte da demanda da instituição, já que houve maior procura pelos financiamentos desde o ano passado. “O PSI [Programa de Sustentação de Investimento] teve prazo prorrogada por causa desta forte pressão por liberação de recursos do BNDES”, exemplifica. O ministro da Fazenda, Guido Mantega, havia anunciado em março a prorrogação do PSI até dezembro deste ano. O programa foi criado em 2009 como medida para combater a crise financeira e liberava recursos a longo prazo e taxas baixas de juros no BNDES. Foram R$ 80 bilhões em liberações por meio do programa. Oliveira considera como outro ponto positivo do aumento do capital o incentivo dado para as micro, pequenas e médias empresas. Ele ressalta, no entanto, “que o fato é bom se for bem aplicado pelo banco”.

Já o professor do curso de Administração das Faculdades Integradas Rio Branco, Carlos Eduardo Stempniewski, pensa de forma contrária ao professor da Veris Faculdades. Ele afirma que R$ 2 bilhões são “uma montanha de dinheiro para pessoas comuns, mas é muito pouco para ajudar no desenvolvimento do País”. “Se considerarmos que só para a capitalização da Petrobras irão R$ 80 bilhões ou, com relação ao PAC 2 [segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento], os projetos de linhas de transmissão do Madeira demandarão R$ 100 bilhões, o dinheiro é muito pouco”, analisa.

Além disso, Stempniewski considera o aporte inferior ao que realmente o BNDES pede. “Para auxiliar micro, pequenos e médios empresários o aumento de capital é importante. Mas não é para a infraestrutura que o País precisa no momento. Algumas vezes, um único projeto exige de cinco a seis vezes mais capital do que o autorizado”, critica.

Sesc e Shopping JL promovem o Domingo Alegria

Foi lançado no último domingo (11/04) o projeto Domingo Alegria do Sesc Cascavel em parceria com o Cascavel JL Shopping (PR). O local reuniu diversas crianças de diversas faixas etárias e os pais também acompanharam a apresentação e se divertiram. A próxima será no dia 18 com o Instituto Opus em Cena com a peça Os Bischows, e dia 25, é a vez do Grupo Sério de Teatro com o espetáculo Halley Hoop. O evento começa sempre às 13h30, no Espaço Rústico do piso L1. A entrada é franca.

A estreia do Domingo Alegria foi com o Grupo Circo e Teatro Éramos Três, que apresentou o espetáculo Apapurias e Pirapuacas. “Trouxe as crianças especialmente para assistir o espetáculo. É um momento de lazer, se divertiram e até eu acabei rindo junto. No próximo domingo venho novamente”, revela a mãe Barbara Zanini, 27 anos. A mãe Louvane Pedralli, 40 anos, acrescenta: “Normalmente nos domingos não tem o que fazer. Além de vir passear e assistir ao espetáculo é cultura”.

O projeto tem como objetivo promover a difusão das Artes Cênicas, abrir espaço para apresentações de artistas, grupos e cias locais e regionais e oferecer novas possibilidades gratuitas de cultura e entretenimento para os visitantes do Cascavel JL Shopping. A ação deste projeto visa desenvolver apresentações artísticas nas modalidades de teatro, circo e dança em um espaço especialmente ambientado no shopping para a realização destas atividades. Após o espetáculo, a CNA – Inglês e Espanhol oferece até as 17h brincadeiras e desenhos para as crianças colorir.

Confira a sinopse dos próximos espetáculos:

18/04: Os Bishows, do Instituto Opus em Cena
A peça conta a história de quatro animais muito diferentes entre si que buscam um só ideal para suas vidas: escapar da opressão de seus donos. O jumento, a galinha, o gato e o cão representam, poeticamente, cada qual com sua personalidade, o sonho comum a todo ser humano: derrotar toda a forma de tirania e apresentam uma divertida reflexão sobre a diversidade cultural do nosso país. Na trajetória desses animados bichos, um ladrão, arrependido dos seus atos após ser preso por eles, se junta à trupe.

A trilha sonora do musical Os Bishows, encanta a todas as idades, criada exclusivamente para essa montagem, tem características específicas para cada personagem, com estilos bem diferenciados. Desde uma moda de viola da galinha caipira, o rap do cão, o forró cantado pelo jumento, e a melodia do gato de Madame com estilo requintado dos franceses. Em um momento mágico os bichos dão um show apresentando uma canção que revela na letra uma reflexão ao planeta terra e ao comportamento dos seus habitantes. E finalizam o espetáculo numa apresentação circense com uma musica vibrante.

25/04: Halley Hoop, do Grupo Sério de Teatro
Criado em 2007, com estréia da peça halley hoop – que trata de maneira cômica sobre o emprego, sua rotina, monotonia, dificuldades e necessidades. E simboliza com a figura do palhaço dentro de cada um, uma maneira de suavizar tudo isso – o “Grupo Sério” vem participando também com intervenções em muitos eventos do Sesc-Cascavel, que muito contribuiu para formação e desenvolvimento do grupo, que também conta com o apoio da Baiacu (Bando Independente Associação Cultural).