Prejuízos de Sergipe com as chuvas chegam a R$ 75 milhões

Além das mortes e do sofrimento, as chuvas que castigaram os Estados do Nordeste na última semana causaram prejuízos financeiros altos para as cidades mais atingidas. Só no Sergipe, segundo informações do governo estadual local, os danos somam inicialmente R$ 75 milhões.

No sábado (18/04), o governador Marcelo Déda (PT) apresentou ao ministro da Integração Nacional, João Santana, os relatórios dos estragos. De acordo com o levantamento, oito municípios (Aracaju, Nossa Senhora do Socorro, Laranjeiras, São Cristóvão, Carmópolis, Pacatuba, Ilha da Flores e Neópolis) já decretaram estado de emergência. São 2.773 desalojados, 1.432 desabrigados, 53 feridos, 243 casas destruídas e 2.209 danificadas e sem registro de mortes. Ainda há a possibilidade de mais sete cidades solicitarem ajuda. O governo estadual está atuando para ajudar a população. Já enviou 1.293 colchões, 947 lençóis, 1.353 cobertores, 255 filtros, 502 travesseiros, 170 toalhas, 330 litros de água sanitária, 180 metros de lona plástica e 3.688 cestas básicas às cidades com mais necessidade.

Na Bahia, o quadro não é diferente. Apesar de ainda não haver uma estimativa dos prejuízos em dinheiro, 31 municípios decretaram situação de emergência entre fevereiro e abril. Desses, 12 contabilizaram os estragos causados pelas chuvas: são 2.367 desalojados, 1.645 desabrigados e sete óbitos. O total de afetados nesses municípios é de 62.335 pessoas, entre quem não conseguiu ir à escola, trabalhar ou exercer suas atividades cotidianas. Ontem (19/04), os alunos da rede municipal de Salvador voltaram às aulas, depois de vários dias de escolas fechadas.

Já no Maranhão, as chuvas que ainda estão começando a ganhar intensidade já provocam problemas nas rodovias que atravessam o Estado, gerando buracos e trincas nas pistas. Além disso, segundo o coronel da Defesa Civil Roberio dos Santos, no município de Buriticupu um delizamento provocou a morte de três pessoas. “Em Trizidela do Vale a situação também preocupa. O rio começa a encher, como todos no Estado, e quatro famílias estão desabrigadas”, disse. “Estamos de prontidão para ajudar a população se as previsões de mau tempo se confirmarem.”

Neste fim de semana choveu forte também no Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí, na Paraíba e em Pernambuco. Segundo o coordenador municipal da Defesa Civil de Natal, coronel Marcos Pinheiro, as chuvas do fim de semana causaram apenas danos materiais. “Tivemos algumas ocorrências pontuais e alguns alagamentos. O asfalto cedeu em alguns bairros, tivemos quedas de árvores, algumas colisões de veículos, porém não houve vítimas”, disse.

Ação de Dia das Mães nos shoppings da BRMalls

Cinco shoppings da BRMALLS, localizados na região metropolitana do Rio de Janeiro, realizam entre os dias 24 de abril e 9 de maio a promoção ” Presente dos Sonhos Dia das Mães”, que sorteará vale compras no valor de R$ 1 mil . Participam da campanha: Center Shopping, Ilha Plaza, NorteShopping, Plaza Shopping e West Shopping. Nas compras com o cartão Mastercard, os clientes ganham dois cupons para participar dos sorteios. No Center Shopping, Ilha Plaza, Norte Shopping, Plaza Shopping e West Shopping, os clientes trocam por cupons as notas fiscais a partir de R$ 150. É a primeira vez que a companhia realiza uma promoção única para os seus shoppings no Dia das Mães. A experiência teve êxito no Natal dos últimos anos, o que motivou a decisão para esta campanha na segunda data mais importante do varejo.

A dinâmica dos sorteios e a quantidade de vencedores serão diferentes em cada empreendimento. Alguns optaram por um sorteio por dia, como West Shopping e Ilha Plaza. Já o Center Shopping e o Plaza Shopping somente anunciarão os ganhadores no dia 9 de maio. Serão 10 ganhadores no Center e 50 no Plaza. Já o NorteShopping contemplará três clientes, diariamente, até o fim da promoção.

Para divulgar a promoção, a campanha de marketing do “Presente dos Sonhos”, criada pela agência Loducca.MPM, pretende difundir o conceito da mulher moderna, explorando seu universo com o slogan “Presente dos Sonhos Dia das Mães” em sacolas e peças diferenciadas. Para envolver os clientes, durante a promoção, todos os shoppings terão seus corredores decorados com imagens da campanha. Todos produziram peças para painéis, backlights e stands temáticos, além de hot sites. Alguns optaram por ações diferenciadas para interagir com o público. O NorteShopping, por exemplo, criou um lounge exclusivo para os sorteios, além de decorar o mall com os símbolos da promoção em imagem 3D. Já no Plaza Shopping, uma modelo vestida com sacolas irá circular pelos principais pontos da cidade para divulgar a promoção.

Caixa projeta mais de R$ 60 bi em financiamento habitacional este ano

A Caixa Econômica Federal espera fechar o ano com mais de R$ 60 bilhões concedidos em financiamentos habitacionais. No primeiro trimestre a instituição já destinou R$ 17 bilhões para o setor, recorde para o período e mais que o dobro dos cerca de R$ 8 bilhões de igual período do ano passado. “Vai passar de R$ 60 bilhões, com absoluta certeza. Nesse ritmo vai passar bem mais, pois foram R$ 17 bilhões em três meses, considerando que em fevereiro teve o carnaval”, frisou o superintendente nacional de marketing e comunicação da Caixa, Clauir Luiz Santos, acrescentando que o orçamento do banco estatal para o setor era de R$ 50 bilhões para este ano, depois de um resultado de R$ 47 bilhões em financiamentos em 2009.

Santos ressaltou que a principal demanda para o financiamento da casa própria no primeiro trimestre veio da classe média, que respondeu por cerca de R$ 10 bilhões dos R$ 17 bilhões concedidos. O restante se dividiu entre a baixa renda e os recursos destinados ao Minha Casa, Minha Vida, programa do governo federal de estímulo à habitação. “A classe média faz avançar a construção civil no país, o que provavelmente tem a ver com o aumento da renda e o crescimento da oferta. É um fenômeno”, afirmou Santos.

A expectativa também é positiva para os feirões organizados pela instituição. A sexta edição, que começa em maio, deve movimentar mais que os R$ 5 bilhões do ano passado, segundo o superintendente. Santos explicou que, em março do ano passado, o site da Caixa recebeu 9 milhões de simulações de financiamento, número que saltou para 18,8 milhões este ano. O feirão ocorre em São Paulo no dia 13 de maio, no Centro de Convenções Imigrantes, e no Rio de Janeiro entre os dias 20 e 23 de maio, no Riocentro.

Bárbara Strauss inaugura mais uma unidade em São Paulo

Em continuidade ao plano de expansão da rede Barbara Strauss, especializada em joias contemporâneas, a nona loja será inaugurada no mês de maio. A nova unidade está localizada no Boavista Shopping, em Santo Amaro, bairro de São Paulo, e irá contribuir para o reposicionamento deste empreendimento do Grupo Sonae, numa região bastante promissora da capital paulista.

A Barbara Strauss aposta no sistema de franquias como forma de aumentar a distribuição dos produtos da empresa com a manutenção de usos e costumes locais. Com 45m², a nova loja conta com projeto desenvolvido pela Marton+Marton, empresa especializada em arquitetura e design. O projeto arquitetônico reflete a inspiração da marca representada pela metamorfose da borboleta, além de traduzir aspirações e desejos das consumidoras alvo detectadas pelas pesquisas realizadas. A importância da moda, da vitrine, da diversidade do atendimento e do acentuado custobenefício levaram a uma loja de vitrine total, com exposição de peças de uma forma que possibilite o autoatendimento ou atendimento personalizado, e os produtos são atualizados semanalmente. A grife possui uma unidade industrial própria, ampliada em 2009, para acompanhar as previsões de crescimento em 2010, com a abertura de 10 lojas e faturamento de 11 milhões até o fim do ano.

Em constante atualização, a Barbara Strauss, apoiada numa unidade industrial própria, cria joias diferenciadas e antecipa tendências. As coleções são voltadas para atender a mulher contemporânea, que é independente, vaidosa, antenada e bem informada. A coleção de outono “Liberdade” é inspirada em um dos símbolos do feminismo, o planeta mais próximo da Terra e do Sol – Vênus – pela representatividade e mistérios de tamanha diferenciação com o mundo, rico em flora, fauna e, especialmente, pedras e metais preciosos.

ABC Plaza Shopping ganha nova identidade: Grand Plaza

O ABC Plaza Shopping, em Santo André, região metropolitana de São Paulo, ganhou no último dia 12 de abril uma nova identidade: Grand Plaza Shopping. A mudança integra uma estratégia que visa estreitar ainda mais o relacionamento com os clientes e alinhar o posicionamento do shopping com seus planos de crescimento, que incluem uma futura expansão de 15 mil m² de ABL, incorporando entre 80 a 90 novas lojas. Atualmente, o shopping recebe todos os meses um fluxo médio de 1,3 milhão de clientes.

Para divulgar e fixar junto ao mercado sua nova identidade corporativa, o Grand Plaza Shopping está investindo em diversas iniciativas de comunicação e relacionamento com o público. Criada pela agência Rino Com, a campanha publicitária institucional chega inspirada em imagens, slogans e textos que valorizam os significados da palavra “grande” em associação à nova marca. Com circulação prevista para todo o Grande ABC e capital paulista, incluindo mídia impressa, eletrônica, exterior e interna, as peças apresentam os slogans “Grande do tamanho do amor que a gente tem por você” e “O Grande ABC é Plaza”, destacando o carinho do shopping pelos seus clientes.

A fim de representar uma fase ainda mais próxima de seu público e alinhada com a expansão do empreendimento, a logomarca do Grand Plaza Shopping destaca-se pelos traços alongados, que expressam a sensação de grandeza, sem alterar as características originais da marca, a exemplo das cores e o movimento da bandeira. As molduras, na nova versão, foram eliminadas, conferindo mais espaço e leveza ao desenho. “Nosso objetivo central na elaboração dessa identidade visual foi torná-la mais moderna e bonita, mas preservando a sua essência”, diz Fernando Piccinini, diretor de criação da Rino Com.

Além da publicidade em meios de comunicação tradicionais, como jornais, revistas, rádio, televisão e outdoor, o Grand Plaza Shopping irá explorar toda a agilidade, versatilidade, capacidade de alcance e interatividade oferecida pela internet. A principal ideia é, a partir do trabalho com redes sociais, estabelecer uma comunicação direta com os clientes e, consequentemente, propagar de forma mais intensiva a novidade. Segundo especialistas em comunicação, o uso das redes sociais é uma iniciativa pioneira no setor de shopping centers, cujo potencial ainda é pouco explorado. Para atingir esses objetivos, o Grand Plaza contratou uma agência especializada em criação e desenvolvimento web. As principais estratégias traçadas pela agência consistem na criação de um blog, que visa oferecer ao cliente serviços como dicas de moda e filmes interessantes, e na organização da presença do shopping em mídias alternativas, como o Twitter e o Orkut.

BC lança moeda comemorativa aos 50 anos de Brasília

O Banco Central vai homenagear os 50 anos de Brasília, comemorados nesta quarta-feira (21/04), com o lançamento de uma moeda com valor de face de R$ 5. Quem quiser comprar uma das 5 mil moedas cunhadas terá que desembolsar R$ 108.

Na face convencionada como “cara”, a moeda comemorativa traz imagens superpostas do Palácio do Planalto, da catedral de Brasília, do Congresso Nacional e da escultura Os Guerreiros, do paulista Bruno Giorgi, mais conhecida como Os Candangos, fincada na Praça dos Três Poderes. Tem também as inscrições “Patrimônio da Humanidade – Unesco” e “Brasília 1960-2010”.

Do outro lado, a moeda tem só o valor de R$ 5 e um esboço com as linhas gerais do Plano Piloto da cidade e do Eixo Monumental, desenhadas pelo arquiteto Lucio Costa. As linhas, cruzadas, lembram a forma de um avião, embora seu criador as tenha imaginado como uma borboleta. As moedas foram cunhadas em prata e poderão ser adquiridas no balcão do BC, em Brasília, nas sedes regionais da instituição e pelo site www.bancodobrasil.com.br.

De acordo o BC, a moeda comemorativa aos 50 anos de Brasília é a primeira de uma série numismática que vai incluir todas as cidades brasileiras consideradas pela Unesco como Patrimônio da Humanidade: Brasília, Ouro Preto e os centros históricos de Salvador, São Luís, Olinda, Diamantina e Goiás Velho.

Demanda das empresas por crédito é a maior desde 2007

A busca de empresas por crédito subiu 17,9% em março, na relação com o mês anterior, segundo pesquisa divulgada nesta terça-feira (19/04) pela Serasa Experian. Com o avanço, o indicador atingiu o maior nível da série histórica iniciada em janeiro de 2007. Na comparação com março de 2009, houve crescimento de 24,1% e alta acumulada no primeiro trimestre deste ano alcançou 12,7%. De acordo com economistas da Serasa Experian, a tendência de alta de continuar nos próximos meses. “O ritmo acelerado de crescimento da atividade econômica percebido durante o primeiro trimestre de 2010 e as boas perspectivas de expansão para o restante do ano incrementaram a procura por crédito das empresas tanto de capital de giro quanto de investimentos”, afirmaram em nota.

Por setores, as empresas de serviços lideraram a expansão em março, com avanço de 19,8% ante fevereiro. As indústrias registraram o menor crescimento (12,9% em relação a fev/10). As micros e pequenas empresas foram o destaque, com aumento de 19% na demanda por crédito. Todas as regiões do Brasil tiveram elevação da procura por crédito. O maior avanço mensal ocorreu na região Norte, que registrou alta de 27,2%, enquanto a menor ficou por conta da região Sul, com 16,3%.

Frases criativas ganharão televisores de LCD no Dia das Mães no Santa Cruz Shopping

Começou no último dia 16 de abril, a campanha em comemoração ao Dia das Mães do Santa Cruz Shopping, no Rio de Janeiro. Com o tema “Dia das Mães é mais feliz aqui”, o cliente da Zona Oeste poderá ganhar quatro TVs de LCD de 32 polegadas. Para concorrer é preciso responder com criatividade a frase “Por que sua mãe é mais feliz aqui?”. Os sorteios acontecerão sempre às sextas-feiras, nos dias 23 e 30 de abril e 7 e 14 de maio. Tem ainda a promoção “comprou-ganhou”: a cada R$ 100 em notas fiscais o cliente ganha uma foto divertida com sua mãe.

Segundo o coordenador de Mmarketing do Santa Cruz Shopping, Aldo Oliveira, a ideia da campanha é criar um vínculo com os clientes e reforçar a identidade institucional do Santa Cruz Shopping. “Queremos que o novo posicionamento do shopping – Sua família é mais feliz aqui – fique cada vez mais forte na mente dos nossos freqüentadores e queremos que as campanhas criadas para marcar as datas importantes no calendário do varejo sejam lembradas por nosso público”, explica Aldo.

Uma dica para quem quer deixar a mãe mais bonita é o creme hidratante ouro e pérola da Linha Tesouros, do O Boticário, por R$ 43,90. Para quem tem mãe mais estilosa pode apostar na promoção da Raphaella Bella, que está com uma linha de tênis da Ecko com até 50% de desconto. O mais barato sai por R$ 119,50.

Para não perder tempo nem dinheiro, 70% das mulheres pesquisam preços na web

Para não perder tempo nem dinheiro, as mulheres utilizam cada vez mais a internet antes de comprar algum produto. Segundo levantamento, 70% realizam pesquisa de preços via web, mesmo se for comprar o item em loja física.

O estudo, realizado pela Sophia Mind, indica que as mulheres já vão preparadas para a compra. “No setor de eletroportáteis, por exemplo, quando a mulher vai à loja já possui todas as informações sobre o produto desejado: diferenças entre marcas, funcionalidades, especificações técnicas e, principalmente, quanto deve pagar pelo produto”, explicou, por meio de nota, Andiara Petterle, CEO do Grupo Bolsa de Mulher. De acordo com a pesquisa, essa busca deve-se à preocupação da mulher com a renda e o orçamento da família.

O estudo ainda revela que a internet influencia as decisões de compra das mulheres, uma vez que 67% das entrevistadas disseram que buscam informações na rede sobre produtos ou serviços que procuram. Esse interesse varia de acordo com o produto buscado por elas. No caso de produtos de beleza, por exemplo, 53% das pesquisadas buscam informações em sites de revistas ou de especialistas antes de colocar os itens no carrinho de compras. Já os sites dos fabricantes ficaram em segundo lugar da lista, já que 42% das entrevistadas disseram buscar informações por esse meio.

Os cuidados, porém, não acabam com a aquisição do produto. O estudo indica que 62% das mulheres buscam dicas na internet de como usar os produtos depois de comprá-los. Serviços on-line de atendimento ao consumidor também são procurados pelas mulheres como um meio de reclamação e também de buscar informações sobre uso dos produtos. Segundo a pesquisa, as mulheres estão conectadas com o ambiente virtual, que consideram fazer parte de sua rotina. Segundo a pesquisa, por meio da internet, as mulheres leem conteúdos de interesse (80%), se atualizam com os últimos acontecimentos (78%) e se divertem (68%).

A pesquisa mostrou que não só a internet, mas também a tecnologia de forma geral tem sido aliada das mulheres na busca por praticidade e comodidade, como os smartphones, usados no gerenciamento dos compromissos da família, auxílio no bem-estar e saúde e compartilhamento de fotos e vídeos com amigos e familiares.

O estudo “Influência da internet nas decisões de compra femininas” foi realizado entre outubro de 2009 e janeiro de 2010 com mais de 6 mil brasileiras.