ParkShoppingBarigui realiza o primeiro Retail do ano

O ParkShoppingBarigui, em Curitiba, promove, nesta terça-feira (20/04), às 0800h, a primeira edição do Retail Club de 2010, projeto desenvolvido pelo shopping que tem como objetivo levar ao conhecimento dos vendedores e lojistas as últimas novidades sobre o tema varejo. Na ocasião, também será apresentada a Campanha e Promoção de Dia das Mães. Esse primeiro Retail Club 2010 contará com a presença do empresário, publicitário, escritor e presidente da Le Pera Propaganda, Marcos LePera que vai ministrar a palestra “Ou vai ou Racha” para os presentes.

Segundo a gerente de marketing do ParkShoppingBarigui, Silvia Pires Omairy, a ideia é proporcionar aos vendedores e lojistas um momento especial: ” Nosso palestrante vai apresentar de forma dinâmica e diferenciada temas como transformação, inovação, liderança e vendas, sempre com o foco no varejo e no cliente. O ParkShoppingBarigui investe nestes profissionais de venda por saber que eles são capazes de fazer a diferença e deixar o nosso cliente ainda mais feliz”, disse.

Bangu Shopping presenteia mães com carro zero quilômetro

O Bangu Shopping, no Rio de Janeiro, vai sortear um Fox zero quilômetro no Dia das Mães. A campanha, que dá início às comemorações, será lançada no dia 22 de abril com o tema “O Bangu Shopping vai dar um força pra quem sempre carregou você no colo, presenteando a sua mãe com um Novo Fox 0km”. Desenvolvida pela agência Via 4, o objetivo é brincar com a idéia que o filho foi carregado no colo, no carrinho e agora, vai ser de carrão.

A aposta do shopping está no incremento das vendas de bolsas, sapatos, roupas, perfumes, joias, maquiagens, celulares e TVs de LCD. De acordo com a superintendente do shopping, Valéria Lage, o Dia das Mães é a segunda data mais importante para o varejo e este ano é esperado um aumento de mais de 20% nas vendas. “O mercado está aquecido e a promoção que sorteia um carro 0km juntando notas de compras aumenta ainda mais a expectativa em relação à data”, diz.

Com investimento de R$ 150 mil na campanha e em ações de marketing, a promoção especial oferece ao cliente um cupom para concorrer a um Fox 0km nas compras acima de R$ 200. Comprando com o cartão Visa/Visa Electron, as chances triplicam e o cliente tem direito a dois cupons extras para concorrer ao prêmio, respondendo à pergunta, “Qual o shopping que vai sortear um carro para sua mãe?”. O sorteio do prêmio será no dia 9 de maio, e o carro ficará exposto no mall durante o período da campanha.

Tocantins é destaque nas vendas no varejo

O Tocantins registrou um crescimento de 41,5% no volume de vendas no mês de fevereiro deste ano, no comparativo com o mesmo período de 2009, ficando em primeiro lugar entre os estados que mais aumentaram suas vendas, seguido de Rondônia (32,7%), Acre (24,8%), Mato Grosso (20,3%), Sergipe (18,5%) e Ceará (18,3%). Os dados, divulgados na última semana, são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e revelam ainda que o Estado também foi destaque na variação de vendas quando comparado ao mês de janeiro de 2010, com incremento de 37,7% no setor varejista.

Para o Governo do Estado, essa é uma resposta às intensas ações que buscam atrair novas empresas para o Tocantins. “O resultado positivo é fruto da atração de indústrias e investidores, que injetam recursos na economia local, gerando renda para população que, consequentemente, vem aumentando seu poder de compra”, afirma o governador Carlos Henrique Gaguim.

Em fevereiro de 2009, o Tocantins registrou queda de 1,7% no volume de vendas, resultado que quando comparado ao índice de 2010, demonstra o quanto o mercado varejista estava estagnado naquele período.Além dos incentivos fiscais, o Governo do Estado promove missões empresariais no intuito de levar empresários locais para atualizar seus conhecimentos e também de mostrar para o mercado externo as potencialidades do Tocantins. A exemplo disso, atualmente, o governador está em missão oficial à China, onde buscará investidores para o Estado.

De acordo com João Telmo Valduga, secretário estadual de Indústria e Comércio (SIC), o último ano foi marcado pelo aumento da competitividade no mercado local. “Além do aumento do poder de compra das classes C e D, é importante ressaltar que houve uma redução significante nos preços praticados em Palmas e também no Estado. Isso porque a vinda de novas empresas – aumento da oferta – pressiona os preços, levando a uma maior competitividade”, pontua.

Somente no último ano e início de 2010, três grandes hipermercados atacadistas foram inaugurados em Palmas, lembrando ainda que está previsto para agosto desse ano a inauguração de cerca de 130 lojas no Capim Dourado Shopping.

Shopping Metrô Tucuruvi: lojas-âncora definidas

O Shopping Metrô Tucuruvi, que está sendo desenvolvido pela JHSF em São Paulo, acaba de fechar contrato com as nove lojas-âncora que abrigará. São elas: Ponto Frio, Centauro, Riachuelo, Renner, C&A, Casas Bahia, Marisa, Preçolandia e Cinemark, que estará presente com seis modernas salas de cinema.

O empreendimento terá um total de 200 operações e será totalmente integrado à estação de metrô Tucuruvi e ao terminal de ônibus local. A inauguração está prevista para 2011.

Patinação no Central Plaza Shopping

A estação mais fria do ano promete muita diversão no Central Plaza Shopping, em São Paulo, e já está sendo celebrada com a Patinação no Gelo, uma aventura emocionante que está agitando a cabeça e os pés de muita gente, além de reunir os amantes desta modalidade que ganhou notoriedade do público após o sucesso das olimpíadas de inverno.

Com 270 m², a super pista de gelo natural está montada na praça de eventos do shopping e ficará lá até o dia 13 de junho. A atração comporta cerca de 60 pessoas, além de conter toda infraestrutura necessária para proporcionar segurança e diversão a toda família. A instalação possui monitores totalmente capacitados que estarão à disposição para dar dicas de como patinar no gelo sem medo.

A atividade é aberta para maiores de cinco anos, e custa R$ 20 (incluindo o aluguel dos patins) com direito a meia hora de puro prazer, ou R$ 25 para patinação por 60 minutos. E, para que os pequeninos não fiquem de fora dessa curtição, há carrinhos especiais para passear com crianças de dois a quatro anos por R$ 10.

Para conhecer mais sobre o evento basta acessar o novo site do Central Plaza Shopping, www.centralplazashopping.com.br, ver as fotos e interagir com os internautas que descrevem seus depoimentos.

Projeto do governo prevê mínimo de R$ 535 a partir de janeiro

O projeto da Lei Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2011 enviado ontem (15/04) ao Congresso prevê um salário mínimo de R$ 535,91 a partir de janeiro. Esse novo valor traz um aumento de 5,08% em relação ao atual piso salarial, que é de R$ 510. De acordo com o Ministério do Planejamento, o cálculo feito leva em conta a projeção da inflação até dezembro e a variação do PIB de 2009. Como no ano passado, a economia encolheu 0,2%, o reajuste ficará muito próximo da taxa de inflação.

Para 2012, o salário mínimo projetado é de R$ 588,94. O valor estimado para 2013 é de R$ 649,29. As estimativas foram feitas considerando-se inflação anual de 4,5% para os próximos períodos. O crescimento do PIB esperado para o triênio 2011-2013 é de 5,5%. Para este ano, o governo estima que a economia crescerá 5,2%. No projeto, onde estão previstas as metas fiscais para 2011-2013, a meta de superávit primário permanece em 3,3% do PIB para o período, com a possibilidade de abatimento dos investimentos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e dos restos a pagar existentes no final de 2010. Em termos nominais, a meta será de R$ 125 bilhões para o setor público consolidado. Para o triênio, ainda ficaram definidos os seguintes parâmetros econômicos: crescimento do PIB de 5,5%; taxa de inflação de 4,5% e taxa de juros Selic, de 8,75%.

Países do Bric encerram encontro com disposição de lutar por

A 2ª Cúpula de Chefes de Estado e de Governo dos Bric (grupo formado pelo Brasil, Rússia, Índia e China) terminou na noite desta quinta-feira (15/04), em Brasília, com saldo positivo, segundo os líderes dos países. “Estamos confiantes de que a convergência aqui alcançada contribuirá para constituição de um espaço de diálogo. Brasil, Rússia, Índia e China têm papel fundamental a desempenhar na construção desta nova ordem internacional mais justa, representativa e segura”, avaliou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O conceito de “nova ordem mundial” se refere ao fim da era em que apenas os países mais desenvolvidos tinham voz nas decisões político-econômicas internacionais. “A Rússia está interesse em desenvolver e resolver questões muitos complexas, uma das mais importantes para superar a crise econômica mundial, um sistema internacional mais justo e igualitário”, reforçou o coro o presidente russo Dmitri Medvedev.

O primeiro-ministro indiano, Manmohan Singh, destacou que foram feitos importantes debates de interesse comum entre os Bric como mudanças climáticas, desenvolvimento sustentável, segurança energética e alimentar. “Nós apoiamos uma ordem mundial democrática, justa e multipolar com as Nações Unidas fazendo o seu papel central para lidar com estes desafios”, defendeu Singh. Os discursos integrados serão levados à reunião do G20, prevista para a última semana de junho no Canadá, quando os líderes das 20 principais economias mundiais se reúnem para debater e traçar estratégicas econômicas.

A próxima reunião dos Bric deve ser marcada para 2011, na China. A informação foi dada pelo presidente chinês Hu Jintao que agradeceu a solidariedade dos demais líderes pelo apoio às vítimas do terremoto que matou centenas de pessoas no noroeste do país asiático. A tragédia, inclusive, gerou uma alteração na agenda do evento, que duraria dois dias, mas teve o encerramento antecipado para hoje. O principal documento assinado pelos chefes de Estado foi um memorando de cooperação entre os bancos de desenvolvimentos dos quatros países: BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social); Vnesheconombank, Export-Import Bank of Índia e o China Development Bank Corporation. O acordo permitirá ampliar as atividades de fomento em projetos de infraestrutura e estimular vários setores produtivos nas nações envolvidas.

Durante o encontro, os governos brasileiro e chinês assinaram o “PAC chinês” – um Plano de Ação Conjunta de cooperação bilateral entre 2010 e 2014, fixando ações em áreas como agricultura, cultura, e energia. Na ocasião da assinatura, o presidente Lula destacou que, desde o início do governo dele, o comércio bilateral com a China cresceu 780%, ultrapassando os Estados Unidos como principal parceiro comercial do Brasil.

Porto Velho Shopping lança campanha “Você na Torcida”

Na contagem regressiva para a Copa do Mundo da FIFA 2010, o clima verde e amarelo já contagia os principais shoppings do país. Na trilha do maior evento esportivo do mundo, a Ancar Ivanhoe (administradora do Porto Velho Shopping, na capital de Rondônia, e de outros 15 shoppings no país) promove, em parceria com a Visa, a sua primeira grande campanha corporativa: “Você na Torcida”, colocando em campo 11 shoppings do grupo – incluindo o Porto Velho Shopping. As atrizes globais Ingrid Guimarães e Maria Clara Gueiros (foto) estrelam a campanha publicitária, a partir desta sexta-feira (16/04).

O Porto Velho Shopping sorteará uma viagem, com acompanhante, com direito a passeios, ingressos para um jogo da seleção brasileira, e muita mordomia. Para participar, basta apresentar comprovantes de compras com Visa (cupom fiscal e cupom Visa) das compras realizadas de 16/04 a 09/05. A cada R$ 150 em compras com Visa, o cliente ganha um cupom para concorrer. O sorteio acontecerá no dia 10 de maio. Para fazer a troca dos cupons, um stand especialmente desenvolvido para a ação será montado na praça central do shopping, no primeiro piso.

Os pacotes serão individuais, com direito a acompanhante, com data de saída de São Paulo com destino África do Sul; Cidade do Cabo. O grupo de ganhadores da promoção assistirá ao jogo Brasil x Costa do Marfim, dia 20 de junho, na primeira fase da Copa, além de fazer vários passeios turísticos como a visita ao Cabo da Boa Esperança e às vinícolas da região, acompanhados por três guias especializados.

Aproveitando o clima de descontração da Copa do Mundo, os shoppings começaram a divulgação com um divertidíssimo “teaser” na internet com as atrizes Ingrid Guimarães e Maria Clara Gueiros: o movimento “Um mês sem homem”, pedindo dicas do público sobre o que fazer durante a temporada de jogos. Confira em www.umemssemhomem.com.br.

Vendas de shoppings da BR Malls somam R$ 2,7 bilhões no trimestre

A administradora de shoppings BR Malls registrou nas lojas de seus 35 shoppings vendas de R$ 2,7 bilhões no primeiro trimestre, o que representa um crescimento de quase 22% sobre o mesmo trimestre do ano passado. “O resultado foi beneficiado pelo desempenho das vendas nas lojas-âncora, que aumentaram 19,5%”, disse ao Valor o presidente da BR Malls, Carlos Medeiros, que acaba de divulgar uma prévia dos resultados da companhia.

Pelo critério de mesmas lojas, o aumento nas vendas foi de 16,2% no primeiro trimestre em relação a igual período do ano passado. Esta taxa de crescimento é superior à registrada no quarto trimestre, tradicionalmente o melhor período de vendas para os lojistas, quando a BR Malls verificou alta de 11% nas vendas mesmas lojas. Diante do bom cenário econômico, Medeiros mantém o plano de abrir dois shoppings por ano até o final de 2012. Os dois primeiros, localizados na Granja Viana (SP) e Sete Lagoas (MG), abrirão suas portas no fim do ano.

Para concretizar o plano de expansão, a companhia prevê investimentos de R$ 900 milhões. Desse montante, R$ 350 milhões serão destinados à construção de seis shoppings e ampliação de outros sete centros de compra. A taxa média de ocupação dos shoppings da companhia é de 98,2%. A BR Malls tem mais R$ 550 milhões para aquisições, confirmou Medeiros.