Telefone celular será o eletroeletrônico mais procurado para o Dia das Mães

Pesquisa conduzida pelo Sindicato do Comércio Varejista de Material Elétrico, Eletrônicos e Eletrodomésticos do Município do Rio de Janeiro (Simerj), em parceria com a Fecomercio-RJ, aponta o telefone celular como o eletroeletrônico com maior intenção de compra em abril, com 9,09% das pretensões, seguido pela máquina de lavar (8,33%) e o fogão (6%). Já a Brastemp foi novamente a marca mais lembrada entre consumidores cariocas, com 13,12% das pretensões de compra.

De acordo com o estudo, que ouviu cerca de 2,8 mil pessoas, entre 8 e 12 de março, em cinco locais da Região Metropolitana do Rio de Janeiro, a proximidade do Dia das Mães, que acontece no segundo domingo de maio, explicaria a grande demanda por telefones celulares, máquinas de lavar e fogões em abril.

O telefone celular mantém a liderança em maio, seguido, dessa vez, pelo aparelho de DVD (6,07%) e o fogão (4,67%). “Na comparação com os demais eletroeletrônicos pesquisados, são produtos mais baratos. No caso específico do celular, pesa ainda em seu favor a grande quantidade de inovações tecnológicas que ocorrem neste mercado, criando um apelo ainda maior para a troca”, explica Antônio Florêncio de Queiroz Junior, presidente do Simerj.

Crianças contribuem com a doação de livros do Boulevard Shopping

Depois do sucesso de quase 3 mil livros arrecadados em apenas um mês, o Boulevard Shopping, em Brasília, decidiu manter a coleta permanente. Para participar, basta doar qualquer livro no serviço de atendimento ao cliente, localizado no piso 2 do mall e compartilhar sua história. “O Boulevard Shopping tem grande preocupação com a responsabilidade social. Fizemos esse trabalho no início do ano e foi um sucesso. A ONG Gente Nova foi beneficiada com quase três mil livros”, disse Karine Câmara, gerente de marketing do shopping.

O objetivo da doação é contribuir com a educação de pessoas carentes que não têm a oportunidade de comprar um livro e, desde a primeira edição, o projeto teve grande aprovação da sociedade. “Foi uma surpresa perceber o quanto as pessoas tinham material para doação, mas não tinham onde fazê-la. Estamos muito contentes em contribuir com a melhoria da qualidade de vida e aprendizado das crianças”, explica Karine. Por enquanto somente a ONG Gente Nova está sendo beneficiada com o projeto, mas o objetivo da ação é conseguir um maior número de livros para que outras instituições sejam também beneficiadas a cada três meses. A expectativa é que nesse período a arrecadação seja superior a cinco mil livros.

“Este tipo de ação prova que o shopping não é somente sinônimo de templo de consumo, mas também um lugar onde as pessoas podem encontrar lazer, educação e exemplos de solidariedade”, ressaltou Karine, que está surpresa com o número de crianças participantes da ação. “Os adultos participam, mas a maior parte das doações são livros infantis entregues por crianças”, conclui.

Shopping Interlagos participa de projeto

Sempre voltado a ações em benefício da comunidade, o Complexo Comercial do Shopping Interlagos, na capital paulista, em parceria com a subprefeitura de Santo Amaro, participa, no próximo dia 24 de abril (sábado), das 10h00 às 13h00, do Projeto Santo Amaro Ação Total, que será realizado no shopping, no corredor onde se encontra localizado o Hipermercado Carrefour. Segundo a superintendente do Complexo Comercial do Shopping Interlagos, Carla Bordon Gomes, o objetivo deste evento é prestar serviços de saúde e zeladoria urbana à comunidade da região, evitando depósitos irregulares de entulhos em vias públicas e calçadas, preservando assim o meio ambiente.

Entre os serviços que serão prestados estão: orientação jurídica, teste de glicemia, medição de pressão arterial, recreação infantil e distribuição de preservativos. Além disso, a subprefeitura estará realizando, em toda a região, poda de árvores, operação tapa-buracos, cata bagulhos, limpeza de bueiros e córregos e conservação de praças.

Turismo e Cultura de Santos no Taubaté Shopping

A Prefeitura Municipal de Santos, por meio da Secretaria de Turismo, desenvolve o “Programa Santos Vai ao Interior e Capitais”, que é uma ação de divulgação dos atrativos turísticos e culturais. A partir desta sexta-feira (23/04), um stand estará montado no Taubaté Shopping, em frente à loja Pernambucanas, até o dia 2 de maio, e funcionará no horário das lojas. Além do material exposto e de monitor para dar todas as informações sobre o que a cidade de Santos oferece a seus visitantes, serão feitas palestras em Taubaté e região para entidades ligadas à Terceira Idade e Faculdades.

Em seu quinto ano esta iniciativa já visitou cidades como Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, Presidente Prudente, Franca, Campinas, estas no estado de São Paulo, além de Blumenau (SC), Londrina (PR) e Belo Horizonte, Uberaba e Uberlândia, no estado de Minas Gerais.

Pelo menos 650 mil pessoas festejaram os 50 anos de Brasília

Pelo menos 650 mil pessoas compareceram nesta quarta-feira (21/04) às comemorações pelos 50 anos de Brasília, na Esplanada dos Ministérios. A estimativa é da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal.

O evento contou com 35 shows no palco principal, montado em frente ao Congresso Nacional. A festa teve também, com a presença do novo governador Rogério Rosso.

Com o calor, a vice Ivelise Longhi teve uma queda de pressão e desmaiou durante a troca da bandeira.

Gastos de brasileiros no exterior aumentam no 1º trimestre

Os gastos de brasileiros em viagens ao exterior chegaram a US$ 3,340 bilhões no primeiro trimestre deste ano, informou nesta quinta-feira (22/04) o Banco Central (BC). No mesmo período do ano passado, esse resultado foi de US$ 1,917 bilhão. Já os gastos de estrangeiros no Brasil, nos três primeiros meses do ano, ficou em US$ 1,655 bilhão, contra US$ 1,422 bilhão observado no mesmo período de 2009.

Para o chefe do Departamento Econômico do BC, Altamir Lopes, o aumento das viagens de brasileiros ao exterior é impulsionado pelo “ganho de renda e emprego”. “As despesas estão crescendo muito mais que as receitas [deixadas pelos estrangeiros no Brasil]”.

Em março, as despesas de brasileiros no exterior ficaram em US$ 1,121 bilhão e os gastos de estrangeiros no Brasil chegaram a US$ 578 milhões. Neste mês, até esta quinta-feira (22/04), o BC registra despesas de brasileiros em viagem ao exterior em US$ 769 milhões, e os gastos de estrangeiros no país de US$ 318 milhões.

Shopping Estação presenteia mães com vales-compras de mil reais

O Dia das Mães no Shopping Estação, de Curitiba, está um sonho. A partir do próximo dia 24 de abril, diariamente serão sorteados dois vales-compras no valor de R$ 1 mil cada. Para participar, basta o cliente acumular R$ 200 em compras e trocar por um cupom respondendo a pergunta “Qual o Shopping de Curitiba que oferece presentes dos sonhos no Dia das Mães?”.

Na promoção “Presente dos Sonhos”, as mães contempladas ganharão um cartão de débito Mastercard que poderá ser utilizado até o valor de mil reais apenas nas lojas credenciadas à rede “Mastercard Maestro” do shopping. São diversas as opções de presente: perfumaria, cosméticos, joias, acessórios, roupas, sapatos, artigos para o lar, entre outros.

“O Dia das Mães é uma das datas mais importantes para o varejo. Dentro do posicionamento do empreendimento, que oferece momentos únicos de bem-estar em família, buscamos uma promoção que beneficiasse um maior número de clientes com um presente tão especial”, destaca Prisciane Tramontini, gerente de marketing do Shopping Estação. Os clientes que comprarem com os cartões Mastercard ganham cupons em dobro. Os cupons podem ser trocados no quiosque instalado no 1º piso do empreendimento, na praça de alimentação.

A promoção “Presente dos Sonhos” acontece em todo o Brasil simultaneamente em shoppings da BRMALLS, maior empresa brasileira de shoppings centers, administradora do Shopping Estação. Mais informações no site www.shoppingestacao.com ou www.twitter.com/shoppingestacao.

Com a crise financeira, criminosos mudaram táticas das ameaças virtuais

O volume de spams relacionados a serviços financeiros praticamente se manteve em 2009, mesmo com a considerável desaceleração econômica ocorrida com a crise financeira internacional. O estudo “Symantec Internet Security Threat Report” mostrou que, como as ameaças virtuais orientadas a fraudes financeiras continuaram no mesmo nível do ano passado, os criminosos tiveram de fazer ajustes em suas táticas.

Por exemplo, a Symantec observou mais mensagens anunciando refinanciamento de débitos e hipotecas que oferta de empréstimos ou oportunidades de ganhar dinheiro trabalhando a partir de casa. “Isso mostra que os criminosos foram capazes de, rapidamente, adaptar suas técnicas de engenharia social para aproveitar os atuais eventos e situações”, aponta o relatório da pesquisa. Segundo o estudo, em 2009, as ameaças que se propunham a roubar números de cartões de crédito ou informações bancárias representou 15% dos spams, apenas 1 ponto percentual menor que os 16% registrados em 2008.

No entanto, apesar dessa relativa manutenção nas ameaças ao usuário final, a porcentagem de anúncios de venda de informações sobre cartões de crédito no mercado ilegal da internet teve uma redução significante. Caiu de 32% dos anúncios em 2008 para 19% em 2008. “Embora a queda seja significante, o percentual de 2007 era de 21%, o que pode indicar que ainda há um grande número de cartão de crédito disponíveis em servidores de criminosos desde 2008”, alerta a pesquisa.

A Symantec afirma ainda que o roubo de dados de cartões de crédito deve continuar sendo um fator importante na economia do crime na internet. “Com a maior disponibilidade de softwares para criminosos, será mais fácil aos crackers operarem como criminosos on-line. Isso provavelmente fará aumentar a oferta de dados de cartão de crédito na economia ilegal”, completou.

Catuaí dá início à campanha do Dia das Mães

Considerado o segundo Natal do comércio, o Dia das Mães não vai passar em branco no Catuaí Shopping Londrina (PR). A partir deste domingo (25/04), todas as lojas do empreendimento estarão engajadas na Campanha das Mães, que vai prosseguir por todo o mês de maio. Os clientes que fizerem suas compras até dia 30 de maio no valor de R$ 150 poderão concorrer a um carro C4 Picasso, no valor de cerca de R$ 88 mil. Cada R$ 150 gastos corresponderão a um cupom, que pode se transformar em três caso as compras sejam feitas com cartão de crédito Visa, empresa parceira na campanha. O sorteio será no dia 31 de maio às 18h00, na praça central de eventos do Catuaí, com a presença de um auditor e do público que quiser acompanhar.

A expectativa, segunda a gerente de marketing do empreendimento, Fernanda Pires, é de uma grande participação. “É uma data que normalmente as pessoas vão às compras para presentear as mães. E com a possibilidade de se ganhar um carro, as compras ficam ainda mais atrativas”, comenta.