Glamour e exclusividade para o Dia das Mães

No mês dedicado a elas, os shoppings da BRMALLS em São Paulo apostam em presentes únicos para as mamães. O Shopping Villa-Lobos preparou uma caixa charmosa, repleta de itens exclusivos aromáticos da Le Lis Blanc e, para aqueles que comprarem com cartões Mastercard, recebem, ainda, caixa com cookies e castanhas únicas para adoçar essa data. Para participar, basta registrar R$ 650 em compras, no lounge preparado para recepcionar os clientes nesse período. Embalados pela renovação, o Shopping Tamboré decidiu realizar um sonho de consumo das mamães: um banho de glamour, com a orientação da fashionista Erika Palomino. Para concorrer ao prêmio, um vale-compras de R$ 5 mil, os clientes devem registrar as notas que somem R$ 250, no balcão da campanha.

Mas não para por aí. Outros que apostaram alto foram os shoppings Santa Cruz e ABC. Os clientes podem receber vale-compras de R$ 1 mil, registrando R$ 150 em compras, no Shopping Santa Cruz. Já no Shopping ABC, as mamães podem ganhar R$ 5 mil em compras, basta registrar notas que somem R$ 250, na campanha. Clientes com cartões Mastercard recebem cupons em dobro.

A campanha pelo mês das Mães segue até 9 de maio. Os quatro shoppings reúnem as melhores grifes na metrópole, como Colcci, Ellus, Le Lis Blanc, Arezzo, Vivara, Animale, Espaço Fashion, Victor Hugo, Calvin Klein/Mandi & Co., Monte Carlo Joias, Tani Jewels, Corello, entre outras.

Cresce número de crianças sem ensino infantil em SP

O deficit no ensino infantil na rede pública municipal de São Paulo registrou aumento de 22 mil vagas neste ano, somando 123.780 crianças até cinco anos. O total de crianças de quatro e cinco anos sem vaga na pré-escola cresceu 11 mil nomes, chegando a 45.496. Nas creches (na faixa de zero a três anos), o deficit também aumentou 11 mil, para 78.284, segundo a Secretaria da Educação. Na pré-escola, a prefeitura esperava acomodar mais alunos em novas unidades que não ficaram prontas.

As obras atrasaram. Das 142 novas escolas anunciadas em 2009 (85 mil vagas previstas), apenas oito estão em construção. O restante do projeto da prefeitura deve ficar para o próximo ano. O fim do deficit no ensino infantil até 2012 é uma das principais promessas de campanha da gestão Gilberto Kassab (DEM).

Banco do Brasil compra Banco Patagonia por US$ 480 mi

O Banco Patagônia anunciou nesta quarta-feira (21/04) que chegou a um acordo com o Banco do Brasil para a venda de seu controle em uma operação envolvendo aproximadamente US$ 480 milhões. O banco argentino, por meio de comunicado ao mercado, afirmou que venderá ao BB 51% de seu capital votante, exatas 366.825.016 ações, a um preço de US$ 1,3076 por ação, totalizando US$ 479,66 milhões.

O Patagonia afirma que o acordo ainda está sujeito à aprovação dos órgãos regulados na Argentina e no Brasil. Caso seja aprovado, será feita uma oferta pública de compra de ações (OPA) na Argentina dos papéis remancentes do Patagônia. Segundo o comunicado, o Patagônia possuía ao fim de 2009 US$ 2,57 bilhões em ativos, carteira com mais de 775 mil clientes e 2.660 funcionários.

Copa do Mundo começa a alavancar varejo regional

A 51 dias do início da Copa do Mundo de futebol, onda verde-amarela invade os estabelecimentos comerciais do Grande ABC paulista, que preparam-se para mais um período de incremento nas vendas. Redes que vendem artigos de bazar, vestuário e eletroeletrônicos têm estratégias traçadas para levar os consumidores às compras.

Nas lojas especializadas em produtos populares, a animação é predominante entre os comerciantes. Na filial andreense do Armarinhos Fernando, o gerente Gerson Alexandre do Nascimento mira crescimento de 20% no período. “Estamos otimistas, até porque a venda nas demais categorias aumenta cerca de 10%. Os consumidores entram na loja e levam produtos não relacionados ao campeonato também”, conta.

Na unidade, foram montadas ontem as primeiras prateleiras com itens alusivos à Copa. Ele explica que nesta etapa os produtos estão localizados no centro da loja, depois com a proximidade do evento, são levados para a entrada até ocuparem o espaço na calçada. Lá os itens mais procurados deverão ser chapéus, cornetas e bandeiras. Já em São Bernardo, a filial da rede prevê que o forte nas vendas serão as camisetas com os temas da Seleção, bonecos, toalhas, além das tradicionais cornetas.

De acordo com o gerente geral Amarildo Pelegrin Machado, neste momento as peças que saem mais são bandeiras, bolas e fitas para enfeitar as ruas. “Por enquanto, o movimento está baixo, mas o crescimento será gradativo daqui para frente. A meta será alcançar alta de 10% nas vendas.”

Akira Matsunaga, proprietário de uma loja com artigos de R$ 1,99 no centro de Santo André, afirma que é preciso comprar os itens de alusão ao Mundial agora, quando são encontrados com abundância no atacado. “Na outra Copa, tive muitos problemas perto dos jogos. Cornetas, bandeiras, acabam muito rápido, é colocar para vender e acabar em uma hora.” Ele diz, no entanto, que o ritmo é ditado pelo desempenho da Seleção, dentro dos campos. “Se o time joga mal, as vendas caem”, avalia o lojista.

Também em busca de boas oportunidades de compras, os consumidores do Grande ABC dirigem-se à tradicional Rua 25 de Março, no centro da Capital. A União dos Lojistas da 25 de Março e Adjacências (Univinco) espera aquecimento de 10% nas vendas neste período em relação a 2009. Segundo o diretor da entidade e diretor do Comercial Semaan, Marcelo Mouawad, a fatia de consumidores do Grande ABC entre os clientes da rua comercial equivale a 13%. “É quase a mesma proporção dos consumidores provenientes da Zona Norte paulistana.”

Mouawad calcula que para a Copa do Mundo 2010 o volume de pedidos da rede cresceu 100% em relação ao evento passado. “Nos 30 dias que antecedem o Mundial comercializamos 70% dos produtos adquiridos”, afirma. O diretor diz que redes da região, como Nivalmix e Mais Valdir, também são grande compradoras dos produtos importados por ele. E destaca que acessórios femininos como brincos, bandanas, pulseiras e anéis serão destaque nas vendas.

Mc Donalds lucra mais que o esperado no primeiro trimestre

A cadeia de fast-food McDonalds Corp reportou um lucro trimestral melhor que o esperado com um aumento na venda de cafés nos Estados Unidos e um bom desempenho em suas vendas globais, que se estendia pelo mês de abril. A rede disse que suas vendas globais subiram 4,2 por cento no trimestre, que terminou em 31 de março, e 5,2 por cento no mês de março. Nos Estados Unidos, as vendas nas lojas subiram 1,5 por cento no trimestre, e 4,2 por cento em março, com o impulso de da vendas na sua área de cafés, chamadas McCafe, e outras bebidas.

A rede também avançou no território da Starbucks ao lançar cafés mais baratos criados para competir com os famosos Frappuccinos. A empresa teve lucro de 1,09 bilhão de dólares no primeiro trimestre, ou 1 dólar por ação, frente a 979,5 milhões de dólares, ou 87 centavos de dólar por ação, no mesmo período do ano anterior.

Procon proíbe a venda do Corolla, da Toyota, em MG

A Toyota não poderá vender a partir de hoje (22/04) o modelo Corolla em todo o território de Minas Gerais. A proibição é uma decisão administrativa do Procon estadual, vinculado ao Ministério Público de Minas. A medida tem relação com os casos de consumidores de Belo Horizonte que tiveram problemas de aceleração repentina e involuntária do Corolla automático. Nos acidentes registrados, em um deles houve perda total do veículo e a condutora sofreu ferimentos leves. Os problemas em Minas teriam relação com o tapete solto do veículo, que deslizou e travou o acelerador. No recall de 8,5 milhões de veículos nos EUA, na Europa, no Canadá e na China, a Toyota apontou problemas no acelerador (travamento do pedal ou problemas com o tapete) ou no freio.

De acordo com a investigação instaurada pelo Procon Estadual, baseada também nas audiências públicas realizadas pela área de Defesa do Consumidor do Assembleia Legislativa de Minas, os próprios representantes da Toyota alegaram, em audiência, que o problema estaria no tapete. Concessionárias Toyota também apontaram o tapete como causa, segundo o processo: “O tapete estava solto, sem as presilhas de fábrica necessárias à sua fixação no assoalho, deslizando até o pedal do acelerador e, assim, comprometendo o seu funcionamento”.

Segundo o Procon estadual, a informação sobre isso consta no manual do veículo, na seção “Dispositivos internos”. O órgão, porém, não considera suficiente essa citação sem que ela esteja em uma seção específica do índice, para alertar sobre os riscos a que os motoristas estão sujeitos e os cuidados que devem ser tomados. Diz o processo, conduzido pelo promotor Amauri Artimos da Matta, que os prepostos da Toyota disseram em audiência que o recall feito nos EUA não é necessário no Brasil porque os tapetes e os pedais do acelerador dos veículos americanos são diferentes dos daqui.

A suspensão da venda é até que a Toyota adote medidas de substituição dos tapetes dos veículos Corolla novos e usados, independentemente do ano, “por produtos seguros e com recurso que impossibilite a utilização, no veículo, de tapetes não originais, sem as especificações do fabricante”. A autoridade administrativa do Procon estadual é conferida pelas Constituições federal e estadual, quando trata dos sistemas de defesa do consumidor. Em São Paulo, esse sistema é gerido pela Fundação Procon. Em Minas, pelo Procon Estadual, vinculado ao MPE.

G20 apresenta estratégias para combater o desemprego

Os ministros de Trabalho e de Emprego do G20 (grupo que reúne os principais países ricos e em desenvolvimento) apresentaram nesta quarta-feira (21/04) ao presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, uma lista de recomendações para enfrentar o problema do desemprego no momento em que o mundo se recupera da crise econômica.

Segundo o ministro brasileiro do Trabalho, Carlos Lupi, que participou da reunião com Obama, na Casa Branca, entre as principais recomendações está a de que as estratégias de política macroeconômica dos países levem em conta a questão do emprego. “Ressaltamos que é preciso colocar o emprego e o combate à pobreza no centro das estratégias”, disse Lupi, em entrevista coletiva na residência do embaixador brasileiro em Washington. Os ministros se reuniram na capital americana durante dois dias para discutir alternativas para enfrentar o desemprego, que continua a ser um problema grave em muitas economias avançadas, mesmo com a recuperação econômica pós-crise.

As sugestões dos ministros serão encaminhadas a todos líderes dos países do G20, que se reunirão no Canadá, em junho. Entre as recomendações, está ainda acelerar a criação de empregos para assegurar a recuperação sustentada e o crescimento futuro das economias. O fortalecimento dos sistemas de proteção social, projetos de qualificação e requalificação da força de trabalho e um esforço para melhorar a qualidade do emprego foram outros pontos incluídos na lista de recomendações.

Segundo o Fundo Monetário Internacional (FMI), a taxa média de desemprego nas economias avançadas deverá permanecer alta – em torno de 9% – pelo menos até o fim de 2011. “O alto desemprego deverá ser o principal desafio dessas economias, à medida que a recuperação ganha ritmo”, diz o último relatório Global Economic Outlook, divulgado nesta quarta-feira (21/04). Nos Estados Unidos, calcula-se que mais de 8 milhões de empregos foram perdidos desde que o país entrou em recessão, em dezembro de 2007. A previsão é de que a taxa de desemprego americana permaneça em torno de 10% pelo menos até o fim do ano.

A América Latina sofreu menos com o desemprego, tanto em relação a outras regiões como na comparação com crises anteriores. Um relatório divulgado nesta quarta-feira pelo Banco Mundial afirma que 3,5 milhões de pessoas perderam o emprego no ano passado na América Latina. Segundo o Bird, o número representa pouco mais de 1% da população economicamente ativa desses países, de 272 milhões de trabalhadores. No Brasil, a taxa de desemprego em fevereiro foi de 7,4%, o menor patamar para esse mês desde o início da série histórica do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2003.

Multiplan pede apoio da Prefeitura para construir novo shopping em Maceió

Executivos das empresas Multiplan e Aliansce se reuniram ontem (20/04) com o prefeito Cícero Almeida, para pedir o apoio da Prefeitura na construção do mais novo shopping center de Maceió. As duas empresas vão investir R$ 160 milhões na construção do Maceió Shopping Center, que será erguido em uma área de 200 mil m², em Jacarecica. Os representantes das empresas pediram apoio principalmente para as questões de licenciamento ambiental. Segundo o prefeito, no que compete ao município, não haverá qualquer tipo de entrave para a instalação do novo empreendimento na capital. “Antes, aqui em Maceió, existia muita burocracia e atravessadores. Mas agora não. O que mais a gente precisa hoje é de emprego para a nossa cidade”, disse o prefeito. A garantia de apoio também foi dada pelo superintendente de Controle do Convívio Urbano do município, Ivã Vilela, que acompanhou a reunião.

Outra preocupação levantada pelos executivos foi quanto à desativação do lixão de Cruz das Almas, que fica próximo ao local do novo shopping. Cícero Almeida adiantou que o lugar será desativado e o terreno passará por um processo de recuperação, incluindo arborização e tratamento dos resíduos sólidos acumulados na área nos últimos 30 anos. “O lixão será desativado em breve e vamos cobrir tudo aquilo lá. Também vamos arborizar o local e uma empresa fará a canalização do gás que é gerado pelo lixo”, revelou o prefeito. Cícero Almeida também lembrou que a nova avenida que será construída no Litoral Norte vai ajudar no acesso ao shopping.

O diretor de desenvolvimento imobiliário da Multiplan, Flávio Boiteux, disse que a empresa espera inaugurar o shopping no final de 2012. “Fizemos um amplo estudo e temos a convicção de que Maceió comporta três shoppings centers”, afirmou. “Também são poucas as cidades que nos dão esse apoio que estamos recebendo aqui em Maceió”, completou o diretor.

Hypermarcas compra Luper e assedia setor

A Hypermarcas adquiriu a farmacêutica Luper pelo valor de R$ 52.161.398,00, que cobre a totalidade das cotas representativas do capital social da Luper, sendo 60% à vista e o restante em cinco parcelas anuais. Mas o período de aquisições de laboratórios farmacêuticos segue em aberto: desde o fim do ano passado,a Hypermarcas vem mantendo conversações com a Teuto, que acha que ainda não é o momento de ceder às ofertas. A Hypermarcas estaria de olho na Niely e na divisão de cosméticos do Grupo Bertin.