Shopping Difusora traz exposição História das Seleções

2010 é ano de Copa do Mundo da FIFA. É o momento em que todos falam em futebol, em que o país vira uma nação de torcedores. Este ano, o campeonato mundial acontece na África do Sul, mas os caruaruenses vão poder sentir de perto a emoção do futebol. Para entrar no clima desta competição, além de homenagear os jogadores e os torcedores, o Shopping Difusora, de Caruaru (PE), traz, a partir desta terça-feira (27) a exposição História das Seleções.

Na área de exposição do shopping, no primeiro piso, o visitante poderá ver verdadeiras preciosidades do mundo futebolístico. Serão expostas sete camisas de copas passadas, de grandes seleções que marcaram seu nome nos campos. As peças expostas são das seleções da: França, do mundial de 1958, Inglaterra de 1966, Uruguai de 1950, Argentina de 1986, Alemanha de 1974, Itália de 1960 e a famosa seleção do Brasil de 1970, a qual conquistou o tricampeonato. É um passeio pela história das seleções mais famosas e mais vitoriosas.

Na contagem regressiva para o mundial de 2010, este é o primeiro shopping do estado a realizar uma campanha relacionada à Copa do Mundo de Futebol, o que demonstra a atualização deste centro de compras. O objetivo desta exposição, segundo seus organizadores, é apresentar o shopping como inovador, reforçando o posicionamento de modernidade aliado à cultura e ao entretenimento.

Além da exposição, os torcedores terão um motivo a mais para vim ao Difusora. As camisas expostas vão ser sorteadas para quem vier conferir a história destas seleções. Venha conferir mais essa pioneira promoção do Shopping Difusora e se preparar para torcer muito pela seleção brasileira!

Mauá Plaza Shopping completa oito anos de vida

O Mauá Plaza Shopping, em Mauá (SP), completa em 2 de maio oito anos de existência. Hoje, o empreendimento é referência em compras, lazer e cultura na região. Localizado estrategicamente próximo as principais vias de acesso da cidade, registrou nos últimos anos um crescimento significativo em número de lojas e no fluxo de público.

O centro de compras conta atualmente com cerca de 220 lojas, 2,7 mil vagas de estacionamento, cinco salas de cinema de última geração – Cine Multiplex Araújo, sendo uma sala em cinema 3D, e importantes lojas âncoras, como as Lojas Americanas, Marisa, C&A, Casas Bahia, Hipermercado Extra, Kalunga, Parks & Games, Magazine Luiza, Riachuelo, Dicico e Ponto Frio. O público recebido diariamente é de cerca de 70 mil pessoas.

São duas praças de alimentação – Praça João Ramalho com 300 lugares e Praça Barão de Mauá com mais 1,2 mil, e uma variedade imensa para a sua refeição. Está em análise a possibilidade de realizar uma expansão no Mauá Plaza Shopping no segundo semestre de 2010.

Em comemoração ao sucesso desses oito anos, os lojistas, fornecedores e parceiros receberão deliciosos bolos comemorativos para a data, distribuídos pela administração do empreendimento.

O Mauá Plaza Shopping faz parte da história da cidade e leva entretenimento, eventos e outras atrações para o público da região. Com o slogan “Tudo em um só lugar”, o objetivo inicial de oferecer grande diversidade de lojas com mix completo, lazer e serviços para a população de todo o ABC foi alcançado.

Microsoft anuncia novo Live Messenger no Brasil

Uma nova versão do Windows Live Messenger, com integração de informações sobre redes sociais, foi anunciada hoje por Steve Ballmer, executivo-chefe da Microsoft, em uma palestra em São Paulo. O aplicativo está em versão de testes e será lançado em versão final ainda este ano.

Segundo a Microsoft, só no Brasil são 46 milhões de usuários do Messenger, sendo o país com mais utilização do serviço no mundo. No total, são 320 milhões de usuários do Messenger no mundo e 500 milhões de usuários dos serviços Live. “Existem muitas coisas acontecendo com o consumidor hoje. Uma delas é que ele conhece um monte de gente em redes sociais, mas se importa mesmo com muito poucas”, disse Dharmesh Mehta, diretor da divisão Windows Live da Microsoft.

Mehta disse que 50% das pessoas usam duas ou mais redes sociais, 50% no telefone e 75% dos consumidores compartilham PCs em casa. “A posição do novo Messenger é que você tem que se conectar às pessoas que mais são importantes, em tempo real”, afirmou. Uma das novidades é o chat em alta definição, com compartilhamento online de fotos e vídeos, realizando slideshows e “vendo a reação do contato em tempo real”. Do mesmo modo, dá para compartilhar buscas no Bing.

Em um primeiro momento, o novo Messenger terá integração, ainda no foco dos “melhores contatos”, com outras redes sociais, reunindo em uma só página informações vindas do Facebook, MySpace e LinkedIn – e a Microsoft afirma estar negociando com as principais redes sociais esse destaque dentro do Messenger. “São os destaques sociais dos seus amigos no Windows Live”.

O novo Messenger terá também novos recursos para celular. A Microsoft planeja lançar em breve versões do aplicativo para iPhone e “Android para alguns parceiros também”, de acordo com Mehta. A partir de hoje, o novo Messenger entra em fase pré-beta. “Estamos finalizando o design. Nas próximas semanas, vamos abrir para algumas pessoas de fora da Microsoft para ajudar a encontrar bugs. Depois, entra em beta público”, explicou o diretor da divisão Windows Live. A versão final está prevista para este ano ainda, assim como outras mudanças em serviços do Windows Live.

Financiamento de imóveis pela Caixa cresce 126% até abril

O volume de contratação de financiamentos habitacionais realizados pela Caixa Econômica Federal cresceu 126% de janeiro até 23 de abril, na comparação com o mesmo período de 2009, segundo anunciou o banco estatal nesta quarta-feira (28/04). Foram emprestados R$ 19,6 bilhões neste ano, ante R$ 8,7 bilhões no acumulado de janeiro a abril do ano anterior.

O valor destinado ao crédito imobiliário pela Caixa até abril já superou a marca de todo o ano de 2007, quando foram contratados R$ 15,2 bilhões. De acordo com o vice-presidente de governo da Caixa, Jorge Hereda, a expectativa é que o volume alcance algo em torno de R$ 60 bilhões até o final do ano. Segundo Hereda, o resultado foi impulsionado pelo programa habitacional do governo Minha Casa Minha Vida. “Esse esforço da sociedade coloca o crédito imobiliário do País em outro patamar”, disse.

Foram assinados 417.814 contratos com as condições do programa até 26 de abril, o que equivale a um investimento de R$ 23,5 bilhões, segundo a Caixa. O programa foi lançado no primeiro semestre de 2009. No ano passado, ele respondeu por quase metade do total de financiamento para imóveis novos – 275 mil, ante 602 mil no geral.

Mesmo com o salto no volume financiado, a caixa segue com a mesma participação no mercado de crédito imobiliário do País – 73% do total, segundo dados de março, nível também registrado no mesmo mês de 2009. Além disso, o índice de inadimplência continua no mesmo patamar verificado em dezembro de 2009 (1,4%). “Este nível tem se mantido há muito tempo e não temos nenhum dado que justifique preocupação”, afirmou Hereda.

Emprego na indústria tem melhor trimestre em seis anos, diz CNI

A indústria brasileira apresentou indicadores de aquecimento em março na comparação com os dois primeiros meses do ano, de acordo com dados da Sondagem Industrial divulgado nesta quarta-feira (28/04) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). O resultado puxou o nível de emprego industrial no trimestre para o maior patamar desde o terceiro trimestre de 2004. A sondagem mostra que o emprego na indústria alcançou 55,5 pontos no primeiro trimestre, o que representa 2,4 pontos acima do registrado no primeiro trimestre de 2008, quando não havia sinais de crise no Brasil. De acordo com a sondagem, a evolução da produção teve resultado de 62,9 pontos em março. Os números acima de 50 apresentam melhora no índice e a proximidade com os 100 pontos indicam maior intensidade no crescimento. Os números em janeiro e fevereiro ficaram praticamente estáveis.

Para o gerente-executivo de pesquisa da CNI, Renato da Fonseca, o crescimento no primeiro trimestre não é comum e indica uma recuperação em relação aos resultados negativos da crise. “A força de recuperação se sobrepõe ao ajuste sazonal de queda”, aponta. O nível de utilização da capacidade instalada superou a expectativa dos empresários. No trimestre, o índice que mede quanto do parque produtivo está produzido ficou acumulado em 74%. A média para os três primeiros meses do ano é de 73,9%. O número do trimestre está um ponto percentual abaixo do mesmo período em 2008. Os estoques em março acompanharam o desempenho registrado nos dois primeiros meses do ano. O nível próximo de 50 mostra que o resultado é próximo do esperado pelos empresários. Os estoques do trimestre ficaram abaixo do esperado pela indústria.

Os empresários mostraram menor otimismo em relação ao crescimento da demanda e o mercado de exportações. Apesar disso, a indústria ainda espera aumento nas exportações e crescimento da demanda. A sondagem com as indústrias mostram os empresários mais satisfeitos com a margem de lucro operacional e melhora na situação financeira. A indústria identifica dificuldades no acesso ao crédito, ou seja, demonstraram algum problema na busca por financiamentos, como falta de garantias exigidas. As respostas dos empresários sugerem ampliação na compra de matérias-primas e na contratação de materiais nos próximos seis meses.

Santa Cruz Shopping promove três dias de relaxamento e beleza

Para comemorar o Dia do Trabalhador de forma mais relaxada, o Senac e o Santa Cruz Shopping, no Rio de Janeiro, promoverão três dias de beleza para seus clientes no projeto “Você mais feliz”. Nos dias 29 e 30 de abril e 1º de maio haverá tratamentos e serviços gratuitos, como design de sobrancelhas, drenagem facial, auriculoterapia, serviços de cabeleireiro e massoterapia. As sessões acontecerão nas salas 29 e 30 do mall.

Dia 29/04
Horário: 11h às 16h – Design de sobrancelhas
Horário: 16h às 21h – Estética – drenagem facial, limpeza de pele e auriculoterapia

Dia 30/04
Horário: 12h às 17h – Cabeleireiro (penteados e maquiagens básicas)

Dia 01/05
Horário: 12h às 19h – Massoterapia (com técnicas de massagem e quick massagem)

Shopping Prado comemora cinco anos em crescente evolução

Em cinco anos de existência, o Shopping Prado, em Campinas, apontou um alto índice de crescimento de público, lojas e vendas. Os números conquistados superam até mesmo o faturamento da indústria de shoppings do Brasil, que, em 2009, registrou o aumento de 9,91% comparado a 2008; sendo que o Shopping Prado apontou a ascensão de 23,49% no mesmo período. No primeiro trimestre deste ano, o fluxo mensal de pessoas marcou a evolução de 10,4% sobre a mesma época de 2009. Mas não foi só o número de visitantes que elevou, o faturamento das lojas disparou igualmente: as âncoras registraram 29,1% de melhora e o restante das lojas evoluiu 13%.

De acordo com Rui Rabello, Secretário Municipal de Comércio, Indústria, Serviços, Turismo e Agronegócios de Campinas, a região do Parque Prado cresceu simultaneamente com o Shopping, em virtude da instalação de empreendimentos imobiliários bem planejados, que possibilitaram o desenvolvimento da área sem a perda da qualidade do ambiente urbano. Rabello destacou que o planejamento urbanístico tem forte impacto na vida cotidiana do cidadão e este é um dos principais diferenciais da região que tende a prosperar ainda mais.

O território do shopping também foi expandido, a área bruta locável (ABL) passou em cinco anos de 5.820 m² para 7.480 m². Na área de lazer, o Cine Topázio acompanhou a evolução do empreendimento e atingiu um aumento expressivo no número de expectadores: de 2008 para 2009 houve o crescimento de 70%. Atualmente, o Shopping Prado oferece mais de 40 opções de lojas, entre masculina, feminina, infantil, esporte, gestante e outras.

A praça de alimentação também apresenta muitas opções de restaurantes e lanchonetes, agradando o gosto de todo o público. Além disso, no Shopping Prado, as pessoas têm a oportunidade de participar de aulas práticas, através da Central de Cursos. Todo mês há uma programação, feita em parceria com renomadas empresas como Black & Decker, Singer, O Boticário e Estilotex, que visa proporcionar momentos de aprendizado e lazer aos visitantes. O empreendimento também sedia mensalmente exposições e eventos culturais; e, durante as quintas, sextas e sábados é possível conferir apresentações de músicas que tornam as noites mais agradáveis.

Pesquisa realizada pela Pró-Pesquisa, em setembro de 2009, comprovou que 85% do público consumidor do Shopping pertence a classe A e B, e que a maioria é cliente fiel, retornando com frequência ao local depois da primeira visita. “Desde a inauguração do shopping, buscamos oferecer ao público muita praticidade através de lojas e serviços de boa qualidade com total segurança”, comenta Rui Scaranari, Diretor de Operações do Shopping Prado. Segundo ele, o centro de compras conquistou espaço e importância de forma muito rápida na cidade, valorizando a região e contribuindo para a abertura de postos de trabalho.

Presidente do BC defende “paulada” na taxa de juros

O presidente Lula ouviu avaliação do presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, de que é preciso dar uma “paulada” na taxa básica de juros da economia. O governo espera para amanhã (28/04), alta de até 0,75 ponto percentual na Selic, hoje em 8,75% ao ano.

Lula tinha expectativa de que o processo de elevação dos juros seria gradual, mas Meirelles o persuadiu de que seria melhor fazer subidas mais fortes em menos reuniões. Argumentou que o desgaste eleitoral seria menor e o efeito, mais rápido.

Antes da conversa reservada com Meirelles, Lula tinha expectativa de alta de 0,25 ponto. Mas, como havia uma combinação com Meirelles para retardar a alta dos juros neste ano, seria necessária uma subida mais forte na reunião de hoje e amanhã do Copom, o Comitê de Política Monetária.

Prefeitura quer criar shoppings para ambulantes

O projeto de lei da Prefeitura do Salvador, que prevê o ordenamento do comércio informal da cidade, a partir da criação de shoppings para os ambulantes em cinco zonas específicas a serem implantadas em locais de grande fluxo de pessoas, está tramitando nas comissões da Câmara Municipal de Salvador (CMS). De autoria do secretário municipal de Serviços Públicos e Prevenção à Violência (Sesp), Fábio Motta, o projeto já passou pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação Final, e será agora analisado pela Comissão de Finanças, Orçamento e Fiscalização.

Após visitar Rio de Janeiro e Belo Horizonte, capitais que são exemplos de ordenamento do comércio informal, Fábio Motta elaborou um projeto semelhante, objetivando organizar os ambulantes, sem prejudicá-los, e ao mesmo tempo dotar a cidade de uma estrutura mais adequada à mobilidade dos pedestres, já com vistas à Copa do Mundo 2014, uma vez que Salvador figura entre as cidades-sede do megaevento esportivo. Os shoppings dos ambulantes poderão ser implantados no Comércio, Avenida Sete de Setembro, região do Iguatemi, Liberdade e Baixa dos Sapateiros. A ideia, segundo Motta, é estabelecer parcerias público-privadas para a implantação dos empreendimentos.

Atualmente estão cadastrados na Sesp aproximadamente 15 mil ambulantes. Dentre os licenciados, a maior parte está concentrada nos camelódromos distribuídos pela Baixa dos Sapateiros, Avenida Sete de Setembro, Estação Rodoviária e Aquidabã. Mas, segundo Motta, uma parcela dessa categoria de vendedores ainda exerce a atividade clandestinamente. Em geral, eles são oriundos do interior do Estado, e, de forma sazonal, ocupam áreas públicas sem permissão do Município. Para coibir a irregularidade, a Sesp realiza, diariamente, operações de fiscalização nos principais pontos de comércio da cidade.

Recentemente, a fiscalização também vem sendo feita integrada à operação “Choque de Ordem”, que reúne uma série de ações da Prefeitura, desde a fiscalização do comércio informal, até o controle de áreas públicas e o faxinaço. A ação já foi desenvolvida nos bairros da Barra, Graça, Itapuã, Ribeira e Itaigara.

A Avenida Lima e Silva, na Liberdade, um dos pontos críticos da fiscalização, segundo o secretário, foi alvo de uma ação específica da Sesp. Lá, os vendedores informais, que passaram mais de 30 anos na clandestinidade, foram licenciados e passaram a trabalhar com equipamentos padronizados. Agora, 253 vendedores da área estão devidamente cadastrados e licenciados pela Prefeitura. “Na Avenida Sete de Setembro, outro local de grande concentração de camelôs, conseguimos reduzir 80% dos ambulantes que atuavam irregularmente”, afirmou Motta.