Shoppings de Salvador poderão cobrar por estacionamento a partir de janeiro

Foi publicado do Diário da Justiça do Estado da Bahia, desta quarta-feira (5), uma decisão judicial que permite aos shoppings de Salvador vinculados à Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) a cobrança de taxa nos seus estacionamentos.

A decisão do juíz da 7ª Vara da Fazenda Pública, Benedito da Conceição dos Anjos, atende a um mandado de segurança interposto pela regional baiana da Abrasce. A Superintendência de Controle e Ordenamento do Uso do Solo do Município (Sucom), órgão responsável pela implantação das regras para cobrança da taxa no prazo de 30 dias, disse em nota que até o momento não foi intimada judicialmente sobre o assunto e só irá se pronunciar após ter conhecimento formal da decisão.

Caso não cumpra a decisão judicial, a Sucom poderá pagar uma multa diária sob pena de crime de desobediência.

Shoppings minimizam impacto energético de decoração natalina

Tradição nos meses de novembro e dezembro, a iluminação complementar voltada para as festas de fim de ano está presente em praticamente todos os shoppings do Brasil. Com o objetivo de atrair mais visitantes, a decoração extra impacta no consumo de energia, criando um problema para os administradores e também para o meio ambiente.

Para minimizar este tipo de problema, o Uberlândia Shopping (MG) investiu no uso de itens reciclados. “Teremos um Natal sustentável com 80% do material usado na decoração readaptado do último ano e uma economia de até 90% no gasto de energia”, afirma o gerente de marketing Antônio Augusto Eloy. Já no West Plaza (SP), a decoração natalina será 100% feita com lâmpadas de LED. “Investimos na tecnologia tanto na parte interna quanto na externa, contemplando também o entorno com mais de 150 árvores iluminadas”, o gerente de marketing Alessandra Tiraboschi. “A expectativa é que, com essa alternativa, tenhamos uma economia de 80%”.

Além de consumirem menos energia elétrica, reduzindo a conta de luz em até 50%, as lâmpadas de LED também não geram calor para o ambiente, o que diminui a necessidade de uso de ar-condicionado. Por isso, mesmo custando mais do que as lâmpadas comuns, este tipo de iluminação compensa no final. Outro fator importante é que a tecnologia LED é mais ecológica porque não usa mercúrio e pode ser descartada no lixo comum.

Economia de energia o ano inteiro
Muitos empreendimentos comerciais já estão sendo construídos baseados em projetos que preveem menor uso de energia. É o caso do SuperShopping Osasco, arquitetado para usufruir de luz natural em seus pavimentos. “Temos um skylight que nos permite aproveitar a luminosidade do dia, o que contribui para a redução do consumo de eletricidade”, explica a gerente de operações Vanuza Crema. Entre as ações sustentáveis, no início de 2011 toda iluminação do espaço, composta por lâmpadas halógenas HQI, foi substituída por uma opção mais econômica: as compactas PL. O impacto no consumo de energia foi de 18,2%. Este tipo de lâmpada tem vida útil maior, consome menos energia elétrica e possui luminosidade superior comparada a uma incandescente de mesma potência.

Mesmo os shoppings que já existem há mais tempo, como é o caso do Pátio Paulista (SP), fundado em 1989, podem fazer esforços em prol da redução do consumo. “Temos investido na compra de energia no mercado livre e na substituição dos sistemas de ar condicionado, o que gera economia”, explica o gerente de marketing Silvano de França.

MPPE discute gratuidade dos estacionamentos em shoppings de Petrolina

A gratuidade nos estacionamentos em shoppings de Petrolina, no Sertão do estado, será tema de uma audiência pública promovida pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE) no próximo dia 19, às 9h, na sede das Promotorias de Justiça da cidade, situada na avenida Fernando Góes, Centro.

Para os promotores Carlan Carlo e Ana Cláudia de Sena, a frente do caso, abster-se da cobrança seria proposta como contrapartida aos impactos urbanísticos gerados por esses empreendimentos, o que exige soluções por parte do município. Diante dos fatos, a audiência pretende buscar um entendimento entre os responsáveis pelos shoppings e a gestão municipal.

Entre os convocados, estão representantes do River Shopping, Petrolina Park Shopping e Shopping Petrolina – os dois últimos em fase de implementação – e os secretários municipais de Habitação e Ordem Pública, Urbanismo e Infraestrutura e de Meio Ambiente. Por ser de interesse público, toda a população está convidada a participar do debate. Quem desejar se pronunciar sobre o caso durante a audiência precisa cadastrar-se na lista de inscrição, disponível na entrada do local até as 8h45.

Segundo o promotor Carlo, o River Shopping já oferece estacionamento gratuito aos usuários há mais de um ano, mas a medida só foi instaurada após o MPPE detectar irregularidades no licenciamento, o que levou o município a exigir a interrupção da cobrança. %u201CA ideia é mostrar aos responsáveis pelos empreendimentos que a alteração gerada nas vias de circulação próximas a esses locais, atingindo a estrutura urbanística, precisa de uma contrapartida para o município, neste caso, a gratuidade total ou parcial do estacionamento.%u201D Durante a reunião, ele exigir a criação de um Conselho de Urbanismo, também conhecido como Conselho das Cidades ou de Desenvolvimento Urbano. O grupo é uma determinação do Estatuto das Cidades e entre suas funções está a análise de contrapartidas ao impacto urbano gerado por grandes empreendimentos.

Justiça libera que shoppings cobrem taxa por estacionamento em Salvador

Os shoppings de Salvador podem começar a cobrar aos clientes pelo estacionamento no centro comercial. A decisão, tomada pelo juiz Benedito da Conceição, da 7ª Vara da Fazenda Pública do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), foi publicada no Diário da Justiça Eletrônico na quarta-feira (5).

De acordo com o TJ-BA, em novembro de 2011, a Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) entrou com um mandado de segurança contra a Superintendência do Controle de Ordenamento e Uso do Solo (Sucom) pedindo a inconstitucionalidade da Lei Municipal 4.736/93. A lei proíbe a cobrança nos estacionamentos do shoppings da capital baiana. Na ocasião, a juíza Lisbete Maria Santos, também da 7ª Vara da Fazenda, declarou a inconstitucionalidade da lei e concedeu a segurança preventiva à Abrasce.

O Tribunal de Justiça da Bahia informou que a decisão foi mantida pela Câmara Especializada, órgão de 2º grau, cujos desembargadores negaram recurso interposto pela Sucom. O Superior Tribunal de Justiça (STJ) julgou um recurso especial, que também foi negado. Atualmente, um “recurso Extraordinário tramita no Supremo Tribunal Federal (STF), com opinativo do Ministério Público Federal (MPF)” para que o pedido seja negado, de acordo com o TJ-BA.

O Tribunal esclareceu que a tramitação do recurso extraordinário não impede que os shoppings comecem a cobrar pelo estacionamento, uma vez que a sentença já foi proferida em 1º grau e matida na segunda instância. Com a decisão da Justiça, a Sucom tem 30 dias para estabelecer regras para a cobrança nos estacionamentos dos shoppings. Caso a ordem não seja cumprida no prazo, a superintendência pode pagar multa diária pelo crime de desobediência.

Em nota, a Sucom informou que até a tarde desta quinta-feira (6) não foi informada sobre a decisão da Justiça oficialmente.

Em entrevista ao G1, o coordenador regional da Abrasce na Bahia, Edson Piaggio, disse que a necessidade da cobrança do estacionamento nos shoppings da capital vem do fato de que muitas pessoas usam os estacionamentos de forma “indevida” e também pelo fato de Salvador ser a única capital do país que não pratica a cobrança, o que ele considera negativo.
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“O shopping era a única inserção em Salvador que não cobrava estacionamento. Todos os edifícios comerciais cobram, clínicas cobram. Não tem nenhum sentido da atividade ser indiscriminada. O que a Justiça fez foi reconhecer a legitimidade da cobrança e a inconstitucionalidade da lei que proibia essa cobrança. Como os prédios comerciais e as clínicas já cobram há muito tempo, essas pessoas [que usam esse serviços] estacionam nos shoppings, muitas vezes de manhã e só tiram à tarde, deixam o carro lá [no shopping] oito, dez horas. Esse foi um dos motivos para coibir esse abuso”, disse.

Ainda de acordo com Edson Piaggio, cada shopping tem a autonomia para definir se quer cobrar pelo estacionamento, o valor que será aplicado e quando a taxa começará a ser praticada.

Shoppings continuam com cobrança, mas não emitem NF

Consumidores e até funcionários dos dois Shoppings da capital estão registrando Boletins de Ocorrências (BO) por não obterem nota fiscal do serviço. Os consumidores estão entrando com processo contra danos morais e constrangimento ilegal. A cobrança no estacionamento começou na última semana de novembro e gerou inúmeras polêmicas.

Foi o caso do radialista Alex Carvalho. Ele deixou o carro estacionado no pátio do shopping, mas ao efetuar o pagamento solicitou uma nota fiscal que lhe foi negada. Por conta disso, o mesmo se dirigiu à Delegacia do Consumidor e Defraudações e registrou a ocorrência. “Eu só pedi o que é meu de direito. Eles têm que emitir a nota fiscal, já que estão prestando um serviço. Passei 50 minutos no shopping e me cobraram por 4 horas”, reclamou.

Procon

Procon/SE, órgão vinculado a Secretaria de Estado da Justiça e Defesa ao Consumidor divulgou nota no último dia 30 de novembro, informando que o órgão está acompanhando a situação, pela falta de emissão de nota fiscal para o consumidor ao pagar o estacionamento. Segundo diz a nota, caso seja verificada alguma ilegalidade os shoppings poderão sofrer penalidade de multa que vai de R$ 450 a R$ 6,5 milhões. De acordo com o Procon/SE, no momento em que os shoppings disponibilizam um espaço, pago, fica configurada a prestação de serviços.

Fiscalização

A Secretaria Municipal de Finanças em Aracaju (Sefin) é o órgão responsável por fiscalizar se as empresas estão garantindo o direito do cidadão de receber o comprovante fiscal. A reportagem do Portal Infonet entrou em contato com o secretário, para saber se haverá fiscalização, mas o mesmo se encontrava em reunião. O Portal está à disposição caso a secretaria queira dar declarações.

Revolta

Funcionários, estudantes, consumidores e lojistas se mobilizaram para tentar acabar com a cobrança, que já está na segunda semana. Por não concordarem com a taxa de R$ 4, os clientes estão preferindo fazer compras no Centro da cidade ou em galerias. A mudança já está sendo sentida pelos lojistas que já registraram queda nas vendas no período de maior volume de compras.

Em nota, a assessoria dos dois Shoppings informou que os estabelecimentos comerciais estão agindo em acordo com a legislação municipal. “Conforme a lei 89/2009 e regulamentado no Decreto número 3.393, os estacionamentos, considerados serviços de elevado fluxo, são autorizados a emitirem o Recibo Provisório de Serviço (RPS). A partir do recibo, o contribuinte converte, em até dez dias, em Nota Fiscal, por meio do site da prefeitura”.

Boulevard Shopping espera receber 120 mil pessoas no próximo fim de semana

O Boulevard Shopping espera receber 120 mil pessoas no próximo fim de semana, dias 8 e 9 de dezembro. Na primeira semana deste mês, o shopping recebeu um público de 95 mil pessoas.

O fluxo de carros também vem aumentando. Em novembro houve um crescimento de 12% em relação ao mesmo período do ano passado. Em dezembro, a expectativa é de um aumento de 20% em relação a dezembro de 2011.

Segundo o gerente de Marketing, Daniel Vieira, neste Natal o shopping investiu R$800 mil, sendo R$420 mil na campanha e R$380 mil na decoração.

A promoção de Natal do Boulevard, que este ano vai sortear um Land Rover modelo Freelander 2, um dos carros mais cobiçados do mercado, vai até 31 de dezembro. O sorteio será no dia 2 de janeiro.

A cada R$ 400 em compras, o cliente poderá trocar suas notas fiscais por um cupom para participar do sorteio. Utilizando terminais Redecard, o cliente ganhará cupons em triplo. A central de trocas ficará no 2º piso, em frente à loja Alphabeto.

Além da enorme árvore de Natal, a decoração reproduz alguns dos ambientes da ilha do Club Penguin, como os iglus e o farol, com seus personagens – os pinguins, os puffles, os agentes secretos, os ninjas, o capital Rockhopper e a tia Arctic. Os visitantes podem se divertir com os 10 computadores conectados no mundo virtual, passear pela decoração e ainda têm à disposição chapéus e outros adereços dos personagens para tirar fotos.

O gerente destaca as novas operações que chegaram este ano ao shopping, como a Artex, Uatt?, Bagaggio, Looxx, Bibi Calçados, Dragon Fields, Sketch, Dress To e a megaloja Kalunga, estando ainda previstas para a primeira quinzena de 2012 as inaugurações da Espaço Fashion e do sofisticado restaurante Garcia & Rodrigues.

Horário especial de Natal
De 1º a 16 de dezembro, as lojas funcionam das 10h às 22h. De 17 a 23 de dezembro, elas abrirão das 9h às 23h. Nas segundas-feiras que antecedem o Natal e o Ano Novo, dias 24 e 31, as lojas funcionarão das 9h às 18h; e nos dias 25 de dezembro e 1º de janeiro/2013 só funcionará a Praça de Alimentação do shopping (opcional).

“Os novos horários proporcionarão mais flexibilidade ao consumidor, principalmente para aqueles que trabalham fora. Aos domingos, o cliente terá mais seis horas para fazer suas compras, e durante o período que vai de 17 a 23 de dezembro, ele ganhará mais duas horas por dia”, explica o gerente de Marketing, Daniel Vieira.

Tire-foto com Papai Noel

O serviço tire-foto com Papai Noel vai funcionar até o dia 24 de dezembro, de segunda a domingo, das 10h às 22h, na Praça de Eventos, no Piso 1 do shopping. São duas opções: foto com porta-retrato (R$ 35) ou foto impressa na caneca (R$ 20), esta última com prazo de dois dias para entrega.

Empregos temporários devem chegar a mil vagas

Para atender as vendas de final de ano, o Boulevard Shopping (av. dos Andradas – 3000 – Santa Efigênia – Belo Horizonte) deve gerar mil empregos temporários, entre lojistas e administração do mall.

De acordo com o gerente de Marketing do Boulevard, Daniel Vieira, a expectativa é que haverá um incremento em torno de 25% no quadro atual das lojas (cerca de 3.500 pessoas), com novos 950 colaboradores.

Já o contingente de mão de obra extra da administração, hoje com um quadro de 220 pessoas, deverá crescer 15%, com cerca de 40 novos colaboradores nos setores de segurança, limpeza, atendimento, manutenção e orientadores de estacionamento. As contratações vão ocorrer a partir da segunda quinzena de novembro.

O site do Boulevard – www.boulevardshopping.com.br – no link ‘Oportunidades’, encontra-se diariamente a relação de novas vagas. Os currículos podem ser entregues também no SAC do shopping (2º piso).

Av. dos Andradas, 3.000 – Santa Efigênia – Belo Horizonte – MG
31-2571-7538 – 2571-7539 – www.boulevardshopping.com.br

Café da Manhã reuniu imprensa e convidados na comemoração de aniversário do North Shopping Barretos

Três clientes foram homenageados, empresária recebeu prêmio lojista do ano e salas de cinema ganharam novos nomes para celebrar os dois anos do shopping

A cerimônia comemorativa ao aniversário de dois anos do North Shopping Barretos aconteceu na manhã desta quarta, dia 5, reunindo autoridades, imprensa e convidados em um café da manhã servido no foyer do Centerplex Cinemas.

A data contou com a entrega do prêmio Cliente do Ano a três pessoas escolhidas pela assiduidade com que frequentam o shopping. Jesiane Castro Luz, Juninho Leite e Cláudia Siqueira foram os três clientes homenageados neste ano. Pela primeira vez aconteceu também a premiação lojista do ano, entregue a Arlete Peroni Angelo, do Grupo Arlete.

Um momento marcante na comemoração foi o descerramento das placas que dão novos nomes às salas do complexo Centerplex Cinema. Numa homenagem à memória e à cultura da cidade, as salas passam a se chamar a partir de agora Sala Cine Barretos, Sala Cine Centenário e Sala Cine Tetéia, em alusão aos três mais importantes cinemas que já existiram na cidade de Barretos. A placa foi descerrada pelo diretor do Centerplex Cinemas, Márcio Eli, juntamente com representantes das entidades e movimentos culturais de Barretos, e do representante das famílias proprietárias dos três cinemas, Leônidas Marques Jericó.

O evento contou com a presença do arquiteto do Grupo North Empreendimentos Brasil, Geraldo Oliveira, que representou o diretor do Grupo, Sérgio Gomes, da gerente de operações do North Shopping Barretos, Rita Vasconcellos, do gerente de marketing do North Shopping Barretos, Ricardo Martins Marques, do presidente da ACIB, André Peroni Angelo, e do prefeito eleito de Barretos, Guilherme Ávila.

Ibevar prevê expansão do varejo em 7,5% este ano

O varejo brasileiro – incluindo venda de automóveis e combustíveis – deve ter um crescimento real de 7,5% este ano ante 2011, prevê o presidente do Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo (Ibevar) e presidente do conselho do Programa de Administração do Varejo (Provar), da Fundação Instituto de Administração (FIA), Claudio Felisoni. A projeção leva em conta uma expansão “pífia”, nas suas palavras, do Produto Interno Bruto (PIB) no ano de, no máximo, 1,3%.

Segundo o especialista, o bom desempenho do varejo neste ano ocorrerá pela performance das vendas até o terceiro trimestre, já que o Natal deverá ser mais fraco do que o de anos anteriores. “No ano, até o terceiro trimestre, as vendas foram boas porque houve desoneração da folha de pagamento para alguns segmentos; redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para eletrodomésticos e carros; e queda na taxa básica de juros”, explicou.

“Mas o que estamos vendo agora é uma desaceleração das motivações de compra. O comprometimento da renda ainda mantém-se elevado e não há um movimento da redução na taxa de inadimplência”, completou Felisoni.

Para 2013, a expectativa do presidente do Ibevar é mais pessimista. Ele acredita que não haverá condições políticas para manter as medidas de estímulo ao consumo, como a redução do IPI, e a taxa de juros irá subir novamente. “O governo também tem demonstrado preocupação em investir mais para estimular os investimentos privados”, declarou. “O desempenho geral do varejo vai depender muito das vendas dos supermercadistas, dos alimentos, que representam 50% do varejo total. Sem as medidas de estímulo ao consumo, a performance do varejo sofrerá um “baque” e o crescimento desacelerará para entre 3% e 5%”, estimou.

O especialista ainda comentou que as ações do governo, em geral, são pontuais. “O Brasil precisa melhorar seus investimentos, infraestrutura. O Brasil é uma oportunidade, mas é necessário criar as condições favoráveis.”

Romero Britto no trenó dos shoppings da Sonae Sierra Brasil

Romero Britto anda atacando de designer de moda. O artista plástico pernambucano, de renome internacional, imprimiu um toque particular às Color Bags que serão distribuídas na campanha de Natal dos shoppings da Sonae Sierra Brasil. As peças foram feitas sob medida para os clientes e podem ser retiradas na mecânica Comprou, Ganhou, na troca de cupons fiscais.

Ao todo, a empresa investiu R$ 10 milhões neste final de ano e a campanha terá ainda o sorteio de 15 automóveis, entre eles um BMW X1, dois Toyota Etios e 12 Ecosport. Durante o registro das notas fiscais para a troca das sacolas, os consumidores ganham um cupom para participar automaticamente da promoção dos automóveis.

As estampas de Britto serviram ainda de inspiração para a decoração de Natal, com arranjos, laços e bolas nos vibrantes tons de amarelo, azul, lilás, rosa e roxo, característicos das pinturas do artista.

A troca de cupons por sacolas vai até 16 de dezembro. Depois disso, os registros valem exclusivamente para os sorteios dos carros, que acontecerá em 03 de janeiro de 2013.

Fazem parte do portfólio da Sonae Sierra Brasil os shoppings Penha, Plaza Sul, Campo Limpo e Boavista, de São Paulo-SP; Shopping Metrópole, de São Bernardo do Campo – SP; Franca Shopping, de Franca – SP; Tivoli Shopping , de Santa Bárbara DOeste – SP; Parque D. Pedro Shopping, de Campinas – SP; Pátio Brasil, de Brasília – DF; Manauara Shopping, de Manaus – AM e Uberlândia Shopping, de Uberlândia – MG.

Vagas temporárias nos shoppings da Sonae Sierra Brasil

Em recente consulta realizada junto aos lojistas dos shoppings, a Sonae Sierra Brasil apurou que a maioria das lojas vai contratar força extra para este fim de ano.

No total, serão mais de 7.700 vagas, a grande maioria para o cargo de atendentes, operadores de caixa e estoquistas. Para a maioria dos temporários existe a possibilidade de efetivação nos cargos. Ainda há vagas a serem preenchidas e os interessados devem contatar diretamente as lojas que estiverem com sinalização na vitrine.

Fazem parte do portfólio da Sonae Sierra Brasil os shoppings Penha, Plaza Sul, Campo Limpo e Boavista, de São Paulo-SP; Shopping Metrópole, de São Bernardo do Campo – SP; Franca Shopping, de Franca – SP; Tivoli Shopping , de Santa Bárbara DOeste – SP; Parque D. Pedro Shopping, de Campinas – SP; Pátio Brasil, de Brasília – DF; Manauara Shopping, de Manaus – AM e Uberlândia Shopping, de Uberlândia – MG.