Dia das Mães no Shopping Colinas

O Shopping Colinas, em São José dos Campos (SP), preparou um presente especial para os clientes comemorarem o Dia das Mães, com uma campanha que acontece até 9 de maio. O Posto de Troca da campanha “Onde o amor encontra o melhor presente”, será em um lounge montado na Praça de Eventos. Foram elaborados dois tipos de presentes exclusivos – um kit com duas canecas ou uma caneca jumbo. Os clientes que efetuarem compras acima de R$ 300 podem escolher qual presente querem levar para casa. Para aqueles que efetuarem compras com o cartão Visa, o valor deve ser acima de R$ 200 para ter direito. Será permitido retirar dois presentes por CPF. A promoção acontece enquanto durarem os estoques.

Para a campanha de Dia das Mães, o Shopping Colinas espera um crescimento nas vendas de 17% a 20%, com um aumento de fluxo de pessoas de até 15%, em comparação com o mesmo período do ano passado. Para divulgar esta campanha internamente, o empreendimento preparou tabuletas de cancelas, banners de cúpula e cartazes. Externamente, a campanha será veiculada nas rádios da cidade, em outdoors, em vinhetas de TV e por meio de e-mail marketing.

O Dia das Mães também será lembrado com uma programação cultural diferenciada. No domingo que antecede a comemoração, dia 2 de maio, acontece um show dentro do Projeto Colinas Todo Som. A apresentação será realizada às 12h30, na praça de eventos, com entrada gratuita. O grupo Café Bravo irá interpretar músicas da MPB. Composto pelos músicos Vanessa Novato (voz), Elias Pontes (bateria), Rodrigo Masieiro (contrabaixo) e Renato Luz (guitarra e violão), o grupo surgiu em 2006 e desde então vem se apresentando pelas cidades do Vale do Paraíba. O grupo faz arranjos e releituras da música popular brasileira e internacional, já consagradas. Atualmente produz composições próprias e projeta lançamento de CD.

Cartões Elo começarão a ser emitidos em seis meses

Dentro de seis meses, os cartões da bandeira Elo já começarão a ser emitidos e passarão a estar disponíveis no mercado. O fruto da parceria entre o Banco do Brasil e o Bradesco na área de cartões, que levou quatro meses de negociações, nasce sob a administração de uma holding criada para gerir os negócios conjuntos dos bancos no segmento de cartões, na qual o Bradesco deterá 50,01% e o Banco do Brasil, 49,99%. O anúncio foi feito ontem (27/04) pelo presidente do Banco do Brasil, Aldemir Bendine, e pelo presidente do Bradesco, Luiz Carlos Trabuco. “Chegou a hora de construirmos uma nova plataforma de meios de pagamento”, afirmou Trabuco.

Sob a administração desta holding estarão uma holding financeira, o Elo Banco, e uma holding não-financeira, a Elo Administração e Serviços. A parte financeira vai emitir os cartões Elo para os não correntistas, enquanto a parte não-financeira será dividida em Elo Promotora, responsável pela vendas de cartões nas lojas e a Elo Vale, ainda sujeita à aprovação dos reguladores, que vai emitir os cartões Visa Vale e Elo Vale. Até a aprovação, a Elo Vale será representada pela Companhia Brasileira de Soluções e Serviços (CBSS).

A Cielo, por sua vez, deverá ficar abaixo da nova holding, assumindo a rede de adquirência. Na última sexta-feira, o BB e o Bradesco apresentaram propostas de compra das participações do grupo Santander na Cielo e na CBSS, nas quais ambos bancos podem passar a deter 28,65% e 45,0% do capital, respectivamente.

Vale lembrar que, no entanto, mesmo com a criação da nova bandeira, os bancos não realizam a integração completa de suas áreas de cartões.”Continuamos concorrendo neste setor”, ressaltou o vice-presidente de Negócios do Banco do Brasil, Paulo Caffarelli.

Concurso cultural no Cascavel JL Shopping

Crie uma frase de no máximo duas linhas respondendo a pergunta cultural “Por que minha mãe merece ganhar um presentão do Cascavel JL Shopping”? A frase mais criativa vai ganhar um presentão do empreendimento de Cascavel (PR), cedido pelas lojas, além de uma hospedagem com acompanhante no Bristol Hotel, em Curitiba, em apto single com café da manhã.

Para participar deverá retirar os cupons no balcão de trocas do piso L1, das 14h às 22h, e deve depositá-los na urna ao lado do balcão de trocas até dia 31 de maio.

Supermercados começam a “encolher” no País

O tamanho das lojas do varejo de alimentos no Brasil está encolhendo, revertendo uma tendência de crescimento acelerado de pontos de venda gigantescos que predominava desde a década de 80, na época da inflação galopante. Nos últimos dois anos, enquanto o número de lojas menores, que incluem o modelo de vizinhança e o atacarejo (formato que mistura o atacado com o varejo), deu um salto, o volume de lojas maiores, como os hipermercados e supermercados, teve um crescimento inexpressivo ou até diminuiu, revela o Relatório Anual da revista Supermercado Moderno. As lojas de atacarejo são, em média, 25% menores que os hipermercados. A área de vendas das lojas de vizinhança é 46% a dos supermercados.

Segundo a pesquisa, que está na 39ª edição e é uma espécie de radiografia do varejo de alimentos, de 2007 para 2009, o número de lojas de vizinhança cresceu 134% – de 333 para 779 unidades. O número de lojas de atacarejo também mais que dobrou: eram 90 unidades em 2007 e somavam 197 no fim de 2009. Em contrapartida, houve retração no número de lojas de supermercados, de 1,5% em dois anos, e a quantidade de lojas de hipermercados aumentou apenas 8% nesse período. A pesquisa mostra que essa tendência é clara quando se avalia as três gigantes do varejo de supermercados: Carrefour, Pão de Açúcar e Wal-Mart. O tamanho médio das lojas dessas três companhias diminuiu 6,4% em dois anos, levando-se em conta todos os formatos de lojas.

Na análise do coordenador da pesquisa, Valdir Orsetti, a mudança de perfil do varejo de alimentos, de grandes para pequenas lojas, é fruto da vários fatores combinados. O primeiro deles é ascensão social das classes de menor poder aquisitivo para os estratos mais abastados. “Com crédito e renda, o consumidor quer fazer as compras perto de casa e gastar o tempo livre para o lazer”, explica. Além disso, a estabilidade da moeda chancelou as compras mais frequentes e em menor volume, pois os preços não mudam do dia para noite como ocorria na época da hiperinflação.

Por último, ele acrescenta que uma fatia significativa da população está envelhecendo. Por razões físicas, esses consumidores não têm disposição de percorrer grandes lojas quando vão às compras e optam pelas lojas menores, próximas de suas residências. De acordo com a pesquisa, as lojas de vizinhança e os atacarejos estão presentes praticamente em todo o País, com forte concentração nas regiões Sudeste, Norte e Nordeste. O Sudeste reúne quase a metade (49%) das lojas de atacarejo, e o Norte e Nordeste, 24%. No caso das lojas de vizinhança, o Sudeste responde por 60% delas, e o Norte e Nordeste, por 37%.

Marcas cariocas apostam na cine-publicidade

As marcas cariocas estão descobrindo nas salas de cinema uma boa oportunidade para alavancar seus resultados e atingir de forma rápida, prática e eficiente – sem ser invasiva – seu público-alvo. Recentemente, Brasilcap, FGV, Icatu, O Dia, Sony, Curso Britânnia, os shoppings Nova América, da Gávea e Botafogo Praia Shopping, além do Governo do Estado do RJ, optaram por veicular suas marcas antes dos trailers, nas salas das redes Severiano Ribeiro e CineShow, gerenciadas pela Circuito Digital, empresa especializa em cine-publicidade e ações multi-plataforma.

De acordo com a diretora da FTPI – representante comercial da Circuito Digital no Rio de Janeiro – Andrea Medrado, as empresas decidiram usar a mídia cinema como plataforma de divulgação para atingir os cerca de 500 mil espectadores que passam todos os meses pelas salas de exibição. “A taxa média de ocupação das salas cariocas é uma das maiores do Brasil, com 40%, e faz com que os anunciantes tenham certeza de ter a marca ou produto visto no momento em que o público está totalmente concentrado”, acrescenta Andrea.

Além das marcas regionais, grandes anunciantes como Petrobras, TIM, BNDES, Oi, Infoglobo, BR Distribuidora e Globosat apostam na mídia tela como forma de divulgar suas campanhas. “Ao anunciar nos cinemas do Rio de Janeiro, principal ponto turístico do Brasil, as empresas conseguem conquistar o espectador local, que vai ao cinema tradicionalmente, e uma gama enorme de consumidores que estão visitando a cidade. Além disso, para o carioca, ir ao cinema é muito mais que um entretenimento: é uma forma de relacionamento, ainda mais pelo fato de termos no Rio alguns dos melhores complexos de cinema do País, pertencentes ao Grupo Severiano Ribeiro e a rede CineShow. Este é o ambiente ideal para impactar seu público-alvo”, completa o diretor comercial da Circuito Digital, André Porto Alegre.

O diretor comenta que, o bom momento dos cinemas do Rio de Janeiro e a estreia de grandes produções como Avatar, no ano passado, e Alice no País das Maravilhas; devem incrementar os resultados da companhia de forma imediata. “O quarto trimestre de 2009 foi bom para o cinema, com o crescimento de quase 30% em número de ingressos vendidos. Mesmo tendo apenas 0,4% do bolo publicitário nacional, prevemos bons resultados no primeiro trimestre de 2010, com crescimento do negócio de propaganda na ordem de 15%”, finaliza André Porto Alegre.

FGV: confiança do consumidor sobe 3,5% em abril

O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) subiu 3,5% em abril ante março, na série com ajuste sazonal, segundo informou hoje a Fundação Getúlio Vargas (FGV), que também revisou para cima a alta do ICC de março ante fevereiro, de 0,6% para 0,7%. Com o resultado, o desempenho do indicador, que é calculado com base em uma escala de pontuação entre 0 e 200 pontos (sendo que, quando mais próximo de 200, maior o nível de confiança do consumidor), foi de 111,4 pontos para 115,3 pontos de março para abril.

Em seu comunicado, a fundação informou que, em abril, tanto as avaliações sobre o momento atual quanto as expectativas com relação aos próximos meses foram mais favoráveis. O ICC é dividido em dois indicadores: o Índice de Situação Atual (ISA), que subiu 2,8% este mês após recuar 1,5% em março, e o Índice de Expectativas (IE), que mostrou alta de 4,1% em abril após apresentar taxa positiva de 2,1% em março. No caso do ISA, o sub-índice atingiu em abril o maior nível da série histórica, iniciada em setembro de 2005.

Ainda segundo a fundação, o ICC subiu 15,8% em abril na comparação com igual mês em 2009. No mês passado, o indicador nesta comparação avançou de forma menos intensa, com alta de 13,2% ante março de 2009. O levantamento abrange amostra de mais de 2.000 domicílios, em sete capitais, com entrevistas entre os dias 1 e 20 de abril deste ano.

O otimismo com o futuro da economia do País foi o que impulsionou a arrancada do ICC. Segundo comunicado da FGV, entre os cinco quesitos usados para cálculo do indicador em abril, o destaque ficou por conta do tópico mede o grau de otimismo das expectativas em relação à situação econômica local nos seis meses seguintes. A fatia de consumidores pesquisados que preveem melhora da situação econômica subiu de 23,2% para 26,8% de março para abril; já a parcela dos entrevistados que aguardam piora diminuiu de 13,2% para 8,9%.

Ainda segundo a FGV, nas respostas relacionadas ao presente, houve uma avaliação mais favorável no quesito de finanças pessoais, que atingiu o melhor nível desde o início da pesquisa, em setembro de 2005. De março para abril, a fatia dos consumidores entrevistados que avaliam a situação financeira familiar como boa aumentou de 19,3% para 22,3%; já parcela dos pesquisados que avaliam como ruim ficou “relativamente estável”, na avaliação da FGV, ao passar de 11,4% para 11,5%.

Raposo Shopping estima crescimento de 15% para o Dia das Mães

Prestes a finalizar as obras de sua mega expansão, com novas operações já instaladas e ambiente totalmente revitalizado, o Raposo Shopping, em São Paulo, encara o “Dia das Mães” com otimismo redobrado. De acordo com o superintendente do centro de compras, Marcelo Ghitnic, a expectativa é que as vendas cresçam 15% a mais em relação ao mesmo período do ano passado. “Junto à conjuntura econômica favorável, entramos nesta temporada com novo perfil, o que inclui mix modernizado com a presença de novas lojas e muitas outras ampliadas, além de infraestrutura mais confortável para as compras, destacando a praça de alimentação que possui agora 850 assentos e novas operações do segmento”, afirma o superintendente.

A campanha publicitária que ficará no ar até 9 de maio, não só intensifica o apelo emocional da data, como também chama a atenção do consumidor para as renovações que o aguardam no Raposo Shopping. A veiculação acontece em jornais e revistas de grande circulação, mídias regionais; e em peças diferenciadas tematizam o ambiente interno do shopping.

Atento à elevação do poder de consumo, Ghitnic aposta tanto na diversificação quanto na qualificação das compras. “Moda, perfumaria, artigos para o lar e decoração são segmentos certeiros para esta data. Mas tevês de LCD, smartphones e notebooks estão também no alvo da preferência feminina e favorecidos pela facilidade do crédito”, aposta Ghitnic.

Pontos turísticos de Duque de Caxias em exposição no Caxias Shopping

Que tal um passeio pelos pontos turísticos de Duque de Caxias? Essa é a proposta da exposição “Cultura e Turismo, Aqui Tem”, que fica em cartaz de 30 de abril a 20 de maio no Caxias Shopping, em Duque de Caxias (RJ). A mostra reúne 64 fotografias inéditas, distribuídas em 32 cartazes, que revelam as faces do turismo cultural, rural e do ecoturismo na cidade. O projeto é uma parceria com a Secretaria de Cultura e Turismo de Duque de Caxias e tem como objetivo fomentar a cultura e valorizar o que o município tem de melhor. “Muita gente não sabe que dá para fazer turismo em Caxias. A mostra é uma boa oportunidade para o público conhecer os recantos da cidade”, explica Cristiana Legey, Gerente de Marketing do Caxias Shopping.

Entre os lugares clicados estão as cachoeiras de Xerém, as Fazendas Capivari e São Bento, o Parque Natural Municipal da Taquara, o Museu de Duque de Caxias, a Catedral de Santo Antônio e a Igreja de Santa Terezinha, uma das mais antigas da cidade. Destaque para a Igreja do Pilar, construída em 1720, considerada uma das construções mais bonitas e importantes da Baixada Fluminense. A igreja, de arquitetura no estilo Barroco Mineiro, conta com imponentes altares revestidos de ouro e detalhes em madeira entalhada. As fotos fazem parte do acervo do fotógrafo Marcio Leandro. Vale conferir. A exposição “Cultura e Turismo, Aqui Tem” é gratuita.

Dia das Mães do RibeirãoShopping sorteará um automóvel

A Campanha de Dia das Mães do RibeirãoShopping, em Ribeirão Preto, no interior paulista, reforça a atuação do empreendimento para ser “Sempre Muito Mais”. Para estrelar a campanha, foi contratada a atriz Tania Khalill que gravou nos corredores do empreendimento junto com sua filha Isabela, de dois anos. A ação fica “muito mais” completa com a promoção que irá sortear no dia 10 de abril, às 16 horas, um automóvel Kia Soul 0Km, objeto de desejo do público feminino.

Para a retomada dos tradicionais sorteios do RibeirãoShopping irá utilizar um sistema informatizado de cupons. A cada R$ 200 acumulados em notas ou cupons fiscais referentes a compras feitas entre 27 de abril e 9 de maio, o cliente recebe um cupom para concorrer ao sorteio. Por meio de uma parceria com a MasterCard as compras com os cartões Pessoa Física da bandeira (MasterCard, Maestro e RedeShop) têm direito a três cupons com os mesmos R$ 200.

“Pensamos em uma campanha completa, com a presença de uma mãe que traduzisse o estilo e bom gosto do RibeirãoShopping. A linguagem das peças publicitárias segue o conceito que estabelecemos para todas as campanhas de 2010, que leva o ‘Sempre, o Muito e o Mais’, para além do slogan”, explica o gerente de marketing do RibeirãoShopping, Cleiton Martins. “O sorteio de um carro zero quilômetro, completíssimo, de alto padrão e reconhecido por seu design inovador mostra o que queremos dizer quando falamos em ”Sempre Muito Mais”, completa ele.

Estrela da campanha, Tania Khalill se destacou em diversas novelas como Caminho das Índias e Senhora do Destino. Ela e a filha Isabela foram dirigidas pelo respeitado Marcelo Nepomuceno em gravações feitas nos corredores e lojas do RibeirãoShopping em funcionamento, exigindo muita organização e conhecimento. A criação da campanha foi da agência NW3. A produção do filme publicitário ficou por conta da Ilha Produção e as fotos foram clicadas no Estúdio Luz.

Conhecido pelo design moderno e ousado, o revolucionário crossover urbano Kia Soul une o melhor do design automotivo com extremo conforto e segurança. Por fora, o carro esbanja estilo e seu desenho desafia conceitos. Por dentro, o espaço da cabine e a comodidade para o motorista confirmam o poder de surpreender da Kia Motors. Equipado com motor 1.6 litro com 124 cavalos de potência o Soul venceu a edição 2009 de um dos prêmios de design mais respeitados do mundo, o “red dot”. Em 2010 recebeu o prêmio “Top Safety Pick” do Instituto de Segurança para Proteção nas Estradas, nos Estados Unidos.