Mesmo com fim do IPI reduzido, emplacamento de carros de passeio sobe 15%

Apesar do fim do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), reduzido em 1º de abril, o número de veículos de passeio emplacados registrou alta de 13,49% na primeira quinzena do mês, na comparação com a mesma quinzena de março, de acordo com relatório da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) divulgado na última segunda-feira (19/04).

Nos primeiros 15 dias deste mês, 120.875 mil unidades foram vendidas. O número é 14,95% maior que as unidades vendidas em igual período do mês passado (105.158 unidades) e 23,06% maior, se comparado aos autos vendidos na primeira quinzena de abril de 2009 (93.227 unidades).Também houve alta no número de emplacamentos de comerciais leves. Na primeira quinzena deste mês, 28.544 leves foram comercializados – um avanço de 7,69%, frente aos 26.505 vendidos no mesmo período do mês passado, e de 31,67%, frente à primeira quinzena de abril de 2009 (18.942 unidades).

Considerando todas as categorias de veículos, nos primeiros 15 dias do mês, 242.338 unidades foram emplacadas, contra 220.311 dos primeiros 15 dias de março, o que representa aumento de 10%. Já em relação aos primeiros 15 dias de abril de 2009, quando foram vendidas 195.434 unidades, houve crescimento de 24% nas comercializações de veículos no País.

Quando se trata de motos, foram registrados 79.362 mil emplacamentos. As vendas apresentaram alta de 2,93% sobre as 77.106 unidades emplacadas na primeira quinzena de março e de 20,43% frente a abril de 2009 (65.899 unidades).

Segundo a Fenabrave, também nos 15 primeiros dias deste mês, foram emplacados 7,3 mil caminhões, o que representa uma alta de 27,98% frente ao mês passado. Ainda segundo o levantamento, houve um queda de 24,69% nos emplacamentos de ônibus neste período (1.144 unidades vendidas).

Vale notar que, segundo o relatório, do total de automóveis e comerciais leves emplacados na primeira quinzena de abril, a maioria era composta por veículos bicombustíveis (87,19%), com 130.284 unidades. Já os demais combustíveis registraram 19.135 emplacamentos ou 12,81% do total de veículos vendidos no período.

CVC Vale do Paraíba descentraliza operação e anuncia investimentos

Reiterando seu compromisso no atendimento ao agente de viagem de importante pólo econômico do interior do estado de São Paulo, a CVC do Vale do Paraíba, que representa São José dos Campos e região, está concentrando esforços e investimentos na descentralização de suas operações, na ampliação da equipe e na inauguração de uma nova sede.

Conforme explica Geraldo Fleury, gerente geral da CVC Vale do Paraíba, a região tem registrado, desde 2004, crescimento anual médio de 25% em vendas, o que está impulsionando investimentos em diferentes áreas dedicadas ao agente de viagem. “No final de maio, vamos inaugurar uma nova sede em São José dos Campos, exclusiva para o atendimento ao agente de viagem da região, e iniciaremos as atividades de nossa base de operações, agora descentralizada de nossa matriz, o que vai contribuir para ampliarmos consideravelmente a agilidade e a qualidade no atendimento às 115 agências de viagens que são nossas clientes no Vale do Paraíba”, adianta Fleury.

Para estruturar e gerenciar essa nova área de Operações, o executivo trouxe para o seu time de 20 profissionais – todos dedicados ao atendimento ao agente de viagem – o profissional Luiz Ishimura, que acumula 13 de seus 31 anos ao setor de turismo. Com passagens pela companhia aérea TAM e pela Flytour, tendo sido dessa última gerente geral para a região de Campinas, Ishimura destaca que o desafio é fazer com que essa nova estrutura de apoio às operações impulsione em 40% o crescimento das vendas em 2010, se comparado com os resultados do ano passado, além de abrir e fortalecer canal de relacionamento direto com os fornecedores da CVC e, também, ampliando a qualidade de atendimento personalizado ao agente da região.

Com 300 m², a nova sede da Filial de Atendimento aos Agentes de Viagens do Vale do Paraíba fica na Avenida Adhemar de Barros, um dos endereços mais movimentados de São José dos Campos. Sob o comando da gerente de vendas Elenita Gonçalves, a filial ampliará em 40% sua capacidade de atendimento ao agente, somando agora dez posições de atendimento. “Para acompanhar esse crescimento gradativo e a forte demanda em vendas, geradas pelos agentes de viagens da região, nada mais coerente que aproveitar o momento para reafirmar o nosso compromisso e oferecer, aos nossos grandes parceiros do Vale do Paraíba, uma estrutura de apoio que garantirá respostas e confirmações imediatas para todos os produtos oferecidos pela CVC, em pacotes aéreos, nacionais e internacionais, rodoviários e marítimos”, diz Fleury.

Fleury informa que “a região do Vale do Paraíba é o todas essas novidades, segundo mercado em vendas da CVC no Interior do Estado de São Paulo, por ter alcançado a marca de 60 mil passageiros embarcados em 2009 – 25% mais que 2008. E que, em 2004, a CVC Vale do Paraíba era o sétimo mercado em vendas da CVC no Interior do Estado de São Paulo”.

Outback Steakhouse homenageia as mães no dia 9 de maio

O Outback Steakhouse preparou uma surpresa para deixar o Dia das Mães ainda mais gostoso. As mamães que forem almoçar ou jantar em um dos restaurantes da rede poderão tirar uma foto, que virá em uma moldura exclusiva registrando esse momento especial. A ação é uma parceria com a Coca-Cola e será válida no dia 9 de maio enquanto durarem os estoques.

Outra dica para agradar as mães nesta data é presenteá-las com o Gift Certificate, o vale-presente do Outback, que pode ser usado no dia 9 de maio ou em outra data. Os Gifts Certificates nos valores de R$ 25, R$ 50 ou R$ 100 podem ser adquiridos em todos os restaurantes da rede e usados para qualquer refeição do cardápio.

E para celebrar o Dia das Mães, nada melhor do que aproveitar a novidade do cardápio, o Chicken Adelaide (R$ 34,00). São dois cortes de frango temperados, acompanhados de brócolis, Mashed Potato, cobertos por tomate seco e bacon e regados ao molho “Tuscan Sauce”, à base de vinho branco, bacon e cebolinha.

A criançada também pode curtir o programa aproveitando o cardápio especialmente elaborado para os “jovens” freqüentadores do Outback, o Joey Menu. Dentre as opções, destaque para uma versão para as crianças do prato preferido dos adultos: a Junior Ribs (R$29,50), costeleta de porco grelhada, com molho Barbecue, servida com fritas e maçãs carameladas.

Ainda entre carnes, vale experimentar o Chicken Fingers (R$ 15), pedaços de frango empanados, servidos com molho Honey Mustard e fritas. O Outback oferece ainda o Kids Place, um espaço 100% dedicado às crianças, com televisão, jogos e brinquedos para meninos e meninas.

Para encerrar a refeição, o Outback Steakhouse oferece sobremesas que podem ser divididas por toda a família. O Chocolate Thunder from Down Under (R$ 18,50) traz brownie com sorvete de creme, calda quente de chocolate, chantilly e raspas de chocolate. A Cinnamon Oblivion (R$ 18,50) é composta de sorvete de creme, chantilly, maçã com canela, croutons de canela, nozes carameladas, calda quente de caramelo e fruta da estação.

Em Ribeirão Preto, o Outback Steakhouse fica no RibeirãoShopping (Av. Cel. Fernando Ferreira Leite, nº 1540, Jardim Califórnia. Entrada B). O horário de funcionamento é de segunda a quinta das 12h00 às 15h00 e das 17h30 às 23h00; sextas e sábados, das 12h00 à 01h00 e aos domingos e feriados, das 12h00 às 22h30. Mais informações pelo telefone (16) 3911-2222.

Nestlé fornece linha Premium de sorvetes para a rede Vanilla Caffè

O Vanilla Caffè, uma das mais promissoras franquias de cafeterias gourmet do Brasil, e a Nestlé iniciam uma parceria de sucesso. As 22 lojas da rede contam agora com a expertise de consultores para desenvolver sobremesas e bebidas com sorvetes Cremeria Nestlé. A linha Premium é elaborada com creme de leite, o que resulta em um produto com sabor e textura diferenciado.

Inicialmente, a rede de cafeterias incluirá no cardápio os sabores Chocolate Suíço, Morango com Creme e Vanilla, em receitas já conhecidas pelo público do Vanilla Caffè. “Com a inovação do cardápio, projetamos um aumento na venda desses produtos, especialmente na estação mais quente do ano”, comenta Sérgio Freire, superintendente de marketing e novos negócios da Platinan Franquias.

De acordo com a Associação Brasileira de Franquias (ABF), o setor de cafeterias está aquecido. Em 2008, houve um crescimento de 33,91% e os negócios em franquias chegam a 55 bilhões de reais. O Vanilla Caffè aposta neste mercado e prevê a expansão da rede com a inauguração de mais de 30 unidades até o final do ano.

“Aventura Abaixo de Zero” é mote da Campanha da Rae,MP para o Central Plaza Shopping

A estação mais fria do ano promete muita diversão no Central Plaza Shopping, em São Paulo, e será celebrada com a Patinação no Gelo. Para marcar a ação publicitária deste evento, a Rae,MP é a responsável pela criação da campanha “Aventura Abaixo de Zero”, que acontece em parceria com a Play On Ice, e espera reunir os amantes da patinação no gelo.

A campanha de divulgação, criada pela Rae,MP, conta com comunicação interna (cartazes, folhetos, testeiras, cancela e banner), além de anúncios em jornais de bairro. A pista de patinação ficará na praça de eventos do mall até o dia 13 de junho. Crianças (acima de cinco anos), e adultos terão diversão garantida, sempre com o auxílio de monitores especializados. Mais informações no site www.centralplazashopping.com.br .

Avon lança espaço sensorial no Morumbi Shopping

Está aberto à visitação do público no Shopping Morumbi, em São Paulo, piso Lazer, das 10h00 às 22h00, até 28 de abril, no Espaço Sensações Avon International Fragrances. O projeto tem como proposta promover uma experiência interativa, que levará os visitantes a um passeio pelo mundo da perfumaria da marca.

“Nosso objetivo é colocar o consumidor em contato com todos os atributos da perfumaria internacional Avon. No Espaço Sensações estão evidenciadas a qualidade, a sofisticação, os ingredientes exclusivos e o luxo de nossos perfumes. Os consumidores conhecerão ainda a diversidade portfólio Avon, nossas parcerias no mundo da moda e das celebridades brasileiras e internacionais, para criação dos perfumes”, conta Elisabete Rodrigues, gerente da categoria de Perfumaria da Avon Brasil.

Sobre o Espaço Sensações

Idealizado em formato de módulos, o Espaço Sensações está dividido em quatro ambientes: Fragrâncias femininas, onde serão destacadas In Bloom, da atriz de Hollywood Reese Witherspoon, Christian Lacroix Absynthe e Jet Femme; fragrâncias masculinas, local de exposição de Unscripted, perfume do ator Patrick Dempsey, Jet Homme, e Ironman; Eternal Magic, o mais recente lançamento da empresa na categoria, que conta com o endosso da top internacional Ana Beatriz Barros; e Institucional, com informações sobre a Avon e o Instituto Avon, além de uma tela interativa, em que os consumidores conhecerão seus perfis olfativos e a fragrância Avon mais indicada, por meio de um quizz.

Na ambientação, foram utilizadas caixas de acrílico espelhadas, que por meio de diferentes elementos colocam o consumidor em contato com ingredientes, objetos e imagens, para fazê-lo vivenciar todo conceitual de cada uma das fragrâncias internacionais da Avon. O tour pelo Espaço Sensações evoca o olfato, o paladar, a visão, o tato e a audição, por meio da interatividade e de um mergulho no universo da perfumaria Avon.

O Espaço Sensações Avon International Fragrances foi criado pela agência PR.COM e tem direção de Criação do empresário Cacá Ribeiro. Após o dia 28 de abril, ele seguirá para outras cidades brasileiras.

Sobre a Avon International Fragrances

O posicionamento Avon International Fragrances foi lançado em 2007, com o anúncio da primeira parceria da Avon com um estilista de renome mundial, o francês Christian Lacroix, que lançou perfumes exclusivos para a marca. Essa parceria foi o início de outras importantes alianças que fazem da Avon uma marca de destaque no cenário da perfumaria mundial.
Hoje, a líder mundial na venda direta oferece a consumidores, no mundo todo, perfumes que levam assinaturas como a da maison Emanuel Ungaro, com a marca U by Ungaro, e de nomes de destaque da indústria cinematográfica mundial, que lançaram seus primeiros perfumes com exclusividade para empresa: a atriz Reese Witherspoon, com o perfume In Bloom, e do ator Patrick Dempsey, com Unscripted.

Outros nomes endossam os perfumes Avon, como a atriz Courteney Cox (Spotlight); o ator Thiago Lacerda (Jet Femme e Jet Homme), a top internacional Ana Beatriz Barros (Eternal Magic) e a modelo e atriz Luiza Brunet, que tem uma linha com seu nome. São brasileiros que compõe essa internacionalidade da Avon.

Shopping Uberaba registra 18% de aumento nas vendas no primeiro trimestre

Shopping Uberaba registra aumento geral de 18% nas vendas no primeiro trimestre deste ano em comparação com o registrado no mesmo período de 2009. A informação é do superintendente do shopping, engenheiro Guilherme Vilela, revelando que nas lojas-satélites o incremento foi de 24,5% e nas lojas âncoras, 13,1% nos primeiros três meses do ano.

Vilela destaca que os números positivos são um reflexo do cenário macroeconômico, que experimenta o efeito da estabilidade e do aumento do poder aquisitivo. Entretanto, ressalta que apenas esses fatos não são suficientes para alcançar números tão bons, lembrando que o varejo, em fevereiro, subiu 12% no país. “O crescimento do Shopping Uberaba está 6% acima da média nacional”, comemora. O executivo atribui o bom desempenho do shopping ao enobrecimento de seu mix, e ainda à maior experiência dos lojistas, bem como às ações de marketing adequadas aos consumidores. Acrescenta que, aliado a isso, o empenho dos lojistas tem feito a diferença por meio de revitalização das lojas, adequação dos produtos às necessidades dos clientes, inclusive com a chegada de temperatura mais amena. O levantamento indica uma diferença de índices entre lojas satélites e âncoras, estas com percentual menor.

O superintendente explica que as âncoras do shopping venderam menos do que as satélites devido ao aumento da oferta no mercado ampliado em Uberaba e a previsão para o segundo trimestre, segundo ele, é de manutenção desses índices principalmente se for confirmada a expectativa de um inverno mais rigoroso. Tradicionalmente, de acordo com Vilela, o segundo trimestre, em função do Dia das Mães e Dia dos Namorados. No período, salienta, a vendas chegam a atingir 20% a mais do que o primeiro trimestre. Especialmente em Uberaba, o superintendente considera bastante positiva a perspectiva, inclusive porque a cidade receberá feira agropecuária e uma série de festas que movimentam o município economicamente. “Tudo leva a crer que haverá um incremento nesses patamares”, enfatiza.

Expansão – Vilela avalia que o mercado de Uberaba cresceu e com isso a cidade começa a comportar as grandes marcas nacionais, levando a crer que a expansão do shopping seja operada em formato de franquia ou pela própria marca. O complemento do estacionamento coberto, que integra a segunda e última etapa desta expansão será inaugurado ainda para o próximo Natal. Os clientes, que já são pelo menos 600 mil/mês, serão brindados a partir de 2011 com mais 37 lojas satélites, mais duas lojas-âncoras e três megalojas. No total, a expansão trará mais 42 pontos de vendas para que seja aperfeiçoado o mix do shopping e atenda às expectativas dos consumidores.

Campanha do Dia das Mães do Shopping Butantã

O Dia das Mães está chegando, e o Shopping Butantã, em São Paulo, vai dar duas viagens com tudo pago para a mamãe se divertir e descansar nas areias das mais belas praias de Natal, no Rio Grande do Norte.

Para tanto, idealizou uma Campanha imperdível que acontece de 20 de abril a 9 de maio convidando seus clientes a retirar um cupom em qualquer uma das lojas do empreendimento e responder a pergunta: “Por que sua mãe merece essa grande viagem”? Depois é só depositar o cupom na urna que estará disponível na Loja do Turismo Carrefour do shopping e torcer para ser o escolhido. No final, uma comissão julgadora irá analisar as respostas. As duas frases mais criativas levam uma viagem, com direito a acompanhante, sendo que o primeiro colocado ganha um pacote de sete noites; e o segundo colocado um pacote de cinco noites de passeio.

Segundo o superintendente Júlio Cesar Alloe, o Shopping Butantã investiu R$ 200 mil em sua campanha de mães, com expectativa de aumento de vendas de 10% e de público de 13% em relação a igual período do ano passado.

Arrecadação de impostos bate recordes desde outubro de 2009

Desde outubro de 2009, o recolhimento de impostos federais vem batendo recorde, mês após mês, informou a Receita Federal. O intervalo entre outubro e março deste ano foi o melhor semestre já registrado, quando o Fisco recolheu o valor histórico de R$ 407,2 bilhões (corrigido pelo IPCA), além de registrar outra marca com o primeiro trimestre do ano, em R$ 187,2 bilhões.

De acordo com o coordenador-geral de Estudos, Previsão e Análise da Receita, Victor Lampert, a expectativa é de certo arrefecimento nos índices de crescimento do recolhimento fiscal, que até agora ficaram acima dos 10% reais mensais. De qualquer maneira,”ainda está mantida”a projeção feita no início do ano, de alta real em torno de 12% para o aumento da arrecadação federal neste ano, informou ele. Em valores correntes, houve aumento de R$ 26,2 bilhões na receita fiscal sobre o primeiro trimestre de 2009, com variação positiva de 15,02%. Com correção pelo IPCA, a alta foi de 11,01%.

Somente em receita administrada (exceto contribuição previdenciária e outras receitas), a alta foi de R$ 18,569 bilhões, com destaque para tributos incidentes sobre o faturamento das empresas (Cofins e PIS/Pasep), que apurou R$ 7,1 bilhões a mais, ante o mesmo período o ano anterior. Lambert atribuiu o bom desempenho à retomada da atividade econômica, após o encolhimento do ano passado por causa da crise mundial. Entre os números em destaque, ele citou o recolhimento extra de R$ 2,1 bilhões nos parcelamentos de impostos atrasados, somente entre janeiro e março deste ano.